Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
03/2020
Em meio à pandemia, Embasa deixa diversos bairros sem água em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Desde o último sábado (20), os moradores dos bairros Estocada, Benito Gama, Recreio, Barriguda, Beira Rio e São José, em Livramento de Nossa Senhora, a 68 km de Brumado, estão sem água. Em meio a pandemia mundial do coronavírus, a Embasa deixa vários munícipes livramentenses sem poder sequer lavar as mãos com água e sabão. “Isso é revoltante, sem água para lavar as mãos, a população de Livramento que está em plena quarentena baixa a guarda para o covid-19″, protestaram os moradores. De acordo com o Livramento Manchete, a empresa disse que está trabalhando para regularizar o abastecimento após problemas operacionais causados pelas chuvas afetarem o funcionamento da Estação de Tratamento de Água. A produção de água tratada foi restabelecida no início da manhã de terça-feira (24), com 65% do volume necessário para atender a cidade. Por este motivo, algumas áreas ainda registrarão variações da pressão na rede distribuidora durante as próximas 48 horas, período em que a oferta de água será gradativamente ampliada e o abastecimento regularizado.

Covid-19: Ministério da Saúde decide adotar cloroquina para casos graves Foto: iStock/Getty Images

O Ministério da Saúde autorizou o uso de cloroquina no tratamento de casos graves de infecção pelo novo coronavírus.  A informação foi um dos assuntos mais comentados na coletiva de imprensa comandada pela pasta nesta quarta-feira, 25. Segundo o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos da pasta, Denizar Vianna Araújo, será apresentado um protocolo de 5 dias para a utilização do medicamento em pacientes graves de Covid-19. Araújo afirmou que o uso do medicamento não é recomendado para casos leves da doença, tratados fora do ambiente hospitalar, citando efeitos colaterais. Agora testada no combate ao coronavírus, a cloroquina costuma tratar doenças como malária e lúpus. De acordo com a Veja, a decisão do uso (ou não) do medicamento ficará nas mãos do médico responsável pelo tratamento individual de cada paciente, informou o Ministro da pasta Henrique Mandetta.

MP vai fiscalizar postos de combustíveis em Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público Estadual (MPE) irá fiscalizar os postos de combustíveis em Brumado e região. Isso porque os proprietários dos estabelecimentos não estariam repassando a redução no preço da gasolina dado nas refinarias. O órgão irá promover a fiscalização em cada posto de combustível de Brumado, Malhada de Pedras e Aracatu. Em sua defesa, os proprietários alegam que ainda tem combustíveis comprados com preços antigos. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, somente em 2020, com o anúncio do último reajuste de 15%, ocorrido na última quarta-feira (25), a gasolina teve queda no valor de cerca de 40% em 2020 e os consumidores de Brumado e região não conseguiram detectar valores mais acessíveis do combustível.

Acidente entre três caminhões e carreta deixa dois mortos na BR-116 na região sudoeste da Bahia Foto: Divulgação/PRF

Um acidente entre dois caminhões e uma carreta deixou duas pessoas mortas na quarta-feira (25), na BR-116, trecho da cidade de Nova Itarana, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os veículos bateram de frente; o acidente ocorreu por volta das 7h40, no quilômetro 570. Duas vítimas, que não foram identificadas, morreram no local. Os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região. Uma terceira vítima foi levada a um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos. Não há informações sobre as causas do acidente. Ainda de acordo com a PRF, o trânsito chegou a ficar lento no local e, por volta das 13h, a pista foi liberada.

Caculé: Costureiras produzem máscaras cirúrgicas para profissionais de saúde Foto: Aloísio Costa

Em tempos de combate ao coronavírus, uma equipe de costureiras do “Dorcas”, ateliê de costura com sede em Caculé, a 100 km de Brumado, decidiu produzir máscaras cirúrgicas de tecido que serão disponibilizadas para profissionais de saúde, atendentes de supermercados e cuidadores de idosos. Segundo o grupo, a ideia surgiu em razão da escassez de máscaras cirúrgicas nas farmácias da cidade e a dificuldade que algumas pessoas estavam tendo em adquirir o produto. “As máscaras de tecido foram feitas segundo a orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde) e no mesmo formato que estão sendo feitas nos EUA, de tecido duplo”, disse uma das costureiras. Na terça-feira (23), a equipe conseguiu produzir 100 unidades. As pessoas que queiram receber o kit, com duas peças, podem entrar em contato através da página @oficialdorcas. O kit não está à venda, mas os interessados deverão doar um quilo de alimento não perecível para adquiri-lo. Os alimentos arrecadados serão doados para famílias carentes de Caculé que estão em quarentena.

