Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "02/2019"

28 Fev 2019 - 16:30h

Uma equipe de Polícia Civil da Delegacia de Paramirim, com o apoio da Guarda Civil Municipal, prendeu os indivíduos Antônio Carlos de Oliveira Júnior, vulgo Júnior, de 31 anos de idade, Jean Ferreira da Silva Brandão, vulgo Nego, de 21 anos, e Gildaí de Oliveira Martins, vulgo Dai, de 24 anos. O trio estava em uma residência situada na Avenida Livramento, no Bairro São José, em Paramirim, onde foram encontradas 25 trouxinhas de maconha, 03 tabletes de maconha prensada, 04 pedaços pequenos de maconha já preparados para venda e três trouxinhas de cocaína. Os três indivíduos foram conduzidos para a delegacia e autuados em flagrante delito pela prática do crime de tráfico de drogas.

28 Fev 2019 - 16:00h

Um homem identificado como Ezequiel de Jesus Oliveira Benedito, 34 anos, foi preso na última terça-feira (26), em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, suspeito de tentativa de estelionato. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, ele se apresentou como General do Exército na Caixa Econômica Federal, onde tentou abrir uma conta corrente. Desconfiados, os funcionários da agência acionaram a polícia. Aos policiais, o homem se apresentou novamente como General, desconhecendo a informação de que nessa idade seria impossível ter a patente. Ele foi conduzido à delegacia, onde chegou a dizer que estaria em uma missão secreta. O suspeito, que é de Oliveira dos Brejinhos, é praticante de estelionatos na região. Ele ficou detido à disposição da justiça.

28 Fev 2019 - 15:30h

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 1,1% em 2018, na segunda alta anual consecutiva após 2 anos de retração. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em valores correntes, o PIB em 2018 totalizou R$ 6,8 trilhões. Já o PIB per capita (por habitante) teve alta de 0,3% em termos reais, alcançando R$ 32.747 em 2018. De acordo com o G1, o desempenho da economia brasileira no ano foi decepcionante diante das expectativas iniciais, repetindo o avanço registrado em 2017, quando o PIB também avançou 1,1%. Apesar da frustração, o resultado veio dentro do esperado por boa parte do mercado, que ao longo do ano foi revisando seguidamente para baixo as previsões para o PIB. A piora nas expectativas do mercado veio na esteira da greve dos caminhoneiros, de incertezas políticas e eleitorais, e da piora do cenário internacional. A última previsão dos analistas financeiros, em pesquisa feita pelo Banco Central na semana passada, foi de um crescimento de 1,21% em 2018. O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.

28 Fev 2019 - 15:00h

Na manhã desta quinta-feira (28), a Polícia Civil, em parceria com a Polícia Militar, promoveu uma revista na carceragem da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado. Durante a ação, foram encontrados diversos materiais ilícitos, entre os quais celulares, facas, carregadores, cordas e armas artesanais feitas com barras de ferro da própria carceragem. Segundo a polícia, todos os objetos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Essa não é a primeira vez que objetos ilícitos são encontrados no local.

28 Fev 2019 - 14:30h

Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Escola de Saúde Pública Mailman, da Universidade de Columbia, descobriram que o vírus da febre chikungunya chegou ao Brasil pelo menos um ano antes do que apontam dados oficiais. A partir da análise de amostras de sangue, o estudo revelou que o vírus já circulava no país em 2013. “Se temos a evidência de que um vírus circulou por mais ou menos um ano sem ser detectado significa que a vigilância, precisa se preocupar muito mais com os casos negativos para vírus conhecidos e começar a pesquisar outros possíveis agentes”, afirmou um dos coordenadores do estudo, o pesquisador Thiago Moreno, do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Fiocruz, em entrevista ao Estadão. “Desta forma é possível reconhecer esse vírus antes que ele se torne um problema de saúde pública, evitando assim, uma possível epidemia”. O trabalho mostrou que muitos pacientes foram diagnosticados erroneamente, já que o vírus não havia sido identificado. Por conta disso, pessoas que apresentavam sinais e sintomas da doença, mas tiveram resultado negativo para dengue, não tiveram seus casos analisados. “Trata-se de um problema sobre o qual a saúde pública deve se debruçar, não só para a próxima temporada, mas para as próximas décadas”, alertou Moreno. “É uma doença muito debilitante, cujos sintomas podem perdurar por meses e, em alguns casos, por muitos anos”, acrescentou.

