Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
01/2018
TJ-BA certifica a Vara Criminal da Comarca de Brumado com Selo Ouro Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última terça-feira (9), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) certificou a Vara Criminal da Comarca de Brumado, sob a titularidade do Juiz de Direito Genivaldo Alves Guimarães, com o Selo Ouro. A premiação é entregue às unidades judiciais criminais mais produtivas do Poder Judiciário do Estado da Bahia. A Vara Criminal Brumadense possui uma taxa de congestionamento de 67%. A taxa mede a efetividade da vara em um determinado período, levando-se em conta o total de casos novos que ingressaram, os casos baixados e o estoque pendente. A premiação busca incentivar e reconhecer o esforço de magistrados e servidores, bem como os resultados alcançados.

Polícia investiga sequência de arrombamentos no comércio de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Pelo menos quatro arrombamentos foram registrados na madrugada desta quarta-feira (10), em Brumado. Todos os alvos são lojas comerciais, sendo três nas imediações da Praça Capitão Francisco de Souza Meira, a Praça da Matriz, e uma na Rua Dr. Antônio Mourão Guimarães. Nas ações praticadas próximo à Praça da Matriz, o elemento destelhou uma loja de confecções e tentou levar uma mochila com várias peças de roupas, porém acabou deixando a mercadoria no forro do estabelecimento. Em uma lanchonete, o meliante construiu uma escada improvisada amontoando bancos e cadeiras para alcançar o teto do recinto. 

Polícia investiga sequência de arrombamentos no comércio de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Já em uma casa de biscoitos, o bandido utilizou uma travessa e uma colher para arrombar o caixa, de onde subtraiu a quantia de R$ 35. Não houve subtrações relevantes nos estabelecimentos. Os proprietários disseram que o prejuízo maior se deve aos danos causados pelos marginais para ter acesso ao interior dos estabelecimentos. Já na ação registrada na Rua Dr. Antônio Mourão Guimarães, o alvo foi uma loja de joias. A polícia ainda apura o ocorrido. Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional, da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), fez o levantamento nos locais arrombados e constatou o mesmo modo de agir. A suspeita das ações delituosas recai sobre um adolescente de 12 anos, que deve ser recolhido nas próximas horas para ser ouvido pela autoridade policial.  

Brumado: Praticook funciona em novo endereço

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Aumento assustador na infestação do aedes-aegypti coloca Brumado em risco de epidemia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os agentes de endemias do município de Brumado alertam a comunidade quanto ao crescimento assustador da infestação do mosquito aedes-aegypti, transmissor da dengue, zika, febre amarela e chikungunya. Embora nem a coordenação de endemias da Vigilância Epidemiológica (Vigep) e tampouco a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) tenham se manifestado sobre um levantamento oficial, o trabalho de campo tem apontado uma elevação considerável nas áreas cobertas pelos agentes. Em localidades como o Bairro São Félix e adjacências, bem como o Bairro Dr. Juracy, foram coletadas várias amostras da larva do mosquito já em estado de pupa, prontos para eclodir. Além disso, as condições climáticas nos últimos dias têm favorecido a elevação da infestação do mosquito. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, os agentes disseram que uma ação emergencial imediata precisa ser adotada pelo núcleo da saúde local, pois está desenhado o cenário para uma epidemia que poderá acometer grande parcela da população. O setor de combate à dengue na cidade conta apenas com 22 agentes de endemias, quando o município carece de mais de 60 para cobrir a sede e as comunidades rurais. Com apenas 1/3 da força operacional, vários bairros estão sem a cobertura de controle do setor de endemias. A situação é ainda pior nas comunidades rurais, que há anos não recebem uma visita dos agentes de combate a endemias. Além das cobranças de investimentos, os agentes clamam por ações práticas de conscientização da população brumadense. “Podemos ter mil agentes de campo, mas se não houver um comprometimento da própria comunidade com a causa todo esforço terá sido em vão, pois os principais agentes de combate ao mosquito são os próprios moradores. Quem tiver amor por seus familiares e vizinhos com certeza vai entender a mensagem e agir”, disse um dos agentes.  

