Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2020
fechar

Brumado: Mais três pacientes testam negativo para Covid-19

Mais três pacientes testaram negativo para o Covid-19, o novo coronavírus no município de Brumado. A informação foi confirmada na noite desta segunda-feira (27) pela secretária de saúde do município. De acordo com o boletim epidemiológico, o número de casos descartados subiu para a 65. A cidade tem 595 notificações suspeitas da doença. 17 pacientes ainda aguardam resultado do Laboratório Central (Lacen). Oito pessoas que testaram positivo para o vírus já foram curadas. Nenhum paciente está internado no Centro de Atendimento ao Covid-19 e nem no Hospital Professor Magalhães Neto. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar. De acordo com a Sesau, caso necessite sair de casa, use máscara.

Paramirim registra segundo caso do novo coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A secretaria de saúde de Paramirim, a 129 km de Brumado, confirmou nesta segunda-feira (27), o segundo caso de Covid-19 no município. De acordo coma pasta, a paciente está internada no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) desde a última quinta-feira (23) recebendo todos os cuidados. “As pessoas que tiveram contato com o mesmo estão sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológica”, disse em nota. A secretaria não informou maiores detalhes sobre o novo caso confirmado. Até o momento, a cidade tem um caso suspeito da doença, seis descartados, um curado, além dois confirmados. Nenhum paciente está aguardando resultado.

Por 7 a 0, TRE-BA acata recurso e mantém mandatos de prefeito e vice de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) manteve os mandatos do prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e de seu vice Édio da Silva Pereira (PCdoB), o Continha. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, o TRE julgou nesta segunda-feira (27), o recurso impetrado por Vasconcelos e Pereira, após a cassação dos mandatos pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral, em Brumado. Por unanimidade, o pleno da corte seguiu o parecer da Procuradoria Regional Eleitoral da Bahia (PRE-BA), que opinava pela manutenção dos políticos nos cargos (veja aqui). O prefeito da cidade fará um pronunciamento oficial durante a apresentação do programa Achei Sudoeste no Ar, às 17h, pela Rádio Alternativa FM, 97.9.

Analistas do mercado financeiro reduziram, pela décima primeira vez seguida, a previsão para a economia brasileira em 2020. O Produto Interno Bruto (PIB) de 2020 deve contrair -3,34% de acordo com o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira, 27, pelo Banco Central. Esta é quinta edição seguida do Focus que economistas preveem recessão na economia brasileira. Na semana passada, a estimativa era de contração de 2,96% ao fim de 2020. O cenário para a economia brasileira se agrava devido a crise sanitária provocada pelo coronavírus, que já matou mais de 4 mil pessoas no país e pelo mal estar político gerado pelo pedido de demissão do ex-ministro da Justiça Sergio Moro que entrou em rota de coalizão com o presidente Jair Bolsonaro. De acordo com a Veja, caso a previsão do mercado financeiro para o resultado da economia brasileira se confirme, a queda do PIB de 2020 será no mesmo patamar de 2016, ano do impeachment de Dilma Rousseff, quando a economia caiu 3,3%. A projeção do mercado financeiro é mais otimista que a expectativa do Banco Mundial e FMI, que preveem contração na casa dos 5% para o Brasil neste ano. No início do ano, quando a pandemia do coronavírus estava concentrada na China e não se sabia ao certo quando e como chegaria ao Brasil, os especialistas estimavam crescimento econômico para este ano na casa dos 2,3%. O aprofundamento da crise política é simultâneo aos desafios provocados pela pandemia de coronavírus. Há a expectativa que sejam anunciadas nesta semana medidas de flexibilização em São Paulo, por exemplo. O estado paulista, principal centro econômico e financeiro do país tem, há mais de 30 dias, medidas de isolamento social que incluem o fechamento de comércios e serviços não essenciais. Segundo os últimos dados do Ministério da Saúde divulgados no domingo, 4.205 pessoas já morreram no Brasil em decorrência da Covid-19, nome da doença causada pelo novo coronavírus. Ao todo, 61.888 casos foram confirmados no país.

