Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2019
fechar

Piscina de bolinhas tem bactérias perigosas à saúde das crianças Foto: Sheng Li/Reuters/Veja

Que criança não gosta de pular em uma piscina de bolinhas? No entanto, este brinquedo divertido – e aparentemente inofensivo – pode trazer riscos de saúde para os pequenos. Estudo publicado recentemente no periódico científico American Journal of Infection Control indica que as piscinas de bolinhas estão cheias de micróbios capazes de causar doenças. Entre as bactérias encontradas pelos pesquisadores está a Enterococcus faecalis que pode provocar meningite e septicemia (infecção generalizada). “A colonização bacteriana encontrada foi altíssima, chega a atingir milhares de organismos por bola, o que indica um aumento do potencial de transmissão e maior possibilidade de infecção”, disse Mary Ellen Oesterle, principal autora do estudo. Os dados são preocupantes já que este tipo de brinquedos não costuma ser higienizado com frequência. Isso significa que há maior probabilidade de reprodução ao ponto de atingirem um número capaz de representar risco de contaminação para as crianças. Por causa desses achados, a recomendação é que todos os estabelecimentos com piscinas de bolinha revejam os padrões de limpeza para evitar os riscos de contaminação.

Moto sem placa é recuperada pela polícia em local de difícil acesso em Barra da Estiva Foto: Divulgação/PM

Durante o final de semana, em cumprimento à Operação Distrito no Bairro Alto México, em Barra da Estiva, a 134 km de Brumado, a polícia foi informada por populares acerca de uma movimentação de pessoas suspeitas em uma área de mata fechada. No local, depois de uma varredura, foi encontrado próximo a um córrego da localidade, uma motocicleta sem placa. Em uma consulta ao sistema, foi constatado que a motocicleta era licenciada na cidade de Jequié. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, diante do fato, o veículo foi removido e encaminhado ao pátio da delegacia local para ser apresentado, posteriormente, à autoridade competente.

Brasil: A cada 3 horas e 40 minutos uma pessoa morre por acidente de trabalho Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

O Brasil registra uma morte por acidente de trabalho a cada 3 horas e 40 minutos. Segundo o Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, entre 2012 de 2018 foram contabilizados 17.200 falecimentos em razão de algum incidente ou doença relacionados à atividade laboral. Neste domingo, 28, é comemorado o Dia Mundial e Nacional de Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho, uma data criada para alertar a sociedade sobre o problema. De acordo com a Veja, no comparativo por anos, houve queda nos registros, com 2.659 casos em 2014; 2.388 em 2015; 2.156 em 2016; 1.992 em 2017; e 2.022 em 2018. Já os acidentes de trabalho são mais frequentes e ocorrem a cada 49 segundos. No mesmo período, foram registrados 4,7 milhões incidentes deste tipo, conforme o Observatório. Os tipos de lesão mais comuns foram corte e laceração, com 734.000 casos (21%). Em seguida, vêm fraturas, com 610.000 casos (17,5%), contusão e esmagamento, com 547.000 (15,7%), distorção e tensão, com 321.000 (9,2%) e lesão imediata, com 285.000 (8,16%). As áreas mais atingidas foram os dedos (833.000 incidentes), pés (273.000), mãos (254.000), joelho (180.000), partes múltiplas (152.000) e articulação do tornozelo (135.000). As áreas com maior incidência de acidentes de trabalho foram atendimento hospitalar (378.000), comércio varejista, especialmente supermercados (142.000), administração pública (119.000), construção de edifícios (106.000), transporte de cargas (100.000) e correio (90.000). Já no ranking por ocupação, as ocorrências mais frequentes foram as de alimentador de linha de produção (192.000), técnico de enfermagem (174.000), faxineiro (109.000), servente de obras (97.000) e motorista de caminhão (84.000).

