Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "01/2018"

12 Jan 2018 - 15:00h

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, através de acordo firmado com o Ministério Público do Estado da Bahia e a 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Brumado, o processo de matrícula das escolas relacionadas abaixo será feito após a realização do sorteio eletrônico das vagas. A decisão visa acabar com as filas que se formavam em frente às escolas, causando todo tipo de transtorno aos pais e responsáveis.  As escolas relacionadas são: Centro Municipal de Educação Agamenon Santana, Escola Municipal Professora Maria das Graças Assis Correia, Escola Municipal Santa Rita de Cássia, Escola Municipal Professora Eny Novais Mafra, Escola Municipal Professora Scheilla Barreto Spínola Costa, Escola Municipal Professora Zilda Neves e Escola Municipal Armida Maria Azevedo. O período de realização das inscrições para o sorteio eletrônico será de 16 a 19 de janeiro. Os pais ou responsáveis poderão se dirigir a qualquer escola da rede municipal para efetuar a inscrição do seu filho, não sendo necessário ir à própria escola que deseja a vaga. A data do sorteio será no dia 23 de janeiro. Caso o aluno não for contemplado no sorteio eletrônico os pais deverão se encaminhar para as escolas que disponibilizarem vagas. As matrículas estarão abertas do dia 24 a 31 de janeiro.

12 Jan 2018 - 14:30h

Com atuação já conhecida no estado, o médico Thiago Novais vem alertando para os cuidados preventivos à patologia que acomete principalmente as mulheres no mundo todo, estando ao lado do câncer de pele como os casos mais comuns na atualidade. O médico chama a atenção ainda para que as mulheres sempre se lembrem do autoexame e nunca negligenciando a necessidade da mamografia anual, após os 40 anos de vida. Salvo em casos em que há incidências genéticas da patologia na família, aí os cuidados preventivos devem ser iniciados mais cedo. Agende sua consulta com o Thiago Novaes que estará atendendo no dia 19 de Janeiro na Clínica Mais Vida, localizada na Avenida Otávio Mangabeira, próximo a Biblioteca Municipal Jarbas Passarinho.  A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

12 Jan 2018 - 14:00h

Em mais uma reunião realizada na quinta-feira (11) entre a direção do Sindicato dos Mineradores - Sindmine e a Xilolite, as partes formataram uma proposta consensual, segundo a qual a empresa concede reajuste salarial de 2,63%, abono salarial de R$ 750, reajuste no retorno das férias, bem como a manutenção de todas as conquistas anteriores. Para o presidente do Sindmine, Édio Pereira, a proposta é muito positiva, pois garante ganhos reais para os trabalhadores e mantém todas as conquistas do acordo anterior, mesmo depois da reforma trabalhista. Diante do atual momento de crise vivido no país, para o presidente, fechar um Acordo Coletivo com ganhos reais e mantendo todas as conquistas é motivo de comemoração. O sindicato realizará uma assembleia geral na próxima segunda-feira (15) a fim de submeter a proposta aos trabalhadores.

12 Jan 2018 - 12:00h

O cenário urbano do município de Brumado está mudando não apenas com a remodelação estrutural da arquitetura e surgimento de prédios comerciais e residenciais, mas também por conta da busca pela sustentabilidade. Nesse sentido, cresce a demanda pelos sistemas de captação de energia solar, os quais vêm se tornando cada vez mais comuns na paisagem da era moderna. A própria Administração Municipal já está elaborando um projeto visando à instalação do sistema para atender a demanda e reduzir as despesas de consumo nas repartições públicas. Com a crise hídrica que tem dificultado a geração de energia por meio do sistema convencional hidrelétrico, o governo federal, através da Aneel, lançou um programa que estimula os consumidores a gerar a própria energia residencial com o sistema de captação solar, o que já faz parte da rotina dos países de primeiro mundo.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Ettore Meira Rocha, engenheiro em energia solar, ressaltou que Brumado está geograficamente beneficiado na região, assim como todo o Nordeste, por conta dos índices solares que favorecem a exploração da luminosidade do sol para a captação de energia limpa para consumo. O engenheiro aponta que, embora haja uma mudança de cultura com vistas à implantação do sistema em residências, ainda é baixo os investimentos para explorar o potencial natural disponível no município. O engenheiro esteve na sessão do Conselho Rural Sustentável, ocasião em que falou sobre o tema, angariando a atenção dos ruralistas que se mostraram interessados no modelo de implantação em suas comunidades, até mesmo na criação de sistemas comunitários nas respectivas regiões. Com a oferta de energia limpa cada vez mais atraente, os agentes financeiros iniciaram campanhas de financiamento para a aquisição e instalação residencial ou comercial. “Vamos ver cada mais pequenas usinas geradoras dentro do nosso meio social. É a energia do agora para preservação do amanhã”, pontuou o engenheiro.

