Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2016
Delegacia de Ituaçu vai voltar às atividades sob o comando de Marco Torres Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Marco Torres é o novo delegado da Polícia Civil do município de Ituaçu, no sudoeste baiano, cuja delegacia havia sido interditada pela justiça. Conhecido pelo trabalho desenvolvido em Barra da Estiva e na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, o delegado responderá pelas ocorrências na cidade. A decisão foi tomada após uma reunião com o coordenador da 20ª Coorpin, Leonardo Rabelo. Até então, o responsável pelas ocorrências no município era o delegado de Ibicoara, Alex Wendel. A nova delegacia de Ituaçu vai funcionar na Avenida José Carlos Brito.

Saveiro CE acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, tem uma Saveiro CE, 2012/2013. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

Eleições 2016: Gerardo Júnior lança pré-candidatura à prefeitura de Livramento

O atual vice-prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Gerardo Júnior (PT), lançou na última semana a sua pré-candidatura à prefeitura da cidade. O anúncio foi feito na Associação dos Amigos de Livramento, onde a experiência administrativa do político foi ressaltada por partidários. Gerardo já ocupou os cargos de secretário de saúde de Livramento, Coordenador Regional do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), consultor em saúde da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), além da Diretoria do Hospital de Base de Vitória da Conquista. Na ocasião, o pré-candidato esteve ao lado de militantes, dirigentes partidários, líderes estudantis e representantes de movimentos e organizações sociais do município. Em seu pronunciamento, Gerardo Jr. destacou a importância da união do partido e do diálogo com outras forças políticas com o intuito de renovar a política livramentense. “Agradeço muito pelo apoio e confiança depositada em minha pessoa, em nossa história de vida. Todos concordaram por aclamação com a nossa pré-candidatura e vamos trabalhar muito para mostrar o nosso projeto para Livramento”, disse.

OMS diz que vacinas podem chegar tarde demais para combater surto de zika

Ao término dos três dias da reunião do comitê de emergência para a zika, organizado pela Organização Mundial de Saúde, uma das conclusões é que os métodos usados até aqui no combate ao principal vetor da doença, o mosquito aedes aegypti, têm sido ineficazes. Para os especialistas da OMS, é preciso investir em métodos alternativos para a redução da população de mosquitos, como o uso de mosquitos geneticamente modificados para conter o surto ou a infecção desses insetos com uma bactéria que os torna inférteis. Atualmente, 67 companhias e institutos de pesquisa em todo o mundo trabalham no controle da epidemia de zika. Desse total, 31 dedicam-se a métodos de diagnóstico, 18 ao desenvolvimento de vacinas, 8 ao tratamento da doença e 10 ao controle do mosquito. Quanto ao lançamento de uma vacina, no entanto, a diretora-adjunta da OMS, Marie-Paule Kieny, afirma que um produto bem sucedido pode chegar "tarde demais" para a América Latina. "Nenhuma vacina ou terapia [específica para a zika] foi testada ainda em humanos", declarou Kieny. A prioridade da OMS é a de desenvolver uma vacina que possa ser aplicada em mulheres em idade fértil ou mesmo gestantes.

Prefeitos baianos serão avisados por aplicativo quando gestão estiver 'no vermelho'

Os prefeitos baianos terão uma ferramenta digital para acompanhar gastos de gestão. Desenvolvido pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o aplicativo foi anunciado na quarta-feira (9) durante o seminário “Governança, Transparência e Lei de Acesso à Informação”, realizado no auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB). O app tem por objetivo auxiliar os gestores municipais no cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A ferramenta pode ser baixada no Play Store, para sistema androide; e no App Store a partir da próxima semana, no sistema IOS. Durante o uso, quando o total de despesa com o pagamento de servidores atingir 48,60% da receita, um alerta de cor é emitido. Acima de 51,30% - no limite prudencial - outro alerta é sinalizado. Já quem superar os 54%, vai ver a cor vermelha em destaque, e o prefeito é avisado que os gastos superam o limite estabelecido pela LRF. Segundo o TCM, o sistema é alimentado com dados das próprias prefeituras através do sistema Siga [Sistema Integrado de Gestão e Auditoria], antes de serem auditados pelo TCM.

