Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
01/2018
Garota é agredida a golpes de machado pelo pai em Barreiras Foto: Costa Branca News

Uma adolescente de 16 anos ficou gravemente ferida após ser agredida pelo pai com golpes de machado, na noite da quinta-feira (18), na zona rural da cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. A informação foi divulgada pelas Polícias Civil e Militar na sexta-feira (19). De acordo com o delegado José Romero, titular da cidade, a mãe da vítima contou que a garota teria sido ferida após reagir a uma tentativa de estupro cometida pelo pai. Após a ação, o homem fugiu. O suspeito, identificado como Francisco Pereira Alves, é procurado pela polícia. Conforme a polícia, depois da agressão, a vítima foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi levada para o Hospital do Oeste, em Barreiras. Não há detalhes sobre o estado de saúde da adolescente. Ainda segundo o delegado José Romero, com base nos relatos da mãe da garota, uma irmã dela também já teria sido atacada pelo suspeito. A situação, no entanto, não foi detalhada. O caso está sob investigação da Polícia Civil.

Homem natural de Macaúbas é assassinado a facadas pela esposa em São Paulo Foto: Reprodução/Facebook

Um homem de 35 anos, natural de Macaúbas, foi encontrado morto em sua residência na cidade de Osasco, em São Paulo. A suspeita inicial é de que Vanderlei de Jesus Santos tenha sido assassinado pela própria esposa, de 39 anos, ainda não identificada. O casal estaria bebendo em um bar próximo à residência quando começou a discutir. Em casa, a briga continuou e vizinhos disseram ter ouvido gritos. De acordo com o R7, testemunhas afirmam que a mulher teria confessado que havia matado o marido com golpes de faca. Após o crime, ela fugiu para o estado de Alagoas e a polícia investiga o caso.

Homens furtam caixa de papelão com dinheiro dentro do Banco do Brasil em Guanambi Foto: Divulgação/PM

Na última sexta-feira-feira (19), dois homens aproveitaram a distração dos funcionários do Banco do Brasil de Guanambi, a 141 km de Brumado, e furtaram uma caixa de papelão cheia de dinheiro. O objeto foi deixado no local atrás do balcão de atendimento por um funcionário da agência. De acordo com o Radar Guanambi, imagens das câmeras de seguranças mostram os dois indivíduos. Um deles é gordo e usava camisa branca, calça jeans e tênis; já o outro é calvo e usava camisa de manga comprida de cor lilás e calça preta. A polícia tenta agora identificar os suspeitos.

Homem é detido após atentado contra idoso em Dom Basílio Foto: WhatsAap/Achei Sudoeste

Um idoso de 76 anos foi agredido próximo de sua residência, na cidade de Dom Basílio, a 41 km de Brumado, por um homem armado com um cabo de vassoura. Santílio Ferreira da Silva foi atingido na cabeça por volta de 20h30 da última quarta-feira (17). O autor do crime, identificado como Edvaldo Bittencourt Neves, foi detido, posteriormente, por uma guarnição da Polícia Militar, sendo conduzido à delegacia de Livramento de Nossa Senhora. Na unidade, ele foi autuado por crime tentado. A vítima foi socorrida pelo Samu 192 e levada à unidade hospitalar mais próxima. As circunstâncias que envolvem o crime ainda não foram reveladas.

Caetité: Justiça determina retirada de outdoor em homenagem a Bolsonaro Foto: Caetité Notícias

Na última quarta-feira (17), simpatizantes do deputado Jair Bolsonaro instalaram um outdoor em homenagem ao pré-candidato à presidência na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. A peça foi instalada na Rua Barão de Caetité, uma das mais movimentadas do município. Polêmico, o deputado divide opiniões em todo país. No outdoor, pode ser lida a frase: “É melhor Jair se acostumando com... Bolsonaro 2018. Brasil acima de tudo, Deus acima de todos”. Após a repercussão da instalação da peça publicitária na cidade, o diretório do PT em Caetité entrou com uma ação judicial pedindo a retirada do mesmo, com a alegação de que a conduta se configuraria como campanha eleitoral antecipada. De acordo com o Caetité Notícias, em sua decisão, o juiz Eduardo das Neves Brito determinou a imediata retirada da publicidade e ainda notificou a gráfica instaladora. O juiz considerou a propaganda ilegal.

