Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2020
Jair Bolsonaro, sobre coronavírus: 'Não há motivo para pânico' Foto: Carolina Antunes/PR

Na sexta (06), o Ministério da Saúde atualizou para treze o número de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus no Brasil. Há casos confirmados em São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Outros 768 pacientes têm quadros suspeitos e devem passar por análises clínicas. Diante da notícia, Jair Bolsonaro fez um pronunciamento na noite de hoje sobre a situação, transmitido em rede nacional. “O mundo enfrenta um grande desafio”, começou, na breve declaração de 2 minutos. O presidente disse que os casos do novo vírus, contra o qual não temos imunidade, começaram na China, mas se espalharam pelo mundo. Afirmou que o Brasil foi o primeiro país da América do Sul a lidar com a enfermidade e que o governo fornece informações diárias “transparentes” sobre a situação, determinando ações – como reforçar o sistema de vigilância em portos e aeroportos – para manter a segurança. Além disso, relatou trabalhar em conjunto com os estados para atender à população. Explicou que o Ministério da Saúde uniu esforços a outros ministérios e, juntos aos demais poderes, “seguirão garantindo o funcionamento das instituições até o retorno à normalidade”. “Ainda que o problema possa se agravar, não há motivo para pânico. Seguir rigorosamente as recomendações dos especialistas é a melhor medida de prevenção”, tranquilizou. “Convoco a população brasileira para que trabalhemos unidos. O momento é de união.”

Quatro novos casos suspeitos de coronavírus são registrados em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Vigilância Epidemiológica de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, confirmou na última sexta-feira (06), mais quatro casos suspeitos de Coronavírus (COVID-19). De acordo com a Vigilância, são três mulheres e um homem, na faixa etária de 20 a 37 anos. Os novos casos suspeitos apresentam sintomas clínicos de doença respiratória e, nos últimos 14 dias, passaram por Marrocos, Espanha e França – os dois últimos incluídos na lista de países com área de risco para transmissão. A equipe de saúde imediatamente tomou as providências e todos os suspeitos estão em isolamento domiciliar.  As coletas das amostras para exame laboratorial já foram feitas e encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Na última semana, cinco casos suspeitos da doença foram detectados, mas descartado posteriormente.

Andaraí: PM nega denúncia de família que acusa sargento de espancar homem deficiente Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Um homem de 27 anos, portador de deficiência, acusa policiais militares de Andaraí, na região da Chapada Diamantina, de agressão. Há cerca de um mês, no dia 07 de fevereiro, Iago Oliveira Freire foi até a 42ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Lençóis) registrar a queixa contra um sargento. A Polícia Militar nega o caso. De acordo com o depoimento presente no Termo de Declaração, Freire conta que estava na oficina do pai, por volta das 9h, quando o agente pediu que ele o acompanhasse com seu próprio veículo até a delegacia. No local de destino, o sargento teria o interrogado com mentiras até que ele foi liberado. Mais tarde, depois das 19h, o mesmo agente teria aparecido em sua casa, à paisana, acompanhado por uma guarnição da Cipe/Chapada, que teria arrombado o portão da residência de Freire e o obrigado a adentrar uma viatura, onde o espancaram. “Aí chegando lá, me espancaram e bateram, jogaram gás no presídio da viatura, bateram no fundo da viatura, gritando para eu falar. Deu três tiros para o alto, mandou sair e tirar a roupa”, detalhou Freire no documento, que foi enviado ao Bahia Notícias por uma amiga da família, que prefere não se identificar. Também repassado pela fonte, o receituário médico de Iago indica que ele sofreu um politrauma após o espancamento. Os exames foram feitos no dia 11 de fevereiro. Além disso, o rapaz é atestado como paciente “com desenvolvimento incompleto do funcionamento intelectual, caracterizado por um comprometimento das faculdades mentais que determinam o nível global de inteligência, isto é, das funções cognitivas de linguagem da motricidade e do comportamento social”. As agressões que ele sofreu no último mês também foram denunciadas por Daniela Freire, irmã de Iago, de 26 anos. Em seu depoimento, ela relata outros detalhes sobre a abordagem. “Uma guarnição da Cipe/ Chapada levou meu irmão para fora de casa, começou a fazer algumas perguntas. (...) Ele e os outros três entraram em casa, revistando a casa toda e quando eu ia sair pediram para eu voltar, com palavrões, e disse que de pequeno, grávida, todos iriam caiu no pau. Então, eles foram em outra casa, que é de minha vó, de 90 anos, e revistaram também e bagunçaram. Disseram que ela tinha idade e aguentava”, conta.

