Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "03/2018"

28 Mar 2018 - 09:00h

Marta Dias de Barros, 33 anos, que estava detida na cadeia de Brumado desde o mês de julho de 2017, acusada de ser a mandante do assassinato do próprio marido, o lavrador Regimalço Barros, que residia em Paris Matias, comunidade rural do município de Aracatu, teve a prisão relaxada e foi solta nesta segunda-feira (26). Depois de oito dias em custódia, Marta conseguiu a revogação de sua prisão preventiva por decisão da vara crime da comarca brumadense, sob a alegação de que não houve conclusão do processo de instrução, ferindo o princípio da razoabilidade, pois uma pessoa não pode ficar mais tempo presa além do que a lei determina. A acusada, porém, vai ter que se apresentar regularmente à comarca até que seja concluído o processo de instrução, que vai decidir se ela irá a júri popular ou não.

28 Mar 2018 - 08:30h

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten, sem lactose e açaí. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

28 Mar 2018 - 08:00h

Em sua última visita a cidade de Brumado, no dia 21 de dezembro de 2017, o governador Rui Costa (PT) garantiu que regressaria ao município ainda no primeiro trimestre deste ano para dar ordem de serviços para início das obras de uma subestação de tratamento de esgoto, o que seria a primeira etapa do esgotamento sanitário do município, bem como para construção da segunda etapa da barragem de Cristalândia, lançamento da licitação para construção da policlínica regional e a inauguração do Centro Integrado de Comunicações (Cicom). No entanto, março já está chegando ao fim e o prazo do compromisso do governador também. O site Achei Sudoeste manteve contato com a assessoria do gabinete do prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), que reportou não ter recebido nenhum agendamento da equipe do governo para se fazer presente ao município, o que poderá atrapalhar os planos da administração municipal, que vislumbrava as obras ainda este ano na cidade. Com a proximidade do prazo eleitoral em vista das eleições deste ano, talvez o compromisso do governador com a cidade de Brumado só venha a acontecer a partir de 2019, isso a depender dos resultados nas urnas.

28 Mar 2018 - 07:30h

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens: www.acheitour.com.br.

27 Mar 2018 - 17:50h

Após o 7 a 1 na semifinal da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, a Seleção Brasileira voltou a encarar os alemães nesta terça-feira (27), no estádio Olímpico de Berlim, em amistoso preparatório para o Mundial da Rússia, em Junho. O Brasil venceu os alemães por 1 a 0. Gabriel Jesus marcou o gol do triunfo verde e amarelo. A próxima convocação acontece no fim de maio e será a oficial para o Mundial da Rússia. Nos dias 3 e 10 de junho, os comandados de Tite encaram Croácia e Áustria, respectivamente, em amistosos preparatórios para a Copa. O time canarinho estreia diante da Suíça no dia 17 do mesmo mês.

27 Mar 2018 - 16:30h

A filha da massagista Maria Aparecida de Jesus Souza, de 24 anos, teve uma fratura no fêmur da perna direita após um parto cesárea realizado no Hospital Geral de Ipiaú, no sudoeste da Bahia. O parto ocorreu no dia 9 de março e, desde então, a criança tem sentido dores e chorado muito, segundo a mãe. O diretor do Hospital Geral de Ipiaú, João Henrique Cruz Sampaio, disse que a fratura ocorreu depois de um parto pélvico, em que o bebê fica sentado no útero, o que dificulta a retirada da criança. “O parto foi pélvico e é muito difícil porque dá um pouco mais de trabalho, mesmo em cesariana. É um parto muito difícil. Infelizmente, quando a criança saiu na primeira fase do parto, na saída do útero, teve a fratura no fêmur da perna direita”, disse o diretor. Segundo ele, a dificuldade foi relatada pelo médico responsável pelo parto, Bruno Araújo. O G1 não conseguiu contato com o médico. Ainda conforme o diretor, depois da fratura, o hospital buscou reparar a situação e conseguiu viabilizar atendimento para a criança, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A mãe da menina, Maria Aparecida, conta que deu entrada no hospital no dia do parto após sofrer contrações. Ela recebeu anestesia em parte do corpo para a cesariana, mas diz que não conseguiu ver o parto enquanto acontecia. Depois que foi levada para o quarto, Maria teve contato com a filha e recebeu do médico a notícia de que ela tinha a fratura.

