Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2013
Campanha de vacina contra gripe termina na próxima quarta-feira (29) Em Brumado, 7.470 pessoas foram vacinadas, o equivalente a 68,26% foram vacinadas.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza A termina na próxima quarta-feira (29). Em Brumado, 7.470 pessoas foram vacinadas, o equivalente a 68,26% do grupo de risco, que incluía crianças menores de dois anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. O maior índice de imunização foi o das puérperas. De um total de 119, foram imunizadas 108, o que equivale a 90,7%. Entre as crianças, 1.082 (74,57%) foram vacinadas, de um total de 1.451, Das pessoas em tratamento de saúde, de 832 foram vacinadas 613 (73,68%), de um total de 725, 410 (56,5%) gestantes foram vacinadas e, de um total de 7.817, 5.257 (67,25%) idosos foram imunizados. A coordenadora Valéria Vieira Costa ressaltou que a imunização é de fundamental importância, pois a doença é de fácil transmissão e as complicações podem ser graves. “Alertamos para os grupos que apresentaram um baixo comparecimento que procurem os postos para serem vacinados, pois estaremos realizando a campanha até o próximo dia 29 de maio”, disse.

Clínica Maná: O Abdômen definido dos seus sonhos virando realidade com Pilates A Clínica Maná oferece sessões de tratamento que prometem muitos resultados para modelar suas curvas.

Uma barriguinha sequinha e um corpo perfeito exigem dedicação e disposição. Alimentação saudável, tratamentos estéticos e atividades físicas são essenciais para conseguir moldar as curvas e ajustar o peso. É muito importante escolher uma atividade prazerosa e relaxante, para não transformar a hora de se cuidar em uma tortura. Para estimular a qualidade de vida e incentivar a conquista de um corpo saudável, a Clínica Maná oferece sessões de tratamento que prometem muitos resultados para modelar suas curvas. Os exercícios do método Pilates trabalham o corpo todo com ênfase em controle de centro. Além de melhorarem o condicionamento físico, também ajudam a perder peso. Uma aula de Pilates pode ter um alto gasto calórico, dependendo da intensidade, dinâmica e duração da aula. Observe os resultados de maneira rápida, satisfatória e duradoura. E surpreenda-se com os benefícios que o Pilates pode trazer a sua saúde e sua forma física, tirando aquele abdômen dos seus sonhos e transformando-o em sua realidade. Pilates na Clínica Maná é Saúde e Forma em perfeito equilíbrio.

Marquinho Viana busca recursos no Ministério do Turismo para Barra da Estiva e Aracatu (Foto: Divulgação).

O deputado estadual Marquinho Viana (PV) esteve em Brasília na última quarta-feira (22) na companhia do prefeito de Aracatu, Sérgio Maia (PV). O deputado estava em busca de investimentos para os municípios que representa. Na ocasião, Marquinho solicitou ao secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Rios Mota, a urbanização da Avenida Cristo Redentor, em Barra da Estiva, e a construção da Praça Luiz Viana, no município de Aracatu. O secretário irá avaliar as solicitações e em breve deverá encaminhar um parecer ao deputado.

Brumado: Câmara convida população para participar de audiência sobre segurança pública A audiência está marcada para sexta-feira (24) às 19 h. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Através de outdoors espalhados pela cidade, a Câmara de Vereadores de Brumado está convidando a população para comparecer à Casa Legislativa na noite desta sexta-feira (24), ocasião em que ocorrerá uma Audiência Pública que debaterá a segurança pública no município. Além de autoridades locais e da região, representantes de órgãos públicos e populares, também são esperados no evento os deputados estaduais João Bonfim (PDT) e Capitão Tadeu (PSB), ambos membros do Conselho de Direitos Humanos e de Segurança da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A audiência está marcada para às 19h.

Brumado: Amarok In Tour começa nesta sexta-feira (24) A Brumauto promove o maior encontro de Amarok da Bahia. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No próximo domingo (26), acontece em Brumado o II Amarok In Tour, o maior encontro de Amarok da Bahia. A carreata sairá de Brumado, passará por Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, chegando a Arapiranga, de onde os motoristas retornam para um grande almoço de confraternização em Livramento. Em entrevista ao Brumado Notícias, Alessandro Silva, que faz parte da comissão organizadora do evento, falou que a expectativa é de que nesse ano mais de 70 veículos e 300 pessoas participem do encontro. O caminhão de apoio da Volkswagen já se encontra em Brumado e estará montado no final da tarde desta sexta-feira (24). Na noite de sábado (25), próximo a Brumauto, será realizado um happy hour com direito a DJ. A carreta também estará no domingo em Livramento dando suporte aos participantes do evento.

