Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2016
Babesp: Emerson Leal vence em todos os cenários em Livramento de Nossa Senhora

Um levantamento da Bahia Pesquisa e Estatística (Babesp), divulgada na última terça-feira (8), mostrou que o ex-prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Emerson Leal (PDT), venceria em todos os adversários nas eleições 2016. Segundo o levantamento, Leal aparece com 12% na pesquisa espontânea, quando o entrevistado não conhece a opção de candidatos. Em seguida, aparecem o atual prefeito, Dr. Paulo Azevedo (PRP), com 5%; o empresário Ricardo Assunção (PSD), o Ricardinho, com 4,50%; o ex-prefeito Carlos Batista (PSD), o Carlão, com 1,50%; e Gerardo Júnior (PT) e Erasmo da Manga (PRB), que obtiveram 0,50% e 0,25%, respectivamente. Entre as pessoas entrevistadas, 72,75% não sabiam e 3,50% votariam em branco ou nulo. 

Babesp: Emerson Leal vence em todos os cenários em Livramento de Nossa Senhora

Na pesquisa estimulada, quando ao eleitor são apresentados os prováveis candidatos, Emerson aparece na frente com 34% das intenções de voto. Ricardinho vem em segundo, com 18,25%, seguido por Dr. Paulo, com 10,25%, Carlão, com 9,25%, Gerardo, com 6,50%, e Erasmo, com 3,75%. Destes, 10,50% votariam nulo e 7,50% não sabem. 

Babesp: Emerson Leal vence em todos os cenários em Livramento de Nossa Senhora

Em uma provável disputa com Dr. Paulo e Ricardinho, Emerson teria 38,25% dos votos, contra 24,50% do pesedista e 10,25% do atual prefeito da cidade. 17,50% votariam nulo e 9,50% não souberam responder. 

Babesp: Emerson Leal vence em todos os cenários em Livramento de Nossa Senhora

Já no confronto direto com Ricardinho, Leal teria 42,75%, contra 25%. Nulo foi 21,25% e 11% não responderam. A Babesp ouviu 400 pessoas na sede e zona rural do município entre os dias 24 e 26 de fevereiro. A pesquisa está protocolada sob o registro BA-06276/2016.

Consumidor pode pedir bloqueio de celular roubado informando número da linha Foto: Reprodução

Desde a última terça-feira (8) está mais fácil bloquear celulares roubados, extraviados ou perdidos. Para isso, basta ao usuário informar o número da linha para a operadora. Antes, era necessário anunciar os cerca de 15 números que compõem o identificador chamado Imei - espécie de chassi dos aparelhos, que pode ser visualizado ao se digitar *#06#. Ele também pode ser localizado na parte traseira do aparelho, em geral perto da bateria. Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o bloqueio pode ser feito junto às operadoras e, também, na Polícia Civil da Bahia, Ceará e Espírito Santo, onde já há acesso ao sistema. Basta ao usuário fazer uma ocorrência nas delegacias para, automaticamente, o celular ser incluído em uma lista que contém aparelhos roubados, extraviados ou perdidos, tanto em território nacional como em 44 outros países. No caso de aparelhos com dois chips, o ideal é informar o número das linhas às duas operadoras. A fim de evitar que as pessoas adquiram celulares roubados, foi disponibilizada, na internet, uma página na qual é possível saber se os identificadores Imei estão bloqueados. A consulta pode ser feita pelo site www.consultaaparelhoimpedido.com.br.

Produção industrial inicia 2016 com alta em oito locais Foto: Agência Brasil

A produção industrial cresceu em oito dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na passagem de dezembro de 2015 para janeiro. As principais altas foram registradas em Santa Catarina (3,7%) e no Pará (3,3%), de acordo com dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional. Outros seis locais tiveram avanços neste tipo de comparação: Bahia (2,6%), Rio Grande do Sul (2,5%), Ceará (2,4%), Paraná (2,2%), Região Nordeste (1,5%) e São Paulo (1,1%). Seis estados tiveram queda na produção, apesar do avanço da média nacional, de 0,4%: Pernambuco, Amazonas e Espírito Santo (os três com recuo de 2,1%), Rio de Janeiro (com decréscimo de 1,5%), Goiás e Minas Gerais (ambos com queda de 1%). Na comparação com janeiro de 2015, 12 dos 15 locais pesquisados tiveram queda na produção, sendo as mais intensas verificadas no Amazonas (-30,9%), Pernambuco (-29,4%) e Espírito Santo (-26,3%). Apenas três estados tiveram alta: Pará (10,5%), Bahia (10,3%) e Mato Grosso (9,3%). No acumulado de 12 meses, houve queda também em 12 dos 15 locais pesquisados, com destaque para Amazonas (-18,4%), São Paulo (-11,7%) e Rio Grande do Sul (-11,3%). Três estados tiveram aumento da produção: Mato Grosso (4,8%), Pará (4%) e Espírito Santo (0,6%). As informações são da Agência Brasil.