27 Mar 2018 - 16:00h

Por conta do feriado da Sexta-feira da Paixão, a sessão da Câmara de Vereadores de Brumado foi antecipada para a manhã desta terça-feira (27). Com plenária vazia e pouco material no expediente do dia, além de poucos vereadores usando o tempo de fala, a sessão foi concluída com menos de uma hora de duração. A próxima sessão foi convocada para a sexta-feira (06), em seu horário regimental, às 8h30.

27 Mar 2018 - 15:30h

A Rede Globo de Televisão exibiu na segunda-feira (26) a gravação feita pelo caculeense João Batista Miranda para o projeto “Que Brasil eu quero para o futuro”. O vídeo foi exibido no Jornal Hoje. O telespectador  disse que quer um Brasil com mais segurança pública, com qualidade de vida e valorização dos professores. A emissora está encorajando telespectadores dos 5.570 municípios a enviarem vídeos de até 15 segundos respondendo: Que Brasil você quer para o futuro? Os vídeos estão sendo exibidos nos telejornais da emissora.

27 Mar 2018 - 15:00h

Após sofrer o ataque de um enxame de abelhas na última sexta-feira (23), o vereador José Carlos Marques Pessoa (PT), o Zé Carlos de Jonas, compareceu à sessão legislativa na manhã desta terça-feira (27) com a saúde restabelecida. Os colegas deram boas vindas e desejaram saúde ao parlamentar, que deu entrada no hospital local desacordado após ser atacado pelo enxame dentro do seu carro, na comunidade do Campo Seco, onde acompanhava o andamento de uma obra de sua indicação. “Estou bem e agradeço muito a Deus por ter me livrado. Muito obrigado aos amigos e a todos que mostraram preocupação comigo. Agora é virar a página e tocar o barco, pois a vida segue”, disse o vereador ao site Achei Sudoeste.

27 Mar 2018 - 14:30h

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) solicitou ao Secretário Estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, a recuperação da BA-148, no trecho que liga a BR-030 ao município de Malhada de Pedras, a 41 km de Brumado. “As chuvas constantes que atingiram o município danificaram vários trechos da rodovia e estamos preocupados com os riscos e a falta de segurança dos motoristas que nela trafegam”, considerou Bastos. Diante das fotos apresentadas pela parlamentar e o pedido de recuperação, o secretário encaminhou o ofício para o Superintendente de Infraestrutura de Transportes, Saulo Pontes, solicitando urgência na resolução do problema. Após a audiência com o secretário, a parlamentar seguiu para uma reunião com Saulo Pontes para discutir os detalhes. “O secretário me garantiu que não medirá esforços para resolver a situação. E o meu mandato junto ao líder político Beto de Preto Neto também está empenhado em lutar para que a recuperação seja executada”, afirmou.

27 Mar 2018 - 14:00h

O município de Guanambi, a 141 km de Brumado, está na lista dos 33 destinos que a Companhia Aérea Azul pretende incluir em suas rotas para operação nos próximos anos. De acordo com comunicado, a empresa vem trabalhando “de perto com as prefeituras dessas localidades para viabilizar as condições necessárias” para operar. A maior parte desses novos mercados será atendida com aeronaves modelo ATR 72-600, que têm capacidade para até 70 passageiros. Apesar de todo esforço da prefeitura e do governo do estado, o Aeroporto Isaac Moura Rocha, em Guanambi, continua impedido de receber voos de aeronaves de médio e grande porte devido às restrições de pouso e decolagem impostas pelas autoridades nacionais de aviação. O governo do estado pode construir um novo aeroporto em Guanambi caso as restrições não sejam superadas junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

27 Mar 2018 - 12:30h

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos.