Andaraí: PM nega denúncia de família que acusa sargento de espancar homem deficiente Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Diante dessas informações, o BN procurou o pai de Iago, o mecânico Vilson Freire, que confirmou o depoimento dos filhos. Segundo ele, um terceiro filho seu está foragido da Justiça, acusado de tráfico de drogas, mas os agentes perseguem Iago, que não tem envolvimento nos delitos. Ele destaca, inclusive, que não foi a primeira vez que agrediram o rapaz. Em outra ocasião, ele foi chutado e enforcado. “Eles batem na pessoa e dizem assim: 'podem me denunciar'”, relata Vilson. Com as agressões recentes, que provocaram o politraumatismo, o pai disse que Iago “não teve mais saúde”. “Ele já tomava gardenal, agora toma remédio mais forte. Está assombrado, de noite não dorme”, pontua. De dia, a situação também não é boa. Machucado, Iago não consegue trabalhar e está com medo, além de sentir vergonha pelos ferimentos visíveis. Por conta disso, o rapaz fez novos exames, cujos resultados devem estar prontos na próxima semana. Enquanto isso, a família aguarda os desdobramentos da queixa registrada na 42ª CIPM/ Lençóis e da representação feita na Promotoria de Andaraí. Mas as supostas ameaças de alguns agentes da PM de Andaraí ainda o preocupam. "Eles passam na porta, devagarzinho, como se tivesse amedrontando. Aqui as pessoas têm muito medo", frisa Vilson. A assessoria da Polícia Militar, baseada em Salvador, respondeu que a denúncia é improcedente. Em nota, a corporação diz que “assim que o comando da 42ª CIPM tomou conhecimento do fato enviou o comandante do Pelotão de Andaraí para proceder com a oitiva na casa da família do suposto agredido, que por sua vez estava mobilizada a formular denúncia junto à imprensa”, diz a corporação no texto. A assessoria apontou ainda que, segundo o comando da região, “o cidadão não possuía à época nenhuma lesão em decorrência da ação do ingresso da guarnição da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada, com o apoio de policiais militares da 42ª CIPM, que se encontrava em cumprimento ao mandado de prisão expedido pela justiça em desfavor do irmão do agredido”.   “Para que não suscite dúvida, os termos foram recepcionados pelo comando da unidade, que instaurou uma sindicância para apuração dos fatos. Reiteramos que não há nenhum registro queixoso contra o comandante de Andaraí”, completa a nota.

Chuva causa alagamentos em diversos pontos na cidade de Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A cidade de Brumado segue chovendo desde a última sexta-feira (06) provocando pontos de alagamentos em diversos locais. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a precipitação de 20 mm em 1 hora invadiu uma residência na Avenida Mestre Eufrásio. A moradora da residência conseguiu sair do imóvel sem nenhum ferimento. Pontos como a Avenida Dr. Guilherme Dias, Avenida Centenário e a Praça Heráclito Cardoso também ficaram alagadas. A chuva continuou na noite de sexta. Já nesse sábado (07) a previsão é 48 mm e no domingo (08) 60 mm. A capital do minério terá uma temperatura entre 23Cº e 27Cº no final de semana.

Prefeitura de Vitória da Conquista decreta situação de emergência e alerta para novos temporais Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

A prefeitura municipal de Vitória da Conquista, decretou na última sexta-feira (06), situação de emergência devido ao excesso de chuvas intensas na cidade. No decreto n.º 20.155 assinado pelo prefeito Herzem Pereira Gusmão (MDB), em consequência da chuva da madrugada da última sexta-feira (06), onde foi registrado uma precipitação de 71.52 milímetros, o índice considerado muito alto pelos meteorologistas, gerou grandes danos aos munícipes em diversos pontos da cidade. Em decorrência da previsão de novos temporais, a prefeitura ressalta ainda que os danos causados pelas enxurradas na infraestrutura da cidade podem ser expressivamente amplificados. Desta forma, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) recomenda ações emergenciais voltadas para minorar os efeitos das chuvas. Qualquer pessoa que tiver algum dano ou ameaça de dano por conta das chuvas deve entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199. O órgão está disponível para ocorrências 24 horas por dia.

