Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2018
Barra da Estiva: Polícia prende quadrilha acusada de matar o delegado Marco Torres Foto: Divulgação/PC

A Polícia Civil da Bahia, em conjunto com policiais de São Paulo, desarticulou uma quadrilha apontada como responsável pela morte do delegado Marco Torres, de Barra da Estiva, que teve o corpo carbonizado dentro de uma caminhonete, próximo ao Distrito de Sussuarana, em Tanhaçu. Nesta sexta-feira (27), a polícia divulgou o relatório da operação em São Paulo, onde os bandidos estavam escondidos. Após dois dias de diligências, a polícia cumpriu dois mandados de prisão preventiva em desfavor de Júlio Carlos Pereira Rocha, além de um mandado de busca e apreensão em sua residência. No momento do cumprimento da prisão, Júlio resistiu e foi alvejado. Ele foi socorrido e, aparentemente, passa bem.

Barra da Estiva: Polícia prende quadrilha acusada de matar o delegado Marco Torres Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Júlio confessou ser coautor do crime em Barra da Estiva e apontou a residência onde estava Talles Deivison Souza Lelis, que também participou da execução. O acusado resistiu à voz de prisão e, após intenso tiroteio, foi alvejado e não resistiu aos ferimentos. Há três dias, a mesma equipe de polícia cumpriu mandado de prisão preventiva em desfavor de Guilherme Fraga, que estava em Montes Claros (MG), por envolvimento no crime. A quadrilha atua em vários estados e é a principal suspeita pela morte do delegado Marco Torres.

Desemprego tem alta e atinge 13,7 milhões no país Foto: Rafael Neddermeyer/Fotos Publicas

O índice de desemprego no Brasil atingiu 13,1% no trimestre encerrado em março de 2018, maior nível desde maio do ano passado. Isso significa que 13,7 milhões de pessoas estão desempregadas no país. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da pesquisa Pnad Contínua. De acordo com o G1, a taxa ficou maior do que a registrada no trimestre móvel encerrado em fevereiro, de 12,6%, na terceira alta consecutiva após nove trimestres de queda. O índice, porém, ainda ficou abaixo do registrado em igual trimestre móvel do ano passado, de 13,7%. O resultado veio acima do esperado pelo mercado. A mediana das previsões em pesquisa da Reuters era de que a taxa ficaria em 12,9% no período. Os dados do IBGE mostram que na comparação com o trimestre encerrado em dezembro, o número de desempregados no país aumentou em 1,379 milhão de pessoas, o que representa uma alta de 11,2%. Já no confronto com igual trimestre do ano anterior, quando havia 14,2 milhões de desocupados, houve queda de 3,4%.

Eleições 2018: Eduardo Vasconcelos leva Márcio Moreira ao governador Rui Costa Foto: Divulgação

O prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), levou o seu pré-candidato a deputado estadual, Márcio Moreira da Silva (Patriota), na última quinta-feira (26), à sede da Governadoria do Estado da Bahia. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a dupla teve um encontro com o governador Rui Costa (PT), ocasião em que o gestor brumadense já apresentou o nome de Márcio para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Vasconcelos aproveitou a oportunidade e cobrou as demandas do município, a exemplo da Policlínica Regional de Saúde, que, segundo ele, será uma obra de grande importância para a microrregião.

Waldenor Pereira visita secretarias estaduais em busca de benefícios para Candiba Foto: Vinícius Brito

No início da semana, o vereador Gilson do PT visitou secretarias estaduais na capital baiana a fim de viabilizar ações e serviços para melhoria do abastecimento de água e luz e incentivo à agricultura familiar no município de Candiba. Ele esteve acompanhado dos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo, que articularam e o acompanharam na extensa agenda de reuniões com secretários e dirigentes das secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR), Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Infraestrutura (Seinfra/Luz Para Todos), Embasa e Companhia de Ação Regional (Car). Em reunião na Embasa com a superintendente de Operações da Região Sul, Poliana Carvalho, e com o Diretor de Operações do Interior, José Ubiratan Cardoso, o vereador e os deputados reivindicaram a ampliação do reservatório de água que serve à sede de Candiba, pois o existente é bastante antigo e já não atende à demanda atual, que foi bastante ampliada desde a sua implantação. De imediato, os dirigentes da empresa de água e saneamento definiram uma visita técnica ao município para estudo de viabilidade. Com o dirigente da Car, eles conseguiram a liberação de 20 kits de irrigação, a construção de 30 banheiros e de 40 cisternas de produção para diferentes comunidades da zona rural. Na Seinfra, a reunião foi com o Superintendente de Energia da Seinfra, Celso Rodrigues, para acompanhar os processos de ligação de energia elétrica na zona rural, enquanto na SDR, o grupo solicitou do secretário Jerônimo Rodrigues uma parceria para incentivar a produção de frangos e suínos de pequenas propriedades de agricultura familiar, visando ao fornecimento de frigorífico que vai produzir embutidos. A construção de cisternas de consumo para pequenas comunidades também foi pleiteada junto ao secretário César Lisboa, da SJDHDS.

