Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "04/2016"

28 Abr 2016 - 13:30h

Nestas eleições municipais, qualquer cidadão poderá usar o celular para fazer denúncias em tempo real e, ainda, solicitar informações sobre processos ou a atuação do Ministério Público Federal (MPF). Com o aplicativo SAC MPF, o usuário poderá denunciar, gratuitamente, quaisquer irregularidades. A ferramenta permitirá uma efetiva participação do cidadão na fiscalização das eleições. O aplicativo foi desenvolvido pelo setor de tecnologia do MPF e pode ser utilizado para enviar denúncias a respeito de todas as áreas de atuação do órgão. Para utilizar o serviço, o usuário deve cadastrar a manifestação por meio de um formulário simples, com um relato da solicitação, sendo possível anexar documentos, fotos, áudios ou vídeos de até 12 MB. As demandas enviadas através do aplicativo são direcionadas à Sala de Atendimento ao Cidadão do MPF e, caso se tratem de temas eleitorais, serão remetidas à PRE/BA para distribuição aos Promotores Eleitorais atuantes nos municípios, que apurarão os fatos e adotarão as medidas cabíveis.

28 Abr 2016 - 13:00h

De acordo com Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias, coordenado pelo Ministério da Justiça, mais de 40 mil pessoas entraram no sistema carcerário do país em 2014. Pelo menos, um milhão de brasileiros passaram por presídios ao longo daquele ano. A pesquisa mostra que o país tem mais de 622 mil encarcerados, o que representa a quarta maior população prisional do mundo. Só fica atrás de Estados Unidos, China e Rússia. Os dados são referentes a dezembro de 2014. O estudo destaca também que cerca de 40% do total de presos no Brasil ainda esperam julgamento. Quase 250 mil são presos provisórios. De acordo com a pesquisa, o número de presos sem condenação é igual ao déficit de vagas no Sistema Penitenciário Brasileiro. Para cada cem vagas disponíveis, existem quase 170 presos. O estado com a maior superlotação é Rondônia, com quase 300 detentos para cada cem vagas. Em relação aos crimes, roubo e tráfico de drogas respondem por mais da metade das sentenças dos presos no país. Em terceiro lugar aparece furto, seguido por homicídio. E sobre a raça, mais de 60% dos encarcerados são negros e pardos.

28 Abr 2016 - 12:30h

Em audiência realizada na última segunda-feira (25) com o secretário da Administração, Edelvino da Silva Góes, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) tratou dos detalhes da inauguração do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) de Guanambi, que acontece nesta sexta-feira (29), às 16h. O governador Rui Costa (PT) participará da solenidade de inauguração. A implantação da unidade é uma solicitação antiga do mandato da deputada e a luta também contou com o apoio de outras lideranças locais. Além disso, a inauguração também conta com a parceria feita pelo Governo do Estado com a Prefeitura Municipal, que irá ceder os servidores municipais que já trabalham com emissão de documentos no município para prestarem o serviço nas instalações do SAC Guanambi. “Mais uma vez vemos a parceria entre gestão municipal e estadual rendar bons frutos para os cidadãos da nossa região. Ficamos muito satisfeitos em ver o compromisso do governador Rui Costa e do prefeito Charles Fernandes em dar celeridade ao atendimento à população que tanto nos solicitou a implantação deste SAC na nossa região”, disse Bastos. Localizado ao lado do Centro Social Urbano - CSU, no Bairro Aeroporto Velho, a unidade do SAC Fixo de Guanambi irá oferecer uma diversificada gama de serviços para a população regional. O Governo do Estado investiu R$ 3 milhões na construção e estruturação da moderna unidade.

28 Abr 2016 - 12:00h

De acordo com Decreto nº 18/2016, de 27 de abril de 2016, a prefeitura municipal de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, declara situação anormal, caracterizada como situação de emergência, referente às áreas do município atingidas pela seca. Para declarar a situação de emergência, o prefeito Márcio Farias (PSD) considerou que, nos últimos anos, episódios de incêndios florestais e rurais têm se expandido de forma cada vez mais agressiva, causando danos ambientais e patrimoniais permanentes, bem como a diminuição dos cursos de água na localidade. Além disso, a prefeitura não dispõe de recursos financeiros suficientes para prestar socorro às famílias prejudicadas. A situação de emergência é válida para a zona rural e urbana da cidade, comprovadamente afetadas.