Polícia apreende 50 pés de maconha em zona rural na Chapada Diamantina Foto: Divulgação/PC

Cinquenta e três pés de maconha foram encontrados em baldes pela polícia, na terça-feira (24), em uma zona rural de Palmeiras, na Chapada Diamantina, região da Bahia. Ninguém foi preso. De acordo com a Polícia Civil, a plantação foi localizada no povoado de Passagem da Pedra, após investigações realizadas por equipes da Delegacia de Seabra. Segundo a Polícia Civil, a droga foi encaminhada para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região. A polícia informou que segue realizando buscas para encontrar o proprietário da plantação.

Brumado: Temerosos com o coronavírus, agentes de endemias solicitam melhores condições de trabalho Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, os agentes de controle de endemias estão se sentindo inseguros de ir a campo por conta do crescimento do número de casos do coronavírus em todo país. Eles cobram da secretaria de saúde os equipamentos de proteção individual para trabalhar com segurança. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o agente Vanderlei disse que a categoria quer resguardar a própria saúde e integridade, bem como dos familiares e da comunidade. “A gente também pode ser transmissor para as pessoas que entraremos nas casas. Até o momento, estamos sem proteção nenhuma”, frisou. O agente também cobrou da pasta maiores orientações sobre como proceder no contato com a comunidade a fim de evitar a propagação do vírus na cidade. À nossa reportagem, o secretário informou que o Município já começou a distribuir os equipamentos de proteção para trabalho dos agentes de endemias. “Hoje, o país não está conseguindo atender a demanda dos hospitais e também da atenção básica com materiais de proteção individual. Temos cobrado da Sesab e do Ministério da Saúde alguma solução. O município ainda tem um estoque, mas a prioridade é deixar para o hospital, que é o público mais vulnerável. Mas nós conseguimos produzir algumas máscaras. Ontem, já conseguimos entregar para os agentes de endemias e, hoje, vamos entregar para os agentes comunitários de saúde”, afirmou.

Bahia tem 14 pacientes curados do coronavírus e número de  infectados no estado é 91 Foto: Reprodução/TV Integração

A Bahia contabiliza, até a noite desta quarta-feira (25), 14 pacientes curados do coronavírus. O último boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) registra 91 casos confirmados da Covid-19 no estado. Quatro pacientes ainda estão internados em hospitais da Bahia. O restante dos infectados está em isolamento domiciliar. A primeira pessoa a ser curada foi a mulher de 34 anos, de Feira de Santana, que contraiu o coronavírus em uma viagem para a Itália. Ela também foi a primeira paciente registrada no estado. A Sesab ainda não detalhou quais os municípios dos outros 13 pacientes curados. 

Brumado: Isolamento social ainda é melhor defesa contra o coronavírus, diz secretário de saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Apesar de todo trabalho que tem sido feito na sede do município de Brumado para evitar aglomerações, muitas denúncias apontam que, nas comunidades rurais, vários bares continuam funcionando normalmente. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Soares Feres, destacou que os fiscais da prefeitura, sanitários, ambientais, tributários e de edificações, tem realizado um trabalho conjunto com a polícia militar para combater esse tipo de prática, bem como conscientizar as pessoas sobre a importância de se manter em casa nesse momento. “Estamos fazendo o possível para atender as comunidades rurais. Sabemos que chegaram vários ônibus clandestinos, tentamos fazer algumas barreiras com o apoio da PRE, mas muitos furaram. Isso aconteceu no país inteiro. É difícil”, lamentou. O secretário reiterou a importância do isolamento social para achatar a curva de propagação do vírus e fazer com que o sistema de saúde consiga absorver a demanda. “As pessoas estão levando na brincadeira, mas não é caso de brincadeira. As pessoas acabam propagando o vírus e não tem sistema de saúde que suporte. O sistema tem um limite de atendimento. Vamos obedecer às orientações do município”, completou.

