Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2018
Igaporã: Prefeito sofre acidente quando retornava de viagem a Brasília

O prefeito da cidade de Igaporã, José Suly Fagundes Neto (PR), sofreu um acidente de trânsito quando retornava de Brasília, nesta quarta-feira (28). O prefeito cumpriu uma série de compromissos na capital federal e viajava acompanhado do advogado do Município, Vítor Oliveira, e do funcionário municipal Pedro Fernandes. O condutor teria perdido o controle do veículo e capotado. As vítimas foram socorridas e levadas à cidade de Santa Maria da Vitória, onde embarcaram sem ferimentos até Bom Jesus da Lapa, de onde seguirão em um veículo oficial para Igaporã.

Criança morre após ser agredida a pauladas e jogada em vala a caminho da escola em Malhada Foto: Reprodução/Facebook

Na madrugada desta quarta-feira (28), uma menina de 11 anos morreu no Hospital Regional de Guanambi devido a um traumatismo craniano em virtude de um espancamento. Iara da Paixão Souza estava internada em estado grave no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) desde a última sexta-feira (23). A menina teria sido brutalmente espancada no Distrito de Canabrava, na cidade de Malhada, quando seguia para o Colégio São Sebastião, onde cursava o 6º ano. O corpo será submetido a perícia no Instituto Médico Legal de Guanambi. O caso está sendo investigado.

Dupla é presa por contrabando de 2,5 mil cigarros paraguaios na BR-101 Foto: Divulgação/PRF

Dois homens foram presos em flagrante por contrabando de cigarros paraguaios, na BR-101, município de Teixeira de Freitas, sul da Bahia, na terça-feira (27). Com a dupla, a polícia apreendeu 2.500 maços. Os dois, que não tiveram nomes divulgados, contam à polícia que o cigarros seriam distribuídos no sul da Bahia e no norte do Espírito Santo. A prisão foi feita enquanto a dupla passava de carro pelo posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que fica na BR-101. De acordo com o G1, eles foram encaminhados para a Delegacia de Teixeira de Freitas e devem responder por contrabando. Os cigarros apreendidos foram levados para a sede da Receita Federal do município.

Caculé: Corpo é encontrado em conjunto habitacional em estado de decomposição Foto: Caetano Augusto/Sertão em Dia

No final da tarde desta terça-feira (27), um corpo foi encontrado em um conjunto habitacional na cidade de Caculé, a 105 km de Brumado. Adão Ferreira do Nascimento estava há três dias sem ser visto nas imediações. Segundo moradores do conjunto habitacional, o mau cheiro já estava incomodando quem passava pela rua. Os vizinhos arrombaram a porta da residência do homem e encontraram o corpo. De acordo com o Sertão em Dia, a polícia foi imediatamente acionada, dando início aos procedimentos de praxe. Ainda não se sabe a causa da morte.

Moradora de Oliveira dos Brejinhos processa a prefeitura e pede embargo de obra Foto: Divulgação

A moradora da cidade de Oliveira dos Brejinhos, Solange da Silva Leite, entrou com pedido liminar na Justiça requerendo o embargo da construção de um palco fixo, dotado de sanitários públicos, camarotes e camarins, na Praça João Nery de Santana. Na petição, ela disse que se trata de uma obra ilegal, que não observa requisitos básicos, como projeto sanitário e estudo de impacto ambiental. Há cerca de uma semana, o local virou canteiro de obra com a derrubada de parte da praça para construção da estrutura. De acordo com o jornal o Oco, a moradora afirma no seu pedido que a Administração Pública, através de seu representante, iniciou a construção do empreendimento, de forma ilegal, ferindo o direito de propriedade, desvalorizando o imóvel da denunciante, uma vez que instalará banheiros públicos em frente a sua residência, assim como construirá um muro que retirará toda a vista da praça. Segundo ela, em face da altura das paredes, o imóvel ficará desprovido de ventilação. Além da suspensão da obra, a moradora pede indenização por danos morais. A prefeitura ainda não se manifestou sobre a ação.

