Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "04/2016"

08 Abr 2016 - 11:00h

As ruas do centro comercial de Brumado foram tomadas na manhã desta sexta-feira (8) por milhares de estudantes dos colégios estaduais, que promoveram um grande protesto no município. “Governador, paga as tias”, gritavam os estudantes, cobrando do governo do estado uma solução imediata para o impasse envolvendo as servidoras terceirizadas que realizavam serviços gerais nas unidades de ensino do estado. Além dos salários atrasados, elas perderam o emprego por causa do rompimento do contrato da empresa Contrate com a secretaria estadual de educação. Durante a semana, os estudantes ficaram sem merenda, pois as merendeiras atuaram na faxina para não deixar os alunos sem aula. “Queremos merenda”, diziam alguns cartazes. A manifestação começou por iniciativa dos alunos do CEEP, que notificaram a direção sobre a realização do movimento. Com cartazes, os estudantes seguiram para o Colégio Estadual de Brumado, onde convocaram os alunos para participar do protesto e, em seguida, a convocação foi feita na porta do Colégio Getúlio Vargas. 

A manifestação pacífica seguiu para o prédio onde antes funcionava a Direc 19, mas que agora serve como base de apoio do núcleo regional de educação. Em nome dos manifestantes, a aluna do CEEP, Naiara Lima, falou ao site Brumado Notícias acerca da iniciativa. “É uma vergonha para um governo que propaga tanto que faz benfeitorias para educação deixar chegar a este ponto de parar todo o estado por falta de pagamento de salário das servidoras e até interromper a merenda nas escolas. Se tem que contratar que contrate empresa de responsabilidade para não passar esse tipo de vexame. As merendeiras que não têm nada a ver com isso se sacrificaram para não deixar as escolas sem aula, mas com isso ficamos sem a merenda da semana. Isso é um absurdo. As tias precisam de seus salários e nós de estudar. Por isso entramos nessa luta, pois estamos vendo nosso ano letivo ameaçado por causa de uma incompetência de gestão pública. Governador, queremos aula, por favor, pague as tias!”, apelou a estudante.

Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

08 Abr 2016 - 10:30h

De acordo com pesquisa do instituto Datafolha, publicada nesta sexta-feira (8), 60% dos deputados federais são favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). Segundo o Datafolha, esse índice representa 308 dos 513 deputados. Para que o impeachment seja aprovado na Câmara, são necessários 342 votos. A pesquisa também apurou que 21% dos deputados declararam voto contrário à saída da presidente, o que representa 108 votos a favor de Dilma. Para se livrar do processo, a presidente precisa de 172 votos. Os deputados indecisos, de acordo com o Datafolha, são 18% da Câmara. Esses votos decidirão o destino de Dilma. O Datafolha ouviu 359 parlamentares entre 21 de março e 7 de abril de 2016. Eles deram resposta por telefone e na condição de anonimato. Os resultados, segundo o Datafolha, foram ponderados segundo as bancadas dos partidos.

08 Abr 2016 - 10:00h

Na última quinta-feira (7), as polícias civil e militar da cidade de Contendas do Sincorá, no sudoeste baiano, realizaram diligências e cumpriram mandado de prisão contra Geovani Silva Santos, condenado a 12 anos de reclusão por crime de homicídio. Em agosto de 2013, Geovani matou Américo Rocha dos Santos na cidade. Ele chegou a recorrer da sentença, mas o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) confirmou a condenação na semana passada. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, o condenado encontra-se recolhido em uma das celas da carceragem de Contendas do Sincorá à disposição da justiça. Ele está aguardando sua remoção para presídio de Salvador, onde cumprirá sua pena em regime inicialmente fechado.

08 Abr 2016 - 09:30h

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, recomendou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a anulação da nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil. Em parecer, o procurador disse ver elementos de "desvio de finalidade" da presidente Dilma Rousseff (PT) na escolha do petista para assumir o ministério, que teria a intenção de tumultuar as investigações da Operação Lava Jato. No último dia 28 de março, Janot havia se manifestado a favor da nomeação de Lula, mas pela manutenção das investigações com o juiz Sérgio Moro. No novo parecer, contudo, ele diz que mudou sua posição a partir do exame de “elementos mais amplos” nas investigações. O documento foi enviado ao STF para instruir duas ações sob relatoria do ministro Gilmar Mendes, que, no último dia 18 de março, suspendeu a nomeação de Lula. Com o parecer da PGR, o ministro poderá agora levar o caso para uma decisão definitiva do plenário da Corte, formado por 11 ministros. Logo após o envio do parecer, Mendes liberou seu voto para inclusão na pauta do plenário, decisão que caberá agora ao presidente da Corte, Ricardo Lewandowski. Segundo a assessoria do STF, a previsão é que o julgamento ocorra no próximo dia 20 de abril, para cumprir prazos processuais.