Palmas de Monte Alto: Mãe faz apelo para conseguir material escolar para o filho Fotos: Vivian Nunes/Rádio Visão FM

Desempregada, Vanuzia Barbosa de Oliveira está fazendo um apelo para conseguir uma cesta básica e o material escolar para o filho, Vinícius Barbosa de Oliveira, de 14 anos. Moradores da cidade de Palmas de Monte Alto, a 198 km de Brumado, a mulher disse que o dinheiro que recebe do Bolsa Família não é suficiente para manter todas as despesas da casa. Vanuzia mora com o filho e o marido em uma casa alugada, situada no Bairro Barrinha. De acordo com o radialista Vilson Nunes, o companheiro dela trabalha na roça e, se não fosse pela ajuda de vizinhos, a família passaria necessidades. Quem puder ajudar com alimentos, roupas e material escolar, basta entrar em contato com a Rádio Visão FM.

Macaúbas: PM realiza prisões e apreensões de drogas ilícitas na zona rural Foto: Divulgação/PM

Em nota, a assessoria de comunicação da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar da Bahia, com sede em Macaúbas, a 199 km de Brumado, informou que uma operação realizada na quinta-feira (18), no interior do município, levou à prisão de diversas pessoas e drogas ilícitas. Através de denúncia anônima, a polícia interceptou um veículo suspeito. Dentro do mesmo foram encontrados 226 papelotes de substância análoga à cocaína. Foi dada voz de prisão aos indivíduos envolvidos, identificados como Adalberto Cortes Pereira, Sebastião Jesus Roque, Josiana Figueiredo Conceição e João Paulo Barbosa, e os mesmos foram conduzidos à delegacia para adoção das medidas legais. Além disso, foram apreendidos na operação um guincho, um veículo de passeio, um aparelho celular e os 226 papelotes de cocaína.

WSouza desenvolve sistemas sob medida para empresas e administração pública

Sua empresa precisa de um sistema sob medida? Entre em contato agora mesmo com a WSouza e faça um orçamento. Referência em desenvolvimento de sistemas, a WSouza já entregou mais de 850 sites e sistemas, atendendo a mais de 40 municípios em toda a Bahia. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (77) 99112-4059 (whatsapp) / (77) 99112-4059.

Uneb divulga aprovados no Vestibular 2018 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Universidade Estadual da Bahia (uneb) divulgou o resultado do Vestibular 2018, na tarde desta sexta-feira (19). A lista de aprovados está disponível no site do processo seletivo. As orientações sobre datas e documentos para matrículas devem ser divulgadas, em breve, no site da instituição. As provas do vestibular da Uneb foram aplicadas nos dias 17 e 18 de dezembro, na capital baiana e em cidades do interior. Foram ofertadas 4.069 vagas, distribuídas em 145 opções de cursos de graduação presenciais, para os semestres 2018.1 e 2018.2.

Homem filmado ao atirar em vítima de roubo de carro morre em confronto com a PM em Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

O homem filmado disparando o tiro que deixou uma mulher de 49 anos ferida durante o roubo do carro dela, na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, morreu após uma troca de tiros com policiais militares, na manhã desta sexta-feira (19), no município. A informação foi divulgada ao G1 pela Polícia Militar. O assalto ocorreu na quinta-feira (18), em frente a uma loja de fardamentos, no bairro Candeias. Após a situação, o homem fugiu com o carro da vítima, junto com um comparsa. Toda a ação foi registrada pelas câmeras de segurança do estabelecimento. Desde então, a dupla era procurada pela polícia. De acordo com a PM, o suspeito, que não teve a identidade divulgada, estava escondido em uma casa, junto com o comparsa e uma mulher, no bairro Lagoa das Flores. Conforme a PM, o homem teria reagido à abordagem dos policiais militares - que chegaram ao imóvel após denúncias -, e atirou contra eles, mas, no revide, foi baleado.