Livramentense é assassinado por engano no interior de São Paulo Foto: Reprodução/Facebook

O livramentense Domingos Marques, conhecido como Zana, de 44 anos, foi morto em um bar localizado na cidade de Franco da Rocha, em São Paulo. Zana foi alvejado por um disparo de arma de foto por engano. Ele estava sozinho no local, quando foi surpreendido pelo autor do crime, um homem de 42 anos, identificado como Cícero Narque Albuquerque. O criminoso entrou no bar e atirou contra a vítima, que acabava de sair do banheiro, sem saber o que estava acontecendo. De acordo com o Livramento Manchete, o alvo do criminoso era a sua ex-mulher, que estava sentada em uma mesa acompanhada dos filhos. Zana foi atingido por engano durante a confusão que se instalou no bar quando o atirador efetuou o primeiro disparo. Cícero não aceitava o fim do relacionamento. Após a ação, o criminoso fugiu de carro com a arma do crime. Domingos chegou a ser socorrido e encaminhado para uma unidade hospitalar, mas não resistiu. A polícia investiga o caso.

Relator da Lava Jato, ministro Edson Fachin diz que família está sofrendo ameaça Foto: Reprodução/Globo News

Relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Edson Fachin disse que a família dele tem recebido ameaças --e que está preocupado com isso, a ponto de ter pedido providências à presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, e à Polícia Federal. “Nos dias atuais uma das preocupações que tenho não é só com julgamentos, mas também com segurança de membros de minha família. Tenho tratado desse tema e de ameaças que tem sido dirigidas a membros da minha família”, disse, em entrevista ao jornalista Roberto D'Avila da Globo News. O ministro não especificou de quem ou de onde vêm as ameaças nem as relacionou a nenhum fato concreto. Segundo Fachin, “algumas providências que solicitei à presidente e a PF por intermédio da delegada que trabalha aqui no tribunal já estão sendo adotadas”. “Nem todos foram os instrumentos foram agilizados, mas eu efetivamente ando preocupado com isso --e esperando que não troquemos fechadura de uma porta já arrombada também nesse tema”. Ao comentar como se sentia diante das ameaças, Fachin afirmou: “Fico preocupado, sim, com aqueles que, membros da minha família, não fizeram essa opção [de atuar no Supremo] e poderão eventualmente sofrer algum tipo de consequência. Mas espero que nada disso se passe”.

Brumado: Polícia encontra moto abandonada à margem da BA-148 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Ao ser acionada, uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) se deslocou para a comunidade da Lagoa Funda, em Brumado, onde se deparou com uma motocicleta modelo Honda CG 150, de cor preta. Bastante danificado, o veículo possuía a placa clonada de um automóvel, além de ter a numeração do chassi raspada. As características levam a polícia a acreditar que a moto seja produto de roubo. Como não foi encontrado o dono ou condutor, a motocicleta foi encaminhada à delegacia local a fim de passar por perícia junto ao Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Evento especial marcará o Dia Mundial da Conscientização do Autismo em Brumado

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo é celebrado anualmente no dia 2 de abril. A data serve para ajudar a conscientizar a população mundial sobre o autismo, um transtorno no desenvolvimento do cérebro que afeta cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. Em Brumado, o Rotary Club, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, convida toda a comunidade para participar de uma palestra e seminário sobre o autismo, que serão realizados nos dias 06 e 07 de abril, no Auditório do Centro de Treinamento da Prefeitura Municipal. O movimento terá a participação do renomado Doutor Roberto Andersen, presidente do Instituto Univérsico de Pesquisa e Educação, Educador e Psicanalista dedicado à pesquisa neuro-psico-cognitiva e voltado para o desenvolvimento de metodologias educacionais transformadoras. As inscrições para o evento serão realizadas pelo email: [email protected]. Para maiores informações: (77) 3441-6853 / (77) 99932-1972.

Ministério Público apura gastos excessivos de São João em Ituaçu e Contendas do Sincorá Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou inquérito para apurar eventuais gastos excessivos com os festejos juninos deste ano, nas cidades de Ituaçu e Contendas do Sincorá. Em Ituaçu, o promotor Ruano Fernando da Silva Leite encaminhou recomendação para o prefeito Adalberto Luz, bem como para Câmara de Vereadores. A promotoria quer que o Município não autorize gastos elevados no São João, assim como também na festa de aniversário da cidade. Já em Contendas do Sincorá a apuração tem por objetivo a mesma situação. Nas duas cidades, o MP cobrou uma cópia de termos de licitação, com especificação de qual modalidade os contratos têm sido feitos. Além disso, as promotorias querem saber qual o orçamento de cada cidade para pagar os custos das festas.

