Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2016
Prefeitura de Rio do Antônio é assumida por presidente da Câmara de Vereadores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última segunda-feira (14), a prefeitura de Rio do Antônio foi assumida pelo presidente da Câmara de Vereadores, Gerson de Souza Ribeiro (PP), o Gerson Martins, após a cassação dos mandatos do prefeito Humberto Célio Guimarães (DEM) e do vice-prefeito, Murilo Marcondes Dias Martins (PSB). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu manter o acórdão do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e cassou o mandato de ambos por abuso de poder político e econômico e captação ilícita de sufrágios nas eleições de 2012. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o novo gestor se manterá no cargo até que seja julgado o recurso impetrado por Humberto Célio. Se o recurso for considerado improcedente, Gerson Martins permanecerá à frente da gestão municipal até as eleições de outubro.

Lapeclin oferece os mais completos exames para melhor atender os pacientes Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com unidades em Caetité e Ibitira, o Lapeclin - Laboratório de Análises Clínicas tem a sua central de atendimento localizada na Rua Tibúrcio Leite, nº 15, em Brumado. Trabalhando com confiança, segurança e excelência, o Lapeclin dispõe de uma série de exames: bioquímica, hormônios de fertilidade, urínalise, hematologia, imunologia, parasitologia, hemostasia, marcadores tumorais, citologia, hormônios da tireoide, bacteriologia, marcadores cardíacos, exames pré-natais, exames de DNA, entre outros. Se você valoriza profissionais capacitados, um laboratório equipado com toda tecnologia necessária e a confiança de resultados precisos, faça seus exames no Lapeclin. Há 29 anos no mercado atendendo com excelência e referência como o melhor laboratório da região. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-2040.

Expedição Costa do Descobrimento acontece entre os dias 21 a 24 de abril

Entre os dias 21 e 24 de abril, será realizada a Expedição Costa do Descobrimento em Porto Seguro. Os apaixonados pela Amarok podem se inscrever online no site www.cluamarokbahia.com. É rápido, fácil e prático. Você também pode curtir a página do Facebook – clubamarokbahia – para ficar por dentro de todas as novidades do evento.

Brumado: Castilho Viana cobra arco cirúrgico para o Hospital Professor Magalhães Neto Foto: Divulgação

Em sua última passagem pela capital do estado, o vereador Castilho Viana (PSB) se reuniu com o deputado estadual Marquinho Viana (PSB) e com o Secretario de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas, com o intuito de buscar medidas para melhorar as condições da área de saúde no município. Dentre os diversos assuntos abordados na audiência com o secretário, Viana fez questão de falar sobre a implantação da Unidade de Terapia Intensiva - UTI e a inauguração da UPA em Brumado como medidas urgentes. Além disso, o vereador cobrou do secretário de saúde a aquisição do equipamento denominado “arco cirúrgico”, que, segundo ele, está fazendo muita falta nos atendimentos de cirurgia no hospital municipal, já que as demandas por cirurgias ortopédicas no município vêm crescendo e a falta do equipamento prejudica o atendimento dos pacientes.

Falta larvicida e 40% das notificações do vírus Zika não são registradas em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os agentes de endemias do município de Brumado estão impossibilitados de exterminar o aedes-aegypti, pois a última remessa do larvicida enviada pelo governo do estado já acabou e não deu conta de cobrir toda a cidade. A coordenação do setor de endemias na Vigilância Epidemiológica (Vigep) relatou ao site Brumado Notícias que a cota do larvicida do município foi bruscamente reduzida pelo Ministério da Saúde de 30 kg para 10 kg, o que não chega a cobrir nem 20% dos imóveis da cidade. A secretaria municipal de saúde informou a nossa reportagem que o governo federal baseou seus cálculos em dados do IBGE, que registra mais de 25 mil imóveis no município e cada imóvel com apenas um reservatório de 1000L. “Um cálculo equivocado, pois nossa cidade convive com a seca e com isso a maioria dos lares conta com vários reservatórios que podem chegar até 10 mil litros”, explicou a Sesau. Diante disso, cresce a cada semana as notificações suspeitas de pessoas infectadas com o vírus Zika na cidade. A semana começou com o relatório de 465 notificações suspeitas, mas um novo levantamento já foi iniciado e a estimativa é de que nos próximos dias os números passem de 600 notificações. 

