Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "04/2018"

27 Abr 2018 - 08:33h

A partir da meia noite desta sexta-feira (27), haverá virada de preço do segundo lote de ingressos do Forró do Mica. Falta pouco para a virada e para o início do terceiro lote. O melhor evento do ano acontece na próxima segunda-feira (30), véspera de feriado, às 22h, no Clube Caiçara, na cidade de Livramento de Nossa Senhora. Então, corra e vá até um dos pontos de vendas e adquira já o seu ingresso pelo valor do segundo lote. Não perca essa grande festa, que é uma produção de Nei Eventos.

27 Abr 2018 - 08:30h

Quer perder peso de maneira saudável? A Praticook está disponibilizando 30 dias de dieta completa com preço promocional. São cinco refeições por dia, tudo pronto para ajudar você a perder peso. A dieta hipocalórica de apenas 800 kcalorias promete um emagrecimento saudável e gostoso, com pratos diversificados e refeições saborosas. Garanta já o seu pacote na Praticook! A loja fica localizada na Praça Dr. Nelson Lula, 146, Centro. Os telefones são: (77) 3441-0687 ou (77) 99961-0687.

27 Abr 2018 - 08:00h

A Polícia Civil de Brumado já elucidou o homicídio que teve como vítima Edno Oliveira dos Santos, de 39 anos, ocorrido na madrugada desta quarta-feira (25). Edno foi alvejado por disparos de arma de fogo na Praça Coronel Zeca Leite e, mesmo baleado, percorreu um longo caminho até pular a grade de uma residência desocupada na Avenida Nossa Senhora dos Verdes. No local, ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito. Após uma ampla investigação seguindo os rastros de sangue deixados pela vítima no percurso por onde passou e de posse das imagens de circuitos de monitoramento, a polícia concluiu que o autor dos disparos é o gerente de uma agência de monitoramento predial identificado como Ermony Ataíde. Em nota enviada  ao site Achei Sudoeste, o acusado alegou que agiu em legítima defesa, uma vez que, ao perceber a movimentação de Edno no estabelecimento para o qual presta serviço de segurança, deu voz de prisão, mas se sentiu ameaçado pela reação do invasor, que estaria de posse de uma faca.

“Apenas uma grade nos separava. Ao solicitar incessantemente que deitasse e largasse a arma, o indivíduo não seguiu as orientações, pulando a grade e vindo em minha direção e de meu colega. Ainda dei um disparo de advertência para o alto, mas, mesmo assim, o indivíduo não cessou seu intento. Temendo por nossa integridade física, a única reação possível foi atirar em sua direção para contê-lo, sem mirar em partes vitais, oportunidade em que o indivíduo saiu correndo em disparada”, relatou. Na nota, o segurança ainda disse que tentou localizar o indivíduo para contê-lo e apresentá-lo diante da autoridade policial, porém sem êxito. Ermony declarou que, mais tarde, ao tomar conhecimento que o homem estava morto, entrou em contato com seu advogado e foram tomadas as providências cabíveis para sua apresentação e depoimento perante o delegado. “Reafirmo que só realizei os disparos porque temi por minha vida e de meu colega que me acompanhava, que não estava armado. Trabalho no ramo de monitoramento há mais de 10 anos e nunca tive qualquer problema desta natureza. Sempre contribui com as autoridades e coloco-me à disposição para prestar todos os esclarecimentos e fazer com que a verdade prevaleça. Lamentamos o fato e nos sensibilizamos com a família. Contudo, agi em legítima defesa própria e de meu colega”, finalizou.

27 Abr 2018 - 07:30h

A Achei Tour preparou um pacote turístico para as cidades de Aparecida e Campos do Jordão, com duração de quatro dias, de 23 a 26 de outubro de 2018. A viagem custa apenas R$ 980. O valor pode ser pago em até 10 vezes sem juros, para início em janeiro, ou parcelas ajustadas a partir do mês do contrato fechado. O pacote inclui: viagem em ônibus semi-leito, com ar-condicionado, TV e wi-fi; três diárias com café da manhã, almoço e jantar e meia diária com meia pensão; quartos com ventilados de teto e ar condicionado, TV e wi-fi; visita a Campos do Jordão; assistência viagem e camiseta padronizada. Não perca a chance de visitar um dos pontos turísticos mais famosos do Brasil. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027.