Cabral é transferido para presídio em Curitiba após ordem da Justiça Foto: Reprodução/TV Globo

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral deixou o presídio de Benfica, na Zona Norte do Rio, na quinta-feira (18). Ele foi levado pela Polícia Federal para Curitiba, no Paraná, onde também estão presos da Lava Jato, assim como em Benfica. Cabral saiu do presídio com uma garrafa d'água e um saco de pertences nas mãos, antes de ser colocado na traseira de um carro da Polícia Federal. A transferência foi determinada pela Justiça Federal no Rio e no Paraná após pedidos do Ministério Público Federal (MPF). No Rio, a decisão foi da juíza Carolina Vieira Figueiredo, substituta de Marcelo Bretas, que está de férias, na 7ª Vara Criminal Federal. No Paraná, a determinação foi de Sérgio Moro, da 13ª Vara Criminal Federal.

Acatando Ministério Público, matrículas escolares passarão por sorteio eletrônico em Brumado

Acatando uma recomendação do Ministério Público Estadual (MPE), a Secretaria de Educação de Brumado criou um programa que permite o sorteio eletrônico de matrículas na rede de ensino local. A novidade pegou muitos pais e alunos de surpresa. Estes enviaram notas à Redação do site Achei Sudoeste criticando o modelo que passa a ser adotado este ano, pois argumentam que os alunos podem ser selecionados para estudarem em unidades distantes de seus domicílios. A secretária municipal de educação, Ednéia Ataíde, respondeu a nossa reportagem que a Administração está apenas acatando uma recomendação do MPE para evitar ações de aproveitadores que vendiam lugares nas filas, nas portas das escolas, enquanto muitos pais e alunos chegavam a passar dias e noites para conseguir uma vaga. A secretária explicou ainda que a secretaria passou todo o ano de 2017 elaborando o programa para ser aplicado este ano a fim de atender o Ministério Público, garantindo que o sistema é de total confiança e será acompanhado pelo próprio órgão, pelos conselhos municipais e também pela imprensa. O sorteio acontecerá na próxima terça-feira (23), na sala de treinamentos da prefeitura.

Serra anuncia que não vai concorrer a nada na eleição deste ano Foto: Divulgação

O senador José Serra (PSDB-SP) afirmou nesta quinta-feira (18) que não vai disputar as eleições deste ano. O tucano era aventado pelo partido como um possível candidato ao governo de São Paulo e até à Presidência da República. “Não vou disputar a eleição para governador nem pretendo concorrer a presidente neste ano. Tenho ainda cinco anos de mandato no Senado, já aprovei projetos de minha iniciativa que mudaram o país, como foi o caso da abertura dos investimentos no pré-sal”, afirmou Serra. Com a recursa, o governo paulista deve ser disputado no PSDB pelo prefeito João Doria, o secretário de Desenvolvimento Social de São Paulo, Floriano Pesaro, o ex-senador José Aníbal e o cientista político Luiz Felipe d’Ávila. Serra vinha sendo pressionado por seu grupo e também pelo presidente Michel Temer a concorrer em outubro ao Palácio dos Bandeirantes ou ainda como uma alternativa ao Palácio do Planalto, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo. “A verdade é que estão todos olhando para as eleições deste ano, mas elas serão disputadas com as mesmas regras das últimas eleições. Precisamos nos dedicar também a melhorar as regras futuras do sistema eleitoral. Eu estou me dispondo a enfrentar esse problema agora. Estou com os olhos no futuro da política e do Brasil. Valorizo muito o meu mandato de senador”, disse o tucano.

Descobertos 200 fantasmas no Bolsa Família em Caetité

Em Caetité, a 100 km de Brumado, após realizada uma operação minuciosa pela gestão do Bolsa Família, foi descoberto que 200 beneficiários do programa federal são fantasmas.  Os recursos, que somam R$ 70 mil, eram sacados em estados como Pará com uso de documentos falsos. De acordo com o Caetité Notícias, com a operação pente fino que acontece em todo país, pessoas que possuem outras rendas e mascaram as fontes de recursos também podem perder o benefício. O gestor do Bolsa Família em Caetité, Paulo César, disse que a fiscalização vai continuar. Depois da descoberta da fraude, a gestão informou à Caixa Econômica Federal (CEF), que imediatamente suspendeu os repasses. Por mês, quase R$ 1 milhão são repassados às famílias cadastradas na cidade.

