Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "01/2018"

31 Jan 2018 - 19:20h

Após dias de calor intenso, uma chuva forte, com ventos e muitos relâmpagos, está caindo sobre a cidade de Brumado, também conhecida como a Capital do Minério. Segundo o Clima Tempo, estava previsto apenas 2 mm de chuva para a cidade, mas o volume está bem maior do que o esperado. Diversos estragos já foram registrados em vários pontos da cidade. De acordo com o instituto, a temperatura máxima hoje foi de 34° e a mínima de 24°. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a estimativa geral é de que o acumulado possa atingir 162 mm de precipitações entre os dias 02 a 12 de fevereiro.

31 Jan 2018 - 17:00h

Agentes da Polícia Militar da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Caculé, a 105 km de Brumado, prenderam em flagrante duas mulheres com passagem por furtos, e apreendeu um menor de 14 anos, que cometeram vários roubos no comércio da cidade. A PM identificou ao menos cinco estabelecimentos onde o grupo agiu. De acordo com o Informe Cidade, com os presos, Maria Divina Gomes de 43 anos, Aparecida Batista de 44, e o menor, foram recuperados cadernos, bebidas, bolsas, mochilas e roupas proveniente de furtos. Um quarto elemento ainda não identificado conseguiu fugir. A guarnição da Polícia Militar segue em diligências em busca da quarta pessoa envolvida nos delitos.

31 Jan 2018 - 16:40h

Um jovem de 17 anos foi executado a tiros em um bar situado na Rua Tomaz Gonzaga na beira da lagoa centro de Guanambi, a 141 km de Brumado. De acordo com o Radar Guanambi, testemunhas disseram à polícia que dois indivíduos estavam montados em uma motocicleta e deflagraram pelo menos oito tiros contra o menor. A vítima foi identificada pelo nome de Maxuel Pereira dos Santos. Logo após a ação criminosa, populares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) que esteve no local, porém, nada pode fazer. O corpo de Maxuel foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi para a realização de exames necroscópicos. A polícia Civil já instaurou um Inquérito para investigar a motivação e autoria do crime. Com esta morte, sobe para cinco o número de homicídios somente neste mês de janeiro. 

31 Jan 2018 - 14:33h

Cerca de 25 trechos de estradas vicinais estão sendo recuperados com recursos próprios da prefeitura municipal de Brumado. Diversas comunidades já foram beneficiadas e o acesso está melhor para o interior do município. Com o trabalho realizado, se tem uma melhora no tráfego da população, além de dar mais segurança a todos que passam pelas regiões diariamente. Desde o início da semana máquinas seguem trabalhando nas seguintes localidades: Lagoa Funda; Ariri; Bastião; Salinas 2; Formosa 2; Pebas; Baixa do Arroz; Ladeira do Mosquito; Barreiro Branco 2; Lagoa de Tocadas; Baixão 2;                 Rudiador; Fazenda Amargoso; Morrinhos; Lagoinha; Várzea Queimada; Pillar; Morro; Umbuzeiro; Baixa da Baraúna; Junco 2; Mancabira; Boa Vista 2; Gameleira e Lagoa do Mourão. A administração pública pretende realizar a recuperação de estradas em todo o interior do município. 

31 Jan 2018 - 14:32h

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, afirmou nesta quarta-feira (31) que o sistema de segurança do Brasil está “falido”. Um dos motivos seria porque o crime se “nacionalizou e “transnacionalizou”. Jungmann usou o exemplo de Nem, um dos protagonistas dos confrontos que aconteceram pelo controle da Rocinha em 2017, hoje preso em Porto Velho. “Nem está a 5 mil quilômetros do Rio de Janeiro. Mesmo assim, declara uma guerra na Rocinha, o que leva as forças armadas a serem convocadas. O sistema também faliu porque o governo federal não tem mandato sobre a situação dos estados, apenas em situações extraordinárias, que não deveriam acontecer”, explicou ele. De acordo com o G1, Jungmann disse ainda que há “um certo masoquismo” na divulgação da violência no Rio. O ministro lembrou também que, em 18 meses no cargo, decretou 11 vezes a Garantia da Lei da Ordem, que promove intervenção federal militar para auxílio às forças de segurança estaduais. Só Natal, segundo ele, teve três pedidos em um ano. “O problema da segurança não vai se resolver na defesa. Não. Está havendo uma banalização disso”, afirmou ele.

