Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
04/2020
Morre José Maria, vice-presidente da Lira Ceciliana Brumadense Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Morreu no final da tarde de sexta-feira (24), aos 57 anos, o músico e vice-presidente da Lira Ceciliana Brumadense, José Maria Silva Castro. Natural da cidade de Livramento de Nossa Senhora, Zé Maria, como era carinhosamente chamado pelos amigos, desenvolveu a paixão pelos instrumentos musicais desde os 07 anos, sob influência do pai, o lendário Mestre Cazuza, com quem aprendeu os primeiros acordes. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, Zé Maria passou os últimos meses batalhando contra um tumor maligno que se instalou em seu intestino. Fazendo um tratamento caro, contou com a sensibilidade e mobilização de amigos e várias instituições que realizaram campanhas para arrecadar fundos para quitar a sua cirurgia. Logo após o procedimento cirúrgico, na primeira semana de abril, o músico apresentou uma pequena reação, o que animou familiares e o corpo médico que o atendeu, porém, nos dias seguintes, sofreu uma sequência de recaídas, quando foi constatada a falência dos rins. O músico entrou em coma induzido, não conseguindo mais reagir e vindo a óbito em leito hospitalar. Membro da Lira Ceciliana Brumadense há cerca de 35 anos, Zé Maria ocupava atualmente o posto de vice-presidente da filarmônica; era presidente da Fundação de Assistência e Desenvolvimento Social de Brumado (Fadesb), além de membro atuante da Terço dos Homens e da Comunidade São Vicente de Paula. Zé Maria foi casado por 34 anos com Rosângela Moreira de Lima Castro, com quem teve dois filhos. Seu sepultamento ocorreu na manhã deste sábado (25), no Cemitério Jardim Santa Inês, onde recebeu as últimas homenagens da Lira Ceciliana Brumadense.

Idoso que sofria de labirintite morre afogado na zona rural de Cordeiros

Um idoso de 63 anos morreu afogado no povoado de Alvorada, zona rural de Cordeiros, a 124 km de Brumado. Segundo os familiares da vítima, ele sofria de labirintite. De acordo com a Polícia Militar, o caso aconteceu na quarta-feira (23), por volta das 19h30. Ainda segundo informações dos familiares, o idoso costumava pescar no local, que fica aos fundos da residência dele. Ele estava sozinho no momento e a família acredita que ele tenha se afogado após passar mal. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Vitória da Conquista. Este caso foi o segundo afogamento na localidade em pouco mais de 24h. Na terça (22), uma idosa de 68 anos também morreu após se afogar em outro ponto do povoado e seus familiares acreditam que ela tenha sentido mal súbito (veja aqui). Ela costumava frequentar o local para apanhar água para molhar a horta.

Brasil passa de 3.700 mortes causadas por novo coronavírus Foto: Gabriel de Paiva/Agência O Globo

O número de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus no Brasil subiu para 52.995 e o total de mortes chega a 3.670. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde na sexta-feira (24). No último balanço do governo, na quinta-feira, o total de infectados chegava a 49.492 e 3.313 mortes confirmadas. Foram 3.503 novos casos e 357 novas mortes incluídas no boletim da pasta nas últimas 24 horas. Não significa que ocorreram neste prazo, mas sim que foram notificados ao Ministério da Saúde para serem contabilizados no informe diário da pasta. O Ministério da Saúde divulgou que dos 52.995 diagnosticados com Covid-19, 52% (27.655) estão recuperados e 41% (21.670) continuam em acompanhamento, além de 7% (3.670) que morreram.

