Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2014
fechar

Brumado sediará I Conferência Regional de Educação Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No próximo sábado (29), a APLB Sindicato irá promover a I Conferência Regional de Educação, que acontecerá no prédio do CEEP, em Brumado, com o tema “Organizar a luta e avançar nas conquistas: A educação que a gente quer para a Bahia”. Durante o encontro, será realizada uma assembleia para discussão da campanha salarial 2014, jornada de trabalho de 13 horas e ainda a formação, remuneração, carreira e condições de trabalho. O evento está marcado para às 08h. 

Brumado: Revoltado com o governo estadual, vereador insinua deixar liderança do prefeito O partido de Zé Carlos dos Reis faz parte da base de sustenção ao petista Jaques Wagner. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Na sessão legislativa da última segunda-feira (24), o vereador Zé Carlos dos Reis (PDT) falou sobre o posicionamento do governo do estado com relação à cidade. Nesse aspecto, o parlamentar lembrou a retirada da unidade da Defensoria Pública Estadual (DPE) do município e a possibilidade de retirada da Inspetoria da Fazenda. “Esta Casa Legislativa não pode ficar amordaçada. Com tudo isso acontecendo, não podemos aceitar passivamente”, afirmou Reis. Para ele, além de Brumado não ser prioridade no que diz respeito à autorização de obras importantes, órgãos relevantes do município estão sendo retirados. “O povo de Brumado está consciente e no momento certo irá avaliar tudo isso que está acontecendo e vai tomar as suas decisões”, disse o vereador. Em seguida, ele asseverou o seu compromisso parlamentar, apontando que até deixaria a liderança do prefeito no legislativo, caso tivesse de se calar diante do descaso do estado. “Estou aqui representando o governo municipal e sei que o prefeito apoia o governo estadual, mas para falar a realidade e a verdade em defesa do povo de Brumado entrego imediatamente essa representatividade se assim incomodá-lo. Estou aqui para defender os interesses do nosso povo, mas não para me submeter ao que está acontecendo com o nosso município. Não vou aceitar que Brumado seja tratado com o descaso”, concluiu Reis.

Brumado: Plano de saneamento depende de aval da Caixa Econômica Federal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Desde o ano passado, o município de Brumado tem se mobilizado com mais oito cidades da região a fim de elaborar um plano de saneamento básico, que envolve a construção de um aterro sanitário microrregional. Embora tenha havido algumas discordâncias quanto ao projeto, os gestores envolvidos chegaram a um denominador comum no intuito de conseguirem a aprovação do plano, que precisa ser apresentado até o final de 2015. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário de Infraestrutura, André Cardoso, ressaltou que o plano elaborado pelos municípios parceiros depende de um aval da Caixa Econômica Federal. Após avaliação do banco, será elaborado o plano de análise de resíduo solo, drenagem e água. O secretário disse que o aterro só é viável se atender a no mínimo 120 mil habitantes. Por isso, Brumado busca parceira das demais cidades da região. “Abaixo deste número de habitantes, o aterro se torna economicamente inviável e prejudicial para o orçamento do município”, esclareceu Cardoso. O secretário afirmou ainda que para efetuar o plano o município terá de desembolsar R$ 700 mil. “Um aterro desse custa em média R$ 20 milhões, daí a necessidade de termos parcerias com os demais municípios, com o governo e com a União afim de captarmos os recursos”, explicou o secretário. Além de Brumado, a cidade de Itapetinga é um dos municípios baianos que faz parte do cronograma do Ministério das Cidades para elaboração do plano.

