Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "04/2014"

05 Abr 2014 - 21:05h

O vice-presidente da Câmara Municipal de Ibicoara, no sudoeste baiano, Ricardo Silva Luz (PSL) faleceu no final da tarde deste sábado (05) em um acidente na BR-242, entre os municípios de Itaberaba e Andaraí. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, além do vice-presidente do legislativo de Ibicoara, os parlamentares Arionildo Oliveira (PSL) e Renan de Sá Teles Pina (PMDB) também estavam no veículo no momento do acidente. De acordo com leitores do BN, Arionildo e Renan foram socorridos e estão em um hospital da região. O veículo em que estavam os vereadores ibicoarenses capotou após desviar de uma carreta na rodovia. Eles retornavam de um evento do Programa de Governo Participativo, em Itaberaba, liderado pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Via whatsapp, os moradores da cidade informaram que o clima em Ibicoara é de luto e tristeza pelo ocorrido.

05 Abr 2014 - 14:00h

No ano passado, o Flamengo de Guanambi quase chegou à elite do futebol baiano em sua estreia no profissional. Neste ano, mais uma chance se apresenta para a equipe subir para a primeira divisão do estadual. Com sete pontos, o rubro-negro do centro-sul lidera o certame ao lado do Colo-Colo de Ilhéus, mas sabe que falta muito para garantir ao acesso. Assim como outros clubes da competição, o Beija-Flor tem em grande parte de seu elenco jogadores provenientes da primeira divisão estadual, entre os quais o atacante Diego Higino. Além deles, o grupo também é comporto por pratas da casa, como o volante Paulo Henrique e o zagueiro Lúcio. De acordo com o Bahia Notícias, o público também faz a diferença para o time - o Flamengo de Guanambi possui a segunda melhor média de público do torneio (perdendo apenas para o Jacobina) nas duas primeiras rodadas.

05 Abr 2014 - 13:00h

Um estudo sobre os benefícios do chocolate concluiu que, se usado da maneira certa, o doce faz bem ao cérebro. Durante dois meses, 90 idosos com problemas de saúde foram monitorados por uma equipe médica. Eles foram divididos em três grupos. O primeiro consumia 500 miligramas de flavonoides de cacau por dia. O segundo grupo, um grama e o terceiro apenas placebo, uma substância neutra. As 30 pessoas tratadas com placebo não apresentaram alteração, mas as outras 60 sim. A rapidez de raciocínio dos dois grupos de velhinhos que tomavam os compostos do cacau melhorou, segundo o estudo. A pesquisa confirmou ainda que, se consumido corretamente, o chocolate pode bloquear a perda das funções cerebrais, que a cada ano atinge 6% da população com mais de 60 anos. De acordo com o laboratório, para melhorar a saúde do coração e do cérebro, cinco ou dez gramas de chocolate por dia podem ser suficientes. Esse hábito é recomendável a partir dos 45-50 anos como prevenção do infarto, do derrame cerebral e da demência.  

05 Abr 2014 - 12:30h

A partir de maio, os professores dos institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) poderão ter acesso gratuito a curso de inglês pelo Programa Inglês sem Fronteiras. A informação foi divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Atualmente, o curso é oferecido a estudantes de graduação e pós-graduação matriculados em universidades públicas e alunos de instituições privadas que tenham obtido no mínimo 600 pontos em uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2009. O programa visa melhorar o nível de inglês dos estudantes e aumentar a participação no Programa Ciência sem Fronteiras. 

05 Abr 2014 - 11:50h

O ator José Wilker de Almeida morreu na manhã deste sábado (5) em sua casa no Rio de Janeiro. Ainda não há informações oficiais sobre a causa da morte, mas suspeita-se que ele tenha morrido por infarto. A última participação do ator em novelas foi em 2013, em “Amor à Vida”, de Walcyr Carrasco, na qual interpretou o médico Herbert. Em 2012, ele também esteve no remake de “Gabriela”, baseado no livro “Gabriela Cravo e Canela”, de Jorge Amado. Wilker interpretou o coronel Jesuíno, que matou a esposa e o amante a tiros após descobrir a traição. Em 2008, na novela Duas Caras, o ator fez o papel do professor Fernando Macieira. Informações do G1.

05 Abr 2014 - 11:00h

Neste sábado (05) a cidade de Caetité completa 204 anos. O município, que mantém viva a sua tradição cultural, convive hoje com crescimento contínuo da indústria e do comércio. Além disso, a cidade é considerada polo regional do saber. O site Brumado Notícias parabeniza a cidade, que promete crescer ainda mais nos próximos anos.

