Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2016
Animal na pista provoca acidente e taxista brumadense morre na BA-262 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na madrugada desta quarta-feira (20), um grave acidente registrado na BA-262, no Distrito de Vila Mariana, entre as cidades de Aracatu e Anagé, no sudoeste baiano, tirou a vida do taxista José Dias de Araújo. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o acidente foi provocado por um animal que atravessou a pista no momento em que o taxista trafegava pelo trecho. 

Animal na pista provoca acidente e taxista brumadense morre na BA-262 Foto: Louro Magalhães

José transportava um passageiro para a cidade de Vitória da Conquista. O passageiro, ainda não identificado, teve apenas ferimentos leves. Já o taxista morreu na hora. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado já se dirigiu ao local para realizar a perícia. O corpo será encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para realizar a necropsia e em seguida será liberado. 

Polícia Federal identifica pagamentos da Andrade Gutierrez para Lula Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) anexou, na segunda-feira (18), a inquérito que apura crimes cometidos pela empreiteira Andrade Gutierrez laudo com detalhamento sobre a movimentação financeira da empresa. O laudo mostra que os pagamentos de R$ 3,6 milhões feitos por palestras do ex-presidente Lula e doações ao instituto que leva o nome do ex-presidente, entre 2011 e 2014, foram realizados por meio de uma conta contábil identificada como “overhead”. Segundo a PF, trata-se de conta utilizada para registro das taxas de “administração central” dos empreendimentos tocados pela construtora, que em geral é embutido em orçamentos de obras. De acordo com o jornal o Globo, o laudo não aponta qualquer irregularidade no uso da conta pela empreiteira. Pela conta “overhead” passaram R$ 140 milhões doados a partidos políticos, os valores pagos a Lula, pagamentos a fornecedores da empreiteira e também a empresas investigadas por lavagem de dinheiro de propina na Lava-Jato. Por meio de nota, os advogados de Lula disseram que “o laudo apresentado não tem consistência técnica” e “trabalha com ilações”. “Está clara a utilização do aparato do Estado por alguns agentes com o intuito de perseguir o ex-presidente Lula e macular a sua história e a sua luta pelos brasileiros”, escreveram na nota.

Cartório Eleitoral de Brumado interrompe atendimento nos dias 21 e 22 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, o Cartório Eleitoral vai interromper suas atividades na próxima quinta (21) e sexta-feira (22) devido ao feriado nacional de Tiradentes.  A medida segue a determinação da Portaria nº 387, publicada no Diário da Justiça Eletrônico, em 9 de outubro de 2015. Assim sendo, durante os dias estará suspenso o atendimento aos cidadãos. Para compensação da jornada de trabalho, os servidores terão até o último dia útil do mês subsequente para quitar as horas não trabalhadas no dia 22. Na segunda-feira (25), o cartório volta a atender normalmente ao público. Contudo, só deve procurar os postos de atendimento da Justiça Eleitoral, os eleitores que precisam fazer o alistamento (primeira via do título), transferir local de votação ou município, ou possuir título cancelado. O prazo para realizar todos os serviços este ano encerra 4 de maio.

Bahia: Aneel aprova alta na conta de luz de clientes de distribuidoras

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou na terça-feira (19) o aumento das tarifas de energia de quatro distribuidoras que atendem estados do Nordeste. Os reajustes entram em vigor na sexta-feira (22) e atingem consumidores da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe. O aumento médio das tarifas da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) será de 10,72%, segundo decisão da Aneel. Para a baixa tensão (residências e comércio), a alta média será de 10,76%. Já para a alta tensão (indústria), a média do aumento será de 10,64%. A distribuidora atende 5,7 milhões de consumidores. Todos os anos, as distribuidoras passam por um processo de reajuste de suas tarifas, que pode levar a aumento ou queda, dependendo do que for apurado pela Aneel.

Apesar da crise, prefeitura de Brumado confirma realização dos 139 anos da cidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O município de Brumado comemorará o aniversário de 139 anos com festa. Apesar da crise financeira que assola os municípios brasileiros, o secretário de Cultura da cidade, Miguel Lima Dias, confirmou ao site Brumado Notícias a realização do festejo. Miguel ainda falou sobre a realização do Dia do Evangélico. “Ainda não temos nenhuma atração contratada, mas a administração municipal vai comemorar com toda a população mais um ano de emancipação política da cidade”, garantiu o secretário. Uma comissão organizadora será nomeada pelo prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) para começar a preparar o evento. A cidade faz aniversário no dia 11 de junho, mas a comemoração será realizada no dia 10. Já no dia 11, a Praça Coronel Zeca Leite será palco da festa dos evangélicos. A confirmação anima o comércio local, que deve ter as vendas aquecidas no período, já que estará em clima de festejo junino.

