Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
02/2016
fechar

Grandes filas marcam novamente início das matrículas na rede municipal de ensino em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Como em todos os anos, pais e alunos formaram grandes filas nas portas das escolas municipais de Brumado a fim de garantirem uma vaga para o ano letivo. As matrículas foram iniciadas na manhã desta segunda-feira (1º), mas as filas já estavam formadas desde à tarde do último sábado (30). A secretária municipal de educação, Acácia Gondim, informou ao site Brumado Notícias que o município disponibiliza vagas suficientes para atender toda a demanda, tanto na sede quanto nas comunidades rurais. No entanto, segundo ela, as filas se formam devido à preferência dos pais e alunos por determinadas escolas e turnos. Uma mãe que buscava garantir a vaga do seu filho disse a nossa reportagem que a maioria dos pais quer uma vaga no período matutino. “Dou preferência para que meu filho estude pela manhã, pois já comprovamos que nesse período ele tem melhor poder de concentração e aproveitamento na sala de aula. É um período em que a mente está mais descansada e armazenando mais informações do dia, então que seja aproveitado com o aprendizado da escola. Passo a noite na fila para garantir um melhor estudo para meu filho”, disse. A secretária acrescentou ainda que por conta da greve dos professores o ano letivo de 2015 só terminou no dia 23 de janeiro. Diante disso, o calendário letivo municipal desse ano começará no dia 1º de março. Já a semana da jornada pedagógica será iniciada no dia 25 de fevereiro.

Contrate os serviços da 3 MD Projetos e Topografia

Já conhece a 3 MD Projetos e Topografia? A empresa disponibiliza diversos serviços, como levantamentos planimétrico e planialtimétrico; locação de obras; desdobro; desmembramento; remembramento; retificação de registro; loteamento; averbação de imóveis; cálculo de corte e aterro (volume); georreferenciamento de imóveis rurais; cadastro ambiental rural (car); perícia técnica; confecção de plantas topográficas; consultoria em segurança do trabalho; e treinamento das normas regulamentadoras. Para contratar os serviços da empresa, através do Engenheiro de Minas e Segurança do Trabalho Michael Leite Fortes, você pode mandar um e-mail para [email protected] ou ligar nos números: 077-99143-7119 (Tim); 031- 98741-4173 (Oi); 037-99843-1911 (Vivo - WhatsApp).

Brumado: Superintendência de Trânsito faz teste com moderno conjunto semafórico Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Durante o último final de semana foi instalada uma peça de um moderno conjunto semafórico na Rua Coronel Tibério Meira, no centro de Brumado. O equipamento está em fase de testes e por isso ainda não está licitado, porém já está na sede da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) desde o mês de novembro de 2015. O aparelho traz informações digitalizadas aos condutores, como contagem de tempo e transmissão de horas. Clidemar Amorim Risério, superintendente de trânsito, informou ao site Brumado Notícias que está avaliando a viabilidade do equipamento para apresentar um relatório à administração a fim de que seja feita sua licitação. Ele não especificou quantos conjuntos serão substituídos, caso o mesmo seja aprovado.

IPI sobre cigarros terá aumento em maio Foto: Reprodução

O decreto publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira (29) traz algumas mudanças na Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (Tipi). Uma delas determina aumento da tributação sobre cigarros a partir de maio. A alíquota atual, de 60%, valerá até 30 de abril, subindo para 63,3% a partir de 1º de maio, e depois terá nova alta em 1º de dezembro, para 66,7%. A medida afeta os preços do maço, box e vintena dos produtos. O decreto também excluiu chocolates, sorvetes, além de fumo picado, desfiado, migado ou em pó, não destinado a cachimbos, e o fumo em corda ou em rolo, do regime tributário pelo qual tinham o IPI calculado com base em Bônus do Tesouro Nacional (BTN). Pelo novo texto, esses produtos agora "passam a sujeitar-se à base de cálculo que lhes é atribuída nas regras gerais da legislação do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e à alíquota prevista na Tipi".

