Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "04/2018"

28 Abr 2018 - 09:00h

Levantamento realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (PróGenéricos) revela que, pela primeira vez, os genéricos são os remédios mais receitados por médicos brasileiros. No período de doze meses encerrado em fevereiro deste ano, 34% das 115 milhões de receitas emitidas foram de drogas genéricas. Fármacos similares e de referência somaram 33% das prescrições cada um. O estudo levou em consideração dados do Close-Up International, instituto que faz auditoria do receituário apresentado em farmácias de todo Brasil. No total, foram emitidas 38.763.225 de receitas que apontavam os genéricos como primeira indicação. Os similares marcaram 38.210.558 e os de referência, 38.094.583. De acordo com a Veja, a diferença é pequena, mas histórica. Desde que os primeiros registros de fármacos genéricos foram concedidos, em fevereiro de 2000, esse tipo de medicamento sempre esteve atrás das marcas de referência e de similares no receituário. O que ocorria na maioria dos casos era o médico receitar o remédio de referência, e cabia ao paciente solicitar o genérico na farmácia, caso houvesse a opção.

28 Abr 2018 - 08:30h

O presidente Michel Temer (MDB) assinou na sexta-feira (27) um decreto para prorrogar o programa Luz para Todos até 2022. Lançado em 2003, no governo do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o programa terminaria neste ano. Segundo a assessoria de Temer, o decreto com a prorrogação do programa será publicado no “Diário Oficial da União” da próxima segunda-feira (30). De acordo com o G1, o Luz para Todos foi lançado pelo governo federal com o objetivo de levar energia às famílias mais pobres e sem acesso à luz elétrica. Até dezembro de 2017, mais de 16 milhões de pessoas foram beneficiadas pelo programa.

28 Abr 2018 - 08:00h

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou na sexta-feira (27) que a bandeira tarifária será amarela em maio. Isso significa que, no próximo mês, as contas de energia voltam a ter a cobrança extra que, neste caso, será de R$ 1 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) de energia consumidos. De acordo com o G1, entre janeiro e abril de 2018, a bandeira tarifária ficou na cor verde, e a cobrança extra nas contas de luz foi suspensa. A manutenção da bandeira verde coincidiu com o período de chuvas mais intensas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, onde estão as principais hidrelétricas do país. Com mais chuva, o armazenamento de água nos reservatórios sobe e o país usa ainda mais energia gerada por hidrelétricas, que é mais barata.

27 Abr 2018 - 16:40h

A polícia encontrou diversos aparelhos celulares, carregadores e ferramentas que iriam servir para fuga de presos, na delegacia de Brumado, durante uma minuciosa vistoria realizada nesta sexta-feira (27). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a ação foi em conjunto com os policiais da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) e oficiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM). A polícia já abriu uma investigação para apurar e identificar os responsáveis pela entrada dos objetos na carceragem. De acordo com a polícia, novas vistorias podem ser realizadas a qualquer momento. Todo o material apreendido foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) para ser periciado.  

27 Abr 2018 - 16:00h

O Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou nesta quinta-feira (26) novas mudanças que devem ter reflexo nos juros cobrados pelas operadoras de cartões de crédito. Entre as alterações está a limitação no valor dos encargos em caso de atraso e o fim da exigência de pagamento mínimo de 15% da fatura para o cliente entrar no chamado “rotativo regular”. De acordo com o G1, as mudanças começam a valer em 1º de junho e foram anunciadas um ano após entrarem em vigor as novas regras para o uso do rotativo do cartão de crédito. Desde abril do ano passado, o consumidor só pode fazer o pagamento mínimo de 15% do cartão por um mês. Na fatura seguinte, o banco não pode mais rolar a dívida. O cliente tem que pagar o valor total ou parcelar a dívida em outra linha de crédito, com o juro mais barato. Antes dessa regra, o cliente podia pagar o mínimo da fatura por vários meses consecutivos, "rolando" a dívida. O problema é que o juro do cartão de crédito é um dos mais caros da economia e a dívida muitas vezes ficava impagável. Uma das mudanças aprovadas nesta quinta pelo CMN foi a extinção do pagamento mínimo de 15%. Isso significa que, a partir de agora, caberá às instituições a definição de um percentual mínimo de pagamento em cada fatura, de acordo com o perfil dos clientes e com a política de crédito de cada banco.