Jovem morre no entroncamento de Jaguaquara ao bater carro com carreta de Brumado Foto: Blog Marcos Frahm

Um jovem de 21 anos morreu vítima de um acidente de trânsito ocorrido na última quinta-feira (26), na BA-250, no entroncamento da cidade de Jaguaquara. Gabriel Carvalho de Novaes Mascarenhas Lomanto Maimone retornava para casa em Itiruçu, quando perdeu o controle do veículo e invadiu a pista contrária. Ele colidiu de frente com uma carreta-bitrem, de placa PKL-7898, que teria saído de Brumado. O veículo era conduzido por Edilúcio Rizélio, que saiu ileso do acidente. De acordo com o Blog Marcos Frahm, Gabriel ficou preso às ferragens do veículo e morreu no local. Populares chegaram a relatar que teriam visto um terceiro veículo de cor branca invadindo a rodovia e que o veículo da vítima fatal bateu com a carreta ao desviar do mesmo. As causas do acidente estão sendo apuradas pela Polícia Civil de Jaguaquara. Gabriel cursava Engenharia na FTC/Jequié e era filho único do ex-vereador e atual secretário de Obras de Itiruçu, Alexandre Maimone.

Eleições 2018: Presidente da Câmara de Brumado declara apoio a Márcio Moreira Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O principal cabo eleitoral do deputado estadual Vitor Bonfim (PR), Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), presidente da Câmara de Brumado, declarou apoio à pré-candidatura de Márcio Moreira (Patriota) no final da manhã desta sexta-feira (27). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o apoio foi articulado pelo próprio pré-candidato, com o aval do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Com isso, Bonfim sofreu uma nova baixa na busca de votos dos brumadenses no pleito eleitoral de 2018. Dos treze parlamentares, apenas dois ainda não declararam apoio a Moreira; são elas: as vereadoras Ilka Abreu (PR) e Lia Teixeira (PDT). Já o vereador Zé Ribeiro (PT) não apoia o candidato apoiado pelo gestor municipal. Moreira já soma o apoio de 10 edis.

Brumado: Presidente do Legislativo é convidado para ato de posse do Corregedor Geral do MP-BA Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O presidente da Câmara Municipal de Brumado, vereador Léo Vasconcelos (PDT), foi convidado a participar de um evento que acontecerá no dia 10 de maio, quando será realizada a Sessão Solene de Posse do Procurador de Justiça Zuval Gonçalves Ferreira, que passará a ocupar o cargo de Corregedor Geral do Ministério Público - MP. Zuval foi eleito neste dia 26 de abril pelo Colégio de Procuradores de Justiça para o biênio 2018/2020. Natural de Macaúbas, ele tem forte ligação com Brumado e com o vereador Leo Vasconcelos por ser tio da sua mãe e já ter prestado relevantes serviços ao município. O cargo de Corregedor Geral do MP é de grande relevância na carreira e atribui a quem o ocupa a responsabilidade de orientar e fiscalizar as atividades funcionais e de conduta dos membros do órgão. Vasconcelos declarou estar muito lisonjeado com o convite. “Agradecemos antecipadamente ao convite e desejamos que tenha muito sucesso em sua nova jornada, que já sabemos será de muito sucesso”.

Eleições 2018: Vereador de oposição declara apoio a Márcio Moreira em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Edmilson Aguiar Silva (PV), o Lek Cabeleireiro, vereador de oposição ao prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), anunciou apoio à pré-candidatura governista de Márcio Moreira da Silva (Patriota) à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), nas eleições 2018. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o anúncio foi feito pelo parlamentar na última quarta-feira (25), durante uma reunião com Moreira. Lek se junta a mais dez vereadores do município que já declararam o apoio a Márcio. Ainda não se pronunciaram oficialmente, mas devem seguir a mesma tendência os vereadores Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), Ilka Abreu (PR) e Lia Teixeira (PDT). Já o vereador José Ribeiro Neves (PT) será o único parlamentar brumadense a não apoiar a pré-candidatura do patriota à AL-BA.