31 Jan 2018 - 14:31h

Através de uma emenda parlamentar federal, a Rua Antônio Francisco da Silva, situada no Bairro Norberto Marinho, em Brumado, está sendo duplicada. A prefeitura municipal retomou as obras no local, bem como na Rua Israel Dias de Oliveira, que recebe calçamento. Essas obras são de vital importância para a população brumadense, já que garante um melhor translado e mais segurança para a população.

31 Jan 2018 - 14:30h

As metas inicias indicadas pela Justiça Eleitoral, para o recadastramento biométricos estão sendo atingidas nos municípios de Aracatu e Malhada de Pedras, conforme dados apontados pela 90ª Zona Eleitoral em Brumado. Para atender os eleitores dos dois colegiados, o cartório promoveu o recadastramento itinerante onde parte da equipe fora deslocada para atender nas respectivas cidades. De acordo os números atualizados do sistema de recadastramento da 90ª Zona Eleitoral, 77% dos eleitores de Aracatu e 83% de Malhada de Pedras já estão regularizados com a justiça eleitoral e aptos a votarem nas próximas eleições. Durante o período de campanha itinerante foram registrados 100 atendimentos por dia nos dois municípios, o que muito colaborou para que a maioria dos eleitores pudesse se atualizar com a justiça eleitoral.

31 Jan 2018 - 14:00h

Com o encerramento do período de recadastramento biométrico do título eleitoral nesta quarta-feira (31), o Fórum da 90ª Zona Eleitoral na região de Brumado, estará fechado ao público nos dias 1º e 02 de fevereiro, nesta quinta e sexta-feira, respectivamente. A medida se dá para que seja realizada a homologação de revisão do recadastramento. Os atendimentos ao público serão normalizados a partir da próxima segunda-feira (05), em horário comercial.

31 Jan 2018 - 13:50h

O governo Michel Temer é considerado ruim ou péssimo por 70% da população brasileira, de acordo com pesquisa Datafolha realizada entre os dias 29 e 30 deste mês. O percentual se manteve estável, reduzindo apenas 1 ponto percentual em relação ao último levantamento, feito em novembro. A mudança está dentro da margem de erro. Apenas 6% dos brasileiros consideraram a administração como boa ou ótima – 1 ponto percentual a mais do que o registrado na última pesquisa. Entre os entrevistados, 22% classificaram a gestão como regular. A reprovação do presidente vinha aumentando desde o início do seu governo e chegou a seu ápice em setembro passado, quando bateu 73% (era 31% em julho de 2016). Em novembro, a rejeição diminuiu em dois pontos percentuais, dentro da margem de erro, portanto.

31 Jan 2018 - 13:30h

Apesar da condenação no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que aumentou a pena já determinada pelo juiz Sérgio Moro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém na liderança das intenções de voto à presidência da República. De acordo com a pesquisa DataFolha, feita na segunda (29) e terça-feira (30), o ex-presidente chega a 37% das intenções de voto no primeiro turno e venceria o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), a presidente da Rede, Marina Silva e o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) no segundo. Assim como o apoio, o índice de rejeição de Lula também é alto. O petista é rejeitado por 40% dos eleitores, atrás apenas do atual presidente Michel Temer (PMDB), que registra 60% de rejeição, e do ex-presidente Fernando Collor (PTC), com 44%. Sem Lula na disputa, Bolsonaro assume o primeiro lugar nas pesquisas, com 18%. O levantamento apontou ainda que com o secretário de Desenvolvimento Econômico da Bahia, Jaques Wagner (PT), registra apenas 2% do apoio do eleitorado quando assume o lugar de Lula disputa.

