Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
02/2020
Brumado gera mais de 30% de energia eólica no país em 2019 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A geração de energia por fonte eólica e solar fotovoltaica na Bahia, em 2019, cresceu em relação a 2018. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE), a fonte eólica no estado aumentou mais de 50% e a fotovoltaica mais de 70% em relação a 2018. Além disso, a Bahia liderou nacionalmente, com mais de 30%, a geração de energia por fonte eólica (31,8%) e solar fotovoltaica (33,7%) em 2019. Os parques que estão em operação já investiram mais de R$ 20 bilhões e criaram mais de 32,2 mil empregos. A Bahia tem 165 parques eólicos em operação, com capacidade instalada de 4GW e mais de 1.340 aerogeradores. Os parques implantados já beneficiaram 20 municípios, entre os quais Brumado. Além disso, 43 parques estão em construção e 40 com construções previstas.

Um homem morreu e outro ficou ferido após um acidente entre duas motos no domingo (2), em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Segundo informações da Polícia Militar, a batida ocorreu por volta das 4h40, na Avenida Frei Benjamin. Não há informações sobre as causas do acidente. No local, os motoristas receberam atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Um dos motoristas, que não foi identificado, não resistiu aos ferimentos e morreu após o atendimento. Já o outro, identificado como Genivaldo Gomes Sampaio, 36 anos, foi encaminhado em estado grave para o Hospital de Base. Não há detalhes sobre o estado de saúde dele.

Prefeitura de Brumado inaugura Escola em Tempo Integral Émerson Kawã dos Santos Souza Foto: Divulgação/PMB

O pequeno Émerson Kawã foi protagonista de uma das histórias mais comoventes do município de Brumado e, buscando homenagear e eternizar a sua pequena trajetória de vida, a administração local escolheu o seu nome para ser dado à primeira Escola em Tempo Integral em Educação Infantil no centro da cidade, na Avenida Guilherme Dias. A inauguração da instituição aconteceu na última sexta-feira (31) e contou com uma grande presença popular, além de todos os familiares e amigos do homenageado. Em seus pronunciamentos, a secretária municipal de Educação, Edneia Ataíde e o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), destacaram a história de Émerson Kawã, que era um aluno exemplar e muito querido. Eles explicaram que a escolha do nome foi uma forma de deixar a sua história viva, pois o caso envolvendo a sua morte ainda não foi solucionado. O momento mais marcante foi o descerramento da placa inaugural, onde os familiares e amigos agradeceram a homenagem feita pela administração municipal. A escola foi totalmente reformada e adequada para o ensino integral, contando com uma logística moderna, que contribuirá de forma muito positiva para a qualidade do ensino. O complexo estrutural ainda contará com um Espaço de Convivência que também contribuirá muito para efetivar o processo de socialização dos alunos, que é outra vertente importante no aprendizado.

Chuva forte causa alagamentos na cidade de Ibotirama Foto: Gazeta 5

A chuva forte que caiu na tarde desta segunda-feira (3), na cidade de Ibotirama, no oeste da Bahia, causou alagamento nas ruas do centro do município. De acordo com a prefeitura, não houve feridos. Segundo os moradores, a chuva começou por volta das 13h e deixou várias ruas alagadas. A água chegou a invadir casas. De acordo com a prefeitura, não há registros de desabamentos e de desalojados. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo segue nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com mínima de 23ºC e máxima de 34ºC. As informações são do G1.

Brumado: PM atende ocorrência de agressão entre mãe e filha no Bairro do Mercado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, na madrugada do último domingo (02), a polícia militar atendeu a uma ocorrência de agressão entre mãe e filha no Bairro do Mercado. Na Rua Tambor da Soledade, os policiais encontraram a vítima, a mãe, em frente a sua resistência. Ela informou que foi agredida pela filha. Segundo a PM, com autorização da genitora, os policiais entraram na casa e encontraram a jovem bastante alterada. Também foi constatado que alguns móveis da casa foram danificados. Mãe e a filha foram apresentadas na delegacia local para averiguação do caso.

Casal é preso em aeroporto de Salvador ao tentar embarcar com mais de 8 kg de cocaína Foto: Divulgação/PF

Um casal foi preso em flagrante no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, ao tentar embarcar com mais de 8 kg de cocaína para a Alemanha. Segundo a Polícia Federal, a prisão ocorreu no domingo (2). Os suspeitos, de identidade não revelada, tentavam transportar a droga na mala e em embalagens de cosméticos. Ainda segundo a PF, o casal vai responder por crime de Tráfico de Drogas, cuja penas vão de 5 a 15 anos de reclusão e multa. Eles se encontram a disposição da Justiça Federal.

