Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2020
Dom Basílio: Assistência social e PM ajudam andarilho do Pernambuco a reencontrar a família Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

No último sábado (25), a Assistência Social de Dom Basílio, a 55 km de Brumado, foi notificada a respeito de um andarilho vagando pelas ruas da cidade. Uma equipe do Cras encaminhou o mesmo para um abrigo. Com o apoio da Polícia Militar, a Assistência Social conseguiu identificar a sua cidade de origem, Jaboatão do Guararapes (PE). No entanto, o andarilho fugiu do abrigo em peregrinação sentido à cidade de Livramento de Nossa senhora. Segundo informou a Assistência Social de Dom Basílio ao site Achei Sudoeste, após divulgação nas redes sociais e grande auxílio da população dos dois municípios, foi possível localizá-lo. Com a ajuda do repórter Jota Lemos, da cidade de Caruaru-PE, os familiares do andarilho foram encontrados. A genitora estava há dois anos aflita em busca de notícias do filho desaparecido. A Assistência Social, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Dom Basílio, proporcionou o reencontro da família na madrugada desta terça feira (28). Ele e a família já estão retornando para cidade natal.

Brumado: Unidade do Hemoba está com estoque crítico Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com os estoques de sangue em baixa, a Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) da Fundação Hemoba de Brumado faz um apelo aos doadores que compareçam e contribuam para manter a rede abastecida no período da pandemia. Para garantir a segurança dos doadores e restringir a circulação de pessoas, a unidade está trabalhando com a “Doação com Hora Marcada”. Os agendamentos podem ser realizados através da internet, no site www.hemoba.ba.gov.br, no e-mail [email protected] ou através do telefone (77) 3441- 1363. Márcia Bastos, médica e responsável técnica da unidade, disse que, apesar da recomendação do isolamento social, o ato de sair de casa para doar sangue é fundamental para que o Hemoba continue atendendo as demandas transfusionais. “Com o objetivo de recompor nossos estoques de sangue, que neste momento se encontram em níveis críticos, solicitamos a colaboração de todos para o importante e imprescindível ato da doação de sangue, salvando inúmeras vidas. Nossa unidade adotou todas as medidas necessárias à prevenção e contenção ao contágio ao coronavírus, proporcionando segurança aos doadores”, frisou a médica. Em Brumado, a unidade do Hemoba fica localizada na Rua Manoel Fernandes dos Santos, 87-A, no Bairro Hospital, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30.

Atendimento lento, longas filas e aglomerações nas lotéricas e agências bancárias em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Longas filas e aglomerações foram registradas pelo site Achei Sudoeste na terça-feira (28), nas agências bancárias e lotéricas da cidade de Brumado. Para resgatar o auxílio emergencial, disponibilizado pelo Governo Federal, centenas de pessoas se aglomeraram em frente à Caixa Econômica Federal (CEF). No local, a longa fila chegou a dobrar a Travessa Oflávio Torres, na ladeira do Jurema. À espera do benefício, o brumadense Elifael Araújo, que já estava na fila há quarenta minutos, criticou a quantidade de pessoas aglomeradas no local. “O pessoal está aglomerando demais. Deveria ter alguém da Caixa aqui pra organizar isso”, disse. Ele ainda cobrou que o banco organize a fila de forma que seja mantida a distância de 1,5 metros entre as pessoas. Presente na agência tentando organizar a fila, um Guarda Municipal afirmou que a maior dificuldade é fazer com que as pessoas respeitam a distância mínima recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). “A gente pede pra eles afastarem e eles afastam. Quando dou as costas, eles tornam a tumultuar de novo. Pelo menos estão todos de máscaras. Até porque, se não estiver com máscara, nem entra no banco”, frisou. Sete pessoas estão sendo permitidas por vez para receber atendimento.

19 pacientes aguardam resultados de Covid-19 na cidade de Brumado

De acordo com a secretaria de saúde de Brumado, 19 pacientes estão aguardando resultados do Laboratório Central (Lacen), para o Covid-19, o novo coronavírus. A informação foi divulgada na noite desta terça-feira (28). De acordo com o boletim epidemiológico, o município tem 613 casos suspeitos notificados da doença. 69 pacientes já testaram negativo para o vírus. 8 pacientes que foram infectados pelo Covid-19 estão curados. Nenhum paciente está internado no Centro de Atendimento ao Covid-19 e nem no Hospital Professor Magalhães Neto. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar. De acordo com a Sesau, caso necessite sair de casa, use máscara.