08 Abr 2016 - 09:00h

Através do Decreto 4.842, de 1º de abril de 2016, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) dispõe sobre a reativação do Programa Avante Sertanejo, que havia sido suspenso temporariamente em outubro de 2015. O programa distribui cestas básicas para famílias carentes cadastradas. Na época da suspensão, o prefeito justificou que a crise financeira que o município atravessava era a causa da adoção da medida. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania adotará as providências necessárias para a execução do programa.

08 Abr 2016 - 08:30h

De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia apresentou a maior queda na produção industrial dentre os 11 estados que apresentaram recuo em fevereiro deste ano, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo envolveu 14 estados. Se comparado com janeiro deste ano, o estado registrou queda de 7,9% na produção industrial. Com isso, parte do avanço de 8,5% acumulado nos meses de dezembro e janeiro foi eliminado. A segunda maior queda foi identificada no Amazonas, onde o percentual de recuo foi de 4,7%. Apenas Pará (+6,2%), Espírito Santo (+5,3%) e Goiás (+4,1%) tiveram resultados positivos. Na Bahia, as maiores quedas foram registradas na produção de veículos automotores, reboques e carrocerias (-60%), nas indústrias extrativas (-18,5%) e na fabricação de produtos de borracha e material de plástico (-9,5%). No acumulado dos últimos doze meses, o estado registra um recuo de 2,9% na produção industrial.

08 Abr 2016 - 08:00h

Dezenas de médicos cubanos se encontraram na última quinta-feira (7), no auditório de treinamento da prefeitura de Brumado, onde participaram do V Encontro Regional do Programa Mais Médicos. Durante o evento, o assunto mais debatido foi o combate ao mosquito aedes-aegypti e as doenças por ele causadas: dengue, zika e chikungunya. A palestra foi presidida por Silvia Squetine, que faz parte da Vigilância Epidemiológica do Sudoeste. Na oportunidade, também foi falado sobre alcoolismo. Lenice Nunes, coordenadora do núcleo de atenção básica, da base de saúde do estado em Brumado, disse em entrevista ao site Brumado Notícias que o encontro reuniu médicos, tutores, supervisores das bases regionais de saúde de Brumado, Guanambi, Caetité e Boquira. 

O encontro ainda contou com a participação dos secretários municipais de saúde de cada município, além do representante da organização pan-americana de saúde. Coordenadora do Mais Médico no sudoeste, a argentina Maria Caputo destacou a importância do programa na região. “É um trabalho muito importante. O programa tem contemplado comunidades pobres, onde nunca antes tinham recebido um atendimento médico. Esperamos que com essa nova capacitação, voltada ao combate dessa tríplice epidemia, a atenção básica possa dar maior suporte nessas comunidades de difícil acesso”, pontuou a coordenadora.

08 Abr 2016 - 07:00h

Em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. até a última quinta-feira (7), notificados 14 casos suspeitos do vírus H1N1, dos quais 05 foram descartados, 08 esperam análise laboratorial e uma suspeita de óbito. O laudo com a causa da morte deve ser divulgado em breve. Os sintomas da gripe H1N1 são: febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações, dor de cabeça, falta de ar e cansaço excessivo. A campanha nacional de vacinação contra o vírus começa no dia 30 de abril e segue até 20 de maio. Nas clínicas particulares, as doses já estão disponíveis.

08 Abr 2016 - 00:00h

No relatório atualizado, a secretaria municipal de saúde e a vigilância epidemiológica de Brumado apontaram que as notificações suspeitas do vírus zika no município chegaram a 672 casos, dos quais 09 foram descartados após avaliação laboratorial. Mesmo com os números expressivos, a coordenação de endemias da Vigep disse ao site Brumado Notícias que percebeu uma queda no registro das notificações na última semana em comparação com as semanas anteriores. A Vigep acredita que as campanhas realizadas nas escolas e empresas, com palestras promovidas pelo órgão e pela secretaria, surtiram efeito e conscientizaram a população a se precaver diante do risco de uma tríplice endemia. Além dos números da zika, o relatório também aponta 228 casos de dengue, número próximo das ocorrências registradas em todo ano de 2015, quando foram notificados 233 suspeitos, tendo sido 175 descartadas após análise laboratorial. Já a chikungunya teve até aqui o registro de 10 casos suspeitos este ano.

