Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "03/2017"

03 Mar 2017 - 11:00h

Na última quarta-feira (1º), uma denúncia anônima levou uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional, da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), à Rua Fernando Porto, no Bairro Urbis IV, em Brumado. No local, um indivíduo estaria circulando armado próximo de uma residência abandonada. Na casa, após realizarem buscas, os policiais encontraram uma mochila contendo material comumente usado para acondicionar entorpecentes e certa quantidade de um pó branco análogo à cocaína. O material foi apresentando ao delegado plantonista da delegacia de Brumado.

03 Mar 2017 - 10:30h

Bloqueadores de sinal de celular instalados por medida de segurança no presídio de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, afetam famílias de povoados que ficam distantes até 11 quilômetros da cidade. Os moradores reclamam que precisam se deslocar para a sede do município para poder fazer ligações telefônicas. Para denunciar o problema, as famílias fizeram um abaixo-assinado para entregar à administração do conjunto penal, de responsabilidade do Major Souza Júnior. Ao G1, ele disse que tomou conhecimento do problema e que já entrou em contato com a empresa responsável pelos bloqueadores para que sejam reajustados. Cerca de 180 famílias do povoado de Volta Grande sofrem com a falta de sinal dos aparelhos. No povoado de São Domingos, cerca de 3,5 km do conjunto penal, os moradores também não conseguem usar os aparelhos.

03 Mar 2017 - 10:00h

De acordo com a Embasa, devido a problemas operacionais no ponto de captação de água bruta localizado na Barragem de Cristalândia, o fornecimento de água no Sistema Integrado de Abastecimento de Brumado, que também atende ao município de Malhada de Pedras, encontra-se momentaneamente reduzido. A empresa já está trabalhando para corrigir o problema e restabelecer a demanda usual das cidades. O abastecimento deverá ser restabelecido de forma gradativa ao longo da noite desta sexta (3) e a regularização do fornecimento de água deve acontecer em até 24 horas. Em caso de informações a população pode ligar para o 0800 0555 195.

03 Mar 2017 - 09:30h

Um jovem de 22 anos foi preso suspeito de esfaquear a mãe, uma professora de 44 anos, na cidade de Alagoinhas, interior da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, o crime aconteceu na madrugada da última quinta-feira (2), no bairro Barreiro. Ainda segundo a polícia, a vítima foi ferida na cabeça com uma “faca de mesa”. A professora foi socorrida para o Hospital Regional de Alagoinhas e não corre risco de morte. Não há informações do que pode ter motivado o crime.  polícia informou que o jovem suspeito de ferir a mãe aparenta ter problemas mentais e foi preso em flagrante por tentativa de homicídio e será submetido a um exame de sanidade mental. O rapaz, conforme a polícia, já tinha passagem pela polícia por desacato a autoridade.

03 Mar 2017 - 09:00h

Aparelhos de ar-condicionado foram instalados na emergência do Hospital Municipal Dr. Aurélio Justiniano Rocha, em Paramirim, no sudoeste baiano. O ambiente climatizado oferece mais conforto aos pacientes que procuram atendimento na unidade. A climatização era uma antiga reivindicação dos usuários e profissionais do hospital que sofriam com o forte calor. Segundo a administração do hospital, a instalação dos aparelhos não era apenas uma questão de conforto, mas de saúde, visto que as altas temperaturas registradas poderiam agravar os problemas dos pacientes. Estudos comprovam que a presença de um sistema de climatização é capaz de garantir a melhora na qualidade do ar e contribui para a eficiência do tratamento, no caso de hospitais e clínicas.

03 Mar 2017 - 08:30h

O porta-voz da Presidência, Alexandre Parola, anunciou na quinta-feira (2) a nomeação do líder do governo no Senado, Aloysio Nunes (PSDB-SP), para o comando do Ministério das Relações Exteriores. Ele deve tomar posse no primeiro escalão na próxima terça-feira (7). A confirmação de Aloysio como novo ministro ocorreu após o parlamentar tucano se reunir, na tarde desta quinta, com o presidente Michel Temer no Palácio do Planalto. O senador de São Paulo foi indicado para o primeiro escalão pela direção do PSDB. No rápido pronunciamento no Palácio do Planalto, Parola ressaltou a trajetória política do novo ministro no Legislativo e no Executivo com “engajamento nas causas da diplomacia brasileira e na agenda internacional” do Brasil. “O presidente da República indicou, na tarde de hoje [quinta], o senador Aloysio Nunes Ferreira, de São Paulo, para assumir o Ministério das Relações Exteriores”, declarou Parola. De acordo com o G1, o porta-voz destacou que Aloysio já exerceu a presidência da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado.