Brumado: Morre Sebastião Chaves, o Tião da Contabilidade, aos 56 anos Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Faleceu no final da tarde desta terça-feira (28), Sebastião Heloísio Coqueiro Chaves, mais conhecido como Tião da Contabilidade, aos 56 anos. Sebastião estava lutando contra um Acidente Vascular Cerebral (AVC) há cerca de cinco meses. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, ele veio a óbito em uma unidade hospitalar na cidade de Vitória da Conquista. Chaves deixa esposa e dois filhos. A 16ª Delegacia do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia (CRC-BA) emitiu nota de pesar pela morte do contabilista. “Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares, ratificando nosso voto de pesar pela grande perda e agradecemos pela dedicação prestada à profissão contábil”, disse a diretoria da instituição.

Brumado: Área Azul volta a funcionar nesta quarta-feira (29) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As atividades da Zona Azul voltam a funcionar nesta quarta-feira (29), na cidade de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de administração, João Nolasco, disse que, a partir de amanhã, os monitores retornarão ao trabalho de forma gradual e a Zadar, empresa responsável pelo gerenciamento da Área Azul na cidade, atuará com 50% do seu efetivo. Nolasco salientou que a medida tem por base a reabertura do comércio e o movimento maior nas ruas do centro comercial, as quais são abrangidas pela zona azul. “As abordagens serão feitas adotando todos os procedimentos de segurança, com uso de máscara e álcool. Os monitores precisam organizar novamente essa parte que compete à Zadar. Da mesma forma que estamos voltando o comércio, gradativamente, a mesma coisa faremos com a zona azul, que faz parte do processo”, declarou.

Anvisa libera testes de Covid-19 em farmácias Foto: Divulgação/SES

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou nesta terça-feira, por unanimidade, a utilização de testes rápidos para diagnóstico de Covid-19 em farmácias. De acordo com o jornal o Globo, a medida foi aprovada pela diretoria colegiada do órgão temporariamente e em caráter excepcional. A medida exige que haja profissionais capacitados nesses estabelecimentos para realizar os testes. Segundo o diretor-presidente do órgão, Antônio Barra Torres, que foi o relator da questão, a autorização de realização desses testes em farmácias é importante para aumentar o acesso da população ao diagnóstico da Covid-19 e ampliar as frentes de detecção do vírus. “Para essa medida tem sido adotadas estratégias não comumente utilizadas, como a testagem em estacionamentos, drive thru, entre outros. Entendeu-se, portanto, pela inclusão desse serviço em farmácias devidamente regularizadas. O aumento do rol de estabelecimentos de saúde realizadores de testes será uma estratégia útil na diminuição da aglomeração, bem como a diminuição pela procura de serviço médico em estabelecimentos da rede pública já altamente demandada”, afirmou Barra ao ler seu voto sobre a questão.

PRE e SMTT intensificam fiscalização ao transporte de passageiros nas vias de acesso a Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) estão atuando juntas nas ações de fiscalização ao transporte de passageiros nas vias de acesso a Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o coordenador de educação da SMTT, Jansen Ricardo, disse que a parceria entre os órgãos de segurança pública visa fiscalizar mais ostensivamente a atividade do transporte de passageiros, especialmente em decorrência da crise provocada pela Covid-19. “O Governo do Estado estabeleceu que o transporte de passageiros entre municípios com casos confirmados está proibido. Nós, aqui do município, estamos disciplinando essa condução de passageiros entre distrito-comunidade-sede-retorno com uma autorização pra circular dentro de Brumado”, explicou. 

PRE e SMTT intensificam fiscalização ao transporte de passageiros nas vias de acesso a Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Segundo o coordenador, os motoristas do transporte de condução de passageiros precisam seguir uma série de medidas sanitárias e de higiene, como a limpeza diária do veículo, o uso obrigatório de máscaras e a circulação com a metade da capacidade, a fim de conseguir a referida autorização. O objetivo da SMTT, conforme salientou, é manter a atividade funcionando com critérios e dentro da legalidade, tendo em vista que os moradores da zona rural precisam se deslocar para a sede para resolver as suas necessidades. "Se o condutor do veículo não estiver acatando as determinações do órgão executivo de trânsito, que é a SMTT, ele será convidado a responder por suas ações", frisou. As barreiras sanitárias estão sendo promovidas diuturnamente, nas vias de acesso à sede.