31 Jan 2018 - 13:00h

A Diretoria Geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) liberou o edital n° 01/2018 de processo seletivo simplificado destinado a contratação 49 de profissionais temporários de nível superior, em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). Serão contratados Técnicos de nível superior, por salário total de R$ 2.729,78, em cumprimento a jornada de 40 horas semanais. Os profissionais irão atuar em uma das unidades do Detran no Estado; Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Vitória da Conquista, Brumado, Alagoinhas, Itabuna e Ilhéus. O processo de seleção constará de avaliação curricular, de caráter eliminatório e classificatório, através das informações prestadas por meio da ficha de inscrição, preenchida através do site selecao.ba.gov.br e dos documentos apresentados conforme edital de convocação a ser publicado. A validade do processo seletivo será de um ano, a contar da data da publicação da sua homologação, podendo, antes de esgotado esse prazo, ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração, por ato expresso do Detran-BA. As inscrições poderão ser efetuadas no período de 6 a 16 de fevereiro de 2018, exclusivamente via internet. Não será cobrado taxa de inscrição.

31 Jan 2018 - 12:50h

Uma carga roubada de bebidas e fardos de açúcar e macarrão foram recuperados na noite desta terça-feira (30), no município de Amélia Rodrigues, no interior da Bahia. Os produtos eram transportados em um caminhão, que foi interceptado por militares após serem informados sobre a deslocação dos criminosos pela Central de Comunicação Integrada (Cicom) da Secretária de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). No veículo, havia apenas o motorista, preso em flagrante. O homem, que não teve identidade revelada pela polícia, contou durante a abordagem a existência de um carro Palio vermelho que atuava no suporte ao crime. Após buscas, os policiais militares encontraram o automóvel e mais dois homens, quem também foram detidos. Segundo a Polícia Militar, os dois suspeitos já foram autuados pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e porte ilegal de arma de fogo. Os três homens, os dois veículos e a carga apreendida foram levados para a Delegacia de Repreensão a Furtos e Roubos de Carga, em Feira de Santana (a 30 quilômetros de Amélia). Um dos suspeitos, Rogério da Silva Oliveira, já havia sido preso portando uma pistola.40 e uma bloqueador de sinal de rastreamento na cidade de Brumado, sua terra natal.

31 Jan 2018 - 12:00h

Um curso de carga horária de cinco horas será realizado no dia 03 de fevereiro, às 08h, aos profissionais de saúde que trabalham no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. O curso será inteiramente gratuito e acontecerá no salão de treinamento da Prefeitura Municipal. As inscrições devem ser realizadas no dia do curso, por isso, os interessados devem chegar mais cedo para efetivarem a sua inscrição. Esta iniciativa visa colaborar com a melhor capacitação destes profissionais, e contribuir para o seu crescimento profissional, uma vez que, deste modo, automaticamente a população atendida por eles será diretamente beneficiada por meio dos serviços prestados.

31 Jan 2018 - 11:30h

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs nesta terça-feira (30) aumentos médios de mais de 13% para as tarifas de energia dos consumidores da Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte. Segundo a proposta da Aneel, as tarifas de energia da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) devem ter reajuste médio de 15,01%. Para os consumidores residenciais, o reajuste médio proposto é de 15,48%. Já para a indústria atendida pela distribuidora, é de 13,88%. A Coelba atende 5,9 milhões de unidades consumidoras no estado da Bahia.

31 Jan 2018 - 11:00h

Mesmo debaixo de sol forte, centenas de brumadense enfrentaram uma grande fila na terça-feira (30) para assegurar uma senha de inscrição ao processo seletivo da secretaria municipal de desenvolvimento social (Sesoc). As inscrições foram realizadas na sede da central dos conselhos, no cento da cidade. Com o a demanda maior do que o esperado, a Sesoc se viu obrigada a encaminhar mais servidores para atender os interessados em ingressar no setor, mesmo sendo uma oferta de emprego temporário. A demanda poderia ser ainda maior, porém a secretaria foi obrigada a retirar do processo as vagas para as funções de serviços gerais, restando ao publico as opções de auxiliar administrativo, facilitador de oficinas, orientador social, psicólogo e motorista. O processo seletivo acontece dia 18 de fevereiro.

