Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "04/2016"

04 Abr 2016 - 11:00h

Após a veiculação de imagem de criança que está em acolhimento familiar, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Brumado emitiu nota de esclarecimento acerca do assunto. Segundo a secretária Themis Narvaes, o município admitiu paciente no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto e o mesmo está sob os cuidados da secretaria, haja vista que se trata de um bebê, que se encaixa em situação vulnerável, necessitando dos cuidados de família substituta. “Em momento algum, a Sesoc empreendeu qualquer determinação na busca das medidas necessárias para identificação de eventual família ou mesmo exposição da imagem da criança de forma aleatória. Afinal, a operacionalização das medidas de identificação e formalização da destinação de crianças para família substituta se dá por um procedimento formal, contando, inclusive, com a participação do Poder Judiciário, dentro do contexto do serviço de acolhimento implantado pela municipalidade, em que se tem famílias cadastradas dentro de critérios preestabelecidos”, esclareceu a secretária. A pasta salientou que já advertiu a funcionária, que estava na escala de acompanhamento da criança no hospital municipal e que deu causa à circulação da imagem do menor.

04 Abr 2016 - 10:30h

O assassinato do prefeito Celso Daniel, de Santo André, ocorrido em janeiro de 2002, até hoje não foi esclarecido e, por isso, nunca deixou de assombrar o PT. Na sexta-feira (1º), a mais recente fase da Lava-Jato voltou a agitar o caso. O assunto foi matéria de capa da revista Veja.  A reportagem revelou que Marcos Valério ainda guardava consigo segredos devastadores. Em depoimento à Procuradoria-Geral da República, o famoso operador do mensalão resolveu detalhar alguns deles. Valério disse que um obscuro empresário de Santo André, Ronan Maria Pinto, acionou o então secretário do PT, Silvio Pereira, para chantagear o ex-presidente Lula. A chantagem: ou o PT lhe dava 6 milhões de reais ou ele revelaria o envolvimento de Lula, José Dirceu e Gilberto Carvalho no assassinato de Celso Daniel. Disse mais: os R$ 6 milhões foram negociados pelo pecuarista José Carlos Bumlai, que tomou o dinheiro do cesto de picaretagens petistas na Petrobras. Em 2014, dois anos depois, durante as investigações da Lava-Jato, a polícia encontrou em um escritório de contabilidade um contrato confidencial. Pelo documento, Marcos Valério emprestava R$ 6 milhões ao empresário chantagista Ronan Maria Pinto. A polícia então interrogou a dona do escritório de contabilidade, Meire Poza. Ela contou que o contrato pertencia a um notório lavador de dinheiro chamado Enivaldo Quadrado. E Enivaldo Quadrado dizia que guardava uma via do tal contrato para resguardar-se. Era seu “seguro de vida contra o PT”, uma “arma que derrubaria o Lula”. E, claro, um instrumento para arrancar uma graninha do PT. E explicava que o dinheiro do empréstimo serviria para pagar a chantagem que Ronan Maria Pinto vinha fazendo contra o PT.

04 Abr 2016 - 10:00h

Na contramão de diversos municípios do país, onde salários de servidores públicos e pagamentos estão atrasados, a prefeitura municipal de Tanhaçu, no sudoeste baiano, vive uma situação favorável. Isso porque, com o planejamento executado pelo prefeito João Francisco Santos (PT), a situação financeira do município está sob controle. Na última quinta-feira (31), os servidores receberam seus pagamentos, bem como todos os fornecedores. Além disso, o cronograma de obras foi intensificado por toda a cidade. Segundo apurou o site Brumado Notícias, as obras de pavimentação de ruas por todo o município foram intensificadas para assegurar a melhor trafegabilidade de veículos e pedestres. Em entrevista a nossa reportagem, o gestor municipal ressaltou o empenho realizado pela sua equipe de governo e disse que novas obras estão na pauta do governo a serem executadas até o final de seu mandato. “Todos os nossos compromissos assumidos serão cumpridos e vamos continuar no ritmo do trabalho em prol de nossa população”. Questionado sobre o anúncio de novas obras, João foi enfático ao afirmar: “vamos trabalhar”.

04 Abr 2016 - 09:30h

Durante o último final de semana, foi realizado na cidade de Caetité, no sudoeste da Bahia, o 2º Encontro Nacional de Motociclistas. Pessoas de várias partes do país e moradores da cidade aproveitaram a oportunidade para proporcionar momentos de lazer para a família. Além dos shows musicais, os motociclistas e suas máquinas apresentaram um capítulo à parte durante o passeio pelo parque eólico da região. Estandes de concessionárias de motos e equipamentos foram instalados no local da festa, bem como da Polícia Militar, Companhia Independente de Policiamento Rodoviário e Polícia Rodoviária Federal, que foram bem visitados, principalmente pelo público jovem. Segundo o Sargento Antônio Filho, o evento foi mais uma oportunidade para aproximar a polícia da comunidade.