Apreendida no porto de Salvador mais de 1 tonelada de cocaína Foto: Divulgação/Receita Federal

Uma carga de 1,1 tonelada de cocaína foi apreendida no porto de Salvador, na tarde de segunda-feira (27). Segundo a Receita Federal, a droga estava escondida em uma carga de manga e tinha como destino o porto de Roterdã, na Holanda. A droga foi encaminhada para a Polícia Federal, que dará prosseguimento à investigação. A receita federal ainda destacou que essa foi a quarta apreensão de cocaína em 2020 no porto de Salvador. Com a ação, o porto da capital baiana atingiu a marca de 3,7 toneladas de cocaína apreendidas neste ano, até momento.

Ibicoara: Mulher reage à tentativa de estupro e atira em vizinho Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem de 39 anos foi atingido com um tiro de espingarda ao tentar abusar sexualmente da vizinha de 56 anos. O crime ocorreu na noite das última segunda-feira (27), na comunidade de Mundo Novo, no município de Ibicoara, a 168 km de Brumado. A polícia foi acionada e o homem foi encaminhado ao Hospital Municipal, onde, após ser medicado, foi liberado e encaminhado para a delegacia de Brumado. No local, a ocorrência foi registrada para adoção das providências cabíveis. A vítima relatou que o acusado é de Feira de Santana e mora há pouco tempo na localidade. Segundo ela, os vizinhos estão com medo, visto que o indivíduo ameaçou a todos depois do ocorrido.

STF autoriza apurar denúncias de Sérgio Moro contra Jair Bolsonaro Foto: Nelson Jr./STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Celso de Mello autorizou nesta segunda-feira (27) abertura de inquérito para apurar declarações do ex-ministro da Justiça e da Segurança Pública Sérgio Moro. Ao deixar o governo, na última sexta (24), Moro apontou suposta interferência de Jair Bolsonaro em inquéritos da Polícia Federal. Segundo o ex-ministro, o presidente decidiu trocar a direção-geral da PF porque gostaria de ter acesso a informações de inquéritos sobre a família Bolsonaro. O pedido de abertura foi encaminhado na sexta-feira (24) pelo procurador-geral da República, Augusto Aras. O decano do STF foi sorteado relator do pedido. Segundo o ministro, os fatos narrados por Moro têm relação com o exercício do cargo, o que permite a investigação de Bolsonaro. Isso porque a Constituição impede que o chefe do Executivo seja alvo de apuração alheia ao exercício do mandato. “Os crimes supostamente praticados pelo senhor presidente da República, conforme noticiado pelo então Ministro da Justiça e Segurança Pública, parecem guardar (...) íntima conexão com o exercício do mandato presidencial, além de manterem – em função do período em que teriam sido alegadamente praticados – relação de contemporaneidade com o desempenho atual das funções político-jurídicas inerentes à chefia do Poder Executivo”, escreveu o ministro. Com a abertura do inquérito, começa a fase de produção de provas. Aras pediu ao Supremo que a linha de investigação tenha início com o depoimento de Moro e que o agora ex-ministro apresente documentos que comprovem suas declarações.

Vitória da Conquista registra mais dois óbitos devido ao coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na manhã desta terça-feira (28), a Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado, informou, através do Boletim Epidemiológico, que mais duas pessoas morreram por complicações do novo coronavírus nos últimos dias. Com isso, a cidade passa a registrar três óbitos causados pela doença. A primeira vítima, um homem de 69 anos, faleceu no dia 13 de abril. Já a segunda, registrada no dia 23 de abril, foi de um senhor de 76 anos. No domingo, 26 de abril, a terceira paciente veio à óbito: uma mulher de 62 anos. As três pessoas possuíam comorbidades (quando duas ou mais doenças estão relacionadas). Atualmente, o município passa a ter 30 casos confirmados da Covid-19. O prefeito Herzem Gusmão (MDB) lamentou os ocorridos e se solidarizou com as famílias.