31 Jan 2018 - 10:30h

Dois funcionários do Hospital Santa Izabel, em Salvador, foram demitidos após gravarem e publicarem na internet um vídeo onde aparecem dançando a música “Que tiro foi esse?”, da cantora Jojo Todynho. A informação foi confirmada ao G1 na terça-feira (30) pela Santa Casa da Bahia, gestora da unidade. No vídeo, os dois homens estão uniformizados, dentro do hospital, e usam uma cadeira de rodas da instituição. A Santa Casa não disse quando o vídeo foi gravado. O Hospital Santa Izabel é uma unidade particular, mas também atende pelo SUS.Com o refrão da música, eles simulam serem atingidos por um tiro e se jogam no chão. Depois, eles levantam e dançam. A dupla não teve o nome divulgado pelo hospital. A Santa Casa da Bahia informou que os funcionários estavam em horário de trabalho, sem autorização expressa da instituição, e que deixaram pacientes esperando pelos seus serviços para gravar um vídeo de humor. A instituição disse ainda que a gravação vai de encontro a um dos pilares do hospital, que é o atendimento de excelência ao paciente. Segundo a Santa Casa, o procedimento de demissão foi feito dentro das normas legais, respeitando os direitos dos funcionários.

31 Jan 2018 - 10:00h

Um grupo de pipeiros que trabalham no transporte de água de Caculé para a Estação de Tratamento da Embasa em Rio do Antônio, iniciaram, na terça-feira (30), uma paralisação alegando falta de pagamento. Segundo um dos integrantes do grupo, os pipeiros já estão há cerca de quatro meses sem receber o pagamento pela prestação dos serviços. De acordo com o Informe Cidade, o grupo alega que tenteou uma negociação com a Embasa e com a empresa responsável pela contratação, mas não obteve sucesso. Eles afirmam que não sairão do local enquanto o problema não foi solucionado.

31 Jan 2018 - 09:30h

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou habeas corpus ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira (30), confirmou a assessoria de imprensa da corte. De acordo com a Folha de S. Paulo, a negação se deu após o ex-presidente ter sido condenado em segunda instância por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. A defesa de Lula recorreu ao STJ recorreu à corte pedindo habeas corpus preventivo para afastar a possibilidade de haver antecipação de cumprimento da pena de 12 anos e um mês de prisão em regime fechado.

31 Jan 2018 - 09:00h

De acordo os últimos dados atualizados do Fórum da 90ª Zona Eleitoral, o equivalente a 48 mil eleitores brumadenses já realizaram o recadastramento do título eleitoral com o sistema biométrico. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o chefe o cartório eleitoral, Igor Araújo, destacou que houve uma procura significativa neste último mês de cadastramento principalmente nos sábados de campanha. Durante todo o período de campanha que fora iniciado desde janeiro do ano passado, a oferta de atendimento sempre foi maior que demanda de procura, já nesta reta final do prazo estabelecido a procura mais que dobrou de pouco mais de 250 senhas por dia para 500 senhas diárias. O cartório fechou 2017 contabilizando 8 mil eleitores que ainda não haviam regularizado seus títulos em Brumado. 

Já neste mês de janeiro, foram realizados cerca 5 mil recadastramentos, restando agora cerca de 3 mil para concluir a totalidade do município que atualmente conta com 51 mil eleitores. Porém como o prazo se encerra nesta quarta-feira (31), o chefe o cartório acredita que não será possível atender a todos, o que deverá fechar o ciclo em cerca de 97% de títulos regularizados. Os inadimplentes terão seus títulos cancelados e poderão ficar privados de benefícios sociais de programas governamentais. No entanto, a justiça eleitoral estará  estendendo um prazo até o final do mês de abril para esse eleitores se regularizarem com a justiça eleitoral e ficarem aptos a votarem nas próximas eleições e assegurarem seus benefícios sociais.

31 Jan 2018 - 08:30h

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten, sem lactose e açaí. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.