04 Abr 2016 - 09:00h

Sindicato e representantes da administração do município de Brumado passaram mais de 3 horas na última quinta-feira (31) negociando a correção da carga horária dos professores do primário, mas ainda não chegaram a um acordo. O assunto foi levado à assembleia geral da categoria realizada na sexta-feira (1º), no salão de eventos do Clube do Sindicato dos Mineradores, onde foi apresentada a proposta da prefeitura, que pediu mais um prazo até a próxima terça-feira (5) para que seja feito um levantamento de como a administração poderá se adequar à reivindicação da categoria. O clima foi de insatisfação e os professores declararam não confiar na equipe de negociações do governo municipal, uma vez que a lei nacional referente à carga horária de 13 horas/aula foi estabelecida no ano de 2008, mas nunca foi cumprida no município. “Já demos muitos votos de confiança à prefeitura, mas todos foram quebrados, e agora o que está se desenhando não parece ser diferente. Podemos dizer que a prefeitura de Brumado está cometendo corrupção federal por roubar horas dos professores”, disseram os professores na assembleia, durante a qual decidiram através de votação aguardar uma nova mesa negociações. “Com embasamento da lei, aliada à insatisfação geral, os professores estão decididos a apenas cumprirem seu tempo de aula de acordo com o estabelecido em âmbito nacional”, disse Vanuzia Lobo, representante da APLB/Sindicato.

04 Abr 2016 - 08:30h

Uma criança que nasceu morta no Hospital Regional de Planaltina, no Distrito Federal, foi cremada por engano na última quinta-feira (31). O pai fez a descoberta quando foi buscar o corpo do bebê para o enterro. A Polícia Civil investiga o caso. A direção do centro médico disse que a suspeita é de que um funcionário terceirizado se confundiu na hora de recolher as sacolas que deveriam ser levadas para incineração. Segundo o hospital, esse tipo de procedimento precisa ser acompanhado por um servidor da área de anatomia, mas o funcionário da limpeza estava sozinho no necrotério quando o corpo da criança foi levado, na quarta-feira (30). “A gente vai procurar adequar uma rotina, melhorar os protocolos, para que não haja nenhuma possível falha mais, em um caso como esse”, diz a diretora do Hospital de Planaltina, Mônica Rocha. De acordo com o G1, a mãe tinha dado entrada na unidade no sábado (26), com 38 semanas de gravidez. Após exames, ela foi informada de que o feto estava sem vida. Na segunda-feira (28), o corpo do bebê foi levado para necrópsia no hospital de Sobradinho, tendo voltado no mesmo dia para Planaltina. Na quinta, antes de saber que o corpo do filho foi cremado, o pai recebeu a informação de que ele foi levado de volta para Sobradinho para passar por novos exames. Diante da insistência dele, a direção do hospital reconheceu que o corpo da criança tinha sido cremado por engano. Segundo a Polícia Civil, o pai da criança já prestou depoimento. “Todos vão ser ouvidos para a gente conseguir individualizar a conduta de todos e verificar a existência ou não de um crime”, afirmou o diretor de comunicação da corporação, delegado Paulo Henrique de Almeida. 

04 Abr 2016 - 08:00h

Os agentes de saúde do município de Brumado não estão satisfeitos com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado, que estão impondo à categoria o preenchimento de fichas relacionadas aos trabalhos referentes ao controle da dengue e do vírus zika. Além disso, os mesmos estão tendo de auxiliar os agentes de endemias no combate ao mosquito vetor, com a aplicação de larvicida nos reservatórios e realização de inspeção em terrenos baldios. “Não é nossa função e isso gera sobrecarga de serviços para nós, uma vez que já realizamos o mapeamento e prevenção de outras patologias. Estão querendo nos impor uma sobrecarga de serviços e isso nós não aceitamos”, declarou ao site Brumado Notícias, Marieta Gomes, diretora do núcleo regional do sindicado dos agentes de saúde. A categoria se reuniu na manhã da última sexta-feira (1º), no Clube do Sindicato dos Mineradores, onde debateu a situação e apresentou as medidas que estão sendo tomadas pelo sindicato. A diretora ainda sugeriu que seria mais viável ao ministério da saúde atualizar o sistema e digitalizar os serviços dos agentes de saúde, desta forma, segundo ela, ao invés de preenchimento de fichas em papel, o trabalho seria realizado com tablets e de imediato entraria no sistema, agilizando as atividades. Mesmo com toda a insatisfação, os agentes de saúde de Brumado decidiram manter as atividades, aguardando uma segunda ordem da direção geral do sindicato que representa a categoria. 

