Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2019
TCM mantém multa imposta ao prefeito de Érico Cardoso

O Tribunal de Contas dos Municípios, na terça-feira (02), concedeu provimento parcial ao pedido de reconsideração formulado pelo prefeito de Érico Cardoso, Érico Cardoso de Azevedo (PSD), para manter a aprovação com ressalvas das contas relativas ao exercício 2017, mas excluir a determinação de ressarcimento aos cofres municipais no valor de R$ 3,1 mil. O conselheiro Paolo Marconi, relator do parecer, manteve a multa de R$ 2,5 mil. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, na reconsideração, o gestor anexou ao processo a nota fiscal, o comprovante de pagamento e o relatório dos procedimentos realizados, que justificam a despesa médica realizada no município, razão pela qual foi excluída a determinação de ressarcimento.

O presidente Jair Bolsonaro vai decidir na próxima semana sobre o fim ou a continuidade do horário de verão. Segundo o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, assim que a comitiva brasileira voltar de viagem de Israel, o presidente terá acesso aos estudos sobre os efeitos da medida. Segundo o ministro, as análises foram um pedido de Bolsonaro para que ele pudesse tomar a decisão. Albuquerque disse que os ganhos econômicos são poucos, mas não são os únicos aspectos envolvendo a questão. “Entram outros fatores, além do econômico. E isso será apresentado ao presidente. Ele tem muito interesse nesse assunto. E eu estarei pronto a partir da semana que vem”, afirmou na noite de segunda-feira 1º. Segundo o Ministério de Minas e Energia, os estudos são feitos anualmente e desde 2016 não é mais realizado um balanço sobre a economia de energia com a medida porque o efeito da mudança de horário é praticamente nulo. A medida é adotada em dez estados da região Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) mais o Distrito Federal. O fim do horário de verão não é uma pauta nova no Planalto. Em 2017, o então presidente Michel Temer chegou a anunciar uma enquete para deliberar sobre o assunto. A enquete não foi realizada e o horário foi mantido. Em 2018, o horário de verão, que começa tradicionalmente em outubro, foi encurtado. Temer atendeu a um pedido do Tribunal Superior Eleitoral para que o início do período não ocorresse entre o primeiro e segundo turno da eleição. O Planalto chegou a informar que, a pedido do Ministério da Educação, a entrada em vigor do horário seria adiada novamente para não prejudicar provas do Enem, mas decidiu voltar atrás.

Demarcação da Zona Azul ameaça serviço de mototáxi não regulamentado em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O processo de demarcação da Zona Azul foi iniciado na cidade de Brumado e, sem regulamentação, o serviço de mototáxi terá de pagar pelo uso do solo. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o mototaxista Luciano Almeida, que atua há cerca de 15 anos na área da antiga loja da Cesta do Povo, disse que a classe não tem como pagar pelo uso do local, onde fica de 6h às 18h. “A gente está fazendo muito poucas corridas e não temos condições de pagar a Zona Azul, além do combustível”, afirmou. O mototaxista defende que a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) deveria fazer um pacote com custo mais acessível para quem trabalha com o serviço de transporte de passageiros. “A gente paga dividido pelo grupo que atua em determinada área. Não temos como sair do ponto”, argumentou. Há mais de 17 anos trabalhando no segmento, Carmelito Santos alega que a prefeitura teria de entrar em um acordo com a categoria, visto que os mototaxistas não tem condições de arcar com os custos do uso do solo na Zona Azul. Apesar dos protestos, os trabalhadores não souberam explicar por que não compareceram a convocação feita pela SMTT para cadastramento e regulamentação do serviço de mototáxi na cidade.