Motocicleta furtada é recuperada pela polícia em Barra da Estiva Foto: Divulgação/PM

No último sábado (27), uma guarnição da polícia militar de Barra da Estiva, a 134 km de Brumado, foi informada sobre a ocorrência de furto no centro da cidade. No local, uma mulher teve a motocicleta furtada. À polícia, ela relatou que, após se deslocar para sua residência, avistou o veículo em frente a uma oficina, ocasião em que “gritou” e se aproximou da moto. O suspeito, então, correu adentrando em uma residência. De imediato, a polícia avistou o acusado pulando o muro da referida residência, realizando a prisão do mesmo em flagrante. O homem foi encaminhado e apresentado na delegacia da cidade de Brumado para adoção das medidas legais cabíveis.

Conheça os vasos e pedras decorativas da loja de decoração Brumas

Quer dar um toque de elegância e sofisticação ao seu ambiente? Conheça os vasos e pedras decorativas da Brumas, loja localizada na Avenida Centenário, 317, no Bairro Novo Brumado. Além dos vasos e pedras, a loja trabalha com revestimento de parede para áreas internas e externas, gesso 3D, PVC 3D e pedra natural. Para agendar um horário para conhecer as peças, basta ligar para o telefone (77) 99828-8085. Na Brumas, você vai encontrar a inspiração que faltava para decorar os mais diversos ambientes.

Brumado: Dois são presos acusados de traficar drogas no Bairro São Félix Foto: Divulgação/Cipe Sudoeste

Na noite do último sábado (27), a partir de denúncia anônima, a Cipe Sudoeste, antiga Caesg prendeu dois elementos que estavam traficando drogas na Avenida Coronel Santos, no Bairro São Félix, em Brumado. No local, ao avistar a viatura, um deles entrou correndo em uma casa, sendo perseguido e alcançado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, após averiguação, foram encontrados nos cômodos do imóvel grande quantidade de substância entorpecente e também dois indivíduos, um de 22 e outro de 16 anos. Ambos foram apresentados na delegacia, onde foram autuados em flagrante.

Homem é preso acusado de lesão corporal na zona rural de Guajeru Foto: Divulgação/PM

Na última sexta-feira (26), a guarnição da polícia militar de Guajeru, a 63 km de Brumado, foi acionada para averiguar a ocorrência de crime na zona rural do município. Segundo relato, um homem teria sido atingido na cabeça com uma pá por um indivíduo conhecido como Rone. No local, orientaram o solicitante a prestar socorro à vítima, levando-a ao posto de saúde. Em seguida, os policiais se deslocaram à Fazenda Ventania, onde perceberam que o indivíduo tentava fugir pelo matagal. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o mesmo foi perseguido e capturado, sendo levado até a delegacia territorial de Brumado. Foram apreendidos na ocasião a arma utilizada no crime, uma espingarda de ar comprimido 4.5, uma caixinha de chumbinho, um celular e a uma quantia em dinheiro no valor de R$ 35,00.

Homem é preso depois de invadir casa e ameaçar mulher no Bairro São Félix em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (26), a guarnição de radiopatrulhamento recebeu informações do Centro Integrado de Comunicação (Cicom) sobre invasão a domicílio e deslocou-se até a Praça da Concórdia, no Bairro São Félix. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, no local, encontrou o indivíduo, que portava uma faca e estava bastante agitado. Ele foi imobilizado por populares, após ter invadido a casa de uma mulher. Por essa razão, o homem foi levado e apresentado na sede da Delegacia Territorial de Brumado, onde o crime foi registrado.

Malhada de Pedras: Polícia Militar desmonta abate clandestino e recupera animal roubado na região Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Oficiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), lotados em Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado, desmontaram um abate clandestino na localidade conhecida como Fazenda Mulungu, neste domingo (28). Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, um animal roubado em uma fazenda da região foi recuperado. Através de denúncias anônimas, a PM chegou até o local e confirmou o caso. Ainda de acordo com a PM, um bovino foi encontrado amarrado em uma árvore. Cocheiras instaladas pelos meliantes eram utilizadas para alimentar os animais, que depois eram abatidos.