PF faz primeira operação contra desvios de verbas de combate ao coronavírus na Paraíba Foto: Divulgação/PRF-PB

Foi deflagrada na quinta-feira (23) uma operação da Polícia Federal com o objetivo de combater o desvio de recursos públicos usados no combate ao coronavírus, principalmente por meio de crimes licitatórios, envolvendo a Prefeitura de Aroeiras, na Paraíba. Estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão na residência do investigado, em uma empresa e na Prefeitura da cidade. O G1 tentou o contato com a Prefeitura de Aroeiras, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem. A investigação começou a partir de indícios de irregularidades na aquisição de livros, pela Prefeitura de Aroeiras, com recursos do Fundo Nacional de Saúde, por meio de procedimentos de inexigibilidade de licitação, com a explicação de auxiliar na disseminação de informação e combate à situação de pandemia do coronavírus (Covid-19). Uma das aquisições de livros, feita pela Prefeitura de Aroeiras, ocorreu justamente no período de combate à Covid-19 e sob o pretexto de enfrentamento ao vírus. Está é a primeira operação da PF para apurar possíveis irregularidades envolvendo desvio de dinheiro destinado ao combate do Covid-19. Na última segunda-feira, em uma rede social, o ministro Sergio Moro disse que determinou à Polícia Federal "a abertura de investigações para apurar de forma implacável qualquer desvio de verba federal destinada ao combate do novo coronavírus, em qualquer lugar que isso ocorra”.

CDL realiza campanha de distribuição de máscaras para transeuntes nas ruas de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última sexta-feira (24), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) iniciou a distribuição gratuita de máscaras para transeuntes em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do órgão, Manoel Messias, disse que a ação visa atender a todas as pessoas que não têm acesso ao item a fim de ajudar no enfrentamento ao coronavírus na cidade. “Solicitamos de empresários a doação de máscaras. Foram mais de 1500 que conseguimos do comércio e estamos fazendo a distribuição para aqueles que não têm máscaras”, salientou. 

CDL realiza campanha de distribuição de máscaras para transeuntes nas ruas de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O objetivo, segundo Messias, é fazer com que as pessoas circulem de forma segura pelas ruas. Mais de 50% do comércio encontra-se aberto em razão da flexibilização proposta pela prefeitura, através da Secretaria de Saúde, em conjunto com a CDL. Após uma nova reunião, a prefeitura de Brumado flexibilizou diversos segmentos do comércio na cidade (veja aqui). A campanha da CDL contou com o apoio da polícia militar, da guarda civil municipal, e dos comerciantes em geral.

61 pacientes já testaram negativo para o coronavírus no município de Brumado

Em novo boletim epidemiológico divulgado na noite desta sexta-feira (24), a secretaria de saúde de Brumado divulgou os novos números relacionados ao Covid-19, o novo coronavírus. De acordo com a publicação, a cidade já tem 61 pacientes que testaram negativo para a doença. O número de casos suspeitos notificados subiu para 573. 14 pacientes estão aguardando o resultado do Laboratório Central (Lacen). Dos oito pacientes que testaram positivo para o vírus, todos estão curados. Nenhum paciente está hospitalizado. A secretaria pede a participação popular para conter o avanço do vírus, adotando medidas de higiene e mantendo o isolamento domiciliar.

Brumado: CDL comemora mais uma flexibilização parcial do decreto de isolamento para o comércio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado, Manoel Messias, informou que, em consenso com o comitê de enfrentamento a Covid-19, a prefeitura autorizou mais uma flexibilização para o comércio de Brumado (veja aqui). Os novos segmentos autorizados a reabrir serão divulgados em decreto que será publicado ainda hoje no Diário Oficial do Município. “Estamos satisfeitos porque observamos, juntamente com a administração municipal, que a gente continua avançando no combate ao coronavírus. A campanha de distribuição de máscaras realizada pela CDL para população ganhou um peso muito importante na reunião, mostrando que a sociedade pode caminhar paralelamente com a gente para que retornemos à normalidade no nosso município”, ressaltou. Os comerciantes deverão seguir, segundo Messias, as medidas de segurança sanitária e de higiene em seus estabelecimentos, a exemplo de uso de máscaras e de álcool em gel. “Espero que todos continuem propagando esse comportamento”, completou.

