Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "03/2017"

28 Mar 2017 - 07:30h

Esta é uma pergunta bem frequente em nosso consultório. E realmente, não existe uma idade ideal. Varia muito de acordo com as necessidades de cada caso. Porém, uma primeira avaliação com o ortodontista pode ser feita a partir dos 7 anos de idade ou assim que a má oclusão for identificada.  Uma intervenção precoce tem a vantagem de poupar o paciente de tratamentos mais complexos no futuro, visto que poderá alcançar resultados que não seriam possíveis com o avançar do crescimento da face. No geral, não existe um limite de idade para iniciar o tratamento ortodôntico. Pacientes adultos e idosos também podem se beneficiar dos seus efeitos corretivos. Certamente, necessitarão de uma avaliação criteriosa da saúde bucal e cuidados específicos durante o tratamento. Nunca é tarde para buscar um sorriso bonito e saudável! Cuide-se! 

28 Mar 2017 - 07:00h

Ruan Carlos, de 18 anos, é um jovem talento do futebol brumadense, que recentemente representou o município na Copa Juvenil São Paulo pela Escola de Futebol Ajax. A desenvoltura do jovem despertou a atenção da comissão técnica do Assisense, time da cidade de Assis, no interior paulista, que o convidou para fazer um teste para formação da base. O convite foi aceito e, nesta segunda-feira (27), Ruan embarcou em busca do seu sonho de alcançar um grande clube do país. No último domingo (26), o lateral ainda entrou em campo defendendo as cores do Vila Presidente Vargas no empate em 2X2 com o Magnesita, onde teve boa atuação. “Agradeço a Deus por esse momento e por essa oportunidade, bem com aos meus familiares e amigos pelo apoio e ao professor Zé Everaldo que sempre acreditou no meu talento e me deu vitrine através do Ajax. Espero ser selecionado para atuar em Assis e fazer meu futebol crescer e ser visto por clubes de ponta da primeira divisão do Brasil. Que eu represente bem o nome da nossa cidade por onde passar”, disse o atleta ao site Brumado Notícias.

28 Mar 2017 - 00:00h

Falando em nome da Lagoa do São João, na região do distrito de Ubiraçaba, em Brumado, o presidente da associação comunitária, Paulo de Carvalho Novaes, o Paulo de Bia, compareceu nesta segunda-feira (27) à Secretária Municipal de Recursos Hídricos relatando o estado precário da comunidade e pedindo auxílio. O líder comunitário disse em entrevista ao site Brumado Notícias que a localidade não tem recebido atenção do poder público e, tampouco, das autoridades políticas da cidade, o que torna a situação ainda mais crítica para os moradores que precisam de recursos para captação de água de um poço artesiano no distrito de Ubiraçaba. Paulo frisou que a água potável chega através da operação pipa, porém, com as mudanças na forma de distribuição, há idosas com mais de 70 anos sendo obrigadas a caminhar quase 1 km para buscar água na central designada pelo Exército. O representante da comunidade rural disse ainda que a seca vem castigando a criação animal e já não existe mais o plantio na região. A situação, segunde ele, tem provocado o êxodo de populares para a cidade em busca de emprego e até para o sul do país em busca de trabalho nas lavouras de cana e de grãos. “A seca castiga, mas pior ainda é não receber a devida atenção dos políticos, que sempre comparecem em nossa região na época das campanhas eleitorais, fazem promessas para ajudar a comunidade, mas depois que o voto é garantido na urna eles nos esquecem. Há cinco eleições que temos recebido visitas em busca de voto, mas continuamos no esquecimento”, pontuou o líder comunitário.

27 Mar 2017 - 21:45h

O advogado brumadense Maurício Vasconcelos solicitou vistas do inquérito e das delações da Odebrecht em que aparecem citações à senadora Lídice da Mata (PSB). Ele foi constituído representante oficial da senadora para o processo na semana passada. De acordo com o Política Livre, ciente de que não tem o que temer, Lídice resolveu partir para a ofensiva e descobrir o verdadeiro motivo para que seu nome venha aparecendo em vazamentos aqui e ali.

