Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "04/2014"

11 Abr 2014 - 17:40h

O Sindicato dos Lojistas da Bahia (Sindilojas) esclarece a diferença entre acordo coletivo e convenção coletiva. Segundo o órgão, o acordo coletivo acontece entre empresa e sindicato; ao contrário da convenção coletiva, que é celebrada entre sindicatos. “Assim, por exemplo, se uma empresa celebrar um acordo coletivo, essas normas terão validade apenas para os seus empregados, em nada atingindo outras empresas”, explicou. Para o acordo se tornar geral, precisa ser uma convenção coletiva. “Se o Sindicato dos Comerciários e comerciantes chegarem a unanimidade esperado por todos, podemos fechar acordos coletivos, contudo, tem que ser empresa por empresa, o que de certa forma inviabiliza abranger toda a cidade”, afirmou o sindicato. A diretoria do Sindilojas disse que aguarda a decisão da Fecombase para autorizar a negociação da convenção coletiva 2014/2015.

11 Abr 2014 - 16:00h

Após investigações, policiais da CIPE/Sudoeste - Caesg desarticularam uma quadrilha de roubo de carga. O grupo foi encontrado na Fazenda 77, povoado Alegre, em Anagé, no sudoeste da Bahia. No local, a polícia apreendeu uma carga de tênis e uma carga de materiais de informática, avaliadas em mais de meio milhão de reais. Na fazenda também estava um caminhão estacionado em frente a um galpão, dentro do qual foram apreendidos vários bloqueadores de satélite, usados por assaltantes para dificultar a localização de veículos roubados. No interior da sede da propriedade, foram apreendidas várias armas de fogo. Os policiais ainda vasculhavam o local quando a quadrilha chegou. Ao perceberam a presença da polícia, o grupo ainda tentou fugir. Eles atiraram contra a guarnição, que revidou. Três indivíduos foram alvejados, sendo encaminhados ao Hospital de Anagé. Porém, eles não resistiram e morreram na unidade de saúde. São eles: Luciano Valadares da Costa, 54 anos, conhecido assaltante de carga na região sudoeste; Marcos Lacerda França, 26 anos; e José Roberto da Silva, 53 anos. O responsável pela fazenda, Dante Menezes Neto, 39 anos, confessou a custódia das cargas roubadas e informou que recebia R$ 40 mil pela custódia do material. Ele foi autuado por receptação.

11 Abr 2014 - 15:30h

A Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (SUCAB) confirmou a publicação da licitação para escolha da empresa que realizará as obras do SAC de Guanambi, no sudoeste baiano. A notícia foi bastante comemorada pelo deputado estadual João Bonfim (PDT), que já havia encaminhado indicação ao governador do estado solicitando a implantação do posto no município. Em audiência realizada no final de 2013, na Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB), acompanhado pelo prefeito Charles Fernandes, o deputado recebeu a notícia de que os recursos para a obra já estavam assegurados. Estima-se que o posto funcione com 55 funcionários e tenha uma média de mil atendimentos por mês.

11 Abr 2014 - 14:30h

A concessionária Brumauto acaba de receber uma unidade da Kombi Last Edition - linha de despedida do automóvel. O veículo é um dos um dos modelos de maior sucesso da Volkswagen no Brasil, que se destaca pela maior longevidade da indústria automobilística mundial, somando quase 56 anos ininterruptos de fabricação. A edição com produção limitada a 1200 unidades traz itens exclusivos como pintura tipo “saia e blusa”, acabamento interno de luxo e elementos de design que remetem às inúmeras versões do veículo fabricadas no país desde 1957. A unidade comemorativa em azul e branco dá um toque de requinte e nostalgia ao modelo, que tem capacidade para nove ocupantes.