26 Abr 2018 - 20:45h

Almir Silva Luz, 8º prefeito de Jussiape, na Chapada Diamantina, morreu, aos 79 anos, nesta quinta-feira (26), às 7h05, no Hospital São Vicente de Paulo em Vitória da Conquista, na Bahia. O anúncio foi feito pela família às 9h20. Eleito prefeito uma única vez em Jussiape pelo Partido da Frente Liberal (PFL), no ano de 1989, Dio Barbudo, como era conhecido na política viu a sua alcunha ser transformada em um segundo nome mitificado. Almir Luz governou Jussiape de 1989 a 1992. Em 1976, Almir Luz se candidatou à Prefeitura de Jussiape, tendo como opositor João Batista Luz (Jamba). De acordo com o Jussi Up, em 1977, Jamba toma posse como prefeito de Jussiape após vencer o pleito pelo Executivo do município. Como legados, Almir Luz criou duas creches, além de pavimentar ruas importantes da cidade, obras de saneamento, investiu em políticas assistencialistas, entre outras realizações na gestão pública do município. Almir Luz havia sido diagnosticado com carcinoma hepatocelular, um tipo de câncer que atinge as células hepáticas. No entanto, a doença estava sob controle e ele vinha sendo tratado em dois hospitais de Belo Horizonte. Na última semana, ele teria sofrido uma queda da cama e atingindo a cabeça, o que levou o ex-prefeito a ficar em coma induzido por precauções médicas. No entanto, o quadro do ex-prefeito se agravou desde então.

26 Abr 2018 - 18:00h

Depois de um período de recessão, o município de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, voltou a se destacar no cenário econômico do Estado, ganhando o status de Nova York do Sertão. O novo apelido se deu por causa da Estátua da Liberdade colocada em uma das entradas da cidade pela loja de departamento Havan, que tem matriz em Brusque (SC) e unidades em 15 estados. A estátua fica em frente à loja de departamento e tem 30 metros de altura, chamando a atenção de quem trafega pelo local. De acordo com o Bahia Notícias, o monumento foi inaugurado no sábado (21) e, desde então, tem sido alvo discussões nas redes sociais.

26 Abr 2018 - 17:30h

O número de pessoas que se declarou da cor preta deu um salto de 22% no país nos últimos cinco anos, enquanto que a população que se autodeclara branca caiu 2,4%. As autodeclarações da cor preta crescem há três anos. Também cresceu (7,7%), nesse mesmo período, o número de pessoas que se consideram pardas. Os dados foram divulgados pelo IBGE, por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, na manhã desta quinta-feira (26). De acordo com o jornal O Globo, em 2017, a população residente no Brasil foi estimada em 207,1 milhões de pessoas, 4,2% maior que em 2012, quando somávamos 198,7 milhões. No ano passado, 90,4 milhões de pessoas ou 43,6% do total se declarou branca, ao passo que a população preta era de 8,6% (17,85 milhões) e pardos correspondiam a 46,8% (96,95 milhões). Cinco ano antes, os brancos correspondiam a 46,6% da população, enquanto que os pardos eram 45,3% e os pretos 7,4%. Enquanto os homens representavam 48,4% da população ou 100,12 milhões em 2017, as mulheres correspondiam a 51,6% ou 106,7 milhões. Com relação ao sexo o IBGE também não identificou alteração relevante nessas participações entre 2012 e 2017.

26 Abr 2018 - 17:00h

O secretário de saúde de Brumado, Cláudio Feres, participou da cerimônia de lançamento do Projeto “Mutirão das Cirurgias Eletivas 2018”, que aconteceu em Salvador. A ação é promovida pelo governo do estado em parceria com os municípios. Através do projeto, são oferecidas cirurgias de histerectomia, hérnia e colecistectomia. Nesta edição, será incluída também a cirurgia de tireoide (tireoidectomia). O público alvo é composto por todos os pacientes que estiverem inseridos na lista única. Em Brumado, o mutirão já foi realizado com sucesso em 2017 e a previsão é de que nesta edição haja ainda maior resolutividade. O Hospital Municipal Professor Magalhães Neto será novamente o centro das ações, onde uma equipe médica interdisciplinar realizará os procedimentos. Ainda não há uma data definida para o mutirão, mas, segundo o secretário, logo serão divulgadas as datas e os locais para realização do cadastramento.

