Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "03/2017"

30 Mar 2017 - 13:00h

O primeiro jornal em vídeo de Brumado, o Jornal Alto Sertão é um canal de notícias criado na plataforma Youtube seguindo uma linha de jornalismo independente, com matérias especiais, resumo de notícias, entrevistas, agenda cultural e muito mais. São edições semanais, além de conteúdos que são postados diariamente nas redes sociais e em um website. “Nossa proposta é trabalhar nas redes sociais com notícias rápidas e matérias especiais, focando no interesse público, estimulando a cultura, o esporte, a defesa do meio ambiente e o bem estar social”, afirmou Paulo Esdras, editor-chefe e apresentador do Jornal Alto Sertão. Willians Reis,, é o responsável pela edição de imagens e direção. Para quem quiser acompanhar as notícias do Jornal Alto Sertão, pode acessar o site o canal https://www.youtube.com/jornalaltosertao e o site www.jornalaltosertao.com.br, além de seguir o jornal nas redes sociais.

30 Mar 2017 - 12:30h

Pai e filho, de 65 e 40 anos, foram presos em flagrante ao tentar abrir uma conta para receber R$ 28,8 bilhões referentes a Títulos do Tesouro Nacional em uma agência bancária na Avenida Manoel Dias, no bairro da Pituba, em Salvador. A dupla será apresentada na quarta-feira (29). Segundo informações da Polícia Civil, os dois homens estavam acompanhados de empresários paulistas e baianos. O gerente da agência desconfiou da quantia a ser recebida e da autenticidade dos documentos apresentados e acionou a polícia. De acordo com o G1, uma equipe do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) esteve no local e realizou a prisão em flagrante. Pai e filho foram encaminhados para 16ª Delegacia Territorial (DT), onde foram apresentados pela delegada Maria Selma Lima.

30 Mar 2017 - 12:00h

Diante da crise que o município de Iuiú vem enfrentando, o prefeito Reinaldo Góes (PSD) anunciou no último domingo (26) as primeiras medidas para contenção de despesas, entre as quais a redução do próprio salário. A medida atinge vice-prefeito, secretários e todos os cargos comissionados. Segundo o gestor, os cortes ficarão entre 20% e 30%, conforme o valor da remuneração de cada um. A seca prolongada, o caos financeiro e a perda de mais de 500 alunos foram os motivos apontados pelo gestor para adoção das medidas.

30 Mar 2017 - 11:30h

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) interditou cautelarmente todos os produtos das empresas Transmeat Logística Transportes e Serviços LTDA., Frigorífico Souza Ramos LTDA e Peccin Agro Industrial LTDA, responsáveis por quatro estabelecimentos envolvidos nas investigações da operação Carne Fraca, realizada pela Polícia Federal para investigar possíveis adulterações no processamento das carnes e seus derivados. A resolução, publicada no Diário Oficial da União, impede a comercialização dos produtos e tem caráter preventivo, com duração de 90 dias. ação da Anvisa faz parte das iniciativas adotadas pelo governo federal para prevenir qualquer risco aos consumidores. A iniciativa é resultado das comunicações feitas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a Anvisa, que tratam do recolhimento (recall) de produtos conduzido pelo Ministério em razão de irregularidades que teriam sido encontradas durante a fiscalização, realizada por uma força-tarefa do MAPA, nos 21 estabelecimentos citados na operação. As informações são da Veja.

30 Mar 2017 - 11:25h

A cantora Solange Almeida é a primeira atração confirmada para o Forró do Mica, em Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. O evento será realizado no dia 1º de julho na Arena Prime. Essa você não pode perder! Um evento voltado totalmente para o conforto, comodidade, segurança e praticidade dos pagantes! Investindo sempre na boa essência dos produtos, na modernidade da ornamentação e na beleza do espaço. Som e iluminação de última geração, Camarote Open Bar e muita diversão para você que adora apostar no que há de melhor no ramo de eventos. E aí, você vem com a gente curtir a melhor festa do ano? Forró do Mica, dia 1º de julho, em Livramento.