Suspeito de sequestro e roubo a banco morre em troca de tiros com a polícia em Ruy Barbosa Foto: Divulgação/SSP-BA

Um suspeito de sequestro e roubos a bancos morreu em confronto com a polícia na quinta-feira (5), na Bahia. Ele foi flagrado com R$ 14 mil em espécie, arma e munições, quando tentou passar por uma blitz realizada entre as cidades de Ruy Barbosa e Macajuba, no interior da Bahia. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), policiais da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Chapada determinaram que um veículo parasse. O motorista desobedeceu a ordem e atirou contra os policiais na tentativa de escapar da abordagem. Houve confronto e o homem acabou ferido. Ele foi socorrido para o Hospital Geral de Ruy Barbosa, mas não resistiu. Os policiais identificaram o motorista após consulta através do nome, confirmaram que ele possuía mandado de prisão. Ele é apontado por integrar a “Quadrilha do Giroflex”, responsável por diversas ações ilícitas na região da Chapada Diamantina. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Ruy Barbosa.

Temporal alaga ruas, arrasta carros e destrói praça em Vitória da Conquista Foto: Redes Sociais

Um temporal em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, alagou as ruas da cidade, arrastou carros e destruiu até uma praça do município entre a noite de quinta-feira (5) e a madrugada de sexta (6). A chuva forte caiu às 23h e seguiu até 1h. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média da chuva em Conquista ficou em 67 milímetros. Em alguns bairros foram registrados 84 milímetros. Volume considerado alto. De acordo com o G1, uma enxurrada se formou por causa da chuva e a força da água arrastou vários carros. Além disso, alguns veículos ficaram submersos. Na sede da Embasa, na cidade, 12 carros e duas motos ficaram danificados pois foram arrastados pela chuva quando estavam estacionados no pátio da empresa. A chuva ainda derrubou muros e causou muitos transtornos. Em uma praça da cidade, até o para-choque de um carro foi encontrado. No local, assentos de cimento foram arrastados e pedaços do piso se soltaram. A sexta-feira amanheceu sem chuva e com céu aberto em alguns bairros da cidade. Em outros pontos, foi possível notar céu fechado e nuvens. A previsão é de que volte a chover nesta sexta-feira em Vitória da Conquista. A temperatura na cidade varia entre 20ºC e 33ºC.

Bahia ultrapassa R$ 108 milhões na produção de diamantes em 2019 Foto: Lipari Mineração

A Bahia ultrapassou R$ 108 milhões na produção comercializada de diamantes em 2019, conforme dados do Informe de Mineração, divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) na quinta-feira (5). De acordo com a SDE, o estado é o maior produtor de diamante do país e abriga a mina Braúna, primeira e única mina de diamantes da América do Sul desenvolvida a partir de kimberlito, rocha matriz do diamante. A Lipari Mineração é responsável pela operação dessa mina, que fica no município de Nordestina, a cerca de 354 km de Salvador. Ainda segundo a secretaria, a Bahia é o 4º maior produtor brasileiro de bens minerais. Somente em janeiro de 2020, toda produção Mineral Baiana Comercializada (PMBC) atingiu R$ 333,8 milhões. O ouro foi responsável por 40% de toda produção. De acordo com o G1, ainda em janeiro, o estado ocupou a posição de maior produtor nacional de mais sete bens minerais: bentonita, cromo, magnesita, salgema, talco, urânio e vanádio, além do diamante. A pasta detalhou que as 10 cidades que mais arrecadaram em janeiro deste ano ficarão com 79% do montante. O restante da arrecadação ainda é dividido para os municípios (15%), o estado (15%) e entes da União (10%).