Brumado: Equipe médica do Hospital Municipal fala sobre ações de contenção ao coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a diretora do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, Lucidalva Bonfim, garantiu que a equipe médica da unidade está se adequando e seguindo todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde em combate ao coronavírus. “A equipe está toda atualizada. Espero que a estrutura que estamos montando no momento seja inútil. Espero que isso tudo seja só um susto, embora tenhamos consciência que o problema está aí”, declarou. Bonfim ainda informou que a unidade já tinha um número importante de respiradores, porém já adquiriu mais alguns para enfrentamento da doença. “A equipe está unida e preparada para atender a população”, reiterou.

Brumado: Equipe médica do Hospital Municipal fala sobre ações de contenção ao coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O médico Bruno Andrade, que também faz parte da equipe do hospital, reforçou que, apesar do momento de tensão vivido em razão da novidade do que está acontecendo, a equipe está buscando cada vez mais conhecimento, experiência e treinamento para lidar com segurança com a pandemia. “Está tudo mundo sendo preparado. Pedimos a compreensão da população. Essa luta não é só dos profissionais de saúde, mas de toda sociedade. Esse sacrifício da quarentena deve ser feito”, destacou. A enfermeira Fernanda Brito reforçou que a unidade tem intensificado o controle de infecção hospitalar, principalmente no que se refere à lavagem das mãos. “Não adiantar usar a máscara e tocar a mesma com a mão suja. O mais importante nesse momento é a questão da higienização das mãos. Aqui no hospital estamos tendo um trabalho intenso com relação a treinamento e montagem de protocolo”, finalizou.

Brumado: Sesau atende pedido da CDL e autoriza funcionamento de oficinas, borracharias e cooperativas de leite Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em nota técnica, o secretário de saúde de Brumado (Sesau), Cláudio Feres, determinou, após solicitação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a inclusão dentre as possibilidades de funcionamento previstas no Decreto Municipal nº 5.246 dos seguintes estabelecimentos: oficinas mecânicas, borracharias e cooperativas de leite. Todos devem adotar as medidas de higienização e distanciamento preconizados pelo Ministério da Saúde em combate à pandemia do coronavírus no Brasil. Caso as determinações não sejam cumpridas, os estabelecimentos poderão ter a autorização para funcionamento cassada. A medida, segundo o secretário, visa permitir que outros serviços essenciais, como a locomoção de veículos, possam se concretizar.

Brumado: Secretaria de saúde confirma 94 casos suspeitos de coronavírus

O município de Brumado passou de 39 para 94 casos suspeitos de Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com a secretaria de saúde, 01 caso já foi confirmado, 01 descartado e 05 estão aguardando resultado do Laboratório Central (Lacen) de Salvador. A pasta pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.

Casa da Amizade e Rotary Club doam equipamentos de proteção ao Hospital Municipal de Brumado Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Na noite da última terça-feira (24), a Casa da Amizade e o Rotary Club doaram diversos equipamentos de proteção individual ao Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. A unidade conta com cerca de 120 leitos de enfermaria e 20 leitos de UTI Adulto e Neonatal para atender toda a região. Nos últimos dias, o hospital tem encontrado dificuldade para adquirir os equipamentos em razão da pandemia do coronavírus, a Covid-19. “Atitudes com essas nos dão força para lutar nesse momento. Estamos nos preparando cada dia mais e saber que temos pessoas engajadas com a comunidade e com os profissionais da saúde nos deixa mais fortes e confiantes para enfrentar essa pandemia”, afirmou a diretora da unidade, Lucidalva Bonfim.