Achei Tour: A sua agência de viagens em Brumado e Vitória da Conquista

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

Jovem é morto dentro de casa em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Brumado registra o primeiro homicídio de 2018 nesta quarta-feira (10). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a vítima, Sueido Silva, 18 anos, estava jogando videogame dentro de sua casa na Rua Isaura Caíres Meira, no Bairro Malhada Branca, no momento em que três indivíduos chegaram no local e dispararam vários tiros. O motivo ainda é desconhecido. A Polícia Militar foi acionada e fez o isolamento do local. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado já está realizando a perícia. O corpo do jovem será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. A Polícia Civil vai apurar o caso.

Juiz titular é nomeado para a Comarca de Ituaçu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, nomeou o juiz Francisco Moleda de Godoi para a Comarca de Ituaçu, a 115 km de Brumado. O Juiz era titular da Vara de Feitos Relativos às Relações de Consumo, Cíveis e Comerciais, Fazenda Pública e Registros Públicos da Comarca de Itanhém, sendo removido por antiguidade para a Comarca de Ituaçu, ambas de entrância inicial.

PF promete a Cármen Lúcia concluir Lava Jato até o fim do ano

O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segovia, afirmou nesta quarta-feira (10) que a corporação pretende concluir até o fim deste ano as mais de 200 investigações sobre políticos e autoridades em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF). A meta foi anunciada à imprensa após uma reunião do diretor com a presidente da Corte, Cármen Lúcia. No encontro, Segovia confirmou a ampliação, de 9 para 17, do número de delegados que atuam nos inquéritos. De acordo com o G1, ele informou ainda que os inquéritos da polícia em andamento no STF não são só da Operação Lava Jato. “A gente espera no menor prazo possível concluir essas investigações. Não são só inquéritos relativos à Lava Jato, são mais de 200 inquéritos hoje no STF, metade relativo à Lava Jato. Hoje já foram convocados 17 delegados para auxiliarem nessas investigações. A gente espera não só concluir os inquéritos no Supremo da Lava Jato, mas também todas as outras investigações que correm. A nossa meta é concluir todos os inquéritos hoje que estão no STF até o final deste ano”, afirmou Segovia.

Jovem de 17 anos morre com anemia falciforme em Boquira Foto: Reprodução/Facebook

A jovem Laís Borges, de apenas 17 anos, faleceu vitima de anemia falciforme em Boquira, a 238 km de Brumado. Segundo informações do Boquira em Ação, Laís residia em São Paulo, mas estava em Boquira, no Povoado de Palmeirinha, a passeio com familiares. No último domingo (7), a jovem passou mal e foi levada para a unidade de saúde do município, onde foi internada. Na segunda-feira (8), seu estado de saúde se agravou, sendo transferida na Unidade de Suporte Avançado (USA) do Samu para o Hospital Geral de Vitória da Conquista. Apesar dos esforços de todos os profissionais de saúde envolvidos, a jovem não resistiu e faleceu no município de Anagé. O sepultamento será realizado nesta quarta-feira (10), em Boquira.

Chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Brumado se despede do município

O Subtenente Paulo Souza, que esteve no comando do Tiro de Guerra de Brumado por três anos, se despede do município. O Subtenente formou três turmas de atiradores, além de ter dirigido diversos projetos sociais voltados para área esportiva e educacional. Também foi desenvolvido no TG o projeto Turma de Garra, em parceria com a Secretaria de Educação do Município e a Escola Municipal Scheilla Barreto Spínola Costa. Em suas palavras de despedida, o Subtenente disse que foi um privilégio estar à frente do TG por três anos. Ele agradeceu a Deus, a sua família, ao Exército, a mídia, ao município e ao povo brumadense por tê-lo acolhido e apoiado na condução e formação dos jovens atiradores e nos projetos desenvolvidos pelo TG. O Subtenente expressou a sua profunda gratidão às três turmas de atiradores que ele formou, bem como aos seus pais e familiares, aos professores dos projetos que de forma voluntária dedicaram tempo em favor dos alunos, a cada atleta e estudante dos projetos, ressaltando que leva no coração cada um daqueles que de alguma forma fizeram parte de sua vida, contribuindo para o seu crescimento.

Brumado: Professores da rede municipal de ensino ganham reajuste salarial Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através da Secretaria Municipal de Educação, a prefeitura concedeu a todos os profissionais do magistério do Município reajuste salarial de 6,81%. O mesmo será aplicado sobre o Piso de 2017 e será pago a partir deste mês de janeiro. A secretária municipal de educação, Ednéia Ataíde, destacou que essa é mais uma ação da gestão "Educar para libertar" que reafirma o respeito pela categoria e pela legislação, em particular a Lei n° 11.738, de 16/07/2008, que estabelece o Piso Nacional Salarial dos Professores, bem como a Portaria n° 1.595, de 28/12/2017, que atualiza o valor do piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica para o exercício de 2018.

