Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2016
Prisão de brumadense acusado de racismo na internet repercutiu em todo o país Foto: Reprodução

Em entrevista à imprensa, o titular da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática do Rio, Alessandro Thiers, explicou em detalhes a operação em sete estados - Rio, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Minas, São Paulo e Rio Grande do Sul - que aconteceu mais cedo e teve cinco presos, inclusive um brumadense. Segundo Thiers, apenas um grupo foi responsável por ofensas racistas na internet contra Taís Araújo, Maria Júlia Coutinho e Sheron Mezes. Ao todo, a ação teve quatro prisões e tem como objetivo cumprir quatro mandados de prisão e 11 de busca e apreensão. A operação ganhou enorme repercussão, sendo amplamente divulgada pelos principais veículos de comunicação do país. Os programas jornalísticos da TV Globo estão divulgando o caso. A atriz Taís Araújo comentou o caso. “Fico feliz que a justiça tenha sido feita. Espero que crimes desse tipo, contra qualquer mulher negra, não fiquem impunes”.

Sérgio Moro cometeu 'flagrante violação da lei' ao divulgar grampo, diz governo Foto: Catraca Livre

Comunicado divulgado pelo Palácio do Planalto, no final da noite desta quarta-feira (16), justifica a conversa da presidente Dilma com o ex-presidente Lula. Segundo o comunicado, “Lula não sabia ainda se compareceria à cerimônia de posse coletiva, a Presidenta da República encaminhou para sua assinatura o devido termo de posse. Este só seria utilizado caso confirmada a ausência do ministro”. Ainda de acordo com o comunicado, “assim, em que pese o teor republicano da conversa, repudia com veemência sua divulgação que afronta direitos e garantias da Presidência da República. Todas as medidas judiciais e administrativas cabíveis serão adotadas para a reparação da flagrante violação da lei e da Constituição da República,  cometida pelo juiz autor do vazamento”, finaliza.

Sérgio Moro diz que conversas gravadas apontam que sítio de Atibaia é de Lula Foto: Jefferson Coppola/Revista Veja

Além das conversas com a presidente Dilma Rousseff (PT), o ex-presidente Lula teve conversas gravadas também com Fábio Luís Lula da Silva, Paulo Okamoto, Clara Ant, Roberto Teixeira, Fernando Bittar, do Instituto Lula, da LILS e de Marisa Letícia. Segundo a Veja, em um dos despachos, Moro diz o seguinte: “Foram ainda identificados diálogos que, em cognição sumária, reforçam a tese investigativa segundo a qual o sítio de Atibaia/SP pertenceria de fato aos familiares de Luiz Inácio Lula da Silva”.

Lula é nomeado como Ministro da Casa Civil Foto: Reprodução

A nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como novo ministro da Casa Civil foi publicada no início da noite desta quarta-feira (16) em edição extraordinária do Diário Oficial da União. Além da nomeação de Lula, a edição traz ainda a criação de um novo ministério, o do Gabinete Pessoal do Presidente da República, que será ocupado por Jaques Wagner (PT), agora ex-ministro da Casa Civil.

Em grampo da PF, Dilma orienta Lula a usar termo de posse 'em caso de necessidade' Foto: Reprodução

O juiz Sérgio Moro retirou nesta quarta-feira (16) o sigilo de interceptações telefônicas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As conversas gravadas pela Polícia Federal incluem diálogo desta quarta com a presidente Dilma Rousseff (PT), que o nomeou como ministro chefe da Casa Civil. No despacho em que libera as gravações, Moro afirma que, “pelo teor dos diálogos degravados, constata-se que o ex-presidente já sabia ou pelo menos desconfiava de que estaria sendo interceptado pela Polícia Federal, comprometendo a espontaneidade e a credibilidade de diversos dos diálogos”. Moro afirma, ainda, que alguns diálogos sugerem que Lula já sabia das buscas feitas pela 24ª fase da Operação Lava Jato no início do mês. “Ô Lula. Eu tô mandando o Messias junto com o papel, pra gente ter ele, só usa em caso de necessidade, que é o termo de posse”, diz a presidente na breve ligação. Deputados federais de oposição protestam, na Câmara dos Deputados, contra Dilma. Em coro, os parlamentares gritam: “renuncia, renuncia, renuncia”. Bem timidamente, governistas chamam colegas e oposição de “golpistas”.