TCM multa prefeito e vice de Aracatu por irregularidades nas contas do exercício financeiro de 2017 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), multou, na última quinta-feira (05), o prefeito da cidade de Aracatu, Sérgio Silveira Maia (PSD) e a vice Leda de Sousa Matias Silveira (PSD) por irregularidades detectadas no exercício financeiro de 2017. Segundo informou o TCM ao site Achei Sudoeste, as contas foram aprovadas com ressalvas. Sérgio foi responsável pelo perídio de 01/01/2017 a 19/09/2017 e Leda de 20/09/2017 a 31/12/2017. O conselheiro substituto Antônio Emanuel havia solicitado vistas do processo. Todavia, após uma segunda análise, acompanhou o voto do relator original, conselheiro Raimundo Moreira. No voto original, o relator imputou ao primeiro gestor uma multa de R$ 10 mil, em razão de previsão orçamentária elaborada sem critérios mínimos de planejamento; não arrecadação da totalidade dos tributos da competência constitucional do município previsto no orçamento; inexpressiva cobrança da dívida ativa; ocorrências de contratos não encaminhados ao Tribunal; extrapolação do limite da despesa total com pessoal; ocorrências de falha ou falta de transparência na liquidação e pagamento da despesa; ausência nos autos a declaração de bens do gestor. E de R$5 mil à gestora, em virtude da não arrecadação da totalidade dos tributos da competência constitucional do município previsto no orçamento; inconsistências nos registros contábeis; falhas nos procedimentos contábeis; inexpressiva cobrança da dívida ativa; ausência nos autos das certidões/extratos da dívida fundada; ocorrências de contratos não encaminhados ao Tribunal; extrapolação do limite da despesa total com pessoal; apresentação de relatório do controle interno deficiente; ocorrências de falha ou falta de transparência na liquidação e pagamento da despesa. Além disso, Leda de Sousa Matias Silveira deve ressarcir o município em R$ 17.753,08, com recursos pessoais, em razão de gastos com juros e multa decorrentes de atraso no pagamento de obrigações. Cabe recurso da decisão.

Tite anuncia 1ª lista para as Eliminatórias com trio do Flamengo Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O técnico Tite convocou nesta sexta-feira (6) a Seleção Brasileira para os primeiros desafios das Eliminatórias da Copa do Mundo 2022. A lista teve algumas novidades como o meio-campista Everton Ribeiro e os atacantes Bruno Henrique e Gabigol, trio do Flamengo. A estreia do Brasil nas Eliminatórias será contra a Bolívia, no dia 27 de março, uma sexta-feira, na Arena Pernambuco. Vale lembrar que o atacante Gabriel Jesus está suspenso deste primeiro jogo devido ao cartão vermelho recebido contra o Peru, na final da Copa América do ano passado. Depois, na terça (31), o embate vai ser diante do Peru, no Estádio Nacional, em Lima, pela segunda rodada. Confira a lista de convocados: Goleiros: Ederson (Manchester City), Ivan (Ponte Preta) e Weverton (Palmeiras); Laterais: Daniel Alves (São Paulo), Danilo (Juventus), Alex Sandro (Juventus) e Renan Lodi (Atlético de Madrid); Zagueiros: Éder Militão (Real Madrid), Felipe (Atlético de Madrid), Marquinhos (PSG) e Thiago Silva (PSG); Meias: Arthur (Barcelona), Bruno Guimarães (Lyon), Casemiro (Real Madrid), Everton Ribeiro (Flamengo), Fabinho (Liverpool) e Philippe Coutinho (Bayern de Munique); Atacantes: Bruno Henrique (Flamengo), Everton Cebolinha (Grêmio), Roberto Firmino (Liverpool), Gabigol (Flamengo), Gabriel Jesus (Manchester City), Neymar (PSG) e Richarlison (Everton).