Eleições 2020: Articulações políticas para a disputa municipal em Rio de Contas são iniciadas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As articulações políticas para a disputa à sucessão municipal em Rio de Contas, a 78 km de Brumado, começaram a tomar contornos nos grupos da situação e da oposição. Nas próximas eleições, quando serão definidos os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores, o candidato natural pelo grupo situacionista é o atual prefeito, Cristiano Azevedo (DEM), que deverá disputar o pleito pelo Partido Liberal (PL), com o apoio do deputado federal José Rocha. O médico Cristiano Azevedo desponta como favorito nas eleições, muito embora tenha sofrido um desgaste dentro do seu próprio eleitorado. Compondo a chapa do atual prefeito, deverá figurar como candidata ao cargo de vice-prefeita a empresária do distrito de Marcolino Moura, Ilzinete, conhecida como “Dona Lu”. Por fora, no entanto, corre o nome da vereadora Madalena Mafra (DEM). Já no que diz respeito à oposição, tudo leva crer que o candidato ao cargo de prefeito será o ex-gestor Márcio Farias (PSD), que conta com o apoio do senador Otto Alencar (PSD). As indefinições pelo lado do grupo da oposição estão no preenchimento da vaga para disputa ao cargo de vice prefeito. Como favorito desponta o atual vice-prefeito, o médico Tiago Reis (PDT). Ainda tem chances de compor a chapa de Márcio Farias o vereador Valgléber Mafra (PL). Por último, menos cotado, está o vereador e advogado Vinicius Costa (PSDB), que, juntamente com o vice-prefeito, foi eleito pela situação e rompeu com Cristiano logo ao final do primeiro ano de mandato.

Brumado: Curso de tiro desportivo será realizado na cidade

Mais um curso de tiro desportivo para aquisição da Certidão de Registro (CR) será realizado na cidade de Brumado, no dia 8 de fevereiro. O curso acontecerá no Clube de Tiros Elite com a presença de instrutor, despachante e psicólogo. Os interessados devem entrar em contato com Gilmar Flores através do número (77) 99820-4392.

PM apreende 3 kg de maconha no Bairro Irmã Dulce em Brumado Foto: Divulgação/PM

A Polícia Militar apreendeu 3 kg de maconha, na última segunda-feira (03), no Bairro Irmã Dulce, em Brumado. Segundo informou a PM ao site Achei Sudoeste, a droga foi encontrada durante rondas ostensivas que estavam sendo realizadas na localidade pela guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto). Durante a ação, ao perceber a presença da polícia, um individuo arremessou a sacola com a droga para um matagal. Na busca, a polícia localizou três tabletes de maconha prensada dentro da embalagem. O suspeito de ter arremessado o material ilícito foi localizado na casa de uma tia, na referida localidade, mas ao perceber a entrada na polícia na residência o elemento fugiu em sentido ignorado. Um mototaxista que aguardava o suspeito e sua tia foram conduzidos para a Delegacia Territorial de Brumado. Ambos foram ouvidos e liberados.

Caminhão de distribuidora de bebidas capota e pega fogo na BR-030 em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na segunda-feira (03), um caminhão de uma distribuidora de bebidas capotou em uma curva na BR-030, em Brumado. O veículo pegou fogo no local após o capotamento. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o motorista sofreu uma contusão no ombro e o seu auxiliar teve apenas escoriações leves. O acidente só não foi mais grave porque ambos conseguiram sair do veículo antes que o mesmo começasse a pegar fogo. Os dois foram socorridos e estão fora de perigo. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no trecho a fim de registrar a ocorrência e controlar o tráfego.

Árvores e toldos caem em Barreiras após ventos de quase 100 Km/h Foto: Blog Braga

Um vendaval derrubou árvores e toldos, além de destelhar casas, na noite de domingo (2), na cidade de Barreiras, oeste do estado. Chuva também foi registrada no município. Não há registro de feridos. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os foram de 98.6 km/h na noite de domingo. Na região do cais, onde seria celebrada a festa de Iemanjá, no domingo, as pessoas precisaram correr da chuva e evitaram ficar debaixo dos toldos que caíram com os ventos. De acordo com o Climatempo, choveu 24,6 mm no município. Por conta da chuva e do vendaval, a rede elétrica da cidade foi atingida e faltou energia por cerca de três horas, das 19h30 até 22h30. Segundo o G1, apesar desta segunda-feira (3) amanhecer sem chuva e com temperatura variando entre 20ºC e 31ºC, a previsão é que a chuva volte a cair em Barreiras no período da noite. A chance de chuva é de 90%, conforme o Climatempo.