Homem é alvejado com vários tiros na Rua Virgílio Ataíde em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por volta de 18h do último domingo (26), um homem foi alvejado por vários disparos no Bairro do Mercado, em Brumado. Segundo informações da Polícia Militar, uma equipe da Rádio Patrulha foi deslocada até a Rua Virgílio Ataíde, por meio do Centro Integrado de Comunicação (Cicom), com o intuito de averiguar a ocorrência. No local, a guarnição encontrou um homem deitado na via e, de imediato, isolou o local até a chegada do Samu 192. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a vítima foi encaminhada ao Hospital Municipal. A ocorrência foi registrada na delegacia local e a Polícia Civil vai apurar a motivação e autoria da tentativa de homicídio. Este é o segundo caso de tentativa de assassinato registrado na cidade.

Aracatu confirma dois casos de Covid-19, o novo coronavírus Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A secretaria de saúde do município de Aracatu, a 36 km de Brumado, confirmou na tarde desta segunda-feira (27), dois casos de Covid-19, o novo coronavírus. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, um casal testou positivo para a doença, após a confirmação do resultado pelo Laboratório Central (Lacen). Um filho do casal chegou a postar a informação nas redes sociais. A secretária de saúde, Luciene Silveira Santos, disse a nossa reportagem, que a pasta está preparando uma nota para ser divulgada ainda hoje. O casal encontra-se em isolamento domiciliar. O homem de de 48 anos de idade e uma mulher de 49, casados entre si. Assim que percebeu os sintomas da Covid-19, o casal procurou atendimento médico e foi testado. Eles não realizaram qualquer viagem recentemente, não sendo possível identificar a origem da contaminação. A secretaria de saúde do município pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e evitando aglomerações, além de manter o isolamento social.

 

Congresso articula instalação de CPI para apurar denúncias de Sérgio Moro Foto: Divulgação/MJ

Em uma reação quase imediata às denúncias feitas pelo ex-ministro Sergio Moro, o Congresso passou a articular a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar as acusações de que o presidente Jair Bolsonaro pretende utilizar a Presidência da República para interferir em investigações da Polícia Federal (PF). De acordo com a Veja, ainda na sexta-feira, o deputado federal Aliel Machado (PSB-PR) apresentou um pedido de abertura de CPI. No requerimento, o parlamentar afirma que “embaraçar investigação criminal” constitui crime, o que demanda a ação do Legislativo. “Tendo em vista o fim de proteção da norma, que é proteger a Administração de Justiça de interferências externas, é inaceitável que se legitime ações de obstrução do processo criminal em sentido estrito e em sentido amplo”, diz Machado. De acordo com o deputado, a comissão deverá “investigar os motivos que levaram o presidente da República usar da prerrogativa de seu cargo para finalidade pessoal, que é a proteção a investigações criminais”. No sábado 25, o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), formalizou um pedido para instalação da CPI. Em nota, o parlamentar afirmou que, em seu pronunciamento após a saída de Moro, Bolsonaro “mais atacou” do que esclareceu os “fatos graves a ele imputados” pelo agora ex-ministro. Sampaio também cita a troca de mensagens, revelada pelo Jornal Nacional, na qual o presidente da República cobrou do ex-juiz federal mudanças na linha de atuação da Polícia Federal.

Livramento de Nossa Senhora tem três casos confirmados de Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

De acordo com o último boletim epidemiológico, subiu para três o número de casos confirmados de coronavírus na cidade de Livramento de Nossa Senhora. O último caso trata-se de um homem com histórico de viagem para São Paulo. Ele deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no último sábado (25), com sintomas típicos da doença. Foi realizado o teste rápido e diagnosticada a Covid-19. O paciente está internado na unidade, em total isolamento, para tratamento.Até o momento, Livramento conta com 164 notificações suspeitas, 19 internamentos domiciliar, 37 casos descartados e 3 confirmados.