Bahia confirma primeiro caso importado do Novo Coronavírus

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) confirmou o primeiro caso importado do novo coronavírus (Covid-19) na Bahia, nesta sexta-feira (6). Trata-se de uma mulher de 34 anos, residente na cidade de Feira de Santana, que retornou da Itália em 25 de fevereiro, com passagens por Milão e Roma, onde aconteceu a contaminação. O primeiro atendimento e as amostras foram coletadas em um hospital particular da capital baiana, sendo enviadas para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que é a referência nacional do Ministério da Saúde. O resultado laboratorial confirmando o diagnóstico foi concluído hoje. De acordo com o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, “trata-se de um caso importado. A paciente contaminou-se na Europa e veio manifestar os sintomas depois de ter chegado ao Brasil. Isso é diferente de haver uma contaminação interna no estado e, portanto, todas as medidas de contenção para garantir que não houve a contaminação de outras pessoas foram e estão sendo tomadas pela vigilância estadual, municipal e pelo Núcleo Regional de Saúde Leste”, afirmou o secretário. A paciente encontra-se em casa, na cidade de Feira de Santana, assintomática, com orientação de permanecer em isolamento, adotando as medidas de precaução de contato e respiratório. O monitoramento é realizado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com a vigilância municipal de Feira de Santana.

Brumado: Reunião do Conseg debate ações em prol da segurança comunitária Foto: Divulgação

Na última quarta-feira (04), foi realizada a reunião mensal do Conselho de Segurança de Brumado (Conseg). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do órgão, Glauber Bacelar, informou que o conselho está se preparando para o II Conseg Comunidade, cujo tema principal será a violência contra a mulher. “O tema é reflexo das estatísticas dos últimos anos no Brasil e na nossa cidade. Acabou nos assustando bastante o alto índice da violência doméstica e isso nos mostrou ainda mais a necessidade de explorar esse tema, buscando oportunidades para combater o assunto”, destacou. No dia 15 de maio, às 19h, em local ainda a ser definido, o Conseg Comunidade será promovido - a programação completa do evento será divulgada em breve. O lançamento de uma cartilha, em parceria com a jornalista Lays Macedo, também faz parte das ações desenvolvidas pelo órgão nesse sentido. Segundo Bacelar, a cartilha visa instruir as pessoas e as vítimas acerca da violência doméstica. O material será distribuído em locais de grandes aglomerações. “A gente conta com o apoio de toda comunidade para seguirmos debatendo esses temas. Estamos na expectativa de um grande encontro, assim como foi o primeiro”, disse.

Itabuna: Juiz suspende contratação de 70 monitores de Zona Azul após ação do MP-BA Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Cerca de 70 monitores do estacionamento de zona azul de Itabuna, no sul baiano, tiveram os contratos suspensos. A decisão foi tomada pelo juiz Ulysses Maynard Salvador que também determinou a indisponibilidade de bens do prefeito Fernando Gomes em R$ 300 mil. O magistrado acolheu pedido de liminar da promotora Susila Machado, do Ministério Público do Estado (MP-BA), que acusava de ilegal a contratação dos 70 monitores do estacionamento rotativo. No lugar dos monitores, a promotora cobrou a realização de concurso público. Na decisão, proferida no último dia 21 de fevereiro, o magistrado aceitou a ação do MP-BA que apontou ilegalidade na contratação dos monitores sem a realização de qualquer processo seletivo, mesmo simplificado. Segundo Susila Machado, não houve respeitos ao princípio da obrigatoriedade do concurso público, nos termos da Constituição Federal.

Brumado: Aberta janela de transferência partidária com novidades ao pleito para vereadores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Abriu nesta quinta-feira (05) a janela de transferência partidária para os interessados em concorrer ao pleito de vereador por outra sigla. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o chefe do cartório eleitoral da 90ª Zona, Ígor Araújo, explicou os detalhes da janela. “A legislação eleitoral prevê a abertura de uma janela de trinta dias para que as pessoas que detém mandato eletivo e que pretendem concorrer ao cargo de vereador nas eleições de 2020 possam trocar de partido sem o risco de incorrer na infidelidade partidária”, afirmou. O prazo para transferência vence no dia 3 de abril. O procedimento é todo realizado pelo próprio partido de forma on-line. “O dirigente partidário acessa uma plataforma on-line que é o sistema Filia, da Justiça Eleitoral. Isso pode ser feitos aos sábados, domingos e feriados. Em qualquer desses trinta dias é possível fazer a transferência”, completou Araújo. Para as eleições deste ano, o chefe do cartório esclareceu que a principal mudança no que diz respeito ao cargo de vereador é o fim das coligações proporcionais - o partido precisará alcançar a votação mínima para fazer o coeficiente eleitoral e montar uma cadeira.

