Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2015
Motorista é apedrejado até a morte após atropelar dois moradores de rua em Salvador Foto: Reprodução/TV Bahia

Um condutor foi espancado e apedrejado até a morte na rua Cônego Pereira, no bairro Sete Portas, em Salvador, após ter invadido uma calçada e atropelado dois moradores de rua que dormiam no local, provocando a morte de um deles e deixando o outro ferido. O caso ocorreu na madrugada desta quarta-feira (25), em frente à antiga rodoviária, e está sendo investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). De acordo com a Polícia Civil, por meio de informações colhidas com testemunhas, o homem foi morto por outros moradores de rua que estavam no local. Depois de ter sido espancado e apedrejado, a polícia aponta que o corpo do motorista foi jogado em uma vala da região. O corpo do motorista, que ainda não teve a identidade revelada, foi retirado da vala na manhã desta quarta e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). O corpo do morador de rua atropelado e morto está na rua, onde estão sendo realizados trabalhos de perícia. O morador de rua ferido foi encaminhado para uma unidade médica ainda não informada. De acordo a Polícia Civil, os agressores ainda não foram identificados. Por conta dos trabalhos da perícia, o trânsito é lento no local do crime. As informações são do G1.

Curso de aprendizagem industrial de nível básico é oferecido pelo Senai em Brumado

Estão abertas até o dia 10 de abril as inscrições para um curso de Aprendizagem Industrial Básica, oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai em Brumado. Podem participar da qualificação quem está cursando ou já concluiu o 9º Ano e o Ensino Médio e tem entre 14 e 21 anos. O curso de assistente administrativo será realizado no turno matutino, com carga horária de 532 horas. Os interessados podem se inscrever através do site www.fieb.org.br/senai. Esta é a oportunidade que faltava para você se qualificar profissionalmente e conquistar um espaço no mercado. O curso é inteiramente gratuito.

Mais de 450 agricultores participaram de Seminário da Asfab Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Centenas de agricultores de 25 municípios de 10 territórios de identidade diferentes da Bahia estiveram em Malhada de Pedras, na última quinta, 12, para participar do 1° “Seminário de Avanços, desafios e estratégias para a política de produção de alimentos e da convivência com o Semiárido”, realizado pela Associação de Agricultores Familiares Camponeses da Bahia (Asfab). Eles lotaram o auditório da Igreja do Evangelho Quadrangular da cidade para ampliarem o conhecimento sobre a produção de alimentos no semiárido, por meio das palestras que foram conferidas no local. Para recepcionar os mais de 450 produtores rurais, a Asfab montou uma grande estrutura para o evento, não se esquecendo de nenhum detalhe, desde a ornamentação até à alimentação. Todo o espaço do evento foi decorado com elementos da cultura sertaneja, a exemplo das toalhas de chita, do carro de boi e da sanfona. “Ficou realmente muito bonito a ornamentação do espaço, que nos remeteu à cultura do homem do campo”, destacou Wellington Resende, Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Mais de 450 agricultores participaram de Seminário da Asfab Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Outra preocupação da organização do Seminário foi quanto à alimentação dos participantes. Todos os presentes no Seminário receberam gratuitamente café da manhã, almoço e lanche, o que deu mais conforto, principalmente, para aqueles de cidades mais distantes. “Pessoas de muitas cidades da região participaram do Seminário, por isso, pensamos em uma estrutura que permitisse um ambiente agradável e confortável para todos”, disse Evânio de Olveira, organizador do evento e diretor da Asfab. Além disso, foram montados stands no espaço externo da Igreja, onde alguns agricultores puderam expor alimentos oriundos da agricultura familiar, como verduras, legumes frutas e mel de abelhas, bem como produtos artesanais. 

Assalto a mercadinho, perseguição e troca de tiros em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ao ser informada sobre um assalto a um mercadinho no Bairro Malhada Branca, em Brumado, uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) se deslocou para o local. No mercadinho, testemunhas disseram que dois meliantes armados em uma motocicleta vermelha é que teriam praticado o assalto. A guarnição fez rondas nas imediações e logo se deslocou ao Bairro Urbis II, onde encontrou dois elementos com as características dos supostos assaltantes. Assim que perceberam a aproximação da viatura, os suspeitos fugiram na motocicleta e efetuaram disparos de arma de fogo contra a guarnição, que respondeu em revide. Os meliantes caíram com a motocicleta e fugiram a pé por um matagal abandonando a moto, capacetes e sandálias. O veículo, que pode ser produto de roubo, além dos demais itens, foram encaminhados à delegacia e ao Departamento de Polícia Técnica para serem periciados.

