Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "01/2018"

15 Jan 2018 - 16:00h

Um grave acidente de trânsito ocorrido na madrugada do último domingo (14), próximo ao município de Campinas, em São Paulo, tirou a vida de Marciel Santos, de 27 anos, morador da comunidade de Várzea Grande, em Dom Basílio, a 41 km de Brumado. De acordo com o Livramento Manchete, ele estava acompanhado do irmão, identificado como Mauri Santos, e conduzia um caminhão carregado com maracujá. A suspeita é de que ele tenha cochilado ao volante e perdido o controle de direção do veículo, que acabou tombando. Marciel não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local; já o irmão sofreu algumas escoriações e foi socorrido para uma unidade de saúde. Os familiares aguardam a chegada do corpo para o sepultamento em Dom Basílio.

15 Jan 2018 - 15:30h

O carro que transportava todo o equipamento de show de Caetano Velloso foi roubado na noite deste domingo (14) quando passava pela região de Itacaré, no sul da Bahia. A produtora e empresária de Caetano, Paula Lavigne, disse ao G1, por telefone, que o motorista que presta serviço para equipe parou para jantar em um restaurante em Maraú. “Ele foi abordado por homens fortemente armados. Roubaram o carro, que levava uma espécie de trailer acoplado com todo o equipamento, até o celular dele. Graças a Deus ele está bem”, contou. Na lista dos equipamentos roubados estão dois violões (sendo um acústico Tessarin), um violoncelo, um baixo, um teclado, iluminação, telão, figurinos e cenário. “Foram roubados equipamentos que têm valor afetivo, como violão do Caetano”, lamentou Paula. Caetano tinha se apresentado na Concha Acústica, em Salvador, no sábado (13), e o material era levado para o Rio de Janeiro. O próximo show do cantor será no dia 28 de janeiro.

15 Jan 2018 - 15:00h

O jovem Cerlândio Rocha, de 33 anos, ex-servidor da Prefeitura de Malhada de Pedras, morreu na madrugada deste domingo (14), em São Paulo, onde fazia tratamento contra um câncer acerca de um ano. Natural da cidade de Malhada de Pedras, Cerlândio teve o estado de saúde agravado e não resistiu. Ele estava internado em um hospital no Campo Limpo. O corpo será transferido para Malhada de Pedras, onde será velado e sepultado. Ele era casado e tinha um filho de sete meses.

15 Jan 2018 - 14:30h

O nível de atividade da economia brasileira continuou a registrar crescimento em novembro, segundo informações divulgadas pelo Banco Central nesta segunda-feira (15). O chamado Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), considerado uma "prévia" do resultado do PIB, que é divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), teve expansão de 0,49% em novembro, na comparação com outubro. O resultado foi calculado após ajuste sazonal (uma espécie de "compensação" para comparar períodos diferentes). Quando comparado a novembro de 2016, o IBC-Br cresceu 2,82% (neste caso, sem ajuste sazonal). Novembro foi o terceiro mês seguido de alta do indicador. O IBC-Br registrou crescimento em sete dos onze meses de 2017 (o resultado de dezembro será conhecido apenas em fevereiro de 2018). De acordo com o G1, os números do BC mostram ainda que, de janeiro a novembro de 2017, o indicador do nível de atividade registrou uma expansão de 0,97%, sem o ajuste sazonal. Com o ajuste, o aumento foi de 1,06%. No acumulado em 12 meses até novembro, a prévia do PIB (indicador dessazonalizado) do Banco Central registrou crescimento de 0,73% (sem ajuste, a alta é de 0,68%).

15 Jan 2018 - 14:00h

O terceiro homicídio do ano foi registrado na cidade de Guanambi, a 141 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, Rafael Teixeira Santana, 28 anos, conhecido como Rafão, foi morto a tiros em frente a um bar no Bairro Ipiranga. Dois homens chegaram a bordo de uma motocicleta no local e o carona disparou vários tiros contra a vítima. Rafael chegou a ser socorrido com vida pelo Samu, mas morreu a caminho do hospital. Uma testemunha relatou que o garçom do bar quase foi atingido por disparos que acertaram a churrasqueira do estabelecimento. Rafael tinha passagem pela polícia e era suspeito de integrar uma facção criminosa ligada ao tráfico de drogas. O caso está sendo investigado. 

