Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "02/2018"

28 Fev 2018 - 17:30h

A Prefeitura de Caculé, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Saneamento, iniciou os trabalhos para a pavimentação asfáltica no Bairro São José,que será realizada com recursos próprios. O compromisso feito com os moradores do bairro será concretizado, levando mais conforto aos populares. Outros bairros já foram pavimentados, como Jureminha, Deraldo Félix (Rodoviária), Alto do Cruzeiro, Lagoa de Cima e Estação. A obra deverá ser concluída em abril de 2018. Segundo a prefeitura, outros bairros receberão o asfaltamento neste ano.

28 Fev 2018 - 17:00h

Delegado e investigadores da Polícia Civil, lotados na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior, apuram as denúncias acerca de um idoso de 70 anos que teria se apresentado como médico e utilizado um talão de cheques de uma pessoa que já morreu para comprar no comércio de Brumado. Com as imagens do circuito interno de segurança de uma loja que foi alvo do suposto golpista, agora tratado como “vovô do crime”, a polícia tenta elucidar o caso. O site Achei Sudoeste apurou que em uma das lojas o criminoso teria comprado uma máquina de lavar roupas no valor de R$ 2.370,00 usando um cheque no nome de Renato Silva de Oliveira Pantoja. Ao tentar depositar o valor, o comerciante foi informado na agência bancária que o titular do cheques já havia falecido. De acordo com a polícia, o idoso teria dito que atua na cidade de Dom Basílio, o que está sendo devidamente apurado.

28 Fev 2018 - 16:30h

Dando continuidade ao plano de capacitação dos usuários do sistema de gestão escolar Paulo Freire, a equipe da WSouza Sistemas está realizando a capacitação dos secretários em toda a rede municipal de educação de Brumado. Nos próximos dias, será liberado o acesso online aos pais dos alunos da rede municipal de ensino, permitindo aos mesmos acompanhar a vida escolar de seus filhos e ainda enviar mensagens para os professores.

28 Fev 2018 - 16:00h

Na última terça-feira (27), um jacaré invadiu uma casa na Rua Rodrigues Ferreira Neves, no Bairro Lagoa de Cima, em Caculé, a 105 km de Brumado. Os moradores ficaram bastante assustados quando se depararam com o animal. O aparecimento de jacarés nas imediações tem preocupado os moradores do bairro. Os jacarés são da espécie papo-amarelo, que é ameaçada de extinção. A maioria vive na Lagoa Manoel Caculé, mas, com as chuvas dos últimos dias, os animais têm sido vistos em toda parte.

28 Fev 2018 - 15:30h

Natural da cidade de Panorama, em São Paulo, que faz divisa com o estado do Mato Grosso, o escritor Salvador Miranda, hoje residente no município de Rio da Antônio, na Bahia, está lançando seu novo livro intitulado “Sem Medo - Como a coragem mudou minha vida”. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o escritor disse que o livro de ficção retrata a vida de um jovem analfabeto, que aos 18 anos se motiva a estudar para se tornar médico. “É um livro motivacional que vai ajudar muitos leitores a elevar sua autoestima e aprender a superar seus medos e desafios”, resumiu o escritor. Cadeirante há 23 anos após um grave acidente, Salvador já lançou um livro polêmico em que falou sobre a vida dos cadeirantes e as dificuldades impostas pela falta de acessibilidade. Salvador está viajando pela região apresentando seu trabalho e espera alcançar um grande público com a publicação.

28 Fev 2018 - 15:00h

Na última semana, a Secretaria Municipal de Infraestrutura realizou uma série de serviços em prol da cidade de Brumado. Entre os trabalhos realizados estão: rebaixamento para pavimentação na Rua José Souza Lima e Silvino Souza Moura, no Bairro Olhos D’água, manutenção na galeria do Bairro Dr. Juracy, aterro na Avenida Lindolfo Brito, manutenção no Riacho do Bate Pé e no canal da Rua Padre Cícero e rebaixamento na área do Ifba. Na zona rural, a Prefeitura Municipal tem promovido melhorias visando uma melhor qualidade de vida para os cidadãos. Entre estes, pode-se destacar: patrolamento na Extrema Sítio São José e Estrada Arrecife - Piabinha, manutenção na Boa Sorte, no Ariri, no Quixaba, na Casa Nova, na Cruz, no Baixão, na Lagoa do Mato e na Lagoa da Panela e aterro nas galerias na estrada de Jacaré e Várzea de Areia. Além disso, diversas outras localizações serão contempladas com reformas, construções e trabalhos.

28 Fev 2018 - 14:30h

A Milta Calçados e Confecções está com uma promoção imperdível. São descontos de 30%, 40% e 50% em diversos itens da loja. Tem calçados e vestuário para todos os gostos e estilos. Não perca essa chance e passe agora mesmo na Rua Barão de Vila Velha, 117, no Bairro das Flores, para conferir de perto todos os produtos em promoção.  Para maiores informações, ligue: (77) 3441-1758 / 99958-6929.