Brumado: Prefeito e secretários fazem visita às obras do Estádio Gilberto Cardoso Foto: Divulgação

A reforma e ampliação do Estádio Gilberto Cardoso, antigo Campos dos Prazeres, é considerada uma das maiores obras do setor esportivo em Brumado. As obras estão em fase final e, segundo as previsões, o novo estádio deverá ser entregue à população ainda no primeiro semestre desse ano. O prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) e os secretários de Infraestrutura, André Cardoso, da Fazenda, Raimundo Lima Dias, e de Cultura, Esporte e Lazer, Miguel Lima Dias, fizeram uma visita ao local e ficaram bastante satisfeitos com a reforma. Os proprietários da empresa responsável pelas obras, conduziu a comitiva pelas instalações do campo e o chefe do executivo observou todos os detalhes dos serviços que compreendem a poda do gramado, a pintura e a iluminação. “Realmente o que vimos aqui nos deixa orgulhosos, pois sabemos da dimensão que essa obra representa para o esporte brumadense”, declarou o gestor. 

Brumado: Prefeito e secretários fazem visita às obras do Estádio Gilberto Cardoso Foto: Divulgação

Segundo o secretário André Cardoso, a pintura e a iluminação devem ficar prontas em cerca de dois meses e, assim, o estádio poderá ser inaugurado. A conquista, viabilizada através da parceria entre o vereador Édio Pereira (PCdoB), o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB) e a prefeitura, irá ser um divisor de águas para o setor esportivo, já que o novo estádio terá capacidade para cerca de 10 mil pessoas, com vestiários modernos, gramado com drenagem eletrônica e uma estrutura muito dinâmica para a prática do futebol, inclusive, podendo receber jogos da primeira divisão do Campeonato Baiano de Futebol. A prefeitura municipal já planeja uma grande inauguração, inclusive com a possibilidade da presença de um grande time do futebol brasileiro.

Brumado: Médicos do hospital regional e da policlínica desmentem boatos de greve Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Depois de boatos de que os médicos que trabalham no Hospital Professor Magalhães Neto e na Policlínica Manoel Fernandes dos Santos, em Brumado, entrariam em greve, a categoria resolveu emitir nota de esclarecimento. No documento enviado ao site Brumado Notícias, os médicos explicam que os contratos dos profissionais com o município serão encerrados no dia 31 deste mês e, após chegar ao fim, a prefeitura optou por realizar uma licitação na modalidade pregão e contratar uma nova equipe, em detrimento da que já está consolidada. A categoria esclarece que o modelo proposto é de realização de uma licitação, dividindo os serviços do hospital por lotes, de forma que o profissional que se dispuser a trabalhar pelo menor valor será contratado. “Um absurdo, pois não se leva em consideração a capacidade e a competência do profissional. Posicionamo-nos radicalmente contra tal modalidade de contratação, primeiro por ferir princípios básicos da escolha do médico, a confiança e a capacidade; segundo por mercantilizar a saúde, procedimento vedado pelo Código de Ética Médica”, disseram na nota. 

Brumado: Médicos do hospital regional e da policlínica desmentem boatos de greve Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os médicos salientaram que têm o compromisso de manter os atendimentos no município e que não pretendem deixar as atividades, porém reforçaram que não se sujeitarão a decisões unilaterais e imposições que contrariam os mais elementares preceitos médicos. Sobre a recente suspensão dos serviços na Policlínica, a categoria afirmou que a culpa foi atribuída aos médicos, que estariam de férias, contudo, segundo esclarecem na nota, a suspensão ocorreu pela rescisão dos contratos, “em uma ação de contenção de gastos, sem que os profissionais recebessem valores durante o período que não houve atendimento”. Por fim, os médicos reivindicam a garantia da continuidade da qualidade dos serviços prestados à população.