Após cortes, governo destinará R$ 3 bilhões ao Bolsa Família Foto: Anderson Schneider/Veja

Após sofrer críticas pelos cortes realizados no Bolsa Família, o governo prepara uma Medida Provisória que abrirá crédito extraordinário de 3 bilhões reais para o programa social. O objetivo é conceder o benefício a mais de 1 milhão de famílias que estão em condições vulneráveis para enfrentar a crise provocada pela pandemia. A medida do governo será enviada ao Congresso após o ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, ter proibido ontem novos cortes no Bolsa Família. De acordo com a Veja, o magistrado atendeu ao pedido de sete governadores do Nordeste que contestaram a redução de 158 000 benefícios, sendo 61% na região. “Os dados sinalizam a tese jurídico veiculada e o dano de risco irreparável a ensejar desequilíbrio social e financeiro, especialmente considerada a pandemia que assola o país”, escreveu o ministro em decisão liminar. Os novos recursos para o Bolsa Família fazem parte de um crédito extraordinário no valor de 5 bilhões de reais que o governo destinará a cinco ministérios. Esse dinheiro deverá ser investido na aquisição de equipamentos para a unidades de terapia intensiva, no desenvolvimento de pesquisas da pandemia, na assistência aos brasileiros no exterior e no apoio das Forças Armadas em ações de combate à doença. De acordo com técnicos do ministério da Economia, a medida emergencial é necessária para conter a propagação dos casos de infecção pelo Covid-19 no Brasil.

Em meio ao coronavírus, moradores de Vitória da Conquista ficam preocupados com falta de água Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A proliferação do coronavírus tem preocupado moradores do bairro Alto do Panorama, em Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado. Por lá, o sistema de abastecimento está comprometido desde sábado (20). Na residência da dona de casa Maria Delfina dos Santos, além da preocupação com o coronavírus, as roupas sujas se acumulam, sem que a família tenha como lavá-las. Ela diz que, apesar da falta de água, as contas chegam normalmente. “A conta todo mês chega. E se a gente não pagar, eles cortam a água. Toda vez que a gente faz qualquer coisa, tem que lavar as mãos. Onde é que a gente vai achar água para lavar as mãos?”, questiona ela. De acordo com o G1, na casa do carpinteiro Aloísio Alves, a família conta com menos da metade do reservatório de 500 litros e não sabe o que vai fazer quando a pouca água acabar. “A situação fica crítica para a gente. Ainda bem que aqui em casa não tem criança, porque se tivesse criança seria pior”, disse ele. A família do auxiliar de serviços gerais Jorge Ribeiro também está na mesma situação. “Fica complicado, porque a gente tem que lavar as mãos toda hora. Tenho dois filhos, esposa, como vamos fazer?”. Por meio de nota, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa) informou que o abastecimento no Alto do Panorama foi restabelecido durante esta tarde e será regularizado ao longo desta noite. A Embasa disse ainda que nos últimos dias o fornecimento de água no bairro sofreu interrupções devido ao rompimento de diferentes trechos da rede distribuidora em decorrência da erosão das ruas provocada pelas chuvas.

Com cinco novos casos, número de pacientes com coronavírus sobe para 84 na Bahia Foto: Reprodução

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou, no fim da manhã desta quarta-feira (25), mais cinco casos de contaminação pelo novo coronavírus no estado. Com isso, o total de casos confirmados na Bahia sobe para 84. De acordo com a Sesab, todos os casos novos foram importados ou de transmissão local. A pasta ainda informou que 725 casos foram descartados e não há óbitos registrados. Dos cinco novos registros, quatro foram confirmados em Salvador e um no município de São Domingos. Os municípios com casos positivos são: Barreiras (1); Brumado (1); Camaçari (1); Conceição do Jacuípe (1); Conde (1); Feira de Santana (8); Itabuna (1); Jequié (1); Juazeiro (2); Lauro de Freitas (3); Porto Seguro (8); Prado (2); São Domingos (1); Teixeira de Freitas (1); e Salvador (52 casos, com a ressalva que três casos são importados, visto que o local de residência é fora da Bahia, mas a notificação foi feita na capital).