Homem de 36 anos morre afogado em lagoa na cidade de Pindaí Foto: Reprodução/Facebook

Na tarde de terça-feira (9), um homem de 36 anos morreu afogado na cidade de Pindaí, a 178 km de Brumado. Joaquim Ferreira dos Santos teria entrado em uma lagoa, localizada nas proximidades de sua residência, a fim de retirar um guarda-chuva que havia caído nas águas, e acabou se afogando. Segundo informações de familiares, ele chegou a ser socorrido por um sobrinho, mas não resistiu. A família acredita que o homem tenha passado mal e se afogado. A Polícia Técnica esteve no local e encaminhou o corpo ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi.

Brumado: Colégio Nice Públio passa por ampliação visando complementação ao tempo integral Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A prefeitura de Brumado está realizando obras de ampliação no Colégio Professora Nice Públio com o intuito de complementar a unidade para atender as exigências do ensino de tempo integral. O prédio está recebendo nova cozinha, ao lado do auditório, que continuará servindo de refeitório. Ao fundo da quadra de esportes está sendo realizada a pavimentação do terreno que receberá outra quadra esportiva e mais equipamentos lúdicos de lazer. O colégio está entre as maiores estruturas de ensino no município e a ampliação faz parte de um pacote elaborado pelo governo municipal para atender as exigências do ensino integral. A meta da Administração é consolidar as unidades onde foi implantado o sistema integral e ao mesmo tempo incluir mais cinco escolas no programa até o final deste ano. A atual gestão pretende alcançar 100% de ensino integral em Brumado até 2020.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. No site www.acheitour.com.br.

Comerciante faz campanha para Bolsonaro após ter loja arrombada em Brumado Foto: Reprodução/Facebook

Um comerciante do ramo de celular teve seu estabelecimento arrombado na madrugada desta terça-feira (9). Em sua página pessoal no Facebook, ele falou sobre o ocorrido e usou o símbolo de campanha em apoio ao deputado federal Jair Bolsonaro (PSL), apoiando a tese defendida pelo político de mudar o Código Penal Brasileiro, o qual daria margem de defesa ao menor infrator. Ele contou que o autor do delito foi um adolescente de 12 anos. “Nesse caso, a polícia disse que nada podia fazer”, disse o lojista. A imagem da loja invadida e os comentários do proprietário ganharam grande repercussão nas redes sociais. Muitos internautas também se manifestaram em apoio à campanha de Jair Bolsonaro, que já lançou pré-candidatura à presidência.

PM deflagra Operação Pente Fino em Palmas de Monte Alto Foto: Divulgação/PM

Dando continuidade ao trabalho de combate à criminalidade, a Polícia Militar comandou uma série de abordagens na sede e na zona rural do município de Palmas de Monte Alto, município a 198 km de Brumado. A ação, denominada Operação Pente Fino, visa manter a tranquilidade no município, evitando a prática de atos ilícitos. Segundo informações da polícia, a operação resultou em 34 pessoas abordadas, 13 veículos de duas rodas e 8 veículos de quatro rodas abordados e 3 estabelecimentos comerciais abordados.

Brumado: Praça se tornará ilha com criação de rua lateral ao prédio do Legislativo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um projeto, aprovado pela Câmara de Vereadores e pela prefeitura de Brumado, criará uma nova rua na cidade, ao lado do prédio legislativo. Atualmente, o prédio é agregado em meia parede com a quadra onde se encontra o Colégio Municipal Professora Nice Públio. Com as obras, ocorrerá a separação da Praça Abias Azevedo, onde se encontra a Casa Legislativa, tornando o espaço uma ilha ou rótula de trânsito. A prefeitura já iniciou a construção do muro que fecha o prédio escolar, deixando o espaço para a abertura da nova via, o que mudará a geografia e trafegabilidade urbana na região.