BR-101: PRF resgata quase 500 pássaros silvestres em mala de carro furtado no sul da Bahia Foto: Divulgação/PRF

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou 456 aves silvestres na tarde de quarta-feira (4), no quilômetro 720 da BR-101, trecho do município de Eunápolis, no sul da Bahia. Os animais eram transportados, por meio de catorze caixas de madeira, na mala de um carro ocupado em dois homens. Eles foram encaminhados para a delegacia de Eunápolis e irão responder por crime ambiental, além de receptação de veículo por estarem com automóvel furtado de uma locadora, nunca devolvido desde 2016. A PRF detalhou que durante a fiscalização do veículo na rodovia, solicitou os documentos do condutor e passageiro. Na ocasião, os policiais notaram sinais de nervosismo e respostas desencontradas por parte dos ocupantes. Em seguida, os agentes realizaram uma revista minuciosa no veículo e foram encontradas as aves silvestres das espécies canário, papa-capim, e crauna. Dada às circunstâncias e após entrevista aos ocupantes do automóvel, o passageiro de 43 anos de idade assumiu a responsabilidade pela captura dos animais e disse não possuir autorização do órgão ambiental para criação. Informou ainda que adquiriu os pássaros na cidade de Medeiros Neto, no sul do estado, e que pretendia comercializar os animais em Feira de Santana. De acordo com o G1, ainda na abordagem foi que os policiais descobriram que o veículo possuía ocorrência de furto, registrada no Rio de Janeiro em setembro de 2016. O carro é de propriedade de uma locadora. As placas do carro foram trocadas para tentar burlar as fiscalizações da polícia. Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental, onde passarão por um processo de reabilitação para voltarem à natureza. O retorno ao habitat natural nem sempre é um processo rápido. Além de tratar a saúde, os animais precisam reaprender funções básicas como voar e caçar. A PRF destaca que em 2019 foram resgatados quase 4 mil animais silvestres na Bahia. Ressaltou ainda que a caça predatória, o tráfico e a criação ilegal desses animais é crime.

Médico Geraldo Azevedo é novo presidente do Partido Progressista em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Pré-candidato a prefeito de Brumado, o médico Geraldo Leite Azevedo assumiu nesta semana o comando do Partido Progressista (PP). A informação foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que divulgou a comissão provisória da sigla na cidade. Na Bahia, o partido é comandado pelo vice-governador, João Leal. Além de Geraldo, o advogado Tadeu Ventura Azevedo é o vice-presidente; advogado e ex-vereador José Carlos dos Reis como primeiro secretário; o engenheiro agrônomo Frederico Maciel de Carvalho Neves segundo secretário; servidor público Dilmar Matos Amorim é o tesoureiro. Além de Maria da Soledade Santana como suplente; Ana Flávia Santana Gondim e Creuza Brito de Almeida Lôbo como membros.

Incêndio atinge mata nativa em Porto Seguro Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Um incêndio atingiu, na tarde de quarta-feira (4), uma área de vegetação nativa no bairro Mundaí, em Porto Seguro, no sul da Bahia. Nenhuma casa foi atingida, nem ninguém ficou ferido. No período da noite, as chamas já estavam a cerca de 20 metros das casas e moradores ficaram desesperados com a possibilidade de o incêndio atingir os imóveis. Os moradores também ficaram preocupados com os animais que vivem na mata. De acordo com o G1, Corpo de Bombeiros, Ibama, Polícia Militar e brigadas do município trabalham no combate ao fogo. Ainda não há detalhes do que tenha provocados as chamas.

