Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
02/2020
Brumado: Motociclista sofre acidente na BR-030 próximo à fábrica de cimento Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última segunda-feira (24), já no final da tarde, um jovem ficou ferido após se desequilibrar e cair da motocicleta na BR-030, próximo a uma fábrica de cimento, em Brumado. A vítima saia de uma estrada vicinal quando sofreu o acidente. Motoristas que passavam pela rodovia ligaram para o Samu 192, que prestou os primeiros socorros. Ele foi conduzido ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. A Polícia Militar também foi acionada. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, ao verificar os documentos da motocicleta, a polícia constatou algumas irregularidades.

Carnaval 2020: São Paulo tem 1.320 presos e apreensão de 1,1 tonelada de drogas Foto: Reprodução/Veja

Entre a madrugada de sexta-feira, 21, até o início desta terça-feira, 25, policiais da Secretaria de Segurança Pública dede São Paulo prenderam 1 324 pessoas em todo o Estado. Também foram apreendidas 1,1 tonelada de drogas, além de 93 armas de fogo ilegais. As atividades policiais no período levaram à recuperação de cerca de 140 celulares, sendo 75 devolvidos aos proprietários. Outros 270 veículos também foram resgatados. No quesito fiscalização, 100 300 veículos foram inspecionados e os condutores passaram por teste no etilômetro. Destes, 4 096 foram autuados; a maior parte por negar-se a fazer o teste (2.919), outros por dirigir sob influência de álcool ou substâncias psicoativas (1.120); e um pequeno grupo (57) por dirigir com capacidade psicomotora alterada. De acordo com a Veja, as forças policiais em todo o Estado contavam com o patrulhamento de 15 000 policiais civis e militares, além de doze helicópteros Águia do Comando de Aviação da PM. Completaram o time cinquenta drones em voos diários.

TCM abre seleção para estágio remunerado na Inspetoria Regional de Controle em Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA) publicou edital de seleção para estágio de nível superior na 7ª Inspetoria Regional de Controle (IRCE) em Caetité, a 100 km de Brumado. As vagas são destinadas a estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito e Economia. Para participar do processo seletivo, o estudante deve estar regularmente matriculado em um dos respectivos cursos do 4º ao 7º semestre. As inscrições serão realizadas através do encaminhamento do currículo, histórico escolar atualizado e comprovante de matricula 2020.1 para o e-mail [email protected]. O prazo para encaminhamento dos documentos será até o dia 28 de fevereiro de 2020. As provas da seleção de estágio serão na modalidade: Discursiva + Entrevista. O processo seletivo ocorrerá na sede da 7ª IRCE, em Caetité, localizada na Avenida Woquiton Fernandes Teixeira, 31, Centro, entre os dias 09 e 13 de março de 2020, das 9h às 12h ou das 14h às 17h. O período mínimo de contrato de estágio não obrigatório no TCM é de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período. Após a conclusão do processo, o candidato selecionado dará inicio ao estágio entre os dias 23 de março e 20 de abril de 2020, no turno matutino. A remuneração será de R$ 600, além de auxílio transporte.

Além da dengue, casos de zika e chikungunya preocupam autoridades de saúde baianas Foto: Reprodução/Agência do Rádio

A Bahia é um dos 11 estados que pode ter surto de dengue em 2020. Segundo o Ministério da Saúde, a localidade está em alerta para a circulação do vírus tipo 2, com o qual boa parte da população nunca teve contato. De acordo com a Agência do Rádio, como no ano passado foram registrados 67 mil casos prováveis da doença e 31 mortes, o coordenador de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Bahia, Gabriel Muricy, aponta que a possibilidade da presença de um sorotipo até então “incomum” na região preocupa gestores de saúde locais. “O que preocupa é que mais de 270 municípios da Bahia, no último levantamento realizado no ano passado, mostraram a presença do Aedes aegypti em uma densidade que coloca o território em situação de alerta”. Até 18 de janeiro deste ano, foram notificados 566 casos prováveis de dengue no estado, 139 de chikungunya, além de três notificações suspeitas de zika. As cidades de Salvador e Feira de Santana devem ter atenção redobrada, já que, juntas, registraram mais de 21 mil ocorrências de dengue, em 2019. O risco de surto, entretanto, não se restringe à Bahia e pode afetar também os outros oito estados do Nordeste, além do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.

