Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "04/2018"

02 Abr 2018 - 10:00h

Através de Decreto publicado na última quinta-feira (29), no Diário Oficial, o Governo do Estado declarou situação de emergência em 144 municípios baianos devido ao longo período de estiagem. A cidade de Brumado e outras da região estão inclusas no decreto, que levou em consideração fatores anormais e adversos decorrentes da falta de chuva presentes nos relatórios recentes da Superintendência de Proteção e Defesa Civil, além dos graves prejuízos às atividades produtivas nos setores da agricultura e pecuária.

02 Abr 2018 - 09:30h

Um vereador foi preso em Primavera do Leste, a 239 km de Cuiabá, suspeito de vender bebida alcoólica para adolescentes, na noite do feriado de Sexta-feira Santa (30). Josafá Martins Barboza (PP) foi preso depois que a Polícia Militar abordou dois menores de idade que estavam em uma motocicleta e com bebida alcoólica. O G1 tentou contato com o vereador, mas ele não atendeu as ligações. À polícia, ele disse não ter perguntado a idade dos adolescentes antes de vender a bebida. Em nota, a Presidência da Câmara Municipal de Primavera do Leste diz lamentar o episódio e disse que aguarda o trabalho de investigação da Polícia Civil para decidir qual medida irá tomar. Segundo a polícia, os adolescentes disseram que tinham comprado as bebidas em uma loja de conveniência, de propriedade do parlamentar, e informaram a localização do estabelecimento. “Quando fomos revistar o baú da moto encontramos bebida alcoólica dentro do baú. Foi perguntado onde eles tinham adquirido aquela mercadoria e eles indicaram o comércio e, com essas informações, fomos até o comércio”, disse o tenente da PM, que atendeu a ocorrência. A PM foi até o local e prendeu o vereador. Na delegacia, foi arbitrado fiança de R$ 5 mil e o parlamentar foi liberado.

02 Abr 2018 - 09:00h

A 18ª Ciretran de Brumado não está atendendo os condutores do município de Dom Basílio e mais três cidades da região. O problema se dá por conta de um impasse na sede do Detran de Salvador, que decretou o não atendimento alegando que serviços como transferências de carteiras de habilitação e renovação deverão ser realizados na Ciretran de Livramento. No entanto, a Ciretran da cidade ainda não funciona. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o condutor tem apenas 30 dias para renovação de CNH após seu vencimento. Passado esse período, o condutor que for pego com a CNH vencida poderá ter a mesma suspensa. A 18ª Ciretran ainda não se pronunciou sobre a decisão.

02 Abr 2018 - 08:30h

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten, sem lactose e açaí. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Doutor Nelson Lula, 146, a Praça do Rotary. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

02 Abr 2018 - 08:00h

Levantamento feito com base nos dados do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) publicados no final de 2015 mostra que a cidade de Brumado é o 6ª melhor lugar para se viver na Bahia. Criado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), o sistema acompanha anualmente os números de cerca de 5 mil municípios brasileiros. O levantamento é feito com base com três critérios: emprego e renda, educação e saúde. O sistema é elaborado de acordo com estatísticas públicas oficiais disponibilizadas pelos Ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. Segundo a pesquisa, além de Brumado, aparecem nas primeiras colocações da lista as cidades de Guanambi, Lauro de Freitas, Mata de São João e Luís Eduardo Magalhães. Salvador aparece em 8º lugar.

02 Abr 2018 - 07:30h

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. Em Brumado, a Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens: www.acheitour.com.br.

01 Abr 2018 - 21:00h

Após passar horas no chão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Guanambi, no sábado (31), uma mulher, com aproximadamente oito semanas de gravidez, perdeu o bebê. As informações foram fornecidas por testemunhas ao jornal Folha do Vale e divulgadas pelo Bahia Notícias. De acordo com Geane Pereira, que disse ter acompanhado a situação, a vítima estava sangrando muito na sala de espera da unidade. “Ela estava soltando o feto e perdendo muito sangue, foi quando corri e fui buscar atendimento médico. Eles só atenderam quando ela já estava perdendo o feto e sangrando muito. Se tivesse atendido ela antes talvez não tivesse acontecido o aborto. Mesmo assim ela não foi atendida na UPA e foi encaminhada para o Hospital Regional de Guanambi”, escreveu em suas redes sociais. De acordo com nota da Secretaria da Saúde de Guanambi, após triagem, a paciente recebeu categoria amarela (risco intermediário) e foi chamada pela médica depois de 5 minutos. No entanto, ela não teria respondido ao chamado. Aproximadamente 20 minutos depois, a mulher se encontrava na área externa da UPA, com sangramento e expulsão do feto. O secretário da Saúde do município, André Moitinho, determinou que a denúncia seja averiguada pelos coordenadores da unidade.

01 Abr 2018 - 20:40h

A notícia divulgada no site Achei Sudoeste sobre a possível paralisação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Brumado, por falta de repasses do convênio entre a Prefeitura Municipal e o Governo da Bahia, ganha um novo capítulo.  Isso porque o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM), líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), cobrou compromisso do governador do estado quanto aos compromissos firmados com os municípios do interior do estado, a exemplo de Brumado.  “O interior do estado está abandonado por falta de mais intervenções do governo”, afirmou o parlamentar cobrando o pagamento de R$ 2 milhões em repasses para Hospital Professor Magalhães Neto.  Neste domingo (01), a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), emitiu nota à imprensa, em que culpa a prefeitura municipal, pelo não pagamento da fatura. “Um erro no processo de faturamento por parte do município de Brumado, referente a produção dos leitos de UTI do Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, bem como a falta de atualização no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), impediu, provisoriamente, o pagamento por parte do Estado”, disse. A Sesab afirmou que realiza pagamentos regulares e consecutivos a todos os fornecedores, desde que sejam cumpridas as exigências legais e administrativas. “Tão logo a prefeitura de Brumado regularizou a situação, os pagamentos foram liberados e creditados na última quarta-feira, dia 28”, garantiu. A secretaria de saúde de Brumado ainda não se pronunciou sobre o caso e nem confirmou o recebimento de valores.