Brumado: Prefeitura convoca candidatos aprovados em Processo Seletivo Simplificado da Saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na edição do Diário Oficial do Município desta terça-feira (9), foi publicado o Edital de Convocação 04. Através deste, a prefeitura está convocando os candidatos habilitados no Processo Seletivo Simplificado 05/2017, da Secretaria Municipal de Saúde - Sesau para o provimento de vagas, em caráter temporário, para atuação em programas de saúde pública e no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Os candidatos relacionados deverão comparecer até o dia 15 de janeiro, de 8h às 12h e de 14h às 18h, na Sesau, para apresentação dos documentos listados no edital.

Falha mecânica prejudica pasteurização do leite em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Pelo menos dois dos três últimos lotes da produção de leite pasteurizado na Associação dos Pequenos Produtores de Leite de Brumado e Região acabaram sendo afetados por conta de pequenos picos de queda de energia que afetaram a câmara fria nos últimos dias. O problema acabou prejudicando a linha de produção. “Na segunda-feira (8), perdi três litros e acabei sendo obrigada a dar iogurte para o meu filho. Algo que nunca havia acontecido”, relatou a técnica de enfermagem Lícia Nunes ao site Achei Sudoeste. Nossa reportagem buscou esclarecimentos junto à associação e fomos informados que a equipe técnica só detectou o problema três dias após apuração, apontando uma falha em um equipamento que não suportou o aumento da demanda da produção. Ele acabava desarmando a câmara fria durante o processo de pasteurização. Esta semana, o equipamento foi substituído por outro de potência maior, normalizando o processo de produção. Atualmente, a associação atende, além de Brumado, os municípios de Cordeiros, Malhada de Pedras e Guajeru, com uma produção diária de pouco mais de 5 mil litros de leite. 

Brumado: Obras paradas e com esgoto a céu aberto causam transtornos aos moradores da Padre Cícero Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A obra de canalização do córrego de drenagem pluvial na Rua Padre Cícero, no Bairro São José, em Brumado, estão paradas acerca de vinte dias, causando muitos transtornos aos moradores da localidade. A via é um dos principais acessos ao campus do Ifba. Os moradores cobram agilidade da prefeitura em concluir o trecho que envolve um longo percurso de obras interligadas a outras vias da localidade. Nossa reportagem se deslocou até a referida rua e constatou a vala aberta com as manilhas arrancadas e os dejetos das residências sendo despejados a céu aberto. Além do mau cheiro, animais peçonhentos são atraídos pelo esgoto exposto. “Isso é um crime ambiental e contra a saúde pública. Queremos a obra e sabemos que essa demanda tempo, mas nossa cobrança é para que consertem a rede de esgoto que está jorrando doenças para nós. Não nos informaram porque pararam a obra, mas temos carência de que ao menos deem manutenção nas manilhas que foram danificadas”, diz parte do texto escrito pelos moradores. Estes ainda relataram dois acidentes ocasionados pelas obras inacabadas. “Uma criança caiu dentro da vala e o pessoal da Embasa que estava emendando os canos foi quem socorreu e deu um banho rápido no menino para tirar a sujeira. Em outra ocasião, foi um homem que caiu de bicicleta da ponte improvisada. Não sinalizaram o local, o que vem gerando riscos de mais acidentes como esses que já aconteceram”, afirmaram.  

Brumado: Praticook funciona em novo endereço

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Iniciadas obras de reforma do teto da plenária da Câmara de Vereadores de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Foram iniciadas as obras de reforma do teto da plenária e da recepção da Câmara de Vereadores de Brumado. Há anos, o problema foi identificado na estrutura, principalmente em períodos de chuva, quando o local era alagado, danificando o forro e causando buracos e a queda de algumas placas. O atual presidente da mesa diretora, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), fez um balanço das condições em que recebeu o prédio, apontando a necessidade de uma ampla reforma no Legislativo. As mudanças vêm sendo realizadas gradativamente. Após a conclusão da reforma dos telhados, as atenções deverão ser voltadas para a remodelação do parlamento, onde o presidente pretende mudar o cenário com um novo campo de visão para a assistência e para os próprios parlamentares. Dentre as etapas finais está o projeto de instalação de um painel informativo eletrônico, apresentando as pautas das sessões e a presença dos vereadores e seus respectivos tempos de considerações. “Nosso intuito é modernizar a Câmara de Vereadores de Brumado, dando a nossa população um parlamento atrativo e transparente como ferramenta fiscalizadora das ações públicas aplicadas a nossa comunidade”, disse o presidente da Casa Legislativa.

Arquivo