Brumado: Arrombamento na FADESB e na Indústria Cidadã Nada foi subtraído pelos arrombadores e a suspeita da direção da FADESB é que os mesmos procuravam dinheiro nas unidades. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Bandidos invadiram o prédio da FADESB, que fica em frente a APAE, em Brumado. O vigia do local contou ao Brumado Notícias que no único momento em que ele saiu para ir a um supermercado, os meliantes entraram no prédio e arrombaram todas as salas e a porta de um caminhão baú, de onde retiraram duas baterias. “Assim que cheguei ao portão ouvi que eles estavam vasculhando a cozinha, mas com medo de que estivessem armados eu gritei e eles correram pelos fundos. Ainda estou tremendo, vim para dar segurança e estou me sentindo inseguro, pois não é a primeira vez que os marginais entram aqui”, disse o vigilante. Na fuga, os arrombadores deixaram para trás vários itens. Além da FADESB, os bandidos também tentaram invadir o prédio da Indústria Cidadã, arrombando uma porta e retirando uma janela de vidro do lugar. Os marginais só não conseguiram assaltar o local, vez que o alarme disparou e frustrou a ação. Nada foi subtraído pelos arrombadores e a suspeita da direção da FADESB é que os mesmos procuravam dinheiro nas unidades. A polícia foi acionada e uma perícia foi realizada no local. A FADESB oferece cursos profissionalizantes para profissionais autônomos em parceria com o SENAC e atualmente a Indústria Cidadã é base de apoio para o curso de aproveitamento em arte de materiais reciclados e pintura em tela.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

A pistola do policial militar da cidade de Rio do Pires, no sudoeste baiano, que havia sido furtada pelo vereador Osvaldo Borges do Nascimento (PT), o Noga, no último sábado (18), foi encontrada por investigadores da polícia civil por volta do meio dia em um terreno baldio nas proximidades da Praça da Catedral, onde houve a confusão envolvendo o policial militar e o vereador. Por telefone, o delegado Leonardo Rabelo, coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), que está em Paramirim acompanhando o caso, contou ao Brumado Notícias que o parlamentar nega ter subtraído a arma do PM. Rabelo explicou que não cabe fiança pelo fato do vereador não ter sido detido em flagrante delito, mas sim preso preventivamente em cumprimento a um mandado judicial. Por isso, o parlamentar continua detido à disposição da justiça na delegacia de Paramirim. Os outros homens envolvidos na confusão e que foram baleados pelo policial já foram apresentados na delegacia, onde foi arbitrada uma fiança aos mesmos.

Marlúcio Abreu de olho na prefeitura de Brumado e visando a Assembleia Legislativa “Onde estiver eu quero fazer alguma coisa pelo povo”, disse o médico. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O Brumado Notícias entrevistou o médico Marlúcio Abreu (PP) na tarde da última quarta-feira (22), ocasião em que o mesmo comentou a respeito da ação judicial que envolve o prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL). Abreu disse que acredita na justiça e o que ela decidir será correto. “Se a justiça for favorável a Aguiberto continuar como prefeito, será ele o prefeito. Se não, poderemos ter uma nova eleição ou a posse da segunda colocada, mas prefiro aguardar respeitando a decisão judicial”, afirmou. Supondo que o prefeito seja destituído do cargo, nossa reportagem questionou se Marlúcio seria candidato. O médico respondeu que está à disposição do grupo político e do povo.  “Sou político e devo um mandato ao povo de Brumado. Sou até cobrado pelos populares por ainda não ter sido prefeito de nossa cidade. Nesse momento, o que eu posso dizer que eu estou à disposição do grupo, das lideranças políticas e do povo em geral. Ilka e eu estamos à disposição para disputar qualquer pleito na política seja com A, B ou C”, reforçou. Sobre se disputaria o pleito contra a ex-deputada Marizete Pereira (PT), Marlúcio foi cauteloso e disse que prefere valorizar o bom senso, vez que se trata de uma suposição. Além de almejar a cadeira executiva municipal, o médico declarou que ele e a esposa também estão sendo cogitados por diversos partidos para disputar um assento na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). “Nosso partido já se posicionou e irá lançar candidatos a deputado federal e estadual e deram um sinal de interesse na minha candidatura ou de Ilka. Estamos à disposição do partido e até já fomos convidados por outros partidos como PCdoB, e PR. Ainda não decidimos, mas de onde estiver eu quero fazer alguma coisa pelo povo de Brumado”, finalizou.

