Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "01/2018"

17 Jan 2018 - 17:00h

Um jacaré foi flagrado na manhã de terça-feira (16), na famosa lagoa do Bairro da Estocada, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado. O animal de aproximadamente 3 metros de comprimento foi visto por um morador circulando livremente no local. O réptil permaneceu na lagoa por vários minutos, mesmo com a presença de populares. De acordo com o Livramento Hoje, o animal tem sido visto com frequência no local.

17 Jan 2018 - 16:30h

Um comerciante da cidade de Ibicuí, região sudoeste da Bahia, foi morto a tiros enquanto trabalhava no quiosque de pastel dele, na manhã de terça-feira (16). Dailton Santos Silva tinha 34 anos e será enterrado nesta quarta (17) no cemitério municipal do município. A vítima era conhecida como “Careca”. De acordo com a polícia, ele foi socorrido para o Hospital de Base de Itabuna, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com o G1, o corpo de Dailton foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Itapetinga na terça-feira e liberado no mesmo dia. A polícia ainda não tem pistas sobre a motivação e autoria do crime.

17 Jan 2018 - 16:00h

Cinco pessoas de uma mesma família foram assassinadas na noite de terça-feira (16), na BR-101, trecho de Mucuri, extremo sul da Bahia. Entre as vítimas, duas mulheres e três homens. Uma das mulheres tinha 22 anos e estava grávida, segundo a polícia. A polícia suspeita que o crime tenha sido praticado por vingança com relação a tráfico de drogas. De acordo com o G1, o principal alvo foi Jalperaz do Espírito Santo Rocha, que estava preso e havia sido solto no mesmo dia do crime. Ele foi atingido várias vezes pelos tiros.

17 Jan 2018 - 15:30h

Pelo menos três em cada cinco pessoas que experimentam cigarros pela primeira vez se tornam fumantes diários, ainda que temporariamente. O achado é de estudo que angariou dados de diferentes levantamentos sobre o assunto com a participação de mais de 215 mil pessoas que foi publicado na última quarta-feira (10) no periódico “Nicotine & Tobacco Research”. Segundo os cientistas, o resultado é uma amostra do poder viciante do tabaco e reforça necessidade de prevenir consumo por jovens, especialmente os adolescentes. De acordo com informações do jornal O Globo, para o estudo, os cientistas fizeram buscas no Global Health Data Exchange, um grande repositório de levantamentos, censos, estatísticas e outros dados relacionados à saúde em nível mundial, por pesquisas relevantes que incluíram perguntas sobre a experimentação de cigarros e o tabagismo. Com isso, eles obtiveram dados de oito levantamentos feitos no Reino Unido, EUA, Austrália e Nova Zelândia cuja metodologia foi classificada como condizente com as melhores práticas na área. Esta é a primeira vez que documentamos a notável capacidade viciante que os cigarros têm depois de uma única experiência em uma amostragem tão grande, destacou Peter Hajek, professor da Universidade Queen Mary, em Londres, e líder do estudo. Os pesquisadores analisaram os dados para calcular a taxa de conversão de experimentar alguma vez cigarros e se tornar um fumante diário. Ao todo, eles estimaram que 60,3% dos participantes experimentaram cigarros, dos quais 68,9% progrediram para se tornarem consumidores diários do produto. Mas como as metodologias usadas em cada levantamento são diferentes, estas estimativas têm uma grande margem de erro, com a taxa de conversão ficando entre um mínimo de 60,9% e um máximo de 76,9%. Dados estes números altos, os pesquisadores sugerem ainda que ao menos parte da redução da prevalência do tabagismo nos últimos 20 anos pode ser creditada à menor experimentação de cigarros pelos jovens.

17 Jan 2018 - 15:00h

O tríduo com o tema “Leigos na Igreja a serviço do Reino de Deus” acontece entre os dias 17 e 20 de janeiro, na comunidade São Sebastião, em Brumado. As atividades em homenagem ao padroeiro da cidade contarão com a participação das igrejas Matriz, Santa Rita e São Cristóvão. No sábado (20), a programação inclui um momento de oração, carreata pelas ruas da cidade, café partilhado, oração do Angelus, procissão e missa campal.