Malhada de Pedras: Polícia Militar desmonta abate clandestino e recupera animal roubado na região Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

A fazenda estava sendo utilizada ilicitamente, de acordo com a polícia, já que o proprietário está viajando. Na localidade, os policiais militares ainda encontram restos de animais que haviam sido abatidos ilegalmente. Ninguém foi preso. Os bandidos imprimiram fuga por uma vegetação próxima a fazenda, ao avistarem a chegada da polícia. Todo o material recuperado foi apresentado na delegacia de Malhada de Pedras. A Polícia Civil já abriu um inquérito para investigar o caso.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com as datas de atendimento dos especialistas e procedimentos. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496 / (77) 3441-4500 / (77) 99989-6868. A nossa matriz está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265, e nossa filial na Rua Coronel Paulino Chaves, 160.

Modelo morre durante desfile da São Paulo Fashion Week Foto: Charles Naseh

O último dia de São Paulo Fashion Week foi infelizmente marcado pela morte do modelo Tales Cotta. Parte do casting da estreante Ocksa, Tales teve um mal súbito na passarela e foi socorrido por bombeiros de plantão no evento, mas não resistiu. Em comunicado oficial, a organização da semana de moda paulista lamentou o ocorrido e prestou suas condolências à família de Tales. “O SPFW acaba de receber a notícia do falecimento do modelo Tales Soares, que teve um mal súbito durante o desfile da Ocksa. Ele foi prontamente atendido pela equipe de socorristas do evento e em seguida levado ao hospital, mas infelizmente não resistiu. Lamentamos esta fatalidade e prestamos nossas sinceras condolências à família de Tales. Junto com a agência Base MGT, estamos prestando toda a assistência necessária neste triste momento”. De acordo com a Vogue/Globo, a marca, que chegou a concluir a apresentação antes de se saber o estado de Tales, se pronunciou em suas redes oficiais. Este era o segundo desfile de Tales nesta semana após ter cruzado a passarela da Ratier na sexta-feira. Em respeito ao ocorrido, as marcas que desfilaram após a oficialização da notícia fizeram um minuto de silêncio antes de dar início a suas apresentações. O vídeo institucional que antecede todos os shows deixou de ser transmitido, também como deferência.

Por apoio, governo acelera pagamento de emendas a deputados Foto: Daniel Marenco/Agência O Globo

Em meio às dificuldades para a formação de uma base capaz de dar sustentação às pautas do governo no Congresso, o Executivo acelerou o ritmo de pagamento das emendas parlamentares. Em janeiro, foram desembolsados R$ 85,9 milhões. Já em abril, até o dia 21, R$ 426 milhões saíram dos cofres da União. No total, o governo já pagou R$ 942,5 milhões em emendas parlamentares este ano. Em comparação ao mesmo período de anos anteriores, a quantia só é inferior à de 2018, quando houve R$ 2,5 bilhões em pagamentos. Como era ano eleitoral, a lei obriga a concentração de desembolsos no primeiro semestre. De acordo com o jornal O Globo, em 2017, entre janeiro e abril, a União pagou R$ 531,5 milhões em emendas. A liberação foi impulsionada a partir de maio, em uma estratégia do governo para barrar na Câmara o pedido da Procuradoria-Geral da República para processar o então presidente Michel Temer pelo crime de corrupção. A denúncia foi derivada da delação premiada dos executivos da JBS. Em 2016, no mesmo intervalo, foram pagos apenas R$ 83,8 milhões. Já em 2015, não houve desembolso nos primeiros quatro meses do ano. As emendas parlamentares individuais são de pagamento obrigatório, mas também estão sujeitas a contingenciamentos do Orçamento, e o ritmo de desembolso é controlado pelo governo. Um projeto de lei pretende estender a regra da obrigatoriedade às emendas feitas pelas bancadas estaduais. No recorte partidário, levando-se em consideração os parlamentares que estão no exercício do mandato, o volume de pagamentos segue a lógica dos tamanhos de bancada da legislatura passada, com PT, MDB e PP à frente. O PSL, por ter sido um partido nanico até a última eleição, não é um dos maiores beneficiados com emendas — há outras 16 legendas com mais recursos liberados.