12 Jan 2018 - 11:30h

Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, o Conselho Regional de Odontologia (CRO) demonstrou a sua discordância com o conteúdo de matéria divulgada no Jornal O Globo, se posicionando em favor da classe. A matéria, intitulada “A face arriscada da perfeição”, foi publicada no caderno Sociedade no último dia 7. No texto, o jornal fala sobre a proibição dos dentistas de realizarem cirurgias estéticas. Na nota encaminhada ao site, o CRO deixou claro que, ao contrário do que restou consignado na matéria, a 5ª Vara Federal do Rio Grande do Norte suspendeu os efeitos da Resolução CFO 176/2016, inexistindo, pois, a proibição de qualquer natureza para que o cirurgião-dentista utilize a toxina botulínica e o ácido hialurônico no âmbito da sua atuação profissional. “Por tudo isso, no entendimento deste CRO/RJ, pelos fundamentos acima expressados, inexiste proibição para o uso, seja funcional seja estético, da toxina botulínica e o ácido hialurônico, pelo dentista, no âmbito da sua atuação profissional”, reiterou o Conselho.

12 Jan 2018 - 11:00h

Por volta de 19h da última quarta-feira (10), uma guarnição do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) avistou em uma estrada vicinal da BA-148, em Brumado, um veículo com quatro indivíduos em atitude suspeita. Os policiais realizaram a abordagem e a busca pessoal dos indivíduos. Segundo informações da polícia, com eles, foram encontrados dois aparelhos de telefone celular, provavelmente oriundo de crime. Além disso, os próprios suspeitos afirmaram que tinham várias passagens policiais de inúmeras qualificações. Todos foram conduzidos para delegacia de polícia. Na unidade policial, ficou constatado mandado de prisão em aberto expedido em nome de um deles.

12 Jan 2018 - 10:30h

Sua empresa precisa de um sistema sob medida? Entre em contato agora mesmo com a WSouza e faça um orçamento. Referência em desenvolvimento de sistemas, a WSouza já entregou mais de 850 sites e sistemas, atendendo a mais de 40 municípios em toda a Bahia. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (77) 99112-4059 (whatsapp) / (77) 99112-4059.

12 Jan 2018 - 10:00h

Na quarta-feira (10), investigadores da Polícia Civil apreenderam mais uma máquina retroescavadeira, desta vez com sede no município de Aparecida de Goiânia, em Goiás. Em março do ano passado, o Serviço de Inteligência da Polícia Civil de Brumado conseguiu apreender uma pá carregadeira na propriedade do vereador presidente do legislativo da cidade Rio do Antônio, André Rogério Berkovitz Soares do (PEN). Agora, dando continuidade às investigações, os policiais civis recuperaram uma retroescavadeira na cidade de Barra da Estiva, a 134 km de Brumado. Segundo a polícia, após avistar um trator trabalhando em um loteamento e verificar a documentação, foi constatado que se tratava de uma das máquinas furtada em Itaim Paulista. O condutor, juntamente com a máquina, foi apresentado na delegacia. Em menos de um ano, já são duas máquinas recuperadas na região.