26 Abr 2018 - 16:30h

O juiz Sergio Moro decidiu manter em Curitiba o processo em curso contra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que trata do sítio de Atibaia, até que seja julgado o recurso já apresentado em primeira instância pela defesa do ex-presidente há oito meses. Nele, os advogados pediram a transferência do processo para São Paulo ou Brasília. Em despacho, Moro afirmou que há precipitação das partes - a defesa pediu o envio dos processos à Justiça de São Paulo e a força-tarefa da Lava-Jato defendeu sua permanência em Curitiba -, uma vez que o “respeitável acórdão” da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) “sequer foi publicado” e ele é necessário para que seja avaliada a extensão da decisão do colegiado. De acordo com o jornal O Globo, o STF decidiu tirar de Moro as delações da Odebrecht e enviar para a Justiça de São Paulo. Moro lembrou, porém, que o recurso da defesa (a exceção de incompetência) não tem efeito suspensivo da ação, que deve prosseguir. “Pelas informações disponíveis, porém, acerca do respeitável voto do eminente Relator Ministro Dias Toffoli, redator para o acórdão, não há uma referência direta nele à presente ação penal ou alguma determinação expressa de declinação de competência desta ação penal. Aliás, o eminente ministro foi enfático em seu respeitável voto ao consignar que a decisão tinha caráter provisório e tinha presente apenas os elementos então disponíveis naqueles autos”, escreveu Moro.

26 Abr 2018 - 16:00h

Os irmãos e professores caculeenses Herlown e Hwang Araújo foram convidados pelos professores de dança Marcos Antony e André Luís Gouveia para realizarem um aulão de Body Combat na cidade de Brumado. O evento foi realizado no Clube do Sindicato com a presença de alunos do Programa de Esporte e Lazer da Cidade (PELC), que ainda não conheciam a modalidade de ginástica que tem sido o maior sucesso entre os praticantes.

26 Abr 2018 - 15:30h

A Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, tem trabalhado na construção da Passagem de Nível (PN) próximo à nova ponte do Bairro São Félix. O projeto está em sua fase final, agora com o asfaltamento, restando apenas à instalação do semáforo ferroviário com mecanismo de avisos sonoros e visuais. A Passagem de Nível será a primeira do país com as novas normas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o que representa mais segurança para a população e compromisso com as legislações impostas.

26 Abr 2018 - 15:00h

Nesta quinta-feira (26), uma carreta com placa da cidade de Conceição do Jacuípe tombou na BR-030, na famosa curva do Peri Peri, em Caetité, a 100 km de Brumado. De acordo com o Caetité Notícias, o motorista do veículo, que estava carregado com bois, perdeu o controle da direção e virou no trecho perigoso. Onze animais morreram no local; já o motorista foi encaminhado pelo Samu 192 à UPA 24 Horas com ferimentos leves. Os bois que sobreviveram foram resgatados.

26 Abr 2018 - 14:30h

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, nesta quinta-feira (26), cobrar do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Democratas (DEM) cerca de R$ 2,5 milhões por irregularidades na aplicação de recursos públicos do Fundo Partidário, durante o ano de 2012. Ainda cabe recurso. O PT teve as contas daquele ano aprovadas com ressalvas e terá de devolver, com recursos próprios, R$ 1,5 milhão – o valor poderá ser pago em seis parcelas a partir de 2019. Uma das principais irregularidades apontadas foi a ausência de documentos comprovando despesas com fretamento de aviões. Em sua defesa, o partido apresentou posteriormente nota explicativa justificando a despesa com transporte de dirigentes da legenda, bem como finalidade ligada à atividade política. De acordo com o G1, o DEM teve as contas desaprovadas parcialmente e terá de devolver R$ 1 milhão com recursos próprios além da suspensão de repasses do Fundo Partidário por 1 mês em 2019. Entre as irregularidades apontadas, está a contratação de empresas de marketing que têm como sócios dirigentes do partido. A defesa alegou que tal despesa não é proibida pela lei e que houve efetiva prestação dos serviços contratados.

26 Abr 2018 - 14:00h

A Câmara Municipal de Rio do Antônio, município localizado a 48 km de Brumado, extinguiu nesta quinta-feira (26), o mandato do vereador Alexandre Leite Alves (PSD), o Alex de Deca, filho do prefeito José Souza Alves (PSD), o Deca. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o motivo da perda do cargo parlamentar de Alex foi por ter faltado à terça parte das reuniões ordinárias da Câmara de Vereadores durante o ano legislativo de 2017. Alves teve ainda o direito a ampla defesa, constituindo um advogado que fez sustentação oral na sessão ordinária desta quinta e protocolou uma representação por escrito. A Procuradoria Jurídica da Casa opinou pela declaração de extinção do mandato do edil, nos termos do artigo 55, III da CR c/c artigo 43, IV da Lei Orgânica Municipal e artigo 20, parágrafo 1°, III do Regimento Interno da Câmara Municipal. A suplente Ivani Neves dos Santos (PSD), a Ivani de Ivan, tomou posse e já assumiu os trabalhos legislativos na Casa da Cidadania rioantoniense.