Brumado: Administração do Mercado Municipal se pronuncia sobre incêndio em barraca Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após o incêndio na barraca de antiquários ocorrido na última quarta-feira (26), no Mercado Municipal, em Brumado, os feirantes cobraram da administração do local a instalação de extintores de incêndio. Para conter o fogo, os guardas municipais contaram com o apoio dos próprios feirantes para carregar baldes e mangueiras. Nesta quinta-feira (27), Manoel Gonçalves Neto, administrador do local, concedeu entrevista ao Brumado Notícias. Ele respondeu as indagações dos feirantes e afirmou que já solicitou junto à prefeitura medidas de segurança contra incêndio na área. “As reclamações têm procedência, pois já ocorreram outros incêndios aqui no Mercado. Quando um botijão de gás pegou fogo em uma lanchonete, solicitamos os extintores de incêndio da prefeitura e o treinamento dos guardas como brigadistas, o que foi aprovado e uma empresa venceu a licitação de instalação e treinamento dos guardas, mas a mesma nunca apareceu”, esclareceu o administrador. Questionado sobre a causa do incêndio, Gonçalves disse não descartar a possibilidade de uma ação criminosa. “Até onde eu sei o fogo não brota sozinho do chão, ele tem uma causa. Não descartamos a possibilidade de um incêndio criminoso”, disse ele. Segundo o administrador, o barraqueiro que teve a barraca incendiada atuava de modo irregular. “Ele não pode cobrar indenização da prefeitura, pois ele nem se cadastrou junto à administração do Mercado. Sua barraca estava clandestina”, concluiu.

Popularidade do governo Dilma cai de 43% para 36% Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na comparação com novembro do ano passado, o total de eleitores que consideram o governo Dilma Rousseff (PT) bom ou ótimo caiu sete pontos percentuais em março deste ano - a avaliação positiva passou de 43% para 36%. Os dados fazem parte de uma pesquisa do Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgada nesta quinta-feira (27). Desde setembro de 2013, esta é a primeira queda de popularidade do governo. O levantamento foi feito entre os dias 14 e 17 de março, quando 2.002 eleitores de 141 cidades foram entrevistados. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Além da queda na aprovação ao governo, houve redução na popularidade de Dilma Rousseff. O percentual dos que aprovam a maneira de governar da presidente caiu de 56% em novembro de 2013 para 51% no levantamento atual. Já o total dos que a desaprovam passou de 36% para 43%.

Começa os preparativos para 24ª Missa do Vaqueiro e Vaquejada de Lagoa Real Foto: Divulgação

A prefeitura de Lagoa Real está preparando o Parque do Vaqueiro para realização da 24ª Missa e Vaquejada do município. O evento acontece nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho. Para melhor acolher os visitantes, o prefeito está ampliando todo espaço com recursos próprios. A Vaquejada é um evento tradicional que movimenta economicamente a cidade, antes e durante sua realização.

Começa os preparativos para 24ª Missa do Vaqueiro e Vaquejada de Lagoa Real Foto: Divulgação
Brumado: CRAS Yolanda Pires na luta contra a dengue na Vila Presidente Vargas Foto: Divulgação

De acordo com Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti divulgado pelo Ministério da Saúde, os casos de dengue registrados no Brasil nos dois primeiros meses deste ano caíram 80% em relação ao mesmo período do ano passado. Ao todo, foram notificados 87 mil casos entre janeiro e fevereiro de 2014, contra 427 mil nos dois primeiros meses de 2013. O Nordeste registrou queda de 29,6 mil para 7,9 mil. Com o objetivo de promover a sensibilização social sobre os cuidados necessários à prevenção da doença, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania - SESOC e a Secretaria de Saúde - SESAU, por intermédio da equipe técnica do CRAS Yolanda Pires, localizado na Vila Presidente Vargas, promoveram nesta quinta-feira (27) uma palestra ministrada pelo coordenador da Vigilância Epidemiológica, Fábio Azevedo, e os agentes de endemias. Na oportunidade, foram abordadas causas, consequências e prevenções da dengue. Durante o evento, foi ressaltado que a população precisa permanecer em alerta, pois os resultados não permitem comemoração.