17 Jan 2018 - 14:30h

Os motoristas baianos têm até o dia 7 de fevereiro para pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2018 com desconto de 10%. Entretanto, o abatimento no imposto é válido apenas para pagamento em cota única, segundo a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba). Este ano o IPVA ficou em média 3,16% mais barato na Bahia, conforme informou a pasta. Os contribuintes também podem optar por quitar o imposto com 5% de desconto, observando as datas que variam de acordo com o final da placa do veículo, ou ainda parcelar o IPVA em três vezes. De acordo com o G1, os contribuintes que optarem pelo parcelamento do IPVA, devem observar os vencimentos das cotas na tabela, também de acordo com o número final da placa do veículo. Vale ressaltar que o proprietário que perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes. O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob. Basta apenas apresentar o número do Renavam. Os débitos referentes à taxa de licenciamento e às multas de trânsito deverão ser pagos até a data de vencimento da terceira parcela. Além disso, os débitos anteriores do IPVA ainda não notificados também podem ser divididos em três vezes, junto com o IPVA 2018. A Sefaz informou ainda que o seguro obrigatório deve ser pago integralmente até o vencimento da primeira parcela do imposto, em caso de parcelamento do IPVA. O pagamento do tributo referente a embarcações e aeronaves deve ser efetuado até 30 de maio de 2018.

17 Jan 2018 - 14:00h

A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), órgão do Ministério da Educação, suspendeu o prosseguimento da chamada pública para credenciamento de instituições da rede privada de ensino superior para oferta de curso de Medicina em Guanambi, a 141 km de Brumado, no âmbito do programa Mais Médicos. A suspensão aconteceu logo após a secretaria enviar avaliadores e técnicos para cidade no intuito de dar prosseguimento ao credenciamento das Faculdades Integradas Pitágoras (FIP). De acordo com o Agência Sertão, uma decisão da Justiça Federal impede o andamento do processo desde setembro do ano passado. Após saber da presença dos servidores na cidade, a Justiça Federal de Guanambi enviou despacho para que o MEC cumpra a decisão que ainda vigora. Diante da irregularidade da visita devido à determinação judicial, o MEC então resolveu suspender os procedimentos de autorização do curso de Medicina. A Sociedade Padrão de Educação Superior Ltda, mantenedora da FIP, havia recorrido da decisão que suspendeu o processo em setembro. Na última terça-feira (9), o pedido de atribuição de efeito suspensivo à sentença foi indeferido pelo TRF-1 em Brasília, e a liminar que suspende o processo continua vigente.

17 Jan 2018 - 12:30h

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira que foram confirmados 35 casos de febre amarela no país entre julho do ano passado e 14 de janeiro. Ao todo, vinte pessoas morreram por causa da doença nesse período. O Estado de São Paulo é o que lidera a lista, com vinte casos, seguido por Minas Gerais, com onze, e Distrito Federal, com um. Outros 145 casos estão sob investigação.

17 Jan 2018 - 12:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o deputado estadual Vitor Bonfim (PDT) fez vários elogios ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) pelo empenho em conquistar os vinte leitos da Unidade de Terapia Intensiva - UTI, bem como a persistência para que o município seja premiado com a instalação de uma Faculdade de Medicina. Além disso, o parlamentar citou a luta para ampliar o número de leitos do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Para Bonfim, o aumento na oferta da prestação de serviços na saúde, aliado à escola de medicina, será um divisor de águas que consolidará Brumado como referência na microrregião. O deputado projeta o município entre os que receberá mais investimentos e, por efeito, entre os que mais se desenvolverá no estado nos próximos cinco anos, alavancando a economia e oferta de serviços, o que puxará mais mão de obra qualificada e se tornará o destino de vários profissionais, principalmente da área de Medicina. “Termos uma Brumado que será uma das forças pujantes do sertão baiano. Aqui será o novo destino dos grandes investimentos”, disse o deputado.