27 Mar 2017 - 21:05h

Em nota de esclarecimento enviada ao site Brumado Notícias, o Secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rodrigo Cunha Vasconcelos, lamentou o episódio de agressão envolvendo a sua pessoa e um professor da rede municipal de ensino. O incidente aconteceu na última sexta-feira (24), logo após o término da sessão extraordinária realizada na Câmara de Vereadores de Brumado para votação do Projeto de Lei 004/2017. Na nota, o secretário relatou que estava deixando a plenária quando uma parte do público presente o insultou, dirigindo xingamentos contra ele e a sua família. Após troca de ofensas verbais, o professor Gilvan Moreira acabou agredindo fisicamente o secretário. Na nota, Vasconcelos afirma que o professor estaria tomado por sentimentos pessoais contra o seu pai, o prefeito Eduardo Vasconcelos, em razão do embargo e demolição de parte de imóvel próprio, que estaria invadindo via pública. O secretário diz ainda que apenas reagiu “às ofensas desproporcionais e desrespeitosas proferidas contra seu pai e família”. “O debate de ideias é importante dentro da democracia, mas as divergências de opiniões, em hipótese alguma, podem dar suporte às agressões físicas”, declarou. Ele finalizou a nota afirmando que tem profundo respeito pelos professores e que o incidente foi um fato pontual, fruto das circunstâncias e de um momento de extrema pressão.

27 Mar 2017 - 18:30h

O empresário Marcelo Odebrecht, ex-presidente e herdeiro do grupo que leva seu sobrenome, disse em depoimento ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no início de março, que o financiamento ilegal de campanhas é tão comum no país que inclui todos os candidatos eleitos. “Duvido que tenha um político no Brasil que tenha se eleito sem caixa 2. E, se ele diz que se elegeu sem, é mentira, porque recebeu do partido. Então, impossível”, afirmou.  As declarações constam do depoimento prestado na ação que apura abuso de poder político e econômico pela chapa Dilma Rousseff-Michel Temer nas eleições de 2014. Naquele ano, além da então presidente, 1.626 pessoas conseguiram votos para ocupar os cargos em disputa. No caso da Odebrecht, o empreiteiro pontuou que, dos recursos disponíveis para campanhas, 75% eram pagos fora do sistema oficial. “Caixa 2, para a gente, e eu acho que para todas as empresas, era visto como natural. Os valores definidos pelos candidatos eram tão aquém do que eles iam gastar que não tinha como a maior parte das doações não ser caixa 2. Era impossível”, declarou ao TSE. As informações são da Época. 

27 Mar 2017 - 18:00h

O final de semana foi eletrizante no Campeonato Brumadense de Futebol, que registrou uma chuva de gols e uma goleada histórica no Estádio Municipal Gilberto Cardoso. No sábado (25), aconteceu o encerramento da primeira rodada da competição com duas vitórias para o Botafogo sobre o Santos. Na partida preliminar, válida pelo campeonato juvenil sub-20, o placar foi de 4x1. Já no jogo principal foi registrada a maior goleada da rodada, um chocolate de 8x0. 

No domingo (26), o confronto foi entre Magnesita e Vila. As duas equipes precisam da vitória para se recuperar na tabela de classificação. O Magnesita sofreu uma derrota em sua estreia nas duas categorias; já o Vila perdeu no juvenil e empatou na principal. No entanto, as partidas, que tiveram muitas chances de gols desperdiçadas, acabaram empatadas. No juvenil 1x1, no jogo principal 2x2, com direito a um pênalti para cada lado, com gol do goleiro Raí a favor do Magnesita. O resultado não foi bom para as equipes, porém, o ponto conquistado foi aceito, levando em consideração a dificuldade da competição, que está bastante equilibrada. Ainda na parte de baixo da tabela, o Magnesita está com apenas um ponto, e o Vila com dois. No próximo final de semana mais dois jogos movimentam a rodada do campeonato.

27 Mar 2017 - 17:30h

Um adolescente de 15 anos foi morto com 11 tiros durante uma festa em um bar na cidade de Teixeira de Freitas, sul da Bahia, na noite de domingo (26). O crime ocorreu no bairro Residencial Castelinho, localidade apontada pela polícia como comércio de drogas. Dois homens em uma moto chegaram até o bar, e o carona disparou contra a vítima. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Manoel Andreetta, a principal suspeita é de que o crime tenha sido motivado pela disputa por venda de drogas. “Ele pertence a outro bairro. É provável que ele tenha tentado comercializar lá [no local do crime]. A mãe dele confirmou em depoimento que ele tinha envolvimento com drogas. O pessoal do presídio já vinha ligando para ele. Ele vinha sendo ameaçado”, relatou o delegado. Ainda segundo o delegado, dois bares funcionavam no momento do crime e um forró era realizado. De acordo com o G1, não houve outros feridos no ataque ao garoto. Manoel Andreetta ainda informou que outros homicídios foram registrados na localidade. Até a publicação desta reportagem, nenhum suspeito havia sido preso. Não há detalhes sobre o enterro da vítima.