Brumado: Dengue ainda assusta, diz secretário de saúde apelando para conscientização comunitária Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O último boletim epidemiológico revelou que a cidade de Brumado possui 6  casos confirmados de dengue, com 9 em situação de alarme (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, voltou a dizer que o município vive em alerta permanente contra a doença, em razão das condições climáticas favoráveis. “Ainda temos uma cultura de acúmulo de água. As pessoas têm em suas residências vários reservatórios não controlados e fiscalizados pela população. A nossa equipe de endemias vem fazendo um trabalho intenso”, disse. O secretário informou que os agentes já iniciaram um bloqueio de borrifação costal nas localidades com maior índice de infestação, onde também está sendo realizado um amplo trabalho de limpeza para evitar a proliferação do mosquito aedes-aegypti. “Pedimos a compreensão, a colaboração e a ajuda de cada cidadão brumadense para fiscalizar o seu quintal e a sua casa. Precisamos brigar não só contra o corona, mas também contra a dengue e o aedes-aegypti”, reforçou. O carro fumacê, bastante cobrado pela população, já foi, segundo o secretário, solicitado pela pasta a fim ampliar a frente de trabalho contra o mosquito.

Oito toneladas de alimentos são arrecadadas em drive-thru solidário em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PM

Oito toneladas de donativos foram arrecadadas durante o Drive-thru solidário realizado no sábado (25), promovido pelo Comando de Policiamento Regional do Sudoeste (CPRSO). As doações serão entregues para famílias em situação de vulnerabilidade, na cidade de Vitória da Conquista, a 132 km de Brumado.  De acordo com o comandante da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Vitória da Conquista), major Nivaldo Góes Oliva Júnior, cerca de 1.000 veículos passaram pelo local. Os ocupantes de veículos e pedestres que passaram pela blitz solidária e fizeram doações também receberam máscaras de proteção individual fornecidas pela unidade.   O oficial revelou que famílias de baixa renda previamente cadastradas serão beneficiadas. “A Patrulha Solidária visita as famílias carentes e realiza o cadastramento. As pessoas da comunidade também nos auxiliam identificando novas famílias a serem cadastradas”, reforçou. Os cidadãos que não conseguiram realizar doações têm até o próximo domingo para contribuir, pois o shopping segue recebendo alimentos.

Eleições 2020: Aurino Rocha animado com pré-candidatura à prefeitura de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O médico oftalmologista Aurino Rocha Silva Filho (Podemos) está animado com sua pré-candidatura à prefeitura municipal de Brumado nestas eleições 2020. Aurino segue ativo nas redes sociais, onde sistematicamente, apresenta propostas e ações de sua pré-candidatura ao executivo brumadense. Ele acredita na renovação da política local, tendo em vista o sentimento popular durante visitas na sede do município e na zona rural. Rocha acredita que seu nome esteja ganhando ascensão no cenário político da capital do minério. “Estou entusiasmado com a repercussão das nossas propostas, e muito feliz pela adesão de pessoas de bem, que sabem que juntos vamos mudar nossa cidade. Uma mudança segura, fincada nos princípios de honestidade e competência, de sensibilidade e capacidade gerencial.”, disse. Ainda segundo o pré-candidato, suas alianças são construídas em torno das profundas transformações administrativas, políticas e sociais que a cidade precisa.

Para 56% dos brasileiros, Sérgio Moro deve ser candidato ao Planalto em 2022 Foto: Marcos Corrêa/PR

A saída bombástica de Sergio Moro do governo de Jair Bolsonaro liberou o caminho do ex-ministro na corrida presidencial de 2022. Moro rompeu com Bolsonaro após revelar pressões do presidente para interferir em investigações da Polícia Federal de modo a proteger aliados investigados em inquéritos do Supremo Tribunal Federal (STF). Sua demissão antecipou o debate eleitoral para os brasileiros, como mostra levantamento nacional do Instituto Paraná Pesquisas. Entre sábado e domingo, o instituto ouviu 2.650 brasileiros espalhados pelas 27 unidades da federação. Fez uma pergunta direta: “Sergio Moro deve ser candidato a presidente em 2022?”. Para 56,3% dos entrevistados, Moro deve, sim, disputar o Planalto. Já 36,6% dos entrevistados – provavelmente a mistura de petistas e bolsonaristas – disseram que ele não deveria entrar na política. 7,1% não opinaram. O instituto também perguntou se Bolsonaro sofre prejuízos políticos com a saída de Moro do governo. Os mesmos 56% responderam que o presidente “perde muito” com a saída do ministro contra 22% que responderam que ele “perde pouco” e 18,6%, que Bolsonaro “não perde nada”. 3% não opinaram.