30 Mar 2017 - 11:00h

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) já sancionou as polêmicas leis cujas votações geraram muita confusão na Câmara de Vereadores de Brumado. Na edição do Diário Oficial do Município de terça-feira (28) foram publicadas a Lei nº 1.793, de 23 de março de 2017, que dispõe sobre a extinção de cargos de provimento efetivo, e a Lei nº 1.794, de 23 de março de 2017, que reduz a licença maternidade. De acordo a Lei nº 1.793, ficam extintos os cargos integrantes do Quadro de Servidores da Prefeitura Municipal que se encontram vagos e que se tornarem vagos: Auxiliar de Manutenção e Reparos, Auxiliar de Serviços Gerais, Guarda Municipal e Motorista. Além disso, conforme a lei, ficam extintos os cargos a seguir relacionados por não terem sido preenchidos por intermédio de concurso público após a sua criação por lei municipal: Motorista Categorias “C” e ”D”, Operador de Máquinas e Equipamentos: Motoniveladora, com habilitação mínima na Categoria “C”, Operador de Máquinas e Equipamentos: Retroescavadeira, com habilitação mínima na Categoria “C”, Operador de Pá Carregadeira, com habilitação mínima na Categoria “C” e Agente de Portaria. Já a Lei nº 1.794 restaura o caput do art. 199 da Lei Municipal 1.212/99, que estabelece que será concedida licença à servidora gestante por 120 (cento e vinte) dias consecutivos, sem prejuízo da remuneração. Segundo a lei, para amamentar o próprio filho, até a idade de seis meses, a servidora lactante terá direito, durante a jornada de trabalho, a uma hora de descanso, que poderá ser parcelada em dois períodos de meia hora.

30 Mar 2017 - 10:30h

A JBS vai dar férias coletivas de 20 dias para funcionários de 10 das 36 unidades de abate de bovinos espalhadas pelo Brasil a partir da próxima segunda-feira (3), conforme comunicado emitido nesta quarta-feira (29). O frigorífico emprega hoje 125 mil funcionários em todo país. São três unidades em Mato Grosso do Sul: Anastático, Nova Andradina e Naviraí, quatro em Mato Grosso: Alta Floresta, Juína, Diamantino e Pedra Preta, uma em Goiás: Senador Canedo, uma em São Paulo: Lins e uma no Pará: Tucumã. De acordo com o frigorífico, a dispensa de funcionários ainda pode ser estendida por mais dez dias. A JBS explicou que “a medida é necessária em virtude dos embargos temporários impostos à carne brasileira pelos principais países importadores, assim como pela retração nas vendas de carne bovina no mercado interno nos últimos dez dias”. A empresa afirmou ser necessário ajustar os volumes de produção para normalizar os níveis de estoques de produtos que vão abastacer o mercado interno, assim como reescalonar a programação de envios de produtos para clientes do mercado externo, que ficaram represados, de forma a não sobrecarregar o sistema de recebimento e estocagem. 

30 Mar 2017 - 10:00h

O vereador brumadense José Santos (PTC), o Santinho, fez declarações contra o projeto de reforma da previdência e declarou que os parlamentares que votarem a favor da proposta estarão atuando contra a sociedade brasileira. Segundo ele, com mais poder nas mãos, o chefe do executivo federal ganhará mais forças para negociar apoios e ao mesmo tempo favorecer emendas aos seus aliados. Indagado pelo site Brumado Notícias sobre as questões municipais, o vereador declarou que todo projeto que não tem aprovação da comunidade e é aprovado pelo parlamento torna os parlamentares inimigos da comunidade. “O político em geral tem que buscar o interesse primário da população. O parlamentar não tem que buscar representar os interesses de um líder, de um prefeito, governador ou presidente, mas a representação parlamentar é do povo, para o povo”, disse o vereador. Santinho disse ainda que os projetos do prefeito aprovados na câmara se tornaram impopulares desde o momento que partiu para o parlamento sem a apreciação e debate com a comunidade e as categorias envolvidas. Para ele, isso corroborou para quebrar a representatividade política. “Todos os projetos de encontro ao interesse público deveriam primeiro ser debatidos com a comunidade, antes de serem levados para votação. Ficou mais que provado que os projetos foram aprovados a contragosto da população, então quem votou a favor votou contra a comunidade que diz representar”, pontuou o vereador. 

30 Mar 2017 - 09:30h

O ex-prefeito da cidade de Caculé e deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) recebeu com muita alegria a notícia de que uma das quadrilhas juninas do município, a Busca-Pé, foi convidada pelo Instituto Brasileiro de Integração - Cultura, Turismo e Cidadania para participar do Projeto Brasil Junino, que acontecerá entre os meses de abril e maio na Europa. O objetivo do projeto é a promoção cultural e turística do Brasil no exterior, com o apoio do Ministério do Turismo e patrocínio da Embratur. Para Ribeiro, as quadrilhas juninas de Caculé são patrimônios culturais do município. “Presenciamos todo o envolvimento dos grupos nos ensaios que vão de janeiro a janeiro e o show de sincronismos nas apresentações. Uma cultura que brilha, que promove interação, que traz orgulho e que merece todo o sucesso e reconhecimento. Parabéns, Caculé! Parabéns às nossas quadrilhas juninas, especialmente à Busca-Pé”, disse o deputado. A coordenadora da quadrilha, Gardêndia Alves, festejou a uma conquista da quadrilha, que tem 15 anos de caminhada. 

