Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
02/2014
A loja Bella Vista está animando o carnaval de Brumado Confira os nossos artigos e curta a folia momesca com bastante alegria e entusiasmo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Máscaras, buzinas, perucas, óculos e demais artigos carnavalescos são encontrados no Bella Vista, Embalagens e Festa, em Brumado. A loja de artigos de festa oferece aos foliões várias opções para tornar o carnaval ainda mais animado e colorido. Até produtos com o tema da Copa do Mundo já podem ser encontrados no local. Anime ainda mais a sua festa de carnaval com os artigos do Bella Vista. A loja fica localizada na Avenida Centenário, 222-A, ao lado da Igreja Universal. Para maiores informações, ligue: (77) 3453-1830 / 3453-1835.

Brumado: Arco-íris solar e previsão de chuva no carnaval A meteorologia aponta que nas noites podem ocorrer pancadas de chuva para refrescar os foliões. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O fenômeno ótico conhecido popularmente como arco-íris solar foi registrado pelo Brumado Notícias na manhã desta quinta-feira (27), véspera de carnaval em Brumado. Os meteorologistas explicam que o anel colorido é o reflexo do sol em cristais de gelo nas nuvens. Os mais antigos já diziam que o arco-íris solar é sinal de chuva. Segundo a meteorologia, deve chover no período da festa no município. A estação Clima Tempo prevê que o sol aparecerá entre nuvens durante o dia nos cinco dias de carnaval na cidade. O instituto aponta ainda que à noite podem ocorrer pancadas de chuva para refrescar os foliões. A chuva deve cair já na noite desta quinta-feira (27). Ainda segundo o Clima Tempo, a previsão para os dias de festa será de calor com temperatura mínima de 20°C e máxima de 30°C.

Brumado: Secretaria de Desenvolvimento Social realiza homenagem a idoso centenário Sebastião Joaquim Aguiar foi homenageado durante um encontro do grupo Idade da Sabedoria. (Foto: Divulgação).

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Cidadania (SESOC), representada pelo Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Yolanda Pires, realizou nesta quinta-feira (27) um encontro com o grupo Idade da Sabedoria. Segundo a secretaria, o evento visou homenagear e valorizar o público da melhor idade. Na oportunidade, o idoso Sebastião Joaquim Aguiar, 100 anos, foi homenageado, visto que o mesmo é o participante mais velho do grupo. Além da homenagem, foram promovidas no encontro orientações inerentes aos cuidados que a família deve manter com os idosos, bem como, foram transmitidas as vivências dos participantes. De acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), atualmente, o Brasil tem cerca de 23 milhões de pessoas acima de 65 anos, número que dobrou em relação às últimas duas décadas, e a expectativa é de que a população idosa cresça cada vez mais.

Brumado: Gabinete de vereadores conta com três assessores Segundo o presidente da Casa, em 2013 o número precisou ser reduzido por conta da dificuldade orçamentária. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A Câmara de Vereadores de Brumado volta a ter o mesmo número de assessores nos gabinetes dos parlamentares. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o presidente da Casa Legislativa, vereador Alessandro Lôbo (PSL) explicou que a mudança tinha sido temporária, uma vez que, segundo ele, no ano passado, com o aumento do número de vereadores e o aumento dos vencimentos dos vereadores e servidores da Câmara não era possível manter o mesmo quadro de funcionários. Lôbo disse que, neste ano, com o aumento da verba que a prefeitura repassa para o Legislativo foi possível retornar ao quadro anterior. “Tudo não passou de uma dificuldade orçamentária temporária”, esclareceu o presidente.

CarnaBrumado: Aguiberto aposta no sucesso da festa O prefeito disse que agora será um carnaval pra valer. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O carnaval de Brumado acontece durante cinco dias e terá início nesta sexta-feira (28). Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) falou sobre os preparativos finais e acerca da expectativa para a festa. Para ele, a folia, que é uma tradição na cidade, está sendo retomada. “Agora será um carnaval pra valer”, garantiu Aguiberto, apostando que o primeiro carnaval de sua gestão será um sucesso. O gestor convidou a todos os brumadenses e visitantes da região e dos demais estados para participarem da folia, que, segundo ele, será uma festa bonita e segura. Nesse aspecto, ele lembrou que o circuito é fechado, totalmente monitorado e vigiado pelas polícias civil e militar, além da presença de seguranças particulares.