Brumado: IBGE publica edital e abre inscrições para os candidatos a agentes do censo demográfico 2020

O edital para o processo seletivo do Censo Demográfico 2020 do IBGE foi lançado nesta quinta-feira (05). O certame será organizado pela Sebrasf. Ao Achei Sudoeste, Felipe Lima, que faz parte da coordenação do censo no município de Brumado e microrregião, informou que as inscrições foram abertas neste dia 05 e vão até o dia 24 deste mês. Para Brumado, há 01 vaga para agente censitário municipal (nível médio), 07 vagas para agente censitário supervisor (nível médio) e 55 vagas para recenseador (nível fundamental). “É um edital bastante esperado, provavelmente irá superar o número de pessoas tentando essas vagas. Será bastante concorrido”, disse. Lima ressaltou que o censo também será realizado nas cidades de Malhada de Pedras, Guajeru, Lagoa Real e Aracatu, que fazem parte da região de abrangência do IBGE em Brumado. Portanto, também há vagas disponíveis nesses locais. As inscrições custam R$ 35,80 para agente censitário municipal e supervisor e R$ 23,61 para recenseador.  As provas para os agentes censitários municipal e supervisor acontecem no dia 17 de maio, já para recenseador no dia 24 de maio. Os interessados podem conferir o edital. O censo demográfico terá início no dia 1º de agosto.

Prefeitura de Santa Cruz Cabrália tem energia elétrica cortada por inadimplência Foto: Divulgação

A sede da prefeitura de Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, e outras unidades do município tiveram a energia elétrica cortada desde na quarta-feira (4). Segundo a Coelba, o motivo do corte foi inadimplência. A administração municipal acionou a Justiça, e uma liminar determinou o religamento imediato. A Coelba confirmou que ainda nesta quinta-feira (5) vai cumprir a decisão, enquanto aguarda o julgamento do recurso do caso. De acordo com o G1, a prefeitura de Santa Cruz Cabrália afirmou que o corte foi ilegal e que está com uma ação na Justiça contestando os débitos.

MPF e MP apresentarão resultados do MPEduc em Tanhaçu durante audiência pública Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) realizarão audiência pública em Tanhaçu, a 74 km de Brumado, para prestar contas sobre os trabalhos realizados pelo Projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) no município. A audiência acontecerá no dia 13 de março, às 8h, no Ginásio de Esportes de Tanhaçu. O projeto foi realizado por meio de parceria com a prefeitura, firmado em 2019 para melhorar a educação básica. Entre elas estão: a implementação, em parceria com Dra. Patrícia Martins de Freitas, professora associada da Universidade Federal da Bahia (UFBA), do programa “Inclusão começa na matrícula”, voltado ao diagnóstico individualizado e à estruturação do ensino para alunos com necessidades especiais; acompanhamento da aplicação adequada de recursos recebidos pelo município na área de educação; a melhor prestação de serviços de transporte escolar; os avanços na construção e conclusão de obras; a realização de estudos para avaliar o índice de alfabetização do município; e a aproximação com os sindicatos no intuito de conhecer a realidade e debater a aplicação dos recursos do Fundeb. Na audiência pública, a população poderá saber em detalhes o que foi e está sendo realizado e contribuir com a melhoria contínua da educação municipal, com sugestões e críticas. A participação no dia do evento será livre. As inscrições para quem desejar se manifestar durante o evento podem ser feitas por meio do e-mail [email protected] até o dia 06 de março.

Brumado: Gerente do INSS esclarece mudanças em solicitações de benefícios sociais com informatização do sistema Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gerente do INSS em Brumado, Gilberto Souza Nunes, falou sobre as mudanças para a solicitação de benefícios sociais. Desde outubro do ano passado, segundo Nunes, a fila para as referidas solicitações passou a ser nacional. “Essa fila aumentou bastante principalmente pelo fato da procura. Houve uma demanda muito maior com relação há um ano atrás, tendo em vista ao projeto que prevê mudanças na previdência. Muita gente correu pra dar entrada nos seus benefícios de aposentadoria por idade e por tempo. Além do aumento da procura, houve uma redução de servidores, em torno de 6 mil, nos dois últimos anos”, explicou. O gerente destacou ainda que a empresa responsável está trabalhando para que o sistema seja adequado para promover a agilidade necessária ao andamento dos processos. Para os interessados em dar entrada nos seus benefícios, Nunes informou que o requerimento é feito pela internet ou por telefone, tanto diretamente no site da previdência quanto através do 135. “Feito o requerimento, o pedido vai pra fila central, a partir daí o servidor baixa o requerimento para dar andamento ao processo. O objetivo é facilitar”, esclareceu.