12 Jan 2018 - 09:30h

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar um Corolla GLI, 2016/2016 completa. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

12 Jan 2018 - 09:00h

Ativistas do Movimento de Despoluição do Rio do Antônio (Modera), aliados ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Contas, alertam as autoridades e as comunidades abastecidas pelo Rio das Contas acerca da ameaça no abastecimento diante do projeto de construção de uma barragem para atender a uma empresa do agronegócio no ramo de plantação de batatas, a qual pretende se instalar na região de Piatã, mais precisamente no Riacho das Pedras, próximo à nascente do rio. Este fornece água para a Barragem de Cristalândia, que, por sua vez, abastece os municípios de Brumado, Malhada de Pedras e, futuramente, Aracatu, Tanhaçu e Ituaçu. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador do Modera, Henrique Meira Rocha, disse que no projeto a barragem do agronegócio tem capacidade de armazenamento para 10 milhões de m³ de água. Com tal capacidade, segundo ele, a barragem afetaria diretamente o meio ambiente, a preservação do bioma no percurso do rio, as comunidades ribeirinhas, além dos municípios beneficiados com o barramento de Cristalândia. O ativista denunciou ainda que poderia ocorrer o despejo de agrotóxicos no manancial, poluindo assim toda a água consumida pelas comunidades assistidas. A obra foi embargada após o movimento ativista e o comitê das contas apresentarem um relatório dos malefícios do empreendimento, os quais foram atestados pela Embasa. 

O secretário do Modera, Jorge Valério, responsabiliza o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que concedeu a portaria com a liberação ambiental até 2019 para que a empresa continue com a construção da barragem do agronegócio. No momento, o local continua sem atividades operacionais de construção após o embargo e a respectiva representação no Ministério Público Estadual de Seabra. Os ativistas cobram mais interesse e atuação por parte das autoridades e da população brumadense, bem como dos municípios adjacentes, que também são beneficiados com o Rio das Contas para que se manifestem contrariamente ao empreendimento. “O Comitê da Bacia do Rio das Contas e o Modera são uma minoria lutando pelos interesses de uma grande maioria, por isso clamamos para que todos saiam das suas zonas de conforto e venham engrossar nosso movimento de luta em defesa da água. Isso não é uma vaidade, é a nossa sobrevivência e dos nossos herdeiros que está ameaçada com essa crise hídrica anunciada para nós”, pontuou o coordenador do Modera, Henrique Meira Rocha.

12 Jan 2018 - 08:30h

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

12 Jan 2018 - 08:10h

Em Brumado, o Hemoba está realizando uma campanha para doação voluntária de sangue. O objetivo é estabilizar os estoques dos bancos de sangue, que estão em níveis críticos. Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis), pesar mais de 50 kg e estar bem alimentado. Mulheres grávidas, no pós-parto e pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar. Vale lembrar que homens podem doar a cada 61 dias, respeitando o limite de 4 vezes ao ano; e mulheres podem doar a cada 91 dias, respeitando o limite de 3 vezes ao ano. Na unidade, o candidato precisa apresentar um documento oficial com foto e preencher um cadastro. Doe sangue e salve vidas!

12 Jan 2018 - 08:00h

Várias comunidades rurais de Brumado onde há abastecimento com dessalinizadores serão cortadas da Operação Pipa a partir do mês de março. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Secretário Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, Charles Granger, ponderou que a operação tem caráter emergencial, porém, por conta dos efeitos prolongados da seca na região, tem se mantido ao longo dos anos no município. Segundo ele, com a implantação da dessalinização através do Programa Água Doce, algumas comunidades já contam com um sistema de abastecimento permanente com água de qualidade, o que inviabiliza a continuidade da operação pipa em tais localidades. O secretário ressaltou que o município não perderá em número de comunidades abastecida. 

“Bem pelo contrário, vamos realizar um remanejamento. Essas comunidades com dessalinizadores se tornarão independentes no abastecimento, então vamos transferir a operação para outras que estão de fora do programa e não contam com o sistema de purificação da água”, explicou Granger. O secretário esclareceu ainda que, em algumas comunidades, mesmo com o dessalinizador, a operação será continuada por conta da baixa vazão dos poços, os quais não atendem a todos os moradores, bem como por causa da distância de algumas residências do local da vazão de tratamento. O secretário defende que são necessários programas e investimentos com soluções permanentes de abastecimento para convivência com a seca. Atualmente, a Operação Pipa atende 275 comunidade rurais em Brumado, dando assistência para mais de 18 mil camponeses.