04 Abr 2016 - 07:30h

Na Clínica Luiza Feres, você encontra os melhores tratamentos corporal e facial, além de aparelhos com tecnologia de ponta. Tudo isso associado à Terapia Ortomolecular, que trabalha o corpo de dentro para fora potencializando os resultados. Os pacotes são individualizados, respeitando a necessidade de cada organismo. Marque a sua avaliação gratuita e saiba mais. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 99962-3010 / 99997-3200.

04 Abr 2016 - 07:00h

A Prefeitura Municipal de Brumado, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sesoc), promoveu mais uma ação objetivando ampliar o debate contra o trabalho infantil no município. A equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Chico Xavier ministrou seminário com o tema na última quarta-feira (30), na Sala de Treinamento da Prefeitura, tendo como público alvo os funcionários da Casa Bolsa Família, agentes comunitários de saúde e demais componentes da rede socioassistencial. A assistência social tem como desafio consolidar uma política orgânica que combata os fatores que produzem e reproduzem a pobreza e que afetam os indivíduos em diferentes etapas de sua vida, tendo como referência as diversas faixas etárias, o núcleo familiar e a comunidade. A Sesoc está articulando um conjunto de ações em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação, além do Conselho Tutelar, para retirar crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos da prática do trabalho precoce, exceto quando na condição de aprendiz.

04 Abr 2016 - 00:00h

O município de Brumado convive na zona endêmica do calazar há três anos. A confirmação foi dada em entrevista ao site Brumado Notícias pelo coordenador de endemias da Vigilância Epidemiológica Municipal (Vigep), Fábio Azevedo. Ele declarou que, desde 2011, quando o governo do estado substituiu a coleta de teste com o papel alumínio para o aparelho de teste rápido, o município perdeu o poder de controle da doença que atinges cães e homens. Na manhã desta quinta-feira (31), nossa reportagem acompanhou um teste rápido através do qual foi confirmado mais um caso positivo da doença em um cão da cidade. O coordenador explicou que o município deveria receber no mínimo 5 mil kits para o controle da população canina, que hoje já passa de 8 mil, mas, segundo ele, o estado só tem enviado no máximo 200 kits por ano. Outro agravante é que o município não conta mais com a equipe de controle do calazar, pois, com a explosão da dengue, os agentes foram realocados para o combate ao aedes-aegypti - o programa de controle da leishmaniose também foi suspenso. 

A Vigep tem feito apenas a demanda espontânea, ou seja, caso o proprietário suspeite que seu cachorro esteja com calazar, ele pode levar o animal à sede da Vigep, onde é realizada a triagem rápida. Se o resultado for positivo, é feita então a coleta de sangue do animal para ser encaminhada a um laboratório. Nesse caso, o proprietário terá de pagar pelo teste de confirmação em um laboratório particular, pois o Lacen do município também está sem o equipamento de pesquisa da doença. Azevedo descreveu alguns sintomas do calazar no animal: crescimento das unhas, apatia do cão, anemia aparente nos olhos, pêlo grosso, aumento do baço, corrimento no olho e ferimentos na orelha. O coordenador explicou que a doença é transmitida por um mosquito vetor, conhecido popularmente como mosquito palha. Nos últimos anos tem aumentado a incidência de casos de calazar em humanos em Brumado, de acordo com o coordenador. “Como se já não bastasse a dengue e a zika, ainda temos o calazar como um dos grandes fatores de risco endêmico em nossa comunidade. E o pior: com o poder público engessado para combater o problema”, pontuou ele.  

03 Abr 2016 - 09:30h

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou 9951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

03 Abr 2016 - 09:00h

Na última quinta-feira (31), Maria Aparecida Frota de Oliveira foi agredida por um homem, identificado como Vanis Lopes, que entrou em sua residência completamente perturbado. O caso aconteceu na cidade de Caetité. Segundo informações do Caetité Notícias, ele teria jogado gasolina nos móveis e em quatro pessoas e ameaçado colocar fogo em tudo. Na tentativa de controlar o homem, Maria Aparecida acabou sendo agredida e o invasor fugiu em seguida. Soldados da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar conseguiram prender o agressor após funcionários da UPA 24h acionarem a polícia. No local, Vanis estava com a mãe, que havia passado mal assim que soube o que o filho havia feito. Funcionários da unidade chamaram a polícia depois que o acusado tentou agredir outra mulher no local. Visivelmente desequilibrado, o homem foi preso em flagrante. Médicos constataram que ele estava em surto psicótico. Após ser medicado, Vanis Lopes foi conduzido à Delegacia de Caetité, onde foi apresentado à autoridade policial. O mesmo está preso à disposição da justiça.

