Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
01/2018
Homem morre vítima de infarto no aeroporto de Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem morreu vitima de infarto no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, na cidade de Vitória da Conquista, a 130 km de Brumado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e os socorristas já encontram o passageiro exânime. Apesar de todo o esforço dos socorristas, o homem não resistiu o morreu no local. A vítima iria embarcar para São Paulo juntamente com familiares. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) em Vitória da Conquista. 

Sequestro de médico em Caculé: Deputado manda governador deixar a propaganda e cuidar da população Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O sequestro do médico Eberthe Medeiros, 32 anos, e de sua família, na cidade de Caculé, a 100 km de Brumado, ainda continua repercutindo no sudoeste baiano. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM), natural da cidade de Caculé, demonstrou total indignação com a falta de segurança pública em todo o estado, principalmente nas pequenas cidades, onde a população clama por ações mais enérgicas do governo. “Mesmo nas pequenas cidades as pessoas já não podem viver com segurança. Até quando governador Rui Costa”, indagou o parlamentar em sua rede social. De acordo com Ribeiro, o governador precisa sair da propaganda e resolver a “falta de saúde pública – maldita regulação – e a total insegurança pública”. 

Jovem é morto a tiros no centro da cidade de Condeúba Foto: Reprodução/Facebook

Verón Borges Santos, 19 anos, morreu após ser atingido por projétil de arma de fogo na sexta-feira (05) na Avenida  Brasília, região central de Condeúba, no sudoeste baiano. Segundo populares, pelo menos quatro disparos foram ouvidos. A vítima chegou a ser socorrida pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada para o Hospital Municipal de Condeúba, mas não resistiu aos ferimentos. A polícia civil já está investigando o caso e até o momento ninguém foi preso.

PSL confirma que Bolsonaro será candidato à Presidência Foto: Divulgação

O presidente do Partido Social Liberal (PSL), Luciano Bivar, confirmou que o deputado federal Jair Bolsonaro será candidato à Presidência da República pela sigla. “Existem mais semelhanças do que diferenças entre Bolsonaro e o nosso pensamento liberal. É um orgulho tê-lo ao nosso lado”, disse Bivar. De acordo com o Estadão, na carta de filiação, a assessoria do PSL comentou que “é com muito orgulho que a sigla recebe o deputado Jair Bolsonaro e sua pré-candidatura à Presidência da República” e que Bolsonaro está muito à vontade em um partido onde “existe total comunhão de pensamentos”. “São prioridades para o futuro do país o pensamento econômico liberal, sem qualquer viés ideológico, assim como o soberano direito à propriedade privada e a valorização das forças armadas e da segurança. Ambos comungam a necessidade de preservar as instituições, proteger o Estado de Direito em sua plenitude e defender os valores e princípios éticos e morais da família brasileira”, declarou a assessoria.

Escolas não podem cobrar valores por falta de itens da lista de materiais Foto: Divulgação

Com a proximidade do início do ano letivo, o Procon-BA orienta sobre possíveis práticas abusivas relacionadas à lista de materiais escolares exigida pelas escolas. O órgão informa que as instituições de ensino não podem, por exemplo, pedir que o aluno já apresente todo o material didático no início do ano letivo e nem exigir valores em substituição à entrega de itens da lista solicitada. Conforme o órgão, o número de reclamações em relação ao pedido de materiais escolares por parte das escolas, em toda Bahia, teve uma leve queda em 2017, comparado com o registrado em 2016. Ano passado, foram 878 atendimentos no Procon em relação ao assunto. No anterior, foram 978. A relação de materiais escolares que não podem ser solicitados aos consumidores deixou de ser publicada pelo Procon-BA em 2016, segundo o órgão, pelos motivos de nova interpretação da legislação especifica ao assunto. Desta forma, passou a se adotar os critérios estabelecidos pela lei estadual nº 6.586/94 e pelo Código de Defesa do Consumidor. Pelas normas, as escolas não podem, ainda, exigir nas listas materiais de uso coletivo, como materiais de limpeza, materiais de consumo e materiais de uso genérico, como folhas de ofício, cartolina, fitas adesivas, álcool, pincel, quadro, Cd-ROM. De acordo com o G1, além disso, mesmo que o aluno não tenha os materiais didáticos exigidos pelas instituições de ensino, pode frequentar as aulas normalmente, sem qualquer tipo de constrangimento ou proibição.