03 Mar 2017 - 08:00h

Em Caetité, Eduardo da Silva Fogaça, de 20 anos, foi preso na noite de quarta-feira (1º) por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. Equipes do Setor de Operações de Inteligência e do Pelotão de Emprego Tático Operacional fizeram o flagrante. De acordo com o Sudoeste Bahia, na casa do suspeito foram encontrados porções de cocaína e maconha, material para embalar drogas, um revólver calibre 32 e certa quantia em dinheiro. Eduardo foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Caetité, onde foi autuado.

03 Mar 2017 - 07:30h

O Banco Central indicou nesta quinta-feira (2) que pode acelerar o ritmo de corte dos juros. Na ata divulgada sobre a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) feita na semana passada, a autoridade monetária reforça que as expectativas de inflação estão ancoradas - tanto para 2017 quanto para 2018. De acordo com o jornal O Globo,na avaliação de analistas, o BC deve acelerar a redução de juros. Os bancos Safra e Fibra já preveem corte de um ponto percentual na próxima reunião, dos atuais 12,25% para 11,25%. Na semana passada, o BC manteve o ritmo de redução da taxa básica de juros da economia e cortou a Selic de 13% para 12,25% ao ano. A decisão foi tomada por unanimidade.

03 Mar 2017 - 07:00h

No intuito de formalizar o futsal no município, desportistas se uniram para criar a Liga Brumadense de Futsal (LBF). Ao site Brumado Notícias, os desportistas esclareceram que o objetivo é dar maior respaldo ao futsal local, que tem em seu currículo três títulos estaduais. Com a LBF, os dirigentes acreditam que conseguirão maior representatividade junto ao poder público, à Federação Baiana de Futsal e à iniciativa privada. “Temos excelentes atletas, o celeiro por aqui é produtivo, mas os clubes precisam de melhor direcionamento e representatividade para participar de competições, sejam a nível local, regional, estadual e até nacional. A entidade nasce com esse pensamento de fortalecer nosso esporte e reconduzir Brumado para a elite do futsal na Bahia”, disseram os desportistas. Nos próximos dias, deve acontecer uma assembleia para apresentação da chapa que encabeçará a primeira mesa diretora e, em seguida, os dirigentes eleitos se reunirão com o diretor de esportes do município, Jobson Cruz, e com o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) a fim de formalizar a criação da entidade e debater a organização e o calendário de competições da modalidade.

03 Mar 2017 - 00:00h

A meta do governo do estado da Bahia é ofertar mais de 2 mil vagas em unidades prisionais até o final deste ano. Dentre os locais à disposição está o complexo penal que está sendo construído na cidade de Brumado, que disponibilizará mais de 500 vagas para atender a demanda da região do sertão produtivo. O site Brumado Notícias apurou que o governador Rui Costa (PT) pretende lançar o edital para as empresas que desejarem terceirizar a manutenção e segurança do complexo no mês de abril. Já foi autorizada a instalação de energia elétrica e de água para a unidade, que deve ser concluída ainda na primeira quinzena de março. No mesmo período, o governador pretende entregar a unidade do Sistema Integrado de Comunicações. Há ainda a expectativa para inauguração da Unidade de Terapia Intensiva - adulto e neonatal e da UPA 24. Para atender essa demanda, o governo depende da formação e adesão dos 21 municípios da microrregião ao Consórcio Regional de Saúde. As negociações têm avançado nas últimas semanas.