Rio do Pires: Polícia apreende máquinas caça níqueis Foto: Divulgação/Polícia Civil

Sob a coordenação do delegado Márcio Andrei, policiais civis apreenderam oito máquinas caça níqueis e um veículo na manhã da última quarta-feira (26), em Rio do Pires, no sudoeste baiano. Por telefone, o delegado esclareceu ao site Brumado Notícias que as máquinas estavam espalhadas em diversos estabelecimentos do comércio local. Os proprietários irão responder pelo crime de contraversão e promoção de jogos de azar. A polícia está investigando a procedência do veículo, pois há a suspeita de adulteração na placa e na numeração do chassi. As máquinas e o carro foram encaminhados para a delegacia local, onde irão ser periciados.

Embasa: Abastecimento será afetado em bairros de Brumado e Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Para possibilitar a realização de serviços emergenciais em função de um quebramento na adutora de água bruta, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que alguns bairros de Brumado e da cidade de Malhada de Pedras terão o abastecimento paralisado nesta quinta-feira (27) durante todo o dia. A empresa recomenda que a população consuma a água de forma racional até que os trabalhos sejam concluídos e o abastecimento seja retomado gradativamente, o que deve ocorrer no final do dia. Os locais afetados são: São Jorge, São Felix, Esmeralda, Malhada Branca, Jardim de Alá, Urbis II, Urbis III, Loteamento Malhada Branca, Loteamento Bom Jesus e Malhada de Pedras.

Brumado: Operários das obras no estádio Gilbertão aderem à greve Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção e da Madeira do Estado da Bahia (Sintracom) convenceram os operários que trabalham nas obras de reconstrução do Estádio Gilberto Cardoso, o Gilbertão, a suspenderem as atividades nesta quinta-feira (27) e aderirem à greve geral dos trabalhadores da construção civil. A categoria reivindica 10% de reajuste salarial, acréscimo de R$ 40 na cesta básica e correção do piso salarial. Segundo João Batista, desde dezembro de 2013, o sindicato está intermediando as negociações entre os operários e os empresários da construção civil. Estes até o momento só ofereceram 5,56% de aumento aos trabalhadores do setor. O sindicalista Jorge Messias declarou ao site Brumado Notícias que está agendada uma nova rodada de negociações com o sindicato patronal nesta sexta-feira (28), em Salvador, de onde saíra a definição se a greve continua ou será interrompida. 

Brumado: Operários das obras no estádio Gilbertão aderem à greve Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, três importantes obras estão paradas com a deflagração da greve: a construção do campus do IFBA, os residenciais Brisas I e II, do programa Minha Casa, Minha Vida, e o Estádio Gilberto Cardoso. O encarregado responsável pelas obras no estádio disse à nossa reportagem que a paralisação é improcedente, tendo em vista que os operários queriam continuar trabalhando, mas foram impedidos pelo sindicato.

Tempo muda em Brumado com garoa durante a madrugada Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os três primeiros dias da semana foram bastante quentes em Brumado, no entanto, na madrugada desta quinta-feira (27), uma rápida pancada de chuva caiu nas primeiras horas da manhã. A estação meteorológica Clima Tempo aponta que no período da tarde o sol aparecerá entre nuvens, podendo ocorrer chuva a qualquer hora. A mínima prevista para o restante do dia é de 22°C e a máxima é de 27°C. O Clima Tempo prevê que o mesmo deve se repetir até o próximo domingo (30).

Wagner assina ordem de serviço para obras em Brumado Foto: Divulgação

Uma ordem de serviço foi assinada pelo governador Jaques Wagner (PT) em evento realizado na Fundação Luís Eduardo Magalhães, em Salvador. A ordem autoriza obras para implantação do sistema de abastecimento de água dos Povoados de Pebas, Pompeia e Frutuoso, que deverão ser iniciadas até o final do mês de abril. Com uma extensão de aproximadamente 12 km, o sistema beneficiará mais de 420 habitantes desta região. A intervenção é resultado de um conjunto de ações desenvolvidas pelo deputado estadual João Bonfim (PDT), em parceria com o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD), com o objetivo de amenizar os efeitos da seca que castiga o interior do estado. No final do ano passado, a inauguração da Adutora de Malhada de Pedras, que além de atender o município, melhorou o abastecimento das localidades de Vila Presidente Vargas, Espinheiro e Campo Seco, em Brumado.