PM é preso negociando fuzil usado por atiradores de elite Foto: Divulgação/PM

Um sargento da Polícia Militar e outros três homens foram presos na segunda-feira 1º enquanto negociavam a compra de um fuzil calibre 5.56. O encontro estava acontecendo no estacionamento de um shopping center na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, quando policiais civis chegaram ao local por meio de uma denúncia anônima. De acordo com a Veja, o 3º sargento Fábio Henrique Soares, de 39 anos, ocupava o banco do motorista do veículo e a arma foi encontrada no porta-malas. Soares é acusado de integrar a quadrilha que vendia a arma. Segundo a Polícia Civil, o fuzil de calibre 5,56 tem uma luneta para uso de atiradores de elite e era oferecido por 60.000 reais. Soares é lotado no 5º Batalhão da Polícia Militar, responsável pelo policiamento na região central da cidade, e está na corporação há treze anos. De acordo com a assessoria da Polícia Militar, o policial está sendo ouvido na delegacia do Leblon e, posteriormente, será encaminhado para a Unidade Prisional da PM, no bairro do Fonseca, em Niterói, onde ficam os militares que respondem a ações na Justiça. Além de Soares, foram presos Welker Iago Cruz Francisco, de 27 anos, que já foi condenado por tráfico de drogas, Bruno Francisco Castro da Costa, de 33 anos, e Thiago de Oliveira da Silva, de 35. A polícia não esclareceu qual deles queria comprar o fuzil.

Guanambi: Moradores da comunidade de Tanque de Caldeirão consertam estrada vicinal por conta própria Foto: Bonny Silva

Um grupo de trinta pessoas realizou por conta própria o conserto da estrada vicinal que liga a comunidade de Tanque de Caldeirão ao distrito de Ceraíma, na zona rural de Guanambi, a 141 km de Brumado. Após as chuvas, o trecho, que não é pavimentando, ficou com a trafegabilidade ainda mais comprometida. Embora tenha solicitado apoio da administração municipal, a população não teve o pleito atendido, gerando revolta e insatisfação. No último sábado (30), os moradores executaram os serviços de reconstrução da via. Localizada em uma região acidentada, a via carece de encascalhamento, intervenções para desvio do curso das águas das chuvas e construção de bueiros em algumas localidades.

Carga com sete toneladas de madeira nativa da Mata Atlântica é apreendida no sudoeste baiano Foto: Divulgação

Uma carga com sete toneladas de madeira nativa da Mata Atlântica foi apreendida por policiais civis e funcionários da Secretaria do Ambiente da cidade de Itagibá, no sudoeste da Bahia, na segunda-feira (1º). Segundo a Polícia Civil, ninguém foi preso. De acordo com informações da polícia, a apreensão fez parte da operação “Pau Brasil”. A carga estava dividida em 66 pranchas de madeira, conhecida como vinhático. O órgão informou que as árvores foram cortadas de forma ilegal em uma fazenda perto do distrito de Tapiraji. Os moradores da região contaram para os policiais que a prática é comum no local. Segundo o G1, conforme a polícia, o material foi apreendido e levado para um galpão da prefeitura de Itagibá e ficarão à disposição da Justiça. O caso é investigado pela delegacia da cidade.

Aucib aciona MP referente a cumprimento de lei das eleições para diretores escolares em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Auditoria Pública do Município de Brumado (Aucib) acionou o Ministério Público (MP) para fazer valer a norma que diz que as escolas públicas devem realizar eleições para escolha dos diretores. Segundo informou a presidência da entidade ao site Achei Sudoeste, a gestão democrática está prevista na Constituição Federal, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no Plano Nacional de Educação e no próprio estatuto dos servidores do magistério, criado pelo município de Brumado em 2016. O objetivo dessa gestão democrática, segundo a entidade, é promover, dentre outros, as eleições dos diretores das escolas municipais. “Tudo na escola tem que ser democrático. Inclusive, uma crítica dura que vamos fazer é que essa escola de tempo integral, na sua totalidade, não poderia ter sido feita dessa forma. O prefeito tinha a obrigação legal de consultar a população, os pais, os alunos e os professores. Gestão democrática é isso”, declarou. Conforme previsto no estatuto, as eleições deveriam ter sido realizadas no ano passado. Para o órgão, as eleições não são feitas porque é conveniente para o prefeito indicar os diretores e vice-diretores de sua preferência, que atuam como cabos eleitorais. “Cumpra a própria lei, a gente só quer isso. Se isso é puxar Brumado para baixo, então vamos levar o município para o abismo”, afirmou.