Contrate os serviços da 3 MD Projetos e Topografia

Já conhece a 3 MD Projetos e Topografia? A empresa disponibiliza diversos serviços, como levantamentos planimétrico e planialtimétrico; locação de obras; desdobro; desmembramento; remembramento; retificação de registro; loteamento; averbação de imóveis; cálculo de corte e aterro (volume); georreferenciamento de imóveis rurais; cadastro ambiental rural (car); perícia técnica; confecção de plantas topográficas; consultoria em segurança do trabalho; e treinamento das normas regulamentadoras. Para contratar os serviços da empresa, através do Engenheiro de Minas e Segurança do Trabalho Michael Leite Fortes, você pode mandar um e-mail para [email protected] ou ligar nos números: 077-99143-7119 (Tim); 031- 98741-4173 (Oi); 037-99843-1911 (Vivo - WhatsApp).

MP-SP denuncia Lula por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica Foto: Gabriela Bilo/Estadão

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) denunciou à Justiça o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por crimes de estelionato, falsidade ideológica, organização criminosa e lavagem de dinheiro na aquisição de um triplex em Guarujá, no litoral paulista. A denúncia foi apresentada pelo promotor Cassio Conserino. Lula diz que não é dono do imóvel e nega todas as acusações. Se a denúncia for aceita, o ex-presidente passa a ser réu na ação penal. O caso segue sob segredo de justiça. A denúncia é contra 16 pessoas ao todo. Além de Lula, foram denunciados também por falsidade ideológica e lavagem de dinheiro a ex-primeira-dama Marisa Letícia e um dos filhos de Lula, Fabio Luís Lula da Silva, o Lulinha, que seriam beneficiários do triplex. A denúncia apresentada pelo MP-SP não tem relação com a Operação Lava Jato, que é conduzida pelo Ministério Público Federal.

Clínica Luiza Feres trabalha com Terapia Ortomolecular; conheça o método e suas vantagens

Na Clínica Luiza Feres, você encontra os melhores tratamentos corporal e facial, além de aparelhos com tecnologia de ponta. Tudo isso associado à Terapia Ortomolecular, que trabalha o corpo de dentro para fora potencializando os resultados. Os pacotes são individualizados, respeitando a necessidade de cada organismo. Marque a sua avaliação gratuita e saiba mais. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 99962-3010 / 99997-3200.

Brumado: Quatro pessoas suspeitas de traficar drogas são presas no Bairro Malhada Branca Foto: Divulgação/PM

Por volta de 22h da última terça-feira (8), guarnições da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) detiveram três homens e uma mulher durante abordagens de rotina realizadas no Bairro Malhada Branca, em Brumado. Segundo informações da polícia, com os suspeitos foram encontrados dois aparelhos celulares, um notebook, um rádio comunicador, pasta base de cocaína, duas trouxas de maconha, nove pedras de crack, insumos para o preparo e embalo de drogas, uma pedra grande crack, um tablete de maconha, quatro pen drives, um cartão de memória e uma faca. O material foi apreendido e encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica, onde serão avaliados. Os detidos, suspeito de tráfico de drogas, estão à disposição da justiça.

Brumado: Alunos cobram acessibilidade ao Campus do IFBA e vão protestar contra a prefeitura Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), em Brumado, elegeram uma comissão representativa para cobrar junto à administração municipal as obras de acessibilidade ao Campus do IFBA, construído no Bairro São José. Os alunos cobram a pavimentação e aluminação das vias que dão acesso ao campus. Os estudantes apontam que estão sendo prejudicados com a falta de aulas práticas. “Está sendo uma frustração para nós que já estamos no último semestre do curso, pois vamos nos formar sem termos passado pelas aulas práticas de laboratório. Tivemos bom aprendizado teórico, mas nosso curso está incompleto sem essa parte prática. Enquanto isso, o nosso campus está com as salas equipadas, mas não temos acesso a esses laboratórios porque o prédio ainda não foi entregue à comunidade”, disseram os representantes dos alunos. 

Brumado: Alunos cobram acessibilidade ao Campus do IFBA e vão protestar contra a prefeitura Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Para ele, a política sem direcionamento para o desenvolvimento educacional e cultural é que está atrapalhando o funcionamento do campus brumadense. “Esse prédio ainda não está em funcionamento por mero capricho do poder público e da política de picuinhas local. O que queremos é que a prefeitura cumpra o quanto antes sua contrapartida para a entrega do campus, que é o mínimo na parte de logística, pavimentação e iluminação das vias de acesso ao prédio. Já encaminhamos um ofício solicitando uma audiência com o prefeito, ele respondeu que iria nos receber na próxima semana, mas já se passaram várias semanas desde então e ainda não fomos recebidos”, argumentaram. Diante da falta de ação da gestão municipal, a comissão está elaborando uma semana de protestos em frente ao paço municipal. 

