Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
02/2018
Obras de construção do núcleo de saúde avançam em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em breve, a cidade de Brumado contará com a sede própria do Núcleo Regional de Saúde, unidade que substitui a extinta 19ª Dires. Uma parte do complexo já recebeu a laje e logo será iniciada a construção do segundo pavimento. O outro bloco está prestes a receber a cobertura para ser construído o andar superior. Vale ressaltar que a obra está sendo executada pela prefeitura através de permuta com o Estado - o Município cedeu o terreno e a construção do complexo, recebendo de volta a área onde antes funcionava o extinto Departamento de Estradas e Rodagens da Bahia (Derba), na Rua Dr. Antônio Mourão Guimarães. No local, a prefeitura projetou a ampliação do Mercado e da Feira Livre Municipal, com a construção de uma Central de Abastecimento (Ceasa).

Brumado: Praticook funciona em novo endereço

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten, sem lactose e açaí. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Lagoa Real: Prefeito terá de manter professores nos cargos conforme decisão judicial Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Comarca de Caetité julgou 25 Mandados de Segurança contra o ato do prefeito da cidade de Lagoa Real, Pedro Cardoso Castro (MDB), que afastou indevidamente professores com mais de 25 anos de atuação no Município. Através de decreto, a Secretaria Municipal de Educação determinou o retorno dos servidores ao cargo de origem, alegando que teria havido desvio de função do cargo de auxiliar de serviços gerais para o cargo de professor. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, diante das documentações apresentadas, com a devida qualificação dos profissionais, os mandados de segurança foram concedidos e o juiz José Eduardo das Neves Brito determinou que o Município de Lagoa Real, na pessoa do prefeito, assegurem, no prazo de 48 horas, a manutenção dos impetrantes no cargo de professor com os seus direitos e garantias resguardados. O juiz fixou multa diária de R$ 1 mil, por dia de descumprimento, julgando extinto o processo com resolução do mérito.

Achei Tour: A sua agência de viagens em Brumado e Vitória da Conquista

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

Brumado: Chuvas atrasaram obras da passagem sobre riacho na travessia da Almerindo Lobo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As chuvas que caíram na primeira semana de fevereiro provocaram um pequeno atraso nas obras de construção da passagem sobre o Riacho do Bufão, na Rua Almerindo Lobo, no Bairro Feliciano Pereira Santos. Por se tratar de uma obra a céu aberto, com utilização de concreto e coluna, os trabalhos acabaram sofrendo uma pausa, mas os operários já retomaram as atividades. As colunas estão erguidas e os moradores da região mais tranquilos, visto que a obra promete colaborar com o melhor fluxo das enxurradas em dias chuvosos, o que deverá resolver o antigo problema de inundações das casas às margens do afluente do Rio do Antônio.

WSouza Sistemas inicia informatização da gestão escolar em Guanambi e Pindaí

Em parceria com a Aqualis Informática, a WSouza Sistemas iniciou a implantação de seu sistema de gestão escolar nos municípios de Guanambi e Pindaí. Com a implantação do Sistema Paulo Freire, a empresa passa a gerenciar mais de 50 mil alunos e quase 300 escolas. Em Guanambi, a WSouza Sistemas se torna a principal empresa de desenvolvimento de sistemas educacionais a atender a duas grandes microrregiões da mesorregião Centro-Sul Baiano, sendo elas as microrregiões de Brumado e Guanambi.

Brumado: Obras são retomadas para canalização de riacho e pavimentação da Padre Cícero Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As obras de canalização do riacho e pavimentação da Rua Padre Cícero, no Bairro São José, em Brumado, foram retomadas na última semana com homens e máquinas trabalhando em ritmo intenso na via, que é um dos principais acessos ao campus do Ifba. Com as obras, a prefeitura está transformando as características da via, que será dividida pelo canal e receberá pavimentação asfáltica. A obra ficou parada no trecho enquanto as equipes foram direcionadas para o outro lado de interligação do riacho a fim de seguir a ordem correta da obra, conforme explicação do setor de obras da secretaria municipal de infraestrutura. Na ocasião, a paralisação gerou muitas reclamações dos moradores, que convivem com os transtornos do empreendimento. “Esperamos que agora não interrompam mais, pois, embora necessária, a obra em si gera alguns incômodos. É compreensível e o resultado com proposta de benefício final será maior do que os transtornos temporários”, comentou Elton Santos, morador da localidade.