Sobe para 66 o número de casos confirmados de dengue em Brumado; nove pacientes têm sintomas de alarme Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Subiu para 66 o número de casos confirmados de dengue na cidade de Brumado. O boletim mais recente divulgado pela Vigilância Epidemiológica (Vigep) mostra que, dentre os casos confirmados, 09 apresentam sinais de alarme, quando há um agravamento no quadro clínico do paciente. São 260 notificações suspeitas da dengue este ano no município, com 142 casos aguardando resultado. Além da dengue, o boletim registra ainda um caso confirmado de chikungunya e dois casos de Zika Vírus - este último com mais três notificações aguardando confirmação laboratorial. Na sexta-feira (24), a Vigep realizou o bloqueio com a borrifação costal para controle do mosquito em oito quarteirões no Bairro Santa Tereza, região onde se concentra um grande número de notificações e casos confirmados de dengue (veja aqui). Com as chuvas do período, o mato cresceu nas vias públicas e nos terrenos baldios, escondendo muito lixo descartado erroneamente, principalmente pneus e garrafas pets que acumulam água, o que serve de berçário para o aedes-aegitpy, mosquito vetor da doença.  A secretaria de saúde está mobilizando uma campanha de conscientização a fim de frear o crescimento das patologias. “Muita gente ficou acomodada achando que só deveria se preocupar com o coronavírus, porém a Covid-19 não está substituindo as demais patologias. Pedimos que voltem a ter uma atenção redobrada contra o mosquito ou então vamos sofrer um grande surto de dengue este ano em nossa cidade, o que no momento seria muito preocupante diante desse alerta contra o coronavírus”, destacou o secretário de saúde Cláudio Feres em entrevista ao site Achei Sudoeste.

Carreta invade contramão, bate em viatura da PM e arrasta veículo na BR-242 no oeste da Bahia Foto: Gazeta 5

Uma carreta bitrem invadiu a contramão em alta velocidade e bateu em uma viatura da Polícia Militar, na Avenida Irmã Daniela, em Ibotirama, oeste da Bahia. De acordo com informações da PM, com o impacto da batida, o veículo foi arrastado por alguns metros. Ainda segundo a PM, os policiais que estavam no veículo desceram do carro e abordaram o motorista da carreta. Foram achados uma porção de cocaína em um prato, outra quantidade dentro de um saco plástico, munições de calibre 22, além de dois canudos feitos de cédula de dinheiro e papel dentro da carreta. A polícia também informou que foram encontrados, no bolso da calça do motorista, quatro pinos vazios, usados para acondicionar cocaína. Todo material e o condutor foram encaminhados para a delegacia territorial onde foi registrada a ocorrência e serão investigadas as circunstâncias do acidente. Não há informações se a carreta estava carregada. A polícia também não informou se algum dos ocupantes dos dois veículos ficou ferido. Também não há detalhes se o motorista da carreta continuou detido. O acidente aconteceu na sexta-feira (24).

Brumado: Ordem dos Pastores e Ministros aguarda mais uma semana para liberação de cultos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O novo decreto municipal não permitiu a realização de cultos e celebrações religiosas na cidade de Brumado. Após o dia 30 de abril, a decisão será reavaliada pela administração. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Clóvis Fraga, que preside a Ordem dos Pastores e Ministros de Brumado (Osmeb), disse que a reunião com o prefeito foi bastante produtiva. “Achamos prudente esperar até o dia 30, quando teremos uma segunda reunião com o prefeito e toda sua equipe para que possamos abrir os nossos templos com mais segurança e propriedade”, avaliou. O pastor afirmou que está confiante de que os cultos poderão voltar a ser realizados, mesmo com algumas limitações diante do enfrentamento ao novo coronavírus. “Acredito que haverá uma flexibilidade para que as pessoas possam estar congregando e participando ativamente nas igrejas, com cultos fracionados e em horários diferentes. Somos orientadores e os nossos fiéis nos obedecem. Nossos pastores têm domínio com o seu rebanho”, completou.

Jovem de 18 anos é preso transportando 103 kg maconha e cocaína na BR-324 Foto: Divulgação/SSP-BA

Um jovem de 18 anos foi preso no sábado (25), na BR-324, na região metropolitana de Salvador, transportando 103 quilos de maconha e cocaína em uma caminhonete. A ação foi realizada próximo ao primeiro pedágio da rodovia, sentido Feira de Santana. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), com a informação do possível transporte da droga, equipes das polícias Militar, Federal e Rodoviária Federal iniciaram varreduras na rodovia. Depois de algumas abordagens, os policiais conseguiram encontrar 100 kg de maconha e 3 kg de cocaína dentro da caminhonete, que tinha placa adulterada. O jovem, que dirigia o veículo, foi preso em flagrante. Ele e a droga foram levados para a Central de Flagrantes, em Salvador.