Brumado: Alunos cobram acessibilidade ao Campus do IFBA e vão protestar contra a prefeitura Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ao final, os alunos fizeram uma reflexão e expuseram um comparativo entre as obras do Centro de Detenção Provisória (CDP) e o Campus do IFBA.  “Os políticos estão aí batendo palmas para as obras do presídio e se esqueceram do IFBA. Estão indo na contramão de direção, deveriam dar atenção para esse empreendimento que tem por finalidade profissionalizar os jovens e dessa forma desviar os mesmos dos laços da criminalidade. Estão só pensando em empurrar um grave problema social para baixo do tapete, quando poderiam investir em aprimorar esses jovens enquanto ainda fazem parte do convívio social”. Em entrevista recente ao site Brumado Notícias, o secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, explicou que já foi realizado um levantamento dos custos para a urbanização das vias de acesso ao Campus. O orçamento ficou na casa de R$ 1,1 milhão, sendo R$ 700 mil por parte do estado e R$ 400 de contrapartida da prefeitura local. No entanto, o secretário não anunciou a data para o início das obras.

Diarista mata filha de três dias alegando problemas financeiros no Paraná Foto: Reprodução/YouTube/Diário dos Campos

A diarista Maria Geni Lourenço de Oliveira, de 41 anos, matou a filha de apenas três dias alegando ter problemas financeiros. O crime aconteceu na casa da diarista, no Paraná. Segundo o jornal Correio, ela usou um facão para cortar o pescoço da menina e, em seguida, escondeu o corpo dentro de um saco plástico em cima das telhas no quintal da casa. Para que os vizinhos não suspeitassem do crime, Maria Geni disse que havia dado a criança para adoção. O delegado Josimar Antônio da Silva, da 13ª Subdivisão Policial (SDP), informou que o crime aconteceu horas depois da mãe ter deixado a maternidade com a menina. Maria Geni foi presa no dia seguinte por policiais militares, após uma denúncia anônima. Maria Geni vai responder pelos crimes de homicídio e ocultação de cadáver. A polícia vai apurar se a mulher sofre de algum transtorno psicológico.

Igreja Católica faz lançamento da campanha da fraternidade em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma comitiva de fiéis acompanhou o Padre Waldeck até a Câmara de Vereadores de Brumado na noite da última segunda-feira (7) para o lançamento da campanha da fraternidade 2016. O padre dividiu a tribuna livra com o ativista Jorge Valério, representante do grupo ambientalista Modera. A campanha da fraternidade deste ano tem como tema “Casa Como Nossa Responsabilidade”. O padre explicou ao site Brumado Notícias que o tema está voltado para o lado ambiental e o cuidado com o planeta. A motivação é a carta do Papa através do Canto das Criaturas referente à oração São Francisco de Assis. O sacerdote concluiu que está faltando consciência humana com o meio ambiente, pois o planeta precisa do cuidado de todos. 

Igreja Católica faz lançamento da campanha da fraternidade em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O padre destacou ainda que a campanha é diferenciada, ecumênica e está aberta a todas as denominações cristãs. Para intensificar a mobilização local, o padre declarou que os fiéis nas 94 comunidades que formam a paróquia local estarão engajados como agentes multiplicadores para alcançar o máximo possível da conscientização popular. Para o ativista Jorge Valério, a campanha chega em um  momento propício e de muita luta pela sobrevivência do planeta. No aspecto local, ele destacou o plano de saneamento básico e a revitalização do Rio do Antônio, além da exploração das riquezas minerais do município.