Brumado: Prefeitura realiza audiência pública de responsabilidade fiscal do 3º quadrimestre de 2013 Segundo o secretário da Fazenda, João Ribeiro, o momento financeiro do município é de tranquilidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma audiência pública de responsabilidade fiscal referente ao 3º quadrimestre de 2013 foi realizada pela prefeitura nesta semana. Presidida pelo secretário de Finanças, João Ribeiro, a audiência, cuja realização é obrigatória, visa demonstrar a transparência da instituição ao público. Para Ribeiro, a audiência é uma oportunidade de explicar para a população mais detalhadamente como a prefeitura se comportou diante do cumprimento das metas fiscais. O secretário esclareceu ao Brumado Notícias que, hoje, a dívida do município está controlada e que irá ser paga. “Nós assumimos o compromisso com a Receita Federal de que ela já pode deduzir a parcela devida todo mês na nossa receita”, informou ele. Sobre as finanças do município, Ribeiro disse que, atualmente, Brumado ocupa uma posição de destaque no que diz respeito a controle financeiro. “O momento financeiro do município é de tranquilidade”, assegurou o secretário.

Segundo informações do Jornal da Band, centenas de moradores do sul da Bahia eram coagidos a fazer cadastro na Funai (Fundação Nacional de Índios) como se fossem índios para engrossar invasões de terra na região, que vive um conflito permanente por causa da expulsão de agricultores dessas propriedades. A fraude criou uma tribo de falsos indígenas. Há quatro anos, a Funai demarcou uma área de quase 50 mil hectares que abrange três municípios, os quais se localizam em uma região conhecida como Costa do Cacau e do Dendê. De acordo com o Jornal da Band, mais de 100 propriedades já foram invadidas por grupos armados liderados por caciques que se dizem índios Tupinambá. Para aumentar o número de invasores, os “caciques” forjam cadastros de não índios. Em bairros da periferia de Ilhéus a lista já passa de oito mil. Depois do escândalo, mais de 300 pessoas procuraram voluntariamente a Funai para se descadastrar. O caso está sendo investigado.

Brumado: Trio da Huanna, Lordão, Mão Branca e Cacau com Leite no Forró do Sítio Novo 2014 O evento será realizado no dia 14 de junho na Fazenda Sítio Novo.

A melhor festa de forró do sudoeste baiano acontece no dia 14 de junho, em Brumado. O Forró do Sítio Novo promete agitar a cidade e região. Serão dois palcos, quatro super atrações e bebida e comida à vontade. Trio da Huanna, Lordão, Edgar Mão Branca e Cacau com Leite vão fazer do seu São João o melhor dos últimos tempos. Anote na agenda: dia 14 de junho de 2014, no Sítio Novo, você tem um encontro marcado com a alegria. A festa é realizada por Só Legal e Beto Bonely Produções.

Petistas organizam levantamento de propostas do Sertão Produtivo para programa de governo Membros do partido de Brumado participaram do encontro em Guanambi. (Foto: Divulgação).

Militantes políticos do Partido dos Trabalhadores (PT), do território Sertão Produtivo, organizaram um Grupo de Trabalho (GT) com o objetivo de fazer um levantamento das propostas e atividades do Programa de Governo Participativo 2014. A primeira reunião do grupo ocorreu na manhã do último sábado (22), em Guanambi, no sudoeste baiano. No encontro, que contou com pouco mais de 20 participantes, ficou estabelecido que após o Carnaval serão realizadas duas reuniões, em Caetité e em Brumado, com a finalidade de envolver o maior número possível de atores políticos no processo de levantamento de propostas. A reunião teve a participação do presidente do PT de Brumado, Luiz Frederico Rêgo, do vice-presidente da Executiva Municipal, José Luiz Ataíde, e do militante Jorge Soares Silva, representando o Diretório de Brumado.

CarnaBrumado: Ruas e avenidas que integram o circuito serão interditadas hoje (27) A folia terá início amanhã (28). (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Amanhã, dia 28 de fevereiro, tem início a maior festa popular da cidade de Brumado: o Carnaval. Neste ano, a Comissão Organizadora da folia tem dado especial atenção a infraestrutura e logística do evento. Por isso, dando sequência as ações de estruturação, a comissão informa que todas as ruas e avenidas que integram o circuito da festa serão fechadas na manhã desta quinta-feira (27). Os motoristas e motociclistas devem ficar atentos e procurar rotas alternativas, evitando assim maiores transtornos.