Brumado: Prefeito reduz próprio salário e de secretários em 50% como contenção de despesas diante da crise da Covid 19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), confirmou que reduziu o próprio salário e dos secretários administrativos em razão da pandemia do coronavírus, conforme anunciado pela secretária de educação, Edneia dos Santos Ataíde. Segundo ele, em um momento de dificuldade como esse, é o mínimo que a administração pode fazer. “É um momento de austeridade. Como que a gente pode querer cobrar sem dar o exemplo? Alguns vão discordar e dizer que isso não representa muito em termos de economia, mas ainda que presente pouco em termos de dinheiro representa muitos em termos de exemplo”, ponderou. A medida pode valer até 90 dias levando em conta os efeitos da paralisação da economia. A entrevista completa será exibida no Achei Sudoeste no Ar, às 17h, pela Rádio Alternativa FM, 97.9.

Brumado: 'O município deu todo suporte', diz secretário de saúde sobre idosa que morreu com suspeita de Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, disse em entrevista ao site Achei Sudoeste, que o município concedeu todo o suporte necessário para a idosa que morreu nesta quarta-feira (25) suspeita de Covid-19, o coronavírus. “O município deu todo suporte. Foi a primeira paciente a usar a nossa Sala Vermelha, que foi preparada para atendimento aos pacientes com suspeita de coronavírus. Nesse momento, o Lacen/Brumado está fazendo contato pra gente tentar liberar esse resultado o mais rápido possível”, afirmou. A paciente é procedente da zona rural da cidade. Mais uma vez, o secretário reforçou a necessidade do isolamento do grupo de risco e a obediência às regras de combate à proliferação do vírus.

Brumado: Idosa morre com suspeita de Covid-19, o novo coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma idosa de 86 anos morreu na manhã desta quarta-feira (25), em Brumado, com suspeita de Covid-19, o novo coronavírus. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a mulher estava internada no Hospital Professor Magalhães Neto desde a última segunda-feira (23). A secretaria de saúde do município já havia coletado o exame e aguarda o resultado do Laboratório Central (Lacen) em Salvador. Até às 18h da última terça-feira (24), Brumado já tinha registrado 39 casos suspeitos e 1 confirmado do coronavírus.

Petrobras reduz preço da gasolina em 15% Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Petrobras anunciou que vai reduzir em 15% o preço da gasolina em suas refinarias nesta quarta-feira (25). Em relação ao óleo diesel, não haverá alteração. A decisão da estatal vem na esteira da forte desvalorização que o petróleo vem apresentando no mercado internacional. No início do ano, ele era negociado a US$ 66,36. Na última segunda, fechou a 27,59. No ano, a desvalorização da commodity é de 58,7%. 

Caetité: Complexo Integrado de Educação disponibiliza plano de estudo aos alunos Foto: Divulgação

Em um momento que todo o país se mobiliza para minimizar os efeitos provocados pela pandemia do Coronavírus (COVID-19), unidades escolares da rede estadual de ensino buscam alternativas para motivar os estudantes neste período de suspensão das aulas. No Complexo Integrado de Educação de Caetité (CIEC), os professores estão disponibilizando "Planos de Estudo" que contemplam atividades pedagógicas adequadas a cada turma, que somam 771 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, com oferta da Educação em Tempo Integral. “Esta iniciativa tem duas intenções. A primeira é mantermos os nossos alunos em isolamento, como medida eficaz de contenção à proliferação do vírus. E a segunda é criarmos uma ambiência de estudos, envolvendo toda a família. O trabalho está suspenso na escola, mas os professores do CIE de Caetité estão comprometidos com a aprendizagem dos seus alunos. Por isso, eles estão recebendo os Planos de Estudo de todas as disciplinas, via grupo de líderes no WhatsApp, contendo livros em PDF, videoaulas, lista de exercícios, fichas de leitura, roteiro de pesquisa e produção textual, dentre outras atividades. Chegou a hora de utilizarmos a tecnologia para fortalecer o trabalho pedagógico”, destacou a diretora do CIEC, Marizete Carvalho. O estudante do 3º ano do Ensino Médio, Gabriel Fernandes, falou como as atividades contribuem na continuidade do seu aprendizado. “Seria muito prejudicial se ficássemos esse período sem estudar. Principalmente para aqueles que querem fazer o Enem e o vestibular este ano. Por isso, estas atividades estão nos mantendo atualizados em relação aos conteúdos e, com certeza, é benéfico para todas as séries, porque o que é aprendido no início da nossa formação também faz parte de todo o conhecimento e se torna necessário para nós”.