Monitores são presos tentando entrar em conjunto penal de Vitória da Conquista com materiais ilícitos Foto: Divulgação

Quatro monitores de ressocialização do conjunto penal de Vitória da Conquista foram presos em flagrante após tentarem entrar na unidade com materiais ilícitos. O caso aconteceu nesta quarta-feira (17), segundo a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia. A ação dos monitores foi percebida pela direção da unidade por meio do sistema de câmeras do local. Os presos foram encaminhados para a Delegacia local da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP).

Reforma na Prefeitura de Livramento de Nossa Senhora reduz subsídios, menos do prefeito e vice Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Ricardinho Ribeiro (Rede), não realizou uma reforma administrativa como se imaginava. Ele apenas alterou a nomenclatura dos órgãos municipais e as demissões anunciadas se deram somente para adaptação às mudanças formais de cargos. Todos os demitidos foram renomeados. O prefeito foi freado por compromissos políticos e familiares. De acordo com o Mandacaru da Serra, com as modificações trazidas pela lei municipal, o município ficou com uma estrutura administrativa formalmente bem organizada, mas recheada de possibilidades de cabide de emprego. No total, o município conta com oito secretarias, seis assessorias, nove gabinetes, 23 departamentos e 98 divisões, totalizando 138 cargos comissionados. Com exceção do prefeito (R$ 25.200,00), vice (R$ 12.600,00) e secretários (R$ 7.596,00), houve redução dos subsídios em vários cargos comissionados.

Filho de 9 anos viu o pai matar a mãe amamentando bebê Foto: Reprodução/Facebook

Assassinada pelo marido, a jovem Edilene Coelho dos Santos, de 30 anos, estava amamentando o filho recém-nascido quando foi morta, segundo a polícia. A vítima foi assassinada a facadas na quarta-feira (17) em Guarantã do Norte, a 721 km de Cuiabá. O principal suspeito, Ademilson Nunes, ainda não foi preso. De acordo com a Polícia Civil, Edilene estava com o filho - que nasceu há 22 dias – quando foi atacada pelas costas. O outro filho da vítima, que tem 9 anos de idade, presenciou o crime. De acordo com o G1, as duas crianças foram recolhidas e estão sob os cuidados do Conselho Tutelar. O corpo da vítima foi velado na Capela Mortuária e sepultado no cemitério municipal de Guarantã do Norte nesta quinta-feira (18). 

Presidente do legislativo participa da assinatura de importantes projetos para Brumado Foto: Divulgação

Na última quarta-feira (17), o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Leonardo Vasconcelos (PDT), acompanhado do deputado estadual Vitor Bonfim (PDT), esteve na Secretaria de Recursos Hídricos tratando da assinatura da ordem de serviço do abastecimento de água tratada que será efetivada pela Embasa para todo o distrito de Ubiraçaba. Ambos também trataram da solicitação da vereadora Lia Teixeira para o distrito de Cristalândia para beneficiamento da localidade com água tratada. Outros dois importantes assuntos discutidos para o desenvolvimento do município foram: o projeto do esgotamento sanitário de Brumado, que deverá ser efetivado em três etapas e a elevação da Barragem de Cristalândia. Léo Vasconcelos destacou a importância das conquistas, observando que, durante a reunião, contaram com a participação do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB). 

Botijão de gás de cozinha ficará 5% mais barato nas refinarias Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Segundo a Petrobras, o botijão de gás de cozinha ficará 5% mais barato nas refinarias a partir desta sexta-feira (19). A diretoria executiva da empresa aprovou a revisão da política de preços do gás liquefeito de petróleo (GLP) residencial, comercializado em botijões, o chamado gás de cozinha. Foram definidos novos critérios para reajustes em GLP residencial e uma regra de transição para 2018, que permitirá a redução do preço do produto. A revisão de preços, que antes era mensal, será trimestral. O preço médio de GLP residencial sem tributos comercializado nas refinarias da Petrobras será equivalente a R$ 23,16 por botijão de 13kg. No entanto, como os preços no mercado de combustíveis e derivados são livres, os reflexos no preço final ao consumidor vão depender de repasses feitos especialmente por distribuidoras e revendedores. 