Usuários da Oi Velox ficaram sem conexão em Brumado

O serviço de internet da Oi Velox ficou fora do ar nas primeiras horas manhã desta quarta-feira (09) em Brumado. Segundo apurou o site Brumado Notícias, além das residências, o centro comercial da cidade foi o local mais afetado com a inoperância, que gerou muita reclamação da operadora. Diversos serviços do comércio foram afetados devido à necessidade do uso da internet para efetuar processamentos de dados e bancários. O serviço foi normalizado por volta das 10h.

Lei que amplia licença-paternidade para 20 dias é sancionada Foto: Agência Brasil

O governo federal sancionou a lei que cria a Política Nacional Integrada para a Primeira Infância e estabelece marco regulatório com uma série de direitos voltados para crianças de até 6 anos de idade. O texto, aprovado no início do mês passado pelo Senado Federal, foi sancionado sem vetos pela presidenta Dilma Rousseff na terça-feira (8). O principal avanço da legislação é o aumento da licença-paternidade dos atuais cinco para 20 dias. Por enquanto, o aumento da licença não será obrigatório para todos, mas apenas para as empresas que aderirem ao programa Empresa Cidadã, que também possibilita o aumento da licença-maternidade para seis meses. A licença-paternidade de 20 dias também valerá para adoção.

Juiz condena homem a pagar R$ 1 por 'ofender' o PT

Em uma decisão surpreendente, um juiz do interior de São Paulo condenou um homem a indenizar em R$ 1 o diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) em Piracicaba. Segundo o juiz Eduardo Velho Neto, da 1ª Vara Cível de Piracicaba, esse é o valor devido diante da “injusta” publicação do cidadão, que, no espaço de cartas de um jornal, declarou-se cansado de pagar impostos aos “meliantes do PT”. De acordo com o site Conjur, o partido acionou a Justiça contra o autor do texto. O caso teve início em outubro de 2014, quando o Jornal de Piracicaba publicou carta de um morador que reclamava da existência de um frigorífico próximo a uma área residencial, que causava mau cheiro na região. “Creio que o cheiro de enxofre (do inferno) seja mais palatável que essa diabrura que aflige gente sem pecado e que, com toda certeza, são dignos trabalhadoras e trabalhadores que estarão um dia no Paraíso Celeste, já que como paga de tanto sofrimento, pagam impostos destinados a meliantes pertencentes ao PT”, escreveu o morador. A nota causou indignação no PT. O cidadão, em sua defesa, apontou que a nota se referia ao PT nacional, no qual há partidários envolvidos em escândalos e atos criminosos, sendo alguns já condenados.

Vereadores debatem validade das multas aplicadas no trânsito de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Três anos já se passaram desde que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) realizou o recapeamento asfáltico no centro comercial de Brumado e o percurso ficou sem sinalização horizontal. Neste mesmo período, surgiram inúmeras reclamações dos condutores por multas recebidas no trecho, aplicadas pelos agentes da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT). As queixas dos usuários das vias públicas da cidade foram debatidas durante a sessão da câmara de vereadores que aconteceu na segunda-feira (7). Na ocasião, também foi questionada a validades das multas aplicadas pelo setor. Os vereadores colocaram em cheque o modo como são realizadas as abordagens e as cobranças disciplinares, quando na maior parte das ruas não há sinalização horizontal. “Como os agentes podem cobrar disciplina dos condutores quando não há uma indicação ou sinalização correta na cidade?”, questionaram os parlamentares, que disseram que os agentes são pressionados a aplicar multas. Mais taxativo, o vereador Weliton Lopes (DEM) declarou que a superintendência se transformou em uma fábrica de multas. 