02 Mar 2017 - 18:30h

Em menos de 24 horas, dois irmãos foram encontrados mortos no município de Vitória da Conquista. As vítimas foram assassinadas a tiros e localizadas no Bairro Alto do Cruzeiro. O primeiro corpo foi encontrado na manhã de segunda-feira (27). A vítima foi identificada como Alisson Alves de Almeida, de 21 anos. O irmão dele também foi morto e localizado na manhã de terça-feira (28), acerca de 30 metros de distância do primeiro corpo. A segunda vítima foi identificada como Alef Alves de Almeida, de 22 anos. De acordo com o G1, os irmãos não tinham passagem pela polícia. A autoria e motivação do crime são desconhecidas. Os corpos foram sepultados no Cemitério Parque. Segundo a polícia, até o momento, nenhum suspeito foi preso pelos crimes.

02 Mar 2017 - 18:00h

O Projeto de Lei 005/2017 deve ficar de fora da pauta das duas próximas sessões, uma vez que o presidente do legislativo, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), declarou que muitos vereadores ainda estão na dúvida quanto a real natureza do projeto. O presidente adiantou que, além dos que estão confusos, tem vereador dividido entre favorável e contrário à proposta. Diante disso, são previstas discussões acaloradas nas sessões de votação. “Não será uma votação unânime. Por isso os vereadores que ainda não se posicionaram preferem ouvir a defesa da prefeitura, como já ouviu dos sindicatos que representam as categorias. A intenção é tirar dúvidas e votar consciente naquilo que acredita ser o melhor para o município”, pontuou o presidente. Na sessão da noite desta quinta-feira (2), representantes sindicais usarão a tribuna livre para falar um pouco mais sobre o projeto. O debate promete uma plenária cheia, pois também estarão presentes representantes da Igreja Católica, visto que em outro projeto o prefeito defende o fim de dois feriados religiosos no município.

02 Mar 2017 - 17:30h

Diagnosticada com microcefalia, a jovem Ana Victória Lago de Souza, de 17 anos, contrariou a perspectiva dos médicos e se tornou modelo. Aos 8 anos, foi diagnosticada com “incapacidade permanente para a vida social”, além de terem sido impostas restrições no convívio escolar, inclusive a de um dia trabalhar. De acordo com a Folha, a jovem fechou no mês passado um contrato de um ano com uma agência de modelos de Manaus (AM), que tem como projeto revelar modelos com algum tipo de necessidade especial. Natural de Boa Vista (RR), a jovem vive na capital amazonense e sua mãe lhe acompanha nos ensaios fotográficos e gerencia suas redes sociais.

02 Mar 2017 - 17:00h

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brumado (Sindsemb), Edilson Costa, o Dinda, se reuniu no final da manhã desta quinta-feira (2) com os treze vereadores do legislativo municipal em busca de apoio contra o Projeto de Lei 005/2017, oriundo do poder executivo. A proposta visa a extinção de vários cargos públicos efetivados mediante concurso, os quais serão substituídos gradativamente por mão de obra terceirizada. O sindicalista frisou que o projeto é um ataque ao servidor público municipal e fere o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a prefeitura e o Ministério Público Estadual (MPE), que estabelece multa em caso de descumprimento do acordo. O sindicalista disse que a proposta não condiz com o discurso do prefeito, que, segundo ele, prega a redução de custos na prefeitura, uma vez que os serviços terceirizados geram ônus maiores ao erário público. “Não tem cabimento tal projeto que irá inflar ainda mais as despesas públicas. Está na contramão, fora da lógica matemática”, ressaltou o sindicalista ao site Brumado Notícias.

02 Mar 2017 - 16:30h

Segundo informações da coluna Painel, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), quer atrair o senador Otto Alencar (PSD) para a vaga de vice em sua chapa na sucessão presidencial de 2018. Os estrategistas políticos do tucano querem impulsioná-lo no Nordeste ao escolher um nome da região, onde ele tem menor índice de intenção de voto. Presidente nacional do PSD, o ministro da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab, apoia a ideia e estaria interessado em ter o partido como número dois do Planalto, caso Alckmin vença a disputa. A candidatura de Otto como vice-presidente também retiraria o social-democrata do cenário eleitoral da Bahia e enfraqueceria a base aliada do PT no estado, o que beneficia o DEM.