Brumado: Prefeito volta a cobrar do governador Rui Costa ações urgentes para a cidade Foto: Divulgação

No último sábado (29), o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) esteve em Guanambi recepcionando o governador Rui Costa (PT) em sua visita à cidade. Na oportunidade, o gestor voltou a cobrar do chefe do executivo estadual algumas demandas importantes para o município de Brumado, com foco na questão da decretação do Estado de Emergência e da liberação de verbas para a reconstrução da infraestrutura urbana afetada pelas chuvas. Aguiberto conseguiu ter uma rápida conversa com Rui Costa, mesmo em meio à forte movimentação. O prefeito fez questão de frisar que todos os relatórios e dados levantados já estão sendo passados à Secretaria Estadual de Infraestrutura, o que facilitaria o atendimento das demandas. Os prejuízos ao município ultrapassam os R$ 5 milhões. O prefeito aproveitou para cobrar novamente as duas obras mais urgentes para o município, que são a construção do sistema de esgotamento sanitário e a segunda etapa da Barragem de Cristalândia. “Fizemos questão de ir a Guanambi falar com o governador e fazer essas cobranças. Demos uma atenção especial à questão da decretação do estado de emergência por causa dos estragos feitos pelas últimas chuvas, pois precisamos de recursos para que as obras de reconstrução de boa parte da infraestrutura de nossa cidade sejam realizadas. Também tocamos novamente na questão do esgotamento sanitário, que hoje é a obra mais urgente que temos, pois somente com isso poderemos ter a recuperação plena da infraestrutura urbana de Brumado e materializar o projeto da pavimentação asfáltica de nossa cidade”, disse o prefeito. Segundo ele, o governador se mostrou sensível aos pleitos, dizendo que irá se empenhar para que os mesmos possam ser atendidos.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou 9951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Foliões não aprovam programação do carnaval de Rio de Contas

Na última sexta-feira (29), a Secretaria de Turismo de Rio de Contas divulgou a grade de atrações do Carnaval 2016. O evento acontece entre os dias 06 e 09 de fevereiro e contará com as seguintes apresentações: A dominadora, Betão e Banda, D’Juamba, Sem Limite, Novo Kit, Tops do Baile, o Fann Estourado, Pegada de Africano, Maderada do Arrocha, Renan Moreira, Neide Vital, Afro Samba, Rapazoni, Afro Samba e Banda Batukerê - Sopro: Amigos do Rosalino, Grupo Panela de Barro e Recordação. Grande parte dos foliões não aprovou a programação e fez críticas nas redes sociais. Nelas, os foliões reclamam que a festa merecia atrações melhores, tendo em vista que o carnaval de Rio de Contas é uma festa de peso, que atrai foliões de todo país. Em paralelo à festa pública acontece a festa privada “Rio de Contas Indoor”, na Praça do Landim, organizada pelo mesmo secretário gestor do Carnaval, João Carlos Souto, em parceria com uma empresa de Vitória da Conquista. Na festa, os foliões dizem que as atrações são melhores e sua grade já vinha sendo amplamente divulgada desde o início do mês. Segundo o advogado Danilo Moreira, já existe uma ação popular denunciando supostas irregularidades, entre as quais suposta facilitação de liberação da praça pública a particulares para realização de eventos privados. As informações são do L12 Notícias.

Comunidade CARP promove Kairós de Carnaval em Brumado

No dia 7 de fevereiro, a Comunidade CARP - Comunidade de Adoradores e Resgate da Paz realiza o Kairós de Carnaval. Será um dia de oração e louvor no auditório do Colégio Nice Públio, a partir de 9h. A entrada é gratuita e toda comunidade pode participar. No local, haverá praça de alimentação com venda de lanches e almoço. Celebre o carnaval com toda sua família no Kairós de Carnaval.

Alessandro Lôbo diz que não há como gerir Brumado sem planejamento e sem a parceria da sociedade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Brumado, Alessandro Lôbo (PSL) lançou no mês passado a sua pré-candidatura à prefeitura de Brumado. Em entrevista ao Jornal do Sudoeste, Lôbo disse que não há como administrar a cidade de Brumado sem planejamento e sem a parceria da sociedade. “Essa é a forma ideal para que a Administração Pública possa fazer com que a população seja parceira e, por consequência, as políticas públicas efetivamente beneficiem a coletividade”, destacou ele. O vereador afirmou que este foi o modelo de gestão que implementou na presidência do Legislativo, assegurando o pleno funcionamento da Casa sem comprometimento do erário. “No final do ano, em meio à grave crise enfrentada pelo setor de Saúde Pública do município, a Câmara Municipal teve condições de contribuir com a Prefeitura disponibilizando recursos para serem aplicados na área da Saúde”, citou Lôbo. Para o vereador, sem planejamento não há a menor possibilidade de sucesso em qualquer gestão, seja pública ou privada.

