Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2014
Brumado: Tiro de Guerra comemora dia do Exército Brasileiro Foto: Divulgação

No dia 19 de abril comemora-se o dia do Exército Brasileiro. Para celebrar a data, o Tiro de Guerra 06-024, de Brumado, iniciou a semana realizando competições entre os atiradores matriculados no corrente ano. Futsal, cabo de guerra, flexão na barra e tiro ao alvo foram algumas das atividades promovidas. Além de desenvolver nos jovens atiradores o condicionamento físico, as competições visam promover virtudes como espírito de união, liderança e trabalho em equipe.

Brumado: Carreta transportando caldeira perde o rumo e prejudica trânsito no centro comercial Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma carreta transportando uma caldeira, que havia saído do estado do Rio de Janeiro com destino a Recife, no Pernambuco, causou transtorno na manhã desta terça-feira (15), no centro comercial de Brumado. O veículo com mais de 20 metros de comprimento passou direto na rótula de entroncamento entre a BA-262 e a BR-030 e acabou entrando na cidade e causando um engarrafamento quilométrico. Além do engarrafamento, a carreta também provocou danos em uma placa de sinalização e na fiação de telefonia. Agentes de trânsito foram mobilizados para descongestionar o perímetro. Após várias manobras, a carreta conseguiu seguir viagem. Porém, o motorista teve de fazer um desvio pela BA-148, onde tentará retornar à rota através da Chapada Diamantina.

Brumado: Liu Vasconcelos apresenta projeto que propõe cotas para negros Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um projeto de lei, de autoria da vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB), dispõe sobre reserva de vagas para negros em concursos públicos do poder executivo e legislativo de Brumado. De acordo com a proposta, serão reservadas aos afrodescendentes 20% das referidas vagas. A vereadora disse que o projeto visa assegurar a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho para a população negra, sobretudo no que se refere à promoção da igualdade nas contratações do setor público. “Ressalto que recentemente não só a Câmara dos Deputados (concurso para cargo federal), como também várias Câmaras Municipais (concursos para cargo municipal) e Assembleias Legislativas (concurso para cargo estadual) do nosso país vem adotando projetos neste sentido. Por estas razões que Brumado não poderia ficar de fora no âmbito do nosso município desta importante Lei, razão pelo que apresento aos meus pares o presente projeto”, afirmou Vasconcelos.

Brumado: Agentes de endemias e de saúde unem forças em assembleia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma assembleia que reuniu os agentes de endemias e de saúde de Brumado foi realizada na manhã desta terça-feira (25), no clube do Sindicato dos Mineradores. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Arilene Rodrigues Silva, secretária geral do Sindiax/ACE, disse que a reunião teve por objetivo fortalecer a categoria, vez que, segundo ela, os agentes estavam trabalhando de forma isolada. Rodrigues explicou que a assembleia serviu para unificar as reivindicações das duas categorias de trabalhadores. “O resultado da reunião foi muito bom”, disse ela. A secretária informou ainda que em apenas dois municípios da Bahia a situação dos agentes é precária e Brumado é um deles.

Greve: Assembleia pode determinar paralisação da polícia militar na Bahia

Os baianos estão apreensivos por causa de uma assembleia que será realizada na tarde desta terça-feira (15), na capital baiana, onde serão debatido os rumos da polícia militar. A categoria poderá deflagrar greve geral em todo o estado por tempo indefinido. Durante a assembleia será apresentada e discutida a lei de modernização da PM, elaborada pelo governo do estado e divulgada na última quinta-feira (10). Marco Prisco, presidente da Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra), não confirma a greve, mas deixa a entender que o clima é tenso e a categoria está propensa a interromper as atividades. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), que intermedia as negociações com a categoria, já está ciente da greve que deve ser deflagrada hoje.