Brumado: Funcionários de terceirizada da Fiol deflagram greve Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os funcionários da Falcão Bauer, empresa responsável pela fiscalização no canteiro de obras do Lote IV, da Ferrovia de Integração Leste Oeste (Fiol), em Brumado, deflagraram greve na manhã desta quinta-feira (27). Jorge Messias, membro do Sintracom, sindicato que representa a categoria, explicou ao site Brumado Notícias que os fiscais cobram o retroativo a cestas básicas, café da manhã e vale transporte. Segundo o sindicalista, a empresa ainda não se posicionou, mas já há rumores de negociações a serem feitas ainda hoje. Com a paralisação dos fiscais, os demais setores de produção da Fiol também serão afetados.

Professores da Uesb paralisam atividades Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última terça-feira (25), professores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) decidiram suspender as atividades até a sexta-feira (28). A mobilização é um protesto contra o projeto de lei de reajuste linear encaminhado pelo governo à Assembleia Legislativa no dia 20 de março. O documento prevê um reajuste de 5,91%, que deverá ser pago em duas parcelas. Com a aprovação da proposta, o governo pode oficializar pelo segundo ano seguido o confisco de parte do reajuste salarial do funcionalismo público da Bahia. Em 2013, a categoria não aceitou o pagamento da reposição da inflação em duas parcelas. Na época, os professores realizaram diversos protestos, pois consideravam inaceitável qualquer proposta que trouxesse perda aos trabalhadores. Os técnicos administrativos da Uesb, Uesc, Uefs e Uneb também paralisarão as atividades.

Brumado: Obras do presídio começam na terça-feira (1º) A empresa que venceu a licitação está cadastrando 300 operários para trabalharem no canteiro de obras. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A empresa que venceu a licitação para construção do presídio de Brumado começou a fazer o recrutamento de pessoal desde a última sexta-feira (21). Em entrevista ao site Brumado Notícias, Bayard Silveira, encarregado do setor de Recursos Humanos da empresa, esclareceu que as obras serão iniciadas na próxima terça-feira (1º), com previsão de término no prazo de oito meses. A empresa está cadastrando 300 operários para trabalharem no canteiro de obras, o qual ficará localizado próximo à comunidade do Jacaré. O presídio terá capacidade para mais de 500 detentos. A empresa está convocando interessados em trabalhar no local. Os mesmos devem comparecem à Pousada Brumado munidos dos documentos pessoais.

Médica espanhola diagnostica paciente com 'WhatAppite' Foto: Reprodução

Uma médica espanhola diagnosticou uma paciente com “WhatsAppite”. Segundo ela, uma lesão por esforço repetitivo no pulso causada pela frequência excessiva com que se digita. O caso trata de uma paciente que não tinha nenhum histórico de trauma nas mãos, mas passou seis horas do dia respondendo mensagens que havia recebido no WhatsApp. “Ela fazia movimentos contínuos com as mãos e os polegares para enviar as mensagens”, disse a doutora em seu relatório médico. O tratamento incluiu abstinência do uso de smartphones e a aplicação de anti-inflamatórios. O caso foi comparado com a “Nintendinite”, tipo de lesão bastante comum entre crianças nos anos 90 graças ao uso extremo do polegar nos controles de videogame da Nintendo. As informações são do jornal médico britânico The Lance.