Marquinho Viana e prefeitos participam de audiência com o secretário de Educação da Bahia Os gestores de Ituaçu e Contendas do Sincorá fizeram reivindicações para melhor a educação nos municípios. (Foto: Divulgação).

Acompanhado dos prefeitos das cidades de Ituaçu e de Contendas do Sincorá, o deputado Marquinho Viana (PV) participou de uma audiência com o secretário da Educação, Osvaldo Barreto. Na oportunidade, o prefeito de Ituaçu solicitou a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica para financiar o transporte escolar dos alunos do Ensino Médio da cidade. Já o gestor do município de Contendas do Sincorá pediu a ampliação das escolas de Ensino Médio dos distritos de Tranqueiras e Laje.

Brumado: Kabana Natural inaugura filial no centro da cidade A nova loja está localizada na Rua Coronel Tibério Meira, próximo à Madeireira Real. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Para melhor atender a sua clientela, o Kabana Natural, o seu espaço do Açaí em Brumado, acaba de inaugurar uma filial na Rua Coronel Tibério Meira, próximo à Madeireira Real, no centro da cidade. O Kabana Natural 2 mantém o mesmo padrão de atendimento e qualidade da matriz. Com um espaço que mistura elementos rústicos e modernos, o Kabana oferece a seus clientes mais uma opção para saborear um delicioso e cremoso açaí. Agora, a sua ida ao centro comercial da cidade pode ser mais saborosa. Neste carnaval, dê uma passadinha no Kabana Natural 2 e se alimente com qualidade e saúde.

Brumado: Kabana Natural inaugura filial no centro da cidade O Kabana Natural 2 mantém o mesmo padrão de atendimento e qualidade da matriz. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).
Brumado: Operários encontram iguana em obras do Minha Casa, Minha Vida O animal foi localizado nos residenciais Brisas I e II. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma iguana de quase dois metros foi encontrada à margem do Rio do Antônio, nas obras de construção dos residenciais Brisas I e II, do programa Minha Casa, Minha Vida, em Brumado. O secretário de Meio Ambiente, Frederico Neves, e o coordenador de fiscalização ambiental, Daílton Moreira, estiveram no local e encaminharam a iguana até uma área de preservação ambiental da Magnesita, localizada na Serra das Éguas. 

Brumado: Operários encontram iguana em obras do Minha Casa, Minha Vida O animal foi solto na área de preservação ambiental da mineradora Magnesita. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O aparecimento do animal no município causou estranheza aos ambientalistas, pois a espécie não é nativa da região. A suspeita é de que o mesmo possa ter chegado à cidade no período da enchente do rio, no final do mês de dezembro do ano passado. O secretário Frederico Neves disse ao site Brumado Notícias que o local mais próximo onde há registro do animal é na cidade de Dom Basílio, às margens do Rio Brumado. A expectativa agora é de que a iguana venha a se adaptar ao novo ambiente onde foi solto.

Brumado: Operários encontram iguana em obras do Minha Casa, Minha Vida A expectativa agora é de que a iguana venha a se adaptar ao novo ambiente onde foi solto.
Brumado: Lavrador teve capacete furtado no Hospital Magalhães Neto O homem foi proibido de entrar no local com o objeto que desapareceu na antiga recepção do local. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Um lavrador residente no Bairro Baraúnas, em Brumado, compareceu à delegacia local para registrar queixa contra o Hospital Professor Magalhães Neto. O homem contou ao Brumado Notícias que na última terça-feira (25) esteve na unidade hospitalar para visitar um parente que está internado no local. Assim que chegou na antiga recepção foi informado de que não poderia entrar com o capacete. Ele então teria deixado o capacete na recepção, mas ao retornar da visita não encontrou mais o objeto. “Fui obrigado a ligar para meu cunhado para que ele me trouxesse outro capacete, senão eu não poderia ir embora com a moto. Espero que o hospital venha a me ressarcir, pois eu não pude entrar com o capacete, portanto, a vigilância tinha por obrigação preservar o meu pertence”, reclamou o homem.

CarnaBrumado: Horários de apresentação das bandas foram divulgados O bloco Chão da Praça será uma das grandes atrações da folia momesca na cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A programação completa do carnaval de Brumado acaba de ser divulgada. As bandas que se apresentarão na folia, os respectivos horários e a ordem de apresentação de cada artista estão relacionados em um cronograma divulgado pela Comissão Organizadora do Carnaval. Clique aqui e aqui e confira a programação completa. 