15 Jan 2018 - 12:30h

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, confirmou que tem recebido ameaças em razão do recurso da defesa do ex-presidente Lula, que acontecerá no local no dia 24 de janeiro. De acordo com informações do Jornal Nacional, elas são direcionadas ao Tribunal e aos três magistrados que vão julgar o caso em segunda instância: o relator João Gebran Neto, o revisor Leandro Paulsen e Victor Laus. Eles receberiam a ameaça através de telefonemas, cartas e pela internet. A Polícia Federal estaria investigando as ameaças, mas ainda não haveria informações sobre os seus autores. Recentemente, o TRF-4 liberou seus funcionários de comparecerem ao local no dia do julgamento e também emitiu nota dizendo que o ex-presidente não será preso no local caso seja mantida a condenação. Ainda assim, militantes prometem fazer ato em frente ao local durante a sessão. Além disso, nesse sábado, o PT deu início a uma série de eventos e protestos que criticam a condenação de Lula e demandam que o político possa concorrer às eleições presidenciais desse ano. Lula foi condenado pelo juiz Sergio Moro, no ano passado, a 9 anos e meio de prisão, por lavagem de dinheiro e corrupção passiva no caso do Triplex no Guarujá. A defesa nega as acusações.

15 Jan 2018 - 12:00h

Os desentendimentos entre a Secretaria Municipal de Esportes e a Liga Brumadense de Futebol (LBF) podem deixar a seleção de Brumado de fora do Campeonato Intermunicipal de Futebol neste ano. A prefeitura insiste em realizar sozinha o Campeonato Brumadense de Futebol 2018 e, através do evento, selecionar os atletas para a disputa do Intermunicipal. Até mesmo da maior competição amadora do estado, o município pretende manter a LBF à distância. No entanto, de acordo com as regras da Federação Baiana de Futebol (FBF), o selecionado dos municípios que pretendem participar do torneio só podem realizar as inscrições mediante a liga de futebol correspondente. O vice-prefeito Édio Pereira (PCdoB) adiantou em entrevista ao site Achei Sudoeste que o município poderá organizar um campeonato regional de seleções para suprir a ausência do Intermunicipal. “Já entramos em contato com o presidente da Federação Baiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, e vamos buscar um entendimento acerca do nosso ingresso no Intermunicipal deste ano, sem a presença da Liga. Se a resposta for negativa, então vamos propor aos municípios vizinhos a criação da Copa Minério de Futebol para preencher a lacuna”, informou. Ele foi endossado pela secretária de esportes Ednéia Ataíde. “A prefeitura está assumindo seu papel social de propor esporte e lazer a nossa comunidade, agregados à educação, e entendemos que o futebol é uma modalidade a ser explorada, até mesmo fazendo parte do modelo de ajudar nossos jovens a manterem o foco no convívio social”, reiterou.

15 Jan 2018 - 11:30h

O que antes era apenas especulação se confirmou no sábado (13). Khill, ex-vocalista da banda Patchanka, é o novo cantor do Chiclete com Banana. A informação ainda não confirmada oficialmente, mas já é dada como certa nos bastidores do axé, conforme aponta uma fonte do BNews que acompanha as negociações. O artista ocupará o posto de Rafa Chaves, que assumiu a banda após a saída de Bell Marques. Em dezembro do ano passado, um dos sócios da Chiclete, Rey Gramacho, conversou com o Bocão News sobre o futuro da banda. “Esta história vem há quatro anos e tudo começou quando o Gabriel Cruz, sócio da Barão Produções, nos procurou para a Barão agenciar o Chiclete. Algumas pessoas presenciaram isso e logo ligaram ao nome de Kill, já que a Barão agencia o cantor. O que existe hoje são duas coisas diferentes. Uma é a negociação sobre a Barão agenciar o Chiclete e outra sobre a vinda de Kill para a banda. Quando a Barão nos procurou ela disse que Kill está à disposição e existe sim esta possibilidade”, afirmou Rey, fazendo questão de deixar claro que nenhum contrato foi assinado, ainda.