Brumado: Cicom registra redução de crimes durante isolamento; já agressões contra a mulher aumentam em 25% Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a coordenadora do Centro Integrado de Comunicações (Cicom), Major Leila Gonçalves, disse que esse período de isolamento social tem refletido positivamente nas ocorrências policiais como um todo. “Logo no início das medidas de isolamento social, percebemos uma redução brusca das ocorrências do tipo delituosas, como furtos e roubos”, afirmou. Em contrapartida, a Major informou que aumentou o número de denúncias acerca de estabelecimentos comerciais abertos e de aglomerações em desacordo com o estabelecido no decreto municipal de contenção. Nesse sentido, a Polícia Militar e a Vigilância Sanitária realizaram um intenso trabalho de fiscalização para cumprimento das medidas sanitárias para evitar a proliferação do coronavírus. “Com o passar do tempo, tem aumentado o número de pessoas na rua e, com isso, as ocorrências policiais têm voltado gradativamente e corriqueiramente. Os infratores têm voltado a cometer pequenos furtos”, completou. Segundo a coordenadora, também cresceu significativamente nesse período as ocorrências relacionadas à violência doméstica contra a mulher. “São ocorrências que já vinham em número crescente, porém, nesse período de isolamento social, com o maior contato das pessoas no ambiente familiar, têm crescido com certo destaque em relação ao tempo anterior. Verificamos um aumento de 25%, é um número considerável”, salientou. Para a Major, a questão do confinamento, do uso de drogas e do stress favorecem o aumento dessas infrações.

Conect Sol é a solução para economia nas suas contas de energia

A empresa de engenharia e consultoria Conect Sol trabalha com projetos, estrutural e elétrico, para instalação de energia solar. A mudança garante uma grande economia no valor das contas de energia. Entre agora mesmo em contato com os representantes da empresa para saber mais sobre os benefícios da energia solar e encomendar um orçamento. Os telefones são: (77) 99907-9149 (suporte técnico) ou (71) 99402-1024 (comercial).

Brumado: Temendo a Covid-19, alguns moradores rejeitam visitas dos agentes de endemias no controle as arboviroses Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Vigilância Epidemiológica, através dos agentes de endemias, está realizando um amplo trabalho de combate as arboviroses na cidade de Brumado. Os agentes estão nas ruas fazendo a borrifação costal, bem como orientando os moradores de casa em casa. Em entrevista aos ite Achei Sudoeste, o agente Francislei Alves frisou que a população precisa fazer a sua parte, fiscalizando a sua casa diariamente, a fim de evitar a proliferação de focos do mosquito aedes-aegypti. “O agente é apenas 10% do combate. Se o morador não cuidar do seu domicílio, fica bem complicado a gente combater. O agente é um agente de colaboração. Quem tem que fazer a maior parte diária é o morador”, disse. Em tempos de isolamento social e enfrentamento ao novo coronavírus, Francislei mencionou que os moradores estão receosos de receber os agentes de endemias em suas casas. “Alguns moradores estão se recusando a receber os agentes por conta do coronavírus. Por isso, podemos não ter um número real, mas sabemos que é um número bem alto”, finalizou.

Laboratório Exame: Especializado em análises clínicas em Brumado

O Laboratório Exame é especializado em análises clínicas em Brumado e região. No município, a unidade terá como bioquímico o experiente e competente Leonardo Borborema Neto. O laboratório oferece um atendimento humanizado e personalizado, proporcionando maior satisfação aos clientes e colaboradores. O laboratório dispõe de equipamentos de alta tecnologia para realização de exames de qualidade, com resultados confiáveis e seguros para um diagnóstico preciso e rápido a serviço da vida da população de Brumado e região. A missão é realizar exames laboratoriais com excelência e qualidade, atender com humanização, sustentabilidade e responsabilidade social, com uma visão de ser reconhecido como um laboratório de referência e manter a credibilidade junto à sociedade. O valor será em total compromisso com a vida; confiabilidade; melhoria contínua; ética e humanização. O laboratório Exame fica localizado na Avenida Cassemiro Pinheiro de Azevedo, 655, centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9286 / (77) 3441-5039 / (77) 99991-5757 (WhatsApp).

MP recomenda série de medidas de prevenção ao prefeito de Brumado para enfrentamento a Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Brumado, recomenda ao prefeito do município Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) que, no prazo de cinco dias, forneça aos profissionais de saúde Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre os quais: máscara cirúrgica, capote, luva, proteção ocular (óculos ou máscara facial), gorro e álcool em gel 70º INPM. O gestor também deverá oferecer a todos os servidores municipais que tenham contato direto com o público: máscara, álcool em gel 70º INPM, luvas e protetor ocular, bem como afaste,  temporariamente de contato com o público, colocando-os preferencialmente em teletrabalho, os servidores públicos enquadrados no grupo de risco: as pessoas com idade superior a 60 anos, diabéticos, hipertensos, asmáticos, cardiopatas, grávidas e portadores de doenças crônicas. As recomendações levam em consideração o enfrentamento ao novo coronavírus.

