Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "04/2016"

27 Abr 2016 - 16:00h

De acordo com o Sindicato dos Mineradores de Brumado e Mircrorregião, as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) mudou a sua direção, porém mantém métodos de gestão condenáveis, que têm sido repudiados em toda região onde está inserida. Segundo a direção do órgão, recentemente, a Câmara de Vereadores de Caetité aprovou Moção de Repúdio contra a direção da empresa por afrontar e desrespeitar membros do legislativo em reunião realizada na própria empresa. No último mês de março, um grupo de trabalhadores do turno ininterrupto de revezamento ingressou com Ações Trabalhistas na Justiça do Trabalho pleiteando direitos negados pela empresa. Em represália, a INB teria determinado a retirada dos referidos trabalhadores dos seus respectivos turnos de trabalho, causando redução salarial. A diretoria do Sindmineradores imediatamente acionou a INB para que voltasse atrás na conduta, porém não obteve êxito. Sem opção, os trabalhadores acionaram novamente a empresa na Justiça, pleiteando o retorno aos turnos de revezamento. O sindicato irá protocolar Representação no Ministério Público do Trabalho denunciando as arbitrariedades, a prática antissindical e assédio moral contra os funcionários.

27 Abr 2016 - 15:00h

Por erro de medida de nível da empreiteira responsável pela obra, duas lombofaixas construídas no centro de Brumado estão passando por ajuste de nivelamento. As obras de conserto dos equipamentos foram iniciadas na manhã desta quarta-feira (27), em frente ao Colégio Estadual de Brumado (CEB), na Rua Dr. Guilherme Dias. A próxima está agendada para quinta-feira (28), na Rua Coronel Tibério Meira. O secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, esclareceu ao site Brumado Notícias que a recuperação será apenas de um lado dos equipamentos que ficou desnivelado. O secretário informou ainda que o orçamento geral das lombofaixas, inclusive com a respectiva sinalização, ficou em torno de R$ 70 mil. Ele assegurou que os reparos que estão sendo realizados ficaram por conta da empreiteira responsável pela obra. No geral, serão 40 lombofaixas espalhadas pela cidade. No momento, Cardoso informou que está em andamento a primeira etapa do projeto.

27 Abr 2016 - 14:30h

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou, nesta quarta-feira (27), uma ferramenta que permite aos usuários pesquisarem o quão popular é o nome de uma pessoa. De acordo com a Agência Brasil, o Projeto Nomes do Brasil é um banco de dados com mais de 130 mil nomes diferentes e usou como base o Censo de 2010, que contabilizou 200 milhões de brasileiros. Além da ferramenta, é possível verificar quais são os nomes mais populares no país. De acordo com os dados do IBGE, o Brasil possui 11.734.129 Marias registradas. Outros nomes que estão no topo da lista são: José, com 5.754.529 pessoas, Ana, com 3.089.858 pessoas, João, com 2.984.119 pessoas, Antônio, com 2.576.348 pessoas, Francisco, com 1.772.197 pessoas, Carlos, com 1.489.191 pessoas, Paulo, com 1.423.262 pessoas, Pedro, com 1.219.605 pessoas, e Lucas, com 1.127.310 pessoas. Também é possível ver qual é o nome popular do país por década. Em todas, Maria segue no topo. Em 1990, Jéssica, Felipe e Gabriel se tornaram populares. Já em 2000, Vitória e Mateus começaram a figurar.

27 Abr 2016 - 14:00h

Aos oitenta anos de idade, a professora Maria Lícia Silva Luz recebeu da Câmara de Vereadores de Brumado uma moção de aplausos pela sua dedicação ao ofício. Natural de Ituaçu, Maria Alice mudou-se para Brumado, onde realizou seu sonho de infância e montou uma escolinha em casa, contribuindo para a alfabetização de centenas de munícipes. Na cidade, a professora constituiu família chegando a conhecer a sua terceira geração. A matriarca, que é viúva, tem 07 filhos, 15 netos e 04 bisnetos. A moção de indicação do vereador Weliton Lopes (DEM) contou com a aprovação de todos os parlamentares, que elogiaram bastante a professora. Ao lado de uma das filhas, Maria Alice recebeu flores e a moção legislativa, o que emocionou os familiares presentes na sessão da última segunda-feira (25).

27 Abr 2016 - 13:30h

De acordo com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Índice de Confiança do Consumidor, um termômetro que serve para apurar como está o estado de espírito da população com a economia do país, atingiu em abril seu menor nível histórico. De acordo com a Veja, também chama a atenção a velocidade com que o declínio ocorreu: em quatro anos, o país foi do ápice do otimismo ao vale mais baixo do pessimismo. De abril de 2012 a abril de 2016, o índice de confiança caiu exatamente pela metade. Exatos quatro anos atrás, o indicador atingiu 128,7 pontos, seu maior patamar histórico. Em abril deste ano, a pontuação desceu a 64,4 pontos.

27 Abr 2016 - 13:00h

O vereador Castilho Viana (PSB) esteve mais uma vez acompanhando a aplicação da pavimentação asfáltica na Rua Princesa Leopoldina, no Bairro do Mercado, em Brumado. Castilho percorreu toda a via com o intuito de visualizar todos os pontos que precisam ser recuperados. Juntamente com a administração municipal, ele está fiscalizando a obra para garantir que a comunidade seja atendida da melhor maneira possível. A realização da obra é fruto do trabalho do vereador após a criação do Programa Patrulha do Povo, que possibilita a participação direta do parlamentar no dia a dia dos moradores da comunidade, levando as reivindicações da população até o poder executivo.

27 Abr 2016 - 12:30h

Na noite de ontem (26), uma professora foi morta a tiros em frente a um colégio em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Segundo informações de policiais militares do 15º BPM, Marta Ribeiro dos Santos Alves da Silva, de 51 anos, foi baleada por bandidos que passaram pelo local. De acordo com o jornal Extra, a vítima havia acabado de sair da Escola Municipal Fuzileiro Naval Eduardo Gomes de Oliveira, onde dava aulas há cerca de 20 anos. Logo após o crime, ocorrido por volta das 20h, alunos e funcionários da escola se reuniram no local onde Marta foi morta. O clima era de comoção. Parentes da professora também estiveram em frente à escola. Equipes do 15º BPM fazem buscas à procura dos suspeitos. Agentes da Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF) fizeram uma perícia no local do crime. A polícia trabalha com duas hipóteses: uma de que os criminosos teriam tentado roubar o veículo da professora e outra de que os bandidos passaram pelo local atirando, sem sequer anunciar qualquer crime.

27 Abr 2016 - 12:00h

As obras de reforma da Praça Pompílio Leite, a Praça do Jurema, em Brumado, continuam em ritmo intenso e já receberam as bases dos canteiros, bem como a coluna onde ficará a placa inaugural. Desde a última semana, a pavimentação da praça com blocos de concreto havia sido iniciada. 

Moradores e comerciantes no entorno acreditam que o local voltará a ser um atrativo para a população e receberá de volta o status de point da cidade. A projeção da prefeitura é que a praça seja inaugurada na semana das comemorações do aniversário da cidade, no dia 11 de junho.

27 Abr 2016 - 11:30h

Dayko, um cão de resgate do Corpo de Bombeiros da cidade de Ibarra, no Equador, morreu de exaustão após resgatar sete pessoas dos escombros deixados pelo terremoto que atingiu o país. De acordo com a página da corporação no Facebook, o labrador de quatro anos de idade sofreu um “forte infarto do miocárdio e insuficiência respiratória”. Segundo publicou a revista Veja, o animal chegou a ser atendido por um veterinário, mas não resistiu. Dayko trabalhava como cão de resgate havia três anos e meio. Em seus anos no Corpo de Bombeiros, participou de diversas buscas e ajudou muitas vítimas de desastres. O terremoto de magnitude 7,8 graus castigou parte do norte do litoral do Equador no dia 16 de abril e deixou 654 mortos e pelo menos 16.601 feridos. Além disso, o país sul-americano foi atingido por outros 722 abalos menores na semana seguinte.