17 Jan 2018 - 11:30h

O promotor de Justiça Marcus Vinícius da Costa Moraes Leite, que trabalhava no Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e sua esposa, a servidora do Ministério Público do Rio de Janeiro Luciana Alves de Melo, foram encontrados mortos nesta terça-feira em um apartamento na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade do Rio, onde o casal morava. De acordo com o MP, havia marca de tiros nos corpos. Segundo a instituição, uma arma de fogo foi encontrada no local, mas não havia indícios de invasão ou assalto. De acordo com a Delegacia de Homicídios, a pistola automática pertence ao promotor. A Polícia Civil trabalha com a hipótese de as mortes terem acontecido na madrugada de segunda-feira, 15, mas ainda não sabe determinar as circunstâncias em que ocorreram. Por enquanto, a possibilidade mais aceitável é que tenha ocorrido um homicídio, seguido de suicídio. Os corpos do casal foram encontrados na sala pela empregada doméstica na manhã desta terça-feira. Alguns moradores do condomínio contaram à polícia que ouviram barulhos de tiros no domingo, 14.

17 Jan 2018 - 11:00h

Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, moradores da Rua Carlos Bonifácio Teixeira, no Bairro Mercado, ao fundo do antigo Derba, cobram a iluminação da via. Os moradores enviaram imagens da precariedade e escuridão em que fica rua quando a chega a noite. “Tememos pela nossa segurança, ficamos até inibidos de sair a noite, ou seja, nos privamos da vida social noturna porque nossa rua não nos oferece a garantia de que vamos conseguir entrar em nossas próprias casas a noite por conta da escuridão, pois sempre ficamos na imaginação que vamos nos deparar com algum mal elemento de tocaia”, desabafaram os moradores. Nossa reportagem entrou em contato com o setor de iluminação e fomos informados de que não foi registrada nenhuma reclamação das condições da via. Apesar disso, o setor se responsabilizou em deslocar uma equipe de manutenção para averiguar os fatos e prestar os devidos reparos no local. “Não temos uma bola de cristal para adivinhar qual poste está com a luz queimada ou quebrada, por isso preciso que a própria comunidade entre em contato conosco e nos informe. Realizamos centenas de substituição de lâmpadas todos os meses e não vamos nos furtar de atender o anseio da comunidade, pois estamos aqui para isso”, pontuou o atendente do setor.  O telefone disponível à comunidade é o (77) 3441-2339.

17 Jan 2018 - 10:30h

Sua empresa precisa de um sistema sob medida? Entre em contato agora mesmo com a WSouza e faça um orçamento. Referência em desenvolvimento de sistemas, a WSouza já entregou mais de 850 sites e sistemas, atendendo a mais de 40 municípios em toda a Bahia. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (77) 99112-4059 (whatsapp) / (77) 99112-4059.

17 Jan 2018 - 10:00h

As reformas que estão sendo realizadas na Câmara de Vereadores de Brumado poderão influenciar no aumento de 13 para 15 do número de acentos do parlamento. Dessa forma, até o final do primeiro semestre, a casa legislativa poderá contar com mais dois parlamentares em atuação. O projeto para o aumento no número de vereadores poderá partir da própria mesa diretora com a argumentação de que a expansão do colégio eleitoral do município, bem como o crescimento habitacional e de determinados setores da economia, saúde, educação e infraestrutura, vão exigir um parlamento ainda mais atuante para atender as demandas frente às obras e ações públicas executadas pela Administração Municipal. No projeto das obras estruturais que estão sendo realizadas na plenária também está incluso o aumento no número de acentos na bancada. As sessões legislativas serão retomadas no dia 1º de fevereiro, quando finda o recesso de transição anual.