Marque uma avaliação na Clínica Luiza Feres e conheça o método 5S

Quer perder peso e resgatar o seu peso ideal, sua autoestima e qualidade de vida? Então, marque agora mesmo uma avaliação na Clínica Luiza Feres. O método 5S consiste na associação de 5 técnicas já consagradas e comprovadas cientificamente. Uma vez reunidas e aplicadas com ciência e ética traz resultados na saúde e estética do paciente. Em Brumado, a Clínica Luiza Feres oferece esse tratamento revolucionário, solução para a obesidade e o sobrepeso. A fisioterapeuta Luiza Feres está habilitada a realizar esse método em Brumado e região. Marque a sua avaliação gratuita e saiba mais sobre esse método e suas vantagens. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 99962-3010/ 99997-3200.

Livramento de Nossa Senhora já paga piso salarial dos professores, diz prefeito Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com anúncio feito pelo prefeito Paulo César Cardoso Azevedo (PRP), o Dr. Paulo, a cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, pagou na última sexta-feira (29) o novo piso salarial dos professores, que é de R$ 2.135,64, ou seja, o equivalente a um aumento de R$ 11,36% - o salário base anteriormente era de R$ 1.917,78. Além de pagar os professores, a prefeitura também pagou todo pessoal de apoio da educação com o novo salário mínimo. Apesar da crise econômica pela qual atravessa os municípios do país, a prefeitura de Livramento reforça a política de valorização dos profissionais da educação. Em contrapartida, ainda tem cidades do interior do estado com atraso de mais de três meses no pagamento dos salários dos professores. Dr. Paulo informou ao site Brumado Notícias, que desde o ano passado, a cidade é a primeira da Bahia a pagar o piso salarial. O prefeito garantiu que o novo piso já foi depositado na Caixa Econômica Federal (CEF).

Livramento: Em ritmo de carnaval antecipado, Emerson e Carlão buscam união visando 2016 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, está realizando o carnaval antecipado, mas, enquanto uns estão curtindo a folia patrocinada pela prefeitura local, dois grandes caciques se reuniram neste domingo (31). Segundo apurou o site Brumado Notícias, os ex-prefeitos Carlos Roberto Souto Batista (PSD), o Carlão, e Emerson José Osório Pimentel Leal (PDT) tiveram um longo bate papo e discutiram as eleições 2016 da terra da manga e do maracujá. Emerson Leal estaria insatisfeito com algumas movimentações do aliado e atual prefeito, Paulo César Cardoso de Azevedo (PRP), o Dr. Paulo, e por isso já procurou Carlão para selar a paz, esquecer que já foram adversários em diversos pleitos e firmar apoio para as próximas eleições. Recentemente, publicamos a ida do vereador Aparecido Lima (PSD), o Cidão Aracatu, para a bancada situacionista. Cidão era ferrenho opositor do atual chefe do executivo. A nossa reportagem falou com Carlos Souto, que está em plantão médico na cidade de Guanambi. Ele confirmou uma conversa com Emerson. “Queremos o melhor para Livramento. Do jeito que está não pode”, disse. Leal também afirmou que está dialogando com Carlão. “Política é a arte do diálogo, da conversa. Eu tenho a responsabilidade de liderar um grupo há muitos anos, assim como Dr. Carlos. O fato de sermos adversários não significa que somos inimigos. Temos conversado no sentido de uma solução melhor para o nosso município, inclusive reunindo também com o atual prefeito, Dr. Paulo, que é amigo nosso”. Caso conclua a aliança para o pleito de 2016, a política de Livramento de Nossa Senhora promete ser uma das mais acirradas de sua história, já que o atual gestor poderia ficar isolado e ainda enfrentar diversas dificuldades no legislativo local.

Arquivo