Secretaria de Saúde de Brumado orienta hotéis e pousadas a receberem profissionais de saúde

Em nota técnica enviada ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Feres, determinou, excepcionalmente, que os hotéis e pousadas do município poderão admitir hóspede, desde que seja profissional de saúde vindo de outra cidade para trabalhar no combate a Covid-19 e que detenha autorização específica da pasta. Os estabelecimentos devem adotar todas as medidas de higienização preconizadas pelo Ministério da Saúde. Os hotéis e pousadas que descumprirem a determinação poderão ter o alvará de funcionamento cassado. Segundo o secretário, a medida leva em consideração estratégias para combate à pandemia do coronavírus na cidade.

Coronavírus: Bancos alteram horário de atendimento Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou que as agências bancárias funcionarão em horário restrito até o fim da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). O público geral será atendido de segunda a sexta-feira, das 10h às 14h. Idosos terão horário diferenciado: das 9h às 10h. Além disso, as agências estão funcionando com limite de pessoas e apenas com transações essenciais. As mudanças serão efetivadas a partir desta quarta-feira, 25. Segundo a Febraban, os novos horários foram definidos após orientação do Banco Central. Cada banco será responsável por informar seus clientes dos novos horários de atendimento. O atendimento de caixas 24h continua normalmente. “Para proteger os clientes, foi intensificada a higienização desses terminais, seguindo a orientação de aperfeiçoar e intensificar os protocolos de higienização das instalações bancárias”, disse a Febraban em comunicado.

Câmara de Brumado chama secretária de educação de 'irresponsável': 'ela deveria mostrar ações contra a Covid-19' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Câmara de Vereadores de Brumado, através do presidente Leonardo Quinteiro Vasconcelos (Sem Partido), lamentou o anúncio da secretária municipal de educação, Ednéia dos Santos Ataíde, acerca da redução de 50% nos salários do executivo por conta da pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, e a provocação ao poder legislativo. Segundo informou o presidente ao site Achei Sudoeste, ao longo dos três primeiros anos de mandato da atual legislatura, a Câmara de Vereadores, com o apoio dos 13 parlamentares, devolveu R$ 1,5 milhão ao poder executivo, em economia gerada através de uma postura rígida administrativa. Vasconcelos classificou a declaração como “irresponsável”. “A quem interessa esse discurso? Num momento crítico em que estamos passando por conta da pandemia do coronavírus, a secretária de educação vem com uma declaração irresponsável, de provocação, de politicagem baixa entre o poder legislativo e executivo”, disse. 

Câmara de Brumado chama secretária de educação de 'irresponsável': 'ela deveria mostrar ações contra a Covid-19' Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Para Quinteiro, o momento é oportuno para que a secretária mostrasse ações eficazes no combate ao Covid-19. “Queria ouvir o posicionamento do prefeito Eduardo Vasconcelos”, cobrou. Leonardo ainda disse que o atual momento é de salvar vidas e evitar a proliferação do vírus. “A prefeitura de Brumado deveria criar um comitê de crise para tratar da pandemia, convocar o poder legislativo e sociedade civil em geral para informar melhor a população”, sugeriu. Questionado por nossa reportagem sobre a possibilidade de redução nos salários dos parlamentares, prefeito e secretários municipais, o presidente ressaltou que “vamos sentar todo mundo e conversar, o que não pode é aproveitar de uma situação crítica de saúde pública por conta da pandemia e jogar a população contra o poder legislativo”.

Tele Coronavírus 155 começa a funcionar para atender a população gratuitamente na Bahia

A população da Bahia passa a contar com o Tele Coronavírus 155, que vai prestar orientação e esclarecimentos à população, com rapidez e agilidade, durante à pandemia do novo coronavírus. O serviço, que passa a funcionar das 7h às 19h, é gratuito e fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a Fiocruz Bahia. Através do número 155, estudantes do quinto e sexto ano de medicina, supervisionados por médicos, irão orientar a população, evitando a circulação de pessoas que não precisam de atendimento em unidades de saúde, neste primeiro momento.

Arquivo