27 Abr 2018 - 15:32h

A Polícia Civil da Bahia, em conjunto com policiais de São Paulo, desarticulou uma quadrilha apontada como responsável pela morte do delegado Marco Torres, de Barra da Estiva, que teve o corpo carbonizado dentro de uma caminhonete, próximo ao Distrito de Sussuarana, em Tanhaçu. Nesta sexta-feira (27), a polícia divulgou o relatório da operação em São Paulo, onde os bandidos estavam escondidos. Após dois dias de diligências, a polícia cumpriu dois mandados de prisão preventiva em desfavor de Júlio Carlos Pereira Rocha, além de um mandado de busca e apreensão em sua residência. No momento do cumprimento da prisão, Júlio resistiu e foi alvejado. Ele foi socorrido e, aparentemente, passa bem.

Júlio confessou ser coautor do crime em Barra da Estiva e apontou a residência onde estava Talles Deivison Souza Lelis, que também participou da execução. O acusado resistiu à voz de prisão e, após intenso tiroteio, foi alvejado e não resistiu aos ferimentos. Há três dias, a mesma equipe de polícia cumpriu mandado de prisão preventiva em desfavor de Guilherme Fraga, que estava em Montes Claros (MG), por envolvimento no crime. A quadrilha atua em vários estados e é a principal suspeita pela morte do delegado Marco Torres.

27 Abr 2018 - 15:30h

O índice de desemprego no Brasil atingiu 13,1% no trimestre encerrado em março de 2018, maior nível desde maio do ano passado. Isso significa que 13,7 milhões de pessoas estão desempregadas no país. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (27) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da pesquisa Pnad Contínua. De acordo com o G1, a taxa ficou maior do que a registrada no trimestre móvel encerrado em fevereiro, de 12,6%, na terceira alta consecutiva após nove trimestres de queda. O índice, porém, ainda ficou abaixo do registrado em igual trimestre móvel do ano passado, de 13,7%. O resultado veio acima do esperado pelo mercado. A mediana das previsões em pesquisa da Reuters era de que a taxa ficaria em 12,9% no período. Os dados do IBGE mostram que na comparação com o trimestre encerrado em dezembro, o número de desempregados no país aumentou em 1,379 milhão de pessoas, o que representa uma alta de 11,2%. Já no confronto com igual trimestre do ano anterior, quando havia 14,2 milhões de desocupados, houve queda de 3,4%.

27 Abr 2018 - 15:00h

O prefeito de Brumado, engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), levou o seu pré-candidato a deputado estadual, Márcio Moreira da Silva (Patriota), na última quinta-feira (26), à sede da Governadoria do Estado da Bahia. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a dupla teve um encontro com o governador Rui Costa (PT), ocasião em que o gestor brumadense já apresentou o nome de Márcio para disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Vasconcelos aproveitou a oportunidade e cobrou as demandas do município, a exemplo da Policlínica Regional de Saúde, que, segundo ele, será uma obra de grande importância para a microrregião.