Riacho de Santana: Autorizadas obras de iluminação da Avenida Tiradentes Foto: Divulgação

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) confirmou a autorização para início das obras de iluminação pública da Avenida Tiradentes, no município de Riacho de Santana, no sudoeste da Bahia. A conquista, fruto de solicitação da parlamentar, foi confirmada através de uma carta de autorização enviada pelo secretário de Infraestrutura do Estado (Seinfra), Marcos Cavalcante. Executada pela Coelba, a obra contará com cerca de 3,18 quilômetros de rede elétrica, 70 postes e 91 luminárias. O investimento está orçado em aproximadamente R$ 245 mil. Para a parlamentar, a resposta positiva demonstra o compromisso do Governo do Estado para fomentar políticas que proporcionem o desenvolvimento da região. “A autorização da obra é uma conquista de toda a população de Riacho, pois essa é uma reivindicação antiga que está muito próxima de ser tornar realidade. Fico muito contente em poder contribuir para trazer esse benefício para a população”, disse Bastos.

Tanhaçu: Bandidos assaltam e asfixiam aposentado próximo a posto da polícia rodoviária Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O aposentado Valter Teixeira dos Santos, 63 anos, foi encontrado morto por volta do meio dia da última segunda-feira (14), dentro da casa onde morava no distrito de Sussuarana, próximo ao posto da Polícia Rodoviária Estadual, em Tanhaçu, no sudoeste baiano. Ao site Brumado Notícias, familiares disseram que a polícia suspeita de latrocínio, roubo seguido de morte, tendo em vista que a residência estava toda revirada e não foram encontrados os cartões de créditos e nem o salário do idoso. Valter morreu vítima de asfixia e o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Brumado. A polícia civil de Tanhaçu, sob o comando do delegado Fábio Lago, iniciou as investigações acerca do ocorrido. Acredita-se que os autores do crime tinham conhecimento do cotidiano da vítima.

Lagoa Real recebe premiação de trabalho realizado em prol da educação Foto: Divulgação

A Premium Brasil Congressos e Eventos Nacionais realiza desde 2002 o evento Educa Brasil para premiação dos secretários municipais da Educação. Para concessão do Prêmio Palma de Ouro, a Premium leva em consideração critérios como a utilização lícita dos recursos públicos; obras municipais na área da educação; projetos de implantação pedagógica e regimento escolar; avaliação da gestão democrática do ensino público, política municipal da educação, participação da sociedade na gestão, além de pesquisas em sites governamentais e não governamentais. Em Lagoa Real, Maria das Graças Moreira Novais foi classificada entre os 100 melhores secretários municipais da Educação do Brasil. Ela recebeu a premiação em um evento realizado na Costa do Sauípe, entre os dias 09 e 12 de março.

Através de um vídeo oficial, o vocalista da banda Asa de Águia, Durval Lelys, anunciou que o grupo irá parar por tempo indeterminado e que ele seguirá carreira solo nesse período. Inúmeros boatos sobre o fim da banda surgiram recentemente, mas o cantor declarou que a decisão só foi tomada no final do ano passado. “Em outubro do ano passado, tomei uma decisão muito importante para minha felicidade: a de me afastar de todas as estruturas empresariais as quais pertenço e o meu único objetivo com isso é passar a me dedicar com exclusividade a tocar e cantar - as coisas que mais gosto de fazer nessa vida”, disse Durval. Em seguida, o cantor afirmou que a história e marca da banda, construídas ao longo de 27 anos, serão preservadas. “Enquanto o Asa estiver parado seguirei como Durval Lelys, porque quero cantar, tocar e me divertir com vocês que são inspiração, a razão e a essência da minha vida. Continuaremos juntos com amor!", concluiu. 

Brumado: Vereador sofre tentativa de assalto após sessão da Câmara Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Logo após a sessão legislativa da última segunda-feira (14), o vereador Romar Pereira (SDD) foi abordado por três elementos em uma via ao lado da Câmara de Vereadores de Brumado. Os mesmos tentaram roubar a motocicleta que o parlamentar pilotava. Por telefone, Pereira disse ao site Brumado Notícias que um dos marginais tentou se jogar sobre ele a fim de derrubar a moto. Porém, mesmo apavorado, o parlamentar acelerou o veículo em direção à delegacia. Policiais se deslocaram até o local da abordagem, mas os meliantes já haviam fugido. A polícia escoltou o parlamentar até a sua residência. Romar disse que irá prestar queixa do ocorrido hoje (15). “Onde vamos parar desse jeito? Senti na pele o que nossos cidadãos estão passando com essa onda de assaltos em nosso município”, afirmou Romar. 