27 Mar 2018 - 12:00h

A região do distrito de Ubiraçaba e da comunidade da Lagoa Funda continuam sem serviço de telefonia móvel após a retirada do aparelho repetidor da operadora Vivo. Como a operadora não deve mais atender as solicitações do enviar o sinal às comunidades desassistidas, o setor de comunicação da prefeitura já entrou em contato com a Oi para que a operadora instale o repetidor a fim de atender os anseios dos moradores nas comunidades afetadas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o técnico de comunicações da prefeitura, Milton Caires, relatou que só aguarda uma resposta da própria Oi e o desenrolar de alguns trâmites burocráticos para que seja instalado o repetidor nas localidades. Segundo ele, a expectativa é de isso que possa acontecer até o final do primeiro semestre deste ano.

27 Mar 2018 - 11:30h

De acordo com comunicado da Coelba, é falsa a informação que circula através do aplicativo de mensagens WhatsApp sobre uma suposta carta de aviso de Desligamento Programado do Sistema Elétrico. A Coelba, de fato, realiza desligamentos programados para melhoria do sistema elétrico e envia cartas para consumidores envolvidos no trecho do desligamento, conforme exigência regulatória da Agência Nacional de Energia Elétrica. No entanto, o modelo de carta que circula no aplicativo, informando sobre um desligamento geral nos municípios, não procede. Segundo a empresa, trata-se de um aviso de desligamento para uma Unidade Consumidora específica. “Não é procedimento da Coelba enviar avisos de desligamento através de WhatsApp. Os avisos são feitos através do jornal A Tarde, quinze dias antes do Desligamento Programado. O consumidor também pode conferir os locais, data e horário desses desligamentos no site www.coelba.com.br”, afirmou.

27 Mar 2018 - 11:00h

A fase de pontos corridos do Campeonato Brumadense de Futebol está se afunilando e já começa a se desenhar as equipes que podem prosseguir e as que vão ficar pelo meio do caminho. No confronto do último sábado (25), após terminar o primeiro tempo perdendo por 2x0 para o Vitória, o Botafogo se acertou nos vestiários e voltou para o segundo tempo determinado. O time arrancou uma virada histórica por 3x2, se mantendo vivo na competição. Já no domingo (26), o duelo foi entre o veterano Vila Presidente Vargas, que recebeu nas arquibancadas o apelido de Vila Velha, e o Vila Nova, time criado para entrar no campeonato. Foi o jogo em que o time estreante não respeitou o tradicional adversário e abriu o marcador com menos de três minutos de bola rolando. O Vila Nova dominou a partida e, mesmo com o Vila Presidente Vargas tentando a todo custo empatar o placar, o time mais jovem foi quem marcou o segundo. Ainda na primeira etapa, o Técnico Lica tentou substituir o meia atacante Cleiton, mas o mesmo se negou a sair de campo, deixando o gramado irritado ao final da primeira etapa. De tanto tentar, o Vila Presidente Vargas marcou seu gol já nos acréscimos, mas ficou nisso. O estreante Vila Nova, que antes era uma incógnita na competição, agora ainda invicto com 09 lidera o campeonato e está a um passo das semifinais. Já o tradicional Vila Presidente Vargas, que iniciou o campeonato entre os favoritos a conquistar o título, soma apenas 01 em três jogos e terá que vencer os próximos confrontos, além de torcer por uma série de combinações de resultados para conseguir uma vaga na próxima fase. Pela categoria sub-20, no jogo de sábado, o Vitória bateu o Botafogo por 2x0. Já Vila Nova e Vila Presidente Vargas ficaram no empate de 1x1.