11 Abr 2014 - 14:00h

Por volta das 07h30 desta sexta-feira (11), a professora Maria da Conceição Caíres Cambuí, 61 anos, conhecida como Maria de Lourinho, passou mal enquanto dava aula na Escola Polivalente de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. Ela chegou a ser levada pelo Samu 192 ao hospital da cidade, mas não resistiu. Segundo o atestado de óbito, a professora sofreu um infarto. O corpo será velado em sua residência, no Bairro Primeiro Gole. Em seguida, será encaminhado à Catedral de Nossa Senhora do Livramento. O sepultamento está marcado para às 17h. A cidade está de luto.

11 Abr 2014 - 13:40h

Nesta sexta-feira (11), diversas prefeituras do país irão paralisar as atividades em protesto contra a atual situação de crise financeira das administrações municipais. A prefeitura de Brumado não aderiu à paralisação nacional dos municípios e continua trabalhando normalmente hoje (11). Em Salvador, a diretoria da União dos Municípios da Bahia (UPB) vai reunir prefeitos, deputados e senadores para discutir as principais reivindicações dos gestores. Estes devem questionar os parlamentares sobre o posicionamento deles em relação a propostas em tramitação no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa de interesse dos municípios.

11 Abr 2014 - 12:00h

Dois menores foram conduzidos à delegacia pelo delegado Nilo Ebraim para prestarem esclarecimentos sobre produtos eletrônicos que foram subtraídos de uma casa no Bairro Baraúnas no dia 30 de janeiro. Os aparelhos de TV, DVD e de videogame foram encontrados em poder de um receptador, que levou os investigadores e o delegado até os menores, apontados como supostos arrombadores da residência. Os suspeitos e o receptador foram encaminhados à delegacia para prestarem esclarecimentos. Já os objetos foram encaminhados para perícia.

11 Abr 2014 - 11:30h

Dando continuidade ao atendimento de portadores de necessidades especiais no interior do Estado, os médicos da Coordenação de Saúde (CAS) do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran) realizarão nos dias 26 e 27 de abril Junta Médica Especial no Polo de Vitória da Conquista. No dia do atendimento, é necessário estar com a carteira de identidade e relatórios atualizados dos médicos assistentes com a identificação da patologia. É importante lembrar que no relatório deve conter informações detalhadas sobre a patologia. O Detran espera com essa iniciativa criar condições favoráveis para os indivíduos que tenham interesse em adquirir ou renovar a carteira nacional de habilitação; e facilitar o atendimento da avaliação pericial do portador de deficiência física.

11 Abr 2014 - 11:00h

Os funcionários da Embasa aderiram a paralisação de 24 horas decidida em assembleia geral com o sindicato da categoria. O movimento foi deflagrado em protesto contra a proposta da empresa para o Programa de Participação nos Resultados (PPR). Embora se trate de uma paralisação, representantes do sindicato da categoria fixaram cartazes no portão de entrada do escritório regional em Brumado apontando greve.

11 Abr 2014 - 10:30h

Passando por uma crise financeira, a empresa aérea Passaredo voltou a protagonizar uma nova polêmica. A empresa teria deixado de transportar as bagagens dos passageiros durante dois voos, em fevereiro e março deste ano. Uma passageira disse que quando chegou ao destino as suas malas não estavam no avião. Segundo ela, representantes da Passaredo alegaram questão de excesso de peso. Informações extra oficiais dão conta de que a empresa não estaria abastecendo os aviões em Vitória da Conquista e, assim, a companhia tem que carregar mais combustível no avião para conseguir chegar até Salvador, a etapa seguinte do voo. Com o tanque cheio, as malas são deixadas para outro voo, mais vazio. A empresa estaria devendo a uma fornecedora de combustível de Vitória da Conquista. A companhia aérea classificou os problemas como “pontuais” e diz que reduziu o número de assentos à venda no avião de modo a atenuar o problema. A Agência Nacional de Aviação Civil disse que irá fiscalizar o problema. As informações são da Folha de S. Paulo.