Brumado: Projeto do Executivo é aprovado com emenda que autoriza fiscalização por parte dos vereadores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A abertura de créditos adicionais por parte dos municípios brasileiros para o enfrentamento da Covid-19 vem sendo adotada em todo país. Em Brumado, o Poder Executivo, através do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), enviou para a Câmara de Vereadores o Projeto de Lei nº 010/2020, que autoriza o prefeito a abrir crédito adicional ao Orçamento de 2020 para atender as ações emergenciais. Em sessão realizada nesta segunda-feira (27), a oposição conseguiu aprovar a emenda que preconiza o requerimento contínuo das informações de contratos e aditivos efetuados da situação de emergência e calamidade pública causadas pela Covid-19, ou seja, uma fiscalização totalmente liberada. Em sua justificativa, os vereadores de oposição alegam que a emenda vem garantir o direito precípuo dos parlamentares que é fiscalizar.

Coração de Maria: Jovem de 18 anos morre eletrocutada em espaço de festa Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma jovem de 18 anos morreu eletrocutada após ir ao banheiro em uma festa, no sábado (25), na cidade de Coração de Maria, no interior da Bahia. Segundo informações do delegado titular Sérgio Araújo, que investiga o caso, a morte da estudante de direito Gabriela de Jesus Carvalho aconteceu em uma festa na localidade de São Simão, em um espaço de eventos conhecido como “Fazenda Bar”. De acordo com o delegado, Gabriela de Jesus foi ao banheiro e tomou um choque quando se apoiou em uma cerca que estava eletrificada. O caso aconteceu por volta de 19h. A jovem foi socorrida e levada para um hospital particular de Feira de Santana, a 100 quilômetros de Salvador, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo o G1, o delegado Sérgio Araújo informou que a polícia vai fazer uma perícia no local. Existe a possibilidade de interdição do espaço de eventos onde o acidente aconteceu.

Brumado: Secretaria de saúde fiscalizará cumprimento do uso obrigatório de máscaras com o apoio da PM Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com o apoio da Polícia Militar (PM), a prefeitura de Brumado vai fiscalizar o uso obrigatório das máscaras para atendimento no comércio local, reaberto após 15 dias sem o aparecimento de nenhum novo caso de coronavírus na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, afirmou que a fiscalização se estenderá para consumidores e comerciantes a fim de fazer valer o decreto. Segundo ele, cada comerciante deverá exigir dos seus colaboradores e clientes o uso da máscara. “Venho aqui fazer um apelo para conscientização da população e de cada proprietário: vamos utilizar as máscaras! Se chegar alguém sem máscara no seu comércio doe uma pra essa pessoa. A gente calcula que, hoje, entre 80% e 90% das pessoas compraram essa ideia”, destacou. Feres ainda ressaltou que, a partir de agora, a máscara tem de fazer parte do vestuário de todo brumadense, assim como a higienização das mãos, o uso de álcool gel ou álcool 70 e o distanciamento social. “Essas atitudes por parte da população vão fazer com que a gente possa voltar o mais rápido à normalidade”, disse. Apesar da aparente tranquilidade vivida no município, o secretário reforça a necessidade do isolamento social, visto que cidades vizinhas registraram recentemente casos confirmados. “Cada cidadão precisa fazer a sua parte!”, reiterou.

Brasil tem 338 mortes por coronavírus em 24h e bate marca de 4,5 mil

O número de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus no Brasil subiu para 66.501 e o total de mortes chega a 4.543. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde na tarde desta segunda-feira. No último balanço do governo, no domingo, o total de infectados chegava a 61.888, com 4.205 mortes confirmadas. De acordo com o balanço do ministério, foram registrados 4.613 casos nas últimas 24 horas, um crescimento de 7,5% quando comparado com os dados de ontem. Em relação às mortes, houve um avanço de 8%, com 338 novos óbitos.

