Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
01/2018
fechar

 IPVA com 10% de desconto pode ser pago até 7 de fevereiro Foto: Reprodução/TV Bahia

Os motoristas baianos têm até o dia 7 de fevereiro para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2018 com desconto de 10%. Entretanto, o abatimento no imposto é válido apenas para pagamento em cota única, segundo a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba). Este ano o IPVA ficou em média 3,16% mais barato na Bahia, conforme informou a pasta. Os contribuintes também podem optar por quitar o imposto com 5% de desconto, observando as datas que variam de acordo com o final da placa do veículo, ou ainda parcelar o IPVA em três vezes. De acordo com o G1, os contribuintes que optarem pelo parcelamento do IPVA, devem observar os vencimentos das cotas na tabela, também de acordo com o número final da placa do veículo. Vale ressaltar que o proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes. O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob. Basta apenas apresentar o número do Renavam. Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela. Além disso, os débitos anteriores do IPVA ainda não notificados também podem ser divididos em três vezes, junto com o IPVA 2018. A Sefaz informou ainda que o seguro obrigatório deve ser pago integralmente até o vencimento da primeira parcela do imposto, em caso de parcelamento do IPVA. O pagamento do tributo referente a embarcações e aeronaves deve ser efetuado até 30 de maio de 2018.

MEC suspende credenciamento da FIP em Guanambi por ordem da Justiça Federal Foto: Divulgação

A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), órgão do Ministério da Educação, suspendeu o prosseguimento da chamada pública para credenciamento de instituições da rede privada de ensino superior para oferta de curso de Medicina em Guanambi, a 141 km de Brumado, no âmbito do programa Mais Médicos. A suspensão aconteceu logo após a secretaria enviar avaliadores e técnicos para cidade no intuito de dar prosseguimento ao credenciamento das Faculdades Integradas Pitágoras (FIP). De acordo com o Agência Sertão, uma decisão da Justiça Federal impede o andamento do processo desde setembro do ano passado. Após saber da presença dos servidores na cidade, a Justiça Federal de Guanambi enviou despacho para que o MEC cumpra a decisão que ainda vigora. Diante da irregularidade da visita devido à determinação judicial, o MEC então resolveu suspender os procedimentos de autorização do curso de Medicina. A Sociedade Padrão de Educação Superior Ltda, mantenedora da FIP, havia recorrido da decisão que suspendeu o processo em setembro. Na última terça-feira (9), o pedido de atribuição de efeito suspensivo à sentença foi indeferido pelo TRF-1 em Brasília, e a liminar que suspende o processo continua vigente.

Febre amarela: Brasil tem 35 casos confirmados Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira que foram confirmados 35 casos de febre amarela no país entre julho do ano passado e 14 de janeiro. Ao todo, vinte pessoas morreram por causa da doença nesse período. O Estado de São Paulo é o que lidera a lista, com vinte casos, seguido por Minas Gerais, com onze, e Distrito Federal, com um. Outros 145 casos estão sob investigação.

Vitor Bonfim prevê maior crescimento de Brumado com Faculdade de Medicina e oferta de saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o deputado estadual Vitor Bonfim (PDT) fez vários elogios ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) pelo empenho em conquistar os vinte leitos da Unidade de Terapia Intensiva - UTI, bem como a persistência para que o município seja premiado com a instalação de uma Faculdade de Medicina. Além disso, o parlamentar citou a luta para ampliar o número de leitos do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Para Bonfim, o aumento na oferta da prestação de serviços na saúde, aliado à escola de medicina, será um divisor de águas que consolidará Brumado como referência na microrregião. O deputado projeta o município entre os que receberá mais investimentos e, por efeito, entre os que mais se desenvolverá no estado nos próximos cinco anos, alavancando a economia e oferta de serviços, o que puxará mais mão de obra qualificada e se tornará o destino de vários profissionais, principalmente da área de Medicina. “Termos uma Brumado que será uma das forças pujantes do sertão baiano. Aqui será o novo destino dos grandes investimentos”, disse o deputado.

Promotor e esposa são achados mortos em apartamento no Rio de Janeiro Foto: Reprodução/Facebook

O promotor de Justiça Marcus Vinícius da Costa Moraes Leite, que trabalhava no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e sua esposa, a servidora do Ministério Público do Rio de Janeiro Luciana Alves de Melo, foram encontrados mortos nesta terça-feira em um apartamento na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade do Rio, onde o casal morava. De acordo com o MP, havia marca de tiros nos corpos. Segundo a instituição, uma arma de fogo foi encontrada no local, mas não havia indícios de invasão ou assalto. De acordo com a Delegacia de Homicídios, a pistola automática pertence ao promotor. A Polícia Civil trabalha com a hipótese de as mortes terem acontecido na madrugada de segunda-feira, 15, mas ainda não sabe determinar as circunstâncias em que ocorreram. Por enquanto, a possibilidade mais aceitável é que tenha ocorrido um homicídio, seguido de suicídio. Os corpos do casal foram encontrados na sala pela empregada doméstica na manhã desta terça-feira. Alguns moradores do condomínio contaram à polícia que ouviram barulhos de tiros no domingo, 14.