27 Abr 2016 - 11:00h

Aconteceu na última terça-feira (26), na sede da 21ª Subseção da OAB, em Brumado, a Conferência Pública Orçamento Participativo 2017, da Defensoria Pública Estadual (DPE). Embora algumas autoridades tenham comparecido ao evento, os organizadores lamentaram a ausência da população, uma vez que são os cidadãos que mais fazem uso do órgão e poderiam melhor expressar as carências do município. Lúdio Rodrigues Bonfim, coordenador da II Defensoria Regional, que abrange Vitória da Conquista, Brumado, Guanambi e Itapetinga, esclareceu em entrevista ao site Brumado Notícias que o evento realizado em todas as sedes da defensoria nos municípios visa buscar a opinião da população e da sociedade civil organizada sobre o que entendem ser prioridade para o atendimento do órgão a fim de direcionar o orçamento para essas questões. 

Durante o evento, além de ouvirem os oradores, os presentes ainda preencheram um questionário em que enumeraram por notas as principais carências do setor na localidade. Desta forma, a Defensoria Geral apresentará os resultados ao poder público para que as carências avaliadas sejam priorizadas. Lúdio ressaltou que o questionário continuará disponível ao público no site da Defensoria Pública Estadual até o dia 15 de maio deste ano.

27 Abr 2016 - 10:30h

Diante do cenário adverso contra a presidente Dilma Rousseff no Senado, a petista já teria começado a retirar objetos pessoais do Palácio do Planalto. Segundo informações de Cristiana Lôbo, do G1, caixas com documentos e objetos estão sendo retirados dos gabinetes no Palácio do Planalto e transportados para o Palácio da Alvorada. De acordo com assessores, Dilma pretende permanecer no Alvorada durante o período em que estiver afastada do governo. Ela continuará morando perto da residência oficial ocupada por Michel Temer (PMDB).

27 Abr 2016 - 10:00h

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista, a Justiça Federal determinou liminarmente a indisponibilidade dos bens do prefeito Hélio Ramos Lima (PMDB), do município de Mirante, no sudoeste baiano, e de outras 24 pessoas, somando um total de mais de R$ 14 milhões. A acusação é de desvio de recursos públicos. Os outros réus, incluindo a primeira-dama, servidores públicos municipais, empresas e empresários, também tiveram suas contas bancárias bloqueadas até que a ação seja julgada. Segundo o procurador André Viana, os esquemas envolviam a simulação de licitações, o uso de “laranjas” para propiciar o desvio de verbas federais e a utilização de empresas de “fachada” no ramo de papelaria para desviar os recursos recebidos pelas escolas municipais. Os atos de improbidade foram praticados entre os anos de 2009 e 2015, tendo o prefeito e a primeira-dama, Mônica Alves de Souza Lima, como os mentores da fraude. Diversos documentos que comprovam os esquemas foram apreendidos em outubro de 2015, quando a Polícia Federal deflagrou a operação Belvedere. As investigações criminais ainda estão em curso no Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

27 Abr 2016 - 09:30h

O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) quer disciplinar o uso da publicidade e propaganda governamental da Bahia através de Projeto de Lei que estabelece que as propagandas dos órgãos públicos e suas entidades tenham sempre “caráter educativo, informativo ou de orientação social”, conforme artigo 37 da Constituição Federal. Segundo o parlamentar, a proposta estabelece ainda que na publicidade ou propaganda do governo somente será permitida a utilização dos símbolos do Brasão de Armas, Bandeiras e o nome do governo. O deputado destacou que as administrações são temporárias e se cada uma usa uma marca promove despesa desnecessária ao Estado.

27 Abr 2016 - 09:00h

Na última terça-feira (26), o assessor chefe da Reitoria da Uneb, professor Antônio José Batista, juntamente com representantes da universidade, se reuniu com o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) e com o secretário municipal de Infraestrutura, André Cardoso, a fim de selar um acordo. A parceria culminará na disponibilização, por parte da prefeitura, de um terreno de 5 hectares para a construção da sede própria da Uneb, em Brumado. A administração municipal busca a ampliação do ensino superior no município e o prefeito priorizou a questão da sede própria da universidade, que, segundo ele, sempre ocupou uma posição importante em sua agenda positiva. Nesta quarta-feira (27), haverá um novo encontro para definir qual a melhor área para ser doada pelo município para a construção do campus. “Sabemos da importância de termos em nosso município a sede própria da Uneb, então, diante disso, estamos fazendo tudo que está ao nosso alcance para que esse sonho se torne realidade”, destacou o gestor.