07 Abr 2016 - 18:30h

Há meses, moradores e comerciantes no entorno da Praça Heráclito Cardoso, em Brumado, estão cobrando da prefeitura a manutenção do local, que está entre os mais frequentados da cidade. Conformados com o não funcionamento da fonte luminosa, considerada principal atração da praça, mas que nunca funcionou, os populares cobram ao menos o conserto de alguns equipamentos que estão danificados. A maior queixa dos moradores é com parte do calçamento em volta de alguns bancos que foram arrancados e ficaram empilhados no local, inclusive, oferecendo risco de acidentes. “Se a prefeitura não der a manutenção agora, daqui a pouco tempo estarão falando em uma nova reforma, o que seria um investimento maior, e até onde sabemos a administração está reclamando de pouca verba para execução de obras dessa natureza. Então, para que o problema não se agrave ainda mais, estamos pedindo a prefeitura para dar atenção a nossa praça e não deixar a mesma no abandono”, solicitaram os populares.

07 Abr 2016 - 18:00h

Há três dias que a direção do Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS), em Brumado, está liberando os alunos mais cedo por causa da falta de água na unidade. A direção informou ao site Brumado Notícias que está faltando água nos banheiros e nos bebedouros e, por isso, é inviável manter os alunos na escola. Tem sido comum a falta de água na região onde se localiza o prédio escolar. 

No local, também se situam a delegacia de polícia, uma unidade básica de saúde, o Fórum Dr. Duarte Moniz, a Defensoria Pública Estadual, a OAB e o Hospital Professor Magalhães Neto, além de empresas privadas e muitas residências. “Às vezes, fica dois ou três dias sem cair água e, quando cai, é muito fraca e não chega a todas as dependências”, relataram os funcionários do prédio. A direção disse ainda que já levou a reclamação ao conhecimento da Embasa, mas o problema persiste. Com isso, os alunos tomaram a iniciativa de formar uma comissão para protestar e cobrar da concessionária uma solução imediata. 

Na tarde desta quinta-feira (7), os estudantes partiram em passeata da escola, passando pela Praça Coronel Zeca Leite tocando tambores, copos vazios e gritando palavras de ordem, reivindicando água na escola. “Queremos estudar, queremos água”, diziam os jovens manifestantes. Na ausência da gerência do escritório, um porta-voz da empresa não permitiu que nossa reportagem acompanhasse o diálogo entre a comissão de alunos e os técnicos da concessionária, mas foi dito que o problema já estaria sendo solucionado.

07 Abr 2016 - 17:30h

O ministro Gilmar Mendes foi eleito hoje (7) o próximo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele vai substituir o atual presidente, Dias Toffoli, a partir de maio. O ministro Luiz Fux é o novo vice-presidente.  O presidente eleito agradeceu a confiança dos colegas e lembrou o trabalho realizado por Toffoli no TSE. Gilmar Mendes, que também é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), se disse tranquilo por ter Fux como vice e sobre os desafios que irá enfrentar. Em relação a Fux, que também é ministro do STF, Mendes afirmou: “Todos nós reconhecemos a sua capacidade de trabalho, de integração, de criar um ambiente harmonioso. Isso é fundamental em um período em que estamos vivendo tensões exacerbadas. E também teremos, claro, as tensões ligadas ao processo eleitoral. Vossa Excelência [Toffoli] já bem destacou [teremos] as eleições mais desafiadoras tendo em vista esse número elevado de candidatos e agora as peculiaridades que envolvem a aplicação da nova legislação”, disse. Segundo o TSE, as eleições municipais deste ano contarão com mais de 500 mil candidatos que concorrerão ao pleito em outubro. Este ano, passam a valer algumas das novas regras decorrentes da Reforma Eleitoral de 2015. Entre elas, figura, por exemplo, a proibição do financiamento eleitoral por pessoas jurídicas.

07 Abr 2016 - 17:00h

A maioria dos brinquedos instalados no parquinho público da Praça Coronel Zeca Leite, a Praça da Prefeitura, em Brumado, está danificada, oferecendo risco de acidentes para as crianças. A reportagem do site Brumado Notícias esteve no local e registrou que a maioria dos equipamentos precisa com urgência de manutenção e substituição de peças. Nossa reportagem averiguou que a falta de assentos nas gangorras, que ainda exibe pontas de ferros e parafusos enferrujados, podem cortar as crianças e causar tétano.

Já foram registrados acidentes com crianças no local e a prefeitura chegou a fazer alguns reparos nos brinquedos na ocasião. No entanto, com a falta de manutenção, os equipamentos voltaram a ser danificados. Nossa reportagem tentou contanto com o secretário de infraestrutura para tratar do assunto, mas até o fechamento da matéria não obteve êxito.