Ator Rafael Rodriguez confirma presença no show de Wesley Safadão em Livramento Foto: Divulgação

O ator Rafael Rodriguez, que já atuou em grandes teledramaturgias brasileiras nos principais canais de televisão do país, com atuações também no cinema, confirmou em telefonema ao site Brumado Notícias na tarde desta quarta-feira (16) a sua presença no camarote do show do cantor Wesley Safadão, no Forró do Maracubom, em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano, no próximo domingo (20). Rodriguez disse que é fã do artista e faz questão de marcar presença em um show de Safadão na Bahia. 

Ator Rafael Rodriguez confirma presença no show de Wesley Safadão em Livramento Foto: Divulgação

Ele também realiza trabalhos como modelo e fez diversos trabalhos no interior do estado. Rodriguez participou de badalados eventos pelo Brasil, com Michel Teló, Ivete Sangalo, dentre outros grandes artistas. “Irei participar de uma grande produção nacional. Farei o meu primeiro personagem principal”, revelou o ator. Algumas das participações de Rafael na televisão brasileira: “A Regra do Jogo”, “os Dez Mandamentos”, “Verdades Secretas”, “Império”, e “Totalmente Demais”.

Cruzeiro da Misericórdia será inaugurado no dia 20 de março em Brumado

De iniciativa da Paróquia Bom Jesus e da Comunidade CARP, no próximo dia 20, será inaugurado o Cruzeiro da Misericórdia. A inauguração terá início com uma concentração às 7h na ponte localizada nas proximidades do Shopping Áppio, em Brumado. Em seguida, haverá uma procissão e a Missa de Domingos de Ramos no Centro de Evangelização Jesus. O evento é um marco de encontro com a misericórdia de Deus. Toda a comunidade está convidada a participar da inauguração.

Senador Delcídio do Amaral diz que tudo que afirmou será comprovado Foto: Reprodução

O senador Delcídio do Amaral (Se Partido-MT) disse, em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, que na próxima semana retorna às suas atividades parlamentares no Congresso Nacional. Questionado se tinha provas do que afirmava em sua delação, o senador disse que pode comprovar os fatos com agendas, viagens e relatando com precisão os acontecimentos. “É como eu registro no meu dia a dia. Outras situações que já fazem parte dessa investigação (da Lava Jato) vêm comprovar tudo mesmo. Como toda agenda de político eu registro tudo, datas, horários. Não tenho dúvida de que em função das agendas, dos indícios, o que foi afirmado vai ser comprovado”, disse. Sobre a possibilidade de o ex-presidente Lula ir para o ministério de Dilma, Delcídio classificou o movimento como “uma loucura”.

Oposição protocola ações contra nomeação de Lula para assumir a Casa Civil Foto: Reprodução

A oposição deflagrou uma série de ações na Justiça para tentar impedir a nomeação oficial do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ministro da Casa Civil. A avaliação da oposição é que Lula tenta se “blindar”, com foro especial, com a nomeação. O líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), disse que o ex-presidente tenta se "esconder" e que ninguém mais vai querer dialogar com a presidente Dilma Rousseff. Já o líder do PV no Senado, Álvaro Dias (PR), já protocolou Ação Popular na Justiça Federal de Brasília pedindo liminar sustentado a nomeação ou os efeitos da nomeação. Todas as ações estão no sentido de que há um desvio de finalidade com a nomeação de Lula.

Brumado: A4 Veículos conquista Bandeira Ouro pela Bradesco Financiamentos Foto: Divulgação

Com apenas três meses de inauguração, a A4 Veículos recebeu a premiação Bandeira ouro, concedida pela Bradesco Financiamentos a empresas que atingem grandes volumes de financiamentos associados ao índice zero de inadimplência no mercado. Sendo assim, os consumidores de Brumado e região passam a contar com as menores taxas de financiamentos disponíveis. Agora, antes de adquirir o seu carro, faça uma visita a A4 Veículos e veja todas as opções de financiamento. A concessionária agradece a todos os clientes e amigos por esta conquista. A A4 Veículos fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, bem no centro de Brumado. Para maiores informações, ligue (77) 3441-4555.

Faltam 4 dias para o show de Wesley Safadão no Forró do Maracubom em Livramento

Faltam 4 dias para o show mais esperado do ano em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. Nesta edição do Forró Maracubom, a principal atração é o cantor Wesley Safadão, que se apresentará no dia 20 de março em um grande show. A festa acontece no Espaço Tio Dedé, em Livramento de Nossa Senhora. Além do artista de maior sucesso do momento no país, o evento também contará com shows da Banda Turma da Bregadeira, do cantor Fann e da Dj Samira Lima.  O Forró Maracubom 2016 é produzido por Janete Meira Produções.