27 Mar 2017 - 17:00h

A semana começou com muito calor em Brumado. No início da tarde desta segunda-feira (27), a meteorologia registrou 35°C, mas a sensação térmica chegou aos 44°C e a umidade relativa do ar em 44%. Durante todo o dia, mesmo com a presença do sol, o céu foi tomado por muitas nuvens escuras. A estação meteorológica Clima Tempo prevê uma possível pancada de chuva no final da tarde e à noite em Brumado. No decorrer da semana, o céu deve permanecer nublado e chuvoso, podendo acumular 63 mm de precipitação até o sábado (1º). A quarta-feira (29) deve ser o dia mais chuvoso, chegando a 28 mm no acumulado. A meteorologia aponta temperatura mínima de 22°C e máxima de 33°C.

27 Mar 2017 - 16:30h

O ministério da Agricultura informou nesta segunda-feira (27) que mais dois frigoríficos alvos da Operação Carne Fraca foram interditados: Souza Ramos, em Colombo, e Transmeat, em Balsa Nova (os dois estão instalados no estado do Paraná). No caso do Souza Ramos, a unidade está interditada desde o último dia 21, mas o ministério diz que só foi informado na sexta (24) e, por isso, somente anunciou a interdição nesta segunda. Segundo o governo federal, a decisão de interditar os frigoríficos foi tomada após fiscais auditarem essas unidades. O ministério não chegou a especificar os motivos, somente informou que foram encontrados indícios de falhas. Procurado, Edinandes Alexandre Santos, da assessoria jurídica dos dois frigoríficos, informou que o Souza Ramos está interditado desde o último dia 21. Além disso, o Transmeat, de acordo com ele, está funcionando normalmente nesta segunda e não recebeu notificação do ministério.

27 Mar 2017 - 16:00h

O ex-secretário de Planejamento e Administração de Rio do Antônio e representante na comissão de monitoramento do açude federal Truvisco, Antônio de Souza Lima, disse em pronunciamento na Câmara Municipal de Vereadores que as cidades de Rio do Antônio e Guajeru podem ficar sem água nos próximos sessenta dias. Segundo ele, a Barragem Lagoa da Horta, que abastece os dois municípios, está com a sua capacidade mínima e pode secar completamente nos próximos dois meses, caso não chova forte. O ex-secretário colocou a culpa da falta de água no município de Caculé, onde, segundo ele, o agronegócio tem provocado a retenção da água do Truvisco e escassez da Barragem Lagoa da Horta. Lima propôs aos vereadores de Rio do Antônio convidarem o município de Guajeru e realizarem uma Audiência Pública para que o problema seja diagnosticado e discutido com a população.

27 Mar 2017 - 15:30h

Em Vitória da Conquista, os carroceiros terão de cumprir uma série de exigências da prefeitura. A Lei 1.485/2008, que regulamenta a circulação de veículos com tração animal, proíbe que carroças trafeguem nas avenidas Lauro de Freitas e Francisco Santos, além da Praça Barão do Rio Branco. Os condutores devem ter mais de 18 anos, respeitar o limite de peso que o animal suporta e precisam ter noções básicas de trânsito. Por isso, a prefeitura decidiu, a partir de uma parceria com a Associação de Carroceiros e o Sistema Municipal de Trânsito, fornecer capacitação e uma espécie de carteira de habilitação. Entre as exigências, também está a necessidade de emplacamento das carroças e instalação de bolsões coletores para que os animais não sujem as ruas

27 Mar 2017 - 15:00h

Cerca de 80 veículos, ônibus e vans que fazem parte da frota do transporte escolar no município de Brumado, começaram a ser vistoriados nesta segunda-feira (27) pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), juntamente com o Conselho Municipal de Educação. Estão sendo avaliados aspectos como validade dos extintores, cinto de segurança em todas as poltronas, tacógrafos, sinalizadores, estado de conservação e documentação dos veículos e documentação dos condutores. Para a surpresa da SMTT, nenhum dos veículos vistoriados na manhã de hoje (27) atendeu totalmente as normas de segurança, pois foram notificadas irregularidades como falta de cintos de segurança nas poltronas dos passageiros, lanternas defeituosas e extintores com prazos vencidos. 

De acordo com as especificações do departamento, os proprietários terão um prazo, conforme a necessidade de cada um, para adequarem os veículos. Caso não sejam feitas as adequações, os mesmos serão retirados da frota. A vistoria atende determinação do Ministério da Educação.