Dilma estende política de valorização do salário mínimo até 2019 Foto: Reprodução

Ao assinar a medida provisória (MP) que estende a política de reajuste do salário mínimo até 2019, a presidenta Dilma Rousseff disse que a decisão do governo é reconhecimento de que as ações de crescimento da economia não se dão “em detrimento do trabalhador”. Segundo ela, o envio de uma MP ao Congresso foi resultado do diálogo com senadores e deputados da base aliada. Isso foi necessário porque a MP passa a vigorar com força de lei, o que permite trabalhar com as novas projeções, quando for analisado o Orçamento deste ano. O projeto de lei 7.469/14, que tramitava no Congresso Nacional com o mesmo teor, foi retirado de pauta nesta terça-feira (24), após ter seu texto base aprovado, mas o governo não concordava com uma emenda que estendia a política de correção para os benefícios acima de um salário mínimo pagos pela Previdência Social. A presidenta lembrou que em 2011 outra medida provisória foi enviada ao Legislativo estendendo a política daquela época até 2015, e que agora era necessária essa ação por parte do governo. De acordo com ela, não há atropelo com relação aos parlamentares, porque o governo está fazendo algo que lhe é característico: o “direito de iniciativa em algo que gera despesa”. As informações são da Agência Brasil.

Senado aprova fim das coligações partidárias em eleições proporcionais Foto: Reprodução

O Senado aprovou ontem (24), em segundo turno, a Proposta de Emenda à Constituição 40, que acaba com as coligações eleitorais em eleições proporcionais, permitindo que elas ocorram apenas para as majoritárias. A PEC é um dos principais temas da reforma política. Na prática, a proposta estabelece que os partidos só poderão se coligar em eleições para cargos do Executivo – federal, estadual e municipal – e para o Senado. Portanto, ficam proibidas as coligações para disputas à Câmara dos Deputados, assembleias legislativas, Câmara Legislativa do Distrito Federal e câmaras de vereadores. Não será mais possível, por exemplo, que dois partidos que não alcançaram o número necessário de votos para atingir o coeficiente eleitoral se unam para eleger um candidato. A PEC também impede que, durante o afastamento de um parlamentar, o suplente convocado seja de outro partido. A proposta tinha sido aprovada em primeiro turno no último dia 10. De acordo com a Agência Brasil, a matéria segue para a Câmara dos Deputados, onde também terá de ser aprovada em dois turnos, com maioria qualificada, ou seja, pelo menos 308 deputados precisam votar a favor. Se o texto sofrer alterações na Câmara, retornará ao Senado para última análise.

Brumado: Vereador anuncia que obras do presídio podem ser retomadas nos próximos quinze dias Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ao falar sobre a segurança pública em Brumado durante seu pronunciamento no legislativo, o vereador José Carlos dos Reis (PDT) adiantou que as obras do presídio na cidade deverão ser retomadas nos próximos quinze dias. Segundo ele, a informação foi confirmada ao prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) pelo secretário estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), Nestor Duarte. 

Brumado: Vereador anuncia que obras do presídio podem ser retomadas nos próximos quinze dias Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Para o parlamentar, as cobranças realizadas por ele na última semana surtiram efeito. Reis acredita que as críticas quanto ao andamento das obras da unidade prisional chegaram ao conhecimento do secretário, que entrou em contato com o gestor assegurando a retomada das atividades no canteiro de obras. Segundo o vereador, o secretário reconheceu o atraso e declarou que nos próximos dias efetuará o pagamento para a Coelba e a Embasa para que seja feita a ligação de energia e água no local onde será construído o presídio.

Brumado: Castilho Viana cobra médicos, medicamentos e material para a UBS Paulo Vargas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador Castilho Viana (PSB) esteve na Unidade Básica de Saúde Paulo Vargas, localizada no Bairro Dr. Juracy, em Brumado, onde pode ouvir de perto as reclamações dos usuários dos serviços da unidade. Viana averiguou com a comunidade e funcionários que as condições de atendimento ao público são críticas na UBS. Segundo o vereador, o posto de saúde conta com apenas uma equipe de trabalho completa para atender quase 6 mil pessoas. “Chega a ser desumano”, avaliou Viana. Além disso, são mais de seis comunidades nas proximidades do bairro que se deslocam até o posto para buscar atendimento. 