Detento de 56 anos se mata com golpes de faca dentro de delegacia em Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No último domingo (02), um detento de 56 anos, que não teve a identidade divulgada, tirou a própria vida dentro da Delegacia de Polícia Civil, no Bairro Prisco Viana, em Caetité, a 100 km de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o detento se matou na recepção da unidade com golpes de faca no pescoço e abdômen. O Samu 192 chegou a ser acionado, mas já encontrou o homem sem vida no local. Ele estava detido desde a tarde de sábado (01), após tentar matar a ex-companheira a tiros, na comunidade de Brejo Grande, zona rural de Lagoa Real. Ainda não há detalhes de como o detento conseguiu a faca. A 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior instaurou procedimento administrativo interno para apurar a morte. Após a perícia, o corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi.

Nova mesa diretora do Tribunal de Justiça da Bahia toma posse Foto: Divulgação/TJ-BA

A nova mesa diretora, para mandato do biênio de 2020 a 2022, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), tomou posse durante uma cerimônia realizada nesta segunda-feira (3), no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador. A eleição da nova mesa diretora do TJ-BA ocorreu no dia 4 de dezembro de 2019. O desembargador Lourival Trindade venceu o pleito para presidência do tribunal com 28 votos. De acordo com o G1, também tomaram posse o desembargador Carlos Roberto Santos Araújo, eleito para a 1ª vice-presidência, e Augusto de Lima Bispo, para a 2ª vice-presidência. Além deles, compõem a mesa diretora, José Alfredo Cerqueira da Silva e Osvaldo de Almeida Bomfim, eleitos para os cargos de corregedor-geral da Justiça e corregedor das Comarcas do Interior, respectivamente. Os eleitos assumem a mesa diretora do TJ-BA sem direito a reeleição. Antes da eleição, quem estava assumindo interinamente a presidência do TJ-BA, era o desembargador Augusto de Lima Bispo. Ele estava no cargo após o desembargador Gesivaldo Britto ser afastado do cargo por ser investigado pela venda de sentenças na Bahia, durante a Operação Faroeste. Além dele, cinco magistrados foram afastados do cargo, incluindo a ex-presidente do TJ-BA, a também desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, que esteve na presidência do órgão no biênio 2016 a 2018.

Guanambi: Morre aos 43 anos, Duarte Lopes, assessor do deputado estadual Vítor Bonfim

Morreu no último domingo (02) o assessor do deputado estadual Vitor Bonfim (PR), Duarte Lopes, de 43 anos. Ele estava internado em uma unidade de saúde de Salvador há mais de 90 dias. Duarte trabalhava há mais de 15 anos com a família Bonfim - ele também chegou a assessorar o então deputado João Bonfim, hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). De acordo com o Folha do Vale, o velório teve início na manhã desta segunda-feira (03), em Guanambi. O sepultamento ocorrerá às 17h. Duarte é natural da cidade de Igaporã.

Motociclista morre após ser atingido por carreta que tombou na BA-290 no sul da Bahia Foto: Sessé Guimmas/Medeiros Dia Dia

Um motociclista morreu após bater de frente com uma carreta que tinha acabado de tombar na BA-290, trecho entre as cidades de Teixeira de Freitas e Medeiros Neto, no sul da Bahia. O motorista da carreta ficou gravemente ferido. De acordo com informações da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente ocorreu no sábado (1º), na altura do KM-103 da rodovia. Um motorista que passava pelo local contou à PRE que a carreta, que carregava toras de eucalipto, fazia “zigue-zague” na pista. Segundo o G1, em determinado ponto, a carreta perdeu o controle, tombou no lado contrário da pista e atingiu a moto. O corpo do motociclista, identificado como Thiago Monteiro Leite, de 40 anos, foi removido uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT). Ainda segundo a PRE, o acidente foi registrado pela guarnição do 4° Pelotão da CIPRv/Itabuna, em Teixeira de Freitas.

Vitória da Conquista: PRF apreende 50 kg de maconha em ônibus de turismo Foto: Divulgação/PRF

Uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA) apreendeu quase 50 quilos de maconha e prendeu uma mulher em um trecho da BR-116 em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado.  O entorpecente estava escondido na bagagem da passageira que viajavam em um ônibus de turismo. Segundo a PRF-BA em Conquista, a ação ocorreu durante fiscalização na altura do km 836 da rodovia. Após conversar com ocupantes do veículo, a equipe decidiu aprofundar à fiscalização e acabou encontrando, em duas malas, 88 tabletes da droga. A mulher foi encaminhada com a droga a uma delegacia de Vitória da Conquista. Ela vai responder pelo crime de tráfico de drogas. Segundo balanço da PRF-BA, o volume de drogas apreendida em 2019 bateu recorde histórico comparado ao ano anterior. Em 2019 houve aumento de 161% na apreensão de maconha e de acréscimo de 318% na apreensão de cocaína, quando comparados a 2018. Esse volume é o maior de toda a série histórica de drogas retiradas de circulação da PRF no estado. O ônibus em que os 50 kg de maconha foram encontrados tinha saído de São Paulo (SP) com destino a Caruaru (PE).