Homem é preso com drogas na cidade de Paramirim Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Por volta das 18h25 da última sexta-feira (21), em rondas na cidade de Paramirim, a 129 km de Brumado, a Cipe Sudoeste, avistou dois indivíduos em atitude suspeita na Avenida Capitão Magalhães. Os indivíduos, cada um em uma motocicleta, tentaram empreender fuga, porém um foi abordado e capturado. Com o mesmo foram encontrados 20 papelotes de substância análoga à cocaína, um celular e uma certa quantia em dinheiro. O outro indivíduo empreendeu fuga, porém abandonou a motocicleta, com vermelha, placa NTJ- 7201, licença de Paramirim, em uma estrada vicinal, não sendo o mesmo localizado. O indivíduo abordado foi conduzido e apresentado, junto com material e as motocicletas, na delegacia de Paramirim.

Águia de Ouro sagra-se campeã do Carnaval de São Paulo Foto: Ardilhes Moreira/G1

A Águia de Ouro é a grande campeã do carnaval 2020 de São Paulo. Este é o primeiro título da escola no Grupo Especial do carnaval paulista. Foi a primeira vez em 43 anos que a agremiação levou o título de campeã do carnaval de SP. A escola levou o troféu com enredo sobre a evolução do conhecimento humano, da Idade da Pedra à esperança nos robôs e, em um carro sobre a educação, fez uma homenagem a Paulo Freire. No carro, havia um boneco de Paulo Freire com um livro e a seguinte frase, de autoria do educador: “Não se pode falar da educação sem amor”. De acordo com o G1, Pérola Negra e X-9 Paulistana foram rebaixadas. Já as escolas Vai-Vai e Acadêmicos do Tucuruvi ficaram, respectivamente, em primeiro e segundo lugar do Grupo de Acesso e sobem para o Grupo Especial em 2021. A Nenê de Vila Matilde foi rebaixada para o Grupo Acesso II.

PM realizou blitzes para combater poluição sonora na cidade de Barra da Estiva Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por recomendação da Promotoria de Justiça, a Polícia Militar deu início na última quinta-feira (20) a uma série de fiscalizações no município de Barra da Estiva, a 123 km de Brumado. As operações têm como objetivo, além de localizar indivíduos em poder de armas e drogas, combater, especialmente, situações de poluição sonora ocasionadas pelo uso de “paredões de som” e de veículos com descargas adulteradas ou modificadas. Também serão fiscalizados os estabelecimentos comerciais e residenciais que, porventura, utilizarem aparelhos sonoros que causem perturbação do sossego. As operações ocorrerão tanto na sede do município quanto nos acessos ao Distrito de Triunfo do Sincorá, local onde ocorrem os festejos carnavalescos.