Prefeito de Brumado flexibiliza diversos segmentos do comércio na cidade Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito da cidade de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), autorizou, após reunião com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e representantes das entidades religiosas, mais uma flexibilização do decreto municipal para reabertura de novos segmentos do comércio. A medida já terá validade na próxima segunda-feira (27). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o gestor disse que o debate foi longo e todos os envolvidos foram ouvidos a fim de tomar a melhor decisão. “Decidimos mais uma flexibilização no comércio, mais endurecimento com o uso da máscara e uma prorrogação no que diz respeito ao campo espiritual. Só ficou restrito praticamente o funcionamento de bares e restaurantes, além de tudo que gera aglomeração e não é vital. Até hotéis passam a funcionar com as devidas restrições”, afirmou. Segundo o gestor, a administração está buscando a melhor solução levando em conta a atual situação da pandemia no município. “Até agora não há porque recuar. Estamos sendo cautelosos ao máximo. Estamos sendo pioneiros na região. Sei que as pessoas se pautam muito pelo que acontece aqui”, reiterou. Ao final da audiência, o prefeito e os demais presentes participaram de uma roda de oração, em que foram foi suplicadas bênçãos à saúde e aos trabalhos administrativos diante do momento de enfrentamento a Covid-19.

Luís Eduardo Magalhães: Homem morre e meia tonelada de cocaína é apreendida em bunker Foto: Divulgação/PRF

Um homem morreu e meia tonelada de cocaína foi apreendida em um bunker dentro de uma casa, na tarde desta quinta-feira (23), na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. A informação foi divulgada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Segundo informações da PRF, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Federal (PF), da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e da Polícia Militar de Goiás (PMGO) foram até o local após denúncias de tráfico internacional de drogas no bairro Jardim Paraíso. Ao chegar na casa, de acordo com o órgão, houve um confronto e um homem foi baleado. O suspeito foi socorrido e levado a um hospital da região, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com a PRF, as drogas foram encontradas em um cofre tipo ‘bunker’, que estava enterrado em um local próximo a piscina, no fundo do imóvel. A Polícia Rodoviária Federal informou que esta foi a segunda grande ocorrência de apreensão de drogas realizada por ela nos últimos sete dias na região oeste do estado. Na última sexta-feira (17), a PRF e a Polícia Militar da Bahia apreenderam 1,5 toneladas de maconha em Formosa do Rio Preto. A ocorrência conjunta foi registrada na Delegacia da Polícia de Luís Eduardo Magalhães.

Brumadenses lançam campanha nas redes sociais cobrando baixa no preço de combustíveis

Após diversas matérias divulgadas no site Achei Sudoeste e no programa Achei Sudoeste no Ar cobrando ações dos órgãos competentes, a população local lançou uma campanha nas redes sociais com relação à formação do cartel do combustível na cidade de Brumado. Com a hashtag #diganãoaocartel, os brumadenses pedem que os proprietários de postos abaixem o preço do combustível, que é um dos mais caros da região. “Ou vocês abaixam o preço do combustível ou nós paramos de abastecer. Já chega! O povo brumadense não merece isso!”, alegam.

Paulo Guedes entra na mira de Jair Bolsonaro Foto: AFP

A investida do presidente da República, Jair Bolsonaro, contra o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, ao mudar o comando da Polícia Federal, não é a única frente de batalha que pode sinalizar uma profunda mudança do perfil do governo. De acordo com o blog da jornalista Ana Flor, da Globo News, nos últimos dias, o ministro da Economia, Paulo Guedes, também entrou na linha de tiro do presidente e seu núcleo mais próximo. Guedes foi atropelado por um anúncio de um plano de obras de infraestrutura que irá pressionar os gastos públicos, o Pró-Brasil. Guedes também tem visto cada dia mais dividido o papel de conselheiro econômico do presidente, até recentemente exclusivo seu. O presidente tem ouvido cada vez mais o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. Bolsonaristas também têm comandado ataques ao ministro da Economia nas redes sociais e na imprensa. Segundo dois assessores próximos ao presidente da República, Bolsonaro gosta de Guedes, mas acredita que a saída para a crise causada pela pandemia do coronavírus é o investimento público, com a entrada pesada do Estado patrocinando a retomada econômica e a geração de empregos. O que a equipe liberal do Ministério da Economia não concorda. Até pouco tempo atrás, era impensável imaginar o governo Bolsonaro sem dois dos seus pilares fundamentais: os superministros Sergio Moro e o Paulo Guedes. Segundo uma importante liderança do Congresso Nacional, Bolsonaro passou o primeiro ano “aprendendo” a ser presidente. Agora, se sentiria confortável para dispensar quem acredita não estar mais de acordo com sua linha de pensamento.