12 Jan 2018 - 07:30h

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

11 Jan 2018 - 17:30h

O Tiro de Guerra de Brumado recebeu o novo instrutor, o Subtenente Edmundo de Souza Rocha, que substituirá o Subtenente Paulo Souza. Este esteve no comando do TG por três anos, de 2015 a 2018. Os militares compareceram à sede da Prefeitura Municipal para formalidade de apresentação do chefe substituto ao diretor do TG, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Na oportunidade, o gestor deu as boas-vindas ao ST Edmundo, desejando sucesso na condução do Tiro de Guerra, na formação dos atiradores e na integração com o município. O prefeito também agradeceu ao ST Paulo Souza pelo trabalho realizado no município durante esses três anos. Ele foi transferido para Brasília, onde trabalhará no Centro de Comunicação Social do Exército.

11 Jan 2018 - 17:00h

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) opinou pela rejeição das contas da Prefeitura Municipal de Caetité, relativas ao exercício de 2016, de responsabilidade do ex-prefeito José Barreira de Alencar Filho (PSB). Segundo o relator do processo, Conselheiro José Alfredo Rocha Dias, a rejeição se deu devido a Baixas indevidas de Dívidas à Curto Prazo no valor de R$ 13.387.962,24, uma manobra para fugir do artigo 42, da Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF. Em outra ‘manobra’ foi constatada uma tentativa de retirar das dívidas junto ao INSS a importância de R$ 622.062,34, também com o objetivo de burlar a LRF e o empenho indevido com desvio de finalidade de recursos oriundos do Fundeb, no valor de R$ 4.441.158,26. Em resumo, a Prefeitura contabilizou uma dívida de R$ 12.589.993,29 sem ter dinheiro em caixa. Por conta das graves irregularidades o gestor foi multado e foram formuladas representações ao Ministério Público Estadual e Procuradoria da República.

11 Jan 2018 - 16:30h

Em Condeúba, o lançamento da Antologia Poética Café com Poemas acontecerá no Paço Municipal, no dia 13 de janeiro, a partir de 19h, com recitais poéticos, outorga de certificados e uma comemoração dos 10 anos de publicações do poeta e jornalista condeubense Leandro Flores. Será uma noite especial dedicada à poesia, reencontros e exposições literárias. São 39 poetas de diferentes localidades, entre os quais três participantes de Condeúba: Antônio Da Cruz Santana, Conceição Oliveira Santos e Edson Silveira. O Paço Municipal situa-se na Praça Jovino Arsênio da Silva Filho, no Centro. O evento é gratuito.

11 Jan 2018 - 16:00h

Na tarde da última terça-feira (9), uma menor de 13 anos morreu após cair de motocicleta na cidade de Urandi, a 170. Segundo testemunhas, Kauana Labuck caiu da moto depois que o condutor realizou uma manobra arriscada na via. De acordo com a Guanambi FM, o veículo bateu em um monte de areia e a jovem sofreu várias escoriações pelo corpo, inclusive na face. A vítima chegou a ser socorrida em estado grave e levada ao Hospital Regional de Guanambi, mas não resistiu aos ferimentos. Um boletim de ocorrência foi registrado e o caso será investigado.

11 Jan 2018 - 15:30h

Os eleitores da 93ª Zona Eleitoral em Caculé estão enfrentando filas para fazer o cadastramento biométrico que será obrigatório para as próximas eleições em mais da metade dos municípios brasileiros. Na Bahia, no entanto, essa obrigatoriedade somente será para 52 municípios. Para os eleitores de Caculé, assim como os demais municípios que fazem parte da Comarca: Ibiassucê, Guajeru e Rio do Antônio, o cadastramento só será obrigatório em 2020. Segundo o Cartório Eleitoral, os eleitores que estão tirando o título pela primeira vez ou que estão transferindo ou alterando algum dado, automaticamente já estão sendo incluídos no sistema biométrico. Já aqueles que estão com o documento em dia, poderão votar normalmente nas eleições de outubro sem que seja necessário o cadastramento biométrico este ano.