Vitória da Conquista decreta situação de emergência de 180 dias após fortes chuvas

A prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, decretou situação de emergência de 180 dias, por conta das fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias. O decreto foi publicado no Diário Oficial da cidade na quinta-feira (4). De acordo com o G1, a situação de emergência entrou em vigor após a publicação e vai até o dia 3 de julho. De acordo com o chefe do Gabinete Civil de Vitória da Conquista, Marcos Ferreira, a medida tem como objetivo agilizar a resolução dos estragos provocados pelo temporal na cidade. “O decreto nada mais é que um estratagema que você tem, uma alternativa, um recurso - aparado por uma lei federal -, para que você possa tomar ações com mais agilidade, sem ferir as relações com o tribunal de contas do município. Por exemplo, fazer compras emergenciais ligadas aos sinistros [situações provocadas pela chuva]: areia, cimento, etc. Para poder reparar avenidas e/ou casas sinistradas. Você também pode convocar voluntários para trabalhar. Ou seja, a lei te respalda juridicamente para que você faça ações concertas para reparar os sinistros causados por uma tempestade tão repentina”, detalhou Marcos Ferreira. 

Médico cardiologista, esposa e filhos são sequestrados na cidade de Caculé Foto: Reprodução/Facebook

O médico cardiologista Eberthe Medeiros, 32 anos, natural da cidade de Espinosa, que atua na região de Caculé, a 100 km de Brumado, há cerca de quatro anos, foi sequestrado juntamente com sua esposa e filhos. De acordo com o Informe Cidade, o veículo do médico foi encontrado na manhã deste sábado (06) abandonado na BA-026, rodovia que liga a Caculé a Licínio de Almeida. O filho mais novo do casal também foi deixado no local. Bandidos já entraram em contato com familiares do médico solicitando resgate. As últimas informações são de que a família foi deixada no Distrito de Iraundiara, município de Jacaraci, depois de terem pago o valor de R$18 mil pelo resgate. A polícia já está realizando buscas em toda a região na tentativa de localizar e prender os sequestradores. Eberthe é formado em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Luciano Ribeiro nega campanha para assumir a liderança da oposição na AL-BA Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Cotado para ser o novo líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) disse “surpreso” com a repercussão das articulações na imprensa. Ele assegurou não ter conversado com os colegas sobre o tema. “Eu nunca tratei disso com ninguém e isso não tem sido assunto na pauta. Só depois do recesso será tratado”, negou. Ribeiro também rechaçou, veementemente, que a liderança da oposição esteja entre suas prioridades. “Esse assunto não está no meu radar, de forma alguma”, refutou.

SMTT faz alteração viária na Rua José Soares de Souza, via de acesso ao Clube Social de Brumado

A Superintendência de Trânsito de Transportes (SMTT), em Brumado, através da Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano, fez alteração viária na Rua José Soares de Souza. De acordo com o órgão, após estudos viários, viabilidade técnica e tendo a necessidade de fluidez, estacionamentos regulamentados e principalmente segurança viária, a rua que inicia na Avenida Otávio Mangabeira e segue até a Rua Valdomiro Alves Luz, passa a ter sentido único. O intuito da SMTT é melhorar a trafegabilidade no local tendo em vista que a via pública é de acesso ao portal de entrada do Clube Social de Brumado (CSB).