Uneb abre turma de pedagogia em Caculé

Com o objetivo de qualificar o corpo docente municipal, com ênfase na educação infantil, o Governo de Caculé, por meio da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, e em parceria com a Uneb de Brumado, inicia nesta quinta-feira (17), às 8h, o curso de licenciatura em Pedagogia. O curso será presencial e funcionará quinzenalmente de quinta-feira a domingo, totalizando 80 horas ao mês, no antigo prédio da Escola Municipal Formigli Rebouças. “Foi pensando nessa formação qualificada que o governo municipal e a Uneb trouxeram, de forma ímpar e histórica, o nível superior gratuito e de qualidade, com o compromisso de profissionais que tem a seriedade, responsabilidade e compromisso como pauta em suas vidas”, disse a coordenadora do curso em Caculé, a professora mestre Maria Angélica Rocha Fernandes.

Idoso reage a assalto e mata homem no Mercado Municipal de Guanambi Foto: Reprodução/Facebook

Na última segunda-feira (14), um homem de 23 anos, identificado como Romário Souza Santos, foi morto com um golpe de faca no pescoço no Centro de Abastecimento de Guanambi, no sudoeste baiano. O crime teria sido cometido por Antônio Souza Cana Verde, de 62 anos, que trabalha no Mercado Municipal. O suspeito alega ter agido em legítima defesa, pois, segundo ele, a vítima e mais dois homens teriam tentado assaltá-lo. O idoso chegou a ser preso, mas foi solto, mediante um alvará de soltura, na última terça-feira (15). A vítima é bastante conhecida da polícia, com diversas passagens por crimes praticados na cidade. O processo segue na justiça criminal de Guanambi e o acusado vai responder o processo em liberdade. Os outros dois homens que tentaram assaltar o idoso não foram localizados.

Ingressos para Flamengo de Guanambi e Vitória poderão ser adquiridos na sexta Foto: Divulgação

A diretoria do Flamengo de Guanambi divulgou a logística de venda e o valor do ingresso para o grande jogo entre o Beija-flor do Sertão e Vitória, que ocorrerá no sábado (19), no Estádio Municipal 2 de Julho, às 18h30. Serão colocados 2.520 ingressos à venda nas bilheterias do estádio, sendo o primeiro lote a partir das 9h de sexta-feira (18) e o segundo no mesmo horário do sábado. Os ingressos para a partida custam R$ 40 e a expectativa é de lotação máxima. O jogo de volta está marcado para o dia 26 de março, às 18h30, no Barradão, em Salvador. O Flamengo de Guanambi já levou 6.932 torcedores ao estádio nos  três jogos em casa na primeira fase, sendo a quarta equipe no ranking de público e renda, superando equipes tradicionais da primeira divisão do campeonato.

Grupo Hitz garante segurança na concretagem do presídio de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um dos itens mais importantes para garantia da segurança do presídio de Brumado é a concretagem. A base dos pavilhões onde ficarão os detentos recebeu atenção redobrada com camadas de aço e concreto. Essa particularidade da obra ficou por conta do Grupo Hitz, que sub-empreitou o serviço. O jovem empresário Cézar Paulo visitou a obra ao lado do secretário de assuntos penitenciários e ressocialização, Nestor Duarte, e recebeu vários elogios pela qualidade dos serviços prestados pela empresa no empreendimento. Além da parte de concretagem, a Hitz também tem participação na parte elétrica e locação de maquinários que têm ajudado a impulsionar a obra. “Fico feliz por estarmos contribuindo de alguma forma com a segurança para nossa cidade e, através desse reconhecimento que temos recebido, estamos nos aprimorando ainda mais nesse empreendimento”, comentou Cézar Paulo ao site Brumado Notícias.

Brumadense Tiago Zanfolin nega acusação de injúria racial contra Taís Araújo e Majú Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ao lado do seu advogado, o brumadense Tiago Zanfolin Santos da Silva, de 26 anos, conversou com a imprensa na manhã desta quarta-feira (16) e negou as acusações de ter praticado crimes de injúria racial e racismo e de fazer parte de uma organização criminosa. O acusado explicou que os ataques partiram de perfis falsos criados dentro de um grupo que era administrado por ele. Tiago esclareceu que os grupos foram criados apenas para compartilhamento de conteúdo e outros grupos que não são ligados a esse tipo de crime. Segundo ele, quando era administrador de um grupo, entre 2013 e 2014, saiu do mesmo e o deixou inativo. Porém, hackers o teriam invadido. Ele chegou a fazer um boletim de ocorrência na delegacia na época. Através do seu notebook e celular, apreendidos pela polícia, Tiago garante que a polícia poderá comprovar que não faz parte de grupos criminosos. Todos os objetos serão encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica do Rio de Janeiro, onde serão periciados. O jovem permanece custodiado temporariamente na delegacia de Brumado.