28 Fev 2019 - 14:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Coordenador de Educação da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes de Brumado, Jansen Ricardo, confirmou que a vistoria dos veículos do transporte escolar será realizada em via pública, no início da segunda quinzena de março, após os festejos de Carnaval. Ricardo ainda adiantou que, também no início do mês de março, será realizada a capacitação dos motoristas dos ônibus escolares. Segundo ele, duas turmas já foram fechadas para as aulas que serão ministradas pelo Sest Senat no município. “Essa capacitação vai vir registrada na CNH do condutor”, informou.

28 Fev 2019 - 12:00h

A violência contra mulheres cresceu em todo território nacional e, em Brumado, não é diferente. Ao Achei Sudoeste, a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Chico Xavier, Janine Caldeira, disse que os índices na cidade também cresceram bastante. “No ano passado, a gente chegou a atender 31 casos de mulheres vítimas de violência doméstica. As pessoas podem pensar que é pouco, mas para uma cidade do tamanho de Brumado não é não”, relatou. Além disso, ela frisou que o número está abaixo da realidade, tendo em vista que muitas ocorrências não são denunciadas, as chamadas subnotificações. Caldeira afirmou que, nesses casos, a mulher não denuncia por medo e pela dependência financeira. Em caso de denúncia, como em Brumado não existe uma casa de acolhimento, a mulher que corre risco iminente de morte é assistida pelo Creas. Segundo Caldeira, a equipe do centro entra em contato com uma casa de acolhimento em Salvador a fim de fazer o encaminhamento da vítima e de sua família. “Isso tudo é muito rápido, a mulher não pode nem regressar pra casa”, afirmou. Para denunciar casos de violência doméstica, o Creas disponibiliza o número (77) 99958-5535 (whastapp).

28 Fev 2019 - 11:30h

Um motorista, de 49 anos, foi preso na terça-feira (26) por porte de arma em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. O flagrante ocorreu por volta das 17h30, na altura do km 830, da BR-116. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA), durante abordagem a um Fiat/Toro, os agentes desconfiaram do nervosismo do condutor, que não teve a identidade revelada. Ao verificar o veículo, os PRFs encontraram um revólver calibre.38, com cinco cartuchos. Ainda segundo a PRF-BA, a arma estava registrada em nome do motorista, mas a documentação estava vencida desde março de 2013. Questionado pela equipe, o homem informou que nunca usou a arma, mas que costumava transportá-la no veículo durante as viagens. Ele foi preso e a arma apreendida.

28 Fev 2019 - 11:00h

O artista plástico brumadense Dill Rocha acaba de ser premiado com a primeira colocação, na categoria realismo, em uma exposição internacional que aconteceu na cidade de Salvador. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que recebeu o convite para participar do evento. “Foi tudo em cima da hora, não tive nem como levar alguns quadros que já tinha feito. Tive que abrir a minha mente para pintar esse quadro”, disse, se referindo à obra que ganhou a primeira colocação. O artista plástico italiano Giuliano Ottaviani foi quem avaliou as pinturas durante a exposição. Na cidade, Dill costuma expor as suas obras ao lado do Cemitério Senhor do Bonfim, porém a comunidade não prestigia a sua arte como deveria. “É gratificante saber que pessoas lá do outro lado do mundo vêm me reconhecer e aquelas pessoas que eu achava que iriam me abraçar não me abraçaram. Na hora que eu mais precisei não tive esse apoio aqui dentro. Tenho que correr para os de fora”, lamentou. Após a premiação, o artista ganhou maior notoriedade no município e ele pretende agarrar a oportunidade com a participação em novas exposições, inclusive internacionais. “Graças a Deus, as coisas vão começar a evoluir”, afirmou.

28 Fev 2019 - 10:55h

Na manhã desta quinta-feira (28), pais e alunos lotaram as dependências da Câmara de Vereadores de Brumado, durante a sessão legislativa, cobrando a estruturação dos prédios das escolas de tempo integral no município. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, está havendo uma grande manifestação na Casa Legislativa em busca do atendimento das reivindicações a favor de mais qualidade e estrutura nas unidades de ensino. O objetivo, segundo os pais, é oferecer mais conforto aos alunos, tendo em vista que os mesmos passarão o dia todo nas escolas.

28 Fev 2019 - 10:30h

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 serão aplicadas em 3 e 10 de novembro em todo o Brasil. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou as datas na tarde desta quarta-feira (27). Calendário Enem 2019: Solicitação de Isenção/Justificativa de Ausência:1 a 10 de abril; Inscrições: 6 a 17 de maio; Aplicação: 3 e 10 de novembro.