Brumado: Topázio Fight convida para aula experimental

O Centro de Treinamento de Artes Marciais Topázio Fight oferece aulas de boxe, capoeira, e MMA com a finalidade de promover e incentivar o esporte na cidade de Brumado, além de auxiliar na perda de peso e manutenção da boa forma. Entre socos e esquivas, você dá adeus às gordurinhas extras, tonifica a musculatura e ainda ganha mais flexibilidade e agilidade. As aulas são para todos os públicos e idades. Você pode escolher entre diversos horários, de segunda a quinta-feira. O Centro de Treinamento está localizado na Praça Wenscelau Risério, no Bairro Santa Tereza, em Brumado. Faça uma aula experimental e entenda os benefícios das artes marciais para o seu corpo e a sua saúde.

Câmara dos Deputados aprova cotas para negros em concursos públicos Foto: Reprodução

A Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (26) projeto de lei que reserva 20% das vagas em concursos públicos da administração federal para candidatos que se declararem negros ou pardos. De autoria do governo federal, o texto ainda precisa de aprovação do Senado antes de seguir para sanção presidencial. A proposta limita a aplicação das cotas ao prazo de dez anos. De acordo com o texto, a reserva de vagas vale em concursos realizados para a administração pública federal, autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista controladas pela União. Na justificativa do projeto, o governo argumenta que a matéria é uma “política afirmativa” necessária para solucionar o problema da subrepresentação de negros e pardos no serviço público federal.

Campeonato Baiano: Brumadenses vão a Conquista torcer pelo Vitória e por Alan Pinheiro Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Vitória da Conquista e Vitória se enfrentam no Estádio Lomanto Júnior, em Vitória da Conquista, na noite desta quarta-feira (26), em partida válida pelas semifinais do Campeonato Baiano de Futebol. O rubro negro da capital terá nas arquibancadas torcedores brumadenses que estão torcendo pelo atacante Alan Pinheiro, natural da cidade. Familiares e amigos preparam bandeiras e faixas com palavras de incentivo ao atleta, que tem feito boas atuações pelo leão. “Esse menino é de ouro e ele tem futebol para mostrar. Acredito que ele ainda será uma das grandes referências do futebol brasileiro”, comentou o tio e incentivador Jude Caé. Além do embate, outro time de Conquista tem atravessado uma boa fase e também entra em campo de olho na final da competição. O Serrano receberá o Bahia na cidade de Teixeira de Freitas.

Campeonato Baiano: Brumadenses vão a Conquista torcer pelo Vitória e por Alan Pinheiro Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Brumado: Caminhão tanque da Petrobras derruba poste na Avenida Lindolfo Brito Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um caminhão tanque da cidade de Jequié, que presta serviço à unidade da Petrobras no município, colidiu contra um poste na Avenida Lindolfo Azevedo de Brito, em Brumado, na tarde desta quarta-feira (26). O veículo estava carregado com óleo e iria abastecer uma oficina de manutenção em carretas. Com o choque, o poste partiu no meio e os cabos de alta tensão caíram provocando um pequeno incêndio no mato de um terreno baldio. Populares que moram próximo ao local ficaram apavorados. Alguns chegaram a sair de casa com medo de o fogo se alastrar. A Coelba isolou a região e desligou a rede. Assustado, o motorista não soube explicar o que aconteceu. Ninguém ficou ferido.

Petrobras anuncia provável reajuste no preço da gasolina Foto: Jaime da Silva

Um possível reajuste no preço dos combustíveis foi sinalizado pela Petrobras na última terça-feira (25). A presidente da empresa, Graça Foster, disse que a estatal vem atravessando um momento político e financeiro difícil e que o aumento do preço da gasolina é provável. Especialistas apontam os reajustes como fatores fundamentais para o equilíbrio econômico da Petrobras.

Brumado sediará primeiro zonal do 12º Campeonato do Sudoeste de Futsal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A equipe de futsal de Brumado terá a missão de passar pelas equipes de Guanambi, Caetité, Presidente Jânio Quadros, Licínio de Almeida e Aracatu no próximo final de semana, quando disputarão o primeiro zonal do 12º Campeonato do Sudoeste de Futsal. Os jogos serão disputados no sábado (29) e no domingo (30), no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro. A abertura da competição será na capital do minério e as duas equipes melhores colocadas passarão para a próxima fase da competição.