Brumado: Nefrologista Marcelo Santana atende na Clínica Mais Vida Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, médico Marcelo Santana está prestando relevantes serviços aos pacientes que necessitam de Hemodiálise e fazendo acompanhamento preventivo de pacientes em grupo de risco, com quadro de hipertensão diabetes mellitus, infecção urinária, cálculos renais e outras patologias no aparelho urinário. “Nosso objetivo é fazer um tratamento preventivo no intuito de evitar que o paciente chegue a hemodiálise”, disse o nefrologista, apontando pacientes diabéticos e hipertensos como potencialmente predispostos a doença renal crônica. O médico faz o alerta para que a população beba muito líquido, bem como mantenha o acompanhamento anual de avaliação médica, principalmente para quem já tem histórico familiar. O especialista estará em atendimento no dia 20 de Abril. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 9951-4755 / (77) 9180-9496.

Brumado: Após anos de cobranças, Estado realiza tapa buracos na Cleóbolo Meira Leite Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Avenida Cleóbolo Meira Leite, principal via do Bairro Esconso, que interliga o anel rodoviário da BR-030 à Avenida Centenário e ao centro comercial de Brumado, está recebendo o serviço de tapa-buracos após anos de cobranças dos moradores da localidade. Por diversas vezes, os próprios populares improvisaram o tapa-buracos utilizando terra para amenizar o caos e diminuir os transtornos na via. A operação, que se iniciou na segunda-feira (26), está sendo executada por uma empresa terceirizada prestadora de serviços da secretaria estadual de infraestrutura. A empresa está utilizando asfalto frio para remendar a pavimentação. No entanto, diante do estado crítico da pista, os moradores cobram o recapeamento completo da pavimentação. “É ano eleitoral e estão fazendo apenas um cala boca para tentar mostrar ação, mas já estamos carecas de saber que esse paliativo não suporta a demanda dessa via. Se não recobrir logo todo o asfalto, vai ser mais dinheiro jogado fora e o serviço ficará perdido. Ou seja, logo estaremos novamente dentro dos buracos”, reclamou um comerciante local. Um representante político do município alegou que o Estado terá de abrir nova licitação para atender o apelo para o recapeamento da via.

PRF iniciará Operação Semana Santa 2018 na próxima quinta-feira (29) nas rodovias federais da Bahia Foto: Divulgação/PRF

A Superintendência Regional de Polícia Rodoviária Federal na Bahia inicia à 0h da próxima quinta-feira (29) a Operação Semana Santa, que se estenderá até às 23h59 do domingo (1). A estratégia do órgão é oferecer reforço concentrado no policiamento preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes e de criminalidade. Policiais rodoviários federais reforçarão trechos estratégicos nas Brs e haverá um remanejamento de servidores, de maneira que os trechos com menor demanda cederão policiais para os locais mais críticos. Para a operação, a PRF terá reforço no policiamento com Grupos de Operações Especiais, motopoliciamento e helicóptero. Durante o período do feriado, o foco da PRF continua sendo nas condutas responsáveis por elevados índices de letalidade nos acidentes. Por isso, além da embriaguez ao volante, os esforços de fiscalização estarão voltados para coibir o excesso de velocidade, as ultrapassagens proibidas e o não uso do capacete pelos motociclistas. Também será dada atenção às fiscalizações que envolvem uso de cinto de segurança e falta do uso das cadeirinhas para crianças. Além do patrulhamento ostensivo, a PRF também promoverá ações educativas buscando sensibilizar motoristas e passageiros.