Brumado: Câmara presta moção de pesar e solidariedade às famílias de Daguinaldo Tanajura e Jesuíno Lisboa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As moções de pesar e solidariedade 001 e 002/ 2016, de autoria do vereador Weliton Lopes (DEM), aprovadas em plenária da Câmara de Vereadores de Brumado, foram entregues às famílias de Daguinaldo Tanajura Santos, empresário no ramo de panificação que faleceu no final de dezembro de 2015, e Jesuíno Caires Lisboa, motociclista que veio a óbito no dia 10 de janeiro deste ano, após passar por um procedimento cirúrgico em Salvador. O vereador destacou que a morte dos homenageados causou grande comoção, uma vez que ambos eram muito queridos na cidade. As moções, segundo o parlamentar, são uma forma de a casa legislativa mostrar a sua solidariedade às famílias. Além dos familiares, amigos do Moto Clube e de infância dos falecidos também prestigiaram as homenagens prestadas na Câmara.

Com treinamento de policiais, 34ª CIPM implantará novamente o Proerd em Brumado Foto: Divulgação/PM

Já se passaram seis anos desde que foi formada a última turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd) em Brumado. O programa é de iniciativa da polícia militar e tem atuado em diversos municípios em todo o estado da Bahia. A última formação na cidade aconteceu em 2010. Na ocasião, a Major Leila Gonçalves atuou como instrutora e formou 400 alunos de bairros periféricos, apontados na classificação de risco. Com a abertura de uma nova formação, dois policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) passaram por um curso de capacitação de 15 dias na cidade de Barreiras. 

Com treinamento de policiais, 34ª CIPM implantará novamente o Proerd em Brumado Foto: Divulgação/PM

O Major Jocevã, comandante da companhia brumadense, declarou ao site Brumado Notícias que a companhia implantará novamente o programa na cidade a fim de atender crianças e adolescentes na faixa etária de 08 a 15 anos que estejam cursando do 5º ao 7º ano do ensino fundamental. “Parabenizo ao Major, o Tenente Delmonds e o Soldado Clésio por estarem engajados nessa conquista. Com certeza esse curso servirá como mecanismo de aproximação entre a polícia militar e as famílias brumadenses, o que será uma valorização de caráter social para os jovens que passarem pela formação”, destacou Leila.

Bebê com microcefalia nasce no Hospital Regional de Guanambi

Um bebê portador de microcefalia nasceu na última segunda-feira (7) no Hospital Regional de Guanambi, no sudoeste baiano. A criança é natural da cidade de Serra do Ramalho, oeste do estado. Este seria o primeiro registro de microcefalia na unidade de saúde. No Brasil já foram confirmados 462 casos de microcefalia ou problemas no sistema nervoso central em todo o país, sendo 41 deles associados ao vírus da zika. Divulgado no dia 12 de fevereiro, o último boletim do Ministério da Saúde mostra que 3.852 casos com suspeita de microcefalia são investigados. Nesta semana, 24 novos casos foram confirmados. Até o momento, foram confirmadas 24 mortes por microcefalia ou alteração do sistema nervoso central durante a gestação ou após o parto. Outros 59 casos são investigados.

Conheça as câmaras frigoríficas da Thermo Dynâmica

Em Brumado, na Thermo Dynâmica você encontra as melhores câmaras frigoríficas feitas sob medida para a sua necessidade. Trabalhando com venda, instalação e montagem de câmaras frigoríficas, a Thermo Dynâmica oferece garantia de qualidade, segurança e as melhores condições de pagamento. Essas câmaras são utilizadas para estocar produtos a baixas temperaturas. Como as câmaras frias trabalham com temperaturas muito baixas é necessário que se faça o isolamento correto de sua estrutura, evitando assim a deterioração do equipamento e a redução do isolamento térmico. Faça uma visita à loja, que fica localizada na Rua Teodoro Sampaio, 222, Centro, e conheça toda a linha de produtos da Thermo Dynâmica. Os telefones são (77) 3441-1786 / 3441-7397.

Secretário de administração penitenciária, Nestor Duarte, visitará obras do CDP de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na próxima sexta-feira (11), o secretário estadual de administração penitenciária e ressocialização, Nestor Duarte, vai visitar as obras de construção do Centro de Detenção Provisória (CDP) no município de Brumado. A última vez que o secretário esteve no município foi em junho de 2014 para debater o local onde seria instalado o CDP. 

Secretário de administração penitenciária, Nestor Duarte, visitará obras do CDP de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No cronograma de visita, o secretário será sabatinado em uma coletiva com a imprensa local no prédio da prefeitura e, em seguida, acompanhado do prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), vereadores e secretários municipais, visitará o canteiro de obras. O site Brumado Notícias este no local na manhã desta quarta-feira (9) e pode registrar o bom andamento da obra que segue em ritmo acelerado.