Miopia aumenta as chances de glaucoma e catarata precoce Foto: Reprodução

Cada vez mais jovens e crianças estão usando óculos. A pediatra e consultora do Bem Estar Ana Escobar fez um alerta no programa de sexta-feira (5): computador, tablet e celular podem ser a razão para o aumento da miopia entre os adolescentes. É preciso atenção porque a miopia aumenta as chances de glaucoma e catarata precoce, como explicou o oftalmologista Leonardo Cunha. Os especialistas dão algumas dicas para a boa saúde dos olhos: Faça pausas a cada 1h30 e olhe para o horizonte; A distância do olho para a tela do celular deve ser de cerca de dois palmos. A cabeça não pode ficar muito inclinada para frente; Fique mais tempo ao ar livre; Crianças a partir dos dois anos devem ir ao oftalmologista; Não leia no escuro. De acordo com o Bem Estar, a miopia é a dificuldade de enxergar de longe. Entre os sinais estão a perda de foco, dor de cabeça, dificuldade de concentração, enjoo, vermelhidão e ardência nos olhos. O tratamento é feito com leite de contato, óculos ou cirurgia de refração. A miopia não é doença. É um grau natural dos olhos, que dificulta a visão à distância. Ela também não leva à cegueira e não tem uma causa definida. Ela costuma aparecer na fase adulta, mas também pode surgir aos 20 anos e até em crianças.

Quatro pessoas da mesma família sofrem acidente na BR-030 em Caetité Foto: Divulgação/PM

Na quinta-feira (4), quatro pessoas da mesma família sofreram um acidente de carro na altura do km 22, na BR-030, em Caetité, a 100 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, Célia Maria Ferreira Cipriano, Arthur Eduardo Ferreira Cipriano, Reginaldo de Aguiar Freitas e Mateus Ferreira Cipriano ocupavam um veículo com placa de Brasília, quando o condutor perdeu o controle da direção. O carro capotou, desceu uma ribanceira e só parou ao bater em uma árvore. O impacto foi tão forte que o eixo dianteiro do veículo se partiu ao meio. A família viajava de Águas Lindas, em Goiás, com destino a Itacaré, no sul da Bahia. Todos foram socorridos pelo Samu 192 e levados à UPA 24 Horas, em Caetité, onde se encontram estáveis.

Deputados fiéis a Michel Temer indicarão cidades para receber ambulâncias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Deputados federais da base do presidente Michel Temer (PMDB) ouvidos nesta semana pelo G1 afirmaram que o governo premiará parlamentares fiéis nas votações da Câmara em 2017 com a possibilidade de indicar prefeituras que receberão recursos para compra de ambulâncias e equipamentos odontológicos. Segundo esses deputados, quem votou contra o governo não terá indicações atendidas. Em nota, o Ministério da Saúde negou e disse que a distribuição dos equipamentos "obedece a critérios técnicos”, sem relação com as votações na Câmara. “Os recursos para o plano de distribuição dos equipamentos foram autorizados pelo PLN 33/2017, que foi apresentado ao Congresso Nacional em 15 de outubro e aprovado em 30 de novembro do ano passado, ou seja, não há relação com o calendário de votações do Legislativo”, afirmou a pasta. Em dezembro, o ministério liberou dinheiro para a aquisição de 6,5 mil ambulâncias, 10 mil equipamentos odontológicos e mil vans destinadas ao transporte de pacientes para tratamentos não emergenciais. Ao todo, informou a pasta, o governo vai desembolsar R$ 960 milhões.

Operação policial apreende 40 kg de maconha em Maracás Foto: Divulgação/SSP-BA

Alexandre Gabriel dos Anjos Fonseca, 25 anos, e Diemerson dos Santos Souza, 26 anos, foram presos na quarta-feira (3), na cidade de Planaltino, sudoeste da Bahia, após uma ação conjunta da 93ª Companhia Independente da Polícia Militar, de Maracás, e da Polícia Federal. A operação resultou também na apreensão de cerca de 40 kg de maconha, um chassi de motocicleta e material para preparo e venda da droga. Uma denúncia anônima informou à polícia que em um sítio localizado nas proximidades do antigo lixão público da cidade de Maracás estaria escondida uma quantidade de drogas. Imediatamente, guarnições do Pelotão de Emprego Tático Operacional e do 1° Pelotão se dirigiram ao local, onde encontraram Alexandre e Diemerson. Nas buscas realizadas nas proximidades da residência, foram apreendidos 22,5 tabletes de maconha enterrados. A ação prosseguiu e, em uma residência, foram localizados três homens, que fugiram ao avistarem a aproximação das viaturas, disparando contra a guarnição. Apesar do cerco policial, não foram mais localizados, mas nos fundos da casa foram achados 18 tabletes de maconha. Alexandre Gabriel e Diemerson e todo material apreendido foram apresentados na Delegacia Territorial de Maracás.

Clínica Mais Vida: Atendimento pediátrico com a médica Briza Oliveira

A médica Briza Oliveira que agora também faz parte do time de profissionais atuantes em nossa clínica, destaca que a pediatria é de suma importância na saúde pública, pois tem tarefa de acompanhar o crescimento e desenvolvimento das crianças, identificando precocemente os possíveis problemas de saúde, para intervir o mais cedo possível e minimizar os prejuízos na vida dos pequenos pacientes. Além de evitar idas desnecessárias às emergências, expondo as crianças a infecções e uso excessivo de antibióticos, já que a maioria dos problemas podem ser resolvidos no consultório. Como alerta preventivo, a pediatra indica manter sempre uma alimentação saudável e variada, rica em frutas, legumes, cereais e carnes magras, com baixo teor de sódio e açúcar, para um crescimento e desenvolvimento adequados, além de evitar doenças futuras, como diabetes e hipertensão, que afetam grande parte da população. Outra dica importante é lavar sempre as mãos, para evitar a transmissão de doenças e contaminação de alimentos, bem como manter a regularidade de consultas médicas para avaliação completa da saúde da criança e do adolescente.  Briza atenderá nos dias 09 e 23 de Janeiro. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 9951-4755 / (77) 9180-9496.

Adolescente é atingido por tiros e morre em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/Facebook

Um adolescente de 17 anos, identificado como Daniel Vitor Silva Garcia, foi morto a tiros na noite de quinta-feira (4), na Avenida Brasília, localizada no bairro Patagônia, em Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia. As informações são da Polícia Militar. De acordo com a polícia, Daniel estava sozinho quando foi atingido por disparos de arma de fogo. Ele chegou a ser socorrido pelos próprios familiares para o Hospital Geral de Vitória da Conquista, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo o G1, a polícia ainda não tem detalhes da autoria e motivação do crime, mas informou que há suspeitas de execução. Daniel tinha registros desde 2012 por atos infracionais ligados ao tráfico de drogas, furtos e roubos.

Renomado educador marcará presença na abertura da Jornada Pedagógica de Brumado

Em Brumado, a Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino acontecerá nos dias 01 e 02 de fevereiro, com a presença do palestrante, professor e escritor Hamilton Werneck. O renomado educador estará presente na abertura do evento. Na oportunidade, segundo a Secretaria Municipal de Educação, serão apresentadas as ações que já estão em andamento e que serão discutidas entre as equipes gestoras das escolas e os educadores para melhoria do desempenho da rede municipal de educação.

Após chuva forte, ruas e casas ficam alagadas na cidade de Bom Jesus da Lapa Foto: Jane Cardoso/Arquivo Pessoal

A chuva forte que caiu na noite de quinta-feira (4), na cidade de Bom Jesus da Lapa, no oeste da Bahia, alagou ruas e invadiu casas no bairro São Gotardo. O registro dos problemas causados pela enxurrada foi feito por uma moradora da cidade. De acordo com o Climatempo, no período de uma hora choveu 29mm, o que corresponde a 20% da média de chuva que deve cair no município em janeiro. Esse volume de chuva é considerado grande pelo Climatempo, já que a média climatológica de chuva para este mês na cidade é de 140mm. O total de chuva durante a quinta-feira na cidade foi de 30,2 mm. O G1 entrou em contato com a Defesa Civil de Bom Jesus da Lapa, que não registrou grandes estragos em outros bairros da cidade. A previsão para esta sexta-feira (5) na cidade é de tempo fechado com chuva ao longo do dia. A temperatura mínima é de 22ºC e a máxima de 34ºC.