Ex-presidente Lula vai assumir o Ministério da Casa Civil Foto: Reprodução

A presidente Dilma Rousseff (PT) decidiu agora há pouco, depois de muitas horas de reunião, que o ex-presidente Lula vai ocupar a Casa Civil do governo, no lugar de Jaques Wagner, que vai para a chefia de gabinete, dizem líderes petistas. De acordo com o Camarotti, logo após a conversa que definiu que Lula vai se tornar ministro, o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), publicou a informação em sua conta pessoal no Twitter. O líder do PT na Câmara, Afonso Florence (PT-BA), também confirmou a ida de Lula para o governo. Florence deu a informação a jornalistas no Salão Verde da Casa. A decisão foi tomada depois de muita conversa entre o ex-presidente e Dilma. Ele chegou a Brasília na tarde desta terça-feira (15) e, no período da noite, ficou mais de 4 horas reunido com a presidente. O encontro não foi suficiente para acertar todos os detalhes e, por isso, teve de ser retomado nesta manhã. As mudanças devem ir além da nomeação de Lula. Dilma discute uma reforma mais ampla do primeiro escalão do governo e deve mexer em outras peças do ministério.

Ex-deputado Pedro Corrêa cita nome do baiano Mário Negromonte em delação premiada Foto: Reprodução

De acordo com informações da Coluna Satélite, do jornal Correio da Bahia, a delação premiada do ex-deputado federal Pedro Corrêa, do PP de Pernambuco, fazem referência direta ao ex-ministro baiano, Mário Negromonte, que é atual conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Negromonte é investigado por suspeita de envolvimento no escândalo de corrupção na Petrobras. Na delação, Corrêa mencionou o nome do ex-ministro ao falar sobre entregas de pacotes de dinheiro para políticos pepistas, encontros com operadores de propina em residências funcionais de Brasília e visitas ao doleiro Alberto Youssef em São Paulo. Os investigadores garantem que os relatos de Pedro Corrêa se somam ao conteúdo dos depoimentos de outros quatro delatores: o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, Alberto Youssef, Rafael Ângulo Lopes, e o empresário Frank Abubakir. Negromonte nega participação no esquema de distribuição de propinas e se diz inocente de todas as acusações.

Corpo de Bombeiros retira corpo de homem em barragem da zona rural de Guajeru Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última segunda-feira (14), um homem identificado como João Ferreira Neto, conhecido como João Prosa Boa, morreu afogado em uma barragem na comunidade Duas Lagoas, zona rural de Guajeru. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, na manhã desta terça-feira (15), uma equipe do Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista esteve na localidade a fim de retirar o corpo do homem da água. A polícia também esteve na comunidade apurando as circunstâncias da morte. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Brumado (IML) e o laudo da polícia técnica será emitido nos próximos dias.

Segundo estudo, microcefalia ocorre em 1% dos casos de grávidas com zika Foto: AP Photo/Felipe Dana

Nos casos de infecção pelo vírus da zika no primeiro trimestre da gravidez, o risco da ocorrência de microcefalia é de aproximadamente 1%, segundo um novo estudo publicado na revista médica “The Lancet”. A conclusão resultou da análise de dados do surto de zika que atingiu a Polinésia Francesa entre 2013 e 2014. "Estimamos que o risco de microcefalia foi de 1 a cada 100 mulheres infectadas com o vírus da zika durante o primeiro trimestre da gravidez", disse Simon Cauchemez, pesquisador do Instituto Pasteur de Paris e um dos autores do estudo. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores tomaram como base o número de nascimentos durante o surto, o número de bebês diagnosticados com microcefalia, o número de testes positivos para o vírus da zika e o número de casos suspeitos da infecção. De acordo com os resultados obtidos, o risco de microcefalia associada ao vírus da zika é menor do que o risco de malformações associadas a outras infecções. A infecção da grávida por citomegalovírus, por exemplo, resulta em 13% de risco de malformações no bebê. A síndrome da rubéola congênita afeta de 38% a 100% dos bebês cujas mães foram infectadas pelo vírus durante o primeiro trimestre da gravidez. A diferença é que o vírus da zika tem um potencial muito maior de se propagar durante um surto do que outros vírus capazes de levar a malformações de bebês.