TCM-BA: Denúncias poderão ser feitas pela internet Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com o propósito de facilitar a fiscalização da aplicação dos recursos públicos, o Tribunal de Contas Municípios da Bahia disponibiliza em seu site, uma ferramenta que permite a apresentação de denúncias sobre desvios ou malversação de dinheiro público. “A partir de agora os simples cidadãos ou os agentes políticos – como os vereadores – não precisam se dirigir à sede do TCM, em Salvador, ou às sedes das Inspetorias Regionais de Controle Externo (Irce’s) nas grandes cidades, para protocolar uma denúncia”, informou o presidente da corte, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto. Segundo o diretor de tecnologia do TCM, Pedro Vieira, agora, tão logo seja apresentada a denúncia por meio eletrônico, o cidadão receberá automaticamente, no e-mail que cadastrar, um código que permitirá o acompanhamento online do processo para apuração dos fatos denunciados que será instaurado no âmbito do tribunal. Qualquer cidadão, agente político, partido político, associação, sindicato ou qualquer outra entidade civil é parte legítima para denunciar irregularidades ou ilegalidades cometidas por gestores públicos municipais ao Tribunal de Contas dos Municípios. Contudo, a denúncia deve conter três pressupostos básicos de admissibilidade: tratar de matéria de competência do TCM-BA; o denunciado deve estar sujeito à jurisdição da Corte de Contas e a denúncia deve estar acompanhada de alguns elementos de prova. É necessário ainda conter o nome completo do denunciante, sua qualificação, endereço, cópia de seu documento de identidade e do seu CPF, e documentos correspondentes, quando se tratar de pessoa jurídica.

Campeonato sub-16 do São Félix visa revelar novos talentos do futebol brumadense Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

No mês de maio será iniciada a II Copa Bairro São Félix de Escolinhas de Futebol Infantojuvenil na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, os desportistas Robson Wilson, o Galego, e Fredson Sodré disseram que se trata de um projeto social da comunidade com formação de base que visa entreter a garotada com a prática esportiva, dando aos mesmos a oportunidade de serem observados pelos clubes que participam dos campeonatos locais. Os desportistas acreditam que a ocupação da garotada os ajuda a manter a mente focada em ações que colaborem com o bom convívio social, além de melhorar o relacionamento familiar, na vizinhança e nas escolas, melhorando também os desempenhos educacionais. O projeto conta com o apoio da Federação Baiana de Futebol (FBF), que já encaminhou material esportivo e premiações em troféus e medalhas para o torneio. No entanto, há outras despesas envolvendo logística e arbitragem e, por isso, a comissão organizadora carece de ajuda, tanto do poder público quanto do privado. “Essa Copa poderá revelar uma nova pérola do nosso vasto celeiro de craques, por isso pedimos a participação da nossa sociedade em comparecer aos jogos e colaborar com o evento”.

Senador Aécio Neves presta depoimento à Polícia Federal em Brasília Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O senador Aécio Neves (PSDB) prestou depoimento durante quase três horas na quinta-feira (26) na sede da Polícia Federal em Brasília. Aécio foi ouvido no inquérito que apura se ele recebeu dinheiro das construtoras Andrade Gutierrez e Odebrecht para beneficiar as empresas na construção da usina de Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia. De acordo com o G1, a defesa afirma que contribuições à campanha do senador nunca estiveram vinculadas a contrapartidas. Aécio responde a oito inquéritos no Supremo Tribunal Federal. Um dos donos da Andrade Gutierrez, Sérgio Andrade, disse em depoimento à Polícia Federal que fez pagamentos milionários a Aécio Neves usando um contrato fraudulento com a empresa de um amigo do senador. Sergio Andrade falou sobre um contrato de R$ 35 milhões. Ele disse aos investigadores que o contrato firmado em 2010 entre a construtora e uma empresa de um amigo de Aécio tinha como objetivo fazer com que esse recurso chegasse ao senador. Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal transformou Aécio em réu por corrupção passiva e obstrução de Justiça. Ele foi denunciado pela Procuradoria Geral da República a partir das acusações feitas por delatores do grupo J&F. O senador nega as acusações.