Brumado: Criança é transferida para UTI em Vitória da Conquista com suspeita de dengue hemorrágica Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma criança de 12 anos foi transferida neste sábado (12), do Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), na cidade de Vitória da Conquista, com suspeita de dengue hemorrágica. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a equipe médica da UTI de Brumado solicitou a transferência para uma unidade avançada, após a realização de uma bateria de exames. A secretaria de saúde ainda não se posicionou sobre o caso. O aumento de notificações de arboviroses e do Aedes-aegypti tem preocupado vigilância epidemiológica da cidade. A Vigep destacou que os números não são alarmantes, mas preocupam o setor devido ao histórico de surtos registrado no município. O índice de infestação predial do aedes-aegypti é de 2.4 em Brumado, considerado alto, porém ainda dentro da realidade do município.

Jovem é preso com notas falsas e cocaína dentro de pousada em Malhada de Pedras Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Um jovem de 22 anos, identificado como Alexandre Carneiro Santos, natural da cidade de Nova Canaã, foi preso na manhã deste sábado (27), em uma pousada em Malhada de Pedras, a 39 km de Brumado. Segundo informou a polícia ao site Achei Sudoeste, após denúncias anônimas, o suspeito foi capturado em uma pousada localizada na Avenida Leobino Guimarães. Ao chegar no local, a guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), bateu na porta do quarto de Alexandre, que ao abrir ficou assustado com a presença da PM.

Jovem é preso com notas falsas e cocaína dentro de pousada em Malhada de Pedras Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

Após uma minuciosa vistoria, com policiais no telhado do estabelecimento comercial, foram encontrados doze papelotes de uma substância análoga a cocaína, além de notas falsas de R$ 20 e R$ 10, totalizando R$ 600,00. Santos foi apresentado na delegacia territorial de Brumado. Todo o material apreendido foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

Musculação pode ajudar na redução da gordura no fígado Foto: Thinkstock/Veja

Praticar treinos moderados de força durante 15 dias pode diminuir o acúmulo de gordura no fígado, afirma estudo publicado recentemente no periódico científico Journal of Endocrinology. A pesquisa, realizada em camundongos, revelou que mesmo para indivíduos obesos a redução de gordura no fígado pode chegar a 30%. A atividade ainda melhora o controle da glicose já que mantém glicemia em jejum em valores normais. “Todo mundo tem um pouco de gordura no fígado. Mas quando há um acúmulo e ele não é tratado, o quadro pode evoluir para uma inflamação, a esteato-hepatite. Se continuar não tratando, pode até se desenvolver para uma cirrose e, em casos mais extremos, carcinomas (tumores malignos)”, explicou Leandro Pereira de Moura, coordenador da pesquisa, à BBC News Brasil. A descoberta envolveu pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas e da Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Universidade de Harvard e Faculdade de Farmácia e Ciências da Saúde de Massachusetts, ambas nos Estados Unidos.

Justiça marca júri popular de homem acusado de matar ex-mulher a tiros em Caetité Foto: Divulgação

Conforme publicação do Diário da Justiça, do Poder Judiciário da Bahia, publicado nesta sexta-feira (26), a justiça estadual marcou para o dia 18 de junho de 2019, a data do júri popular de Dênys Márcio Carvalho, que está preso a quatro anos, acusado pelo assassinato da ex-esposa, Vanessa Nogueira, ocorrido no dia 24 de julho de 2015, no centro de Caetité, a 100 km de Brumado. O julgamento acontecerá às 9h, no Fórum Cézar Zama, em Caetité. O sorteio para formação do Júri, composto por 25 pessoas, se dará no próximo dia 7 de maio, as 11h45, também no Fórum em Caetité. Conforme a denúncia, o réu foi enquadrado no Art. 121, §2º, incisos I e IV, do Código Penal, que trata do assassinato de outra pessoa por motivo torpe e sem possibilidade de defesa por parte da vítima. De acordo com Vilson Nunes, o Ministério Público do Estado, autor da decisão, também expediu solicitação a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar em Caetité, para reforço policial visando o bom andamento do julgamento, já que o crime trouxe grande comoção e repercussão na sociedade caetiteense e imprensa baiana.