26 Abr 2018 - 12:30h

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) negou nesta quarta-feira (25) um pedido da Associação Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra) para derrubar o aumento no Planserv, o plano de saúde dos servidores estaduais. Por unanimidade, os desembargadores da Corte decidiram, durante a sessão do Tribunal Pleno, declarar a constitucionalidade da lei, aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A legislação alterou o regime de contribuição de beneficiários do plano. Isso implicou no aumento do valor pago pelos contribuintes. Mais cedo, alguns veículos de imprensa chegaram a divulgar que o TJ-BA havia aceitado a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) da Aspra, decidindo pela ilegalidade da lei. No entanto, em nota, a Corte informou que houve erro quando da leitura do voto no sistema, provocando uma interpretação diferente dos votos da relatora e demais desembargadores. Na próxima sessão do Tribunal Pleno, a ata vai ser retificada. 

26 Abr 2018 - 12:00h

O velho problema da falta de troco volta a dar dor de cabeça aos comerciantes e balconistas no comércio de Brumado. A culpa está sendo atribuída aos famosos cofrinhos. Abarrotados de moedas, os mesmos só serão abertos após ser batida a meta dos poupadores, que fazem planos com o dinheiro. O problema é de ordem nacional, pois os brasileiros retiram em média 7,4 bilhões de moedas de circulação para guardar nos cofrinhos. As mais depositadas são as moedas de R$ 1, R$ 0,50 e R$ 0,25. No comércio brumadense, é comum se deparar com balconistas de lojas e ambulantes nas filas das casas lotéricas e nos bancos em busca de moedas para fazer troco, o que, muitas vezes, faz os clientes passarem mais tempo nas lojas. “Já dei entrada em um carro com mais de R$ 7 mil só em moedas de R$ 1. Agora, estou juntando novamente para comprar uma moto à vista. Estou quase lá”, disse um microempreendedor ao site Achei Sudoeste.

26 Abr 2018 - 11:30h

Um adolescente de 17 anos foi apreendido sob a suspeita de chefiar o tráfico de drogas no bairro Nova Cidade, em Vitória da Conquista, município localizado a 132 km de Brumado. A apreensão ocorreu na terça-feira (24) e foi divulgada pela Polícia Civil nesta quarta (25). De acordo com a polícia, na casa do adolescente foram encontrados um revólver calibre 38, municiado com seis cartuchos, uma espingarda, e trouxinhas de maconha e crack prontas para venda. A polícia também achou no imóvel dinheiro que seria proveniente do tráfico de drogas. A quantia não foi divulgada. De acordo com o G1, o jovem foi levado para a Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Conquista, onde confessou os crimes. Ele será apresentado à Vara da Infância e Juventude, para aplicação de medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), informou a polícia.

26 Abr 2018 - 11:00h

A prefeitura de Brumado está preparando um documentário que visa contar um pouco da história da cidade. Para tanto, foi contratada uma empresa de publicidade que está coletando os dados. O documentário fará um resumo desde a fundação até os dias atuais da capital do minério. Nesse sentido, a administração tem feito investimentos para restaurar alguns dos antigos imóveis, que, mesmo após décadas e até séculos, conseguiram sobreviver às ações do tempo, se tornando um acervo ainda preservado das origens da terra do Bom Jesus dos Meiras. O site Achei Sudoeste registrou uma equipe de operários da construção civil restaurando parte do interior da antiga e desativada cadeia pública. Respeitando a arquitetura do período da sua construção, a cadeia ainda mantém largas paredes no modelo tijolos traçados, bem como as grossas barras de madeira reforçando as selas. Nossa reportagem tentou contato com a assessoria de comunicação da prefeitura para falar sobre os investimentos, porém não teve êxito.

26 Abr 2018 - 10:30h

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar um Fox Rock in Rio, 2015/2016 completo. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

26 Abr 2018 - 10:00h

Um trecho do Rio do Antônio nas imediações do Bairro Dr. Juracy, em Brumado, está sendo aterrado por conta do despejo de entulho. Moradores da região denunciaram o crime ambiental ao site Achei do Sudoeste. Segundo eles, caçambeiros e carroceiros teriam sido orientados pela prefeitura a despejar os rejeitos de construções na localidade com o intuito de nivelar a margem do rio, aumentando assim a área em volta do campo de várzea da comunidade conhecida como Campinho Beira Rio. Nossa reportagem esteve no local e registrou que o material despejado, além de adentrar o leito do Rio, também está afetando a mata ciliar, pois a vegetação nativa da região está sendo destruída durante a manobra dos veículos para despejo dos entulhos. Nossa reportagem tentou contato com as secretarias de infraestrutura e meio ambiente para tratar do assunto, mas até a publicação desta matéria não teve êxito.