27 Mar 2017 - 14:30h

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

27 Mar 2017 - 14:00h

A cidade de Brumado sediou o VII Encontro Loco-Regional do Programa Mais Médicos (PMM) do Sudoeste da Bahia. O evento foi realizado na Sala de Treinamentos da Prefeitura Municipal. Marcaram presença no encontro a tutora do PMM-BA, Maria C. Caputo, a Médica Supervisora do PMM na Região Sudoeste, Márcia de Castro Neves Bastos, representantes do Ministério da Saúde (MS), representantes do Núcleo Regional de Saúde de Vitória da Conquista, supervisores do PMM, coordenadores da Atenção Básica, gestores, além de médicos da cidade e de diversos municípios da região. O Secretário de Saúde do Município, Cláudio Feres, também prestigiou o evento, fazendo a sua abertura oficial. O encontro reuniu médicos de 33 municípios da região Polo de Brumado. Eles tiveram suas dúvidas sobre o programa esclarecidas, além de terem recebido orientações e qualificações técnicas. Esse foi o primeiro encontro realizado no ano de 2017, mas ainda estão previstos mais dois, em julho e novembro.

27 Mar 2017 - 13:30h

Uma agência do Bradesco localizada na cidade de Cachoeira, no recôncavo baiano, foi alvo de explosão na madrugada desta segunda-feira (27), de acordo com a Polícia Militar. Este é o segundo ataque na cidade em menos de dois meses. O último ocorreu no dia 31 de janeiro, quando uma agência do Banco do Brasil foi explodida. A explosão ocorreu por volta das 2h. A polícia não tem informações sobre os danos causados à agência e o que foi levado. Assim como no último ataque, no crime desta segunda-feira, para facilitar a fuga e bloquear a perseguição policial, os criminosos colocaram fogo em veículos na ponte Dom Pedro II, que liga Cachoeira a São Félix, além do acesso ao distrito de Capueiruçu. De acordo com o G1, a PM não tem informações sobre feridos. Os policiais realizam diligências em busca dos criminosos. Não há informações sobre a identidade dos suspeitos. Até as 7h desta segunda, ninguém havia sido preso.

27 Mar 2017 - 13:00h

No último domingo (26), a Academia de Karatê Tradicional Dô Shotokan de Brumado realizou o seu I Campeonato Interno. O campeonato foi aberto pelo representante do ASKA Sudoeste, Sensei Árlen Andrade. Antes da abertura oficial, os membros das associações Alcoólicos e Narcóticos Anônimos, Manoel Gonçalves Neto e Roberto Machado, ministraram uma palestra com o tema “Consequências do álcool e das drogas na vida dos jovens e adultos”.  Além das apresentações de Kata e Kumitê, o campeonato ainda teve em sua programação um aulão de Karatê, bem como exercícios de meditação e relaxamento. Ao final, todos os karatecas presentes receberam das mãos dos seus pais uma medalha de participação e honra ao mérito, simbolizando a integração dos pais dos karatecas à Academia de Karatê Tradicional Dô Shotokan de Brumado. Cerca de 200 pessoas, sendo 115 karatecas, participaram do evento.

27 Mar 2017 - 12:30h

Nesse mês de março, a Madeireira Real preparou diversas ofertas especiais para quem quer construir ou reformar. Visite a loja na Rua Coronel Tibério Meira, 307, Centro, e faça já suas compras. Para informações sobre outras promoções ligue (77) 3441-3041. Você também pode conferir o jornal de ofertas completo da Madeireira Real no site www.madeireirareal.com.

27 Mar 2017 - 12:00h

A Universidade do Estado da Bahia (Uneb), por meio do Departamento de Educação Campus XII em Guanambi, firmou convênio (DINTER) com o Programa de Pós-Graduação em “Educação: conhecimento e inclusão social”, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), para oferecer 15 vagas de doutorado para os Campi de Guanambi, Caetité e Bom Jesus da Lapa. As inscrições dos projetos acontecem no período de 13 a 24 de março e a seleção está prevista para acontecer entre os dias 3 e 7 de abril no Campus XII, em Guanambi. O Programa de Pós-Graduação da UFMG é considerado um dos melhores programas do país. As aulas acontecerão na FAE/UFMG e no Campus XII da Uneb em Guanambi. Em convênio desta natureza, os professores não precisam se afastar de suas funções para qualificação. Atualmente, o Campus XII conta com 98 professores, sendo 93% com mestrado. Desses, oito são doutores e 21 professores estão em cursos de doutorado.

27 Mar 2017 - 11:30h

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. A Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. O telefone é (77) 3441-6027 / (77) 99991-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens: www.acheitour.com.br.