ExpoBrumado 2016 será realizada nos dias 15, 16 e 17 de abril

A ExpoBrumado 2016 será realizada no Parque de Exposições Gilson Brito, nos dias 15, 16 e 17 de abril. Além da tradicional exposição, o evento contará com apresentações musicais. A festa e diversão estão garantidas ao som de Fann Estourado, o Baixinho da Ostentação, a Banda Gigantes do Brasil, Paulinho Abelha, Silvânia Aquino e Daniel Diau. A exposição terá início na sexta-feira, 15 de abril, e a previsão é de que muitos negócios sejam viabilizados através do evento.

Brumado: Mãe de jovem preso acusado de racismo diz que filho é inocente Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A ex-candidata a vereadora Kátia Cilene Zanfolin da Silva, mãe de Tiago Zanfolim Santos, de 26 anos, preso na madrugada desta quarta-feira (16) acusado de integrar uma organização criminosa que praticou, pela internet, vários ataques injuriosos e racistas às artistas Taís Araújo, Majú, Sharon Menezes, Chris Vianna, Xuxa Meneghel e Angélica, negou o envolvimento do filho. “Meu filho é inocente. Alguém invadiu o computador dele e as redes sociais e postou essas coisas”, disse. Cilene afirmou ainda que a namorada de seu filho é afrodescendente e por isso descarta qualquer crime de injúria e racismo. “Meu filho não vai ficar preso porque ele é vítima disso tudo”, disse a auxiliar de serviços gerais. A polícia apreendeu o celular e o notebook do acusado.

Brumado: Polícia faz operação para combater racismo contra atrizes e jornalista da Globo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Policiais da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), do Rio de Janeiro, realizaram uma operação para combater o crime de racismo contra atrizes e jornalista da Rede Globo na madrugada desta quarta-feira (16) na Bahia, Paraná, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo. Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de prisão e onze de busca e apreensão. Em Brumado, a polícia também cumpriu um dos mandados de prisão. Tiago Zanfolim Santos, de 26 anos, foi alvo de um mandado de prisão temporária. Segundo o delegado regional Leonardo Rabelo, Tiago integra uma organização criminosa que praticou, pela Internet, vários ataques injuriosos e racistas às artistas Taís Araújo, Maria Júlia Coutinho, Sharon Menezes, Chris Vianna, Xuxa Meneghel e Angélica. Com ele, os policiais apreenderam um computador e um celular.  A quadrilha da qual Tiago faz parte também pode estar relacionada a crimes de pedofilia. O indivíduo deve responder pela prática dos crimes de injúria racial, racismo e associação criminosa.

PGR analisa se pede ao STF abertura de inquérito contra Dilma e Aécio Foto: Reprodução

A partir da delação premiada do senador Delcídio Amaral, a Procuradoria-Geral da República deverá decidir nos próximos dias se pede ao Supremo Tribunal Federal (STF) abertura de inquérito para investigar a conduta da presidente Dilma Rousseff (PT) na nomeação do ministro Marcelo Navarro para uma vaga no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A Procuradoria-Geral também deve pedir ao STF a investigação de denúncias contra o vice-presidente Michel Temer (PMDB) e um dos principais líderes da oposição, o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já é alvo da força-tarefa da Lava-Jato, deve ser investigado pelas denúncias de Delcídio. As medidas a serem adotadas estão sendo analisadas pelo Grupo de Trabalho da Procuradoria-Geral da República. Para investigadores do caso, a delação de Delcídio desnuda uma parte importante da estrutura da corrupção na política brasileira. As revelações do senador ajudariam a montar o quadro geral sobre os desvios de dinheiro público que vem sendo traçado desde o início da Lava-Jato há dois anos. Os desvios estariam incorporados às práticas políticas.

Brumado: Ifba realiza matrículas de segunda chamada Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Entre os dias 21 e 24 de março, o IFBA de Brumado realiza as matrículas em 2ª Chamada dos aprovados no Processo Seletivo 2016. O horário de atendimento é das 8h às 12h e de 16h às 20h. Os convocados devem se dirigir ao Prédio da UAB, 1º andar, setor da CORES, localizado na Rua Antonio Carlos Magalhães, s/n, Bairro do Tanque. O candidato deve apresentar a documentação exigida no edital de matrícula. Aquele que não comparecer para a matrícula nos prazos determinados perderá o direito à vaga. Dúvidas e mais informações podem ser obtidas através do telefone (77) 3441-1607.

Arquivo