Brumado: Obra de recapeamento do DNIT atenderá áreas solicitadas pela prefeitura Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As obras de recuperação e recapeamento asfáltico que serão realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no centro de Brumado iriam ser iniciadas na última segunda-feira (24). No entanto, elas deram uma pausa para que sejam atendidas algumas solicitações da prefeitura junto ao Ministro dos Transportes, César Borges, a fim de que, além da pista de rolamento, seja atendida também a pavimentação asfáltica nas faixas de servidão, no perímetro entre a Avenida Centenário até o km 5 do início da BR-030. Outro apelo do prefeito da cidade diz respeito à melhorias na rótula entre o terminal rodoviário e o canteiro administrativo da Fiol. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) declarou que os pedidos foram acatados pelo ministro e que tão logo seja liberado os trâmites burocráticos o DNIT executará a obra no perímetro urbano.

Ivana Bastos manifesta apoio aos produtores do Projeto Estreito Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A deputada estadual Ivana Bastos (PDS) usou a tribuna da Assembleia Legislativa para manifestar o seu apoio ao movimento encabeçado pelos produtores rurais do Perímetro Irrigado Estreito IV, localizado entre os municípios de Urandi e Sebastião Laranjeiras, no sudoeste baiano. O grupo, composto por cerca de 500 produtores, reivindica, inicialmente, que seja cumprido um acordo firmado entre o Ministério da Integração Nacional e os colonos. O documento determina o pagamento de uma indenização pela falta da Codevasf no fornecimento de suprimentos de água adequados para as famílias de colonos que adquiriram lotes da empresa. A expectativa é que grande parte das famílias receba indenização entre R$10 mil a R$ 20 mil reais. Os colonos querem também o imediato retorno da irrigação, e a modernização do sistema de irrigação do perímetro, bem como a melhoria na infraestrutura do projeto. “Quero manifestar aqui minha solidariedade e meu apoio à luta desses produtores, porque conheço bem suas dificuldades e seus problemas. Sei da seriedade do movimento e tenho a devida compreensão dos aspectos sociais que envolvem esta causa. Temos convicção de que, com a sensibilidade e responsabilidade dos dirigentes da Codevasf, poderemos encontrar um desfecho favorável a esse justo movimento”, disse Bastos.

Brumado: Barraca de antiquários pega fogo no Mercado Municipal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No início da tarde desta quarta-feira (26), uma barraca de antiquários pegou fogo no Mercado Municipal de Brumado. O fogo se alastrou rapidamente e acabou atingindo uma caminhonete, que estava estacionada em frente à barraca. Ao perceberem as chamas, os feirantes e os guardas municipais correram para apagar o fogo, mas, como o local não tem extintor de incêndio, foram utilizados baldes com água e mangueiras para conter as chamas. Todos os produtos que se encontravam na barraca foram destruídos.

Brumado: Barraca de antiquários pega fogo no Mercado Municipal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O proprietário, Cícero Santos, disse ao site Brumado Notícias que entre as peças antigas havia cerca de 300 LPs para colecionadores, avaliados em R$ 30 cada. O ambulante levantou a suspeita de incêndio criminoso e cobrou providências da prefeitura e da administração do local. “Minha barraca é só mais uma das que estão sendo incendiadas aqui. Outros episódios como esse já aconteceram e não foram tomadas providências. Não temos extintores no Mercado e falta segurança. Não tenho dúvida de que alguém tenha colocado fogo em minha barraca, pois não havia nada aqui que gerasse combustão. Vou cobrar da prefeitura os prejuízos que tive”, disse.

Brumado: Barraca de antiquários pega fogo no Mercado Municipal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O veículo atingido foi arrastado por vários homens para longe da barraca. Ninguém ficou ferido. A polícia compareceu o local e está apurando o que pode ter ocasionado o incidente. Ela não descarta a possibilidade de um incêndio criminoso.

Arquivo