02 Mar 2017 - 16:00h

Representantes sindicais e jurídicos do Sindguardas/Bahia, guardas civis municipais de Brumado e vereadores se reuniram na manhã de hoje (2), na plenária do legislativo, onde debateram o Projeto de Lei 005/2017, de autoria do executivo. A proposta visa a extinção gradativa de cargos que fazem parte do quadro de efetivos da prefeitura, inclusive o de Guarda Municipal. A audiência contou ainda com a presença de Edilson Costa, o Dinda, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brumado (Sindsemb), e da diretora da unidade da APLB/Sindicato, Vanuza Lobo. Durante o encontro, os treze vereadores ouviram atentamente os esclarecimentos do advogado e assessor jurídico do Sindguardas, Jorge Luiz Neves. O mesmo apresentou o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado há cerca de cinco anos pelo próprio prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) perante o Ministério Público Estadual (MPE). Através do documento, foi firmado um acordo para que a prefeitura extinguisse os cargos contratados e preenchesse as vagas apenas por meio de concurso público. O advogado lembrou que o atual prefeito também foi responsável pela instituição da Guarda Civil Municipal (GCM). 

“O projeto é uma violência contra a comunidade brumadense, uma vez que a Lei Federal 13.022 institui as GCMs que o próprio prefeito reconheceu perante o Ministério Público. Será que ele sofre de amnésia?”, ironizou o advogado. O líder sindical Pedro Oliveira, por sua vez, destacou que a proposta é inconstitucional, pois fere uma lei federal já aprovada pelo próprio município “Isso é uma grande aberração política”, completou. O sindicalista afirmou que acredita que o parlamento brumadense vai reprovar o projeto. “Aprovar esse projeto seria um desastre para essa câmara e iria de encontro ao anseio popular. Prefiro acreditar que a casa legislativa será prudente e irá ouvir a voz da comunidade, pois esse projeto não atinge apenas a Guarda Municipal, mas outros cargos importantes para o funcionalismo público”, reiterou. Em sua fala, o presidente da Câmara de Vereadores, Leonardo Vasconcelos (PDT), declarou que, embora alguns vereadores já tenham opiniões formadas a respeito da proposta, a maioria tem dúvidas quanto à real natureza do PL. Os parlamentares ainda se reunirão com o prefeito e a assessoria jurídica da prefeitura para ouvir a versão do executivo quanto ao tema.

02 Mar 2017 - 15:00h

A atriz Camila Pitanga esteve na região da Chapada Diamantina durante o feriado de carnaval. A artista da Rede Globo visitou diferentes pontos turísticos, conhecendo um pouco mais da cultura e das belezas naturais das cidades de Andaraí, Mucugê e Ibicoara. Nas redes sociais, Pitanga registrou, ao lado do namorado, o ator Igor Angelkorte, locais como Igatu [Andaraí] e a Cachoeira do Buracão [Ibicoara]. A atriz possui milhares de seguidores e as fotos da Chapada Diamantina fizeram sucesso. De acordo com o Jornal da Chapada, em Mucugê, alguns fãs conseguiram tirar selfies com a artista. Ela foi fotografada no Restaurante de Zeca Luz, conhecido na região por sua comida caseira.

02 Mar 2017 - 14:30h

Em Brumado, a Unopar vai realizar no próximo sábado (4), às 10h, o último sorteio de bolsa de estudos para os presentes no vestibular. As inscrições podem ser feitas no site www.unopar.br ou gratuitamente pelo telefone até sexta-feira (3). Os aprovados poderão realizar a sua matrícula sem pagar nada agora. As mensalidades custam a partir de R$ 159. Ligue pelo (77) 3441-7979 ou 9.9949-5503 e agende seu vestibular. A Unopar fica localizada na Rua Eugênia Dantas de Araújo, 55, no Bairro Hospital.

02 Mar 2017 - 14:00h

Acusado de ter assassinado pelo menos duas pessoas em Livramento de Nossa Senhora, Rafael Lisboa dos Santos, o Pitty, de 24 anos, foi preso pela Polícia Militar na quarta-feira (1º), na cidade de Vitória da Conquista, após fugir de uma tentativa de homicídio. Ele já tinha mandado de prisão preventiva decretado pela justiça. Rafael chegou a ser preso duas vezes pela polícia de Livramento de Nossa Senhora - uma das prisões ocorreu em julho do ano passado por porte ilegal de arma de fogo. Ele também foi detido no mês passado, suspeito de praticar assaltos na região de Itaquaraí, em Brumado. Por falta de provas, foi solto no mesmo dia. O acusado foi conduzido para o Disep