Câmara de Brumado disponibiliza áudio de sessão legislativa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O áudio das sessões da Câmara Municipal de Brumado está disponibilizado no site oficial www.cmbrumado.ba.gov.br. O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade. Clique aqui e ouça o áudio. 

Esposa pede a separação e é morta a facadas em Barra da Estiva Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nesta quarta-feira (9), um homem matou a esposa com golpes de faca na localidade Pé do Morro, em Barra da Estiva, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, inconformado com o pedido de separação da mulher, o fazendeiro Ângelo Alves da Silva, de 35 anos, esfaqueou Cristiana Ribeiro dos Santos. Ele esperou que um primo, que também mora na residência do casal, saísse e praticou o crime. Após assassinar a esposa, o fazendeiro fugiu a pé do local e a polícia está a sua procura. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, onde será realizada a necropsia. A comunidade ficou chocada com o homicídio.

Carga com 10 milhões de cigarros vinda do Paraguai é apreendida em Urandi Foto: Divulgação/PRF

Uma carga contendo mais de 10 milhões de unidades de cigarros foi apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no município de Urandi, no sudoeste baiano. O motorista da carreta que transportava a mercadoria fugiu e está sendo procurado. Segundo a PRF, os cigarros estavam em mil caixas de papelão e teriam saído do Paraguai. A polícia ainda investiga para onde a mercadoria seria levada. A placa da carreta que transportava o material é da cidade de Jajedo, no Rio Grande do Sul. O flagrante ocorreu na última semana, no Km-02 da BR-122, próximo da cidade de Guanambi. A carga será entregue à Receita Federal da cidade de Vitória da Conquista, onde ficará estocada. O proprietário da mercadoria é aguardado para apresentar provas de que a carga foi adquirida de forma legal, segundo a PRF. Caso o dono do material não apareça, os cigarros serão destruídos e a carreta leiloada.

Campeonato de futebol vira lazer para as famílias brumadenses Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O retorno do campeonato de futebol virou um atrativo e momento de lazer para as famílias de Brumado. A cada semana que passa aumenta o público no Estádio Gilberto Cardoso. A arquibancada do Gilbertão está sendo frequentada por todas as faixas etárias e também pelas mulheres. Os homens estão fazendo questão de passar o domingo ao lado da família e o programa escolhido é acompanhar os jogos do campeonato local. A Liga Brumadense de Futebol (LBF) aponta que o fato dos times serem formados praticamente por pratas da casa acaba despertando o interesse dos munícipes de verem os atletas em campo. “Se a partida é no juvenil os pais se fazem presentes para torcerem pelos filhos em campo e, quando o jogo é dos adultos, aí é os filhos e as esposas que querem torcer pelo pai. Nosso campeonato voltou em alta e ganhou esse grande reforço na arquibancada. Parabéns as famílias que estão abrilhantando nossa competição”, comentou o presidente da LBF, Emanuel Araújo Lima, o Manelão. Para garantir a segurança dentro de campo, a Polícia Militar sempre se faz presente nos jogos. A expectativa é de casa cheia no próximo final de semana para mais quatro jogos nas categorias juvenil e adulto.

Grupo chinês vai investir na construção e operação do Porto Sul e Fiol Foto: Diego Mascarenhas/GOVBA

O Fundo Chinês para Investimento na América Latina (Clai-Fund) e a China Railway Engineering Group n.10 (Crec), uma das maiores construtoras chinesas, vão investir, construir e operar o Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), em associação com o Governo do Estado e a Bahia Mineração (Bamin). O governador Rui Costa (PT), o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, e os representantes das empresas asiáticas assinaram os acordos pessoalmente em Pequim. Segundo o governador baiano, os chineses possuem a tecnologia e a experiência necessárias para fazer as obras avançarem na velocidade que a Bahia precisa. Costa considerou o acordo histórico e fundamental para viabilizar os investimentos e destravar todas as obras. O Clai-Fund é uma organização que se concentra em investimentos industriais de empresas em cooperação entre a China e a América Latina. Ele atuará como principal investidor e captador de novos parceiros para o projeto, principalmente grandes siderúrgicas chinesas. A participação no complexo logístico baiano será a maior operação do Fundo na América Latina. Já a Crec n.10 é uma das maiores construtoras de ferrovias do mundo.