07 Abr 2016 - 16:30h

Por meio dos quatro pontos fixos localizados nas cidades de Brumado, Vitória da Conquista e Sussuarana, além do uso de viaturas nas operações itinerantes, a 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPM) tem buscado reduzir os acidentes de trânsito e combater o fluxo de veículos roubados, entre outros atos delituosos. O objetivo, segundo a companhia, é oferecer aos usuários das rodovias sob sua jurisdição segurança e bem estar para os seus deslocamentos. Para atingir esses objetivos, a 2ª CIPR tem trabalhado com planejamento e ações de prevenção e fiscalização de trânsito. No primeiro trimestre do ano, 16.193 pessoas foram abordadas, sendo 34 conduzidas às delegacias de polícia. Além disso, foram 13.702 veículos abordados, 33 recuperados e 321 retirados de circulação. A polícia também recolheu durante as ações fiscalizatórias 612 documentos (CNH e CRLV). No total, foram 3.274 autuações. Por fim, a 2ª CIPR ainda recolheu 41 das pistas nas rodovias do estado.

07 Abr 2016 - 16:00h

Em Igaporã, no sudoeste baiano, uma funcionária do Hospital Municipal José Olinto Cotrim registrou um boletim de ocorrência na última segunda-feira (4) comunicando sobre o furto de um mostruário de joias em ouro que estava dentro de um armário na unidade. De acordo com o delegado responsável pelo caso, a suspeita é que algum colega de trabalho tenha pegado a chave do armário na bolsa da vítima e roubado o material. Após realizar o furto, a chave foi colocada novamente na bolsa, sem deixar pistas. Um inquérito policial foi instaurado para investigar o caso e testemunhas começaram a ser ouvidas.

07 Abr 2016 - 15:30h

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, tem uma SW4, 7 lugares, 2013/2014. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

07 Abr 2016 - 15:00h

Em contato com o site Brumado Notícias, um representante da secretaria de educação do estado, que presta serviços na sede da extinta Direc 19, reforçou que a empresa Contrate não abriu falência, mas apenas rompeu seu contrato com o estado. Segundo ele, a empresa garantiu que vai cumprir com todos os vencimentos dos funcionários terceirizados. Nossa reportagem foi informada que o estado já está em fase de contratação de uma nova empresa para a prestação de serviços gerais a fim de atender as demandas da secretaria de educação nos núcleos de educação e nas unidades escolares espalhadas pelo estado. Mesmo com a justificativa, ainda há rumores de uma possível paralisação nas unidades de ensino a partir da próxima semana, o que provocaria uma pausa no ano letivo por falta de funcionários para manutenção dos prédios.

07 Abr 2016 - 14:30h

Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que quem tem diabetes pode ter vida longa e saudável se a doença for detectada a tempo e bem controlada. De acordo com a Agência Brasil, o número de diabéticos nas Américas triplicou desde 1980 e, segundo a OMS, a doença é a quarta maior causa de morte na região, depois do infarto, acidente vascular cerebral e de demências. De acordo com o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), no Brasil, mais de 57 mil pessoas morreram por complicações relacionadas à doença em 2013. O diabetes foi o tema escolhido pela OMS para marcar o Dia Mundial da Saúde, lembrado nesta quinta-feira (7). Dados da OMS indicam que nas Américas mais de 60% da população estão acima do peso ou obesa, em grande parte como resultado de mudanças de estilo de vida relacionadas ao desenvolvimento e à globalização. O novo relatório da organização destaca que o aumento de casos do diabetes pode ser retardado por meio de uma combinação de políticas fiscais, legislação, mudanças no meio ambiente e conscientização das pessoas para a necessidade de modificar os fatores de risco para a doença.

07 Abr 2016 - 14:00h

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) vai instaurar uma comissão processante para acompanhar o Processo Administrativo Disciplinar que visa apurar a responsabilidade da estudante do curso de Medicina, Maiara Aparecida Oliveira Freire, que é de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. De acordo com o blog do Rodrido Ferraz, a estudante já foi condenada pela 2ª Vara Criminal, da Comarca de Vitória da Conquista, a cumprir medidas socioeducativas, além de pagar multa, por ter falsificado documentos durante o processo de inscrição no vestibular. Através de documentação falsa, Maiara alegou ser descendente quilombola e atestou que morava em uma comunidade quilombola no município de Livramento de Nossa Senhora a fim de ser beneficiada no sistema de cotas. A jovem continua cursando a graduação, mas pode ser expulsa da universidade.