11 Abr 2014 - 10:00h

A gasolina continua com preço promocional no Posto Sabrina II, em Brumado. No local, o combustível está custando apenas R$ 2,889 o litro. Abasteça o seu veículo no posto e faça uma grande economia. O Posto Sabrina II fica localizado na Rua Exupério Pinheiro Canguçu. Gasolina com o menor preço é no Posto Sabrina II.

11 Abr 2014 - 09:30h

 A Comissão Paroquial de Meio Ambiente de Caetité convida a todos para um debate público sobre a "Mineração de Urânio em Caetité: Riscos, Saúde e Ambiente", está sendo realizado nesta sexta-feira (11), no auditório da Uneb. No evento, estão sendo apresentados os resultados preliminares da pesquisa participativa de base comunitária sobre problemas de saúde no entorno da mina de urânio, em Caetité. O pesquisador titular do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da FIOCRUZ, Marcelo Firpo, e o físico nuclear francês, Bruno Chareyron, irão apresentar os dados. A pesquisa teve início em 2012 diante das polêmicas e controvérsias que envolvem o assunto. O objetivo do debate é informar a população sobre os riscos à saúde e ao meio ambiente da exploração de urânio na cidade.

11 Abr 2014 - 09:00h

A Bahia é o terceiro pior estado em déficit de defensores públicos no Brasil. A informação foi divulgada pela Defensoria Pública da Bahia. Para se ter uma ideia do quadro, dos 417 municípios da Bahia, apenas 22 tem defensor público. A situação é ainda pior quando se trata da população carente, haja vista que 90% dela não possui assistência jurídica integral e gratuita, conforme estabelece a legislação. Em Brumado, há mais de um ano a unidade da Defensoria Pública deixou de funcionar. O órgão também atendia aos municípios de Aracatu e Malhada de Pedras. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), para uma cidade do porte de Brumado o ideal seria a contratação de oito defensores.

11 Abr 2014 - 08:30h

A deputada Ivana Bastos (PSD) e o prefeito de Lajedinho, Antônio Mário, encontraram-se no município de Itaberaba, no último domingo (06). Os dois confirmaram que estão trabalhando em conjunto para garantir melhorias para o município. No início do mês, o prefeito já havia se encontrado com a parlamentar para tratar das atuais demandas do município, que foi atingido recentemente por fortes chuvas. O temporal deixou 17 mortos e cerca de 200 famílias desabrigadas. No encontro, Bastos pontuou a importância de um trabalho em conjunto para superar as dificuldades enfrentadas pela comunidade. “A população de Lajedinho sofreu muito com essa tragédia e farei o possível para dirimir as necessidades da população”, destacou ela.

11 Abr 2014 - 08:00h

O deputado Marquinho Viana (PV) encontrou-se em audiência com Marcos Benício Foltz Cavalcanti, da Secretaria de Infraestrutura da Bahia, e com o superintendente de Energia e Comunicações, Silvano Ragno. Na ocasião, Viana conseguiu autorização para implantação de iluminação pública na Avenida Ulisses de Oliveira, no município de Anagé. A obra está orçada em R$ 210.041,83. O parlamentar também assegurou obras de iluminação pública no Distrito de Marcolino Moura, em Rio de Contas, ao custo estimado de R$ 316.773,63; na Avenida do Matadouro, em Piatã, onde serão gastos R$ 139.171,71; e também na Avenida Brasil, sede do município de Tabocas do Brejo Velho, cujo custo previsto é de R$ 233.088,17. No total, as obras representam um investimento de R$ 689.037,41, recursos do Tesouro do Estado da Bahia.

10 Abr 2014 - 16:35h

A adolescente Gabrielly Freitas, de 15 anos, fugiu da casa onde morava com a irmã no Bairro São José (Urbis I), na manhã da última quarta-feira (09), levando duas sacolas de roupa. A mãe, Vera Lúcia Freitas, que sofre com problemas cardíacos, está desesperada. A irmã disse ao site Brumado Notícias que a adolescente ficou irritada com algumas restrições impostas pela família. Ela teria ficado ainda mais chateada ao saber que voltaria para a casa da mãe no distrito de Cristalândia. A família acredita que Gabrielly está escondida na casa de alguma amiga. O Conselho Tutelar foi acionado e prestou queixa de desaparecimento na delegacia. A polícia iniciou a investigação. Quem souber do paradeiro da adolescente, pode entrar em contato através do número (77) 9961-9914.