Falta larvicida e 40% das notificações do vírus Zika não são registradas em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Vigep reconhece que os números, mesmo elevados, não refletem a realidade dos casos em Brumado, tendo em vista que, segundo levantamento dos próprios agentes de saúde e de endemias, centenas de pessoas que contraíram a doença preferem se automedicar em casa ao invés de procurar uma unidade de saúde; outra parcela busca atendimento na rede particular e também não entra no controle da Vigep. Esses são classificados como subnotificações, que só na sede do município corresponde a 40% dos casos. A coordenação da Vigep tem preocupação ainda maior com as famílias nas mais de 250 comunidades rurais, que há mais de um ano estão sem a cobertura dos agentes de endemias e não há previsão de supervisão nessas localidades. “Estamos caminhando para uma grave epidemia, mas não podemos ficar procurando um culpado, pois todos nós somos responsáveis por nossos reservatórios e cada um de nós tem essa missão de combater o mosquito. Mesmo que o município não esteja recebendo sua cota normal de larvicida, precisamos arregaçar as mangas e tomarmos todas as medidas para manter o mosquito longe de nossas casas”, disse o secretário de saúde, Cláudio Feres.

Eleições 2016: Edmundo, Catorze e Zé Carlos de Jonas dizem que continuam no PT em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O ex-vice-governador da Bahia, Edmundo Pereira Santos, os vereadores José Carlos de Jonas e José Carlos Meira, o Catorze, confirmaram em telefonema ao site Brumado Notícias na noite desta quinta-feira (17) a permanência no Partido dos Trabalhadores (PT) e descartaram a ida para o Partido Social Democrático (PSD). “Não vamos sair do PT. A nossa posição está mantida juntamente com a nossa militância”, disseram. Os petistas ainda confirmaram que nesta sexta-feira (18) vão ao município de Vitória da Conquista para participarem de um evento em apoio a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Brumado: Edmundo Pereira vai deixar o PT e ainda levar três vereadores para o PSD Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O ex-vice-governador da Bahia, Edmundo Pereira Santos, vai entregar a sua ficha de desfiliação do Partido dos Trabalhadores (PT) e procurar novos ares na política brumadense no Partido Social Democrático (PSD). Segundo apurou o site Brumado Notícias, Edmundo ainda estaria esvaziando a bancada do PT na Câmara Municipal, pois os vereadores José Carlos de Jonas, Zé Ribeiro e Catorze vão acompanhá-lo na nova agremiação partidária. Com isso, Edmundo vai tentar emplacar o seu nome para disputar a prefeitura nas eleições 2016. Uma reunião dos petistas da capital do minério, juntamente com o presidente municipal, Luiz Frederico Rêgo, o Fredinho, e o presidente estadual, Everaldo Anunciação, está agendada para as próximas horas. Durante a reunião, Edmundo deve informar a sua decisão. A ex-deputada Marizete Pereira deve permanecer no PT. O PSD na Bahia é comandado pelo senador Otto Alencar e a ex-deputada é 2ª suplente. Edmundo também terá um encontro com Alencar na capital do estado. A nossa reportagem fez contato com a assessoria do senador, mas até o fechamento desta matéria não obteve retorno.

Brumado: Eleições na Associação dos Aposentados será no próximo dia 26 Brumado: Eleições na Associação dos Aposentados será no próximo dia 26

O presidente da Associação dos Aposentados, Pensionistas, Idosos e Aposentáveis de Brumado, Sebastião Bernardino da Silva, está convocando todos os associados em gozo dos direitos sociais para as eleições que vão acontecer no dia 26 de março, de 8h às 17h. As urnas serão fixadas na sede da Associação dos Aposentados, localizada na Praça Abias Azevedo, 549, Bairro Monsenhor Fagundes, e no Posto de Arrecadação da Entidade, na Av. Antônio Mourão Guimarães, 110. As eleições visam eleger a Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal, com seus respectivos suplentes para o quatriênio de 2016 a 2020. O prazo de inscrição de chapas é de quinze dias a contar da data da publicação do edital de convocação. Os interessados podem se dirigir à sede da associação durante o horário de expediente. A posse da diretoria eleita será no dia 2 de abril de 2016.

Câmara aprova comissão do impeachment contra Dilma Rousseff Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (17), a instalação da comissão que analisará o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), após a aprovação, afirmou que a comissão especial foi convocada para reunião hoje às 19h para eleição de presidente e relator. Os líderes dos partidos se reunirão antes, às 18h, para acertar os detalhes do funcionamento da comissão. Oito parlamentares baianos serão titulares no colegiado e cinco serão suplentes. Elmar Nascimento (DEM), Lúcio Vieira Lima (PMDB), Roberto Brito (PP), José Rocha (PR), Paulo Magalhães (PSD), Bebeto (PSB), Jutahy Jr. (PSDB), José Carlos Bacelar (PTN) e Benito Gama (PTB) serão titulares. Como suplentes, foram indicados os deputados baianos Erivelton Santana (PEN), Irmão Lázaro (PSC), Fernando Torres (PSD), João Carlos Bacelar (PR) e Valmir Assunção (PT).