Câmara Municipal abre impeachment contra o prefeito do Rio de Janeiro Foto: Divulgação/CMRJ

A Câmara de Vereadores do Rio aprovou, na tarde desta terça-feira (2), a abertura do processo de impeachment do prefeito Marcelo Crivella (PRB). Trinta e cinco vereadores votaram pela admissibilidade do processo e 14 contra. De acordo com o G1, um vereador se absteve e o presidente da casa, Jorge Felippe (MDB), se declarou impedido, por ser o primeiro na linha sucessória caso o impeachment seja aprovado no fim do processo. Era necessária apenas maioria simples para a aprovação. O pedido de impeachment é de autoria de Fernando Lyra Reys, fiscal da Secretaria de Fazenda. Ele denuncia suposto crime de responsabilidade por conta da renovação de contratos de mobiliários urbanos em dezembro de 2018. Na quinta-feira da semana passada, um outro pedido de impeachment foi apresentado. No dia seguinte, o pedido foi recusado pelo presidente da Casa, Jorge Felippe (MDB). Na ocasião, o parlamentar afirmou que a denúncia não constituía, em tese, crime de responsabilidade.

MP-BA pede que promotores cumpram meia-entrada em eventos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através de uma recomendação publicada nesta terça-feira (02), a 1ª Promotoria de Brumado cobra que produtores de eventos do município ofereçam meia-entrada. Na cidade já existe uma investigação que apura a não cobrança de meia-entrada por um produtor de eventos. O acusado também é suspeito de realizar venda casada para festas open bar, o que é uma prática criminosa. Segundo o promotor Millen Castro Medeiros de Moura, os produtores devem colocar à disposição do público cerca de 40% do total de ingressos em meia-entrada - até pelo menos 48h antes dos eventos, a meia deve ser garantida. Ainda segundo o MP-BA, em eventos open bar, a meia-entrada também deve ser vendida - neste caso, serviria para quem quer tem apenas acesso à festa. Tem direito à meia-entrada estudantes, jovens de baixa renda, idosos e pessoas com deficiência.

Ituaçu: TCM acata denúncia contra ex-prefeito Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou parcialmente procedente a denúncia formulada por Vera Lúcia Silva Novais – professora e membro do Conselho Municipal de Acompanhamento do Fundeb -, contra o ex-prefeito de Ituaçu, Juvenal Wanderley Neto (PSB), no exercício de 2012. Ele terá que devolver ao município R$ 51.973,68. A denúncia apontou superfaturamento na construção de duas quadras poliesportivas na zona rural do município. O conselheiro Francisco Netto, relator do processo, ainda multou o ex-prefeito em R$ 2 mil. Segundo a relatoria, o ex-prefeito contratou serviços para construção de duas quadras poliesportivas nas escolas das localidades de Riachão e Angico, zona rural do Município Ituaçu. Durante a análise técnica, foram verificadas divergências entre o preço total da planilha orçamentária estimada pela equipe do TCM e a planilha da empresa vencedora da licitação, quando comparado aos preços referenciais do SINAPI. O valor inicial do contrato foi acrescido de R$51.973,68, o equivalente a cerca de 17,43%. A defesa alegou “que tudo na cidade do interior é mais caro que nos grandes centros” e que, por se tratar de um serviço executado na zona rural, falta no local mão de obra especializada. Além disso, alegou que “a distância para fazer os materiais chegarem até a obra” teria feito com que esses custos finais apresentassem valor acima do previsto na tabela SINAPI”. Todavia, a relatoria considerou que tais alegações não sanam as irregularidades, uma vez que o acesso por estradas vicinais, portanto, com trafegabilidade apenas moderada, já teria sido levado em consideração pela equipe técnica responsável pelos trabalhos investigatórios. Cabe recurso da decisão.