Brumado: Moradores cobram iluminação na Carlos Bonifácio e setor de iluminação cobra informação Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, moradores da Rua Carlos Bonifácio Teixeira, no Bairro Mercado, ao fundo do antigo Derba, cobram a iluminação da via. Os moradores enviaram imagens da precariedade e escuridão em que fica rua quando a chega a noite. “Tememos pela nossa segurança, ficamos até inibidos de sair a noite, ou seja, nos privamos da vida social noturna porque nossa rua não nos oferece a garantia de que vamos conseguir entrar em nossas próprias casas a noite por conta da escuridão, pois sempre ficamos na imaginação que vamos nos deparar com algum mal elemento de tocaia”, desabafaram os moradores. Nossa reportagem entrou em contato com o setor de iluminação e fomos informados de que não foi registrada nenhuma reclamação das condições da via. Apesar disso, o setor se responsabilizou em deslocar uma equipe de manutenção para averiguar os fatos e prestar os devidos reparos no local. “Não temos uma bola de cristal para adivinhar qual poste está com a luz queimada ou quebrada, por isso preciso que a própria comunidade entre em contato conosco e nos informe. Realizamos centenas de substituição de lâmpadas todos os meses e não vamos nos furtar de atender o anseio da comunidade, pois estamos aqui para isso”, pontuou o atendente do setor.  O telefone disponível à comunidade é o (77) 3441-2339.

WSouza desenvolve sistemas sob medida para empresas e administração pública

Sua empresa precisa de um sistema sob medida? Entre em contato agora mesmo com a WSouza e faça um orçamento. Referência em desenvolvimento de sistemas, a WSouza já entregou mais de 850 sites e sistemas, atendendo a mais de 40 municípios em toda a Bahia. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (77) 99112-4059 (whatsapp) / (77) 99112-4059.

Câmara de Brumado poderá aumentar parlamento para 15 vereadores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As reformas que estão sendo realizadas na Câmara de Vereadores de Brumado poderão influenciar no aumento de 13 para 15 do número de acentos do parlamento. Dessa forma, até o final do primeiro semestre, a casa legislativa poderá contar com mais dois parlamentares em atuação. O projeto para o aumento no número de vereadores poderá partir da própria mesa diretora com a argumentação de que a expansão do colégio eleitoral do município, bem como o crescimento habitacional e de determinados setores da economia, saúde, educação e infraestrutura, vão exigir um parlamento ainda mais atuante para atender as demandas frente às obras e ações públicas executadas pela Administração Municipal. No projeto das obras estruturais que estão sendo realizadas na plenária também está incluso o aumento no número de acentos na bancada. As sessões legislativas serão retomadas no dia 1º de fevereiro, quando finda o recesso de transição anual.

Refrigerante - quais os malefícios?

O refrigerante é um produto alimentício industrializado presente constantemente na rotina alimentar de grande parte das pessoas. Independente dos sabores e marcas, são bebidas gaseificadas com ingredientes que nada contribuem a saúde, sendo prejudicial a longo prazo. O açúcar ou adoçante (utilizado em refrigerantes do tipo zero ou diet) dificultam a absorção de vitaminas e minerais presentes na alimentação. Em excesso, o refrigerante se torna viciante pela presença do açúcar e da cafeína, aumentando significativamente as taxas de triglicerídeos e glicose.  Outro ingrediente presente no refrigerante que oferece risco a saúde é o ácido fosfórico, pois este dificulta a absorção do cálcio podendo comprometer a massa óssea. Além disso, os refrigerantes apresentam em sua composição outros ingredientes prejudiciais como: corantes, acidulantes, conservantes e uma grande quantidade de sódio que causa retenção de líquidos, dificulta a absorção de cálcio e magnésio significativamente e favorece o acúmulo de gordura corporal e o surgimento de celulites (células de gorduras inflamadas). È uma bebida sem valor nutricional nenhum, mas com alto valor calórico (calorias vazias que não contribuem de forma nenhuma para a manutenção da saúde e qualidade de vida). O problema do consumo de refrigerante principalmente em excesso, é o surgimento de doenças crônicas como: diabetes, sobrepeso, doenças cardiovasculares, doenças renais, obesidade, osteoporose e contribuir pra o surgimento da gastrite. Os refrigerantes conservados em latas de alumínio contêm internamente resina chamada bisfenol (BPA), o qual tem sido associado a problemas hormonais que podem levar à infertilidade. O consumo de outras bebidas industrializadas como sucos artificiais, néctar de frutas, chás industrializados, bebidas energéticas e águas gaseificadas e aromatizadas podem esconder os mesmos componentes e ser tão prejudiciais quanto os refrigerantes. Além disso, dão a falsa sensação de saúde ao consumidor. O melhor a se fazer é evitar o consumo de refrigerantes e substituí-los por água, água de coco ou suco de frutas natural, sem esquecer do bom senso e equilíbrio sempre. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