Palestra sobre normativas regulamentadoras de saúde e segurança do trabalho é promovida em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Governo Federal vem promovendo uma série de mudanças nas Normas Regulamentadoras (NRs). São alterações importantes que interessam empresários, industriários, profissionais de Recursos Humanos, bem como especialistas na área de Saúde e Segurança no Trabalho. Com o intuito de apoiar as indústrias da cidade de Brumado neste novo cenário, o Sesi, Unidade Sudoeste da Bahia e a Associação das Indústrias de Brumado (Aibrum) realizou, o painel Agenda Estratégica Sesi em SST - Entenda as Normas Regulamentadoras: Mudanças nas NRs: 01, 02, 03, 12, 15, 18, 24 e 28. O evento contou com a participação de várias representações da indústria brumadense. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Antônia Bezerra, gerente regional do Sesi, disse que o painel aproximou a entidade das indústrias locais. “A proposta do Sesi, como integrante do sistema indústria, é se aproximar cada vez mais do nosso cliente trazendo informações, soluções e apoio. Esse movimento é de fortalecer e promover um bate-papo sobre as NRs”, afirmou. Já o gerente regional do Senai, Luciano Lacerda, disse que é importante a participação dos empresários e colaboradores da indústria de forma geral nesse debate a fim de melhorar o dia a dia das empresas. Palestrante da noite, Juliana Gomes Messias, Engenheira de Segurança do Trabalho/Sesi, frisou que as mudanças na legislação trabalhista refletem diretamente na atuação dos empresários e industriários. Por conta disso, Messias declarou que é fundamental a atualização do segmento nesse sentido.

Brumado: Alunos do Clarice Morais escolhem líderes de turma com votação em urna eletrônica Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na Escola Municipal Clarice Moraes, a eleição para escolha dos líderes de turma contou com uma novidade interessante: urnas eletrônicas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a diretora da unidade, Simone Correia, explicou que as referidas eleições sempre acontecem no início do ano letivo. Segundo ela, os candidatos fazem as suas campanhas em um período de duas semanas, durante o qual também há um debate importante sobre o processo democrático. “Neste ano, tivemos a parceria com o pessoal do Fórum Eleitoral, que nos ofereceu as urnas. Foi bem interessante porque a gente pode sentir a alegria e emoção dos meninos”, destacou. Correia ainda frisou que a votação através das urnas é uma oportunidade para os alunos saberem como funciona o processo das eleições dos líderes e representantes municipais, estaduais e nacional. “A educação integral pensa o ser humano em todas as suas dimensões. Isso é uma responsabilidade que temos com os nossos alunos. Queremos que eles compreendam a democracia”, afirmou.

BA-148: Veículo bate em animal solto na pista na comunidade de Fazendinha em Dom Basílio Foto: Portal Dom Basílio

Um veículo Gol bateu em um animal solto na pista na manhã desta terça-feira (25), na comunidade de Fazendinha, em Dom Basílio, a 54 km de Brumado. De acordo com o Portal Dom Basílio, o acidente foi registrado no trecho da BA-148, quando o motorista do carro trafegava pela rodovia e acabou colidindo contra o animal, que morreu logo após a colisão. Apesar do susto, ninguém ficou ferido. O carro ficou parcialmente destruído. A Polícia Militar esteve no local e registrou a ocorrência.

Natural de Livramento de Nossa Senhora, João Neto, é convocado para seleção brasileira sub-17

O livramentense João Neto, atacante do Fluminense do Rio de Janeiro, foi convocado para a seleção brasileira de futebol sub-17. O atleta se apresentará ao técnico Dudu Patetuci, para semana de treinamentos na Granja Comary, de 1º a 7 de março, com o objetivo de preparar o grupo para o próximo Sul-americano da categoria, em 2021. De acordo com a Rádio 88 FM, o empresário do atleta, Rui Lima, recebeu a notícia com muita felicidade, mas sem surpresas, pois sempre confiou no potencial de João Neto, inclusive, já havia declarado que Neto chegaria à seleção brasileira e tem tudo para atuar no futebol europeu. João Neto, está em ótima fase tendo conquistado vários títulos e premiações individuais em 2019, no âmbito nacional e internacional.