Processo contra Eduardo Cunha pode ser arquivado no Conselho de Ética Foto: Reprodução

Após a aprovação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), conta com apoio de partidos como o PP, PR e PSD e de parte da oposição para arquivar o processo no Conselho de Ética e salvar seu mandato. Aliados de Cunha garantem já ter maioria para salvá-lo. Um dos sinais de que Cunha poderá receber uma espécie de anistia foi o grande número de deputados que rebatiam as falas contra Cunha durante a votação no domingo (17). Além disso, o presidente da Câmara é próximo de possíveis candidatos à presidência da Casa em 2017. Presidido pelo deputado José Carlos Araújo (PR-BA), o Conselho de Ética tem até dia 19 de maio para concluir a instrução e até 2 de junho para votar o parecer do relator Marcos Rogério (DEM-RO).

Defensoria Pública convida para Conferência Pública em Brumado

No próximo dia 26, às 8h30, a Defensoria Pública do Estado da Bahia convida a todos para uma Conferência Pública a fim de debater e construir o Orçamento Participativo de 2017. A conferência será realizada no auditório da OAB - Subseção de Brumado, que fica localizado na Avenida João Paulo I, 293.

Torneio da Amizade realizado na Comunidade de Samambaia em Brumado Foto: Divulgação

A Comunidade de Samambaia, localizada na região do Distrito de Ubiraçaba, foi palco do Torneio da Amizade de Futsal, evento esportivo que promoveu uma grande integração comunitária. A competição reuniu equipes da categoria infantil e juvenil, nas modalidades masculino e feminino. Promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, o torneio mostrou dinamismo e fomentou a prática esportiva na comunidade. “A criação da secretaria foi muito importante para tornar o planejamento do setor mais efetivo. Sabemos que muitos ainda são os desafios, mas o esporte vem evoluindo muito em nosso município e por isso quero deixar aqui os meus parabéns a toda equipe, a qual tem o nosso reconhecimento pelo brilhante trabalho realizado”, destacou o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT). Participaram do evento as equipes: Samambaia, Borussia, Complexo 4M, Lagoa de São João, Lagoa do Leite, Ubiraçaba, Lagoa João de Moura, Baixa da Baraúna, Vasco, Lajedo, Barcelona e Brunox. A equipe campeã da categoria masculino foi Lagoa João de Moura, seguido pela equipe Samambaia. Já na categoria feminina o time de Ubiraçaba sagrou-se campeão e o Borussia de Samambaia foi o vice-campeão. O secretário Miguel Lima Dias esteve presente durante todo o torneio e participou da cerimônia de entrega dos troféus e medalhas.

Prefeitura comemora sucesso do Campeonato Brumadense de Futebol 2016 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Campeonato Brumadense de Futebol está sendo realizado no Estádio Gilberto Cardoso desde o dia 13 de fevereiro e terminará no dia 29 de maio. No total, dez equipes participaram da competição: Bahia, Botafogo, Clínica Santa Clara, Feirense, Real São Felix, Santos São José, Vila e Umburanas. Os jogos têm início às 13h com os juvenis e às 16h acontecem os jogos principais. O campeonato está sendo realizado pela Liga Brumadense de Futebol com o apoio da Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, que vem se encarregando do pagamento da arbitragem, da tinta para a marcação do campo, das bolas, dos uniformes completos para as equipes, da manutenção do estádio, dos vestiários, arquibancadas, iluminação, da poda da grama, e da liberação das rendas para os clubes. Os clubes são responsáveis pelo pagamento dos bilheteiros, porteiros, maqueiros e gandulas. Recentemente, a prefeitura realizou a ampliação da cabine de imprensa, climatização com a instalação de ar-condicionado e construção de banheiro, além da construção de outro banheiro na bilheteria, e ampliação do alambrado do fundo do gol. O trabalho também é apoiado pelo Departamento Municipal de Esportes.

Um homem foi preso sob suspeita de ter estuprado a enteada, de 8 anos, no município de Itamaraju, no sul da Bahia. Segundo informações da delegacia da cidade, a mãe da vítima conheceu o suspeito na internet e os dois moravam juntos há seis meses. De acordo com o G1, o flagrante aconteceu quando a mãe da menina estava no trabalho. No momento em que cometia o abuso, ele foi surpreendido pela irmã mais velha da criança. A adolescente, que tem 13 anos, deixou a casa e correu para pedir ajuda aos vizinhos, que acionaram a polícia. Em depoimento, o suspeito disse que não chegou a cometer o abuso. A vítima realizou exames e a polícia aguarda o resultado para continuar as investigações. A criança também foi ouvida pelo Conselho Tutelar, mas retornou para casa e segue sob a guarda da mãe.