Vereadores debatem validade das multas aplicadas no trânsito de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“O cidadão tem reclamado das recorrentes multas e temos concluído que a Superintendência de Trânsito de Brumado não está adotando o código de trânsito, que prima pela educação no trânsito. O que há de principal no Código Brasileiro é a educação e não a sanção no trânsito. Mas aqui a regra está invertida e é o que queremos esclarecer à população, pois queremos o cumprimento do código na cidade. O que vemos nas reclamações populares é o reflexo de uma usina de multas”, argumentou o parlamentar, ressaltando que, devido à falta de sinalização nas vias, as multas aplicadas se tornam irregulares. “As multas estão sendo aplicadas em uma cidade precária de sinalização e esta sinalização deficiente invalida essas multas. Neste caso, quem primeiro tem que se educar é a prefeitura e o seu departamento de trânsito”, disparou o vereador. Os demais parlamentares decidiram convocar o superintende de trânsito, Clidemar Amorim, para ser sabatinado quanto ao assunto na casa legislativa. Também foi unânime a exigência de um engenheiro de trânsito para organizar o trânsito local.

Artilharia é mantida no início da segunda rodada do campeonato brumadense de futebol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A pontaria dos atacantes continua bem direcionada no Campeonato Brumadense de Futebol e os resultados do último final de semana só não foram mais elásticos por que os goleiros também conseguiram realizar grandes defesas. Foram mais quatro jogos na abertura da segunda rodada da competição que movimentaram o Estádio Municipal Gilberto Cardoso. No juvenil sub-20, as equipes do São José e Santa Clara ficaram no empate de 3x3 na tarde do último sábado (5). No domingo (6), ainda na mesma categoria, a garotada do Botafogo não tomou conhecimento do Real São Félix e aplicou a goleada de 4x0. Já na categoria principal o time do Santa Clara venceu sua primeira partida na competição ao bater o São José por 1x0. No jogo do domingo, o Botafogo perdendo por 1x0 teve o domínio da partida no primeiro tempo, mas, na segunda etapa, o Real São Félix se impôs em campo e venceu por 3x1. No próximo final de semana, mais quatro jogos acontecem nas duas categorias: no sábado (12) se enfrentam Umburanas e Vitória, já no domingo (13) o duelo será entre Feirense e Vila.

Forró do Sítio Novo 2016 será realizado no dia 18 de junho em Brumado

18 de junho é a data em que será realizado o Forró do Sítio Novo 2016, tradicional festa realizada no período junino em Brumado. O evento, organizado pela Só Legal Produções e Beto Bonelly, acontece na Fazenda Sítio, onde uma estrutura é montada para receber o público. Guarde esta data, 18 de junho, porque Brumado vai balançar no Forró do Sítio Novo.

Câmara de Brumado oferece café da manhã em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Foto: Eliana Costa

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher e destacar a grande importância da figura feminina no crescimento e desenvolvimento do país, o legislativo brumadense ofereceu um café da manhã para mulheres representantes dos diversos segmentos da sociedade. Em seu discurso, o presidente Alessandro Lôbo (PSL) frisou que, mesmo com todos os avanços, a mulher ainda sofre com preconceitos e desigualdades. Lôbo ainda ressaltou que é necessário efetivar ações que promovam a modificação deste cenário, que já passou por muitas transformações, mas ainda há muito a ser conquistado. 

Câmara de Brumado oferece café da manhã em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Foto: Eliana Costa

“O legislativo ofereceu o café em homenagem as mulheres da nossa sociedade como forma de destacar a sua importância e também dizer que está sensível a todas as causas que tenham como objetivo principal oferecer a mulher a igualdade e o reconhecimento. Agradecemos a todas que aceitaram nosso convite para participarem desta deliciosa manhã”, pontuou. Ao final, todas foram agraciadas com um botão de rosa.

Ex-prefeito de Macaúbas é processado pelo MPF por improbidade administrativa

O Ministério Público Federal da Bahia (MPF-BA) entrou com uma ação civil pública por improbidade administrativa contra o ex-prefeito de Macaúbas, Amélio Costa Júnior (PT), o Amelinho. A ação foi apresentada à Justiça Federal em janeiro deste ano. Segundo o órgão, o ex-prefeito contratou em 2008 a construtora Pais e Filhos LTDA. para reformar 6.444 carteiras pertencentes às escolas do município por R$ 51,5 mil, recurso proveniente do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Porém, a empresa não teria em seu objeto social nenhuma atividade relacionada ao serviço. Além disso, a empresa subcontratou José Pessoa Pires (pessoa física) por R$ R$ 12,5 mil, discrepância que configura flagrante superfaturamento do serviço, o que também chamou a atenção do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA). Além do prejuízo de R$ 25,5 mil à administração pública, o subcontratado não era habilitado pela Prefeitura de Macaúbas para executar o serviço e a servidora municipal Jucélia Araújo Silva Souza integrava o quadro societário da empresa contratada. O MPF pede o ressarcimento integral do dano - no valor de R$ 51.520,00 - ao ex-prefeito e demais réus da ação, a suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos do ex-gestor, pagamento de multa civil de até cem vezes o valor da remuneração percebida pelo agente, proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, pelo prazo de três anos.