Brumado: SMTT tenta agilizar a regularização do 156 para inserir o mesmo ao Cicom Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (Smtt) do município de Brumado está tentando agilizar a regularização da linha livre 156 para melhor atender a comunidade. Há também interesse do departamento em ser inserido junto ao Centro Integrado de Comunicações (Cicom), que contará com as linhas 190 (PM), 197 (PC), 192 (Samu) e, futuramente, o Corpo de Bombeiros e a Guarda Civil Municipal. Porém, no momento, a linha 156, que atende apenas as chamadas fixas e móvel da operadora Oi, ainda não está 100% e não atende as demais operadoras utilizadas na cidade, o que vem gerando muitas reclamações dos munícipes. Estes, muitas vezes, tentam acionar os agentes de trânsito e não logram êxito. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o técnico de comunicações da prefeitura, Milton Caíres, esclareceu que só está dependendo da operadora Claro para expandir o atendimento aos usuários, pois as demais operadoras já estão ajustadas ao sistema. Os procedimentos para pleno funcionamento da linha está pendente apenas pela operadora em questão, que prometeu resolver o problema ainda está semana.

Aracatu: Acusada de encomendar morte do marido tem prisão relaxada pela justiça Foto: Divulgação/PC

Marta Dias de Barros, 33 anos, que estava detida na cadeia de Brumado desde o mês de julho de 2017, acusada de ser a mandante do assassinato do próprio marido, o lavrador Regimalço Barros, que residia em Paris Matias, comunidade rural do município de Aracatu, teve a prisão relaxada e foi solta nesta segunda-feira (26). Depois de oito dias em custódia, Marta conseguiu a revogação de sua prisão preventiva por decisão da vara crime da comarca brumadense, sob a alegação de que não houve conclusão do processo de instrução, ferindo o princípio da razoabilidade, pois uma pessoa não pode ficar mais tempo presa além do que a lei determina. A acusada, porém, vai ter que se apresentar regularmente à comarca até que seja concluído o processo de instrução, que vai decidir se ela irá a júri popular ou não.

Brumado: Praticook funciona em novo endereço

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten, sem lactose e açaí. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Governador descumpre agenda de compromissos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em sua última visita a cidade de Brumado, no dia 21 de dezembro de 2017, o governador Rui Costa (PT) garantiu que regressaria ao município ainda no primeiro trimestre deste ano para dar ordem de serviços para início das obras de uma subestação de tratamento de esgoto, o que seria a primeira etapa do esgotamento sanitário do município, bem como para construção da segunda etapa da barragem de Cristalândia, lançamento da licitação para construção da policlínica regional e a inauguração do Centro Integrado de Comunicações (Cicom). No entanto, março já está chegando ao fim e o prazo do compromisso do governador também. O site Achei Sudoeste manteve contato com a assessoria do gabinete do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), que reportou não ter recebido nenhum agendamento da equipe do governo para se fazer presente ao município, o que poderá atrapalhar os planos da administração municipal, que vislumbrava as obras ainda este ano na cidade. Com a proximidade do prazo eleitoral em vista das eleições deste ano, talvez o compromisso do governador com a cidade de Brumado só venha a acontecer a partir de 2019, isso a depender dos resultados nas urnas.

Achei Tour: A sua agência de viagens

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens: www.acheitour.com.br.

Em Berlim, Brasil bate Alemanha por 1 a 0 em amistoso Foto: Reprodução/Twitter

Após o 7 a 1 na semifinal da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, a Seleção Brasileira voltou a encarar os alemães nesta terça-feira (27), no estádio Olímpico de Berlim, em amistoso preparatório para o Mundial da Rússia, em Junho. O Brasil venceu os alemães por 1 a 0. Gabriel Jesus marcou o gol do triunfo verde e amarelo. A próxima convocação acontece no fim de maio e será a oficial para o Mundial da Rússia. Nos dias 3 e 10 de junho, os comandados de Tite encaram Croácia e Áustria, respectivamente, em amistosos preparatórios para a Copa. O time canarinho estreia diante da Suíça no dia 17 do mesmo mês.