28 Fev 2018 - 14:15h

O juiz Antônio Carlos do Espírito Santo Filho, da 93ª Zona Eleitoral, proferiu sentença condenando aliados do ex-candidato a prefeito derrotado em Caculé, Pedro Dias da Silva (PRTB), o Pedrão, nas eleições 2016. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a multa aplicada foi no valor de R$ 53025,00, em razão de divulgação de pesquisa eleitoral sem o devido registro, na qual Pedrão, candidato à época aparecia na frente das intenções de votos. A representação na justiça foi protocolada ainda no período eleitoral, pela coligação encabeçada pelo prefeito eleito no pleito municipal, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona. Apesar da condenação, a sentença ainda cabe recurso no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

28 Fev 2018 - 14:00h

O caculeense Luciano Gilberto, conhecido como Gil, vem sendo destaque no Youtube. Em seu canal com mais de 100 mil inscritos, ele produz vídeos voltados para área da Botânica, além de compartilhar diversas experiências científicas. Através dos vídeos, Gil orienta seus inscritos a manusear plantas de diversas espécies. De acordo com o Sertão em Dia, em um vídeo publicado em seu canal, o youtuber agradece os 124 mil inscritos.

28 Fev 2018 - 12:30h

No último domingo (25), foi realizado o lançamento do Programa Esporte e lazer na Cidade (PELC) em Brumado. O projeto é uma parceria do Sindicato dos Mineradores - Sindmine com o Governo do Estado, através da Superintendência de Desportos do Estado (Sudesb), com o apoio da prefeitura municipal. O objetivo é proporcionar aos participantes atividades esportivas, culturais, recreativas e de lazer, atendendo pessoas com ou sem deficiência, sócios e não sócios, buscando estimular a convivência, bem como a inclusão social. O projeto, que tem cerca de 300 pessoas já cadastradas, ainda tem vagas para inscrição de novos adeptos. As modalidades contempladas são danças rítmicas, ginástica, baleado, vôlei, handebol e futsal. Estiveram presentes no ato de lançamento, além da diretoria do Sindmine, coordenada pelo presidente Édio Pereira, vereadores, o prefeito Eduardo Vasconcelos, o deputado federal Daniel Almeida, que garantiu a implantação do projeto no município, bem como centenas de participantes do projeto.

28 Fev 2018 - 12:00h

Já se encontra em atividade a Colmeia, Casa de Abrigo de Brumado, uma instituição filantrópica amparada pela Associação e Projeto Criança Feliz, comunidade Batista e colaboradores. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Pastor Ângelo Mário explicou que a Colmeia tem o objetivo de abrigar pacientes em tratamento nas Unidades de Terapia Intensiva - UTI adulto e neonatal, no Hospital Professor Magalhães Neto. O pastor disse que a ideia nasceu de alguns munícipes que receberam apoio em uma casa de amparo durante tratamento na cidade de Itapetinga. Comovidos com a ação voluntária, eles se uniram para ofertar o mesmo suporte às famílias de outras cidades que são atendidas na UTI em Brumado. A casa de amparo tem capacidade para receber 10 pacientes, com dois acompanhantes cada. A assistente social Leila Queiroz esclareceu que para o funcionamento da casa foi feito todo um aparato legal e os pacientes são indicados para a Colmeia através de uma triagem realizada no próprio hospital. “O amparo é para quem não tem condições de custear um quarto em um hotel, pousada ou alojamento”, explicou a assistente social. Queiroz esclareceu ainda que a casa é mantida por doações voluntárias que cobrem as despesas de aluguel, água e luz. Já a parte de limpeza e alimentação fica a cargo dos abrigados - em caso de os mesmos não possuírem condições para bancar a alimentação, são feitas doações. A casa recebeu toda mobília necessária para hospedar os pacientes com seus acompanhantes. Embora a Colmeia já esteja de portas abertas há pouco mais de um mês, a colaboradora Tatiane Teixeira relatou que a inauguração oficial acontecerá na próxima sexta-feira (2).

28 Fev 2018 - 11:30h

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária de março continuará na cor verde. Com a decisão, os consumidores completarão o terceiro mês sem precisar pagar a cobrança extra na conta de luz. A manutenção da tarifa na conta de luz indica que a situação nos reservatórios das usinas hidrelétricas continua a melhorar devido à volta das chuvas. Nos últimos meses do ano passado, por conta do baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas, houve cobrança extra na energia elétrica por meio das bandeiras. Isso acontece para aumentar os recursos e cobrir os custos extras com a produção de energia mais cara gerada pelas usinas termelétricas.