28 Fev 2019 - 10:00h

No Distrito de Cristalândia, os pais de alunos estão insatisfeitos com a estrutura da Escola Municipal Ana Rodriga Teixeira, que é de tempo integral. O ano letivo na rede municipal terá início no próximo dia 4 de março, mas os alunos podem boicotar as aulas por conta da situação. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Marcos Leandro, pai de aluno, disse que a unidade de ensino não possui as mínimas condições de funcionar integralmente. “Os banheiros são pequenos, as salas são quentes. Não tem ar-condicionado, não tem quadra poliesportiva para as crianças. A escola está sem estrutura de tudo e eles querem que nossos filhos estudem na escola desse jeito. Tem que ter condições adequadas para as escolas de tempo integral”, criticou.

Leandro cobra conforto e qualidade na unidade para que as crianças possam passar o dia todo no local. Ele ainda fez questão de frisar que é a favor do modelo de ensino de tempo integral, porém a prefeitura precisa oferecer a estrutura apropriada para tanto. “Quem não quer que seu filho tenha aula pela manhã e uma aula de inglês ou informática à tarde? Claro que a gente quer que nosso filho estude, só que a gente fica revoltado porque a escola não tem estrutura”, ressaltou. Segundo ele, a direção da escola alega que será fornecida merenda aos alunos, porém, em casa, os mesmos também merendam e esse argumento não é válido. “A gente quer qualidade”, concluiu.

28 Fev 2019 - 09:30h

O procurador da República do Distrito Federal Carlos Henrique Martins Lima enviou à Procuradoria Geral da República representações que apontam suspeita do crime de peculato (desvio de dinheiro público) e de improbidade administrativa em relação ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL). De acordo com o G1, a representação se baseia na suspeita de que Nathália Queiroz, ex-assessora parlamentar de Bolsonaro entre 2007 e 2016, período em que o presidente era deputado federal, tinha registro de frequência integral no gabinete da Câmara dos Deputados enquanto trabalhava em horário comercial como personal trainer no Rio de Janeiro. A possibilidade investigada é de que ela seria uma funcionária “fantasma”, ou seja, que recebesse salário mas não trabalhasse efetivamente.

28 Fev 2019 - 09:00h

Uma apresentação para prestação de contas, relativas ao ano de 2018, foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores, na manhã desta quarta-feira (27). Ao Achei Sudoeste, o Secretário Municipal de Administração, João Nolasco, disse que a prestação é uma exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). “Essa apresentação é o resultado do terceiro quadrimestre de 2018, onde a gente mostra todo fechamento, toda movimentação da prefeitura. Isso faz parte da transparência do poder público”, destacou. Segundo Nolasco, no ano passado, houve uma elevação das despesas, especialmente nas áreas de saúde e educação. Nesta última, o secretário frisou que a prefeitura cumpriu todas as determinações do Ministério da Educação, inclusive com o reajuste do piso salarial dos professores e os investimentos necessários para implantação de 100% de cobertura do sistema de ensino de tempo integral. Na saúde, conforme informou, a elevação se deve à ampliação do Hospital Professor Magalhães Neto e à manutenção das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), cujo custo é altíssimo. “Sem dúvidas, a saúde, educação e infraestrutura foram os maiores vilões do orçamento municipal em 2018. É como o Executivo sempre diz: sem educação não conseguimos crescer, sem saúde não conseguimos chegar à educação e, sem infraestrutura, não conseguimos chegar nem à saúde e nem à educação. A gente precisa ter esses três pilares muito bem administrados”, avaliou.

28 Fev 2019 - 08:30h

Após o anúncio da liberação da concessão da Rádio Educativa 103.3 para a Câmara de Vereadores de Brumado, o presidente da Casa Legislativa, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), esteve, na última terça-feira (26), na agência da Anatel, em Salvador, para dar início ao processo de implantação da emissora. Segundo Vasconcelos, o processo será desenvolvido em 3 etapas: a formação da parceria com a Anatel e a Câmara Federal dos Deputados, a aquisição dos equipamentos e a instalação dos estúdios e, por fim, a o funcionamento efetivo da rádio. Para o presidente, a Rádio Câmara representa uma grande conquista e progresso para o município.

28 Fev 2019 - 08:00h

O pedreiro Valdiro Cruz esteve nesta terça-feira (26), na região de Samambaia, em Brumado, a fim de fazer um serviço, porém uma chuva de granizo, acompanhada de fortes ventos, o impediu. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele relatou que a chuva começou a se formar por volta de 15h30 e a precipitação caiu em seguida. “Começou a cair aquelas pedrinhas de gelo. Numa base de 10 a 15 minutos de muita chuva, muito granizo e vento mesmo, coisa que eu nunca vi”, relatou. A chuva foi tão forte que Seu Valdiro ficou preocupado com os estragos que a mesma poderia causar. Apesar disso, não houve registro de feridos. Na quarta-feira (27), a comunidade de Umburanas também registrou chuva com granizo.