Brumado: Líder do MRM diz que prefeitura só tem direito a 50% do restante da Fazenda Santa Inês Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o homem que se apresentou apenas como Roberto e um dos líderes do Movimento Rural de Moradia (MRM) afirmou que o movimento reconhece a outorga concedida à Prefeitura Municipal de Brumado para uso de 09 hectares ou 50% da área restante das terras da União na Fazenda Santa Inês, entre o campus do Ifba e a BA-148, e, portanto, não irá mais se indispor com a Administração quanto à posse do terreno. No entanto, o líder do movimento pediu pressa à prefeitura em demarcar a área que foi cedida para instalações da policlínica regional, da escola de medicina e da escola do futuro, alegando que o diâmetro geral do terreno é de 18 hectares e, dessa forma, as famílias que fazem parte do movimento pretendem ocupar a outra metade das terras. Roberto denunciou ainda que, nas ações da prefeitura, as quais ele classificou como truculentas, a Administração Municipal cometeu crime ambiental ao derrubar com o uso de máquinas públicas mais de 40 pés de aroeira, árvore de preservação ambiental por conta de sua madeira de lei. “Vamos respeitar a determinação da lei e garantimos ao senhor prefeito que ele pode demarcar a sua área até com fita isolante. Vamos respeitar os limites, porém o que queremos é que se faça logo para que as mais de 200 famílias necessitadas possam também ter direito ao pedacinho de chão e, dessa forma, construírem suas moradias”, pontuou o líder do MRM.

Embasa trabalha para restabelecer abastecimento no Distrito de Itaquaraí em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que está trabalhando para restabelecer o abastecimento em Itaquaraí, na zona rural de Brumado, ainda nesta sexta (27). O fornecimento de água na localidade foi afetado na tarde de ontem após a ocorrência de problemas em equipamentos eletromecânicos na estação de bombeamento que atende a esta região. Enquanto isso, a Embasa solicita a compreensão da população no uso racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando todas as formas de desperdícios.

Eleições 2018: Tiago Amorim recebe apoio de ex-candidato a vereador em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O pré-candidato a deputado estadual, advogado Tiago Amorim (PSD), recebeu na última terça-feira (24) o apoio do ex-candidato a vereador e empresário Gilson Dias Rodrigues (PV). Dias, que obteve 653 votos nas eleições 2016, decidiu apoiar um pré-candidato jovem e filho da terra. Em contato com o site Achei Sudoeste, o advogado enalteceu o apoio recebido e diz que mais surpresas poderão acontecer em um futuro próximo. Especula-se que o advogado articula um apoio do casal Edmundo Pereira (PT) e Marizete Pereira (PT), que, assim como Amorim, são opositores à atual administração do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB).

Livramento de Nossa Senhora: Forró do Mica terá virada de preço a partir da meia noite de hoje (27)

A partir da meia noite desta sexta-feira (27), haverá virada de preço do segundo lote de ingressos do Forró do Mica. Falta pouco para a virada e para o início do terceiro lote. O melhor evento do ano acontece na próxima segunda-feira (30), véspera de feriado, às 22h, no Clube Caiçara, na cidade de Livramento de Nossa Senhora. Então, corra e vá até um dos pontos de vendas e adquira já o seu ingresso pelo valor do segundo lote. Não perca essa grande festa, que é uma produção de Nei Eventos.

Perca até 10 kg com a dieta de São João na Praticook em Brumado

Quer perder peso de maneira saudável? A Praticook está disponibilizando 30 dias de dieta completa com preço promocional. São cinco refeições por dia, tudo pronto para ajudar você a perder peso. A dieta hipocalórica de apenas 800 kcalorias promete um emagrecimento saudável e gostoso, com pratos diversificados e refeições saborosas. Garanta já o seu pacote na Praticook! A loja fica localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, Centro. Os telefones são: (77) 3441-0687 ou (77) 99961-0687.