03 Abr 2016 - 08:30h

A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) realizou na última quarta-feira (30), no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), mais uma cerimônia de entrega da Medalha Especial Comemorativa aos 190 anos da corporação. A solenidade tem o objetivo de valorizar o empenho de oficiais e praças no desempenho de suas funções, além de prestigiar personalidades e autoridades civis. Durante a cerimônia, o Tenente Coronel Antônio Roberto Pereira Braga, comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar de Guanambi, foi homenageado com uma das 119 medalhas entregues na ocasião pelo secretário de segurança pública, Ari Pereira, e o subcomandante da PM-BA, Coronel Reis.

03 Abr 2016 - 08:00h

Uma garota de programa paulista de 29 anos descobriu como fazer valer a pena viajar para Brasília para atender seis clientes – entre políticos e empresários – depois de criar uma personagem inspirada em deusas gregas. Preferindo manter a identidade em segredo, a mulher tem aproveitado os protestos pró e contra Dilma para cobrar mais atenção do poder público à profissão de prostituta. A jovem conta que começou a trabalhar na área há quatro anos e por opção. Ela afirma ganhar cerca de R$ 30 mil por mês sob a alcunha de “Spartana Hera”. O dinheiro a permitiu trocar a vida simples por viagens e ajudas regulares aos pais, além de carro e casa próprios. “Sempre gostei de sexo e, quando digo isso, é num nível alto, podemos considerar uma porta para a profissão. Não quer dizer que todas gostam assim, mas eu tenho essa sorte. E, claro, também pelo dinheiro. Só uni o útil ao agradável”, afirma. “Sempre pensei como uma opção de vida, nunca julguei de forma ruim ou tive olhos preconceituosos”. Hera trabalhava na compra e revenda de roupas, maquiagem e sapatos. O salário era de R$ 2 mil. A jovem decidiu então apostar no próprio corpo como produto e passou a atender em uma casa de massagens. Ela diz ainda se lembrar da primeira experiência. “Foi estranho, mas, ao mesmo tempo, gostoso. Eu estava nervosa e apreensiva por quem poderia ser esse primeiro cara. Me lembro dele, sim, foi muito paciente e educado”, detalha ao G1. “Conheci ele somente na sala reservada. Um homem muito elegante, cheiroso, e não foi o melhor nem o pior programa. Na época recebi R$ 350 por uma hora”. 

02 Abr 2016 - 12:00h

A produção de cerveja no Brasil caiu cerca de 20% em março sobre o mesmo período do ano passado, ficando também abaixo do volume produzido em fevereiro e registrando o desempenho mais fraco para o mês desde pelo menos 2011, segundo dados disponibilizados pela Receita Federal. A indústria, que é liderada pela Ambev, produziu em março 9,170 milhões de hectolitros, uma queda de 18% sobre um ano antes e de 19% sobre fevereiro. Com isso, o setor acumulou no trimestre queda de 6,7% na produção, a 33,4 milhões de hectolitros, destaca a Reuters. Paulo de Tarso Petroni, diretor-executivo da CervBrasil (Associação Brasileira da Indústria da Cerveja), lembra que em fevereiro, a produção já tinha registrado queda de 3% na comparação com janeiro e de 2,7% em relação a fevereiro de 2015. “A situação deteriora-se ainda mais. As dificuldades econômicas permanecem. A redução da renda disponível do consumidor se acelera. O cenário permanece com elevado nível de incertezas e baixa confiança dos consumidores”, afirma. Segundo o executivo, os custos das empresas tem sido pressionados por fatores com inflação, câmbio e aumentos tributários em vários estados brasileiros. “As eventuais decisões das empresas de repasse aos preços finais impactam fortemente os volumes comercializados, como pode-se comprovar com estes dados prévios de março”, acrescentou.