Guanambi: Criança de 05 anos morre atropelada no distrito de Ceraíma

Uma criança de apenas 5 anos morreu após ser atropelada na região da barragem no Distrito de Ceraíma, em Guanambi, no sudoeste baiano, a 141 km de Brumado. Yude Ferreira da Silva brincava de bola em frente à sua residência, às margens da BA-938, quando foi atropelado por uma caminhonete. O acidente aconteceu neste domingo (18). A criança chegou a ser socorrida pelo pai e levada ao Hospital Regional de Guanambi, mas não resistiu. O condutor da caminhonete, Valdecir Ribeiro Guimarães, 34 anos, ajudou no socorro à vítima. De acordo com a Agência Sertão, ele disse que a criança saiu repentinamente da casa e atravessou a via. Ele seguia com destino ao povoado de Sítio Novo, na região de Morrinhos. Yure morreu minutos depois de receber os primeiros atendimentos na unidade de saúde.

Agentes de trânsito recebem tablets e celulares para agilizar ações nas ruas de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os agentes de trânsito do município de Brumado receberam tablets e celulares com números institucionais a fim de agilizar as ações, principalmente nas ruas do centro comercial, onde há maior tráfego. Com a implantação do 156, a central de atendimento receberá as ligações do público com o intuito de providenciar o deslocamento mais ágil dos agentes para os locais onde há maior necessidade de atenção. Com os tablets, os servidores poderão emitir em tempo real as notificações de infração e até mesmo fotografar as irregularidades flagradas no dia a dia do trânsito local. O aparelho também conta com um GPS pessoal de identificação do agente, o que ajudará a central da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte a localizá-lo e direcioná-lo às regiões carentes de atenção.

Luciano Ribeiro pode ser o novo líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia Foto: Giselle Quintão

Nesta terça-feira (20), uma reunião da bancada da oposição pode definir o novo líder do grupo que faz oposição ao governador Rui Costa na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA). O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) é um dos nomes cotados para o cargo desde o ano passado para substituir o então líder, deputado Leur Lomanto Junior (PMDB). Questionado sobre a possibilidade de assumir o cargo, Ribeiro nega que esta seja uma decisão acertada e que será decidida em consenso com o grupo. “As decisões são tomadas de acordo com a vontade de uma maioria. É preciso extrair o posicionamento de cada parlamentar, avaliar o que é melhor para o grupo e decidirmos pela vontade da maioria, como sempre acontece”, salientou.

Pacientes do mutirão da catarata passam por revisão em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os 1.083 pacientes que passaram por cirurgia através do mutirão da catarata no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, retornaram nesta terça-feira (20) à clínica credenciada ao programa a fim de passar pela revisão do médico oftalmologista Marlúcio Abreu Filho. Para o atendimento, foi necessário bloquear o tráfego na Rua Euclides da Cunha, um dos principais eixos do centro comercial, onde foram instaladas as tendas para acomodar os pacientes na fila de espera. 

Pacientes do mutirão da catarata passam por revisão em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A expectativa é atender todos os pacientes hoje (20) e amanhã (21). Os pacientes com boas avaliações já deixam o consultório sem utilizar os óculos escuros receitados para repouso dos olhos no pós-operatório.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. No site www.acheitour.com.br.

Brumado: Câmara Municipal vota projeto de adesão à União das Câmaras de Vereadores doa Bahia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sessão da última sexta-feira (16), o legislativo brumadense votou o projeto de lei nº 01/2018, de autoria da mesa diretora, que dispõe sobre a filiação da Câmara Municipal de Brumado à União das Câmaras de Vereadores do Estado da Bahia. A filiação oportunizará aos parlamentares a comodidade de terem à disposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um gabinete com todo o equipamento necessário à atividade parlamentar, desconto no restaurante da AL-BA, acesso ao estacionamento e assessoria jurídica voltada à municipalidade e atividades legislativas. Os benefícios também se estenderão à Brasília. O valor da filiação, que deverá ser pago mensalmente à instituição, será de R$ 600. O projeto segue para segunda votação na próxima sessão.

Luislinda Valois pede demissão do Ministério dos Direitos Humanos Foto: Beto Barata/PR

A ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois, entregou na segunda-feira (19) sua carta de demissão ao presidente Michel Temer (MDB). A pasta será assumida pelo subchefe de Assuntos Jurídicos (SAJ) da Casa Civil, Gustavo do Vale Rocha, que, segundo fontes no Planalto, vai acumular as duas funções. A exoneração e a nomeação serão publicadas nesta terça (20) no Diário Oficial da União. De acordo com a Veja, Rocha já havia sido cotado para assumir outras pastas no governo e foi citado inclusive como uma possibilidade de cuidar do ministério extraordinário da Segurança, que Temer prometeu criar em breve. Ele se tornou homem de confiança do presidente, mas é controverso dentro do governo e sempre é lembrado por ter advogado para o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha. De acordo com fontes no Planalto, Temer avaliava trazer a Secretaria de Direitos Humanos de volta para o Ministério da Justiça. No entanto, agora com a nomeação de Vale Rocha, Temer deve manter a pasta com status de ministério. Em dezembro do ano passado, Luislinda Valois pediu desfiliação do PSDB para permanecer no cargo mesmo após o desembarque dos tucanos. Criticada no Planalto por ter uma atuação “apagada”, Luislinda, no entanto, já estava praticamente descartada e Temer buscava apenas um nome. Ela causou polêmica depois de pedir ao governo para ganhar o salário integral do cargo, o que elevaria seus vencimentos mensais para R$ 61,4 mil, já que ela também recebe como desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça da Bahia. Após a repercussão negativa, Luislinda desistiu do pedido.