28 Fev 2019 - 07:35h

Levantamento feito pelo G1 mostra que três deputados federais da Bahia respondem hoje a processos criminais na Justiça. São, ao todo, 50 parlamentares réus no país – o que representa 10% do total de parlamentares na Câmara (513). É a quarta vez que o site realiza esse tipo de levantamento. Em 2015, 38 dos 513 deputados respondiam a algum tipo de ação penal. Em 2011, eram 59. Já em 2007, haviam sido contabilizados 74 processados. Como os critérios usados nos levantamentos foram diferentes, os números não são comparáveis. Entre os baianos está o deputado federal Charles Fernandes (PSD). Segundo a publicação, o ex-prefeito de Guanambi responde a quatro processos na justiça por crimes de responsabilidade e da Lei de licitações. Ambos estão em andamento na 1ª Vara Criminal em Guanambi. Em sua defesa, Charles nega as acusações e diz que “já está se defendendo na Justiça e vai provar sua inocência”. Nesta semana, a promotora Tatyane Miranda Caires de Mansine Castro, do Ministério Público Estadual (MPE), denunciou o atual deputado por doações irregulares de bens públicos, conduta tipificada no Decreto-Lei nº 201/67, na época em que administrava Guanambi.

28 Fev 2019 - 07:30h

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), através da Coordenação Institucional do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), em conformidade com o Edital DED/CAPES nº 05/2019, que prevê a oferta de vagas no âmbito do Sistema UAB, torna público aos interessados que estarão abertas as inscrições para o preenchimento de 240 vagas para o curso de Pós Graduação Latu Sensu de Especialização em Ensino de Ciências para Anos Finais do Ensino Fundamental. O curso, denominado Ciência é 10!, na modalidade à distância, será oferecido no primeiro semestre de 2019. Para Brumado, são disponibilizadas 20 vagas. 

28 Fev 2019 - 07:00h

Em Brumado, o morador Vânios Santos teve a sua casa invadida pela lama formada pelas chuvas do início da última semana. A residência foi inundada por conta de uma obra da prefeitura municipal, que impediu o escoamento da água na via. O projeto de permuta para aquisição de um imóvel para a família foi aprovado na Câmara Municipal, porém, agora, o morador se vê em um novo impasse. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Vânios disse que a prefeitura está cobrando que a família desocupe o imóvel o quanto antes para que o mesmo seja demolido e as obras continuadas - a casa já foi até lacrada. “Gente, estou precisando de socorro aqui. O pessoal esteve aqui hoje se identificando como Defesa Civil, sem crachá, sem colete, sem registro nenhum, e lacraram a minha casa. Estou na rua, não posso nem entrar dentro de casa. Disseram que iriam mandar buscar a minha mudança, mas eu não tenho o que levar. A prefeitura tem que entender que eles têm que ressarcir meu prejuízo”, disse, se referindo a toda mobília que ele perdeu durante a inundação. Segundo Vânios, a sua família não pode ficar no prejuízo, tendo em vista que o erro foi da execução da obra. “O prefeito está achando que a gente é palhaço. Por que as demais casas invadidas não foram lacradas, nem notificadas? Porque a prefeitura não tem interesse na casa deles. Estou sendo lesado, roubado na cara dura. Isso está acontecendo como se fosse uma quebra de contrato”, reivindicou, pedindo o apoio da população. A prefeitura quer realocar os moradores para uma casa de aluguel no Bairro Jardim de Alah, mas Vânios cobra que a casa seja mobiliada, visto que ele perdeu tudo no ocorrido.

28 Fev 2019 - 00:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a secretária de educação do município de Brumado, Ednéia Ataíde, declarou que ainda aguarda a conclusão das investigações policiais e do laudo pericial para comprovar se a criança Vítor Maciel foi realmente atropelada por um ônibus escolar em acidente ocorrido na manhã do dia 18 de fevereiro de 2019, na Fazenda Gameleirinha, comunidade rural adjacente ao distrito de Itaquaraí. A secretária destacou que o município deu assistência total à família no período em que a criança esteve em tratamento no Hospital Geral de Vitória da Conquista, lamentando que todo esforço tenha sido em vão pelo fato de o garoto não ter sobrevivido. Mesmo após as declarações da família de que o menino de três anos e meio tenha sido atropelado pelo ônibus escolar, tendo a mãe se pronunciado como testemunha do acidente, a secretária disse que, no momento, não se pode fazer juízo de valor e tentar culpar alguém pelo ocorrido, ressaltando que confia nas investigações da polícia civil.