30 Mar 2017 - 09:00h

Na edição de quarta-feira (29) do Diário Oficial do Município, a prefeitura divulgou a realização de licitação, na modalidade Concorrência Pública nº 001/2017, para contratação de serviços médicos especializados de oftalmologia aos pacientes da região de saúde de Brumado diagnosticados com glaucoma, em consonância com as portarias 288/2008, 920/2011 e 1279/2013, do Ministério da Saúde e Resolução CIB-BA 137/2016. A licitação será realizada no dia 15 de maio, às 10h30, na sede da Prefeitura Municipal.  

30 Mar 2017 - 08:30h

A GloboNews teve acesso a documentos anexados pela Odebrecht ao processo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que julga a chapa Dilma-Temer. Os documentos foram entregues à Justiça para comprovar as versões dadas nos depoimentos dos delatores da Odebrecht. São e-mails, planilhas, anotações pessoais e agendas para comprovar que os delatores falaram a verdade aos investigadores. De acordo com Blog de Andréia sadi, embora os documentos tenham sido entregues ao TSE, nem todos se referem a assuntos relacionados ao processo que pede a cassação da chapa Dilma-Temer. Também não é possível saber quais documentos foram incluídos como prova pelo relator das ações, ministro Hermam Benjamin. 

30 Mar 2017 - 08:00h

Nesta quinta-feira (30), às 9h, no auditório do Centro de Operações Integradas da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), o governador Rui Costa (PT) participará da solenidade de posse dos 122 membros do Conselho Estadual das Cidades - ConCidades para o período 2017-2020. O conselho tem por finalidade formular e propor diretrizes para o desenvolvimento urbano e metropolitano, de forma integrada ao desenvolvimento regional, com integração das políticas fundiária, de habitação, saneamento ambiental, trânsito, transporte e mobilidade urbana. Em seguida, às 10h30, na sala de reuniões da Governadoria, também no CAB, o governador assinará protocolo de intenções com prefeitos da região de Brumado para a formação do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos municípios que compõem a região.

30 Mar 2017 - 07:30h

Os aparelhos ortodônticos autoligados possuem um sistema que não necessita do uso de ligaduras elásticas. As peças (braquetes) são compostas por um dispositivo próprio de prender o arco, conferindo assim, diminuição do atrito durante a mecânica ortodôntica. Por conta desta característica, o aparelho autoligado pode apresentar vantagens quando comparado ao aparelho convencional: redução do tempo de tratamento, facilidade na higienização, diminuição da necessidade de extrações dentárias, entre outras dependendo de cada caso. Sendo assim, a ortodontia nos oferece mais uma ferramenta diante de tantas outras para um tratamento ortodôntico de qualidade. Cabe ao especialista avaliar e discutir junto ao seu paciente qual opção mais favorável para seu tratamento.

30 Mar 2017 - 07:00h

Além dos custos que estão a cargo dos clubes, o Campeonato Brumadense de Futebol pode ser interrompido devido à falta de segurança. O campeonato, que foi iniciado no dia 05 de março, contou poucas vezes com a presença da Polícia Militar. em dias de jogos. Isso porque, segundo o presidente da Liga Brumadense de Futebol (LBF), Emanoel Araújo Lima, o Estádio Municipal Gilberto Cardoso ainda está sem alvará de funcionamento e, de acordo com a lei municipal, a PM só pode se deslocar para cobrir eventos onde há o alvará. Outra agravante que ficou bem evidenciada no jogo do último domingo (26) é a falta de estrutura para primeiros socorros, seja para os clubes, profissionais de imprensa ou para os torcedores e ambulantes nas arquibancadas. 

O site Brumado Notícias registrou o momento em que um homem sofreu um mal estar e teve de ser carregado nos braços por torcedores até a saída do estádio, onde recebeu os primeiros socorros de uma equipe de uma funerária que presta serviços voluntários no local nos dias de jogos. O homem foi encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto e, na unidade, foi constatado que ele teve apenas uma alta de glicose no sangue. Diante dos desacertos, o presidente da LBF declarou a nossa reportagem que dificilmente Brumado disputará o Intermunicipal de Futebol este ano. “Se não contamos com o apoio da prefeitura para a simples liberação de um alvará para termos a polícia no estádio em nosso campeonato, como podemos falar em disputar uma competição como o intermunicipal? No momento isso está fora de cogitação”, desabafou o dirigente esportivo.