Brumado: Castilho Viana cobra médicos, medicamentos e material para a UBS Paulo Vargas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ao conversar com os pacientes e funcionários, Castilho verificou ainda que a limpeza da unidade também está comprometida, já que não há um profissional de serviços gerais e a faxina só é realizada quando um funcionário do hospital é deslocado para o local. O parlamentar constatou durante a visita que também falta medicamentos para diversos tipos tratamentos de saúde que fazem parte do SUS. “O povo está brigando para conseguir uma vaga com o dentista, já que a procura é maior do que a oferta de profissionais. Faltam materiais indispensáveis para o atendimento”, relatou Viana. No dia da visita, Castilho declarou que a unidade não tinha água nos banheiros, nem tampouco bebedouro. O vereador está buscando junto ao poder executivo ações imediatas para sanar os problemas da UBS.

Uma em cada 88 crianças nascidas é autista Foto: Reprodução

A diretora do Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab), Tatiana Roque, disse em audiência sobre o autismo realizada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) que o número de pessoas atingidas com a síndrome cresce a cada ano. Segundo ela, em 1990, era um caso para cada 2,5 mil crianças nascidas. Hoje, a estimativa é de uma criança para cada 88 nascidas. No Brasil, não há estatística oficial, mas estima-se que existem 2 milhões de autistas no país. O autismo é uma síndrome comportamental complexa que atinge três áreas: dificuldade de socialização, atraso na linguagem e alterações no comportamento, com movimentos repetitivos e restritivos. O transtorno atinge de forma diferenciada cada autista, que tem níveis distintos de comprometimento - leve, moderado ou grave - e por isso precisa de atendimento diferenciado. Lívia Magalhães, diretora jurídica do Moab, explicou que a chamada Lei Berenice Piana, que criou a política de atendimento aos autistas, permitiu o reconhecimento dos portadores da síndrome como pessoas com deficiência, mas não é aplicada na íntegra. O decreto que regulamenta a lei instituiu que os tratamentos aos autistas sejam feitos nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), do Sistema Único de Saúde, que são responsáveis pelos tratamentos de pessoas com todos os tipos de transtornos mentais. Para Lívia, esses locais são inadequados pela falta de estrutura física e profissional, sem tratamento multidisciplinar que os autistas merecem. Ambas cobraram a criação de centros especializados para atendimento aos autistas, clínicas com psiquiatras, neurologistas, fonoaudiólogos, terapeutas educacionais e ocupacionais, entre outros.

Brumado: Passagem de comando da 34ª CIPM acontecerá na próxima quinta-feira (26)

A passagem de comando da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Brumado, acontecerá na próxima quinta-feira (26), na Câmara de Vereadores. Para a ocasião é aguardada a presença do comandante geral da Polícia Militar da Bahia, o Coronel Anselmo Alves Brandão, e do comandante do Policiamento Regional Sudoeste, Coronel Lira. No evento, o Major Berlink passará o comando da companhia brumadense ao Major Jocevã Oliveira.

Pisit Mota estará pela primeira vez em Brumado no projeto Noites de Humor

O ator e humorista Pisit Mota participará do projeto Noites de Humor e estará pela primeira vez em Brumado no próximo dia 27. Ele apresentará o espetáculo Pisit Mota Por Umas e Outras no clube da AABB, às 20h. O show é o primeiro que escreveu, produziu, atuou e dirigiu sozinho, sem mencionar a concepção da luz e da sonoplastia. Na primeira temporada, em Salvador e seis municípios do interior, 16 mil pessoas foram vê-lo transformar a infância "classe z" e os perrengues de ser artista em piada. Os ingressos estão sendo vendidos no Kabana Natural e na Secretaria da AABB. Mais de 36 mil pessoas já assistiram ao stand up. Pisit ficou famoso com os vídeos lançados na internet no canal da produtora baiana +1 filmes, nos quais interpreta tipos soteropolitanos.

Brumado: Associação de Esportes do Sudoeste da Bahia declarada de utilidade pública Foto: Divulgação

Na sessão legislativa da última segunda-feira (23), o projeto de lei de autoria do vereador Weliton Lopes (SDD), que visa tornar de utilidade pública a Associação de Esportes do Sudoeste da Bahia - AESB, foi votado. A associação é formada por apoiadores e amantes dos esportes. Segundo Lopes, o objetivo da proposta é incentivar a prática de esportes e atividades físicas em todas as modalidades. A associação terá ainda o compromisso de desenvolver atividades nas áreas da cultura, saúde e educação, promovendo projetos esportivos de apoio físico e mental. Em seu discurso durante a sessão, o parlamentar destacou a importância da aprovação do projeto para que a associação tenha meios de buscar recursos para a realização dessas importantes atividades na área esportiva. “Confiamos no trabalho do presidente da Associação, Alecarlos Neves Pires, que está à frente da associação, e temos a plena certeza de que continuará desenvolvendo um trabalho sério e comprometido fazendo com que as práticas esportivas sejam desenvolvidas, principalmente, as de cunho social”, concluiu Lopes.   

ONU afirma que ano de 2014 foi o mais quente da história

Relatório lançado pela Organização Mundial de Meteorologia (OMM) revelou que o aquecimento recorde dos oceanos, as altas temperaturas e os alagamentos foram características que definiram o clima do ano de 2014, considerado o mais quente da história. Segundo a OMM, dos 15 anos mais quentes já registrados, 14 estão no século 21. O relatório mostrou ainda que as regiões sul, sudeste e central do Brasil sofreram com uma seca mais forte do que a média no ano passado. Já as enchentes afetaram principalmente o sul do Brasil, por causa da cheia do Rio Paraná. A agência da ONU explica que a variação do clima cria situações extremas todos os anos, mas a alta incidência de enchentes no mundo inteiro é consistente com um ciclo hidrológico acelerado causado pelos gases que causam o aquecimento da Terra. O relatório diz ainda que no ano passado foram registrados 78 ciclones tropicais, bem menos do que os 94 ocorridos em 2013 e também menor do que a média de 89 tempestades vistas entre 1981 e 2010.

Anvisa suspende venda e uso de medicamento estimulante Foto: Reprodução

De acordo com resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (24) no Diário Oficial da União, a distribuição, comercialização e o uso de todos os lotes fabricados no período de agosto a outubro de 2014, do produto Arcalion (sulbutiamina) 200 mg, pela empresa Laboratórios Servier do Brasil Ltda., estão suspensos.  A própria empresa comunicou a Anvisa sobre resultados fora da especificação durante estudo de estabilidade acelerada envolvendo o produto. De acordo com a Agência Brasil, em comunicado, a Laboratórios Servier do Brasil Ltda. informou que já suspendeu a fabricação do produto e que a decisão foi tomada para que a empresa possa melhor avaliar os resultados obtidos.

Vereador Santinho solicita construção da Praça da Bíblia em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Autor da proposição que solicita ao executivo a construção da Praça da Bíblia, em Brumado, o vereador José Santos (PTC), o Santinho, justificou que o espaço para obra já existe e que basta o prefeito autorizar a construção para a instalação da praça. Na sessão legislativa da última segunda-feira (23), Santinho explicou aos vereadores que as praças são excelentes locais de lazer para a população, a qual reivindica esse benefício. Ele adiantou que tem buscado junto aos representantes estaduais e federais recursos para que estes benefícios sejam trazidos para a população. O parlamentar espera que mais emendas sejam direcionadas para a cidade a fim de efetivar mais obras que representarão a melhoria da qualidade de vida de toda população.

Brumado: 'População não exerce cidadania e não tem consciência política', diz vereador Weliton Lopes Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Cansado de ser bombardeado por cobranças nas redes sociais e ainda ser taxado como culpado pelas problemáticas do município de Brumado, o vereador Weliton Lopes (SDD) fez um discurso inflamado na noite da última segunda-feira (23) cobrando da população o exercício da cidadania. Com a plenária da Câmara vazia, o parlamentar desabafou que muitos populares apenas criticam e culpam os vereadores sem fazer a sua parte. “Tem gente que nunca veio até a Câmara, mas senta na frente do computador e detona os vereadores como sendo os culpados por todas as coisas ruins que acontecem em Brumado. Estão reclamando da violência, mas o legislativo fez o convite para debater a segurança pública e as cadeiras ficaram vazias”, disparou ele. Lopes disse ainda que, infelizmente, a maioria tem invertido os valores da política e não sabe exercer a plena cidadania. 

Brumado: 'População não exerce cidadania e não tem consciência política', diz vereador Weliton Lopes Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Ser cidadão não é só cobrar e criticar, é participar e exercer a cidadania. Estamos fazendo todas as discussões das problemáticas do município nessa Casa. Quando o povo elege o vereador, o prefeito, o deputado, ele transfere a estes sua representatividade política, mas sua cidadania é intransferível, o cidadão tem que participar”, reiterou o parlamentar. Por fim, Weliton cobrou a presença da população nos debates de interesse público. “Posso afirmar que a maioria desses críticos não sabe o que é cidadania e não tem uma verdadeira consciência política. Do jeito como está também vamos sentar na frente do computador e cobrar a participação popular, pois ser cidadão é participar. Além do nosso trabalho, também precisamos ouvir o povo, mas o povo nunca aparece em nossas sessões”.

Brumado: Menor é apreendido ameaçando populares com uma peixeira Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um adolescente de 13 anos foi imobilizado por populares na noite da última segunda-feira (23), na Rua Maranhão, no Bairro Jardim Brasil, em Brumado. Ele estava armado com uma faca do tipo peixeira ameaçando os transeuntes na localidade. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias junto à polícia, o menor tentava roubar as pessoas com a faca. Com a chegada da polícia, o adolescente tentou fugir, mas foi encaminhado à delegacia com a faca que utilizava na ação delituosa.

Comitê de segurança debate possibilidade de instalação de monitoramento eletrônico em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por iniciativa do promotor público Paulo César Azevedo foi criado o Comitê Interinstitucional em Segurança Pública de Brumado - CISP/ Brumado, que vem debatendo com demais representantes da segurança pública local, da sociedade civil organizada e com o juiz da Vara Crime, Genivaldo Alves Guimarães, mecanismos que podem ser viabilizados para melhorar a qualidade de vida e segurança da comunidade. O comitê tem se reunido periodicamente e discutido vários temas, entre os quais a instalação do sistema eletrônico de monitoramento no centro comercial, a regulamentação do serviço de mototáxi, a criação do disk denúncia e a revitalização de escolas. Quanto ao videomonitoramento, o projeto já havia sido apresentado à comunidade em março de 2013. Na ocasião, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) foi o mediador entre uma empresa do ramo, a CDL, representantes do comércio local, bem como dos órgãos de trânsito e das polícias. Na época, a empresa instalou o sistema em alguns pontos estratégicos da cidade - quatro câmaras robôs com inteligência artificial, giro de 360° e longo alcance de zoom - apenas para apresentar a eficiência dos serviços que tinha por alvo a instalação de 30 câmaras espalhadas pelo município. 

Comitê de segurança debate possibilidade de instalação de monitoramento eletrônico em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A proposta era que o poder público e a iniciativa privada, com participação do comércio local, arcassem com os custos da manutenção de todo o sistema. Porém, após avaliarem o orçamento, os comerciantes não teriam entrado em um consenso para concretizar o projeto. No decorrer do tempo houve outras reuniões promovidas pelo Conselho Municipal de Segurança, também discutindo o monitoramento. Desta vez, com a intervenção do Ministério Público, o que se espera é que o projeto saia dos discursos e ganhe as ruas. Por telefone ao site Brumado Notícias, o promotor Paulo César Azevedo declarou que haverá uma nova reunião na próxima segunda-feira (30), na sede da 21ª Subseção da OAB, onde será apresentado o orçamento do projeto e a retomada da parceria entre o poder público e privado para implantação o quanto antes do sistema.