Eleições 2016: Alessandro Lôbo deixa o PSL e confirma pré-candidatura à prefeitura de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em telefonema ao site Brumado Notícias na tarde desta quinta-feira (17), o presidente da Câmara de Brumado, vereador Alessandro Lôbo e Silva, confirmou o seu desligamento do Partido Social Liberal (PSL). De acordo com Lôbo, que já assinou a sua ficha de desfiliação, nas próximas horas o seu novo ninho político será anunciado. “Estou terminando algumas conversas com as lideranças para fazer o anúncio”, disse. Segundo apurou a nossa reportagem, o presidente do legislativo municipal está com três partidos para decidir o futuro político: Partido da República (PR), Partido Humanista da Solidariedade (PHS) ou Partido Republicano Brasileiro (PRB). O parlamentar ainda garantiu que trabalha firme para consolidar a sua caminhada à prefeitura de Brumado. “Minha pré-candidatura está mantida e vamos trabalhar para ajudar cada vez mais o progresso de nossa cidade”, declarou.

Brumadense acusado de racismo e injúria racial é transferido para o Rio de Janeiro Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Acusado de fazer parte de uma quadrilha que praticou ataques racistas na internet, o brumadense Tiago Zanfolin Santos Silva, de 26 anos, foi transferido na tarde da última quarta-feira (16) para o Rio de Janeiro, onde as investigações acontecem na Delegacia de Repressão a Crimes de Informática. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, ele viajou em um voo fretado escoltado por agentes civis da polícia carioca. O computador, o celular e o notebook do acusado também foram levados para serem periciados. O brumadense alega que é inocente e que teria tido as senhas pessoais de grupos na internet roubadas.

Roberto Carlos se apresentará durante quatro dias na Bahia em 2017 Foto: Divulgação

Na Bahia, foram confirmados quatro shows do rei Roberto Carlos em 2017. As apresentações do projeto Emoções acontecerão no luxuoso complexo Iberostar Resorts, entre os dias 15 e 19 de fevereiro, em Praia do Forte. As informações foram divulgadas pelo colunista Léo Dias, do jornal O Dia. Segundo ele, a edição especial do projeto será intitulada “Emoções Praia do Forte”. Os fãs ficaram bastante animados com a novidade.

Brumado: Associação das Indústrias realiza curso de Coaching Foto: Divulgação

A Associação das Indústrias de Brumado (AIBRUM) realizou em parceria com a IOM Coaching a primeira turma de formação para líderes da indústria em Coaching. A formação teve início em fevereiro culminando com a certificação das lideranças na última quarta-feira (16). O processo de coaching desenvolvido com a AIBRUM priorizou fortalecer o autoconhecimento, potencialidades, habilidades, crenças, valores, identidade e transcendência de todos ao participantes. Todas as atividades desenvolvidas foram consideradas pelo Coach Rubens Carvalho como de Alta Performance. As sessões desta primeira turma de Coaching Leader&Executive AIBRUM tiveram duração média cada uma de 6 horas. A AIBRUM realizou um dos maiores benefícios aos associados promovendo ações de formação e capacitação para a indústria. De acordo com a presidência, a associação visa fortalecer o capital humano e intelectual dos líderes. “Ficam os nossos agradecimentos às empresas participantes com empenho de seus colaboradores que certamente farão da indústria de Brumado um setor diferenciado no mercado carente de humanidade, foco e resultados. Agradecemos também ao IOM - Informação, Organização e Método - IOM Coaching pelo dinamismo e pioneirismo e trazer conteúdo de ponta para o sudoeste baiano contribuindo de forma assertiva para o desenvolvimento humano e consequentemente para um mundo melhor”, disse a presidência.

Juiz federal suspende posse de Lula na Casa Civil Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

O juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara do Distrito Federal, suspendeu nesta quinta-feira (17), por meio de uma decisão liminar (provisória), a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na chefia da Casa Civil. De acordo com o G1, a decisão foi tomada em ação popular movida por um advogado e ainda cabe decisão ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). Lula foi empossado na pasta em uma cerimônica realizada na manhã desta quinta no Palácio do Planalto. Com seu ingresso no primeiro escalão, o ex-presidente volta a ter direito ao foro privilegiado. “Em vista do risco de dano ao livre exercício do Poder Judiciário, da autuação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal, defiro o pedido de liminar para sustar o ato de nomeação do sr. Luiz Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro de Estado da Casa Civil da Presidência da República, ou qualquer outro que lhe outorgue prerrogativa de foro”, escreveu o magistrado no despacho.