Segurança alega legítima defesa em morte de homem que invadiu restaurante em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Polícia Civil de Brumado já elucidou o homicídio que teve como vítima Edno Oliveira dos Santos, de 39 anos, ocorrido na madrugada desta quarta-feira (25). Edno foi alvejado por disparos de arma de fogo na Praça Coronel Zeca Leite e, mesmo baleado, percorreu um longo caminho até pular a grade de uma residência desocupada na Avenida Nossa Senhora dos Verdes. No local, ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Após uma ampla investigação seguindo os rastros de sangue deixados pela vítima no percurso por onde passou e de posse das imagens de circuitos de monitoramento, a polícia concluiu que o autor dos disparos é o gerente de uma agência de monitoramento predial identificado como Ermony Ataíde. Em nota enviada  ao site Achei Sudoeste, o acusado alegou que agiu em legítima defesa, uma vez que, ao perceber a movimentação de Edno no estabelecimento para o qual presta serviço de segurança, deu voz de prisão, mas se sentiu ameaçado pela reação do invasor, que estaria de posse de uma faca.

Segurança alega legítima defesa em morte de homem que invadiu restaurante em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Apenas uma grade nos separava. Ao solicitar incessantemente que deitasse e largasse a arma, o indivíduo não seguiu as orientações, pulando a grade e vindo em minha direção e de meu colega. Ainda dei um disparo de advertência para o alto, mas, mesmo assim, o indivíduo não cessou seu intento. Temendo por nossa integridade física, a única reação possível foi atirar em sua direção para contê-lo, sem mirar em partes vitais, oportunidade em que o indivíduo saiu correndo em disparada”, relatou. Na nota, o segurança ainda disse que tentou localizar o indivíduo para contê-lo e apresentá-lo diante da autoridade policial, porém sem êxito. Ermony declarou que, mais tarde, ao tomar conhecimento que o homem estava morto, entrou em contato com seu advogado e foram tomadas as providências cabíveis para sua apresentação e depoimento perante o delegado. “Reafirmo que só realizei os disparos porque temi por minha vida e de meu colega que me acompanhava, que não estava armado. Trabalho no ramo de monitoramento há mais de 10 anos e nunca tive qualquer problema desta natureza. Sempre contribui com as autoridades e coloco-me à disposição para prestar todos os esclarecimentos e fazer com que a verdade prevaleça. Lamentamos o fato e nos sensibilizamos com a família. Contudo, agi em legítima defesa própria e de meu colega”, finalizou.

Achei Tour dispõe de pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

Jussiape: Morre o ex-prefeito Almir Silva Luz, aos 79 anos

Almir Silva Luz, 8º prefeito de Jussiape, na Chapada Diamantina, morreu, aos 79 anos, nesta quinta-feira (26), às 7h05, no Hospital São Vicente de Paulo em Vitória da Conquista, na Bahia. O anúncio foi feito pela família às 9h20. Eleito prefeito uma única vez em Jussiape pelo Partido da Frente Liberal (PFL), no ano de 1989, Dio Barbudo, como era conhecido na política viu a sua alcunha ser transformada em um segundo nome mitificado. Almir Luz governou Jussiape de 1989 a 1992. Em 1976, Almir Luz se candidatou à Prefeitura de Jussiape, tendo como opositor João Batista Luz (Jamba). De acordo com o Jussi Up, em 1977, Jamba toma posse como prefeito de Jussiape após vencer o pleito pelo Executivo do município. Como legados, Almir Luz criou duas creches, além de pavimentar ruas importantes da cidade, obras de saneamento, investiu em políticas assistencialistas, entre outras realizações na gestão pública do município. Almir Luz havia sido diagnosticado com carcinoma hepatocelular, um tipo de câncer que atinge as células hepáticas. No entanto, a doença estava sob controle e ele vinha sendo tratado em dois hospitais de Belo Horizonte. Na última semana, ele teria sofrido uma queda da cama e atingindo a cabeça, o que levou o ex-prefeito a ficar em coma induzido por precauções médicas. No entanto, o quadro do ex-prefeito se agravou desde então.

Vitória da Conquista ganha estátua da liberdade e apelido de Nova York do Sertão Foto: Reprodução/Facebook

Depois de um período de recessão, o município de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, voltou a se destacar no cenário econômico do Estado, ganhando o status de Nova York do Sertão. O novo apelido se deu por causa da Estátua da Liberdade colocada em uma das entradas da cidade pela loja de departamento Havan, que tem matriz em Brusque (SC) e unidades em 15 estados. A estátua fica em frente à loja de departamento e tem 30 metros de altura, chamando a atenção de quem trafega pelo local. De acordo com o Bahia Notícias, o monumento foi inaugurado no sábado (21) e, desde então, tem sido alvo discussões nas redes sociais.