'Buscar minha família na Bahia': Ciclistas viajarão de Governador Valadares a Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Entre os dias 10 e 13 de janeiro, o grupo “Os exilados” viajará da cidade de Governador Valadares, em Minas Gerais, até Brumado. A viagem faz parte do Projeto Sudoeste Baiano 2018, que começou com a corrida denominada “Buscar a minha família na Bahia”. Isso porque o idealizador do projeto, o mineiro Sandro Souza, é casado com uma brumadense e passa o Natal todos os anos na cidade. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ele ainda convidou os amigos Ilton Medeiros, Paulo Morais e Arce Antônio para realizar o percurso. Na volta, ele costumava viajar sozinho, de bicicleta, para passar o Ano Novo com a família em Minas. A viagem se tornou uma tradição e acabou se transformando em um projeto com a participação de outros integrantes. Neste ano, a corrida também é uma preparação para o evento Audax, na França. Os participantes também farão um pedido especial e, ao final do trajeto, depositarão os mesmos na Igreja Matriz de Brumado.

Ratinho reclama de novelas da Globo: ‘Tem muito viado’ Foto: Reprodução/SBT

Ratinho fez um questionamento sobre o que ele acredita ser um excesso de homossexuais nas novelas da Globo. O apresentador do SBT publicou no Instagram um vídeo sobre o assunto, após assistir à minissérie de época Entre Irmãs, ambientada no cangaço nordestino. O comentário considerado de tom preconceituoso foi criticado por usuários da rede social. “Eu estava aqui vendo a novela da Globo, aquela coisa de cangaceiro e tal. Mas poxa, a Globo colocou viado até em filme de cangaceiro, gente? Naquele tempo não tinha viado não. Você acha que tinha viado naquele tempo? É muito viado: é viado às seis da tarde, é viado às oito da noite, é viado às nove da noite, é viado às dez da noite, é muito viado. Eu não sei o que está acontecendo, não tem tanto viado assim. Ou tem? Será?”, disse. Como qualquer vídeo feito para polemizar, a publicação de Ratinho levantou uma discussão entre os comentários entre apoiadores e críticos. “Vai ter viado de manhã, de tarde e de noite… E se reclamar vai ter viado 24 horas por dia em todos os canais”, escreveu um usuário da rede. “Existe uma coisa chamada controle remoto. Se não gosta muda de canal, ninguém é obrigado a assistir. Mas todos são obrigados a respeitar: então respeite”, comentou outro.

Campeonato Brumadense de Futebol deve contar com união da LBF e Secretaria de Esportes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por conta da Copa do Mundo e do Campeonato Intermunicipal de Futebol, o início do Campeonato Brumadense de Futebol poderá ser antecipado para o final deste mês de janeiro. O maior impasse para a confirmação no momento é o entendimento entre a Secretaria Municipal de Esportes e a Liga Brumadense de Futebol (LBF), que até o último mês de 2017 não entraram em um acordo sobre quem promoveria a competição este ano. Em entrevista anterior ao site Achei Sudoeste, o ex-diretor municipal de esportes, Jobson Rocha, havia afirmado que a prefeitura assumiria a organização e coordenação do campeonato, o que gerou um conflito com a LBF, que defende o direito de organizar o campeonato, visando formar o selecionado para a disputa do Intermunicipal. Já a ex-secretária Acácia Gondim, também em entrevista a nossa reportagem, declarou que estaria buscando um entendimento com a LBF para planejar a forma de disputa da competição. 

Campeonato Brumadense de Futebol deve contar com união da LBF e Secretaria de Esportes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A nossa reportagem ouviu o presidente da LBF, Emanoel Araújo Lima, e o mesmo reforçou o que foi dito pela ex-secretária. Com a saída de Acácia do comando da Secretaria de Esportes, o dirigente da LBF disse que buscará o entendimento com a atual secretária, Ednéia Ataíde. “Até porque os clubes de Brumado são filiados à Liga, então como podemos falar em realizar um campeonato local sem a participação da LBF, que é confederada à Federação Baiana de Futebol? Acredito que os pronunciamentos do ex-diretor foram apenas um desentendimento de momento e vamos conseguir chegar a um denominador comum com a nova direção e secretária de esportes para juntos planejarmos um bom campeonato este ano”, argumentou Araújo. Ele ainda adiantou que já apresentou algumas regras a serem adotadas pelos clubes este ano, entre as quais a limitação de contratação de apenas três jogadores de linha de fora do município, mais um goleiro para cada equipe, no intuito de valorizar as pratas da casa. A manutenção do campeonato juvenil, paralelo ao principal, e o número de equipes de 12 para 10 ou 08, o que será definido em audiência com os clubes e a secretaria esportiva, também estão entre as mudanças.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. No site www.acheitour.com.br.