PM apreende ônibus clandestino com 20 passageiros vindos de São Paulo para Guanambi Foto: Divulgação/PM

Na madrugada desta sexta-feira (24), durante uma operação conjunta entre o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e a Secretaria de Saúde, um ônibus da empresa DJ Turismo foi apreendido trazendo 20 passageiros de São Paulo com destino à Guanambi, a 141 km de Brumado. A operação foi montada a partir da denúncia de que ônibus clandestinos estariam fazendo esse roteiro de forma irregular e sem o devido controle sanitário. Segundo informações obtidas pelo Achei Sudoeste, os 20 passageiros foram submetidos à avaliação sanitária através da medição de temperatura, bem como notificados para serem acompanhados durante a quarentena. Já o ônibus foi apreendido e conduzido para o pátio da Guatrans por estar transitando sem a Autorização Especial de Tráfego (AET).

Sérgio Moro anuncia demissão e culpa interferência política Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, anunciou a demissão nesta sexta-feira (24). O ex-juiz federal deixa a pasta após um ano e quatro meses no primeiro escalão do governo do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido). A demissão foi motivada pela decisão de Bolsonaro de trocar o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, indicado para o posto pelo agora ex-ministro. A Polícia Federal é vinculada à pasta da Justiça. Ao anunciar a demissão, em pronunciamento na manhã desta sexta-feira no Ministério da Justiça, Moro afirmou que disse para Bolsonaro que não se opunha à troca de comando na PF, desde que o presidente lhe apresentasse uma razão para isso. “Presidente, eu não tenho nenhum problema em troca do diretor, mas eu preciso de uma causa, [como, por exemplo], um erro grave”, disse Moro. Moro disse ainda que o problema não é a troca em si, mas o motivo pelo qual Bolsonaro tomou a atitude. Segundo o agora ex-ministro, Bolsonaro quer “colher” informações dentro da PF, como relatórios de inteligência. Moro fez uma comparação da situação com o período em que conduziu os processos da Operação Lava Jato como juiz: “Imaginem se durante a própria Lava Jato, ministro, diretor-geral, presidente, a então presidente Dilma, o ex-presidente, ficassem ligando para o superintendente em Curitiba para colher informações sobre as investigações em andamento?”, questionou. Segundo Moro, a autonomia da Polícia Federal "é um valor fundamental que temos que preservar dentro de um estado de direito”.

Brumado: Com dezenas de casos de dengue, moradores do São José cobram limpeza de terrenos baldios Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Bairro São José, antigo Urbis I, na cidade de Brumado, apresenta um dos índices mais altos de infestação do mosquito da dengue. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, a moradora Margarida Lima Gomes, conhecida como Mazinha, reclamou da quantidade de terrenos baldios na localidade. Ela cobrou que os proprietários façam a limpeza nos mesmos para evitar a criação de focos do aedes aegypti. “Eu cuido da minha casa. Observo as plantas, os ralos, mas vemos a situação de vários terrenos baldios aqui. A gente fica preocupado”, falou. Para a professora aposentada, a prefeitura deveria notificar esses proprietários para que a limpeza seja obrigatória - em caso de descumprimento, os mesmos teriam de ser penalizados. Só assim, segundo ela, a questão seria resolvida. “Se todo mundo prevenir, vai ser bom pra todo mundo. Quem tem seus terrenos que deixem limpos. Está parecendo uma selva dentro do bairro”, frisou. Já o vizinho, popular Dim, reforçou as reclamações e pediu que o poder público interfira para solucionar a questão. “A dengue mata. Precisamos nos conscientizar. Se não têm condições de construir, pelo  menos deixem limpos”, reiterou.