27 Mar 2018 - 10:30h

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato em primeiro grau, afirmou na noite desta segunda-feira (26) que as discussões evolvendo prisões em 2ª instância vão além da operação e da condenação do ex-presidente Lula, e que esperar o fim de todos os recursos para executar prisões de condenados seria um “desastre”. A declaração de Moro foi dada durante entrevista ao programa “Roda Viva”, da TV Cultura, ao responder sobre o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) do pedido de habeas corpus preventivo do ex-presidente Lula. O julgamento, que analisará o pedido para evitar a prisão após condenação no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), está marcado para 4 de abril. O juiz afirmou que das 114 execuções de pena ordenadas por ele na 13ª Vara Federal de Curitiba (PR), onde atua, e confirmadas em 2ª instância, apenas 12 envolvem a Lava Jato. “Têm lá peculatos milionários, dinheiro desviado da saúde, da educação, e que faz falta para a população. Tem traficante, tem pedófilo, doleiros, e isso estou falando dentro de um universo pequeno, de onde eu trabalho”.

27 Mar 2018 - 10:00h

Um veículo foi encontrado abandonado no último domingo (25), em uma estrada vicinal às margens da BA-142, sentido Anagé, no povoado de Tanque da Pedra. O caminhão com placa da cidade de Brumado havia sido roubado na noite anterior, na cidade de Milagres, junto com um reboque de cerveja. O veículo, que estava escondido em meio à vegetação, foi encontrado após denúncia. O caminhão foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil em Brumado.

27 Mar 2018 - 09:30h

A inadimplência no mercado de crédito brasileiro caiu ligeiramente em fevereiro, apesar de as condições de financiamento terem ficado mais apertadas mesmo em meio ao ciclo de cortes nos juros conduzido pelo Banco Central. Os dados, divulgados pelo BC na segunda-feira (26), dizem respeito ao segmento de recursos livres, no qual as taxas de juros são livremente definidas pelos bancos. Neste caso, a inadimplência foi a 5%, sobre 5,1% em janeiro. Num quadro de fraca inflação e retomada lenta da economia, o BC prosseguiu o ciclo de afrouxamento monetário na última semana, quando reduziu a Selic ao mínimo histórico de 6,50% ao ano. No início de fevereiro, havia promovido outro corte de 0,25 ponto na taxa básica de juros. Mesmo assim, os juros médios no segmento de recursos livres foram a 42,2% ao ano em fevereiro, acima do patamar de 41,1% em janeiro. De acordo com a Veja, ao mesmo tempo, o spread bancário –diferença entre o custo de captação e a taxa cobrada pelos bancos ao consumidor final– subiu a 34,1 pontos percentuais em fevereiro no mesmo segmento, ante 32,9 pontos em janeiro.

27 Mar 2018 - 09:00h

A prefeitura de Brumado optou por descontinuar o Programa Água Doce, em parceria com os governos federal e estadual, que visa à instalação de dessalinizadores para purificar a água retirada de poços artesianos nas comunidades rurais. O assunto foi tornado público pela vereadora Ilka Abreu na sessão legislativa da última semana, quando a parlamentar solicitou apoio dos demais vereadores no intuito de tentar convencer o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos a manter o programa. Atualmente, dos 23 equipamentos instalados, 17 funcionam nas comunidades assistidas. Na segunda-feira (27), o site Achei Sudoeste ouviu o secretário municipal de agricultura e recursos hídricos, Charles Granger, e o mesmo explicou que ficou inviável para o município manter os dessalinizadores funcionando, uma vez que os próprios ruralistas não estão fazendo uso dos aparelhos, pois, por comodidade, preferem receber a água fornecida pela Operação Pipa. Granger disse ainda que a Administração preferiu transferir os equipamentos para outras comunidades locais que queiram fazer uso dos dessalinizadores. Para tanto, serão construídas bases de operações nas futuras novas instalações. O secretário reiterou que a água gerada pelos dessalinizadores tem boa qualidade para o consumo humano, mas os moradores das comunidades preferem a comodidade da Operação Pipa.

27 Mar 2018 - 08:30h

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten, sem lactose e açaí. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.