Raio mata 5 bois durante temporal na cidade de Botuporã Foto: Reprodução/TV Bahia

Cinco bois morreram após receberem descarga elétrica de um raio na zona rural do município de Botuporã, região sudoeste da Bahia, distante 314 quilômetros de Vitória da Conquista. O caso aconteceu na quarta-feira (3). De acordo com o G1, os animais eram da fazenda Poço Vermelho. Na manhã de quarta-feira, choveu forte, com muitos raios e trovões. Os vaqueiros da fazenda acreditam que os animais teriam tentado se abrigar debaixo de uma árvore que foi atingida pelo raio e a descarga elétrica foi lançada sobre os bois.

Sérgio Cabral é denunciado pela 20ª vez na Lava Jato Foto: Portal CBN Campinas

O ex-governador Sérgio Cabral (PMDB) foi denunciado mais uma vez em decorrência da Operação Lava Jato, desta vez por corrupção passiva. A nova investigação aponta para supostos crimes de corrupção em pagamentos de propina da Construtora Oriente, por intermédio do coordenador Alex Sardinha e do diretor Geraldo André de Miranda Santos. Os dois também foram denunciados. A Oriente foi responsável no Governo do Estado por obras emergenciais em Araruama, Saquarema e Maricá, além da aplicação de asfalto da Baixada Litorânea, pelas quais teria pago vantagens indevidas. De acordo com o G1, documentos apreendidos com Sardinha, segundo o Ministério Público Federal (MPF), demonstram “claramente” que os valores pagos à Hudson Braga pela empresa representavam a “taxa de oxigênio” naquelas intervenções urgentes. De acordo com os procuradores, houve pagamentos de propina da Oriente a membros do Governo Cabral entre 2010 e 2014. Os procuradores afirmam ainda que a taxa de oxigênio existia independentemente dos 5% de propina cobrados por Cabral e que serviria para o pagamento de favores a integrantes da Secretaria de Obras, liderada por Hudson. Cabral e Hudson negam as acusações.  A investigação aponta que o valor era pedido pelo secretário de obras Hudson Braga com a anuência do ex-governador e recebido pelo aliado da dupla, Wagner Jordão Garcia, que também foi denunciado. Em um e-mail de Sardinha a Wagner Jordão, o empreiteiro fala em “O2”, em alusão ao oxigênio.

60% do eleitorado de Malhada de Pedras realizou o cadastramento biométrico do título Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A expectativa da equipe técnica de recadastramento biométrico do título eleitoral, do Fórum da 90ª Zona Eleitoral, é de que o município de Malhada de Pedras cumpra a meta do número de eleitores regularizados junto à Justiça Eleitoral. Até o encerramento das atividades para recesso em dezembro, foram computados pouco mais de 60% do público alvo já regularizado e apto para votar em Malhada de Pedras.  A meta do Tribunal Eleitoral Regional é de que sejam alcançados os 87% dos eleitores que votaram nas eleições de 2016 no município. Para facilitar o deslocamento dos eleitores, parte da equipe de cadastramento da 90ª Zona Eleitoral, com sede na cidade de Brumado, foi descolada para atender a demanda em Malhada de Pedras. Os atendimentos estão sendo realizados no CRAS, em horário comercial, de segunda a sexta-feira.  

As vendas de veículos novos subiram 9,23% no Brasil em 2017, encerrando um período de 4 anos seguidos de queda, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (4) pela federação do concessionários (Fenabrave). Foram emplacados 2.239.403 automóveis, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões e ônibus no ano passado. A alta é em comparação com 2016, que agora pode ser considerado o “fundo do poço” da crise no setor, com 2,05 milhões de unidades vendidas - o volume mais baixo desde 2006, que teve 1,9 milhão. Segundo Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave, o resultado se deve à queda da inflação e dos juros, e à retomada da confiança em virtude do recuo da inadimplência. “Lembrando que ainda é uma base baixa”, completou.

Arquivo