Fisiculturista brumadense irá representar o Brasil em campeonato internacional no Peru Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O fisiculturista brumadense Alípio Júnior está se preparando para o Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo, que será realizado na cidade de São Paulo, nos dias 26 e 27 de maio. O evento é classificatório para o Sul-Americano, que acontece neste ano em Lima, no Peru. “Estou bastante confiante. Estamos com uma preparação em andamento, em um ritmo bom, faltando aproximadamente 55 dias para a competição. É um esporte árduo, de 24 horas, em que trabalhamos não só a parte de condicionamento físico, mas sobretudo a dieta e a alimentação”, afirmou. O atleta espera representar bem a cidade, o estado e, posteriormente, o país nas competições, ficando, pelo menos, entre os três primeiros colocados. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Alípio disse que conseguiu uma evolução física bastante destacada e que também investiu na recuperação dos seus pontos fracos. “É um nível altíssimo, mas estamos preparados”, reforçou.

Brumado: Empresa de mineração vai gerar 300 empregos

Seis novos empreendimentos deverão investir R$ 92,1 milhões na Bahia, com possibilidade de gerar 385 empregos diretos. O anúncio foi feito pelo vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, João Leão, durante assinatura de protocolos de intenções nesta terça-feira (2). O destaque é a implantação da empresa MG Óxido, do segmento de mineração, que vai investir R$ 54 milhões no município de Brumado, no sudoeste do estado, e criar 300 postos de trabalho. “O Governo do Estado está empenhado em atrair empresas interessadas em investir no interior, seja em cidades do entorno de Salvador ou naquelas mais distantes, no centro-sul ou oeste baiano. Quanto mais descentralizarmos a industrialização, fomentando investidores, levando progresso para lugares remotos, mais a população da Bahia vai ganhar, com a geração de emprego e renda”, disse Leão. Além da MG Óxido, a FA Garcia Indústria de Parafinas também fará implantação de uma unidade fabril, no município de Candeias. Assinaram protocolos para ampliação de fábricas a Chiachio Indústria de Embalagens (Vitória da Conquista), Indústria Gráfica Irmão Ribeiro (Barreiras), a Moldit Brasil e a IPC do Nordeste, ambas em Camaçari.

Autismo: A importância da observação dos sinais para o diagnóstico precoce

O transtorno do espectro autista é uma síndrome de início precoce caracterizada por alterações marcantes do desenvolvimento da linguagem e da interação social. Há também a presença de comportamentos estereotipados e repetitivos, rituais, alterações sensoriais e interesses restritos. Essas características são essenciais para que ocorra o diagnóstico e estão presentes em todos os indivíduos com o transtorno.  Apesar de todos os diagnosticados exibirem esses sintomas, o quadro clínico apresenta níveis de severidade muito distintos. Indivíduos com o mesmo diagnósticos podem ter manifestações clínicas muito diferentes. Vem daí o termo “espectro”. Esse fato comumente confunde pais e até mesmo profissionais experientes, sendo fundamentalmente resultado de diferenças no nível intelectual e na linguagem dos indivíduos afetados pelo transtorno. É evidente que os pacientes com sinais mais leves são os mais difíceis de serem diagnosticados, pois seu desenvolvimento é mais próximo do esperado.

Dependendo do nível global de funcionamento, eles têm dificuldades marcantes em criar vínculos de amizade, aprender novos conceitos e ser independentes no dia a dia. O transtorno se inicia precocemente, e é muito comum a presença de sinais no primeiro ano de vida e costuma persistir ao longo da vida do indivíduo. Ainda não há uma causa clara para o transtorno, mas muitas teorias têm sido aventuradas como fator etiológico. A principal delas se associa a uma alteração nos processos de ativação e desativação de determinadas regiões cerebrais associadas à linguagem, à cognição social e à criatividade. Esse desequilíbrio funcional é provavelmente modulado por fatores genéticos ainda desconhecidos (muitos genes estão envolvidos nesse processo). O diagnóstico precoce é fundamental no processo de tratamento. Crianças com o diagnostico precocemente têm uma chance muito maior de apresentarem melhorias bastante significativas nos sintomas do transtorno ao longo da vida.  E qual o papel do fonoaudiólogo nesse transtorno? É muito importante, por que ele é o profissional apto para estimular as habilidades de comunicações verbais e não verbal. Quando corretamente incentivadas, essas crianças apresentam ganhos muito significativos na fala, na linguagem não verbal, na interação social, no ganho de autonomia e na melhoria de sua qualidade de vida de sua autoestima. “Todo autista tem potencialidades, para transcender dentro de sua especificidade, por isso, ensine um autista de várias maneiras, pois assim, ele conseguirá aprender”. Qualquer identificação de alguns desses sinais, procure um profissional capacitado para trabalhar com esse transtorno.  Atendimento da fonoaudióloga na clínica Mais Vida as terças-feiras, sextas-feiras e aos sábados pela manhã. Agende sua consulta. A prevenção é a melhor forma de cuidar da sua saúde! Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868.