15 Jan 2018 - 11:00h

Nos próximos sábados 20 e 27 de janeiro, o Cartório Eleitoral que agrega a 90ª Zona, em Brumado, atenderá a comunidade no intuito de concluir o recadastramento dos títulos com a tecnologia biométrica. O chefe do cartório, Igor Araújo, explicou ao Achei Sudoeste que nesta semana houve um aumento considerável de eleitores que buscaram o setor para realizarem o procedimento. Por conta disso, além de aumentar os dias de atendimento ao público, o cartório também estendeu o horário de expediente até às 19h durante os dias úteis. Cerca de 8 mil eleitores brumadenses ainda não realizaram o recadastramento eleitoral biométrico. Caso a atualização não seja realizada, os eleitores poderão sofrer várias sanções, dentre as quais perda de benefícios governamentais. O período de recadastramento vai até o dia 31 de janeiro.

15 Jan 2018 - 10:30h

Através da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com a Oftalmodiagnose Hospital de Olhos, de Salvador, a prefeitura de Caculé retomará os atendimentos oftalmológicos, em continuidade ao Projeto Glaucoma. O atendimento será realizado no dia 16 de janeiro, no PSF Dolores Oliveira Silva, localizado na Rua Arlindo Alves Filho (próximo à Delegacia de Polícia), a partir de 6h30. O objetivo é sensibilizar a população sobre os riscos do glaucoma à saúde ocular. O projeto tem como público-alvo pessoas com idade avançada, hipertensão arterial, miopia elevada e diabetes. Para facilitar o acolhimento, as pessoas deverão portar os seguintes documentos: cópias do RG, do CPF, receita do medicamento em uso, do cartão do SUS e do comprovante de residência.

15 Jan 2018 - 10:00h

O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), tirou a sexta-feira (12) para vistoriar as obras em andamento na cidade. Ele foi acompanhado pelo deputado licenciado e secretário estadual de agricultura, Vítor Bonfim (PFT). As visitas tiveram início na Rua Antônio Pinheiro Canguçu, onde acontecem as obras de nivelamento para a passagem de nível para liberação do trecho e pavimentação das vias marginais à ferrovia e ao Rio do Antônio. Em seguida, prefeito e secretário visitaram as demais obras classificadas pelo gestor como reordenamento e projeção futura de urbanização da cidade, destacando os eixos de canais que interligarão os extremos do município. A vistoria também chegou a outras obras, como a sede do Consórcio Regional de Saúde, a base do Núcleo Regional de Saúde e as unidades escolares em reforma e ampliação. “São obras impressionantes e de grande porte que darão maior projeção ao município de Brumado, consolidando a sua marca de referência como polo regional”, disse Vitor Bonfim em entrevista ao site Achei Sudoeste. Ele foi endossado pelo prefeito Eduardo Vasconcelos. “Será uma nova Brumado, com vias alongadas, rede de saúde ampliada e educação de qualidade e de referência para todo o estado”, pontuou.

15 Jan 2018 - 09:00h

Em reunião que aconteceu na noite desta quinta-feira (11), na prefeitura de Brumado, 09 dos 12 clubes representados por seus dirigentes aceitaram a proposta da Secretaria Municipal de Esportes de realizar o Campeonato Brumadense de Futebol 2018 sem a participação da Liga Brumadense de Futebol (LBF). Umburanas, Botafogo, Vitória, Santos, Espanhol, Vila Nova, Feirense, Vila Presidente Vargas e Boleiros assinalaram positivamente ao projeto independente apresentado pela Administração Municipal, que esteve representada, na oportunidade, pelo vice-prefeito Édio Pereira (PCdoB), pela secretária de esportes Ednéia Ataíde, pelo coordenador de esportes Gel Santana e pelo diretor de cultura Jobson Rocha. Embora a imprensa tenha registrado o encontro, não foi permitido aos veículos de comunicação participar dos debates. 

Logo após o encontro, o vice-prefeito falou com o site Achei Sudoeste por telefone e explicou que a coordenação do campeonato ainda espera uma resposta da equipe do Califórnia, que pediu um prazo para confirmar ou não a sua participação no evento deste ano. Caso o Califórnia prefira ficar de fora do campeonato, outro clube será convidado a compor o quadro, que contará com dez equipes. Além disso, foi mantido o modelo apresentado pela equipe coordenada pela secretária de esportes, com permissão de contratação máxima de cinco reforços de fora do município. A prefeitura não cobrará taxa de inscrição dos clubes e ainda cobrirá os custos de logística. A bilheteria dos jogos será rateada para pagar algumas despesas com portaria, maqueiros e divisão entre os times. Com a nova formatação, o Campeonato Brumadense de Futebol tem data marcada para começar no dia 18 de fevereiro, com término no dia 10 de junho.