Impactos na renda são uma das sequelas deixadas pela crise causada pela pandemia de coronavírus. Com as medidas de isolamento social recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), imposta pelos estados e municípios, os efeitos começam a ser sentidos pelos brasileiros e afetam os padrões de consumo. Segundo um levantamento feito pelo Google na última semana de março, quando decretos para o fechamento de comércio e serviços não essenciais já estavam em vigor, 70% dos entrevistados disseram ter tido algum grau de diminuição de renda, o que afetou também no consumo. De acordo com o estudo, 30% diminuiu o consumo de um dos itens mais básicos: a comida, em detrimento a queda dos rendimentos. Segundo o levantamento feito com 1.500 internautas, a queda nos padrões de consumo aconteceu porque 70% dos entrevistados sentiu algum impacto na renda, seja de menor ou maior escala. Com isso, 45% afirmaram reduzir o consumo de supérfluos (reflexo visto nas vendas da Páscoa, por exemplo, que afundaram) e planos que exigem mais investimento financeiro também saíram do radar. 26% desistiram de comprar celular e 31% que pretendiam comprar carro abandonaram seus planos. Segundo a Veja, o levantamento destaca ainda que muitos tiveram seus rendimentos reduzidos e 39% dos entrevistados estão compartilhando sua renda de alguma maneira com uma ou mais pessoas. Entre os entrevistados das classes D e E, esse número sobe para 45%.

Rio do Pires: Lançada licitação para elaboração dos estudos para construção da Barragem do Rio da Caixa

A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento, por meio da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento (Cerb), publicou no Diário Oficial do Estado o edital de licitação visando a contratação de empresa especializada para elaboração dos estudos de viabilidade e projeto executivo para construção da Barragem do Rio da Caixa. A abertura das propostas está prevista para 25 de maio de 2020. A Barragem do Rio da caixa, no município de Rio do Pires, será localizada à jusante da Barragem de Zabumbão e vai funcionar como grande reforço da oferta de água da Bacia do Paramirim, atendendo os municípios de Rio do Pires, Boquira, Botuporã, Caturama, Érico Cardoso, Ibipitanga, Macaúbas e Paramirim, além do município de Tanque Novo, no Sertão Produtivo. O equipamento, além de garantir segurança hídrica para a região, vai contribuir para a sustentabilidade do abastecimento humano e da tradicional produção agrícola irrigada da região, que atualmente só conta com o fornecimento de água da Barragem de Zabumbão.

Vitória da Conquista: Moradores montam ‘mercadinho’ solidário para ajudar quem precisa Foto: Reprodução/TV Bahia

Alguns moradores de Vitória Conquista, a 132 km de Brumado, montaram mercadinhos solidários com o objetivo de distribuir de forma gratuita alimentos para as pessoas que precisam durante a pandemia da Covid-19. A iniciativa ocorre, pelo menos, em dois pontos da cidade. Uma dessas iniciativas ocorreu em um condomínio. Segundo o G1, o síndico Matheus Pinheiro explica que a ideia surgiu depois que eles montaram cesta básica para doar pela cidade. E, após a iniciativa dar certo, eles estenderam a ação para o condomínio e também para os colaboradores. A iniciativa funciona basicamente assim: os alimentos ficam disponíveis em um espaço do condomínio e, na medida que as pessoas precisam, elas vão lá e pegam. O síndico pontuou que a ação tem beneficiado muito os idosos. O outro mercadinho solidário é feito na Rua Frei Benjamim. Por lá, os alimentos ficam disponíveis em uma prateleira na porta de um estabelecimento. Ele conta que sempre orienta para que as pessoas peguem apenas o necessário. O objetivo é que todo mundo seja ajudado. Juscilei Assis afirmou ainda que a procura é grande e que as pessoas que pegam os alimentos tem perfis diferentes.

Brumado: Nova flexibilização do comércio depende da mudança de comportamento da comunidade, diz secretário de saúde Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma nova reunião entre a prefeitura de Brumado e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para discutir a possibilidade de flexibilizar mais segmentos do comércio local está marcara para esta sexta-feira (24). Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde do município, Cláudio Feres, salientou que a população precisa rever os seus hábitos antes de pensar na reabertura do comércio. “Se tiver que sair de casa, usar máscara, evitar aglomeração, manter o distanciamento, lavar sempre as mãos, usar álcool gel ou álcool 70. O isolamento precisa ser mantido. Conseguimos controlar a doença através do isolamento social. Se for pra abrir o comércio, a população precisa mudar os seus hábitos”, afirmou. Segundo Feres, para retomar as atividades no comércio, todos precisam colaborar, desde comerciantes, funcionários, consumidores e a população em geral. “Se houver uma colaboração por parte de todos e cada um fazer a sua parte, uma nova flexibilização será possível. Se acontecer um novo foco, um novo ciclo de transmissão, o município pode entender pelo fechamento novamente. É natural”, avaliou.