27 Abr 2018 - 14:30h

No início da semana, o vereador Gilson do PT visitou secretarias estaduais na capital baiana a fim de viabilizar ações e serviços para melhoria do abastecimento de água e luz e incentivo à agricultura familiar no município de Candiba. Ele esteve acompanhado dos deputados Waldenor Pereira e Zé Raimundo, que articularam e o acompanharam na extensa agenda de reuniões com secretários e dirigentes das secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR), Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Infraestrutura (Seinfra/Luz Para Todos), Embasa e Companhia de Ação Regional (Car). Em reunião na Embasa com a superintendente de Operações da Região Sul, Poliana Carvalho, e com o Diretor de Operações do Interior, José Ubiratan Cardoso, o vereador e os deputados reivindicaram a ampliação do reservatório de água que serve à sede de Candiba, pois o existente é bastante antigo e já não atende à demanda atual, que foi bastante ampliada desde a sua implantação. De imediato, os dirigentes da empresa de água e saneamento definiram uma visita técnica ao município para estudo de viabilidade. Com o dirigente da Car, eles conseguiram a liberação de 20 kits de irrigação, a construção de 30 banheiros e de 40 cisternas de produção para diferentes comunidades da zona rural. Na Seinfra, a reunião foi com o Superintendente de Energia da Seinfra, Celso Rodrigues, para acompanhar os processos de ligação de energia elétrica na zona rural, enquanto na SDR, o grupo solicitou do secretário Jerônimo Rodrigues uma parceria para incentivar a produção de frangos e suínos de pequenas propriedades de agricultura familiar, visando ao fornecimento de frigorífico que vai produzir embutidos. A construção de cisternas de consumo para pequenas comunidades também foi pleiteada junto ao secretário César Lisboa, da SJDHDS.

27 Abr 2018 - 14:00h

Um jovem de 21 anos morreu vítima de um acidente de trânsito ocorrido na última quinta-feira (26), na BA-250, no entroncamento da cidade de Jaguaquara. Gabriel Carvalho de Novaes Mascarenhas Lomanto Maimone retornava para casa em Itiruçu, quando perdeu o controle do veículo e invadiu a pista contrária. Ele colidiu de frente com uma carreta-bitrem, de placa PKL-7898, que teria saído de Brumado. O veículo era conduzido por Edilúcio Rizélio, que saiu ileso do acidente. De acordo com o Blog Marcos Frahm, Gabriel ficou preso às ferragens do veículo e morreu no local. Populares chegaram a relatar que teriam visto um terceiro veículo de cor branca invadindo a rodovia e que o veículo da vítima fatal bateu com a carreta ao desviar do mesmo. As causas do acidente estão sendo apuradas pela Polícia Civil de Jaguaquara. Gabriel cursava Engenharia na FTC/Jequié e era filho único do ex-vereador e atual secretário de Obras de Itiruçu, Alexandre Maimone.

27 Abr 2018 - 13:00h

O principal cabo eleitoral do deputado estadual Vitor Bonfim (PR), Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), presidente da Câmara de Brumado, declarou apoio à pré-candidatura de Márcio Moreira (Patriota) no final da manhã desta sexta-feira (27). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o apoio foi articulado pelo próprio pré-candidato, com o aval do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Com isso, Bonfim sofreu uma nova baixa na busca de votos dos brumadenses no pleito eleitoral de 2018. Dos treze parlamentares, apenas dois ainda não declararam apoio a Moreira; são elas: as vereadoras Ilka Abreu (PR) e Lia Teixeira (PDT). Já o vereador Zé Ribeiro (PT) não apoia o candidato apoiado pelo gestor municipal. Moreira já soma o apoio de 10 edis.

27 Abr 2018 - 12:30h

O presidente da Câmara Municipal de Brumado, vereador Léo Vasconcelos (PDT), foi convidado a participar de um evento que acontecerá no dia 10 de maio, quando será realizada a Sessão Solene de Posse do Procurador de Justiça Zuval Gonçalves Ferreira, que passará a ocupar o cargo de Corregedor Geral do Ministério Público - MP. Zuval foi eleito neste dia 26 de abril pelo Colégio de Procuradores de Justiça para o biênio 2018/2020. Natural de Macaúbas, ele tem forte ligação com Brumado e com o vereador Leo Vasconcelos por ser tio da sua mãe e já ter prestado relevantes serviços ao município. O cargo de Corregedor Geral do MP é de grande relevância na carreira e atribui a quem o ocupa a responsabilidade de orientar e fiscalizar as atividades funcionais e de conduta dos membros do órgão. Vasconcelos declarou estar muito lisonjeado com o convite. “Agradecemos antecipadamente ao convite e desejamos que tenha muito sucesso em sua nova jornada, que já sabemos será de muito sucesso”.