05 Abr 2014 - 09:55h

Os alunos de uma escola particular onde o universitário Charles Müller estudou em Brumado realizaram na manhã deste sábado (05) uma passeata em homenagem ao ex-colega. Durante o ato, eles cobraram justiça e clamaram por paz. Os familiares e amigos do estudante também participaram da caminhada. Charles foi assassinado no dia 28 de março, em Salvador. A passeata saiu da Avenida Otávio Mangabeira, passou pela Praça Coronel Zeca Leite, e percorreu parte do centro comercial, com parada para reflexão na Praça da Igreja Matriz. Os presentes se emocionaram e se abraçaram prestando mais uma homenagem ao estudante.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

05 Abr 2014 - 09:30h

Uma anã de 1,20 metros de altura deu à luz a trigêmeas em Planalto, zona oeste de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Maria Dulcinéia da Silva deu à luz com 29 semanas e cinco dias. Os bebês - Maria Eduarda, Maria Helena e Maria Heloísa - devem permanecer internados por pelo menos mais dez semanas. A história repercutiu na imprensa e várias pessoas sensibilizadas com o caso já começaram a enviar doações para ela. A mulher mora sozinha e não tem contato com a família. De acordo com o G1, a gravidez não foi planejada e o pai das crianças a abandonou quando soube da gravidez.

05 Abr 2014 - 09:00h

Na noite da última sexta-feira (04), uma forte chuva que caiu na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, deixou parte da praça de alimentação do Shopping Conquista Sul alagada. O incidente aconteceu por causa de um buraco que foi aberto no teto do local. A área foi interditada por uma equipe de segurança do shopping, que já está providenciando a reparação do dano. Ninguém estava no espaço no momento do ocorrido.

04 Abr 2014 - 20:00h

Neste sábado (05), o município de Brumado promove, através da Secretaria Municipal de Saúde, o Dia Municipal de Vacinação contra o HPV - Vacina Papilomavírus Humano. A meta é vacinar 1702 meninas na faixa etária entre 11 e 13 anos, com o objetivo de prevenir a ocorrência do câncer do colo de útero, o qual representa hoje a segunda principal causa de morte por neoplasias entre as mulheres no Brasil. Todas as Unidades de Saúde do Município estarão abertas das 08 às 17h. As jovens deverão apresentar a caderneta de vacinação e documento de identificação.

04 Abr 2014 - 19:20h

O Governo de Caculé passou a disponibilizar internet Wi-Fi livre e gratuita em algumas praças da cidade. Os locais onde o sinal está acessível são: Praça José Milton Soares Gonçalves, localizada em frente à Lagoa Manoel Caculé; Praça Coração de Jesus; Praça Deoclides Cardoso, do mercado; pontos turísticos de Caculé. Através da conexão, a população e os visitantes podem usar sites de busca, abrir páginas de notícias e até assistir alguns vídeos em alta definição. Para utilizar a rede, não há necessidade de cadastro.

04 Abr 2014 - 18:30h

Durante visita a capital federal nesta semana, o secretário municipal de saúde da cidade de Brumado, Cláudio Feres, buscou apoio parlamentar no intuito de conseguir mais médicos para atuarem na atenção básica de saúde da cidade. O secretário também solicitou apoio para aquisição de equipamentos de qualificação em cirurgias ortopédicas e para renovação da frota de ambulâncias do Samu 192, as quais possuem mais de três anos. Um dos anseios é que a unidade do município receba viaturas com trações nas quatro rodas já que a área rural a ser coberta é muito extensa. O secretário saiu otimista da capital federal, vez que as solicitações foram bem recebidas pelo deputado Erivelton Santana (PSC), que garantiu que irá encaminhá-las aos setores indicados.

04 Abr 2014 - 17:50h

A prefeitura de Lagoa Real, no sudoeste baiano, recebeu mais um maquinário para ajudar na infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). Uma pá carregadeira oriunda do governo federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) já se encontra na cidade para auxiliar na melhoria das estradas vicinais. De acordo com o prefeito Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, além de melhorar a trafegabilidade no meio rural, essa conquista em parceria com o governo federal está proporcionando melhorias na chegada de produtos da agricultura familiar no município. “A nossa administração continuará trabalhando incansavelmente em prol do homem do campo e de todos os moradores da zona rural para proporcionar uma melhor qualidade de vida”, disse o gestor. A máquina ainda auxiliará em diversas obras na zona rural e na sede do município.

04 Abr 2014 - 17:00h

O presidente do Conselho Regional de Farmácias do Estado da Bahia (CRFBA), Mário Martinelli, está em excursão por todo o estado. Em sua passagem por Brumado, o farmacêutico disse em entrevista ao site Brumado Notícias que o objetivo é fortalecer a classe farmacêutica em todos os municípios. Para isso, o órgão está formando associações regionais em várias cidades, dentre os quais o município de Brumado, que atenderá a microrregião. Na cidade, a associação se chamará Associação de Farmacêuticos de Brumado e Região - ASFARBRE. Na última quinta-feira (03), Martinelli participou de uma audiência com os farmacêuticos locais apresentando o modelo da associação. Já nesta sexta-feira (04), acompanhado da coordenadora de fiscalização do CRFBA, Moazelia Moreira Monteiro, e do secretário municipal de Saúde, Cláudio Feres, o presidente do CRFBA visitou as instalações do Hospital Professor Magalhães Neto. Ele elogiou a estrutura, limpeza e organização da unidade.

