Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2013
Brumado: Reda está aguardando licitação de empresa, diz secretário Para Cláudio Feres tudo é uma questão de tempo e a secretaria de saúde irá informar a data das provas. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O processo seletivo sob Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) continua suspenso em Brumado, mas, segundo o secretário de Saúde Claudio Feres, é tudo uma questão de tempo. “Estamos aguardando abrir a licitação para a empresa que realizará o processo seletivo. Acredito que dentro do mais breve possível já estaremos anunciando a data das provas de avaliação”, declarou o secretário.

Brumado: Wagner promete construir presídio O governador não esclareceu maiores informações sobre o projeto, mas confirmou a construção do presídio na cidade. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em entrevista à imprensa conquistense, o governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), disse que está disponibilizando R$ 500 milhões para investimentos na segurança pública do estado. Segundo o chefe do executivo baiano, a verba será repassada através de um empréstimo com autorização do Governo Federal. Na ocasião, o governador também anunciou que as obras do presídio de Vitória da Conquista serão concluídas dentro dos próximos oito meses. Sem falar detalhes sobre os investimentos e início das obras, Wagner ainda mencionou que a Bahia terá um novo presídio, que será construído em Brumado. “Nós ainda teremos um outro presídio, que será em Brumado”, disse. O governador não esclareceu maiores informações sobre o projeto, mas confirmou a construção do presídio na cidade, que já vinha sendo bastante especulada.

BA-026: Brumadenses morrem em acidente em Maracás Os brumadenses que moravam no Bairro São Félix, estavam retornando da cidade de Jequié. (Foto: Giro Ipiaú).

Dois brumadenses de nomes Eric Weslei Nogueira da Rocha, 23 anos, e Marquinhos morreram na última quarta-feira (1º) em um acidente na cidade de Maracás, na BA-026, na região conhecida como Pé de Serra. Ambos moravam no Bairro São Félix e estavam retornando da cidade de Jequié quando o veículo quebrou e eles pegaram carona com um caminhoneiro. Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, os dois não aguardaram o resgate e seguiram viagem em um caminhão baú que estava carregado de macarrão. Ao chegarem no trecho de Pé de Serra, o veículo tombou e eles faleceram, assim como o motorista do caminhão. Os corpos das vítimas foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) de Jequié e, após serem necropciados, foram liberados.

Marlon, ex-goleiro da Seleção Brumadense de Futsal, sofre um infarto O ex-goleiro teve de ser transferido para Vitória da Conquista. (Foto: Arquivo/Brumado Notícias).

O tricampeão baiano de futsal e ex-goleiro da Seleção Brumadense de Futsal, Marlon Viana, sofreu um infarto enquanto estava em sua casa, no Bairro Santa Tereza, nesta quarta-feira (1º). Marlon chegou a ser encaminhado para o Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, mas dada a gravidade do infarto, o ex-goleiro, que fez história no futsal baiano, teve de ser transferido para Vitória da Conquista. Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, o quadro do ex-atleta ainda é grave e inspira cuidados médicos.

Brumado: Aumenta o mistério em torno da morte de Vitor Augusto A transferência de Vitor para a cidade de Vitória da Conquista aconteceu por volta das 09h30 e o jovem veio a óbito por volta das 10h20. (Foto: Reprodução/Facebook).

A morte do jovem Vítor Augusto, 18 anos, que caiu de um prédio localizado na Avenida Mestre Eufrásio, em Brumado, segue cercada de mistério. As últimas informações apuradas pelo Brumado Notícias dão conta de que o acidente ocorreu por volta de 1h30 da madrugada desta quarta-feira (1º) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não teria sido acionado, como foi divulgado a princípio. O jovem chegou ao Hospital Professor Magalhães Neto na carroceria de uma picape. A transferência de Vitor para a cidade de Vitória da Conquista aconteceu por volta das 09h30 e o jovem veio a óbito por volta das 10h20, próximo à Vila Mariana, na BA-262. A família ainda não se pronunciou sobre o caso e a polícia segue em investigação sigilosa acerca do que realmente provocou a queda do rapaz. A morte causou comoção entre os jovens que o conheciam, e repercutiu bastante nas redes sociais.