Brumado: Usando campanha da TV Globo, ciclistas protestam contra buraco na Lindolpho de Brito Foto: Divulgação

Aproveitando uma campanha da Rede Globo, que pede aos brasileiros para encaminharem vídeos de suas cidades relatando o que desejam para o “Brasil do Futuro”, um grupo de ciclistas expôs a falta de ação do poder público, que não tomou providências a fim de consertar um grande buraco que se formou na Avenida Lindolpho Azevedo de Brito, via de entrada da BA-148, em Brumado. Com as bicicletas dentro da grande fenda na via, Edvan Rocha e André Santos cobraram a manutenção do trecho, que está totalmente esburacado, como já havia sido noticiado pelo site Achei Sudoeste. O trecho está entre os mais utilizados pelos atletas na prática esportiva. Vários ciclistas que representam o município na disputa do Campeonato Baiano de Ciclismo treinam todos os dias no percurso, correndo o risco de se acidentarem. Por telefone a nossa reportagem, o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, esclareceu que o percurso recebe nome de avenida por estar dentro do perímetro urbano, porém faz parte da BA-148, uma rodovia estadual. Segundo ele, o município já solicitou ao governo do estado a realização dos devidos reparos na localidade. A prefeitura aplicará um paliativo para tapar os buracos no trecho, mas em breve o estado realizará a devida manutenção do percurso.

Donos de veículos com placa de final 1 têm até dia 28 para pagar a cota única Foto: Jéssica Smetak/TV Bahia

Os donos de veículos com placa de final 1 têm até o dia 28 de fevereiro para pagar a cota única do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com 5% de desconto. O prazo é o mesmo para o pagamento da primeira parcela dos proprietários que optarem por dividir o imposto em três vezes. Nesse caso, não há desconto. As outras duas parcelas vencem nos dias 28 de março e 30 de abril. Além disso, também é possível pagar a cota única sem desconto. De acordo com o G1, o pagamento deve ser feito até o dia 30 de abril. O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, bastando apenas apresentar o número do Renavam.

Mulher é presa em motel com amante e filha de dois anos em Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Conselheiros tutelares e policiais militares flagraram um homem e uma mulher com uma criança de dois anos em um motel localizado na BR-122, em Guanambi. A 141 km de Brumado. Um homem acionou o órgão ao desconfiar que sua ex-mulher teria ido para o motel com outro homem e levado sua filha de menos de dois anos para o local. O fato foi registrado na última sexta-feira (16). Os conselheiros pediram apoio da PM a fim de constatar a denúncia. No motel, ao entrarem no quarto, localizaram a criança escondida debaixo da saia da mãe. O casal foi encaminhado para prestar depoimento na delegacia e o dono do estabelecimento também deve ser intimado. O Ministério Público do Estado (MP-BA) irá acompanhar o caso.

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, anunciou na segunda-feira (19) uma lista de 15 projetos na área econômica que o governo tentará aprovar no Congresso Nacional, já que a tramitação da reforma da Previdência foi suspensa em razão de decreto de intervenção federal no Rio de Janeiro. A legislação proíbe, durante vigência de intervenção federal, a aprovação de emendas à Constituição. A reforma da Previdência foi apresentada como uma PEC e a intervenção no Rio, na área de segurança pública, tem previsão de durar até 31 de dezembro deste ano. O anúncio foi feito em entrevista concedida no Palácio do Planalto. Entre os projetos, constam a regulamentação do teto remuneratório, a privatização da Eletrobras e a autonomia do Banco Central. 