Vitória da Conquista: Homem é preso com 4 mil comprimidos de ecstasy Foto: Divulgação/PRF

Um homem foi preso após ser flagrado com 4 mil comprimidos de ecstasy quando viajava em um ônibus interestadual no quilômetro 836 da BR-116, trecho de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com Polícia Rodoviária Federal (PRF), na noite de sexta-feira (21), o homem, de 22 anos, transportava a droga sintética em uma mochila e foi abordado na rodovia durante a operação de carnaval que é realizada na rodovia. Ele seguia em um ônibus que saiu de Florianópolis (SC) com destino à Fortaleza (CE). Durante a fiscalização, os policiais perceberam o nervosismo do homem e informações desencontradas. Após os policiais realizarem uma revista nas bagagens foram encontrados, além dos comprimidos de ecstasy, uma pequena porção de cristais de MDMA, outro tipo de droga sintética. Questionado, o passageiro, de identidade não revelada, informou aos agentes que recebeu as drogas em Florianópolis e que foi contratado por R$ 3 mil para fazer o transporte dos entorpecentes até a capital cearense. Segundo a PRF, o suspeito, natural de Mauá (SP), foi preso em flagrante e apresentado na Delegacia de Vitória da Conquista. Inicialmente, ele responderá pelo crime de tráfico de drogas, que tem pena prevista de cinco a 15 anos de prisão.

Um jovem de 23 anos morreu após cair de uma altura de cerca de 8 metros, enquanto trabalhava na montagem de palco no Espaço Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. De acordo com informações da Polícia Militar (PM), o caso ocorreu na sexta-feira (21). A vítima foi identificada como Matheus Nogueira Morais. Segundo o G1, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi encaminhado ao local e prestou os primeiros socorros ao jovem, entretanto ele morreu no caminho para o Hospital de Base. Ainda segundo a PM, a suspeita é de que o jovem tenha tomado um choque e, com isso, se desequilibrado e caído.

Estudantes baianos desenvolvem protótipo capaz de transformar água potável Foto: Divulgação

Um grupo de estudantes de Campo Formoso, cidade do norte da Bahia, desenvolveu um um protótipo capaz de transformar a água salobra, consumida em muitas comunidades carentes, em água potável. A tecnologia foi baseada em um projeto de baixo custo e utiliza o princípio da evaporação para consegui o feito. Segundo o G1, a criação é de Davi Fernandes, Diogo de Andrade, Gian Silva e Samuel da Silva, com ajuda da professora Keiliane de Oliveira. Eles são do Colégio Estadual Quilombola de São Tomé. Segundo o grupo, a ideia surgiu a partir da realidade local, principalmente nos bebedouros da escola, onde água é salobra. Na prática, o dessalinizador solar, desenvolvido pelos baianos, absorve a radiação solar e, depois, transfere energia para a água por condução térmica, levando à evaporação para que a água possa ser consumida. Além disso, não é necessário o uso de eletricidade e a tecnologia é livre de produtos químicos, utilizando matérias de baixo custo como canos de PVC e vasilhas plásticas. No momento, o projeto está em fase de ampliação. A ideia, no entanto, é aumentar a produção para que as comunidades que enfrentam período de muita seca consumam a água potável.

Filha surpreende mãe, que luta contra câncer, com banda de carnaval em casa Foto: Reprodução/G1

Uma moradora de Salvador, que luta há cerca de três anos contra um câncer no ovário, “ganhou” uma fanfarra de carnaval em casa. Com a saúde debilitada, Dona Maria, mais conhecida como “Adunda”, não pôde sair para curtir o carnaval, festa pela qual é apaixonada. Impossibilitada de ir para a avenida curtir a folia que tanto gosta, a filha de Maria, Mabele, levou uma fanfarra de carnaval para a casa dela, em Salvador. Com um adereço carnavalesco na cabeça, Maria recebeu a bandinha que tocou músicas que relembraram os antigos carnavais, como “Mulata Bossa Nova”. Vestida de Carmem Miranda, Mabele abriu os “trabalhos” da bandinha cantando: “Se você não pode ir até o carnaval, o carnaval vai até você, porque eu amo você e você é a melhor mãe do mundo”. De acordo com o G1, no vídeo, Mabele consegue colocar a mãe para dançar e juntas elas se divertiram com a fanfarra que “invadiu” a residência de dona Maria.