Transforme o seu sorriso no Neo Odonto: Núcleo de Estética Oral em Brumado

Em Brumado, o Neo Odonto - Núcleo de Estética Oral possui convênio com vários planos de saúde a fim de oferecer as melhores condições de pagamento aos seus pacientes. O consultório trabalha com serviços de prótese dentária, limpeza, tratamento de canal, extração, clareamento dental, aparelho dental, lentes de contato e restauração. Faça a sua avaliação agora mesmo e agende o seu tratamento. O Neo Odonto fica localizado na Rua Coronel Paulino Chaves, 499, no centro. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-9262 / (77) 99702-3049 (WhatsApp).

Coronavírus: Prefeitura de Brumado e Polícia Militar realizarão fiscalizações na reabertura do comércio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Publicado no Diário Oficial do Município de Brumado, o Decreto nº 5.259 consolida medidas temporárias restritivas às atividades privadas para prevenção dos riscos de disseminação do coronavírus, bem como flexibiliza a realização de mais algumas atividades. Segundo o decreto, a prestação de serviços e atendimento presencial ao público nos estabelecimentos comerciais poderão ocorrer a partir do dia 27 de abril de 2020, dentro do contexto de flexibilização e retorno gradual das atividades, devendo-se manter suspensas, ainda, as seguintes atividades: eventos esportivos, casas de shows, festas, clubes de lazer, bares, restaurantes, sorveterias e similares, academias, escolas, cultos religiosos e cinemas. O sistema de delivery poderá continuar funcionando em alguns desses locais. Na execução dos serviços autorizados a funcionar devem ser adotadas todas as cautelas para evitar a propagação do vírus, em especial o distanciamento mínimo entre as pessoas, o uso de máscaras e a higienização das mãos. A Administração Municipal, através de seus ficais e com o apoio da polícia militar, realizará fiscalizações nos estabelecimentos autorizados, realizando-se os fechamentos, caso não estejam funcionando em acordo com as restrições estabelecidas no decreto. O transporte de passageiros entre os distritos e a sede do município poderá ocorrer, desde que os veículos sejam devidamente cadastrados e credenciados junto ao SMTT. Estabelecimentos de saúde e salões de beleza poderão funcionar desde que evitem aglomerações e trabalhem com agendamentos.

Brumado: Novos casos de dengue faz vigilância epidemiológica intensificar bloqueios contra o aedes-aegypti Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na sexta-feira (24), agentes de endemias da Vigilância Epidemiológica realizaram a borrifação costal contra o mosquito aedes-aegypti em várias ruas do Bairro Santa Tereza, em Brumado. A ação foi realizada em 8 quarteirões, os quais agregam cerca de 200 imóveis. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o agente e supervisor de endemias Francislei Alves, disse que o bloqueio está sendo promovido em razão do aumento de notificações e casos confirmados de arboviroses, principalmente a dengue no município. “A vigilância, juntamente com a secretaria de saúde, está agindo há mais de um mês. Já estivemos fazendo o bloqueio na Vila Presidente Vargas, nos Bairros São Félix, Malhada Branca, São José e agora na Santa Tereza. Na semana que vem estaremos com uma equipe ainda maior nas ruas da cidade”, afirmou. O último boletim epidemiológico apontou que Brumado possui 43 casos confirmados de dengue, com 7 com sinais de alarme. O supervisor acredita que, diante da situação, existe a possibilidade de um grande surto, não só em Brumado, como em toda Bahia.

Secretaria de saúde de Brumado confirma 583 casos suspeitos notificados de coronavírus

O município de Brumado chegou a 583 casos suspeitos notificados de Covid-19, o novo coronavírus. Os dados foram divulgados pela secretaria de saúde da cidade. De acordo com o boletim epidemiológico, 62 pacientes testaram negativo para o vírus. 13 aguardam resultado o Laboratório Central (Lacen). Dos oito pacientes confirmados com a doença, todos já estão curados. Nenhum paciente está internado no Centro de Atendimento ao Covid-19 e nem no Hospital Professor Magalhães Neto. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar. De acordo com a Sesau, caso necessite sair de casa, use máscara.