Prefeitura não abastece viatura e Guarda Municipal é impedida de realizar ronda escolar Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Brumado continua impedida de retomar o projeto da ronda escolar por conta da falta de abastecimento da viatura utilizada no patrulhamento das unidades de ensino. Através de um acerto entre a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e a 18ª Ciretran foi liberada a identificação da placa com as iniciais da GCM para uso interno na sede do município, porém o setor de finanças ainda não liberou a cota de abastecimento para atender o veículo, o qual permanece inoperante no estacionamento do paço municipal. Ao site Achei Sudoeste, professores e pais dos alunos cobram para que o projeto seja restabelecido no intuito de ofertar uma melhor sensação de segurança nas escolas. “Ficava mais tranquila em mandar minha filha pra escola quando tinha a ronda escolar. A presença dos guardas inibia muito os elementos de tentar contra os estudantes na porta das escolas. Antes da ronda, minha filha foi abordada por dois marginais que tomaram o celular dela. Foi um trauma de quase um mês até ela se habituar a voltar a estudar. Por isso faço esse apelo para que a prefeitura permita o retorno do projeto”, disse a autônoma Gerusa Alves. “Com as rondas, meu filho começou a melhorar na escola, pois ele se envolveu muito com as aulas de futsal e os guardas cobravam boa disciplina na sala de aula. Eles estão fazendo a parte deles e acho muito bonita essa iniciativa. Espero que continue este ano”, comentou a mãe de um aluno do Caic. Nossa reportagem tentou contato com o secretário municipal de finanças para tratar do assunto, mas o mesmo encontra-se viajando.

Brumado: Praticook funciona em novo endereço

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten, sem lactose e açaí. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Brumado poderá ter crescimento histórico nos próximos cinco anos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Brumado, conhecida como a capital do minério, poderá ter um crescimento histórico nos próximos cinco anos. De acordo com informações apuradas pelo site Achei Sudoeste, novos investimentos públicos e privados estão no topo da lista e devem alavancar o crescimento do município. Uma grande obra que já está em andamento é o condomínio Euroville, que chegou para ser um grande divisor de águas no setor. Entre as benfeitorias vindouras estão obras de grande porte e elevados investimentos, dentre as quais podemos destacar: Parque da Cidade, policlínica de saúde, anéis viários, hospital particular com centro cirúrgico, rede de supermercado atacadista, faculdades e outros investimentos. A população brumadense espera que estes investimentos cheguem o quanto antes e que a cidade tenha um crescimento significativo nas áreas de saúde e educação.

Achei Tour: A sua agência de viagens em Brumado e Vitória da Conquista

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens e compre a sua passagem aérea online: www.acheitour.com.br.

Aulas estão suspensas nesta terça-feira (20) no Cmeas em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As aulas no Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (Cmeas), em Brumado, nesta terça-feira (20). De acordo com a secretaria de educação do município, devido ao falecimento de Teresinha Meira dos Santos, mãe da diretora da unidade de ensino, Ariadna Santos, as atividades estão suspensas hoje. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, as atividades no Cmeas serão retomadas na próxima quarta-feira (21).

Luto: Jovem de 18 anos é encontrada morta na cidade de Paramirim Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma jovem foi encontrada morta nesta segunda-feira (19) na cidade de Paramirim, no sudoeste baiano, localizada a 128 km de Brumado. O corpo de Keila Santos Oliveira, 18 anos, foi localizado sem vida em sua casa, no Bairro Santo Antônio. De acordo com o Paramirim Agora, Keila era estudante e mãe de uma filha. Segundo a publicação, a morte pode ter sido causada por suicídio. Uma anotação feita em um caderno pode ter sido feita por Keila antes de morrer. 

Luto: Jovem de 18 anos é encontrada morta na cidade de Paramirim Foto: Reprodução/Paramirim Agora

“O motivo da minha morte será esclarecido agora, eu sempre te pedi para estar comigo e me amar, você saía e me largava em casa, e eu chorava tanto que eu não tinha mais lágrimas para chorar, mas foi melhor assim o fim da minha existência nessa terra”. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado foi acionado e o corpo da jovem foi encaminhado para Instituto Médico Legal (IML) para ser necropsiado. A polícia civil de Paramirim, que pertence a 20ª Coordenadoria do Interior (Coorpin) já investiga o caso. 

Torcedores apoiam instalação de catraca no estádio na abertura do Brumadense de Futebol Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os mais de 1100 torcedores que compareceram ao Estádio Municipal Gilberto Cardoso para acompanhar o jogo de abertura do Campeonato Brumadense de Futebol, entre Umburanas e Vila Presidente Vargas, que terminou empatado em 1x1, aprovaram a instalação da catraca na entrada do local. “Dá mais transparência pra nós que pagamos para assistir ao espetáculo e aos clubes que sabem a real arrecadação da bilheteria”, comentou o torcedor André Nascimento ao site Achei Sudoeste. De acordo com a organização do evento e os representantes dos clubes que acompanharam os trabalhos na bilheteria, o público pagante foi de 963 pessoas e a renda chegou a R$ 4.815,00. O valor foi rateado entre os clubes e para algumas despesas de manutenção do estádio.

Arquivo