População que se diz preta sobe 22% em 5 anos no Brasil Foto: PixaBay

O número de pessoas que se declarou da cor preta deu um salto de 22% no país nos últimos cinco anos, enquanto que a população que se autodeclara branca caiu 2,4%. As autodeclarações da cor preta crescem há três anos. Também cresceu (7,7%), nesse mesmo período, o número de pessoas que se consideram pardas. Os dados foram divulgados pelo IBGE, por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, na manhã desta quinta-feira (26). De acordo com o jornal O Globo, em 2017, a população residente no Brasil foi estimada em 207,1 milhões de pessoas, 4,2% maior que em 2012, quando somávamos 198,7 milhões. No ano passado, 90,4 milhões de pessoas ou 43,6% do total se declarou branca, ao passo que a população preta era de 8,6% (17,85 milhões) e pardos correspondiam a 46,8% (96,95 milhões). Cinco ano antes, os brancos correspondiam a 46,6% da população, enquanto que os pardos eram 45,3% e os pretos 7,4%. Enquanto os homens representavam 48,4% da população ou 100,12 milhões em 2017, as mulheres correspondiam a 51,6% ou 106,7 milhões. Com relação ao sexo o IBGE também não identificou alteração relevante nessas participações entre 2012 e 2017.

Brumado: Secretário de Saúde participa de lançamento do Mutirão das Cirurgias Eletivas 2018 Foto: Divulgação

O secretário de saúde de Brumado, Cláudio Feres, participou da cerimônia de lançamento do Projeto “Mutirão das Cirurgias Eletivas 2018”, que aconteceu em Salvador. A ação é promovida pelo governo do estado em parceria com os municípios. Através do projeto, são oferecidas cirurgias de histerectomia, hérnia e colecistectomia. Nesta edição, será incluída também a cirurgia de tireoide (tireoidectomia). O público alvo é composto por todos os pacientes que estiverem inseridos na lista única. Em Brumado, o mutirão já foi realizado com sucesso em 2017 e a previsão é de que nesta edição haja ainda maior resolutividade. O Hospital Municipal Professor Magalhães Neto será novamente o centro das ações, onde uma equipe médica interdisciplinar realizará os procedimentos. Ainda não há uma data definida para o mutirão, mas, segundo o secretário, logo serão divulgadas as datas e os locais para realização do cadastramento.

Sérgio Moro decide manter o processo contra Lula sobre sítio de Atibaia Foto: Marcos Alves/Agência O Globo

O juiz Sergio Moro decidiu manter em Curitiba o processo em curso contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que trata do sítio de Atibaia, até que seja julgado o recurso já apresentado em primeira instância pela defesa do ex-presidente há oito meses. Nele, os advogados pediram a transferência do processo para São Paulo ou Brasília. Em despacho, Moro afirmou que há precipitação das partes - a defesa pediu o envio dos processos à Justiça de São Paulo e a força-tarefa da Lava-Jato defendeu sua permanência em Curitiba -, uma vez que o “respeitável acórdão” da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) “sequer foi publicado” e ele é necessário para que seja avaliada a extensão da decisão do colegiado. De acordo com o jornal O Globo, o STF decidiu tirar de Moro as delações da Odebrecht e enviar para a Justiça de São Paulo. Moro lembrou, porém, que o recurso da defesa (a exceção de incompetência) não tem efeito suspensivo da ação, que deve prosseguir. “Pelas informações disponíveis, porém, acerca do respeitável voto do eminente Relator Ministro Dias Toffoli, redator para o acórdão, não há uma referência direta nele à presente ação penal ou alguma determinação expressa de declinação de competência desta ação penal. Aliás, o eminente ministro foi enfático em seu respeitável voto ao consignar que a decisão tinha caráter provisório e tinha presente apenas os elementos então disponíveis naqueles autos”, escreveu Moro.

Professores caculeenses levam aulão de Body Combat para alunos em Brumado Foto: Divulgação

Os irmãos e professores caculeenses Herlown e Hwang Araújo foram convidados pelos professores de dança Marcos Antony e André Luís Gouveia para realizarem um aulão de Body Combat na cidade de Brumado. O evento foi realizado no Clube do Sindicato com a presença de alunos do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC), que ainda não conheciam a modalidade de ginástica que tem sido o maior sucesso entre os praticantes.

Arquivo