Eleições 2016: Herzem Gusmão lidera intenções de votos em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma pesquisa de intenção de votos para avaliar a preferência do eleitorado entre os pré-candidatos a prefeito de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, foi registrada no dia 13 de abril, no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), sob o nº 09659/2016. Realizada pela Bahia Pesquisa e Estatística (Babesp), a pesquisa ouviu 602 pessoas no período de 06 a 09 de abril. Segundo o levantamento, o deputado estadual Herzem Gusmão (PMDB) lidera as intenções de votos com 38,04%, seguido por Fabrício Falcão (PCdoB), que aparece com 19,27%, e o deputado estadual José Raimundo Fontes (PT), com 17,11%. Nulos, indecisos e outros somaram 25,59%. A pesquisa apresenta 95% de confiança e a margem de erro máxima é de 4,5% para mais ou para menos.

Impeachment: 60% dos deputados que julgaram Dilma têm pendências na Justiça Foto: Reprodução

Dos 513 deputados federais inscritos para a votação que decidiu sobre o processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT), 298 respondem a processos na Justiça. O número representa o total de 58,09% dos parlamentares que compõem a Câmara dos Deputados. Os dados foram levantados pelo Portal EBC na plataforma do Projeto Excelências, da ONG Transparência Brasil. Dentre os parlamentares que se posicionaram favoravelmente ao prosseguimento do processo de impeachment, 58% possuem algum questionamento jurídico. Já entre os que votaram a favor do governo, 54% respondem ou já foram condenados em algum processo. Entre deputados ausentes ou que se abstiveram de votar, 100% têm pendências judiciais. Os processos estão em diversas instâncias e vão desde crimes eleitorais até processos de má gestão do dinheiro público e corrupção. O deputado recordista em termos de números de processos, de acordo com a Transparência Brasil, é membro da Mesa Diretora da Câmara. Beto Mansur (PRB-SP), 1ª Secretário da equipe presidida por Eduardo Cunha (PMDB-RJ), tem 45 processos na Justiça.

Câmara aprova indicação para pavimentação e iluminação da via de acesso ao presídio de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A indicação do vereador José Carlos dos Reis (PSB) para que o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) realize a pavimentação e iluminação da via de acesso ao presídio de Brumado foi aprovada por unanimidade na sessão da câmara que aconteceu na noite da última segunda-feira (18). Apenas o vereador Weliton Lopes (DEM) fez uma ressalva para que o autor da indicação, líder do prefeito no legislativo, cobre também a realização da obra de pavimentação e iluminação das vias de acesso ao Campus do Ifba. O prédio está concluído, mas sem previsão de ser inaugurado, e tem como um dos entraves a falta de acessibilidade para os funcionários, alunos e professores. 

Câmara aprova indicação para pavimentação e iluminação da via de acesso ao presídio de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O presídio que está sendo construído à margem da BR-030, próximo à Subestação II da Coelba, tem como único acesso uma estrada vicinal conhecida popularmente como desvio, pois é trecho por onde alguns motoristas passam quando querem desviar do posto de apoio da Policia Rodoviária Estadual, na BA-262. A obra completa 79 dias nesta terça-feira (19). Com os pavilhões de detenção já erguidos, os operários trabalham na construção do prédio administrativo, das torres de vigilância, e demais setores. Também já foram iniciadas as instalações das colunas para a cerca de contenção no entorno do complexo.

Lula diz que não há volta caso Senado afaste Dilma por 180 dias Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reconheceu que a presidente Dilma Rousseff (PT) dificilmente voltará ao Palácio do Planalto caso o Senado aprove a abertura do processo de impeachment. A avaliação foi feita durante reunião com o presidente do PT, Rui Falcão, e representantes de movimentos de esquerda. Lula também avaliou como remotas as chances de impedir o prosseguimento do processo no Senado. É necessária a maioria simples para que o processo de impeachment tenha prosseguimento no Senado. A votação deve ocorrer no início de maio. Em um prazo de até 180 dias, os senadores têm que decidir sobre o mérito do pedido de impeachment, cuja aprovação requer dois terços da Casa. Em reunião realizada no Instituto Lula, o ex-presidente admitiu a dificuldade de Dilma reassumir a Presidência depois que Temer ocupar a cadeira e conquistar o poder de negociação com os senadores. Na manhã desta terça (19), Lula participará de reunião do diretório nacional do PT para avaliação do cenário.