28 Abr 2016 - 11:30h

Na última quarta-feira (27), um ônibus escolar pegou fogo na zona rural de Piripá, no sudoeste baiano. O veículo ficou destruído, mas ninguém se feriu. Segundo a polícia, o ônibus levava crianças que estudam na cidade. A Secretaria Municipal de Transportes disse que o fogo começou no painel do veículo e se espalhou rapidamente. Mochilas e materiais escolares foram queimados. De acordo com o G1, as 15 crianças que estavam no ônibus foram retiradas. De acordo com a prefeitura de Piripá, o ônibus escolar era novo e passava por revisões regulares. A polícia vai investigar o que pode ter provocado o fogo.

28 Abr 2016 - 11:00h

Um caminhão baú pegou fogo na BA-262, no Distrito de Vila Mariana, em Caraíbas, na noite da última quarta-feira (27). Segundo apurou o site Brumado Notícias, o incêndio teve início por volta de 22h, de acordo com testemunhas que passavam pelo local. Uma pane elétrica no veículo provavelmente ocasionou o incidente. A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) esteve no local e registrou a ocorrência. No momento do ocorrido, apenas o motorista estava no veículo e não sofreu nenhuma lesão.

28 Abr 2016 - 10:30h

Um dos líderes de uma quadrilha de roubo a bancos foi preso na quarta-feira (27), em São Leopoldo, no Vale do Sinos, no Rio Grande do Sul. O homem de 41 anos foi detido quando saía de casa usando um disfarce, que costumava utilizar durante os ataques: uma máscara, que se assemelha ao rosto de um idoso. Com ele, policiais encontraram uma pistola calibre 380. De acordo com o G1, antes, agentes da Delegacia de Furto e Roubo de Veículos de São Leopoldo haviam apreendido uma caminhonete e um fuzil 762 em uma mata na divisa do município com Sapucaia do Sul. Responsável pela operação, o delegado Rodrigo Zucco, disse que o preso era comparsa de Carlos Ivam Fischer, de 47 anos, assaltante de carros-forte morto em confronto com a polícia em 2014.

28 Abr 2016 - 10:00h

Nesta quinta-feira (28), um acidente envolvendo um carro e uma moto foi registrado na BA-142, entre Tanhaçu e Ituaçu, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Viviane Barbosa Teixeira, 24 anos, morreu ao ter a motocicleta lançada fora da pista com o impacto da batida entre os dois veículos. A vítima chegou a ser levada para a unidade de saúde mais próxima, porém não resistiu à gravidade dos ferimentos. 

O corpo será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, onde será necropsiado. O condutor do veículo, ainda não identificado, foi encaminhado para uma unidade hospitalar de Tanhaçu com ferimentos leves. A polícia está neste momento no local aguardando a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT). As causas do acidente ainda serão investigadas.

28 Abr 2016 - 09:30h

Com unidade em Ibitira, Distrito de Rio do Antônio, o Lapeclin - Laboratório de Análises Clínicas tem a sua central de atendimento localizada na Rua Tibúrcio Leite, nº 15, em Brumado. Trabalhando com confiança, segurança e excelência, o Lapeclin dispõe de uma série de exames: bioquímica, hormônios de fertilidade, urínalise, hematologia, imunologia, parasitologia, hemostasia, marcadores tumorais, citologia, hormônios da tireoide, bacteriologia, marcadores cardíacos, exames pré-natais, exames de DNA, entre outros. Se você valoriza profissionais capacitados, um laboratório equipado com toda tecnologia necessária e a confiança de resultados precisos, faça seus exames no Lapeclin. Há 29 anos no mercado atendendo com excelência e referência como o melhor laboratório da região. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-2040. Clique aqui e confira a nossa fanpage no facebook.

28 Abr 2016 - 09:00h

A quem cabe a culpa pela saída dos órgãos estaduais outrora instalados em Brumado? Os brumadenses têm atribuído toda a culpa ao prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), apontando o mesmo como sem poder de articulação ou expressão política. No entanto, o site Brumado Notícias se aprofundou no assunto e descobriu que a real falta de articulação não ocorreu apenas na atual gestão, que até tentou reverter o quadro, mas não obteve sucesso em impedir a transferência das repartições do município. À nossa reportagem, o vereador Weliton Lopes (DEM) disse que “Brumado começou a perder órgãos estaduais quando deixou escapar a base de Território de Identidade do Sertão Produtivo”. “Faltou articulação política junto ao governador Jaques Wagner, no período do início da sua segunda gestão, o que logo foi feito pelos representantes da cidade de Caetité, que aceitaram a proposta da administração estadual e hoje colhe os frutos da boa escolha”. 