Bebê tem fratura no fêmur após cesárea no Hospital de Ipiaú Foto: Giro Ipiaú

A filha da massagista Maria Aparecida de Jesus Souza, de 24 anos, teve uma fratura no fêmur da perna direita após um parto cesárea realizado no Hospital Geral de Ipiaú, no sudoeste da Bahia. O parto ocorreu no dia 9 de março e, desde então, a criança tem sentido dores e chorado muito, segundo a mãe. O diretor do Hospital Geral de Ipiaú, João Henrique Cruz Sampaio, disse que a fratura ocorreu depois de um parto pélvico, em que o bebê fica sentado no útero, o que dificulta a retirada da criança. “O parto foi pélvico e é muito difícil porque dá um pouco mais de trabalho, mesmo em cesariana. É um parto muito difícil. Infelizmente, quando a criança saiu na primeira fase do parto, na saída do útero, teve a fratura no fêmur da perna direita”, disse o diretor. Segundo ele, a dificuldade foi relatada pelo médico responsável pelo parto, Bruno Araújo. O G1 não conseguiu contato com o médico. Ainda conforme o diretor, depois da fratura, o hospital buscou reparar a situação e conseguiu viabilizar atendimento para a criança, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A mãe da menina, Maria Aparecida, conta que deu entrada no hospital no dia do parto após sofrer contrações. Ela recebeu anestesia em parte do corpo para a cesariana, mas diz que não conseguiu ver o parto enquanto acontecia. Depois que foi levada para o quarto, Maria teve contato com a filha e recebeu do médico a notícia de que ela tinha a fratura.

Brumado: Com plenária vazia, câmara tem sessão relâmpago antecipada Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por conta do feriado da Sexta-feira da Paixão, a sessão da Câmara de Vereadores de Brumado foi antecipada para a manhã desta terça-feira (27). Com plenária vazia e pouco material no expediente do dia, além de poucos vereadores usando o tempo de fala, a sessão foi concluída com menos de uma hora de duração. A próxima sessão foi convocada para a sexta-feira (06), em seu horário regimental, às 8h30.

'Que Brasil eu quero para o futuro': Caculeense é destaque no Jornal Hoje da Rede Globo Foto: Reprodução/TV Globo

A Rede Globo de Televisão exibiu na segunda-feira (26) a gravação feita pelo caculeense João Batista Miranda para o projeto “Que Brasil eu quero para o futuro”. O vídeo foi exibido no Jornal Hoje. O telespectador  disse que quer um Brasil com mais segurança pública, com qualidade de vida e valorização dos professores. A emissora está encorajando telespectadores dos 5.570 municípios a enviarem vídeos de até 15 segundos respondendo: Que Brasil você quer para o futuro? Os vídeos estão sendo exibidos nos telejornais da emissora.

Brumado: Após sofrer ataque de abelhas, vereador retorna à Câmara com saúde restabelecida Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Após sofrer o ataque de um enxame de abelhas na última sexta-feira (23), o vereador José Carlos Marques Pessoa (PT), o Zé Carlos de Jonas, compareceu à sessão legislativa na manhã desta terça-feira (27) com a saúde restabelecida. Os colegas deram boas vindas e desejaram saúde ao parlamentar, que deu entrada no hospital local desacordado após ser atacado pelo enxame dentro do seu carro, na comunidade do Campo Seco, onde acompanhava o andamento de uma obra de sua indicação. “Estou bem e agradeço muito a Deus por ter me livrado. Muito obrigado aos amigos e a todos que mostraram preocupação comigo. Agora é virar a página e tocar o barco, pois a vida segue”, disse o vereador ao site Achei Sudoeste.

Governo atende Ivana Bastos e prioriza restauração da BA-148 em Malhada de Pedras Foto: Camila Queiroz

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) solicitou ao Secretário Estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, a recuperação da BA-148, no trecho que liga a BR-030 ao município de Malhada de Pedras, a 41 km de Brumado. “As chuvas constantes que atingiram o município danificaram vários trechos da rodovia e estamos preocupados com os riscos e a falta de segurança dos motoristas que nela trafegam”, considerou Bastos. Diante das fotos apresentadas pela parlamentar e o pedido de recuperação, o secretário encaminhou o ofício para o Superintendente de Infraestrutura de Transportes, Saulo Pontes, solicitando urgência na resolução do problema. Após a audiência com o secretário, a parlamentar seguiu para uma reunião com Saulo Pontes para discutir os detalhes. “O secretário me garantiu que não medirá esforços para resolver a situação. E o meu mandato junto ao líder político Beto de Preto Neto também está empenhado em lutar para que a recuperação seja executada”, afirmou.

Arquivo