Legislativo aprova projeto de plano de saneamento básico de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Mesmo na ausência de três parlamentares, a Câmara de Vereadores aprovou na sessão da última segunda-feira (18) o projeto de lei 003/2016, que institui a Política Municipal de Saneamento Básico do Município de Brumado. Antes da votação, os vereadores entraram em consenso para interromper a sessão por mais de 20 minutos a fim de acrescentar uma emenda ao projeto. Nesse intervalo, os parlamentares deliberaram com a assessoria jurídica da casa legislativa sobre a emenda e o modelo a ser acrescido no projeto. Após as deliberações, o texto foi anexado ao projeto e aprovado por unanimidade pelo parlamento.

Lapeclin oferece os mais completos exames para melhor atender os pacientes Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com unidade em Ibitira, Distrito de Rio do Antônio, o Lapeclin - Laboratório de Análises Clínicas tem a sua central de atendimento localizada na Rua Tibúrcio Leite, nº 15, em Brumado. Trabalhando com confiança, segurança e excelência, o Lapeclin dispõe de uma série de exames: bioquímica, hormônios de fertilidade, urínalise, hematologia, imunologia, parasitologia, hemostasia, marcadores tumorais, citologia, hormônios da tireoide, bacteriologia, marcadores cardíacos, exames pré-natais, exames de DNA, entre outros. Se você valoriza profissionais capacitados, um laboratório equipado com toda tecnologia necessária e a confiança de resultados precisos, faça seus exames no Lapeclin. Há 29 anos no mercado atendendo com excelência e referência como o melhor laboratório da região. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-2040. Clique aqui e confira a nossa fanpage no facebook.

Feirense e Real perdem e se complicam para próxima fase do campeonato brumadense de futebol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Restando apenas mais uma rodada para o encerramento da primeira fase do Campeonato Brumadense de Futebol, as equipes começam a recorrer ao papel e a caneta para contabilizarem suas chances a fim de passar para a próxima fase da competição. Neste final de semana, os times do Feirense e do Real São Félix se complicaram ao perder seus jogos na categoria principal. No sábado (16), o Feirense foi derrotado pelo Santa Clara pelo placar de 1x2. Já no domingo (17), o Santos bateu o Real São Félix por 2x0. No torneio paralelo, o sub-20, o Feirense venceu o Santa Clara por 2x0, enquanto o Santos repetiu o resultado de 2x0 contra o Real São Félix. Durante esta semana, o site Brumado Notícias apresentará um resumo do andamento do campeonato e as chances de classificação de cada equipe.

Suspensa cobrança de tarifa extra por franquia na banda larga fixa

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou nesta segunda-feira (18) que as operadoras de internet banda larga suspendam a cobrança adicional ou que cortem o acesso dos consumidores após o fim da franquia. A medida cautelar foi direcionada às empresas que pertencem aos grupos da Vivo, que comprou a GVT, Claro e Oi, sob multa diária de R$ 150 mil, até o limite de R$ 10 milhões, caso seja descumprida a decisão. As companhias só poderão realizar a restrição de acesso ou cobrança a mais por franquia se cumprirem algumas exigências da agência. Entre elas, está permitir aos consumidores acompanhar o consumo de dados e deixar claro em seus anúncios a existência dos limites. A Anatel afirmou que a decisão sobre uso excessivo de dados só pode ser aplicada 90 dias após ser informada pelas operadoras do cumprimento das exigências. Nas redes sociais, usuários de internet banda larga se mobilizaram contra a cobrança adicional. Um abaixo-assinado na internet reuniu mais de 1 milhão de assinaturas. Ameaças de boicote às operadoras foram compartilhadas nas redes sociais.

Vacinação contra a gripe H1N1 atrai muitos brumadenses às unidades básicas de saúde Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As unidades básicas de saúde de Brumado ficaram lotadas na última segunda-feira (18) por conta do início da campanha de vacinação contra a gripe H1N1. Segundo apurpou o site Brumado Notícias, o posto central de saúde foi o mais procurado pelos munícipes, tanto que a coordenação se viu obrigada a distribuir senhas para organizar a ordem de chegada dos pacientes. Durante todo o expediente, foram contabilizados mais de 230 atendimentos na unidade. Os idosos lideraram a lista dos vacinados neste primeiro dia de vacinação no município. No geral, a secretaria municipal de saúde espera vacinar mais de 15 mil pessoas do público alvo da campanha, composto por idosos, crianças, profissionais da saúde, gestantes, puérperas, pessoas com doenças crônicas e da comunidade carcerária. Na última semana, a coordenação de vacinação da Vigilância Epidemiológica (Vigep) recebeu o primeiro lote com cerca de 5 mil doses da vacina. Seguindo o cronograma estadual, o município continuará disponibilizando a vacina e fará a vacinação especial no dia D da campanha, em 30 de abril. Enquanto isso, o corpo médico do Hospital Professor Magalhães Neto aguarda comprovação laboratorial de um caso suspeito de H1N1 em um bebê de oito meses, que está em isolamento na unidade.