Lula: ‘Fico preso 100 anos, mas não troco dignidade por liberdade’ Foto: Reprodução/TV Folha

Preso em Curitiba desde abril de 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu nesta sexta-feira, 26, uma entrevista ao jornal Folha de S. Paulo e ao portal do jornal El País. Depois do julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que confirmou sua condenação no caso do tríplex do Guarujá por unanimidade, mas reduziu sua pena e abriu possibilidade de progressão ao regime semiaberto em setembro, Lula disse que só deixará a prisão se for inocentado. “Eu ficarei preso 100 anos, mas não trocarei minha dignidade pela minha liberdade”, declarou o petista. “Você pensa que eu não gostaria de estar em casa? Adoraria estar em casa com minha mulher, com meus filhos, meus netos, com meus companheiros, mas não faço nenhuma questão. Eu quero sair daqui com a cabeça erguida como eu entrei, inocente”, declarou o petista, que disse ter ido para a prisão com “muita tranquilidade”. Indagado sobre se teme passar o resto da vida preso, o ex-presidente respondeu que “não tem problema”. “Tenho certeza que eu durmo todo dia com minha consciência tranquila, tenho certeza que o [procurador Deltan] Dallagnol não dorme e o [ex-juiz Sergio] Moro não dorme. E aqueles juízes do TRF4 que nem leram a sentença fizeram um acordo lá era melhor que só um tivesse lido e falado ‘olha, todo mundo vota igual’”, criticou. Lula disse que, antes de ser condenado em segunda instância na Lava Jato e ter a prisão decretada, aliados o incentivaram a deixar o Brasil ou pedir asilo a uma embaixada estrangeira, possibilidades que rechaçou. “Eu tomei como decisão que meu lugar é aqui [no Brasil]. Tenho tanta obsessão de desmascarar o Moro, desmascarar o Dallagnol e a sua turma e aqueles que me condenaram, que eu ficarei preso cem anos, mas não trocarei minha dignidade pela minha liberdade. Quero provar a farsa montada”, disse.

Papagaio avisa traficantes chegada da polícia e é apreendido Foto: Reprodução/G1

Um papagaio foi apreendido pela Policia Militar de Teresina em uma casa que funcionaria como ponto para venda de drogas. Segundo os policiais que atuaram na operação, ao chegarem o pássaro avisou os donos quando a PM chegou, berrando: “Mamãe, Polícia!”. De acordo com o major Mello, do 17º Batalhão de Polícia Militar, o animal deixou os policiais espantados: “Ele deve ter sido treinado para isso. Começou a gritar assim que os policiais se aproximaram”. O animal foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Teresina. A dona do papagaio é uma mulher conhecida como "Índia", que foi presa duas vezes por tráfico de drogas. “Atualmente, ela está acamada porque sofreu um acidente. Então quem estava despachando era o marido dela”, revelou o major Mello. De acordo com o G1, o papagaio será encaminhado pelos policiais do Batalhão de Polícia Ambiental para o Zoobotânico de Teresina.

Conta de luz terá cobrança extra no mês de maio

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (26) que a conta de luz terá cobrança extra em maio. De acordo com a agência, a bandeira tarifária passará da cor verde em abril, na qual não há cobrança extra, para a cor amarela no mês que vem. Desde dezembro, a bandeira era mantida verde, e não havia cobrança extra. Com isso, será cobrado R$ 1 a mais na conta a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos

Presídios da Bahia estão 29,5% acima da capacidade Foto: Seap

Um levantamento feito pelo G1 em todo o Brasil aponta que os presídios da Bahia estão 29,5% acima da capacidade total, índice que coloca o estado como o terceiro menos superlotado do país e menos superlotado do Nordeste. Na Bahia, somando todos os regimes de prisão, 15.660 pessoas estão encarceradas no sistema prisional, que dispõe de 12.095 vagas. O levantamento, realizado dentro do Monitor da Violência, foi feito com base nos dados dos 26 estados e do Distrito Federal. Os dados foram levantados pelo G1 via assessorias de imprensa e por meio da Lei de Acesso à Informação e são referentes a março/abril, os mais atualizados do país. O último Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), do governo, é de junho de 2016 – uma defasagem de quase três anos. O índice de superlotação carcerária na Bahia é menos da metade da média nacional, que registra excedente de 70%. Os dados deixam a Bahia atrás apenas de Santa Catarina, que tem superlotação em 23,1%, e do Paraná, que tem o menor índice excedente do país: 15,4%. Atualmente, com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia tem população estimada de 14.812.617 pessoas. A partir desse número, é possível afirmar que, a cada 945 baianos, um está encarcerado. O estado com a maior superlotação da população carcerária do Brasil é Pernambuco, com 178,6% dos detentos excedendo a capacidade dos presídios, que é de 11.767 vagas, 328 a menos que a Bahia.