Iuiú: TCM aprova contas de 2012 do ex-prefeito Reinaldo Góes Em Salvador, o ex-gestor agradeceu o apoio da deputada estadual Ivana Bastos (PSD) durante sua gestão. (Foto: Divulgação).

As contas do ex-prefeito do município de Iuiú, Reinaldo Góes, referentes ao ano de 2012, foram aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O ex-gestor disse que a aprovação representa a certificação do trabalho realizado por ele em prol da cidade. Ele agradeceu o apoio da deputada estadual Ivana Bastos (PSD) durante sua gestão. “Não tenho palavras para agradecer a esta grande amiga pela força, empenho e o importante apoio dispensado a mim nesta luta, na qual a justiça prevaleceu”, ressaltou. Para Bastos, o parecer positivo do TCM é resultado do trabalho honrado do ex-prefeito. Entre os benefícios e obras conquistados por Góes durante seu governo estão a pavimentação asfáltica, reforma de praças, parque infantil, e a aquisição de ônibus escolar.

Serasa: Empresas começam o ano com alta na inadimplência Os cheques sem fundos tiveram alta de 7%. (Foto: Agência Brasil).

Na comparação com dezembro do ano passado, a inadimplência das empresas aumentou 11,3% em janeiro deste ano. A informação foi publicada pelo Serasa Experian. Na variação anual, houve alta de 11,1%. Segundo especialistas no assunto, a alta é resultado do aumento da inadimplência dos consumidores durante o mês passado e da elevação do custo financeiro das empresas. De acordo com o Serasa, os títulos protestados aumentaram 49,3%; as dívidas não bancárias cresceram 1,7%; e os cheques sem fundos tiveram alta de 7%. As informações são da Agência Brasil.

Brasil está entre os sete países com maior número de adolescentes grávidas A informação foi publicada em relatório anual do Fundo de População das Nações Unidas. (Foto: Foto: Thinkstock/GettyImages).

O Brasil é um dos países com maior número de adolescentes grávidas no mundo. A informação foi publicada em relatório anual do Fundo de População das Nações Unidas. Segundo o documento, mais de 95% dos nascimentos de filhos de mães adolescentes ocorrem em países em desenvolvimento. de acorco com a Agência Brasil, desse total, 50% se concentram em 7 países e o Brasil é um deles. Para mudança do quadro, representante do Fundo de População das Nações Unidas diz que é preciso mais investimentos em políticas públicas, em educação e mais diálogo dentro do núcleo familiar.

CarnaBrumado: Comissão acompanha preparativos no corredor da folia e dá boas-vindas aos foliões Segundo a comissão organizadora todos estão trabalhando incansavelmente, a fim de preparar uma festa ímpar para os brumadenses e visitantes. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Faltam apenas dois dias para o início do carnaval de Brumado. Nos últimos dias, a Comissão Organizadora do Carnaval no município vem acompanhando atentamente os preparativos finais no corredor da folia. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o presidente da comissão, Miguel Lima Dias, falou sobre o evento. Dias destacou o trabalho da comissão, que, segundo ele, tem trabalhado incansavelmente, principalmente nos últimos 30 dias, a fim de preparar uma festa ímpar para os brumadenses e visitantes. “Essa comissão foi escolhida criteriosamente pelo prefeito e, graças a Deus, está tudo sob controle para o início da festa”, disse o presidente. Dias também falou sobre a segurança do evento, a qual conta com 30 câmeras de monitoramento, e sobre o investimento que tem sido realizado na festa. Para ele, a festa é um investimento para Brumado, tendo em vista o retorno financeiro para a economia local. Por fim, o presidente convidou a todos para comparecerem à folia. “Venham que vocês não irão se arrepender. Os brumadenses estão de braços abertos para receber os visitantes”, concluiu Miguel.

Brumado: Camarote central fará festa solidária no carnaval 2014 Os passaportes podem ser adquiridos nos pontos de vendas autorizados. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No intuito de auxiliar a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o Rotary Clube de Brumado está promovendo uma campanha solidária neste carnaval. Nesse sentido, a verba obtida com as vendas dos ingressos do camarote central será revertida para a instituição. O camarote conta com sete atrações e open bar. A expectativa é de que a comunidade atenda ao apelo de colaborar com a Apae, que já foi arrombada diversas vezes. O dinheiro será aplicado justamente na melhoria da segurança do local. O presidente do Rotary Clube, Tadeu Lima, apela para as pessoas abraçarem a causa. “Abrace a nossa causa, tenha alegra neste carnaval e mais alegria ainda depois em saber que você contribuiu com muitas crianças especiais de nossa cidade. Venha para o nosso camarote solidário e ajude-nos e melhorar a Apae”, reforçou ele ao site Brumado Notícias. Os passaportes podem ser adquiridos nos pontos de vendas autorizados.