 

CONTINUE LENDO
Brumado: Servidora aposentada é reconduzida ao cargo após decisão da justiça Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Juíza de Direito Ely Christiane Esperon Lorena deferiu o pedido de tutela antecipada em favor da servidora pública municipal Ana Lúcia da Silva Meira Ferreira. De acordo com a decisão enviada ao site Achei Sudoeste, o Município de Brumado deverá providenciar, no prazo de cinco dias, a reintegração da servidora ao seu cargo de origem, sob pena de multa diária de R$ 500 até o limite de R$ 200 mil. Na ação, a servidora relatou foi admitida em 1981 e que, ao completar o tempo de contribuição pelo regime geral de previdência social, requereu voluntariamente a sua aposentadoria junto ao INSS, sendo-lhe o benefício concedido em 2010.  No dia 16 de janeiro de 2017, teria sido surpreendida com um decreto oriundo da Secretaria de Administração do Município, que a desligava de suas funções no Município. “Vale ressaltar que a Lei Federal nº 8.213/91, que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, não impede o recebimento acumulado de proventos e salários de trabalhadores em atividade, ressalvando apenas a hipótese de aposentadoria por invalidez”, destacou a juíza. A ação foi ingressada na justiça pelo advogado Irenaldo Muniz.

Advogado é preso por agressão a criança autista após esbarrão em shopping de Belo Horizonte Foto: Arlinda Edleuza Oliveira da Mata

O advogado Eduardo Nogueira Reis, de 60 anos, foi preso por suspeita de agredir um garoto autista, de 5, na tarde de sábado (30), dentro da Lojas Americanas do Pátio Savassi, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Segundo a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), o suspeito permanecia preso no Centro de Remanejamento Prisional (Ceresp) Gameleira, na Região Oeste de BH, no fim da manhã desta terça-feira (2). A estudante de direito Arlinda Edleuza Oliveira da Mata, de 28 anos, contou ao G1 nesta terça que passeava com o filho no shopping e, como de costume, foi até a loja comprar balas. O garoto escolheu os doces e ambos foram para a fila pagar. Ela disse ainda que entrou na fila para pagar as balas e que o filho esbarrou em um objeto no chão e, logo na sequência, em um homem que também esperava ter o atendimento no caixa. Assustada, ela afirmou que foi defender o garoto. “Moço, o senhor não pode fazer isso. Ele é autista”. Ela contou que no momento da agressão, o filho não esboçou nenhuma reação, não chorou e permaneceu quieto.

Curso de tratorista é oferecido gratuitamente para produtores rurais de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um curso de tratorista será realizado na cidade de Brumado através de uma parceria entre a prefeitura municipal, o Conselho Rural e a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o representante da Abapa, Luciano Brandão, explicou que o curso é direcionado para o público do meio rural que tem interesse em trabalhar na área agrícola, em especial com mecanização. “Tem como objetivo formar e capacitar os produtores rurais e pessoas jovens que têm interesse em trabalhar com mecanização agrícola e agricultura de precisão, além de obter grandes lucros na lavoura e economia nos insumos”, destacou. O presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Brumado, Frederico Neves, também participou da articulação para que o curso chegasse até o município. Ele frisou a importância do curso, principalmente para as associações rurais que foram contempladas com tratores doados pelo Governo do Estado. Segundo Neves, com a capacitação, os operadores dessas máquinas serão treinados e profissionalizados para o bom uso dos equipamentos. O curso é totalmente gratuito.