PM é acionada depois de bate-boca entre vereador e o público presente na Câmara de Dom Basílio

A sessão que aconteceu na Câmara de Vereadores de Dom Basílio, a 54 km de Brumado, na última quinta-feira (25) foi suspensa e depois encerrada pelo presidente João Marcos Almeida Oliveira (PTC), o Marcão. A decisão ocorreu após um bate-boca entre o vereador Ademilson Silva de Oliveira (PCdoB), o Edy Frutas e algumas pessoas que estavam presentes na plenária. Os ânimos se exaltaram quando o vereador Zilmar Coelho Chaves (PR) pediu ao presidente que explicasse porque desempatou a votação do projeto de abairramento votando pela rejeição do mesmo, afirmando que o povo foi prejudicado. Em resposta, o mesmo afirmou que deveria ter sido feita uma consulta popular antes de encaminhar o projeto para o legislativo e destacou que o próprio parlamentar, quando era presidente, desempatou a votação que instituiu a Taxa de Iluminação Pública, votando a favor da mesma e que muitas pessoas também se sentiram prejudicadas. De acordo com o Tribuna do Sertão, quando a palavra foi franqueada ao vereador Edy Frutas, o mesmo acusou o prefeito de mandar funcionários públicos para participar da sessão e tentar pressionar os vereadores para aprovar os projetos de interesse do poder executivo. Na oportunidade, ele disse que as pessoas presentes não representavam a população e que eram desocupadas. O público não reagiu bem às palavras do vereador e deu-se início a um bate-boca. A Polícia Militar foi acionada para garantir a segurança no local, mas não chegou a entrar no plenário porque a sessão foi encerrada antes.

Uma operação da Polícia Federal (PF) que apura crimes eleitorais cometidos em 2016, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, por um então candidato a vereador do município, está sendo realizada na manhã desta sexta-feira (26). De acordo com informações da PF, cerca de 20 policiais cumprem mandados de busca e apreensão, quatro mandados de medidas cautelares diversas da prisão e cinco mandados de intimação no município. Ação desta sexta é a segunda fase da Operação Condotieri e visa apurar a conduta de alguns dos indiciados, que segundo a PF têm tentado impedir ou embargar a instrução criminal do inquérito policial da operação. O nome do político envolvido e os endereços onde os mandados estão sendo cumpridos não foram divulgados.

TRE-BA convoca eleitores de Riacho de Santana e Matina Foto: Divulgação/TRE-BA

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) convoca, a partir do próximo dia 13 de maio, os eleitores de Riacho de Santana e Matina para a realização do recadastramento biométrico. O procedimento é obrigatório e o cidadão que não atender ao chamado terá seu título cancelado. Para ser atendido, o eleitor poderá, a partir da segunda-feira (6 de maio), utilizar o serviço de agendamento, a ser disponibilizado por meio do site do TRE-BA.

IBGE: Em 2 anos, 10,2 milhões passaram a trabalhar sem ganhar Foto: Joalline Nascimento/G1

Enquanto o mercado de trabalho no Brasil segue deteriorado, com queda do emprego formal e aumento expressivo da informalidade, cresce o número de pessoas dedicadas ao trabalho não remunerado no país, sobretudo aquele relacionado às atividades domésticas. É o que revela uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o G1, o instituto investiga quatro formas de trabalho que, se fossem remuneradas, poderiam agregar valor ao Produto Interno Bruto (PIB) do país.  Segundo a pesquisa, em 2018 148,8 milhões de brasileiros realizavam pelo menos um tipo de trabalho não remunerado, 10,2 milhões a mais que em 2016, quando esse número era de 138,6 milhões – um aumento de 7,35% no período.

Arquivo