10 Abr 2014 - 16:00h

Por volta das 11h desta quinta-feira (10), Adriano Ricelli Cardoso de Sousa, 41 anos, caiu de um andaime enquanto trabalhava na obra de cobertura da quadra da Escola Municipal Eleutério Tavares, em Condeúba, no sudoeste baiano. Segundo o Jornal Folha de Condeúba, o operário foi socorrido pelo Samu 192 e encaminhado ao Hospital Municipal. No local, ele foi assistido e transferido para Vitória da Conquista devido à gravidade do seu estado de saúde. Adriano é natural da cidade de Caculé.

10 Abr 2014 - 15:30h

Nesta quinta-feira (10), foi registrada em Brumado, na Praça da Matriz, sensação térmica de 40°C. Sobre o calor intenso, um taxista brincou dizendo que “quem sai daqui e vai pro inferno tem que levar cobertor”. Diante das altas temperaturas, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, recomenda à população que tome bastante líquidos, evite exposição ao sol, use protetor solar, e consuma frutas e alimentos frios. Segundo Feres, os principais riscos à saúde nesse caso é o câncer de pele e insolação, além do risco da proliferação do mosquito da dengue. “Temos ainda o risco da dengue já que nos últimos dias caíram chuvas esporádicas e a larva do mosquito pode eclodir com a alta temperatura. Não podemos baixar a guarda neste momento”, alertou o secretário. A estação Clima Tempo aponta baixa umidade relativa do ar na cidade, a qual está em apenas 32%. A previsão, segundo a meteorologia, é de pancadas de chuva à noite, mas com calor intenso e sol com algumas nuvens nos próximos dias. Desta sexta-feira (11) até o domingo (13), a temperatura mínima prevista é de 20°C e a máxima de 30°C, com possibilidade de pancada de chuva na noite do domingo.

10 Abr 2014 - 15:00h

Durante três dias, a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) realizou em Brumado o projeto de capacitação de agentes vacinadores. O encerramento da capacitação com treinamento prático ocorreu na manhã desta quinta-feira (10). O projeto foi ministrado na Fazenda Mariana. Além do município anfitrião, também participaram do treinamento representantes das cidades de Vitória da Conquista, Barra da Estiva, Rio do Antônio, Malhada de Pedras, Barra do Choça, Contendas do Sincorá, Tanhaçu e Ituaçu. 

A veterinária Andreia Brige, que atende ao escritório regional da ADAB em Vitória da Conquista, foi a facilitadora do projeto. Em entrevista ao Brumado Notícias, ela declarou que o objetivo da capacitação é facilitar o trabalho dos criadores de rebanho.  Ainda segundo Andreia, os agentes capacitados se tornam conhecedores dos riscos da vacina contra brucelose e, após preenchimento de responsabilidade com firma reconhecida, são credenciados pela agência geral da ADAB, em Salvador. Em seguida, serão liberados como agentes vacinadores para atuarem em qualquer município do estado.

10 Abr 2014 - 13:00h

O Levante Popular da Juventude e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Brumado, vão realizar hoje (10), às 17h, uma palestra com o tema "Para que(m) serve a Universidade?". O evento faz parte do I Ciclo de Debates do Levante Popular da Juventude. Nesta primeira etapa, o advogado e coordenador do Programa em Educação em Direitos Humanos da UESB, Alexandre Garcia, abordará questões pertinentes à relação universidade/produção de conhecimento/sociedade. O evento será realizado no auditório da Uneb e se destina não só a estudantes, mas a toda comunidade acadêmica. Os participantes receberão certificados.