Brasil cai para 27º em ranking de exportadores Foto: Divulgação

O Brasil caiu em 2018 da 26ª posição para o 27º lugar entre os maiores exportadores do mundo, segundo relatório anual divulgado nesta terça-feira (2) pela Organização Mundial do Comércio (OMC). Em vendas, entretanto, houve um aumento de 10% na comparação com o ano anterior, com o Brasil se beneficiando principalmente da alta do preço das commodities. De acordo com os números oficiais do Ministério da Economia, em todo ano passado, as exportações brasileiras somaram US$ 239,523 bilhões, ante US$ 217,739 bilhões em 2017. O Brasil foi superado no ranking neste ano pelo Vietnã e continua atrás de economias como Malásia, Polônia e Tailândia. Em 2016, o Brasil ficou no 25º lugar. A liderança do ranking segue com a China, que também registrou em 2018 um avanço de 10% nas exportações, com vendas no valor de US$ 2,48 trilhões. Na sequência, estão Estados Unidos (US$ 1,66 trilhão), Alemanha, Japão e Holanda. Os EUA foram, por outro lado, o maior importador global, com um valor de US$ 2,61 trilhões, enquanto a China ocupou o segundo lugar com US$ 2,13 trilhões em compras, seguida por Alemanha, Japão e Reino Unido.

Nomeado novo coordenador do Movimento Terço dos Homens em Brumado Foto: Divulgação

No último sábado (30), em Brumado, em reunião com representantes do Vicariato Rainha da Paz, realizada no salão paroquial da Igreja Matriz, foi feito o anúncio do novo coordenador paroquial do Movimento Terço dos Homens da Paróquia Bom Jesus. A função será agora exercida por Orlando de Fátima Gomes, a quem caberá coordenar as 17 comunidades onde foram implantadas o Movimento. Participaram da reunião representantes das comunidades de Taquarai, Lagoa Funda, Jacaré, Fazenda Conceição, Santa Luzia e a coordenação da Paróquia São Pedro Apóstolo de Aracatu. A coordenação paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida e São Cristóvão, também em Brumado, será escolhida pelo padre Cleonídio Barbosa e pelo Coordenador Diocesano do Terço dos Homens.

Debate sobre a ditadura será promovido pela Uneb e pelo CEEP de Brumado

O Projeto de Educação em Direitos Humanos da Universidade do Estado da Bahia - Uneb, em parceria com o Centro Educacional de Educação Profissional-Brumado, realizará uma discussão intitulada: “Ditadura nunca mais: 55 anos do Golpe Civil Militar no Brasil”, abordando os impactos, processos e retrocessos referentes ao período. O evento ocorrerá na próxima quarta-feira (03), às 19h, no Centro Educacional de Educação Profissional (CEEP), antigo Colégio Modelo. Os debatedores serão a Professora Conceição Amorim, Licenciada em História, o Professor Alexandre Xandó, Meste e Doutorando em Memória, Linguagem e Sociedade, e Igor Araújo, Estudante de Direito da Uneb e Coordenador Geral do Centro Acadêmico Luiz Gama. O debate será aberto a toda a comunidade. 

Palmas de Monte Alto: Polícia prende cigano após apreender diversas armas de fogo em sua residência Foto: Divulgação/PM

O cigano Cosme Oliveira Dourado foi preso após a Polícia Civil encontrar diversas armas de fogo em sua residência, no Bairro Vila Nova, em Guanambi, e também em imóvel de sua propriedade localizado no Loteamento Bonfim, em Palmas de Monte Alto. A diligência foi realizada por agentes do Serviço de Investigação da 22ª Coorpin. De acordo com Vilson Nunes, no total, os policiais apreenderam sete armas de fogo e dois aparelhos celulares. Cosme é acusado de ter assassinado o irmão André Mendes de Oliveira, de 35 anos, no dia 13 de janeiro deste ano. Na ocasião, ele também foi atingido por um disparo, ficou internado no Hospital Regional de Guanambi e vinha cumprindo prisão domiciliar. Além deste crime, Cosme também responde por homicídio qualificado contra o Tenente Santiago e por porte ilegal de arma. O detido e todo material apreendido foram apresentados na sede da Delegacia Territorial de Guanambi. Ele segue preso à disposição da justiça.