Guarda Municipal caminhando para reestruturação em Brumado O coordenador da GM, Paulo Marques, estará em Salvador neste mês de maio no intuito de viabilizar uma viatura própria para o setor. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

A reestruturação da Guarda Municipal (GM) de Brumado foi um dos temas debatidos na noite da última segunda-feira (29), na Câmara de Vereadores, onde todos os parlamentares se mostraram sensibilizados com a questão. Na manhã desta terça-feira (30), o Brumado Notícias conversou com o coordenador da GM, Paulo Marques, ocasião em que o mesmo falou sobre o processo de reestruturação da Guarda. Para Marques, o município está em falta com a Guarda Municipal por causa da administração anterior. “O prefeito atual está sensibilizado com o problema da Guarda Municipal, que foi deixada de lado pelo gestor anterior. Sei que os vereadores também estão sensíveis à causa. Trabalhando juntos vamos conseguir reestruturar a GM para que ela se torne uma corporação de respeito”, afirmou. O coordenador salientou que o setor apresenta vários problemas, entre os quais o fato de os guardas terem de complementar a renda com um trabalho paralelo, vez que o prefeito anterior propôs um salário aquém para a categoria. Marques ainda apontou inúmeros aspectos de mudanças que estão sendo visados pela nova administração, como o aumento salarial da Guarda, construção da sede própria do setor e revisão do projeto junto ao Ministério da Defesa. O coordenador estará em Salvador no mês de maio juntamente com o deputado estadual João Bonfim (PDT), no intuito de viabilizar uma viatura própria para a GM. “Para que tudo seja bem encaminhado iremos precisar do apoio administrativo e judiciário, pois não tenho o poder da caneta para concretizar os projetos”, finalizou o coordenador.

Márcio satisfeito com o anúncio da construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia O vereador vinha defendendo a ampliação da barragem desde o início de sua legislatura. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em contato telefônico com o Brumado Notícias na manhã desta quarta-feira (1º), o vereador Márcio Moreira (PSB) comemorou o anúncio feito pelo governador Jaques Wagner (PT) ao prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) sobre a construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia. Desde o primeiro dia em que assumiu a legislatura, o parlamentar vinha defendendo a ampliação da barragem. “Esta é uma conquista de todos os brumadenses e quero aproveitar a oportunidade para parabenizar o prefeito Aguiberto pelo seu empenho”, disse. As águas de Cristalândia também abastecerão o município de Malhada de Pedras, o que reforça ainda mais a necessidade de sua ampliação. No último dia 18 de abril, para alegria dos brumadenses, a Barragem transbordou.

Brumado, Livramento e Aracatu estão sem o sinal da Oi Velox A pane no sinal da Oi Velox ocorreu as 11h38 desta quarta-feira (1º).

Desde as 11h38 desta quarta-feira (1º), os clientes da Oi Velox em Brumado, Livramento de Nossa Senhora e Aracatu estão sem o sinal de conexão. Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, pode ter ocorrido uma pane no sistema da operadora que teria sido ocasionada na fibra óptica que transmite o sinal da internet. A operadora Oi ainda não emitiu nenhum comunicado oficial para explicar as causas da ocorrência ou se há outros municípios sem internet. Os usuários da Oi Velox nos três municípios esperam que o serviço seja restabelecido o mais depressa possível e que a empresa justifique o motivo da falha no sistema.

Brumado: Polícia investiga morte de jovem que teria caído de um prédio O jovem teria caído de um prédio que fica próximo da rótula entre as Avenidas Mestre Eufrásio e João Paulo I. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Muito mistério ainda envolve a morte de um jovem de 18 anos que teria caído de um prédio que fica próximo da rótula entre as Avenidas Mestre Eufrásio e João Paulo I, em Brumado, na noite desta terça-feira (30). Na ocasião, a vítima foi socorrida ainda com vida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e levada para o Hospital Professor Magalhães Neto. Devido à gravidade das lesões, o jovem iria ser transferido para Vitória da Conquista, mas o mesmo não resistiu e morreu durante o percurso, por volta de 1h da madrugada desta quarta-feira (1º). Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, o jovem saiu de casa dizendo que iria encontrar um amigo. A pedido da família, o caso está sendo mantido em sigilo e a polícia segue investigando os reais motivos que causaram a morte do rapaz, que teve o nome preservado.

Alessandro Lôbo congratula trabalhadores pelo 1º de maio O presidente do legislativo ), parabeniza os trabalhadores brasileiros e, em especial, os trabalhadores de Brumado e região. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Neste 1º de maio, Dia do Trabalhador, o presidente do legislativo brumadense, Alessandro Lôbo (PSL), parabeniza em nome de toda Câmara de Vereadores os trabalhadores brasileiros e, em especial, os trabalhadores de Brumado e região. Lôbo falou sobre os esforços diários do trabalhador e da sua importância para a economia de uma cidade, estado e país. “Que este dia seja de um descanso merecido. Parabéns a todos os trabalhadores que movem a economia da região e que lutam diariamente para o sustento da família”, disse.

Rio do Antônio: Marquinho Viana encontra lideranças e recebe apoio O deputado participou de diversas reuniões e assegurou buscar benefícios para a população. (Foto: Divulgação).