01 Abr 2018 - 19:50h

Fabrício Ferreira da Silva, de 32 anos, morador da cidade de Caetité, morreu afogado na Cachoeira do Fraga, no final da tarde deste domingo (01), em Rio de Contas, a 78 km de Brumado. De acordo com testemunhas, a Fabrício entrou nas águas do balneário para um mergulho e estava acompanhado de um primo, quando teria se descuidado e caído em um local de profundidade de aproximadamente 6 metros. De acordo com o L12, o corpo continua embaixo da água, aguardando a chegada de uma equipe do Corpo de Bombeiros que de Vitória da Conquista. A polícia militar se encontra no local e já fez o isolamento da área.

01 Abr 2018 - 10:00h

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

01 Abr 2018 - 09:30h

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Companhia Independente de Policiamento Tático e Rodas Especiais (Rondesp) apreenderam 18 kg de cocaína, no km 830, na BR-116, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, no último sábado (31). De acordo com a polícia, a droga estava escondida em um veículo de passeio e foi encontrada após uma abordagem de rotina. O motorista do veículo foi preso em flagrante. A polícia informou que o material ilícito saiu de São Paulo e seguia para Salvador.

01 Abr 2018 - 09:00h

A visita a Serra do Cruzeiro, localizada no município de Érico Cardoso, a 159 km de Brumado, continua como uma forte tradição, na sexta-feira da paixão. Vários moradores da cidade e visitantes aproveitam o feriado da semana santa para manter a tradição. Na última sexta, diversos grupos foram formados e seguiram até o cruzeiro em ato de fé e devoção. Velas foram acessas e os cristãos fizeram os seus pedidos e relembram a morte de Jesus Cristo.

01 Abr 2018 - 08:30h

A Justiça suspendeu neste sábado (31) a cassação do mandato do prefeito de Jaguarari, Everton Carvalho Rocha (PSDB), que havia sido acusado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) de crime político-administrativo. Por 10 votos a favor e três contra, a Câmara de Vereadores da cidade havia cassado o mandato de Everton. Entretanto, o gestor interpôs um agravo de instrumento no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA), afirmando que houve a formação de comissão na Casa Legislativa para processá-lo sem seguir o critério de proporcionalidade. Juiz substituto de 2º grau, João Batista Alcântara Filho deferiu a suspensão da sessão da Câmara Municipal que culminou na suspensão do mandato do prefeito. “Consabido que a ampla defesa é princípio constitucional que macula o Estado de Direito se não observado, e na análise das anunciadas irregularidades vê-se mais do que evidências de suas existências no procedimento para apuração de responsabilidade do agravante no exercício do mandato de prefeito municipal, pela comissão processante da Câmara Municipal de Jaguarari”, afirmou na decisão.

01 Abr 2018 - 07:10h

Um homem foi encontrado morto dentro de um quarto em uma pousada localizada na Praça Waldick Soriano, no centro da cidade de Caetité, a 100 km de Brumado. A proprietária do estabelecimento acionou a Polícia Militar após sentir um forte cheiro do quarto em que o hóspede estava hospedado. A PM abriu a porta do quarto e constatou a morte da vítima que estava deitado na cama. De acordo com a proprietária da pousada, o seu cliente estava há mais de um dia sem sair do quarto. O homem foi identificado como Carlos Alberto. De acordo com o Caetité Notícias, o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Guanambi não foi acionado para fazer o levantamento cadavérico devido ao avançado estado de decomposição do corpo. Agentes de uma funerária local fizeram a remoção do corpo de Carlos, que logo em seguida, foi sepultado no cemitério local. Ele era natural da cidade de Caetité e estava na pousada há cerca de cinco dias. A polícia não informou as causas da morte.

01 Abr 2018 - 06:00h

O prefeito de Jaguarari, Everton Carvalho Rocha (PSDB), teve o mandato cassado em sessão realizada na Câmara de Vereadores da cidade do norte da Bahia, na quinta-feira (29). A cassação do prefeito foi aprovada por 10 votos a favor e três contra, e a decisão não cabe recurso. Everton Rocha é acusado pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) de crime político/administrativo em denúncia encaminhada pelo ex-vice-prefeito de Jaguarari. Ele já havia sido cassado em uma sessão no mês de fevereiro, mas conseguiu permanecer no cargo por conta de uma liminar. Apesar da decisão da Câmara na quinta-feira, a assessoria de Everton Rocha informou que na segunda-feira (2) ele vai entrar com um pedido de anulação da cassação no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). De acordo com o G1, o cargo de prefeito foi assumido pelo vice de Everton, Fabrício Santana D'Agostinho (DEM). Segundo Fabrício, ele rompeu aliança política com Everton Rocha em junho do ano passado. Ainda assim, ao chegar à sede da prefeitura de Jaguarari, na noite de quinta-feira, Fabrício foi vaiado por manifestantes.