Dólar tem maior queda diária em um ano e meio e fecha abaixo de R$ 3,15 Foto: Reprodução

Depois de uma expressiva alta, a moeda norte-americana iniciou a semana com recuo expressivo, encerrando o dia vendido a R$ 3,145, com queda de R$ 0,085 (-2,63%). A cotação teve a maior queda em um único dia desde setembro de 2013. Com o desempenho da última segunda-feira (23), a divisa registra queda de 4,89% nas duas últimas sessões. A moeda norte-americana, no entanto, acumula alta de 10,1% em março e de 18,3% em 2015. A cotação operou todo o dia em queda. O dólar foi vendido pela primeira vez abaixo de R$ 3,15 por volta das 15h. Logo depois, foi vendido a R$ 3,16, mas voltou a cair na última hora da sessão, até fechar no valor mínimo do dia.

Sem sinal para pedestres, semáforos funcionam de modo irregular há anos em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com apenas duas semanas após implantação dos primeiros semáforos em Brumado, há cerca de sei anos, um caminhão de pequeno porte derrubou uma sinaleira para pedestres no cruzamento entre a Rua Dr. Mário Meira e a Rua Coronel Tibério Meira, um dos pontos de travessia mais movimentado da cidade. Desde então, o equipamento não foi recolocado deixando o pedestre em situação de risco no local. Outro ponto crítico de travessia está na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, onde há cerca de dois anos uma carreta derrubou o poste da sinaleira de pedestre, que também não foi reposto. Para piorar, nos locais também não se vê mais as faixas de pedestres, o que torna ainda mais irregular a sinalização nas vias. 

Sem sinal para pedestres, semáforos funcionam de modo irregular há anos em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em contato com a Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), o site Brumado Notícias foi informado de que não é problema da atual gestão municipal, pois os mesmos têm registro de administrações anteriores. O órgão ressaltou ainda que, nos últimos vinte anos, a atual administração foi a que mais investiu no trânsito da cidade com a instalação de 1300 placas de sinalização. A superintendência destacou também que os primeiros semáforos adquiridos mediante emenda parlamentar estavam ultrapassados por não se ter o temporizador. O órgão informou que já está programando a reinstalação das novas sinaleiras de pedestres.

Pesquisa mostra queda na avaliação positiva do governo Dilma Rousseff Foto: Reprodução

Divulgada na última segunda-feira (23), a Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT/MDA) mostrou que o governo da presidenta Dilma Rousseff foi avaliado positivamente por 10,8% das pessoas ouvidas - os dados mostram que 64,8% avaliaram o governo de forma negativa. Para 23,6%, a gestão atual é regular e 0,8% não sabe ou não respondeu. Segundo a CNT, a avaliação positiva do governo é a menor desde outubro de 1999, quando o desempenho do governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso foi aprovado por 8% das pessoas ouvidas. A pesquisa foi feita no período de 16 a 19 de março, com 2.002 entrevistados em 137 municípios de 25 unidades da Federação. Na pesquisa anterior, durante a campanha eleitoral, feita nos dias 27 e 28 de setembro do ano passado, o governo da presidenta Dilma foi considerado positivo por 41% dos entrevistados. A avaliação negativa ficou em 23,5%, a regular registrou 35% e 0,5% não soube ou não respondeu. O levantamento consultou 2.002 pessoas de 137 municípios de 25 unidades da Federação.

Governador Rui Costa convoca sociedade e prefeituras para o Pacto pela Educação Foto: Manu Dias/GOVBA

No programa ‘Diga Aí, Governador’ desta semana, o governador Rui Costa (PT) destacou os compromissos de melhorar a saúde e a educação no estado. Na oportunidade, ele convocou todos para o Pacto pela Educação, que vai ser lançado na próxima segunda-feira (30), em Salvador. Segundo Costa, o governo vai apresentar várias ações que serão feitas, desde o material didático, capacitação de professores, infraestrutura das escolas, entre outras. Além disso, haverá gestores responsáveis por cada região e monitoramento dos indicadores e as metas. Sobre o processo de transição das contratações do Pagamento de Serviço Temporário (PST) para o Regime de Direito Administrativo (Reda), Rui explicou que todos devem fazer a nova seleção “e que esse contrato será válido até a realização do concurso público, porque nós estamos também organizando e planejando um concurso para professor da rede estadual”.

Arquivo