Eleições 2016: Eduardo Vasconcelos confirma pré-candidatura a prefeito de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) confirmou a sua pré-candidatura à prefeitura de Brumado. Vasconcelos disse que, diante do apelo popular para que retorne à administração municipal após quatro anos do seu último mandato, ele se apresenta para a disputa do pleito de 2016. “É legítima a pré-candidatura de todos aqueles que entenderam colocar o seu nome para o cargo de prefeito, mas que está firme e forte na disponibilização de seu nome e que eventuais articulações políticas maldosas não vão abalar tanto a unidade do nosso grupo, quanto a minha pré-candidatura”, ressaltou o ex-prefeito. Vasconcelos ainda garantiu que as articulações naturais até a convenção continuam sendo realizadas e que, ao final, a vitória será do povo de Brumado.

Contrate os serviços da 3 MD Projetos e Topografia

Já conhece a 3 MD Projetos e Topografia? A empresa disponibiliza diversos serviços, como levantamentos planimétrico e planialtimétrico; locação de obras; desdobro; desmembramento; remembramento; retificação de registro; loteamento; averbação de imóveis; cálculo de corte e aterro (volume); georreferenciamento de imóveis rurais; cadastro ambiental rural (car); perícia técnica; confecção de plantas topográficas; consultoria em segurança do trabalho; e treinamento das normas regulamentadoras. Para contratar os serviços da empresa, através do Engenheiro de Minas e Segurança do Trabalho Michael Leite Fortes, você pode mandar um e-mail para [email protected] ou ligar nos números: 077-99143-7119 (Tim); 031- 98741-4173 (Oi); 037-99843-1911 (Vivo - WhatsApp).

Brumado: Irmãos estelionatários são presos em flagrante dentro de agência bancária Foto: Divulgação/Polícia Civil

Os irmãos Adriano Portella Barcelar, de 29 anos, e Nilton Portella Barcelar, de 32 anos, foram presos em flagrante por investigadores da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) dentro de uma agência bancária, em Brumado. A dupla natural de Vitória da Conquista foi presa após praticar saques fraudulentos de precatórios judiciais, utilizando-se de documentos falsos. 

Brumado: Irmãos estelionatários são presos em flagrante dentro de agência bancária Foto: Divulgação/Polícia Civil

Segundo o delegado Cláudio Marques, eles são acusados de estelionato, falsidade ideológica e uso de documento falso. De acordo com a investigação inicial, os irmãos vinham fazendo saques reiterados e causaram um prejuízo de 129.000,00 à instituição financeira. A polícia vai apurar se mais fraudes foram praticadas em outras agências da região.

Clínica Luiza Feres trabalha com Terapia Ortomolecular; conheça o método e suas vantagens

Na Clínica Luiza Feres, você encontra os melhores tratamentos corporal e facial, além de aparelhos com tecnologia de ponta. Tudo isso associado à Terapia Ortomolecular, que trabalha o corpo de dentro para fora potencializando os resultados. Os pacotes são individualizados, respeitando a necessidade de cada organismo. Marque a sua avaliação gratuita e saiba mais. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 99962-3010 / 99997-3200.

Agricultura é beneficiada pela assistência técnica e extensão rural em Riacho de Santana Foto: Aurelino Xavier/SDR

A agricultora familiar Marilúcia Souza Silva, 55 anos, moradora do município de Riacho de Santana, na comunidade quilombola Largo da Vitória, é uma das contempladas com os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater). A agricultora integra a cota de 50% do público beneficiado que é formado, exclusivamente, por mulheres rurais. Segundo o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural da Bahiater, Jason Júnior, a mulher, embora tivesse uma ação importantíssima na produção, não era vista pelo extensionista. Neste novo modelo, a Bahiater garante a oferta de serviços de ATER de duas formas. A primeira, por meio dos seus técnicos extensionistas atuando diretamente junto a agricultores familiares, em articulação com outros órgãos públicos e entidades estaduais, municipais, estaduais e nacionais. A outra ocorre por meio da seleção e contratação de instituições prestadoras de serviços. De acordo com o coordenador técnico da Fundação de Desenvolvimento Integrado do São Francisco (Fundifran), Dermeval de Oliveira, as mulheres estão à frente de 90% dos empreendimentos da agricultura familiar no Território do Velho Chico.  A instituição irá executar serviços de ATER para 720 famílias de agricultores familiares, em quatros municípios.