'Deixar álcool no carro é risco de combustão', alerta chefe de bombeiros Foto: Graziela Rezende/G1 MS

O Corpo de Bombeiros de Campo Grande ainda não recebeu nenhum chamado neste sentido, mas, faz um alerta para as pessoas que carregam o álcool em gel 70% e usam carro para locomoção. Se esquecido no interior do veículo, o risco de acidente com este produto é real, principalmente se armazenado em vasilhames não adequados, pode causar a combustão. “Houve um período da falta deste produto e as pessoas foram se adaptando, pegando um pouquinho aqui, emprestando um pouquinho dali e colocando em garrafas pet, por exemplo. O produto sai de uma embalagem para outra, na maioria das vezes a não adequada para ele. No caso do álcool líquido, que evapora rapidamente, a combustão é mais rápida ainda se for exposto ao sol”, afirmou ao G1 o tenente-coronel Fernando Carminati, do Corpo de Bombeiros. A orientação, segundo ele, é que a pessoa utilize água e sabão como meio de higienização, caso não consiga encontrar o produto para comprar. Já para quem tiver o produto, tanto na forma líquida quanto em gel, deve carregá-lo consigo quando estiver no carro e precisar parar em algum local.

Brumado: Sesi oferece oportunidade gratuita de jovens e adultos retomarem os estudos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) oferece oportunidade para jovens e adultos retomarem seus estudos gratuitamente. Até 30 de maio, a instituição estará com inscrições abertas para?2.850 vagas?no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e no Ensino Médio (1º ao 3º ano) para quem tem mais de 18 anos. Os cursos são realizados na modalidade a Distância (EaD) e as oportunidades são para os Polos EJA SESI nas cidades de Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães, Brumado, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Ilhéus e Salvador. Em Brumado, a Universidade Aberta de Brumado (UAB) fica na Rua Joaquim Oliveira Nunes, 76, 3º andar – Feliciano Pereira Santos e também oferece 400 vagas. As inscrições devem ser feitas pelo site do SESI Bahia (www.fieb.org.br/sesi).

Brasil tem 407 mortes por Covid-19 em 24 h Foto: Breno Carvalho/Agência o Globo

O número de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus no Brasil subiu para 49.492 e o total de mortes chega a 3.313. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde na tarde desta quinta-feira. No último balanço do governo, na quarta-feira, o total de infectados chegava a 45.757 e 2.906 mortes confirmadas. De acordo com o jornal o Globo, o balanço mostra um aumento de 407 mortes e 3.735 casos em relação ao boletim anterior, de quarta-feira, superando o recorde anterior, de 217 novas mortes e 3.257 novos casos em 17 de abril.  Em entrevista coletiva no Palácio do Planalto, o ministro da Saúde, Nelson Teich, comentou o recorde de mortes em um dia. “A gente não sabe se isso aí representa um esforço de fechar os diagnósticos ou uma linha de tendência de aumento”, disse. O Ministério da Saúde já informou, em outras ocasiões, que os dados costumam ser maiores após fins de semana ou feriados porque nesse período as equipes locais nos estados trabalham em número reduzido e há um represamento do repasse das informações. Os registros, portanto, ficam acumulados e costumam aparecer nos boletins divulgados nos dias úteis subsequentes.