Macaúbas: Prefeito se torna réu em cinco processos na Justiça Federal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito da cidade de Macaúbas, Amélio Costa Júnior (PT), que já era réu em dois processos na Justiça Federal, se tornou réu em mais três processos, todos movidos pelo Ministério Público Federal. Todos os processos são por Improbidade Administrativa e encontram-se no Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1), na Subseção Judiciária Federal de Bom Jesus da Lapa. De acordo com o Macaúbas Notícias, o primeiro processo, protocolado pelo Ministério Público Federal (MPF) em 14 de fevereiro de 2014, trata sobre suposto desvio de recurso proveniente do Fundeb, destinado a reforma de carteiras escolares. O segundo processo, por sua vez, protocolado pelo MPF em 2016, trata do emprego irregular de recursos do PAB (Piso de Atenção Básica) e sobrepreço de unidades habitacionais em convênio com a Fundação Nacional de Saúde. Já os três novos processos são de supostas irregularidades em processo de licitação.

Brumado: Praticook funciona em novo endereço

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Estudantes acampam em filas para garantir vaga nas escolas estaduais em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Dezenas de estudantes estão acampados nas calçadas do Ceep - Gestão e Meio Ambiente e do Colégio Estadual de Brumado no intuito de garantir uma vaga para o ano letivo nas unidades de ensino. Nos locais, os alunos montaram barracas de camping, levaram colchões e cobertores, bem como alimentos e até dominó, baralho e violão para ajudar a passar o tempo de espera. As filas foram iniciadas desde o último domingo (14) e os interessados estão se revezando com os pais, que também se sacrificam para assegurar a vaga dos filhos. Para manter o padrão de organização nas filas, servidoras das unidades de ensino comparecem nos locais a cada duas horas fazendo uma chamada dos nomes que marcaram os lugares. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, os estudantes disseram que o sacrifício é para assegurar vagas no turno matutino, o preferido pelos alunos, que justificam, entre outras coisas, melhor período de aprendizagem por conta do forte calor que afeta a concentração no turno da tarde. As matrículas serão iniciadas nesta quarta-feira (17).

Achei Tour: A sua agência de viagens em Brumado e Vitória da Conquista

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

INSS: Governo Federal fará pente-fino em benefícios Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O governo federal estima fazer até o fim deste ano 1,2 milhão de perícias em benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), informou ao G1 o ministro interino do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame. O pente-fino nos auxílios-doença e nas aposentadorias por invalidez foi anunciado em 2016 e, segundo Beltrame, foram feitas até dezembro do ano passado 249,8 mil perícias, que resultaram no cancelamento de 226,2 mil auxílios-doença. Quando a revisão foi anunciada, o governo informou que o objetivo era “colocar uma tampa sobre os ralos que estão abertos”, de forma a eliminar pagamentos a pessoas que não têm direito a receber benefício. Para o governo alcançar o número de 1,2 milhão de perícias, porém, parte dos 3.864 peritos do INSS terá de aderir a uma nova forma de trabalho que, segundo Alberto Beltrame, levará em conta a produtividade. O novo modelo, diz o ministro interino, flexibilizará o cumprimento da jornada de trabalho e levará em conta, por exemplo, as atividades diárias executadas pelos peritos.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. No site www.acheitour.com.br.