Rio de Contas é um dos municípios da Bahia com predomínio de mulheres Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Mais de um terço das cidades baianas têm mais mulheres do que homens. Ao todo, dos 417 municípios, 152 apresentam maior população feminina do que masculina no estado. É o que acontece no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, que possui 52,08% de mulheres. A capital baiana é o município com maior proporção mulheres, 53,3%. Em seguida, aparecem as seguintes cidades com predomínio de mulheres: Santo Antônio de Jesus (52,78%), Cruz das Almas (52,77%), Alagoinhas (52,65%), Itabuna (52,64%), Feira de Santana (52,57%), Muritiba (52,5%), Santo Estêvão (52,16%), e Governador Mangabeira (52,08%).

Bebê que havia se afogado em balde e estava em estado grave morre em Guanambi

O bebê de um ano e três meses que havia caído em um balde no quintal de casa, em Guanambi, morreu no último domingo (6). Darlison Henrique Brandão Santos estava internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Regional de Guanambi, desde a última quinta-feira (3). À polícia, a mãe da criança disse que o bebê estava brincando no quintal quando o acidente aconteceu. As circunstâncias envolvendo a morte de Darlison estão sendo investigadas.

Brumado: Direção do CEEP pune estudante que agrediu colega por causa de Ana Paula do BBB Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por telefone na manhã desta terça-feira (8), a direção do Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Meio Ambiente (CEEP) disse ao site Brumado Notícias que já tomou as medidas punitivas cabíveis ao estudante que agrediu o colega após discordarem sobre a eliminação da jornalista Ana Paula, do Big Brother Brasil, reality show da Rede Globo de Televisão. “A instituição tem por meta formar e profissionalizar cidadãos que venham a colaborar com o progresso e boa convivência social entre os alunos em prol da comunidade local. No entanto, não temos controle sobre as conversas e debates dos alunos nos intervalos das aulas”, esclareceu a direção, acrescentando que como medida punitiva interna o aluno apontado como agressor foi suspenso da unidade. Já as medidas externas estão sendo tomadas pela família do aluno agredido.

Ônibus da Novo Horizonte pega fogo no Povoado Lagoa do Leite em Brumado Foto: Reprodução/Youtube

Na madrugada da última segunda-feira (7), um ônibus da Viação Novo Horizonte, que saiu de Santa Maria da Vitória com destino a Vitória da Conquista, pegou fogo no povoado de Lagoa do Leite, em Brumado. Em sua página pessoal no Facebook, a passageira Iolanda Cardoso relatou que o ônibus quebrou em Riacho de Santana e ela e os demais passageiros ficaram cerca de duas horas esperando por socorro. Quando outro ônibus da empresa chegou ao local só havia 15 vagas e, por isso, apenas 15 pessoas seguiram viagem. “Quando estávamos chegando em Brumado o ônibus começou a fazer alguns barulhos, e logo em seguida fomos acordados pelo motorista aos gritos para que todos saíssem correndo porque o ônibus estava pegando fogo”, contou ela. O vídeo com as imagens do incêndio do ônibus já teve mais de 22 mil visualizações. Motorista e passageiros tentaram conter as chamas que quase atingiram uma residência e fios de alta tensão. Apesar da gravidade do ocorrido, ninguém se feriu.

Urubu atinge aeronave do empresário Róbinson Nunes em aeroporto de Vitória da Conquista

No último domingo (6), a aeronave particular do empresário Róbinson Nunes, do ramo de combustíveis da cidade de Macaúbas, foi atingida por um urubu no aeroporto de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. O bico do jatinho ficou parcialmente danificado. Segundo informações da assessoria de imprensa do empresário, a aeronave se preparava para decolar quando o incidente aconteceu. 