Teixeira de Freitas: Idosa é morta a tiros após receber pedido de oração Foto: Edvaldo Alves/Liberdade News

Uma idosa de 70 anos foi morta a tiros após receber um pedido de oração de um homem, em Teixeira de Freitas, cidade do sul da Bahia, na tarde de segunda-feira (25). O marido dela está internado após também ser atingido pelos disparos. A informação foi confirmada pela delegacia da cidade. Segundo a polícia, Maria das Graças Catarina Oliveira, conhecida como Maria Rezadeira, estava em casa, no bairro São Lourenço, quando dois homens chegaram a bordo de uma moto. Em seguida, um deles desceu do veículo e pediu que a mulher fizesse uma oração nele. De acordo com o G1, a polícia disse ainda que, após o pedido, ele retornou em direção da moto supostamente para pegar o dinheiro, na companhia de Maria, quando aproveitou para atirar na mulher. Ela morreu no local. O corpo foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Não há informações sobre enterro. O marido de Maria, que também foi atingido pelos disparos, foi levado para um hospital da cidade com ferimentos no quadril. Não há detalhes sobre o estado de saúde dele. A Polícia Civil da cidade investiga motivação e autoria do crime.

Brumado: Milta Calçados e Confecções está com descontos imperdíveis

A Milta Calçados e Confecções está com uma promoção imperdível. São descontos de 30%, 40% e 50% em diversos itens da loja. Tem calçados e vestuário para todos os gostos e estilos. Não perca essa chance e passe agora mesmo na Rua Barão de Vila Velha, 117, no Bairro das Flores, para conferir de perto todos os produtos em promoção.  Para maiores informações, ligue: (77) 3441-1758 / 99958-6929. Acesse o instagram da loja e confira os nossos produtos.

Conect Sol é a solução para economia nas suas contas de energia

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

Brumado: Casa da Limpeza conta com produtos e materiais em geral

Em Brumado, a Casa da Limpeza é uma loja de produtos concentrados e pronto uso para sua linha automotiva, industrial e doméstica. O estabelecimento fica localizado na Rua Sargento Antenor Santos, no Bairro das Flores. Os telefones são: (77) 3441-9359 e (77) 99960-8135. A loja trabalha com um conceito inovador de limpeza, proporcionando os melhores produtos em um só lugar. Casa da Limpeza: aqui tem qualidade!

Brumado: Lagarto vende brindes personalizados para curtir o carnaval

m Brumado, a Lagarto Informática e Brindes Personalizados já está em clima de carnaval. Na loja, você encontra canecas personalizadas para cair na folia. Visite a Lagarto e faça a sua encomenda. A loja fica localizada na Rua Esther Gondim, 79, no Bairro Ginásio Industrial. Os telefones são: (77) 3441-6984 ou (77) 99826-8420.

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99991-5757 (WhatsApp).

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Maetinga: Homem é morto a facadas na Fazenda Vereda do Meio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem identificado como Sebastião Brito dos Santos, 44 anos, morreu no último domingo (23), na Fazenda Vereda do Meio, na cidade de Maetinga, a 71 km de Brumado. De acordo com a polícia, Tião, como era conhecido a vítima, morreu vítima de golpes de faca. O suspeito do crime ainda não foi localizado. A causa do crime ainda é desconhecida. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a perícia no local. O corpo de Santos foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) na cidade de Brumado. A polícia civil já instaurou um inquérito civil e investiga o caso.

Veículo cai em ribanceira após motorista perder controle da direção na BA-148 em Rio de Contas Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Quatro pessoas de uma mesma família do Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, se machucaram após o veículo que estavam cair em uma ribanceira na BA-18, na cidade de Rio de Contas, a 78 km de Brumado, no último domingo (24). Segundo informou a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o acidente ocorreu após o motorista perder o controle da direção do carro. As vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhadas para o Hospital de Rio de Contas.

Arquivo