28 Fev 2018 - 11:00h

O mosaísta Léo Guenes realizou a 2ª Exposição de Arte Mosaicos no salão de eventos do Rotary Clube de Brumado, no final de semana. O artista apresentou a nova coleção de peças originais desenvolvidas através da arte abstrata e de figuras temáticas. A coleção agradou os amantes da boa arte moderna. Perfeccionista e atento aos detalhes, o mosaísta disse em entrevista ao site Achei Sudoeste que vem realizando as exposições com o objetivo de atrair o público e oferecer uma pausa na correria do cotidiano a fim de buscar refúgio no mosaico. “Viajo na natureza para buscar minhas inspirações, pois é da natureza que tudo tiramos. Quando estou em atividade mosaica ponho pra fora o que está no meu interior”, revelou o artista, que utiliza apenas cerâmicas, porcelanatos, peças de MDF e um alicate para produzir suas obras de arte.

Guenes considera que teve uma boa aceitação do público brumadense e já está planejando realizar oficinas de desenvolvimento de mosaicos na cidade. “Todo talento deve ser repassado. O dom me foi dado e não posso deixá-lo morrer em mim, tenho que repassá-lo nem que seja teoricamente”, disse o artista, que espera conseguir formar a primeira turma de mosaístas de Brumado. Com um estande no Mercado Municipal de Artes, ele vem divulgando suas obras ao público local e aos turistas que passam pelo município.

28 Fev 2018 - 10:30h

A Concretize Engenharia e Serviços dispõe de uma equipe especializada para execução de projetos arquitetônicos, estruturais, de combate a incêndio, SPDA, hidrossanitário, elétrico, de estruturas metálicas, além de execução e gerenciamento. Para conhecer mais o trabalho da empresa, faça uma visita ao escritório, localizado na Rua Teodoro Sampaio, 101, Centro, em Brumado, ou ligue (77) 99129-0499 ou (77) 99824-1861.

28 Fev 2018 - 10:00h

Durante seu programa institucional de rádio, que foi ao ar no último sábado (17), o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) cobrou dos comerciantes e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) mais dinâmica a fim de atrair o consumidor para o comércio local. A cobrança do prefeito veio logo após o mesmo anunciar a nova mesa diretora da CDL, que reconduziu o designer Manoel Messias à presidência. O gestor declarou que a Administração tem se empenhado em buscar recursos para estruturar da cidade com mais ofertas na área da saúde e educação, bem como a concussão do anel rodoviário interligando as BAs 148 e 262 à BR-030, ampliando a rótula comercial e fortalecendo o município como eixo rodoviário regional. “Já melhoramos em alguns aspectos, mais ainda temos mais a melhorar para apagar aquela sina de que o consumidor de Brumado sai para comprar em Vitória da Conquista, pois aqui ainda se tem a cultura de que o município vizinho oferta melhores condições de compra aos consumidores. Se conseguirmos convencer nossos munícipes a comprarem aqui, então vamos conseguir atrair também os consumidores de outras cidades vizinhas para comprarem em nosso comércio”, ponderou o prefeito.

28 Fev 2018 - 09:30h

Após reunião com os deputados que integram o grupo de oposição da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA), na terça-feira (27), foi definido que o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) assume a liderança da bancada, que até então era presidida por Leur Lomanto Júnior (MDB). Ribeiro reafirma a importância da função assumida na condução do grupo. “A decisão pelo meu nome foi de forma consensual e, desta forma, é como pretendemos direcionar os trabalhos, acordos e as decisões a favor da minoria da Casa e favor do interesse do grupo, a exemplo da proposta que ontem fizemos para a instalação de CPI para investigar supostas irregularidades na construção da Arena Fonte Nova”, salientou.

28 Fev 2018 - 09:00h

Através da Vigilância Epidemiológica, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Brumado promoveu nesta segunda-feira (26) e terça-feira (27) um mutirão de controle do calazar na Vila Presidente Vargas. Utilizando os kits de teste rápido, os agentes de endemias atenderam dezenas de animais. Foram feitas coletas de amostras a fim de fornecer os primeiros dados a respeito da saúde do animal. Em caso de confirmação da doença, o proprietário do cachorro aguardará uma reposta mais ampla das pesquisas realizadas em laboratório. Dos cerca de 50 cães examinados, apenas dois apresentaram dados positivos para o calazar, o que tranquilizou a comunidade local.

28 Fev 2018 - 08:30h

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten, sem lactose e açaí. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

28 Fev 2018 - 08:00h

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) ainda culpa o Ministério Público Estadual (MPE) pela expansão do abate clandestino de carne em Brumado. Em seu programa semanal de rádio que foi ao ar no último sábado (24), o gestor brumadense relembrou que, em 2005, o MPE mandou fechar o antigo matadouro, quando as obras do matadouro frigorífico ainda estavam em andamento. “Mesmo que não atendesse mais as exigências da Vigilância Sanitária, o local ao menos contava com inspeção e era azulejado, porém, com o fechamento, os proprietários e açougueiros foram obrigados a levar o gado para o abate fora. Por conta dos custos elevados que refletiriam no consumidor final, os mesmos regressaram ao abate no meio do mato, com a carne de consumo passando pela terra e até pelas fezes do animal antes de ir à mesa do consumidor”, disse o prefeito, destacando a dificuldade atual do matadouro frigorífico em se manter em funcionamento devido ao abate clandestino na cidade e região.