30 Mar 2017 - 00:00h

Os serviços de meteorologias previam 28 mm de chuva na quarta-feira (29) em Brumado. Porém, só na madrugada, a meteorologia registrou 45 mm de precipitação na sede do município. A chuva começou ainda na noite de ontem (28), acompanhada de muitos raios e relâmpagos, e continuou por toda a madrugada, ficando mais fina até a metade da manhã. As previsões meteorológicas apontam que a semana continuará chuvosa. Antes, o volume de chuva esperado era de apenas 63 mm, mas saltou para 117 mm até a próxima segunda-feira (3), quando a chuva começa a perder intensidade. O site Brumado Notícias apurou que a chuva chegou também aos três distritos e várias comunidades rurais do município, formando rasos espelhos d’água em algumas comunidades que estavam totalmente secas.

29 Mar 2017 - 17:00h

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), através da 3ª Promotoria de Justiça de Brumado e em parceria com o Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos (Nucciber), promoverá palestras sobre o uso seguro e responsável da internet. O objetivo é capacitar e orientar os jovens para a utilização segura da internet. As palestras serão realizadas em Brumado, nesta quinta-feira (30), nos turnos matutino e vespertino. O encontro alertará alunos dos ensinos fundamental e médio sobre como identificar e se proteger das práticas criminosas mais comuns na rede mundial de computadores. Serão abordados assuntos como cyberbulling, jogos online, sites e mensagens de e-mail com conteúdos ofensivos, além do sexxting, prática que consiste em divulgar fotos eróticas na internet. As palestras também acontecem nas cidades de Malhada de Pedras e Aracatu, na sexta-feira (31).

29 Mar 2017 - 16:30h

Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ) são alvo de operação da Polícia Federal no Rio de Janeiro, que ocorre em desdobramento da delação premiada do ex-presidente do órgão, Jonas Lopes de Carvalho. A delação fundamentou ação contra cinco conselheiros. O atual presidente, Aloysio Neves, Domingos Brazão, José Gomes Graciosa, Marco Antônio Alencar e José Maurício Nolasco são alvo de prisão preventiva, enquanto o presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Jorge Picciani, é alvo de condução coercitiva. Os membros do colegiado são acusados de omissão em irregularidades praticadas por empreiteiras e empresas de ônibus que operam no Rio.

29 Mar 2017 - 16:00h

Em luto, a Funerária Pax Nacional emitiu nota de pesar pela morte do funcionário Joelton Santana dos Santos. Ele faleceu na noite de terça-feira (28), em um acidente com uma ambulância da funerária na BA-262, nas proximidades da cidade de Vitória da Conquista. Joelton deixa esposa e um filho de sete meses. Muito querido pelos colegas, o motorista será lembrado por sua disposição e bom humor para o trabalho. “Lamentamos o ocorrido e oramos para que Deus possa confortar a família nesse trágico momento de dor. Joelton está sempre presente em nossas memórias e em nossos corações. Nos juntamos ao familiares e amigos no sentimento de pesar e nos solidarizamos com a dor da perda de uma pessoa que teve uma passagem muito especial em nossas vidas”, disse na nota.

29 Mar 2017 - 15:30h

Quer participar de uma seleção de 20 vagas de trabalho com carteira assinada e salário de R$ 1.100? O projeto É Agora Brasil está oferecendo qualificação em 15 áreas abrangentes e em alta no mercado. As inscrições são gratuitas para os cursos de: Enfermagem domiciliar, agente de saúde, auxiliar de farmácia e análises clínicas, segurança no trabalho, auxiliar administrativo e de contabilidade, operador de caixas e rotinas de supermercados, informática para concursos públicos, frentista, recepcionista, vendas, telemarketing e mais. Em Brumado, as inscrições estão sendo feitas na Escola Professora Zilda Neves. As aulas acontecem aos sábados, nos três períodos. A mensalidade custa R$ 80, com direito a material didático incluso. Ao final do curso, os alunos receberão carta de recomendação de estágio e certificado válido em todo país. Para se inscrever, os candidatos (com idade mínima de 13 anos e escolaridade livre) precisam apresentar cópia de RG, CPF e comprovante de residência.  As aulas terão início no dia 1º de abril. A seleção também será realizada em Barra da Estiva e Livramento de Nossa Senhora. Para maiores informações, ligue: (77) 99836-9936.