Polícia encontra motocicleta às margens da BA-142 na zona rural de Barra de Estiva Foto: Divulgação/PM

No último final de semana, em ronda durante a Operação Distrito, a polícia foi informada sobre uma motocicleta que estaria caídas às margens da BA-142, no Povoado Pé do Morro, zona rural de Barra da Estiva, a 134 km de Brumado. no local, os policiais encontraram o veículo com várias avarias e a chave na ignição. O capacete também foi localizado no meio do mato. A guarnição entrou em contato com os hospitais de Ituaçu e Barra da Estiva e, segundo a polícia, ninguém deu entrada vítima de acidente de trânsito nas unidades. Diante dos fatos, a motocicleta foi encaminhada à delegacia para serem tomadas as medidas legais cabíveis.

Balança comercial tem pior desempenho para março em três anos Foto: Felipe Dupouy/Veja

A balança comercial brasileira registrou superávit de 4,990 bilhões de dólares em março, informou nesta segunda-feira, 1°, o Ministério da Economia. O valor é o pior para o mês desde 2016, quando o saldo foi positivo em 4,430 bilhões de dólares. O desempenho, pela média diária, é 22,3% inferior ao alcançado em igual mês do ano passado, de 6,420 bilhões de dólares. Segundo o governo, o superávit de março de 2019 é resultado de 18,120 bilhões de dólares em exportações e de 13,130 bilhões de dólares em importações. De acordo com a Veja, as exportações caíram 1% em março na comparação com o mesmo mês de 2018. Já as importações aumentaram 5,1% em relação a março do ano anterior.

Iniciada semana de instrução a políticos acionados nas últimas eleições municipais na região Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nesta segunda-feira (1º), foi iniciada a semana de instrução eleitoral na cidade de Brumado. O evento envolve candidatos das últimas eleições municipais que foram acionados pela Justiça Eleitoral e pelo Ministério Público. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o Juiz da Comarca Eleitoral de Brumado, Rodrigo Brito, informou que a semana visa instruir e julgar os processos dos candidatos ainda dentro do biênio eleitoral. Segundo o magistrado, os objetos dos processos são sigilosos. Caso as alegações sejam provadas, os candidatos sofrerão as penalidades previstas na legislação eleitoral.

Crianças sobem em caminhão para brincar, dormem, e viajam 160 km no interior da Bahia Foto: Divulgação/PRF

Dois meninos de 10 e 12 anos foram encontrados em um posto de combustível, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-101, em Gandu, no sul da Bahia, após se perderem ao entrarem no compartimento de carga de um caminhão para brincar. As informações são da Polícia Rodoviária Federal (PRF). De acordo com a PRF, os meninos se perderam, na última sexta-feira (29), após saírem de Buerarema, também no sul do estado, onde moram com a família. Eles foram achados no mesmo dia pelos policiais, no km 269 da BR 101, a cerca de 167 km de Buerarema. Conforme informou a PRF, as crianças relataram que decidiram, sem o conhecimento do motorista, subir no compartimento de carga de um caminhão que estava parado na região para brincar. Em seguida, eles contaram que dormiram no veículo e só acordaram quando o caminhão já estava em movimento na rodovia. Disseram ainda, que desceram da carreta na primeira parada feita pelo motorista, ainda sem o condutor notar a presença deles. Como não sabiam onde estavam resolveram se esconder em uma área de mata, porém, foram avistados por um funcionário de um posto de combustível que acionou a PRF. Os policiais que encontraram os meninos acionaram o Conselho Tutelar, que entrou em contato com os familiares da criança e intermediou a volta delas para casa.

Arquivo