27 Abr 2018 - 12:00h

Edmilson Aguiar Silva (PV), o Lek Cabeleireiro, vereador de oposição ao prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), anunciou apoio à pré-candidatura governista de Márcio Moreira da Silva (Patriota) à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), nas eleições 2018. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o anúncio foi feito pelo parlamentar na última quarta-feira (25), durante uma reunião com Moreira. Lek se junta a mais dez vereadores do município que já declararam o apoio a Márcio. Ainda não se pronunciaram oficialmente, mas devem seguir a mesma tendência os vereadores Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), Ilka Abreu (PR) e Lia Teixeira (PDT). Já o vereador José Ribeiro Neves (PT) será o único parlamentar brumadense a não apoiar a pré-candidatura do patriota à AL-BA.

27 Abr 2018 - 11:30h

Com o propósito de facilitar a fiscalização da aplicação dos recursos públicos, o Tribunal de Contas Municípios da Bahia disponibiliza em seu site, uma ferramenta que permite a apresentação de denúncias sobre desvios ou malversação de dinheiro público. “A partir de agora os simples cidadãos ou os agentes políticos – como os vereadores – não precisam se dirigir à sede do TCM, em Salvador, ou às sedes das Inspetorias Regionais de Controle Externo (Irce’s) nas grandes cidades, para protocolar uma denúncia”, informou o presidente da corte, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto. Segundo o diretor de tecnologia do TCM, Pedro Vieira, agora, tão logo seja apresentada a denúncia por meio eletrônico, o cidadão receberá automaticamente, no e-mail que cadastrar, um código que permitirá o acompanhamento online do processo para apuração dos fatos denunciados que será instaurado no âmbito do tribunal. Qualquer cidadão, agente político, partido político, associação, sindicato ou qualquer outra entidade civil é parte legítima para denunciar irregularidades ou ilegalidades cometidas por gestores públicos municipais ao Tribunal de Contas dos Municípios. Contudo, a denúncia deve conter três pressupostos básicos de admissibilidade: tratar de matéria de competência do TCM-BA; o denunciado deve estar sujeito à jurisdição da Corte de Contas e a denúncia deve estar acompanhada de alguns elementos de prova. É necessário ainda conter o nome completo do denunciante, sua qualificação, endereço, cópia de seu documento de identidade e do seu CPF, e documentos correspondentes, quando se tratar de pessoa jurídica.

27 Abr 2018 - 11:00h

No mês de maio será iniciada a II Copa Bairro São Félix de Escolinhas de Futebol Infantojuvenil na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, os desportistas Robson Wilson, o Galego, e Fredson Sodré disseram que se trata de um projeto social da comunidade com formação de base que visa entreter a garotada com a prática esportiva, dando aos mesmos a oportunidade de serem observados pelos clubes que participam dos campeonatos locais. Os desportistas acreditam que a ocupação da garotada os ajuda a manter a mente focada em ações que colaborem com o bom convívio social, além de melhorar o relacionamento familiar, na vizinhança e nas escolas, melhorando também os desempenhos educacionais. O projeto conta com o apoio da Federação Baiana de Futebol (FBF), que já encaminhou material esportivo e premiações em troféus e medalhas para o torneio. No entanto, há outras despesas envolvendo logística e arbitragem e, por isso, a comissão organizadora carece de ajuda, tanto do poder público quanto do privado. “Essa Copa poderá revelar uma nova pérola do nosso vasto celeiro de craques, por isso pedimos a participação da nossa sociedade em comparecer aos jogos e colaborar com o evento”.