Ministério confirma 8 casos de coronavírus e transmissão no Brasil Foto: Fabiano Rocha/Agência o Globo

O Brasil já tem oito casos confirmados do novo coronavírus. São seis em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um no Espírito Santo. A paciente do Rio é da cidade de Barra Mansa, que fica no Sul fluminense. Dois pacientes de São Paulo confirmam transmissão local do novo coronavírus dentro do país. Trata-se de duas pessoas que mantiveram contato com o primeiro paciente confirmado, um homem de 61 anos que tinha viajado para a Itália. De acordo com o infectologista David Uip, que coordena comitê de contingenciamento em São Paulo, uma das pessoas contaminadas é irmã do primeiro paciente e a outra, a sobrinha. “O vírus está circulando dentro de um agrupamento de pessoas”, disse Wanderson de Oliveira, secretário de Vigilância em Saúde. Porém, Wanderson projetou que, no inverno, o Brasil poderá ter transmissão comunitária, ou seja, sustentada: “Para nós possivelmente será no inverno, porque na medida em que eu tenho mais casos ocorrendo, chegando ao Brasil, eu vou tendo a possibilidade de ter transmissão comunitária”. De acordo com o jornal o Globo, segundo o Ministério da Saúde, os dois casos de transmissão local em São Paulo não entraram na lista de casos prováveis, ou seja, de pessoas bem próximas do paciente para o qual já estava confirmada a presença do vírus. Nos casos prováveis, não é preciso teste laboratorial. Basta apresentar sintomas para que o diagnóstico possa ser feito por critérios clínicos. Nos casos dos dois pacientes confirmados de transmissão local, os testes laboratoriais foram feitos normalmente. O caso do Espírito Santo é de uma mulher de 37 anos que passou pela Itália, um dos países mais afetados pela epidemia.

Eduardo discute demandas com Wagner e falam das eleições 2020 durante encontro em Salvador Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), acompanhado do vice-prefeito Édio da Silva Pereira (PCdoB), o Continha, estiveram reunidos nesta quinta-feira (05), em Salvador, com o senador da república Jaques Wagner (PT). Durante o encontro, Vasconcelos explanou as ações de seu governo, destacando os avanços na saúde, educação e infraestrutura. O gestor municipal voltou a cobrar do petista a elevação da Barragem de Cristalândia, o esgotamento sanitário, a complementação do anel viário, aporte financeiro para a saúde pública e o início das obras da Policlínica Regional de Saúde. Prefeito e senador ainda debateram o pleito eleitoral de 2020, ocasião na qual, Lima estará novamente na disputa, em busca de sua reeleição para o comando do executivo da capital do minério nos próximos quatro anos. Vasconcelos ficou bastante satisfeito com a receptividade no atendimento de Wagner e na sinalização positiva para a sua administração municipal.

Por falta de professores, alunos do ensino fundamental ainda estão sem aulas em comunidade rural de Aracatu Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Aracatu, a 36 km de Brumado, os alunos do ensino fundamental do Colégio Francisco Alves Pereira, na comunidade rural do Morro de Souza, ainda estão sem aulas devido à falta de professores. A informação foi passada ao site Achei Sudoeste pela mãe de um aluno, Simone Campos. “Minha filha tem cinco anos. A gente foi até o colégio, disseram que as aulas iriam começar no dia 2, mas cheguei lá e disseram que está em falta de professor. As aulas da tarde já começaram desde antes do carnaval e as aulas da manhã do infantil ainda não. Isso acaba desmotivando”, disse. Segundo ela, as aulas do ano passado foram encerradas em novembro e a prefeitura alega que não está podendo contratar no momento. “É um absurdo. Se a prefeitura tivesse contratado no mês de janeiro, hoje teríamos professor. Os alunos dessa escola estão perdendo de ano porque não está tendo as aulas corretamente”, denunciou. A mãe diz que já procurou a diretoria da escola e a prefeitura para buscar uma solução, mas ninguém toma uma providência concreta para o caso. Os pais dos alunos prejudicados se reuniram e fizeram um abaixo assinado para ser encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPE).

Arquivo