Justiça destina mais de R$ 30 mil para saúde de Jacaraci, Mortugaba e Licínio de Almeida

A Justiça acatou pedido do Ministério Público estadual e determinou a destinação de R$ 30,76 mil para os Fundos Municipais de Saúde de Jacaraci, Mortugaba e Licínio de Almeida. A verba é proveniente dos fundos oriundos das prestações pecuniárias, transações penais e suspensões condicionais de processos criminais. Os municípios receberão, respectivamente, 40%, 30% e 30% do valor total e os recursos devem ser utilizados para a aquisição de equipamentos de saúde e materiais voltados ao combate da pandemia da Covid-19. O requerimento do MP foi realizado pelo promotor de Justiça Alex Bacellar e a decisão foi do juiz Tadeus Santos Cardoso, proferida no último dia 17. A decisão judicial se fundamentou em recomendações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Tribunal de Justiça da Bahia.

Bahia registra mais três mortes de pacientes com Covid-19 Foto: Alexandre Dornelas/UFJF

A Bahia registrou, nas últimas horas, mais três mortes de pacientes infectados pelo novo coronavírus, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) no início da noite desta quinta-feira (23). O número total de infectados é de 1.845. Segundo informações da Sesab, o 60º óbito ocorreu na quarta-feira (22), em um hospital público de Salvador. A paciente era uma idosa de 83 anos, com histórico de demência avançada, AVC hemorrágico, hipertensão, insuficiência de comunicação, imobilidade, disfagia, tromboflebite crônica de veia cefálica e dupla incontinência. De acordo com o G1, o 61º óbito, de acordo com o órgão, também foi registrado na quarta, em um hospital público da capital. A paciente era uma idosa de 90 anos, com Doença de Alzheimer em fase avançada. Já a 62ª morte aconteceu na última segunda-feira (20), em uma unidade de saúde do município de Uruçuca. O paciente era um homem de 35 anos, cardiopata. Ao comparar os boletins divulgados pela Sesab às 17h da quarta-feira (22) e o desta quinta, é possível perceber que houve nove mortes e 200 casos confirmados no estado nas últimas 24 horas. Ao todo, 428 pessoas estão recuperadas e 231 encontram-se internadas, sendo 67 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Na quarta-feira (22), a Bahia tinha 291 pessoas internadas.

Pesquisa da CDL aponta perfil do comércio durante decreto de isolamento social em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) revelou o perfil do comércio durante o período de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente do órgão, Manoel Messias, adiantou que, segundo o levantamento, mais de 87% do empresariado local não possui uma fonte alternativa de vendas, ou seja, vive só do comércio. Além disso, 80% teve mais de 75% de queda no faturamento e 20% já demitiu pelo menos um funcionário. Ainda de acordo com a pesquisa, 96% do empresariado quer a abertura progressiva do comércio e 20% enxerga a possibilidade de fechamento das empresas. “Buscamos, desde o primeiro momento da flexibilização, oxigenar o comércio e as empresas que estão fechadas. Estamos colhendo resultados positivos nessa retomada. Com o uso das máscaras, vamos conseguir voltar cada vez mais à normalidade”, avaliou.

Com mais de 2 milhões de habitantes, região sudoeste da Bahia conta apenas com 20 leitos de UTI para enfrentamento a Covid-19 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O município de Brumado vive uma aparente tranquilidade diante da pandemia, tendo em vista que não houve, nas duas últimas semanas, nenhum novo caso confirmado de coronavírus na cidade. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário de saúde de Brumado, Cláudio Soares Feres, voltou a afirmar que o isolamento social é a forma mais efetiva no combate ao novo coronavírus. “Aparentemente, a cidade está tranquila. Ou não tem o vírus circulando na cidade ou as pessoas não estão apresentando a forma grave da doença. Bom lembrar que 80% dos pacientes vão ter apenas uma gripe, sequer terá uma coriza. Porém, haverá uma parcela da população que vai precisar internar e de leitos de UTI. O município está fazendo seu trabalho, buscando acompanhar, notificar e monitorar esses pacientes. Espero que dentro de casa como fizemos com os oito pacientes confirmados”, declarou. No que se refere as Unidades de Terapias Intensivas (UTIs) para pacientes diagnosticados com a doença, o secretário frisou que para toda a região sudoeste só estão preparados, até o momento, 20 leitos exclusivos na cidade de Vitória da Conquista. “Isso ainda é muito pouco para uma população de mais de 2 milhões de pessoas”, apontou.

Arquivo