Brumado: Entupimento na rede de escoamento pluvial causa transtorno na praça da prefeitura A via teve de ser interditada para a execução da obra. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma equipe de operários está trabalhando na via entre o Cemitério Senhor do Bonfim e a Praça Coronel Zeca Leite no intuito de desobstruir uma rede de escoamento pluvial. Durante vários dias, o entupimento provocou desperdício de água, a qual jorrava pelas ruas do centro da cidade. Os operários que prestam serviço para a prefeitura esclareceram ao site Brumado Notícias que foi necessário trocar as manilhas, pois as anteriores foram danificadas pelas raízes das árvores. A via teve de ser interditada para a execução da obra. A Secretaria de Infraestrutura informou que antes do carnaval o trabalho terá sido concluído.

Brumado: Peto apreende 70 pedras de crack que eram comercializadas no Dr. Juracy A polícia intensifica as ações na cidade com o intuito de tirar de circulação drogas e armas de fogo. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em uma ronda de rotina, uma guarnição do Pelotão Especial da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), coordenada pelo Tenente Arão, flagrou um jovem comercializando drogas na Rua Maria Quitéria, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado, na manhã desta quarta-feira (26). O elemento foi encaminhado à delegacia. Com ele, foram encontradas 70 pedrinhas de crack já embaladas em papel alumínio, uma trouxinha de maconha, celulares e R$ 40 em espécie. O Tenente disse ao site Brumado Notícias que, com a proximidade do carnaval, desde o início da semana, a polícia vem intensificando as ações na cidade com o intuito de tirar de circulação drogas e armas de fogo. 

Brumado: Vereador Agno Meira entrega pauta de reivindicações ao prefeito Aguiberto Lima Dias O parlamentar foi ao gabinete do chefe do executivo para conquistar demandas dos bairros São Félix, Malhada Branca, Jardim de Alah, Esmeralda e Urbis. (Foto: Divulgação).

O vereador Agno Meira (PCdoB) ainda está comemorando a conquista do sistema simplificado de abastecimento de água para a comunidade de Araponga. Através de solicitações encaminhadas à Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia, o parlamentar conseguiu a autorização para construção do sistema, que é de suma importância para a população da comunidade. Dando continuidade ao trabalho de buscar junto às autoridades competentes a efetivação de obras que representam a melhoria da qualidade de vida das pessoas, Meira esteve com o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SDD), ocasião em que entregou a ele uma pauta de reivindicações, entre as quais demandas dos bairros São Félix, Malhada Branca, Jardim de Alah, Esmeralda e Urbis. 

Brumado: Novas entidades aderem ao movimento em prol da reinstalação da defensoria pública A comissão também enviará um ofício ao governo do estado informando as dificuldades enfrentadas pela população. (Foto: Divulgação).

Na manhã da última terça-feira (25), a comissão formada em defesa da reinstalação da unidade da Defensoria Pública em Brumado se reuniu a fim de avaliar os atos praticados até o momento. No encontro, a comissão decidiu pelo encaminhamento de um ofício ao governo do estado informando sobre a remoção da defensoria do município e sobre as dificuldades que a população vem enfrentando em razão da ausência do órgão no município. O documento será encaminhado com a assinatura de todos os componentes da comissão. Estes esperaram que até o dia 26 de março, quando se completa um ano da retirada da defensoria da cidade, a situação seja solucionada. A Comissão agora também incorporará em sua pauta a luta pela instalação de mais varas cíveis em Brumado. Novos membros se juntaram à comissão: o Sindicato dos Mineradores da Microrregião de Brumado; a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Brumado e a Associação de Moradores do Bairro Dr. Juracy Pires Gomes. 

No próximo dia 27, uma reunião será realizada pelo Sindicato dos Lojistas da Bahia (Sindilojas), no auditório da Semac, em Brumado. O delegado distrital Orlando Gomes convoca a todos os comerciantes, e empresários no ramo comercial de Brumado e região para o evento, que, segundo ele, é de fundamental importância para decidir interesses da categoria. A pauta da reunião será a Convenção Coletiva dos Comerciários para o biênio 2014/2015.

Arquivo