O parlamentar apontou que o gestor municipal da época, Eduardo Vasconcelos (PSB), juntamente com sua assessoria e deputados aliados, não teve uma visão futura da importância do Território de Identidade do Sertão Produtivo. “De fato, continua faltando visão de futuro aos representantes públicos e administrativos da política de Brumado, o que só é percebido no período de perdas como estas”, afirmou o vereador. Quando o governador Rui Costa (PT) assumiu a administração estadual, logo anunciou um pacote de medidas administrativas que envolveriam a extinção de vários órgãos estaduais e com isso foram criados novos setores. Estes, a princípio, foram instalados nas sedes territoriais do sertão produtivo. Como Brumado não aceitou a base territorial, se submeteu a Caetité, que acabou absorvendo todos os órgãos estaduais em sua base.

28 Abr 2016 - 08:30h

De acordo com estudo publicado recentemente no periódico científico Journal of Family Psychology, a criança que apanha é mais propensa a desafiar seus pais, ter um comportamento antissocial, ser mais agressiva, ter problemas de saúde mental e dificuldades cognitivas. De acordo com a Veja, pesquisadores da Universidade do Texas em Austin e da Universidade de Michigan, ambas nos Estados Unidos, revisaram estudos desenvolvidos ao longo de 50 anos sobre o assunto, envolvendo mais de 160.000 crianças. “Descobrimos que a palmada foi associada a resultados negativos não intencionais. Não foi associada com obediência imediata nem de longo prazo”, disse Elizabeth Gershoff, da Universidade do Texas em Austin e principal autora do estudo. Para Andrew Grogan-Kaylor, da Universidade de Michigan, a mensagem deste estudo é que bater em crianças aumenta, na verdade, a probabilidade de resultados indesejados e tem um efeito oposto ao que os pais desejam com o ato.

28 Abr 2016 - 08:00h

Através do Decreto nº 4.853, de 27 de abril de 2016, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) altera os dispositivos do Decreto nº 4.812, de 8 de janeiro de 2016, que estabelece o Calendário Fiscal de Tributos e Rendas do Município de Brumado para o exercício de 2016. No documento fica estabelecido que o Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) poderá ser pago em cota única até o dia 31 de maio de 2016, com redução de 10%. O contribuinte que não efetuar o pagamento até a data de vencimento deverá liquidá-lo em até quatro parcelas mensais e consecutivas, sem o desconto. No caso de pagamento parcelado, o vencimento da primeira parcela ocorrerá na mesma data estabelecida para o pagamento em conta única, ou seja, no dia 31 de maio deste ano, e as outras nas seguintes datas: 30/06/2016, 29/07/2016 e 31/08/2016.

28 Abr 2016 - 07:00h

Uma jovem grávida de dois meses foi internada no Hospital Base de Vitória da Conquista após ser espancada pelo namorado. Segundo a polícia, Jéssica Nascimento tem 21 anos e foi agredida com socos e pontapés dentro de casa. O suspeito das agressões foi preso em flagrante, mas liberado após pagamento de fiança. Ele responde por crime de lesão corporal em liberdade. De acordo com o G1, o caso ocorreu na segunda-feira (25). De acordo com a Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), o crime foi registrado pelo Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), por volta das 7h30. A investigação será encaminhada à unidade especializada.

28 Abr 2016 - 00:00h

Após ser reformada em 2011, a cadeia de Brumado teve sua oferta de vagas reduzida para 16 presos. Atualmente, conta com mais que o dobro de sua capacidade, ou seja, 40 detentos na pequena custódia, que já foi palco de inúmeras fugas e tentativas de fuga, além de rebeliões e motins que foram destaque inclusive na mídia nacional. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o Juiz da Vara Crime, Genivaldo Alves Guimarães, esclareceu que o judiciário tem antecipado os julgamentos de alguns presos e alguns condenados estão sendo soltos para recorrer em liberdade. O magistrado explicou que, além das condições precárias da cadeia, há ainda o agravante de se ferir a lei prisional, caso os julgados sejam mantidos em cárcere, sendo estes na sua maioria presos provisórios. Outro problema enfrentado pela justiça é a falta de vagas nos presídios Lafaiete Coutinho e Lemos de Brito, em Salvador, para onde são encaminhados os réus condenados de Brumado. 

Com o déficit no sistema prisional, o juiz cobrou celeridade no processo de licitação da empresa que irá operar o presídio local. “Considero uma boa notícia o andamento das obras do presídio, mas esse presídio já era para estar pronto e funcionando há anos, pois o histórico da carceragem é negativo, marcado por fugas e rebeliões. Cabe ao estado cumprir a lei de execução prisional e ofertar mais espaço de reclusão. Como Brumado está com esta obra em andamento, espero que a mesma seja entregue à comunidade e região o quanto antes”, pontuou o juiz.