Paramirim: População fica revoltada com retirada de barracas das margens da Barragem do Zabumbão Foto: Marcelo Nenga

Órgãos ligados à administração municipal de Paramirim, no sudoeste baiano, retiraram das margens da Barragem do Zabumbão as barracas dos pequenos comerciantes que vendiam petiscos e bebidas para os turistas e moradores da comunidade. Os comerciantes e a população ficaram revoltados com a medida, que, de acordo com eles, terá um impacto negativo sobre a economia e o lazer do município. Os moradores também criticaram que o governo municipal deveria dar mais atenção aos problemas ambientais graves que atingem a barragem, ao invés de se preocupar com as barracas no local.

Ivana Bastos solicita ações em prol da cooperativa de Lagoa Real à Secretaria de Desenvolvimento Rural Foto: Camila Queiroz

Em audiência com o secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) solicitou ações que possibilitem a ampliação da capacidade de produção, assistência técnica e modernização de equipamentos da Cooperativa de Produtores de Leite e Cereais de Lagoa Real (COOPLLAR), que desenvolve um amplo trabalho no município e na região. Acompanharam a deputada no encontro o presidente da cooperativa, José Anselmo de Freitas Júnior, e o prefeito do município, Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho. Em resposta ao pleito, o secretário comprometeu-se em analisar a solicitação, dando retorno em breve. Para Bastos, o investimento garantiria que o trabalho que já vem sendo realizado no município seja fortalecido. “É uma cooperativa muito produtiva que vem trabalhando positivamente com os agricultores familiares do município e precisamos ajudar este trabalho a continuar”, concluiu a parlamentar.

Prefeito de Rio de Contas é condenado pela concessão irregular de benefícios previdenciários Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O pedido de Márcio de Oliveira Farias (PSD), funcionário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e atual prefeito de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, para declarar nulo o processo administrativo-disciplinar que o condenou pela concessão irregular de benefícios previdenciários foi negado pelo juiz federal da Subseção Judiciária de Guanambi, Bahia, Felipe Bouzada Flores Viana. Farias teve de ressarcir o erário pelos benefícios concedidos irregularmente. Sobre o pedido de nulidade, ele alegou que não foi cientificado da conclusão final da apuração e que foi impedido de exercer o direito ao contraditório e ampla defesa. O juiz considerou correto o procedimento do INSS e indeferiu o pedido.

Delegado de Brumado participa de audiência que debateu melhorias para os atletas de rua Foto: Divulgação

O delegado da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Cláudio Marques, esteve em Vitória da Conquista para participar de audiência pública que debateu a segurança e melhorias para os atletas de rua e ciclistas. Na oportunidade, algumas propostas foram apresentadas, como o fechamento da Avenida Olívia Flores aos finais de semana para a prática esportiva. Além disso, na audiência, também foi proposta a implantação de corredores de corrida de rua e ciclismo e radares para o controle de velocidade de veículos no perímetro. O delegado acredita que com o apoio da Prefeitura Municipal e da Câmara de Vereadores as melhorias serão acatadas. Para ele, todos os municípios deveriam implementar essas adaptações para incentivar a prática de esportes.

Documentos revelam que doleiro abriu conta secreta da família de Aécio Neves em paraíso fiscal

Documentos apreendidos pela Polícia Federal no apartamento de Norbert Muller e sua mulher, Christine Puschmann, no Rio de Janeiro - suspeitos de comandar uma das mais secretas e rentáveis “centrais bancárias clandestinas” do país -, revelam pastas com nomes de advogados, médicos, empresários, socialites, funcionários públicos, um ex-deputado e até um desembargador do Rio recém-aposentado. Havia ali, especialmente, uma pasta-arquivo amarela, na qual o doleiro Muller escrevera a identificação “Bogart e Taylor”. De acordo com a Revista Época, era o nome escolhido por Inês Maria Neves Faria, mãe e sócia do senador Aécio Neves, do PSDB de Minas, então presidente da Câmara dos Deputados, para batizar a fundação que, a partir de maio de 2001, administraria o dinheiro da conta secreta 0027.277 no LGT. Na terça-feira (15), veio a público a delação premiada do senador Delcídio do Amaral. Nela, entre muitas outras denúncias, Delcídio cita a conta em Liechtenstein. Aos procuradores, o senador disse que fora informado “pelo ex-deputado federal José Janene, morto em 2010, que Aécio era beneficiário de uma fundação sediada em um paraíso fiscal, da qual ele seria dono ou controlador de fato; que essa fundação seria sediada em Liechtenstein”. 

Arquivo