Santa Festa no sábado de aleluia em Caculé O organizador Marcílio Neves diz que a festa marca um dos momentos mais emocionantes da fé cristã. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A cidade de Caculé vai realizar no sábado de Aleluia (19) a Santa Festa. Membro da comissão organizadora do evento, Marcílio Neves declarou ao site Brumado Notícias que a festa, que será animada pelo cantor Daniel Viera, vai envolver todos os amantes da música sertaneja e ainda irá embalar o público com muitos ritmos no estilo sertanejo universitário. Sábado de aleluia com muita animação é na Santa Festa em Caculé.

Brumado: Câmara reprova emendas modificativas quanto a piso de controlador interno Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O projeto de lei nº 07/2014 que dispõe sobre a atualização dos vencimentos do cargo comissionado de controlador interno da Casa Legislativa brumadense, foi aprovado na última semana. Para a última segunda-feira (14), duas emendas foram votadas pelos parlamentares: a emenda modificativa nº 001 à Lei Municipal 1.450, de 13 de setembro de 2013, que cria o sistema de controle interno do poder legislativo do município de Brumado e dá outras providências; e a emenda modificativa nº 001, que dispõe sobre a atualização dos vencimentos de cargo comissionado da Câmara Municipal de Brumado. Ambas, de autoria da vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB), foram reprovadas pela maioria absoluta dos vereadores. Em sua explanação sobre o projeto, o vereador Alessandro Lôbo (PSL) declarou que as emendas ferem a lei já estabelecida e o direito do servidor. Após a derrota, a vereadora Liu Vasconcelos disse que não irá mais tocar no assunto. “Não podemos vetar o direto que é dado ao trabalhador e digo isso como sindicalista que sou”, afirmou o vereador Édio Pereira (PCdoB).

Posto Sabrina II: A melhor gasolina pelo melhor preço Foto: Kauê Souza/Brumado Notícias

Em Brumado, você pode encontrar a melhor gasolina pelo melhor preço no Posto Sabrina II. Só no local o combustível está custando apenas R$ 2,859 o litro. Isso mesmo, apenas R$ 2,859 o litro. Muito barato! Passe na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, onde o posto fica localizado, e abasteça o seu veículo. Além de ter a garantia de um combustível de qualidade, você faz uma grande economia. Gasolina com o menor preço é no Posto Sabrina II.

Brumadenses viram a lua sangrenta Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Toda a América pode ver o fenômeno celeste que envolveu a Terra, o Sol e a Lua e formou o espetáculo da Lua vermelha, também conhecido como Lua Sangrenta. O evento foi registrado pelo site Brumado Notícias durante a madrugada desta terça-feira (15). O flagrante ocorreu no final do fenômeno, mas foi possível captar o tom avermelhado no satélite natural do planeta. Muitos brumadenses acordaram na madrugada para ver o eclipse, que se repetirá no mês de outubro.

Deputado Marquinho Viana participa de inauguração de obras em Coribe Foto: Divulgação

O deputado Marquinho Viana (PV) esteve no município de Coribe no último fim de semana. A visita à cidade teve por objetivo a sua participação nas festividades de inauguração da Praça Joaquim Lacerda e da pavimentação do bairro Novo Horizonte. As obras foram inauguradas pelo governador Jaques Wagner (PT) e pelo prefeito do município, Manoel Rocha (PR). As intervenções beneficiam mais de 15 mil habitantes. Na ocasião, Wagner autorizou a implantação de sistema de abastecimento de água na localidade de Ranchinho, que contará com investimento na ordem de R$ 5,3 milhões, e anunciou a recuperação da rodovia BR-135, no trecho entre Coribe e Santa Maria da Vitória. Os primeiros 25 quilômetros já foram autorizados.