27 Abr 2016 - 18:30h

O líder político e diretor-administrativo da Bahiafarma, Paulo Costa (PCdoB), confirmou no último neste sábado (23), durante entrevista em uma rádio local, que é pré-candidato à prefeitura de Guanambi, no sudoeste baiano. “Estou na condição de pré- candidato, como muitos outros que estão se apresentando”, disse Costa. Na entrevista à Rádio 104 FM, ele destacou os motivos que o credenciam a ser o pré-candidato do PCdoB, a exemplo de sua longa trajetória na política local. Sobre a política na cidade, o pré-candidato falou sobre o seu papel ativo, durante três legislaturas, como vereador e presidente da Câmara Municipal, período no qual ajudou a organizar a União de Vereadores da Microrregião de Guanambi. Costa ainda destacou que contribuiu para o desenvolvimento do município. “Após perder as eleições de 2012, aceitei o resultado e desci do palanque, sem ódio, sem rancor, sempre disposto a contribuir com o município, sem qualquer exigência ou acordo. Levei em consideração os interesses da cidade, da população”, afirmou. 

27 Abr 2016 - 18:00h

A Comissão de Vereadores responsáveis por acompanhar e fiscalizar as atividades das empresas que irão executar a instalação do Parque Eólico em Brumado voltou a se reunir para dar continuidade ao seu cronograma de ações. Na reunião, ficou definida a realização de uma audiência pública na localidade de Cristalândia, no dia 30 de abril, às 9h. Durante o evento, todas as ações que já foram efetuadas até o momento e informações sobre o projeto serão passadas aos moradores. A comissão convidará representantes das empresas envolvidas a fim de que os mesmos possam dar detalhes acerca do projeto de implantação do parque eólico, sanando todas as dúvidas. A questão ambiental também será amplamente discutida na audiência. Segundo a comissão, o evento tem por objetivo informar a população sobre as fases do projeto.   

27 Abr 2016 - 17:30h

O Dia das Mães está chegando e a Squaresom preparou uma promoção mega especial para comemorar a data. Tem conjunto de panelas, celular dois chips, roupeiro três portas, estante, chapinha, sanduicheira e muito mais. Todos os móveis podem ser divididos em dez vezes sem juros. Não perca essa chance de comprar melhor e mais barato. Além disso, comprando na Squaresom e Polly Móveis, você pode concorre a uma cesta recheada de presentes para sua mãe. O sorteio acontece no dia 7 de maio. Não perca tempo e faça uma visita à loja, que fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422. 

27 Abr 2016 - 17:00h

A notícia de que a cidade de Maetinga, no sudoeste baiano, possui a maior taxa de estupro do estado repercutiu bastante na mídia regional. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), o município, que tem pouco mais de 5 mil habitantes, registrou oito casos na delegacia em 2015, o que significa uma taxa de 154,6 casos. O delegado de Maetinga, Francisco Tadeu Rodrigues, comentou o índice. Ele disse que dos oito casos registrados na cidade, sete foram cometidos por adolescentes. Rodrigues salientou que os atos ocorreram sem violência e que só é configurado como estupro devido à nova redação da Lei 12.009/2009. “São fatos que ocorreram dentro da nova concepção da lei, ato libidinoso ou o simples fato de passar a mão nos seios e nas nádegas pode se configurar como estupro. São fatos de menor gravidade”, afirmou o delegado ao Blog da Gente. Apesar disso, os menores foram encaminhados para a justiça e o serviço social e psicológico do município também foi acionado para acompanhar as vítimas e os infratores.

27 Abr 2016 - 16:30h

O vereador Weliton Lopes (DEM) participou na última terça-feira (26) da Conferência Pública realizada pela Defensoria Pública Estadual para elaboração do Orçamento Participativo. Na ocasião, o subcoordenador da 2ª Regional de Vitória da Conquista, Dr. Lúdio Rodrigues Bonfim, e a Defensora Pública de Brumado, Dr. Luciana Andrade Freire, destacaram que as conferências e a consulta pública foram projetos bem sucedidos em 2015 e que estão sendo ampliados. O objetivo, segundo eles, é ampliar a discussão e a participação popular na construção de uma instituição cidadã e democrática. Ao fazer uso da palavra, o vereador Weliton Lopes fez importantes considerações a respeito do crescimento da violência na cidade e sobre a vital necessidade de criação de projetos direcionados aos jovens. “É muito preocupante a atual situação e sugiro que no orçamento seja direcionado maiores recursos para desenvolvimento de projetos que possibilitem o vislumbre de um mundo melhor e o fortalecimento do vínculo familiar. Comemoro muito a reinstalação da defensoria em Brumado e a comunidade também está muito satisfeita. Temos consciência que é um árduo trabalho para a defensora, mas já podemos acompanhar sua total dedicação e comprometimento com a causa”, destacou Lopes.