O deputado estadual Marquinho Viana (PV) e outras lideranças políticas do município de Rio do Antônio, no sudoeste baiano, foram recebidos em clima de festa na cidade. Durante a visita, o deputado participou de inúmeros eventos, ocasiões em foi apresentado à população local. Nestes encontros, o deputado esteve acompanhado do ex-candidato a prefeito José Souza Alves (PV), o Deca, e do vereador André Rogério (PT). Na Câmara Municipal, lotada por populares, Viana foi recepcionado por líderes políticos locais, a exemplo do advogado Custódio Brito. Na oportunidade, esteve presente também o prefeito de Aracatu, Sérgio Maia (PV). “Agradeço ao povo do município de Rio do Antônio pela receptividade e asseguramos que vamos buscar benefícios para a população”, disse.

Vereador Édio Pereira parabeniza os trabalhadores O parlamentar relembrou o momento histórico que marcou a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O vereador e sindicalista Édio Pereira (PCdoB) deixou uma mensagem a todos os trabalhadores em comemoração ao dia 1º de maio, Dia Mundial do Trabalhador. O parlamentar relembrou o momento histórico que marcou a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho, ocasião em que muitos manifestantes morreram. A luta ocorreu nos Estados Unidos, no ano de 1886. Desde então, o dia 1º de maio ficou marcado como o Dia do Trabalhador. “Parabenizo os trabalhadores por esse dia e reafirmo o nosso compromisso em defesa dos seus direitos”, afirmou Pereira, que convidou os trabalhadores da mineração para um dia de recreação no Clube do Sindicato. Além de atração musical, o evento conta com sorteio de brindes.

Brumado: Buiu volta à cadeia, acusado de ser o assaltante das farmácias Segundo a polícia, Wiliam Abreu dos Santos, 21 anos, praticou diversos assaltos nos últimos dias. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O jovem Wiliam Abreu dos Santos, 21 anos, o popular Buiu, está preso novamente na delegacia de Brumado. A prisão ocorreu no final da manhã da última terça-feira (30), quando o acusado e mais dois acompanhantes agiram de modo suspeito ao verem uma viatura do Pelotão Especial nas proximidades da agência dos Correios, no centro da cidade. Os três correram, mas foram alcançados próximos a um prédio escolar e encaminhados à delegacia. No local, foi apurado que a justiça já havia expedido mandado de prisão contra Buiu, pois o mesmo havia sido identificado como autor de vários assaltos no município. Junto com o trio, a polícia encontrou drogas, um cachimbo artesanal feito de cano PVC e a quantia de R$ 217 em espécie.  Por telefone, o Major Berlink informou ao Brumado Notícias que Wiliam praticou diversos assaltos a farmácias nos últimos dias em Brumado e que, além da ajuda de populares que o reconheceram, as câmeras de segurança dos estabelecimentos também ajudaram na identificação do jovem. Buiu ficará à disposição da justiça.

Clube Social de Brumado prepara semana especial para associados Nesta quarta (01) terá uma animada manhã de sol. Já na sexta (03) um agradável Happy Hour à beira da piscina com o cantor Evandro Correia.

O Clube Social de Brumado está sempre preparando eventos agradáveis para reunião dos seus associados. Na próxima quarta-feira (1º), em comemoração ao Dia do Trabalhador, haverá uma animada manhã de sol no Clube, ao som do Grupo Caso Contrário. O evento terá início a partir das 10h. Já na próxima sexta-feira (03), a partir das 19h, o Clube promoverá um agradável Happy Hour à beira da piscina com o cantor Evandro Correia, que irá divulgar seu novo cd. Muita música e animação em um espaço descontraído. Leve toda a sua família e amigos para esses encontros e divirta-se para valer. Clube Social de Brumado: a sua melhor opção de lazer.

Porto Seco de Guanambi dá passo decisivo, afirma deputada Ivana Bastos A parlamentar esteve com o ministro César Borges durante um seminário em Barreiras. (Foto: Divulgação).

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) comemorou o resultado do Seminário da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) realizado em Barreiras. O encontro reuniu mais de duas mil pessoas em defesa da ferrovia. Durante o encontro, as diversas entidades organizadoras do evento entregaram ao ministro César Borges a “Carta de Barreiras Fiol: A Bahia quer, o Brasil precisa”, contendo pontos cruciais para a retomada das obras. Para Bastos, é preciso definir as localizações dos pátios intermodais que deverão ser implantados no percurso da ferrovia. Além das cidades de Barreiras/São Desidério, Caetité, Brumado/Tanhaçu e Ilhéus, para as quais já estão previstas unidades modais, a deputada disse que pátios nos municípios de Jequié, Guanambi e Bom Jesus da Lapa também precisam ser implantados. Outro ponto reivindicado no documento foi a liberação imediata das obras do Lote 5 (Guanambi) e 5A (ponte sobre o Rio São Francisco), a qual César Borges adiantou que ocorrerá possivelmente em agosto deste ano. O ministro ainda anunciou que a resolução das pendências citadas determinará gastos de R$ 1 bilhão com a ferrovia em 2013, contra os pouco mais de R$ 170 milhões executados em 2012. Diversas autoridades políticas estiveram presentes no evento, entre elas o governador da Bahia, Jaques Wagner.

Arquivo