15 Jan 2018 - 08:30h

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

15 Jan 2018 - 08:00h

O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), está buscando recursos e parceiras, tanto da ordem pública quanto privada, para alavancar recursos para ampliação do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. “Estou batendo em todas as portas possíveis, mas não está fácil. Estamos esperando uma pequena ajuda da Magnesita, mas toda sistemática da empresa mudou. Por outro lado, também estamos buscando apoio na esfera pública, porém estamos esbarrando na demora da liberação de emendas parlamentares que se encontram amarradas”, disse o gestor ao site Achei Sudoeste. Ele explicou que, com o advento das UTIs, foi ampliado o leque de intervenções cirúrgicas no hospital e, dessa forma, os 120 leitos disponíveis já não comportam a demanda de internamentos cirúrgicos. O projeto da administração de ampliar a unidade hospitalar envolve a construção de mais 90 leitos nas duas enfermarias. A equipe administrativa calcula que, com 210 leitos, o hospital de Brumado ofertará melhores condições de acomodar os pacientes, atendendo a grande demanda regional.

15 Jan 2018 - 07:30h

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

15 Jan 2018 - 07:00h

A professora brumadense Ruth Vasconcelos recebeu em sua residência em Guajaruba, no litoral baiano, o deputado federal paulista Paulo Teixeira (PT). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Paulo já foi vereador em São Paulo, deputado estadual e atualmente exerce o cargo legislativo na Câmara dos Deputados em Brasília. Teixeira é ex-líder do PT no Congresso Nacional. Vasconcelos conversou bastante com o paulista sobre a vida no sertão da Bahia, sobretudo na cidade de Brumado, sua terra natal. Ruth relatou ao deputado o potencial econômico de nossa região e o avanço da terra de Anísio Teixeira, a cidade de Caetité.

14 Jan 2018 - 11:40h

A jovem Priscilla Cardoso, que participava de um encontro de Motocicletas em Macaúbas, a 199 km de Brumado, segue internada em estado grave, após a motocicleta em que se encontrava, ter sido atingida por um veículo. De acordo com o Jornal O Eco, Priscilla sofreu ferimentos na cabeça e está em  coma induzido. Ainda segundo as informações, a suspeita é de Traumatismo Craniano Encefálico (TCE), devido à queda. Ainda de acordo com pessoas ligadas à família, a jovem passeava pelas ruas da cidade de carona em uma motocicleta, sendo que o piloto sofreu apenas pequenas escoriações. Priscilla que não usava capacete, com o impacto da batida, foi arremessada, sofrendo lesões inclusive na cabeça. Ainda de acordo com a publicação, o quadro é grave, porém estável, já tendo sido providenciada a transferência da jovem para uma UTI no Hospital de Base de Vitória da Conquista. Toda a comunidade de Paramirim e Érico Cardoso, onde Priscilla possui familiares e muitos amigos, despertou abalada na manhã desse domingo, permanecendo em oração pela recuperação da jovem que é funcionária da Câmara Municipal de Vereadores.

14 Jan 2018 - 11:10h

A Festa de Reis é uma manifestação cultural religiosa festiva, no intuito de rememorar a atitude dos Três Reis Magos — que partiram em uma jornada à procura do esconderijo do Prometido Messias (O Menino Jesus Cristo) - para prestar-lhe homenagens e dar-lhe presentes. Essa história é relatada na Bíblia Sagrada, no capítulo 2 do Livro de São Mateus (ou O Evangelho, Segundo Mateus). Na cidade de Cordeiros, a 140 km de Brumado, anualmente grupos de fieis se reúnem para festejar a passagem. Neste ano, a Folia de Reis, terminou com desentendimento e agressões graves entre irmãos no povoado de Lagoas, zona rural do município. De acordo com a Folha Regional de Condeúba, o incidente iniciou com uma discussão entre dois irmãos e se agravou quando um deles deferiu um golpe de faca na região do tronco do outro irmão. Um terceiro membro da família, também irmão, momentos depois efetuou disparos com uma espingarda, atingindo seu consanguíneo na região do braço. A polícia foi acionada e um dos agressores foi preso e recambiado para Vitória da Conquista. A vítima das facadas foi para um hospital da mesma cidade e o terceiro irmão está foragido.

14 Jan 2018 - 10:30h

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.