17 Jan 2018 - 09:30h

O refrigerante é um produto alimentício industrializado presente constantemente na rotina alimentar de grande parte das pessoas. Independente dos sabores e marcas, são bebidas gaseificadas com ingredientes que nada contribuem a saúde, sendo prejudicial a longo prazo. O açúcar ou adoçante (utilizado em refrigerantes do tipo zero ou diet) dificultam a absorção de vitaminas e minerais presentes na alimentação. Em excesso, o refrigerante se torna viciante pela presença do açúcar e da cafeína, aumentando significativamente as taxas de triglicerídeos e glicose.  Outro ingrediente presente no refrigerante que oferece risco a saúde é o ácido fosfórico, pois este dificulta a absorção do cálcio podendo comprometer a massa óssea. Além disso, os refrigerantes apresentam em sua composição outros ingredientes prejudiciais como: corantes, acidulantes, conservantes e uma grande quantidade de sódio que causa retenção de líquidos, dificulta a absorção de cálcio e magnésio significativamente e favorece o acúmulo de gordura corporal e o surgimento de celulites (células de gorduras inflamadas). È uma bebida sem valor nutricional nenhum, mas com alto valor calórico (calorias vazias que não contribuem de forma nenhuma para a manutenção da saúde e qualidade de vida). O problema do consumo de refrigerante principalmente em excesso, é o surgimento de doenças crônicas como: diabetes, sobrepeso, doenças cardiovasculares, doenças renais, obesidade, osteoporose e contribuir pra o surgimento da gastrite. Os refrigerantes conservados em latas de alumínio contêm internamente resina chamada bisfenol (BPA), o qual tem sido associado a problemas hormonais que podem levar à infertilidade. O consumo de outras bebidas industrializadas como sucos artificiais, néctar de frutas, chás industrializados, bebidas energéticas e águas gaseificadas e aromatizadas podem esconder os mesmos componentes e ser tão prejudiciais quanto os refrigerantes. Além disso, dão a falsa sensação de saúde ao consumidor. O melhor a se fazer é evitar o consumo de refrigerantes e substituí-los por água, água de coco ou suco de frutas natural, sem esquecer do bom senso e equilíbrio sempre. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

17 Jan 2018 - 09:00h

O prefeito da cidade de Macaúbas, Amélio Costa Júnior (PT), que já era réu em dois processos na Justiça Federal, se tornou réu em mais três processos, todos movidos pelo Ministério Público Federal. Todos os processos são por Improbidade Administrativa e encontram-se no Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF-1), na Subseção Judiciária Federal de Bom Jesus da Lapa. De acordo com o Macaúbas Notícias, o primeiro processo, protocolado pelo Ministério Público Federal (MPF) em 14 de fevereiro de 2014, trata sobre suposto desvio de recurso proveniente do Fundeb, destinado a reforma de carteiras escolares. O segundo processo, por sua vez, protocolado pelo MPF em 2016, trata do emprego irregular de recursos do PAB (Piso de Atenção Básica) e sobrepreço de unidades habitacionais em convênio com a Fundação Nacional de Saúde. Já os três novos processos são de supostas irregularidades em processo de licitação.

17 Jan 2018 - 08:30h

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

17 Jan 2018 - 08:00h

Dezenas de estudantes estão acampados nas calçadas do Ceep - Gestão e Meio Ambiente e do Colégio Estadual de Brumado no intuito de garantir uma vaga para o ano letivo nas unidades de ensino. Nos locais, os alunos montaram barracas de camping, levaram colchões e cobertores, bem como alimentos e até dominó, baralho e violão para ajudar a passar o tempo de espera. As filas foram iniciadas desde o último domingo (14) e os interessados estão se revezando com os pais, que também se sacrificam para assegurar a vaga dos filhos. Para manter o padrão de organização nas filas, servidoras das unidades de ensino comparecem nos locais a cada duas horas fazendo uma chamada dos nomes que marcaram os lugares. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, os estudantes disseram que o sacrifício é para assegurar vagas no turno matutino, o preferido pelos alunos, que justificam, entre outras coisas, melhor período de aprendizagem por conta do forte calor que afeta a concentração no turno da tarde. As matrículas serão iniciadas nesta quarta-feira (17).

17 Jan 2018 - 07:30h

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

16 Jan 2018 - 17:00h

O governo federal estima fazer até o fim deste ano 1,2 milhão de perícias em benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), informou ao G1 o ministro interino do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame. O pente-fino nos auxílios-doença e nas aposentadorias por invalidez foi anunciado em 2016 e, segundo Beltrame, foram feitas até dezembro do ano passado 249,8 mil perícias, que resultaram no cancelamento de 226,2 mil auxílios-doença. Quando a revisão foi anunciada, o governo informou que o objetivo era “colocar uma tampa sobre os ralos que estão abertos”, de forma a eliminar pagamentos a pessoas que não têm direito a receber benefício. Para o governo alcançar o número de 1,2 milhão de perícias, porém, parte dos 3.864 peritos do INSS terá de aderir a uma nova forma de trabalho que, segundo Alberto Beltrame, levará em conta a produtividade. O novo modelo, diz o ministro interino, flexibilizará o cumprimento da jornada de trabalho e levará em conta, por exemplo, as atividades diárias executadas pelos peritos.

16 Jan 2018 - 16:30h

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. No site www.acheitour.com.br.