28 Fev 2018 - 07:30h

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

27 Fev 2018 - 16:00h

O maratonista brumadense Everton Bryan, o popular Avatar, ficou em terceiro lugar na Meia Maratona do Sertão Baiano, disputada no domingo (25), na cidade de Vitória da Conquista. A prova de 10 km reuniu dezenas de atletas da região sudoeste do estado. Avatar conseguiu superar grandes corredores já consagrados em maratonas regionais. “Foi uma prova de ritmo intenso que me exigiu muita resistência, pois tive de manter um pique elevado para permanecer no pelotão de frente até conseguir chegar entre os primeiros colocados. Valeu o desafio e agora é buscar superação nos treinos para as próximas batalhas”, disse o atleta ao site Achei Sudoeste.

27 Fev 2018 - 15:30h

Atendendo as solicitações dos moradores das comunidades de Espinho, Coelho, Mandacaru e Água Branca, o Governo de Caculé, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Saneamento, recuperou as estradas que ligam a cidade aos municípios citados. A ação tem como objetivo eliminar os buracos causados pelas enxurradas no período das chuvas, eliminando também as bancas de areias que dificultam o tráfego nas localidades.

27 Fev 2018 - 15:00h

A retirada do outdoor em apoio ao deputado federal e pré-candidato à presidência da república Jair Bolsonaro, que havia sido fixado na praça do estacionamento público do Mercado Municipal de Brumado, gerou muitos protestos nas redes sociais. Os apoiadores do presidenciável consideraram que a ação foi uma censura da Justiça Eleitoral. Nas manifestações, os seguidores do deputado justificaram que não havia campanha eleitoral no cartaz, apenas a imagem do político e algumas frases de efeito, o que não se pode configurar como campanha eleitoral antecipada. O outdoor foi fixado na tarde da última quinta-feira (22) e, já no final da tarde do dia seguinte, a justiça emitiu notificação com prazo de 48 horas para a retirada do mesmo, com multa de R$ 15 mil caso fosse descumprida a determinação. Um advogado da cidade também entrou com uma ação na justiça contra o grupo que assumiu a divulgação do cartaz, bem como contra o deputado homenageado. Do ponto de vista de alguns analistas da política brumadense, a determinação acabou favorecendo o pré-candidato, que ficou ainda mais em evidência entre os munícipes, uma vez que a notícia se espalhou nos meios de comunicação e nas redes sociais.

27 Fev 2018 - 14:30h

O prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), acompanhado de sua esposa, a Mary Cunha Vasconcelos, prestigiou na última sexta-feira (23), na Loja Maçônica Manoel Carvalho, as comemorações dos 18 anos de fundação da entidade, a convite de Irenaldo Muniz da Silva, Venerável Mestre. Na oportunidade, representou sua irmã, Pedrina Rizério de Carvalho, viúva de Manoel Carvalho, homenageado pelos membros da loja. Manoel Carvalho foi uma pessoa de extrema relevância na história de Brumado, onde, dentre outros feitos, abriu a primeira farmácia da cidade e também o primeiro laboratório de análises clínicas, além de exercer cargos públicos, como delegado, prefeito e professor. Eduardo ainda apresentou anteprojeto e minuta orçamentária para possível urbanização de praça a ser construída em frente à Loja Maçônica, bem como externou emoção e felicidade em poder participar das homenagens.

27 Fev 2018 - 14:00h

Uma decisão judicial em primeira instância, proferida pelo Juiz Gleison dos Santos Soares, da Comarca de Paramirim, determinou a demissão de professores não concursados do município de Érico Cardoso,  a 159 km de Brumado. A sentença foi tomada com base em uma ação de autoria do Sindicato dos Professores de Érico Cardoso, que questionava suposta irregularidade na contratação de professores não concursados pela gestão municipal. “Primeiramente, há de ser ressaltado que a APLB, em diversas reuniões com o então Secretário de Educação, sempre buscou pela resolução desse problema de forma amistosa, chamando a atenção dos gestores para a situação em tela. Ou seja, para a recusa da gestão em fazer a suplementação da carga horária dos professores efetivos, de acordo determina a lei de Plano de Carreira. Nesse sentido, este sindicato não viu outra alternativa senão apelar para a esfera judicial, visando tão somente que um direito fosse resguardado”, destacou o sindicato.