27 Abr 2018 - 10:30h

O senador Aécio Neves (PSDB) prestou depoimento durante quase três horas na quinta-feira (26) na sede da Polícia Federal em Brasília. Aécio foi ouvido no inquérito que apura se ele recebeu dinheiro das construtoras Andrade Gutierrez e Odebrecht para beneficiar as empresas na construção da usina de Santo Antônio, no Rio Madeira, em Rondônia. De acordo com o G1, a defesa afirma que contribuições à campanha do senador nunca estiveram vinculadas a contrapartidas. Aécio responde a oito inquéritos no Supremo Tribunal Federal. Um dos donos da Andrade Gutierrez, Sérgio Andrade, disse em depoimento à Polícia Federal que fez pagamentos milionários a Aécio Neves usando um contrato fraudulento com a empresa de um amigo do senador. Sergio Andrade falou sobre um contrato de R$ 35 milhões. Ele disse aos investigadores que o contrato firmado em 2010 entre a construtora e uma empresa de um amigo de Aécio tinha como objetivo fazer com que esse recurso chegasse ao senador. Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal transformou Aécio em réu por corrupção passiva e obstrução de Justiça. Ele foi denunciado pela Procuradoria Geral da República a partir das acusações feitas por delatores do grupo J&F. O senador nega as acusações.

27 Abr 2018 - 10:00h

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o homem que se apresentou apenas como Roberto e um dos líderes do Movimento Rural de Moradia (MRM) afirmou que o movimento reconhece a outorga concedida à Prefeitura Municipal de Brumado para uso de 09 hectares ou 50% da área restante das terras da União na Fazenda Santa Inês, entre o campus do Ifba e a BA-148, e, portanto, não irá mais se indispor com a Administração quanto à posse do terreno. No entanto, o líder do movimento pediu pressa à prefeitura em demarcar a área que foi cedida para instalações da policlínica regional, da escola de medicina e da escola do futuro, alegando que o diâmetro geral do terreno é de 18 hectares e, dessa forma, as famílias que fazem parte do movimento pretendem ocupar a outra metade das terras. Roberto denunciou ainda que, nas ações da prefeitura, as quais ele classificou como truculentas, a Administração Municipal cometeu crime ambiental ao derrubar com o uso de máquinas públicas mais de 40 pés de aroeira, árvore de preservação ambiental por conta de sua madeira de lei. “Vamos respeitar a determinação da lei e garantimos ao senhor prefeito que ele pode demarcar a sua área até com fita isolante. Vamos respeitar os limites, porém o que queremos é que se faça logo para que as mais de 200 famílias necessitadas possam também ter direito ao pedacinho de chão e, dessa forma, construírem suas moradias”, pontuou o líder do MRM.

27 Abr 2018 - 09:31h

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que está trabalhando para restabelecer o abastecimento em Itaquaraí, na zona rural de Brumado, ainda nesta sexta (27). O fornecimento de água na localidade foi afetado na tarde de ontem após a ocorrência de problemas em equipamentos eletromecânicos na estação de bombeamento que atende a esta região. Enquanto isso, a Embasa solicita a compreensão da população no uso racional da água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando todas as formas de desperdícios.

27 Abr 2018 - 09:00h

O pré-candidato a deputado estadual, advogado Tiago Amorim (PSD), recebeu na última terça-feira (24) o apoio do ex-candidato a vereador e empresário Gilson Dias Rodrigues (PV). Dias, que obteve 653 votos nas eleições 2016, decidiu apoiar um pré-candidato jovem e filho da terra. Em contato com o site Achei Sudoeste, o advogado enalteceu o apoio recebido e diz que mais surpresas poderão acontecer em um futuro próximo. Especula-se que o advogado articula um apoio do casal Edmundo Pereira (PT) e Marizete Pereira (PT), que, assim como Amorim, são opositores à atual administração do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB).