Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2016
fechar

Confira a promoção da semana na Suprema Refrigerações

A promoção dessa semana na Suprema Refrigerações está pra lá de especial. Só na loja você pode comprar ar-condicionado com o melhor preço do mercado. Tem aparelho de ar-condicionado Samsung Smart Inverter 9.000 btus frio por apenas R$ 1.386,55 à vista. Isso mesmo! E a prazo, por R$ 1.459,00, você ainda pode dividir em dez vezes no cartão. Adquira agora mesmo o seu aparelho de ar-condicionado e tenha em sua casa sempre um ambiente agradável e refrigerado. A Suprema Refrigerações fica localizada na Rua Teodoro Sampaio, 222, Centro. O telefone é (77) 3441-1786.

No Dia Internacional da Síndrome de Down, mãe brumadense homenageia a filha Foto Verônica Leite/Brumado Notícias

Neste dia 21 de março, Dia Internacional da Síndrome de Down, os pais da pequena Alice Amorim, portadora da doença, escreveram uma linda mensagem como forma de homenagear a filha. “A felicidade não está na igualdade de cromossomos e sim na superação das diferenças. E é isso que nos faz especial: fazendo a vida bem mais simples quando vista com o coração. Você é: Amor, Luz, Inspiração, Coração, Estrela. Nós te amamos!”, escreveram os pais, Cláudia e Adão, e o irmão Lucas. Os amigos e familiares de Alice também participaram das homenagens. Cláudia trabalha em um mercadinho da cidade e é uma mulher guerreira e que oportuniza a filha todas as possibilidades de crescimento.

No Dia Internacional da Síndrome de Down, mãe brumadense homenageia a filha Foto Verônica Leite/Brumado Notícias
Pesquisa Datafolha mostra piora na avaliação do governo da presidente Dilma Rousseff Foto: Reprodução/TV Globo

No domingo (20), o jornal Folha de S. Paulo publicou mais uma pesquisa do Instituto Datafolha sobre o governo da presidente Dilma Rousseff. Segundo o instituto, a avaliação da presidente piorou e retornou ao patamar mais negativo. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Em dezembro, os que avaliavam o governo como ótimo ou bom eram 12%; depois, 11%; e agora, 10%. Os que consideravam o governo como regular eram 22%; depois; 25%; e agora, 21%. Os que avaliavam o governo como ruim ou péssimo eram 65% em dezembro; depois, 64%; e agora o índice foi pra 69%. O Datafolha ouviu 2.794 entrevistados nos dias 17 e 18 de março.

Plenário do STF não se reúne nesta semana e caso Lula depende de Teori Zavascki Foto: STF

Em uma semana em que o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) não se reunirá devido ao feriado, a decisão do ministro Gilmar Mendes de suspender a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil não poderá ser alterada por nova decisão conjunta da Corte. No entanto, como relator dos processos da Lava Jato no Supremo, o ministro Teori Zavascki, pode tomar decisão que altere o rumo do caso do ex-presidente. Na última sexta-feira, Gilmar Mendes suspendeu a nomeação de Lula sob o argumento de que ele foi nomeado para ter foro privilegiado garantido e, assim, não ser investigado pelo juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância. Com a posse no ministério, Lula seria investigado exclusivamente pelo STF. Na decisão, Mendes determinou que a investigação do ex-presidente seja mantida com Moro. Por se tratar de uma liminar (decisão provisória), a decisão de Mendes ainda precisa ir para o plenário, que só se reunirá no próximo dia 30. Desde sexta-feira, no entanto, tanto o governo quanto a defesa de Lula protocolaram pedidos no Supremo que podem ser analisados por Teori Zavascki também de forma monocrática (sem ser analisado pelos demais ministros).

Eleições 2018: Datafolha mostra Marina Silva numericamente à frente de Lula e Aécio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Pesquisa Datafolha divulgada no sábado (19) pelo site do jornal Folha de S.Paulo mostra os percentuais de intenção de voto em quatro simulações da corrida presidencial de 2018. Segundo o instituto, a ex-senadora Marina Silva (Rede) lidera numericamente intenções de voto e tem entre 21% e 24%, dependendo de quem for o candidato do PSDB. Lula (PT) perdeu pontos além da margem de erro, comparado à pesquisa anterior, de fevereiro. Em um confronto com Marina (21%) e Aécio (19%), Lula ficaria em terceiro lugar com 17%. Em outro cenário, com Geraldo Alckmin (11%), Lula aparece em segundo lugar com 17% e Marina em primeiro com 23%. No terceiro cenário, com José Serra (13%), Marina surge em primeiro com 24% e Lula em segundo com 17%. O Datafolha realizou a pesquisa nos dias 17 e 18 de março de 2016 com 2.794 entrevistados em 171 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Segundo o instituto, os resultados podem exceder o ficar abaixo dos 100% devido a arredondamentos.

Acusado de racismo contra atriz Taís Araújo, brumadense é solto pela justiça Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O brumadense Thiago Zanfolin Santos Silva, preso desde a última quarta-feira (16) acusado de ter promovido, através da internet, ataques raciais contra a atriz Taís Araújo, foi solto pela justiça no sábado (19). Além dele, os outros dois envolvidos nos ataques, Francisco Pereira da Silva Junior e Pedro Vitor Siqueira da Silva, também foram soltos. Na decisão, a 23ª Vara Criminal do Rio de Janeiro converteu a prisão temporária dos acusados em medidas cautelares. Segundo o alvará de soltura, os acusados deverão comparecer em juízo todas as vezes em que forem intimados, fornecerem informações sobre os seus endereços e não se ausentarem da comarca de suas residências sem expressa e prévia autorização judicial. A medida foi tomada em reposta a um pedido do delegado da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), Alessandro Thiers, para converter a prisão temporária dos réus para prisão preventiva. Um quarto homem, Gabriel Sanpietri, também teve mandado de prisão cumprido em Curitiba pelo crime, mas ele já estava preso por cometer crimes de pedofilia na internet. Os réus agora responderão em liberdade pelos crimes de formação de quadrilha, pedofilia e racismo.

Deputados planejam foro privilegiado para ex-presidentes Foto: Reprodução

Deputados federais preparam uma emenda constitucional que visa garantir foro privilegiado a ex-presidentes da República, determinando a competência de julgá-los ao Supremo Tribunal Federal (STF). A princípio o texto não contemplaria o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas já beneficiaria a presidente Dilma Rousseff (PT) e os próximos eleitos, já que a medida entraria em vigor a partir da promulgação da PEC. Contrariando as expectativas, o projeto é elaborado com apoio da ala oposicionista do PMDB. Outro projeto, arquitetado pelos congressistas atingidos pela Lava Jato, pretende reduzir o que eles consideram como poder excessivo do Ministério Público. A proposição afetaria até a lei da delação premiada.

Modera realiza atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água em Brumado Foto: Jorge Valério

Em Brumado, o Modera realiza as atividades do Dia Mundial da Água, norteadas pela Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE), cujo tema é “Casa Comum Nossa Responsabilidade”, centrado na questão do saneamento básico. As atividades iniciaram no último domingo (20), quando o Modera participou da introdução da celebração da Missa de Ramos, realizada pela Paróquia do Bom Jesus na margem direita do Rio do Antônio. Na oportunidade, houve apresentação de jograis pelo Grupo de Teatro Fé Cênica, baseados no Cordel S.O.S. Rio do Antônio, do poeta brumadense Wagner Lima Santos e na letra da música “O Planeta está sofrendo”, do compositor e coordenador geral do grupo ambientalista, Henrique Moreira Rocha. Na terça-feira (22), Dia Mundial da Água, haverá uma caminhada. A saída será da Praça Coronel Zeca Leite, a partir das 7h, em direção ao Auditório do SEMAC, onde será realizada uma reunião plenária para abordar assuntos referentes ao saneamento básico em Brumado. Serão abordadas a municipalização dos serviços de água e esgoto, a política de saneamento e a tramitação do Processo 2538/1999 que pede a condenação dos municípios de Brumado e de Malhada de Pedras em decorrência da poluição do Rio do Antônio.

Contrate os serviços da 3 MD Projetos e Topografia

Já conhece a 3 MD Projetos e Topografia? A empresa disponibiliza diversos serviços, como levantamentos planimétrico e planialtimétrico; locação de obras; desdobro; desmembramento; remembramento; retificação de registro; loteamento; averbação de imóveis; cálculo de corte e aterro (volume); georreferenciamento de imóveis rurais; cadastro ambiental rural (car); perícia técnica; confecção de plantas topográficas; consultoria em segurança do trabalho; e treinamento das normas regulamentadoras. Para contratar os serviços da empresa, através do Engenheiro de Minas e Segurança do Trabalho Michael Leite Fortes, você pode mandar um e-mail para [email protected] ou ligar nos números: 077-99143-7119 (Tim); 031- 98741-4173 (Oi); 037-99843-1911 (Vivo - WhatsApp).

Equipe da Aranha Team se encontra com prefeito de Brumado para agradecer apoio Foto: Divulgação

A equipe do Aranha Team vem conquistando excelentes resultados e promovendo o nome de Brumado em inúmeros torneios de artes marciais. Comandada pelo mestre Paulo César “Aranha”, a academia é uma das mais conceituadas da cidade e da região. Com foco principal no Jiu-Jítsu e no Submission, a Aranha Team tem nomes de peso, como o atleta Hugo Possidônio, uma das maiores revelações dos últimos tempos das artes marciais brumadense e um dos destaques de um torneio realizado recentemente em Vitória da Conquista, onde conquistou a medalha de ouro; e a atleta consagrada internacionalmente, Alexandra Cardoso, que vem treinando forte na busca de novos e expressivos resultados. A equipe teve um encontro na tarde de sexta-feira (18) com o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) e o secretário municipal de Esportes, Miguel Lima Dias. Eles fizeram questão de agradecer o apoio recebido, que vem sendo fundamental para a participação em torneios regionais, estaduais e nacionais. Aguiberto e Miguel mostraram grande satisfação em receber o reconhecimento e a gratidão da equipe e reafirmaram o compromisso com o esporte local.

Datafolha: Apoio ao impeachment da presidente Dilma sobe para 68% Foto: Reprodução

De acordo com pesquisa divulgada pelo Datafolha no sábado (19), o apoio pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff aumentou 8 pontos percentuais e chegou a 68%. O crescimento foi parecido para aqueles que acham que a presidente deveria renunciar. Em fevereiro esse número era de 58%, na nova pesquisa ele aparece com 65%. A pesquisa mostra ainda que houve uma queda de 6 pontos no apoio da população à presidente. Conforme o Datafolha, os contrários ao impeachment de Dilma somam 27%. Ainda de acordo com o Datafolha, o apoio pelo afastamento da presidente aumentou em todos os segmentos pesquisados. Apesar do apoio ao impeachment da presidente Dilma, a grande maioria dos pesquisados também não acredita em uma melhora na situação com o vice-presidente Michel Temer no comando. Apenas 16% acreditam que o governo de Temer seria ótimo ou bom, enquanto 35% apostam nesse possível governo como sendo ruim ou péssimo. O Datafolha ouviu 2.794 eleitores nos dias 17 e 18, em 171 municípios de todo o país.

Brumado: Polícia apreende carga de galinhas vivas no povoado Lagoa do Leite Foto: Divulgação/PRE

Em ronda realizada na BR-030, na altura do povoado de Lagoa do Leite, em Brumado, a polícia abordou o condutor Jean Carlos Fernandes da Silva, que transportava sem autorização uma carga de galinhas vivas em um caminhão com placa da cidade de Jupi (Pernambuco). Além dos animais, os policiais encontraram no veículo duas bolsas, uma do condutor e outra do passageiro José Manuel da Silva. Dentro das mesmas foram encontrados 57 comprimidos que atingem o sistema nervoso, acelerando o metabolismo, além da quantia de R$ 3.120 e dois celulares. A droga é proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Brumado: Polícia apreende carga de galinhas vivas no povoado Lagoa do Leite Foto: Divulgação/PRE

Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o veículo foi conduzido ao posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), onde uma equipe da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) foi acionada. Já o motorista foi deslocado para cidade de Vitória da Conquista. Na cidade, a coordenadora Adeline Ferraz, da ADAB, elaborou notificação e multa. O material foi apreendido e serão tomadas as medidas cabíveis.

Clínica Luiza Feres trabalha com Terapia Ortomolecular; conheça o método e suas vantagens

Na Clínica Luiza Feres, você encontra os melhores tratamentos corporal e facial, além de aparelhos com tecnologia de ponta. Tudo isso associado à Terapia Ortomolecular, que trabalha o corpo de dentro para fora potencializando os resultados. Os pacotes são individualizados, respeitando a necessidade de cada organismo. Marque a sua avaliação gratuita e saiba mais. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 99962-3010 / 99997-3200.

Quatro brumadenses formam em Arquitetura pela Fainor em Vitória da Conquista Foto: Brumado Notícias

Quatro brumadenses receberam na última sexta-feira (18) os diplomas em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade Independente do Nordeste (Fainor) em Vitória da Conquista. Flaviana Lobo Correia, Ana Paula Vargas, Thaís dos Santos Neves e Déborah de Castro Luz estavam felizes e satisfeitas após a cerimônia de entrega dos diplomas. As novas arquitetas agradeceram os familiares pelo apoio incondicional.

Delcídio afirma a revista que Lula comandava esquema na Petrobras Foto: Ailton de Freitas/Agência O Globo

Em entrevista à revista Veja, Delcídio Amaral, ex-líder do governo no Senado, disse que a presidente Dilma Rousseff (PT) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sabiam sobre esquema de corrupção na Petrobras. Delcídio, preso preventivamente durante a Operação Lava-Jato e libertado após delação premiada, revelou detalhes sobre um suposto plano para impedir que as investigações capitaneadas pelo juiz Sergio Moro fossem adiante. Durante o depoimento à publicação, o senador repete várias vezes um "mea culpa" e diz que quer “ajudar a Justiça e a sociedade brasileira a descobrir quem são os verdadeiros vilões desta história”. “Eu errei ao participar de uma operação destinada a calar uma testemunha, mas errei a mando do Lula. Ele e a presidente Dilma é que tentam de forma sistemática obstruir os trabalhos da Justiça, como ficou claro com a divulgação das conversas gravadas entre os dois”, disse ele. Delcídio diz ainda que Dilma “se beneficiou diretamente do esquema, que financiou as campanhas eleitorais dela”. Segundo o senador, agora sem partido, a mandatária “sabia de tudo”: “A diferença é que ela fingia não ter nada a ver com o caso”. Sobre o suposto esquema para abafar as investigações, Delcídio disse que nem sempre a presidente e Lula agiram em consonância. Ele diz que o ex-presidente acreditava que a presidente e o ex-ministro da Justiça e atual titular da Advocacia-Geral da União, José Eduardo Cardozo, tinham um acordo para blindá-la de eventuais acusações. As informações são de o Globo.

Brumado: Polícia prende traficante de drogas no Bairro Urbis II Foto: Divulgação/Polícia Civil

Na última sexta-feira (18), investigadores da polícia civil prenderam o indivíduo Marcos Luís dos Santos, de 38 anos, condenado pela prática do crime de tráfico de drogas. O traficante foi preso no Bairro Urbis II, em Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o juiz Genivaldo Guimarães concedeu ao mesmo prisão domiciliar devido ao indivíduo possuir uma enfermidade de difícil tratamento.

Caculé tem 91% de alfabetizados aos seis anos Foto: Tayga Ribeiro/Brumado Notícias

De acordo com matéria do Jornal A Tarde, a rede pública de educação de Caculé está comemorando o índice de 91% das crianças alfabetizadas aos seis anos de idade no primeiro ano do ensino fundamental - o índice é resultado das provas aplicadas em 2015. A meta do Pacto Pela Educação no Brasil é que as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos no 3º ano do fundamental. No entanto, o índice médio é de 50% a 60% de alunos nesta idade que dominam a leitura e a escrita no país. Em Caculé, o resultado é atribuído a uma parceria firmada, em 2006, com o Instituto Alfa e Beto (IAB), uma organização não governamental. Segundo a coordenadora do programa no município, Eleni de Brito, o diferencial é a técnica desenvolvida pelo IAB, que utiliza o método fônico, facilitando a capacidade de aprendizagem dos alunos. Dados da Secretaria Municipal de Educação mostram que, em 2014, o índice de crianças alfabetizadas foi de 82% para 91% em 2015.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou 9951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Flamengo de Guanambi derrota o Vitória e larga na frente na disputa por vaga nas semifinais Foto: Roque Mendes/Vitória

O jogo entre Flamengo de Guanambi e Vitória na tarde deste sábado (19), no estádio 2 de Julho, vinha caminhando para um empate sem gols até os 34min do segundo tempo. Foi quando José Welison levantou o braço dentro da área, tocou a bola com a mão e, de pênalti, Josy garantiu a vitória de 1 a 0 aos donos da casa, no duelo de ida das quartas de final do Campeonato Baiano. De acordo com o Uol Esporte, desta forma, o Flamengo de Guanambi reverte a vantagem que era do Vitória (de jogar por dois resultados iguais para avançar) e joga por um empate no Barradão, no próximo dia 26, para garantir a classificação para as semifinais do Estadual.

Técnico do Vitória foi hostilizado pela torcida do Flamengo de Guanambi Foto: Reprodução/Facebook

Ao desembarcar no aeroporto da cidade de Guanambi, no sudoeste baiano, o técnico do Vitória Vagner Mancini foi hostilizado por torcedores do time local. Isso porque Mancini teria desfeito o Estádio 2 de Julho ao justificar uma possível estreia do atacante Kieza no jogo que aconteceu neste sábado na cidade de Guanambi.  “O estádio é para duas mil pessoas. Existem jogadores que não podem ir jogar em um estádio para duas mil pessoas. Aqui no Vitória todos entendem que a partir do momento que você faz um grande investimento tem que saber usar no momento certo”. 

Técnico do Vitória foi hostilizado pela torcida do Flamengo de Guanambi Foto: Reprodução/Facebook

Os guanambienses gritavam para o treinador respeitar o interior. “Ei, Mancini respeite o interior”, disseram. Segundo apurou o site Brumado Notícias, no momento do desembarque Vagner estava ao lado do brumadense, Manoel Matos, o Lim, que é vice-presidente do clube da capital baiana. O prefeito Charles Fernandes (PP) recepcionou a delegação do Vitória.

Presidente Dilma Rousseff diz que vai lutar pelo mandato até o fim Foto: Reprodução

Na última sexta-feira (18), a presidente Dilma Rousseff (PT) criticou o grampo que o juiz Sérgio Moro fez no telefone do ex-presidente Lula. “Presidente tem garantias constitucionais e não pode ser grampeado sem autorização da Suprema Corte. Em muitos países, quem faz isso vai preso. Vou tomar todas as providências cabíveis. Se alguém pode me grampear sem autorização, o que vai acontecer com o cidadão comum?”, disse. A presidente afirmou ainda que “não é possível aceitar qualquer grau de politização nas ações da Justiça”. “Se isso ocorrer, estaremos dando um passo para trás", acrescentou, ao falar do grampo. Alvo de processo de impeachment na Câmara Federal, Dilma também voltou a falar sobre sua situação no cargo de presidente.  “Eu lutarei por esse mandato até o final dele”, garantiu a petista.

Câmara fez sessão para acelerar rito do processo de impeachment Foto: Reprodução

A Câmara realizou uma sessão no plenário na última sexta-feira (18) como parte de um acordo entre o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e aliados para acelerar o rito do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Eles pretendem realizar sessões todos os dias e assim fazer que o prazo corra mais depressa. A comissão da Câmara que vai analisar o impeachment foi instalada na quinta (17). Como o prazo para que Dilma apresente a defesa é de 10 sessões no plenário, quanto mais rápido forem realizadas as sessões, mais breve vence a data-limite. Depois que a comissão do impeachment receber a defesa de Dilma, tem o prazo de cinco sessões do plenário para tomar uma decisão sobre o processo. Depois o plenário da Câmara votará o impeachment. O líder do PSDB, Antônio Imbassay (BA), afirmou na sessão que estima que o plenário pode votar o impeachment já em 13 ou 14 de abril, se realizar sessões às segundas e sextas-feiras.

Lava Jato interceptou ao menos 37 números de telefones ligados a Lula Foto: Reprodução?Veja

De acordo com relatório anexado pela Polícia Federal no sistema da Justiça Federal na quinta-feira (17), a força-tarefa da Operação Lava Jato interceptou ao menos 37 números de telefone de pessoas e instituições ligadas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lula é investigado na 24ª fase da operação. Para a Polícia Federal e para o Ministério Público Federal, o ex-presidente pode ter sido beneficiado do esquema de corrupção na Petrobras. O ex-presidente nega as acusações. Os delegados da Lava Jato afirmam que tiveram dificuldade para identificar terminais telefônicos utilizados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já que ele afirma não fazer uso deste dispositivo.

Saveiro Cross acaba de chegar na Taigun Auto

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, tem uma Saveiro Cross, 2014/2015. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

Cinco jogadores do Campeonato Brumadense de Futebol são punidos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última quinta-feira (17), a Comissão Disciplinar da Liga Brumadense de Futebol se reuniu para julgar casos de indisciplina cometidos por atletas de equipes participantes do Campeonato Brumadense de Futebol 2016. O objetivo é aumentar a qualidade do torneio e diminuir os casos de agressão. Após a discussão, cinco atletas foram punidos. São eles: Weberson, do Vitória, foi suspenso; Renan Viana, do Real São Félix, foi suspenso por cinco jogos; André Luiz, do Vila Esporte Clube, foi suspenso por um jogo por indisciplina; Flávio, do Feirense, foi suspenso por oito jogos por agredir um adversário; e Nilton Santos, do São José, foi suspenso por um jogo por indisciplina. Segundo a comissão, os julgamentos serão realizados a fim de qualificar os jogos.

Arquivo