Delegado diz que 80% das ocorrências em seu plantão são de violência contra a mulher em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o delegado Orlando Quaresma apresentou um relatório assustador da violência praticada contra mulher em Brumado. Segundo ele, 80% dos atendimentos em seu plantão estão relacionados à Lei Maria da Penha. Só no último final de semana, dos oito atendimentos realizados na delegacia local, seis foram para tratar de mulheres vítimas de agressão. O delegado se disse espantado, pois, mesmo com todo o canal de informação disponível hoje, muitos homens agridem suas esposas, companheiras, filhas e até mães e avós achando que vão ficar impunes. No entanto, a autoridade deixou claro que em seu plantão a Lei Maria da Penha será cumprida com rigor no município. “Não estou aqui para alisar e deixo claro que em meu plantão os que cometerem agressões físicas e psicológicas contra as suas esposas, companheiras, namoradas, filhas, mães, avós, ou qualquer outra parente, receberão tratamento duro”, alertou o delegado. 

Delegado diz que 80% das ocorrências em seu plantão são de violência contra a mulher em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Quaresma disse ainda que infelizmente há inimigos das mulheres nesse sentido. O primeiro é que em muitos casos a próprias vítimas, após levar o caso ao conhecimento da polícia, voltam atrás e retiram a queixa para inocentar o companheiro. “Nesses casos, um prato de comida na mesa está valendo mais que a própria dignidade e a paz no ambiente familiar, o que acaba nos atando os braços”, ressaltou o delegado, apontando ainda a embriaguez como segundo vilão nos registros de violência contra as mulheres em Brumado. “Mesmo com esses fatores desfavoráveis, repito que no meu plantão machão que bate em mulher vai comer cadeia”, pontuou o delegado.

Lula pode ter acesso a processos que citam o seu nome na Operação Lava Jato Foto: Reprodução

A Justiça Federal autorizou nesta quarta-feira (9) que os advogados de Luiz Inácio Lula da Silva tenham acesso a dois processos que envolvem o nome do ex-presidente. O pedido para que a defesa visualize o conteúdo foi feito na terça-feira (8) nos autos da 24ª fase da Operação Lava Jato. Essas duas investigações citadas pelo juiz Sérgio Moro, responsável pelas ações penais da Lava Jato na primeira instância, dizem respeito ao Instituto Lula e à empresa Lils Palestra, que pertence ao ex-presidente. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), Lula está sendo investigado porque há indícios de que ele recebeu dinheiro desviado da Petrobras por meio da execução de reformas em um apartamento triplex em Guarujá (SP) e no sítio de Atibaia (SP). Os procuradores ressaltaram ainda que há evidências de que o petista recebeu móveis de luxo nos dois imóveis e teve a armazenagem de bens em uma transportadora bancada pela construtora OAS, uma das empreiteiras investigadas na Lava Jato. Também são alvo de investigação doações  de, aproximadamente, R$ 20 milhões para o Instituto Lula e pagamentos de cerca de R$ 30 milhões empresa de palestras do ex-presidente. Lula teve um mandado de condução coercitiva expedido contra ele. 

Câmara dos Deputados aprova projeto que regulamenta uso da 'pílula do câncer' Foto: Divulgação/USP

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (8) o Projeto de Lei 4.639/16, que autoriza a produção e o uso da fosfoetanolamina sintética aos pacientes com câncer. Segundo informações da Agência Brasil, o projeto permite que a pílula do câncer seja liberado para uso antes da conclusão das pesquisas destinadas para seu registro definitivo na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O projeto foi assinado por 25 deputados de diversos partidos e segue para o Senado. A justificativa do projeto cita que “pesquisadores vinculados ao Instituto de Química de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP), conseguiram desenvolver uma via de síntese laboratorial dessa substância naturalmente encontrada no corpo humano e passaram a distribuir o produto da síntese para doentes que não mais dispunham de alternativas terapêuticas eficazes contra os cânceres”. Pelo projeto, pacientes diagnosticados com neoplasia maligna poderão, por livre escolha, fazer uso da fosfoetanolamina sintética, desde que um laudo médico comprove o diagnóstico e que o paciente, ou seu representante legal assine um termo de consentimento e responsabilidade. A opção pelo uso voluntário da substância não elimina o direito de acesso a outras modalidades terapêuticas.

Arquivo