04 Abr 2014 - 16:30h

O delegado Arilano Botelho está se despedindo da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado. Nesta sexta-feira (04), foi publicada no Diário Oficial do Estado a sua transferência para a 9ª Coorpin, na cidade de Jequié. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o delegado adiantou que atuará como titular na cidade de Itaquara e auxiliando no combate de entorpecentes na sede da Coorpin, em Jequié. Durante sua passagem pela 20ª Coorpin, Botelho atuou durante sete meses como plantonista e mais sete meses como titular na cidade de Ituaçu. O delegado foi muito atuante na base de inteligência operacional e efetuou várias prisões de elementos procurados pela justiça. Ele ainda participou de apreensões de armas, drogas e recuperação de veículos roubados na região. “Levo na bagagem muita experiência e deixo meus agradecimentos a todos os colegas, investigadores, população e ao coordenador Leonardo Rabelo pelo período recíproco de experiências que passamos durante o tempo que prestei serviços aqui”, disse o delegado, que na próxima semana já se apresenta em sua nova designação.

04 Abr 2014 - 16:00h

Na madrugada desta sexta-feira (04), a polícia civil do município de Encruzilhada, no sudoeste baiano, em conjunto com a polícia militar, prendeu Rafael Ferreira Rosa, conhecido como “Du Pão”, 30 anos. Ele é acusado de ser o coautor do assassinato do traficante Estevão da Conceição Silveira, 20 anos. O crime ocorreu no distrito de Vila Bahia e, segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, foi motivado pela disputa pelo tráfico de drogas na localidade. No dia do homicídio, a vítima teria chegado ao distrito com drogas oriundas de Vitória da Conquista. O autor do homicídio já responde por tráfico de drogas na cidade de Ibicaraí. Ele encontra-se custodiado na delegacia da cidade e está à disposição da justiça.

04 Abr 2014 - 15:40h

Quatro municípios do sudoeste baiano reunidos na última quarta-feira (02), na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT), em Vitória da Conquista se comprometeram a aderir ao projeto MPT na Escola. A proposta prevê a discussão em sala de aula de temas relacionados a direitos trabalhistas e combate ao trabalho infantil. Para colocar o projeto em prática, coordenadores pedagógicos desses municípios receberão um treinamento especial para repassar a professores a metodologia para abortar os temas. Assinaram o Termo de Adesão representantes das prefeituras de Itapetinga, Ibiassucê, Botuporã e Caculé. Também presentes, os representantes de Vitória da Conquista e Tanque Novo pediram prazo para definir. Somente o município de Maetinga, também convidado, não mandou representante. Uma nova reunião acontece na quinta-feira (03) em Salvador, para a qual foram convidados os outros 43 municípios.

04 Abr 2014 - 15:25h

De acordo com pesquisa trimestral Termômetros da Sociedade Brasileira divulgada hoje (4) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o brasileiro teme mais o desemprego e está menos satisfeito com a vida. O levantamento revelou que o Índice do Medo do Desemprego (IMD) aumentou 0,8% entre dezembro de 2013 e março deste ano, ao passar de 73 pontos para 73,6 pontos. O Índice de Satisfação com a Vida (ISD) recuou 1% no mesmo período, caindo de 103,2 pontos para 102,2 pontos. Por região, a exceção foi o Nordeste, onde o temor do desemprego permaneceu estável. A pesquisa Termômetros da Sociedade Brasileira foi realizada para a CNI pelo Ibope Inteligência entre 14 e 17 de março, com 2.002 entrevistas em 141 municípios.

04 Abr 2014 - 12:30h

O sinal digital da TV Sudoeste está em fase de teste na cidade de Vitória da Conquista. Por telefone, o site Brumado Notícias falou com Eduardo Lins, membro do núcleo de jornalismo da emissora, e o mesmo garantiu que, antes da Copa do Mundo, o sinal estará disponível nas cidade de Brumado, Caetité, Guanambi, Itapetinga e Jequié. Paulino Rocha, técnico do gerador de comunicação, esclareceu que o lançamento oficial do sinal digital em Conquista ocorrerá no final de abril e que os equipamentos já estão sendo instalados nas cidades citadas. Porém, eles só entrarão em funcionamento após alguns transmites burocráticos. O técnico prevê que até o final do mês de maio o sinal já esteja liberado para as demais cidades da região. Para quem tem TV sem o conversor digital será necessário comprar o aparelho, que custa entre R$ 80 e R$ 150. Com o novo sistema, a emissora garantirá melhor qualidade de som e imagem aos telespectadores da região.