Caculé: Falamansa e Aline Rosa no Forró do Bacurau

A produção do tradicional Forró do Bacurau, evento que acontece no São João de Caculé, anunciou na tarde desta segunda-feira (14) as atrações do evento. O Forró do Bacurau, a maior festa de camisa do São João 2014 do sudoeste baiano, está simplesmente imperdível. A festa, que será realizada no dia 21 de junho a partir das 17h, terá a banda Falamansa, a cantora Aline Rosa, ex-vocalista da banda Cheiro de Amor, Entre um Gole e Outro e Kleytones. Serão mais de vinte tipos de comidas e bebidas típicas à vontade para você saborear. O melhor São João da Bahia é em Caculé, minha gente. Não percam: Forró do Bacurau, no Espaço Bacurau. O evento é produzido pela Só Legal Produções.

Eleições 2014: Zé Ronaldo está confiante na vitória de Souto, Joaci e Geddel Foto: Kauê Souza/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias na tarde desta segunda-feira (14), o prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (DEM), falou sobre a expectativa para as eleições 2014. Ele participou do anúncio oficial da chapa de oposição que disputará o governo baiano. O democrata ressaltou a caminhada do ex-prefeito de Caculé, Luciano Ribeiro (DEM), para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). “A apresentação da nossa chapa hoje foi muito forte. A união significativa da oposição culminou em um ato de peso que contou com a presença muito grande de diversas lideranças de toda a Bahia. Um público animado e entusiasmado. Não tenho a menor dúvida que isso fortalece a nossa chapa majoritária ao governo do estado e ao senado federal”, disse. O prefeito da segunda maior cidade da Bahia lembrou a caminhada de Luciano Ribeiro nas eleições 2014. “Luciano sem dúvidas é um político vitorioso. Uma pessoa merecedora da eleição para deputado estadual. Tem carisma, inteligência, sabe fazer política, é um bom gestor e é um candidato de muito potencial”, finalizou.

Brumadenses participam do Encontro Regional da Semana do Bebê em Recife Foto: Divulgação

Duas servidoras representaram a Secretaria da Educação e de Saúde, da Prefeitura Municipal de Brumado, na cidade de Recife (Pernambuco), nos dias 03 e 04 de abril. Na ocasião, foi realizado o Encontro Regional da Semana do Bebê, que é uma estratégia de mobilização social, apoiado pelo UNICEF e o Instituto Camargo Correia, representado em Brumado pela Empresa InterCement. O evento visa tornar prioridade na agenda dos municípios brasileiros o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos, principalmente a primeiríssima infância, aquelas com até 3 anos. As despesas de deslocamento, hospedagem e alimentação dos representantes foi de inteira responsabilidade da Empresa InterCement.

Brumado: Weliton Lopes apresenta projeto da 'Lei do Troco' Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na sessão desta segunda-feira (14), o vereador Weliton Lopes (SDD) apresentará projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos comerciais de Brumado quanto à devolução integral e em espécie do troco. Lopes destacou que o comércio precisa estar ciente de que o troco em espécie é um direito do consumidor. “Por várias vezes podemos observar que os trocos são realizados com balas ou outros produtos sem que o cliente tenha a chance de recusar”, disse. A lei prevê que o seu descumprimento acarretará em advertência, sendo posteriormente passível a aplicação de multa no valor de R$ 500 a R$ 1.000,00. O estabelecimento também poderá ser suspenso pelo prazo de 15 dias. “A efetivação da Lei dependerá também da colaboração de todos para que não tenham receios de denunciar. Estamos sempre buscando oferecer o melhor para nossa população”, concluiu o parlamentar.