Câmara de Brumado solicita do Executivo informações sobre contratos e aditivos realizados em função da pandemia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um requerimento encaminhado pela Câmara de Vereadores de Brumado ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) solicita, no prazo de 5 dias úteis, informações dos contratos e aditivos efetuados em função da situação de emergência e calamidade pública causadas pela Covid-19. Em sua justificativa, os vereadores afirmam que estão exercendo o seu poder de fiscalização, visto que, em época de pandemias, os processos administrativos sofrem significativas dispensas de várias exigências legais. “De acordo com o artigo 2º do Regimento Interno desta Casa, a Câmara Municipal de Vereadores tem funções institucional, legislativa, fiscalizadora, administrativa, de assessoramento, além de outras permitidas em lei e reguladas no Regimento Interno, neste caso, a função fiscalizadora é exercida por meio de requerimentos sobre fatos sujeitos à fiscalização da Câmara e pelo controle externo da execução orçamentária e financeira do Município. (...) Necessária a rígida fiscalização e controle externo na execução dos referidos decretos, em homenagem aos princípios constitucionais norteadores da administração pública. Ante ao exposto, pedimos o apoio de todos os Nobres Vereadores”, escreveu, no requerimento.

Brumado encerra mais uma semana sem nenhum novo caso confirmado de Covid-19

O município de Brumado encerrou mais uma semana sem nenhum novo caso confirmado de Covid-19. A informação foi confirmada na noite deste sábado (25), após a divulgação do boletim epidemiológico da secretara de saúde (Sesau). A capital do minério tem 577 casos suspeitos notificados de coronavírus. 13 pacientes ainda aguardam os resultados do Laboratório Central (Lacen). 62 pessoas já testaram negativo para o vírus. Oito foram infectados com a doença, mas todos já foram curados após realização de novos exames. Nenhum paciente está internado no Centro de Atendimento ao Covid-19 e nem no Hospital Professor Magalhães Neto. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar. De acordo com a Sesau, caso necessite sair de casa, use máscara. A Prefeitura de Brumado determinou obrigatoriedade de uso de máscara por toda população (veja aqui).

Coronavírus: Terceirizada da prefeitura de Brumado realiza higienização da Praça Heráclito Cardoso Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

A empresa Lig Lixo, terceirizada da Prefeitura de Brumado, realizou neste sábado (25), a higienização da Praça Heráclito Cardoso, no Bairro do Tanque. Na última sexta-feira (24), o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), flexibilizou o decreto de abertura de diversos segmentos do comércio brumadense (veja aqui). A ação foi em parceria com a secretaria municipal de saúde, visando o combate ao Covid-19, o novo coronavírus e a arbovirose (dengue, zika e chikungunya).

Coronavírus: Terceirizada da prefeitura de Brumado realiza higienização da Praça Heráclito Cardoso Foto: Kauê Souza/Achei Sudoeste

O site Achei Sudoeste flagrou uma equipe da empresa realizando o procedimento em uma das praças mais movimentadas da cidade. No local, além de um comércio movimentado com quitandas, padarias, lotérica, supermercados, farmácias e distribuidora de bebidas, existe uma grande movimentação de transeuntes. Os funcionários da terceirizada não souberam informar se outros locais serão beneficiados com a ação de higienização.

Covid-19: Prefeitura de Brumado determina obrigatoriedade do uso de máscara por toda população Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Decreto nº 5.258, publicado no Diário Oficial do Município de Brumado nesta sexta-feira (24), disciplina a utilização de máscaras por toda a população durante a situação de enfrentamento a Covid-19, o novo coronavírus. “Fica instituída a obrigatoriedade do uso de máscaras por toda a população brumadense quando tiver que sair de casa, visando a busca de bens e/ou serviços em estabelecimentos públicos e privados”, determinou a prefeitura municipal. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a obrigação também se estende a funcionários, servidores e colaboradores do comércio, estando os mesmos sujeitos às penalidades legais em caso de descumprimento da determinação. Ainda de acordo com o decreto, os comerciantes só deverão atender aos clientes que estiverem usando máscara. O documento leva em consideração a Lei nº 14.258, publicada pelo Governo do Estado, que dispõe sobre a obrigatoriedade do uso da máscara, bem como os estudos que vêm mostrando que a utilização da máscara impede a disseminação do vírus.

Arquivo