Mulher diz que não tem condições de criar as duas filhas e anuncia doação das crianças Foto: Reprodução

Uma jovem anunciou a doação das filhas, uma de três anos e a outra de 9 meses, através de uma publicação no Facebook feita na segunda-feira (15). O caso ocorreu na cidade de Mundo Novo, no interior da Bahia. Entretanto, após conversa com o Conselho Tutelar do município, a mulher desistiu da doação e fez uma nova postagem, nesta terça-feira (16), se dizendo arrependida por ter pensado em dar as crianças. Na primeira postagem, a mulher diz que não tem condições financeiras de criar as meninas, que o pai delas é ausente e que ela estava passando dificuldades. Por conta do anúncio, moradores da cidade denunciaram o caso ao Conselho Tutelar da cidade. “Ficamos cientes através da população. Fomos na casa dela e conversamos. Ela disse que foi um momento de desespero, que estava passando fome e que não queria ver as filhas passando por essa situação. Disse também que está prestes a ser despejada da casa que mora de aluguel. Depois da conversa, fizemos o encaminhamento para que ela pudesse ter assistência do município”, explicou o conselheiro Vinícius Cerqueira. Após conversa com o Conselho, a mulher fez outra postagem nas redes sociais. “Tanto conselho que recebi, que resolvi voltar atrás. Foi errado. Deus vai me ajudar e eu não vou desistir de minhas duas filhas”. O G1 entrou em contato com a delegacia de Mundo Novo, que disse não ter recebido qualquer denúncia sobre o caso na unidade.

Brumado: Legislativo lança pregão presencial para aquisição de material elétrico

Na edição do Diário Oficial do Legislativo desta segunda-feira (15), foi publicado o Aviso de Pregão Presencial 004/2018, cujo objeto é a aquisição de material elétrico, destinados à Câmara Municipal de Brumado. O edital, em sua integralidade e sem custo, está disponível na sede da Casa Legislativa, situada na Praça Abias Azevedo, 145, Bairro Monsenhor Fagundes, de 8h às 14h. A reunião para abertura dos envelopes será realizada no dia 25 de janeiro, às 9h, no mesmo endereço.

Presidente da Câmara de Vereadores de Brumado sinaliza possível apoio à reeleição de Rui Costa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), sinalizou que poderá apoiar o governador da Bahia, Rui Costa, nas disputas eleitorais em que buscará a sua reeleição. O presidente do legislativo brumadense, que também é um grande aliado do deputado federal Arthur Maia, disse, porém, que tudo dependerá do que for proposto pelo líder do PDT baiano ao deputado licenciado e secretário estadual de agricultura, Vítor Bonfim. “Ainda vamos sentar para debater qual será nosso posicionamento. Pode ser que o nosso líder nos libere para nos posicionarmos como bem entendermos em cada praça eleitoral. Porém, ficará difícil não apoiar o governador se ele trouxer reais benefícios para Brumado, mesmo que não seja da nossa vontade. Será inegável para nós dar apoio a quem apoia a nossa comunidade”, declarou Vasconcelos.

Assembleia de Circuito das Testemunhas de Jeová reúne fieis da microrregião em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com dados da organização do evento, mais de 1300 fieis da microrregião se encontraram no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, em Brumado, para acompanhar a Assembleia de Circuito, com o tema: “Não Desista de Fazer o Que é Bom” (Gálatas 6:9). Durante o programa, foram desenvolvidos discursos de demonstrações e entrevistas abordando a importância de não desistir de fazermos o que é bom. O ponto alto da parte da manhã foi o simpósio “Não Semeie Para Agradar a Carne”, que tratou, dentre outros conselhos, do uso sábio das redes sociais e da escolha adequada de diversões. Já no período vespertino, os presentes ouviram atentamente o discurso público “Não Zombe de Deus - Em Que Sentido?”. A assembleia marcou também o início da temporada de eventos das Testemunhas de Jeová em 2018, como a celebração Memorial da Morte de Cristo e o Congresso de Distrito.

Evangélicos oram pela paz e segurança durante Caminhada Para Jesus em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Evangélicos de várias denominações religiosas se encontraram na Primeira Caminhada Para Jesus, que aconteceu no último sábado (13), em Brumado. Puxado por um trio elétrico, o evento foi animado por sete atrações gospel local, além de 70x7, Adora Samba, Fabrício Matos e Rodolfo Souza e banda. A concentração aconteceu na Rua Dr. Antônio Mourão Guimarães e seguiu pelo corredor comercial até a Praça Armindo Azevedo, onde foi realizado um culto aberto com o Pastor Wellisson Mancine. Este conclamou os fieis a se unirem em oração, solicitando a bênção divina por mais paz e segurança na cidade e sua microrregião. “Tem um povo de Deus forte que pode mudar o ambiente dessa cidade. Com o impacto desse evento, veremos cair significativamente o índice de criminalidade em Brumado, que é um local muito bom para se viver”, disse o pastor em entrevista ao site Achei Sudoeste. O evento contou com o aval da Ordem dos Ministros Evangélicos do Sudoeste da Bahia (OMESB) e com o apoio da prefeitura, da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e da Polícia Militar.  