Conect Sol é a solução para economia nas suas contas de energia

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

Câmara de Brumado convida população para sessão solene de abertura dos trabalhos de 2020 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em nome de todos os vereadores, a presidência da Câmara Municipal de Brumado convida toda a população para comparecer à sessão solene de abertura dos trabalhos do ano de 2020. A sessão acontecerá às 18h30 desta segunda-feira (03), com a presença do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). O comparecimento é um ato de cidadania e fortalecimento democrático.

Moradores denunciam morte de cães por envenenamento em Caculé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Lagoa de Cima, em Caculé, a 100 km de Brumado, denunciaram a morte de dois cachorros por um suposto envenenamento. “É um absurdo, é repugnante, é o fim. Só quem tem um cão e o ama sabe do carinho insaciável que eles têm por nós. Fica um alerta para todos os moradores da Lagoa de Cima, seus animais não estão seguros”, disse um morador. Em setembro de 2019, um caso semelhante ocorreu na Rua Zeferino Carinhanha, onde os moradores também denunciaram a morte de dois gatos por envenenamento.

Brumado: Casa da Limpeza conta com produtos e materiais em geral

Em Brumado, a Casa da Limpeza é uma loja de produtos concentrados e pronto uso para sua linha automotiva, industrial e doméstica. O estabelecimento fica localizado na Rua Sargento Antenor Santos, no Bairro das Flores. Os telefones são: (77) 3441-9359 e (77) 99960-8135. A loja trabalha com um conceito inovador de limpeza, proporcionando os melhores produtos em um só lugar. Casa da Limpeza: aqui tem qualidade!

Populares amarram assaltante em loja de veículos na cidade de Caetité Foto: Divulgação/PM

Na última sexta-feira (31), uma confusão foi registrada em uma loja de veículos localizada na Avenida Dácio Oliveira, na cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. Ao chegar no local, a polícia constatou que um homem havia sido amarrado por populares e o proprietário do estabelecimento alegou que tinha sofrido uma tentativa de assalto por dois elementos. Um deles portava uma arma de fogo. A vítima e o assaltante detido pelos populares foram conduzidas à delegacia local para investigação do caso.

Encomende os seus brindes personalizados na Lagarto em Brumado

Com festas e formaturas, na Lagarto, você encontra brindes personalizados para presentear funcionários, amigos e familiares. Na loja tem diversas opções em produtos personalizáveis, com destaque para as taças e copos. Passe agora mesmo na Lagarto e encomende o seu brinde. A loja fica localizada na Rua Esther Gondim, 79, no Bairro Ginásio Industrial. O telefone é (77) 3441-6984 ou (77) 99826-8420.

Tentativa de homicídio é registrada na zona rural da cidade de Lagoa Real Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No final da tarde do último sábado (01), a polícia foi informada de que havia na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) uma pessoa atingida por arma de fogo, da cidade de Lagoa Real, a 82 km de Brumado. No local, a polícia constatou a veracidade dos fatos. Segundo a vítima, um senhor de 56 anos, residente na Comunidade de Brejo Grande, ao avistar sua ex-companheira, desceu do carro com a arma em punho, gritando para que a mesma entrasse no carro. Começou a disparar em direção da mesma, desferindo 4 disparos - 1 atingiu o ombro esquerdo da sua ex e o outro atingiu o abdômen do irmão da vítima. Este conseguiu desarmar o agressor. A arma foi apresentada na delegacia e o autor dos disparos posteriormente deu entrada na UPA, sendo preso em flagrante.

Brumado: DJ Daniel Simurro inicia carreira internacional na Argentina Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A música eletrônica se consolidou na última década como um dos gêneros musicais mais influentes do mundo. Com isso, vários DJs se tornaram artistas internacionais, já que a música eletrônica tem esse link poderoso de poder unir as mais diferentes culturas e povos. Natural da cidade de Caculé e radicado em Brumado, o DJ Daniel Simurro, com 11 anos atuando no cenário eletrônico da Bahia, está iniciando a sua carreira internacional. Desenvolvendo um projeto pessoal em Buenos Aires, capital da Argentina, em pouco tempo, ele teve o seu trabalho reconhecido, sendo convidado para se apresentar em uma das principais e mais badaladas casas noturnas da cidade, a Bee Club Palermo, que é um dos grandes templos da música eletrônica da América do Sul. Na local, a festa Villa é uma das mais renomadas baladas brasileiras em Buenos Aires. Tendo em seu playlist o gene inigualável da música brasileira e baiana, o DJ Daniel Simurro irá representar a “Boa Terra” num dos berços culturais mais ricos e diversificados do planeta.

Arquivo