02 Abr 2016 - 11:30h

Ao chegar ao hospital na noite de terça-feira (29), depois de sofrer um acidente em uma máquina de trabalho em Orleans, no Sul catarinense, o auxiliar de produção Carlos Mariotti, de 42 anos, ouvia de pessoas próximas que perderia a mão esquerda. Ao acordar da cirurgia, porém, soube que não só ainda tinha a mão como ela estava inserida em seu abdômen. “O médico disse: tua mão vai ficar dentro do “bolso”, conta Carlos, que é destro. Ontem, ainda hospitalizado, Carlos conseguia sorrir da situação, aliviado depois da dor indescritível que sentiu ao ter a mão puxada por uma máquina de fabricar bobinas. “Fui passar o filme, quando vi a máquina estava puxando minha mão. Gritei duas vezes, ninguém ouviu. Na terceira, eu puxei”, relembra Carlos. De acordo com o G1, ele estava sozinho naquele momento, mas logo foi socorrido por colegas. “Uma menina que trabalha lá na frente tinha uma atadura na bolsa, eles amarraram com força, foram os primeiros socorros”. Atendido pelos bombeiros, Carlos foi levado para o hospital. Segundo o especialista, a mão de Mariotti deve ficar por aproximadamente 42 dias no local para garantir o desenvolvimento de um novo tecido capaz de receber enxerto de pele. Durante essas seis semanas, Carlos será acompanhado por médicos semanalmente.

02 Abr 2016 - 11:00h

Em Brumado, a Escola Municipal Professora Maria Iranilde Lôbo, em parceria com a USF - Unidade de Saúde da Família - CAIC, realizou na manhã de quinta-feira (31) uma caminhada de conscientização nos Bairros Urbis II e Loteamento Bom Jesus sobre as doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti. A caminhada teve como principal objetivo alertar a comunidade escolar sobre a importância da prevenção e combate aos focos do mosquito. Esta importante ação de conscientização e mobilização popular foi uma das iniciativas do Projeto Volta às Aulas de combate ao mosquito vetor, desenvolvida no mês de março por toda equipe escolar juntamente com a Secretaria Municipal de Educação.

02 Abr 2016 - 10:30h

A venda de veículos caiu 28,6% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo, foram 481.390 unidades, ante 674.384 no primeiro trimestre de 2015. Os dados foram divulgados na última sexta-feira (1) pela Fenabrave. De acordo com o G1, apenas na comparação com março de 2015, houve queda de 23,6% No período, foram emplacados 179.294 veículos, ante 234.658 em março de 2015. Na comparação com fevereiro deste ano, mês com menos dias úteis, houve alta de 22,1%. Em fevereiro, foram 146.816 unidades emplacadas. No total, foram emplacados 173.275 automóveis e comerciais leves, número 23,3% menor do que no ano passado, quando foram vendidas 225.960 unidades. Em relação a fevereiro de 2016, houve alta de 21,9%, com 142.101.

02 Abr 2016 - 10:00h

Um blecaute foi registrado na madrugada deste sábado (02) em Brumado e em diversos municípios da região sudoeste. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o gestor regional da Coelba, Jadir Batista, informou que ocorreu uma pane na linha de transmissão que interliga ás subestações da região. A pane foi registrada na subestação 2, na BR-030, em Brumado, afetando 30 municípios da microrregião, além de Anagé e o Bairro Patagônia, em Vitória da Conquista. Após detectada a pane, a equipe técnica da Coelba entrou em ação e em aproximadamente 40 minutos o fornecimento de energia já havia sido restabelecido nos locais afetados. 

02 Abr 2016 - 09:30h

O ex-governador do Ceará e ex-ministro da Educação, Cid Gomes (PDT), protocolou nesta sexta-feira (1º), na Câmara dos Deputados, um pedido de impeachment do vice-presidente da República, Michel Temer. No documento, Cid solicita que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), não analise o pedido de afastamento. Para Cid Gomes, como Cunha foi denunciado por fatos relacionados à Operação Lava Jato, quem deve decidir é o vice-presidente da Casa, Waldir Maranhão (PMDB-MA). A assessoria da Vice-Presidência informou que Michel Temer não vai comentar o pedido de impeachment protocolado pelo ex-governador cearense. No documento, Cid afirmou que o vice-presidente e o PMDB são mencionados nas investigações da Operação da Lava Jato. O ex-governador cita na peça uma mensagem de texto identificada no celular do ex-presidente da OAS, Léo Pinheiro, no qual foi mencionado o pagamento de R$ 5 milhões a peemedebistas. “Foi revelado, por força da Operação Catilinárias [uma das fases da Operação Lava Jato], o pagamento da quantia de R$ 5 milhões ao denunciado, valor cuja suspeita de origem ilícita é marcante, mormente pelas insuficientes explicações ofertadas pelo denunciado após a revelação de mensagens sobre o pagamento de tal quantia, por parte do senhor Léo Pinheiro, trocadas pelo denunciado e o presidente da Câmara dos Deputados, em cobrança por adiamento na quitação de compromissos com a ‘turma’”, diz trecho do pedido de impeachment protocolado contra o vice-presidente da República.