Impeachment contra Dilma Rousseff tem maioria no Senado, diz jornal Foto: Fernando Bizerra Jr./EFE

Com a aprovação na Câmara pela continuidade do processo de impedimento da presidente Dilma Rousseff (PT), a próxima etapa agora é que o processo seja encaminhado ao Senado. De acordo com o Estadão, pelo menos 41 parlamentares da Casa devem referendar a decisão tomada pelos deputados para a petista ser afastada e ter início o processo de julgamento do crime de responsabilidade. No levantamento feito pelo Estadão mostra que já há 44 senadores favoráveis à abertura do processo por crime de responsabilidade e 21 que se declararam contrários. Seis parlamentares se disseram indecisos e 10 não quiseram responder.

Fábrica da Trifil em Itabuna pode ser fechada e transferida para a cidade de Brumado Foto: Políticos do Sul da Bahia

Em Itabuna, no sul do estado, a fábrica da Trifil pode ser fechada por conta da crise hídrica que atinge a cidade. Segundo informações do blog Políticos do Sul da Bahia, a empresa fabricante de moda íntima negocia a transferência para o município Brumado, que fica próximo dos produtores de algodão e não enfrenta problemas hídricos. A possibilidade de fechamento da fábrica preocupa o meio empresarial, já que a empresa é a segunda maior empregadora do município, com mais de dois mil funcionários, atrás apenas da prefeitura. A direção da Trifil em Itabuna se limitou a dizer que a informação “não procede”.

Eleições 2016: Genivaldo Azevedo confirma pré-candidatura à prefeitura de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após reunião com o Diretório do Partido Trabalhista do Brasil (PTdoB) na Bahia, o técnico judiciário e professor Genivaldo Azevendo confirmou a sua pré-candidatura à prefeitura de Brumado nas eleições de outubro. Azevedo garante que seu nome é o único que representa uma renovação na política local. “Se qualquer um quiser analisar os sete pré-candidatos que anunciaram seus nomes, observará que todos eles, direta ou indiretamente, estão ligados a um dos dois grupos que comandam ou comandaram Brumado por quase 30 anos. Grupos estes que defendem somente os empresários e empreiteiros e nunca a classe trabalhadora e o povo pobre, assim, temos que ter uma renovação geral na política brumadense. O Brasil clama por isso nas ruas e em nossa cidade não é diferente”, disse. Azevedo é conhecido por sua atuação nos sindicatos, tanto de serventuários da Justiça, como de professores. Perguntado sobre a possibilidade de haver alguma coligação do seu partido, ele declarou que jamais faria uma coligação com qualquer partido de Brumado que tenha ligações com um desses dois grupos. “Prefiro ser derrotado sozinho nas urnas que vencer mal acompanhado”, finalizou.    

Abertas as inscrições para o Vestibular 2016.2 da Faculdade Guanambi

A Faculdade Guanambi (FG) abriu as inscrições para o Vestibular 2016.2. Os candidatos podem concorrer a uma vaga nos 15 cursos de graduação oferecidos pela Instituição para o segundo semestre. As inscrições vão de 18 de abril a 12 de maio, e podem ser feitas exclusivamente pelo site www.faculdadeguanambi.edu.br/vestibular. Os candidatos podem optar pelo vestibular tradicional ou pela utilização dos resultados do Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). As provas serão aplicadas no dia 22 de maio, no campus FG, em Guanambi/ Bahia. Serão reservadas 20% das vagas de cada curso para os candidatos que optarem por utilizar os resultados do ENEM dos anos de 2014 e 2015 e 80% das vagas serão destinadas para os candidatos que optarem por realizar a prova tradicional. São destaque neste vestibular as inscrições para Jornalismo, Engenharia Elétrica e Educação Física, cursos aguardados há algum tempo pela região. Também serão oferecidas vagas nos cursos de Administração, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Medicina Veterinária, Psicologia e Gestão da Tecnologia da Informação.

Arquivo