27 Abr 2016 - 08:30h

O relator da comissão especial do impeachment no Senado, Antônio Anastasia (PSDB-MG), apresentou nesta terça-feira (26) o plano de trabalho para a elaboração do parecer que vai embasar o processo que pode levar à destituição da presidente Dilma Rousseff (PT). De acordo com a Revista Veja, pela proposta do tucano, os autores do pedido de impeachment, Hélio Bicudo, Janaína Paschoal (já confirmada) e Miguel Reale Jr., seriam ouvidos no dia 28 de abril e a defesa da petista, no dia 29 de abril. A elaboração do parecer sobre a admissibilidade do processo ocorreria até o dia 4 de maio, quando o documento seria apresentado e lido no plenário da comissão especial. Na quinta-feira, dia 5 de maio, haveria a discussão do parecer de Anastasia e novamente seria ouvida a defesa da presidente. A votação do parecer, segundo o plano de trabalho, ocorreria na sexta-feira, dia 6. Os requerimentos para a oitiva de novos depoentes devem ser votados nesta quarta-feira (27).

27 Abr 2016 - 08:00h

O Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro foi palco de mais uma Assembleia das Testemunhas de Jeová. No último domingo (24), o evento reuniu centenas de fieis do circuito que engloba o município de Brumado. A assembleia teve por tema “Imite Sua Fé”, com base no texto bíblico de Hebreu 13:7, em alusão ao modelo dos servos de Deus apresentados na Bíblia. Como destaques do evento, os discursos “Faça exatamente o que eu fizer” e “Imite aqueles que pela fé e paciência herdam as promessas” apontaram a importância de escolher bem as amizades e compartilhar o que é exemplar perante Deus e os homens. Durante a sessão, houve batismos de novos adeptos e encenações. Mesmo antes da assembleia, as Testemunhas de Jeová já começaram a se organizar para a realização do congresso “Continue Leal a Jeová”, que em Brumado acontecerá entre os dias 15 e 17 julho.

27 Abr 2016 - 07:00h

Em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, um homem armado invadiu a Unidade de Saúde da Família das Pedrinhas na última terça-feira (26) para ser vacinado contra a gripe H1N1. Funcionários e pacientes que estavam no local ficaram aterrorizados com o ocorrido e a polícia foi acionada. O homem foi detido e não houve feridos. A cidade, que possui uma população de 400 mil habitantes, tem poucas doses para imunização contra a doença. A prefeitura está apurando o caso.

27 Abr 2016 - 00:00h

Instalado em Brumado em 2015, o Serviço Territorial de Apoio a Agricultura Familiar (Setaf) é resultado da atuação decisiva do deputado estadual Vitor Bonfim (PDT) e do alinhamento entre o governo estadual e a gestão do prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT). O Setaf reúne todas as atribuições da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), pasta a qual está vinculada a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), e é composto pela Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA) e a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) o que possibilita a execução das ações em prol do desenvolvimento rural do município. Atual secretário estadual de Agricultura, Bonfim disse ao site Brumado Notícias que o município não perdeu a CAR (veja aqui), mas sim ganhou o Setaf. 

Os interesses do município estão sendo defendidos por seus representantes, prova disso, segundo ele, são algumas conquistas recentes da cidade, como o retorno da Defensoria Pública; a reconstrução\recuperação dos 50 km que interligam o município ao Distrito de Sussuarana; a entrega das mais de 350 casas populares dos residenciais Brisas 3 e 4, e a conclusão do sistema de abastecimento de água que atende as mais de 400 famílias das comunidades rurais de Pebas, Pompéia e Frutuoso. “A realocação de alguns órgãos que compõem a estrutura governamental, a exemplo da CAR, não se trata de uma decisão amparada no prestígio ou desprestígio político dos municípios onde, antes, tais órgãos funcionavam. Ainda se assim fosse, Brumado reuniria todas as condições políticas para pleitear a manutenção destes órgãos, pelos representantes que têm e pelo alinhamento com Governo do Estado, portanto, cabe esclarecer que tal decisão é meramente técnica, resultado da reforma administrativa realizada pelo atual governo no ano de 2014”, esclareceu o secretário.