Sindmine: Negociações com a Magnesita e a Ibar Nordeste serão retomadas nos próximos dias Foto: Divulgação/Sindmine

Após o fechamento das negociações com a Xilolite S.A com a garantia de aumento real para os trabalhadores, a diretoria do Sindicato dos Mineradores - Sindmine retornará à mesa de negociações com a RHI Magnesita e com a Ibar Nordeste, respectivamente nos dias 19 e 22 próximos. Assim como nos anos anteriores, as duas empresas, mesmo diante da posição contrária do sindicato, conseguiram postergar as discussões para este ano que se inicia. Depois de tanta demora, a diretoria do Sindmine espera que as duas empresas apresentem propostas que contemplem os anseios dos trabalhadores. O sindicato não defenderá nenhuma proposta que não garanta ganhos que minimizem as perdas acumuladas nos últimos dois anos, as quais giram em torno de 4,5%. Logo após as reuniões, serão agendadas assembleias com os trabalhadores para discussão das propostas e avaliação dos rumos da campanha salarial.

Passagem de nível em Brumado será a primeira do Brasil com os novos padrões exigidos pela ANTT Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As obras de nivelamento da passagem de nível da linha férrea mantida pela Ferrovia Centro Atlântica (FCA), em Brumado, é a primeira a ser liberada em todo o Brasil dentro dos novos padrões exigidos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse que o local receberá também uma passarela nivelada exclusiva para pedestres, além de toda sinalização exigida pela ANTT para liberação do trecho, que será uma via de escape ligando o Bairro São Félix e adjacências ao centro comercial. O local ainda ofertará uma alternativa de escoamento para a BA-148, BA-262 e BR-030, bem como inclui a pavimentação de uma via marginal à linha férrea e outra marginal ao Rio do Antônio. “Nossa proposta é aumentar a rotatividade para facilitar o fluxo e desafogar nosso centro comercial. Com o aumento da nossa frota de veículos, temos de criar mecanismos que atendam essa crescente demanda em nossa cidade”, pontuou o prefeito.

Mandato da deputada Ivana Bastos leva água para 1500 pessoas em Livramento de Nossa Senhora Foto: Camila Queiroz

O distrito de Iguatemi, em Livramento de Nossa Senhora, acaba de receber um grande reforço na luta pela convivência com a seca. No local, foi perfurado um poço artesiano com 120 metros de profundidade que vai atender mais de 1500 pessoas. A perfuração do poço foi possível graças a uma articulação do ex-prefeito Carlos Souto (PSD) e de demais lideranças locais, com o apoio da deputada estadual Ivana Bastos (PSD), junto à Companhia de Engenharia e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb).  “A demanda de água é muito grande na localidade e o sistema de distribuição atual não atende à quantidade de moradores. Preocupados em garantir que a água chegasse para essas pessoas, envidamos esforços e, através de um trabalho em conjunto, conseguimos o apoio da Cerb para a perfuração do poço. Esperamos que a realidade desse local mude para melhor”, contou Bastos.

Jovem de 16 anos morre afogado em lagoa na zona rural de Guanambi Foto: Rafa Nunes/Guanambi FM

No domingo (14), um jovem de 16 anos morreu afogado em uma lagoa da Fazenda Tábua Grande, na zona rural da cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. De acordo com a Guanambi FM, Leandro Mazieiro consumia bebida alcoólica no local com mais duas pessoas quando se afogou. O casal que estava na companhia da vítima foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos. Até o momento, não foram divulgadas as circunstâncias que levaram a causa da morte do adolescente. A suspeita inicial é de que o menor tenha se sentido mal dentro da lagoa e acabou se afogando.

Projeto Teatrizzer abre inscrições em Brumado

Estão abertas as inscrições para os novos alunos da segunda edição do Projeto Teatrizzer. Criado em julho de 2017 pelo Bacharel em Cinema e Audiovisual Joadson Mulkannizzer, o projeto de teatro tem o intuito de descobrir o talento dos atores e atrizes da cidade de Brumado. O projeto acontecerá todas as segundas-feiras, às 19h, no auditório da Escola Nice Públio, destinado aos jovens a partir de 15 anos de idade. As inscrições ocorrerão até o dia 26 de janeiro e serão oferecidas 30 vagas. Solicite a sua ficha de inscrição através dos números de whatsapp: (77) 99843-1976 (Joadson, Idealizador e Professor), (77) 99872-8822 (Roberto, Assessor) e (77) 99933-0492 (Romildo, Produtor) ou através do e-mail [email protected].

Arquivo