Brumado: Líder do prefeito na Câmara pode apoiar Paulo Souto nas eleições 2014 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador José Carlos dos Reis (PDT), líder do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) na Câmara de Brumado, deve declarar nos próximos dias o seu apoio ao pré-candidato ao governo da Bahia, Paulo Souto (DEM). Reis também poderá marchar contrariamente ao deputado estadual João Bonfim (PDT), um dos seus principais aliados. Aguiberto já declarou apoio ao pré-candidato Rui Costa (PT), embora o seu partido possa apoiar Souto. Já Bonfim aguarda a decisão de seu partido, que ainda não definiu o apoio para as eleições 2014. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o vereador pedetista afirmou que ainda não tomou a decisão final e que primeiro irá conversar com Aguiberto e, em seguida, com João Bonfim. “Não quero anunciar nada e dizer o meu candidato preferido antes de conversar com os meus aliados políticos. Todos sabem que sou líder de Aguiberto no legislativo e não faz parte de minha conduta tomar as minhas decisões sem antes conversar com a base”, disse. Especula-se nos bastidores da política brumadense que nem todos os vereadores situacionistas seguirão o prefeito no apoio ao candidato petista.

Eleições 2014: Chapa de oposição ao governo Wagner é anunciada em Salvador Foto: Kauê Souza/Brumado Notícias

Nesta segunda-feira (14), aconteceu em Salvador o anúncio oficial da chapa de oposição que disputará o governo baiano. O senador e pré-candidato à presidência da república, Aécio Neves (PSDB), participou do evento. O pré-candidato a governador, Paulo Souto (DEM); a vice-governador, Joaci Góes (PSDB); e a senador, Geddel Vieira Lima (PMDB), foram apresentados aos presentes pelo prefeito ACM Neto (DEM). O ato é considerado o primeiro ato oficial da pré-campanha do senador Aécio Neves (PSDB) à presidência da República.

Brumado: Transforme imposto em solidariedade

O contribuinte pode deduzir o imposto de renda de várias formas. As deduções ajudam a reduzir a base de cálculo do Imposto de Renda, diminuindo, portanto, o valor a pagar ou aumentando as chances de restituição. O limite do Imposto Devido é 6% mas, dentro desse limite global, a Pessoa Física que efetuar doações no período de 1º de janeiro ao último dia útil de abril do ano de 2014 pode optar pela dedução de até 3% do imposto devido diretamente na Declaração de Ajuste Anual efetuada, nesse mesmo ano. E os 3% restantes poderão ser utilizados para deduções referentes a doações que tenham ocorrido no ano anterior. A doação ao Fundo da Criança e do Adolescente de Brumado não prejudica as outras doações de despesas com saúde, educação, dependentes, previdência privada ou pensão alimentícia. As doações podem ser depositadas na seguinte conta:  Banco do Brasil - Agência 0730-7 - Conta Corrente: 14.197-6.

Jussiape: Cortina de luz toma conta do céu da cidade Foto: Jussi Up Press

Em Jussiape, na Chapada Diamatina, uma “cortina de luz” tomou conta do céu da cidade no último fim de semana. De acordo com o Jussi Up Press, o fenômeno, que durou pouco mais de 15 minutos, acontece em razão da incidência de raios solares nas nuvens carregadas de umidade. A região da Chapada Diamantina é conhecida por proporcionar aos visitantes paisagens deslumbrantes, principalmente durante os fins de tarde.

Brumado: Forró do Sítio Novo fará referência à Copa do Mundo 2014

A maior festa do sudoeste da Bahia, o Forró do Sítio Novo, será realizado no dia 14 de junho, com início às 18h e término às 00h30. Nesta edição, o evento será marcado pela referência à Copa do Mundo, que acontece no mesmo mês. Com as cores verde e amarelo, a festa promete lotar as dependências do Sítio Novo, onde se apresentarão a Banda Lordão, Trio da Huana, o forrozeiro mais apaixonado do Brasil, Edgar Mão Branca, e a Banda Cacau com Leite, um dos grupos de forró mais conceituados do Brasil. Uma mega estrutura será montada para marcar a sexta edição do forró. Não deixe para depois e reserve já o seu ingresso. O primeiro lote está sendo vendido pelo valor de R$ 120 com direito a comida e bebida à vontade. A festa é produzida em parceria pela Só Legal Produções e pelo promoter Beto Bonelly.

Arquivo