Estão articulando rejeição das minhas contas por conveniência política, diz prefeito de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em breve, a Câmara Municipal de Brumado irá avaliar as contas do Executivo Municipal. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) disse que fica triste com algumas pessoas, que, segundo ele, são pequenas e oportunistas. “Recentemente, as contas do meu antecessor foram aprovadas por uma regra. Agora, estão mudando as regras porque sou eu pra dificultar a aprovação de contas que já foram aprovadas pelo Tribunal de Contas. Querem rejeitar as contas de um gestor honesto porque eu não faço concessões para nada de errado. Isso incomoda”, avaliou. Para ele, estão articulando a rejeição das suas contas por conveniência política. “É a história de quem quer dar carona para escorpião, um dia ele mostra o veneno”, concluiu.

Bahia registra mais sete mortes por coronavírus, e número sobe para 83

A Bahia registrou, nas últimas horas, mais sete mortes de pacientes infectados pelo novo coronavírus, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) no início da noite desta segunda-feira (27). O número total de infectados é de 2.356. Ao comparar os boletins divulgados pela Sesab às 17h do domingo (26) e o desta segunda, é possível perceber que houve nove mortes e 117 casos confirmados no estado nas últimas 24 horas. Ao todo, 501 pessoas estão recuperadas e 253 encontram-se internadas, sendo 73 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Estes números contabilizam todos os registros de janeiro até as 17 horas desta segunda e representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais.

Mais de R$ 800 mil de indenização trabalhista serão aplicados no enfrentamento a Covid-19 em Brumado e Conquista Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor da Secretaria da Vara do Trabalho de Brumado, Jair Rocha, explicou que existe uma ação civil pública de 2015 em que o Ministério Público do Trabalho demandou contra a Construtora Andrade Gutierres requerendo a condenação da empresa em diversas obrigações de fazer e não fazer, bem como uma indenização por danos morais coletivos. Segundo ele, a empresa descumpriu uma série de deveres em relação à legislação do trabalho. “A empresa foi condenada a fazer o pagamento dessas verbas todas e os danos morais daquela época foram fixados. Hoje, a atualização desse valor implicou em R$ 835 mil”, disse. Como se tratam de danos morais coletivos, o valor, conforme explicou, está sendo revertido para o sistema de saúde público para enfrentamento a Covid-19. “De imediato, foi destinado R$ 185 mil para o Fundo de Saúde de Brumado. Para o Fundo de Saúde de Vitória da Conquista foram R$ 150 mil e, para o Fundo de Saúde do Estado, foram R$ 500 mil. A decisão da juíza condicionou a aplicação desses R$ 500 mil do Estado para investimento aqui na região de saúde de Brumado. Ou seja, Brumado, além de dispor dos R$ 185 mil de forma imediata, esses R$ 500 mil vão pra uma conta do Estado e deve ser revertido de volta para o Núcleo de Saúde de Brumado para aquisição de respiradores e insumos exclusivamente para ações de combate a Covid-19”, explicou.

Brumado: Prefeito comemora vitória diante de denúncias e espera punição de delatores Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TER-BA) acatou recurso e mantém mandatos do prefeito e do vice de Brumado, respectivamente, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e Édio da Silva Pereira (PCdoB), o Continha (veja aqui). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor disse que a justiça foi feita e o bom direito venceu. “É que a Alemanha teve pena do Brasil, né? Aqui não tem erro não, é 7 a 0. Por unanimidade. O povo de Brumado, ao disponibilizar 70% da sua preferência de voto a essa humilde figura que vos fala, tá vendo que agiu na busca do interesse maior da população. Depositaram a confiança e a gestão do município na mão de uma pessoa proba, honesta, correta e que só quer o bem de Brumado. Os cães ladram, mas a caravana vai sempre em frente”, afirmou. 

Brumado: Prefeito comemora vitória diante de denúncias e espera punição de delatores Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Para o prefeito, aproveitadores e inimigos do povo estão querendo criar obstáculos ao bom andamento da administração. “Não sabem eles que o amor a Brumado me faz maior, sempre vai me impulsionar pra vencer. Nas barras dos tribunais quem vão pagar são eles. Um monte de delatores inconsequentes que vão pagar pelos seus crimes”, completou.

Arquivo