Urubu atinge aeronave do empresário Róbinson Nunes em aeroporto de Vitória da Conquista

O voo teve de ser cancelado e a aeronave terá de ser reformada. Próximo ao aeroporto, a Lagoa das Bateias serve de depósito de esgoto de residências da região do Bairro Urbis 4, o que serve de abrigo para os urubus e outras aves, aumentando o risco de acidentes no local.

Violência doméstica mata cinco mulheres por hora pelo mundo Foto: Reprodução/Mundodapsi

De acordo com a organização não governamental (ONG) Action Aid, a violência doméstica é responsável pela morte de cinco mulheres por hora no mundo. A informação é resultado de análise do estudo global de crimes das Nações Unidas e indica um número estimado de 119 mulheres assassinadas diariamente por um parceiro ou parente. A ActionAid prevê que mais de 500 mil mulheres serão mortas por seus parceiros ou familiares até 2030. O documento faz um apelo a governos, doadores e à comunidade internacional para que se unam a fim de dar prioridade a ações que preservem os diretos das mulheres. O estudo considera dados levantados em 70 países e revela que, apesar de diversas campanhas pelo mundo, a violência ou a ameaça dela ainda é uma realidade diária para milhões de mulheres. Na América Latina, o Brasil é o quinto país em violência contra as mulheres. Segundo dados do Instituto Avon, três em cada cinco mulheres já sofreram violência nos relacionamentos no país.

A4 Veículos parabeniza mulheres pelo Dia Internacional da Mulher

A A4 Veículos parabeniza a todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado neste dia 8 de março. A data celebra a importância da mulher e reconhece o seu magnífico valor. “Parabéns, mulheres!”, deseja a concessionária, que fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 245. O telefone é (77) 3441-4555.

Instituto de Beleza Vida presenteia mulheres com promoção nesse Dia da Mulher

Neste Dia Internacional da Mulher, o Instituto de Beleza Vida celebra a data com um super presente para todas as mulheres. Faça um tratamento no salão e ganhe outro de graça. Chame as amigas e aposte na sua beleza. Quer fazer uma mudança no seu visual? Então faça uma visita ao local e marque um horário. O Instituto de Beleza Vida fica localizado na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 220. O telefone é (77) 3441-2741.

Pax Nacional celebra Dia Internacional da Mulher

A Pax Nacional celebra o Dia Internacional da Mulher com uma mensagem de valorização da mulher, “que carrega sonhos, que distribui alegria, que é mãe, que é amiga, que é companheira...”. Que a mulher seja valorizada todos os dias e não somente nesta data. A Pax Nacional possui sua sede em Brumado e filiais em diversas cidades da região. A empresa fica localizada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 341. O telefone é (77) 3441-3028.

Sindicato dos Comerciários de Brumado parabeniza todas as mulheres pelo seu dia

Entidade representativa da mulher comerciária, o Sindicato dos Comerciários é um aliado da mulher, levantando a bandeira da valorização pelo seu trabalho e do seu papel na construção da sociedade melhor. “Neste dia 8 de março, parabenizamos as nossas funcionárias, as comerciárias e todas as mulheres. Que sejam elas homenageadas não apenas nesta data, mas em todos os dias”, disse o sindicato.

Taisan Auto deseja feliz Dia da Mulher para todas as mulheres

Neste Dia Internacional da Mulher, a Taisan Auto deseja a todas as mulheres dias especiais e muito mais conquistas. Que seu valor possa ser sempre reconhecido e celebrado. Parabéns! A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

Clínica Mais Vida celebra Dia Internacional da Mulher

Nesse Dia Internacional da Mulher, a Clínica Mais Vida celebra todas as mulheres e a sua humildade, força e delicadeza. “Ser mulher é ser merecedora do nosso reconhecimento e apreço”. Marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou 9951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Problema em servidor deixa o site Brumado Notícias fora do ar por mais de 60h

Desde a manhã do último sábado (5), o site Brumado Notícias ficou fora do ar devido a problemas no servidor da empresa Locaweb, onde a página estava hospedada. De acordo com a empresa, o crescimento em número de acessos do site sobrecarregou o servidor, que acabou ficando indisponível por mais de 60h. Por conta disso, não foi possível postar novas notícias nesse período. Um novo servidor foi contratado pelo BN e a publicação das matérias e o acesso à administração do site foram normalizados na noite desta segunda-feira (7). Pedimos desculpas pelos transtornos aos leitores e garantimos o retorno das funções do site.

Arquivo