Brumado: Pane em bomba deixa moradores da região de Ubiraçaba sem água Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, os moradores do distrito de Ubiraçaba e das comunidades de Lagoa do São João e Tamboril, em Brumado, relataram que estão há vários dias sem água por conta de uma pane na bomba de sucção do poço artesiano. Ainda segundo os moradores das localidades afetadas, a prefeitura já retirou o equipamento do local para realizar a manutenção, mas ainda não devolveu e nem deu qualquer satisfação às comunidades acerca do problema. Nossa reportagem ouviu o Secretário Municipal de Recursos Hídricos, Charles Granger, e o mesmo explicou que se trata de um equipamento grande e de alto custo, que quando apresentou o problema há quinze dias recebeu manutenção, porém não suportou a demanda e teve de ser retirado. Dessa forma, segundo o secretário, a Administração foi abrigada a solicitar um novo equipamento. Por ser um aparelho grande e que exige uma equipe de montagem, o mesmo não tem a pronta entrega. Granger acredita que a nova bomba deverá ser entregue ainda esta semana. “Tão logo a gente receba já vamos mandar instalar”, garantiu.  

Brumado: Praticook funciona em novo endereço

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Brumado: Após demorar 4h para efetuar um depósito, cliente aciona Banco do Brasil na Justiça Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, um cliente acionou o Banco do Brasil na Justiça após demorar 4 horas para efetuar um depósito. A ação foi protocolada pelo advogado Paulo Henrique Amorim no Juizado Especial com vistas à obtenção de uma indenização por danos morais. Ele relatou que está não foi a primeira vez que o fato aconteceu e, por isso, desta vez, decidiu entrar na Justiça. Segundo a lei municipal, o atendimento em dias normais deve ocorrer em até 15 minutos e, em dias de pagamento e véspera de feriado, em até 30 minutos. Além da demora, o cliente reclamou da falta de assentos para atender a todos.

Achei Tour: A sua agência de viagens em Brumado e Vitória da Conquista

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

Brumado: Com novas instalações, SMTT terá linha direta de atendimento gratuito à comunidade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As obras de construção da nova sede da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado estão em fase de conclusão. A repartição, agregada ao complexo do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac), fica em um prédio onde a Administração também alojará outras repartições públicas. No local, na Rua Dr. Mário Meira, já se encontram o Cesjus e a Guarda Civil Municipal (GCM). Além do novo ambiente, a SMTT contará com uma linha telefônica direta de atendimento gratuito à comunidade, o 156. O técnico de comunicações da prefeitura, Milton Caires, afirmou ao Achei Sudoeste que já estão sendo tomadas todas as medidas para a instalação do sistema, que facilitará o acesso da comunidade ao setor.

Cerca de 2,6 milhões de pessoas ainda precisam ser vacinadas na Bahia para o estado cumprir a meta de imunizar 95% da população de 105 municípios baianos. De acordo com levantamento feito pelo jornal Correio junto à Secretaria da Saúde do Estado, metade delas está em Salvador, que ainda precisa vacinar aproximadamente 50,7% da população, o equivalente a 1,338 milhão de pessoas. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aponta que tem doses suficientes para atender todo o público. Entre as 105 cidades baianas que precisam cumprir a cobertura de 95%, estipulada pelo Ministério da Saúde, apenas 11 já alcançaram o índice. Os dados da Sesab levam em conta imunizações dos últimos dez anos. No entanto, não há previsão de punição para os estados e municípios que não alcançarem a meta. Ainda segundo dados divulgados nesta quinta-feira (18), o município de São Miguel das Matas registra o pior índice de imunização, com apenas 27,5% da população vacinada contra febre amarela. A secretaria de Saúde do município alega que os dados da Sesab estão desatualizados. Na outra ponta da lista, Jaborandi tem 122,5% da população imunizada. O “excedente” de 22,5% corresponde à vacinação de turistas e moradores de municípios vizinhos.

Arquivo