Ciclismo: Organização da Copa Mosso mapeia percurso da prova em Brumado Os organizadores e alguns atletas fizeram o percurso da prova com o intuito de mapear e sinalizar os pontos estratégicos por onde os competidores passarão. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No dia 09 de junho será realizada uma das etapas da Copa Mosso de Mountain Bike em Brumado. Na tarde desta quarta-feira (22), organizadores da prova e alguns atletas fizeram o percurso da prova com o intuito de mapear e sinalizar os pontos estratégicos por onde os competidores passarão. Idealizador do evento, o feirense Leonardo Bruno destacou em entrevista ao Brumado Notícias que em apenas um ano de criação a Copa Mosso já ganhou repercussão em todo o estado. “Na primeira etapa da prova, realizada este ano, mais de 240 atletas de todo o estado participaram e a expectativa é de que mais de 130 atletas participem da etapa brumadense”, disse Leonardo. Parte da comissão organizadora do evento, Alecarlos Pires declarou que já foi realizada a limpeza de todo o trajeto da competição. Entre os competidores, está o conquistense Wiliam Bispo, primeiro campeão da Copa Mosso, que falou sobre sua expectativa para a prova. “Será uma prova bastante disputada, ainda mais que o Mountain Bike tem ganhado mais adeptos nos últimos anos, criando corridas cada vez mais acirradas. Prova disso são atletas de Conquista e Brumado que têm se destacado muito no circuito baiano”, afirmou Bispo. A Copa Mosso estará dentro da programação do aniversário de Brumado, que é celebrado no dia 11 de junho.

CSB: Final do Campeonato Empresarial será comemorada com manhã de sol O evento acontecerá neste domingo (26).

A grande final do Campeonato Empresarial do Clube Social de Brumado será neste domingo (26) e você não pode perder este evento, que será comemorado com uma animada manhã de sol. O grupo Caso Contrário promete um evento bastante musical e divertido. Traga toda sua família para curtir essa agradável manhã no Clube Social de Brumado, a sua melhor opção de lazer.

Brumado: Loja Autorizada Vivo contrata consultores de vendas Os interessados devem deixar seus currículos na loja, que fica na Praça Armindo Azevedo, 122.

Está desempregado e precisando de uma oportunidade para demonstrar todo seu talento? A Loja Autorizada da Vivo, em Brumado, está contratando consultores de vendas. Os interessados devem deixar seus currículos na loja, que fica na Praça Armindo Azevedo, 122, no centro de Brumado. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-0993.

Brumado: Bandidos arrombam casa no Bairro Centenário A polícia esteve no local e está a procura dos arrombadores. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Uma casa foi arrombada na tarde desta quarta-feira (22) no Bairro Centenário, em Brumado. A dona da propriedade, que está grávida, disse que ao entrar no local percebeu que a porta estava arrombada. Temendo que os bandidos ainda estivessem dentro da casa, ela saiu e ligou para o marido, que logo acionou a polícia. Segundo os policiais, ao entrarem na residência, os bandidos desligaram a caixa de distribuição de energia a fim de desativar o alarme, cortaram a cerca elétrica e vasculharam todo o quarto. Em seguida, roubaram TV, perfumes e outros aparelhos eletrônicos dos moradores. No final da tarde, uma guarnição do Pelotão Especial encontrou a TV escondida em uma casa abandonada no Bairro Baraúnas. O televisor foi encaminhado para a delegacia para ser efetuada a ocorrência e, em seguida, foi devolvida aos proprietários. O dono da residência declarou ao Brumado Notícias que esta não é a primeira vez que bandidos entram na casa. A polícia continua atrás dos arrombadores.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Coelba vai ter que explicar os constantes apagões na Câmara de Brumado O gestor da Coelba, Jadir Batista, deverá comparecer na próxima sessão do legislativo para esclarecer as causas dos apagões. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

O gestor do escritório da Coelba de Brumado, Jadir Batista, terá que prestar esclarecimentos a população e aos vereadores pelos constantes apagões na cidade. A vereadora Liu Vasconcelos (PCdoB) conseguiu que seu requerimento fosse aprovado na sessão da última segunda-feira (20). O documento prevê a presença de um representante da Coelba na Câmara Municipal para esclarecer as causas dos apagões. As quedas de energia elétrica não vêm acontecendo somente na sede do município, mas também em diversas comunidades da Zona Rural. “Além de já sofrerem com a seca que assola todo o interior da cidade, os moradores das comunidades rurais, mas especificamente do Distrito de Ubiraçaba, toda semana soma prejuízos por conta dos apagões. Isso é um absurdo e a Coelba terá que ter uma explicação plausível para esclarecer a população”, disse a vereadora em entrevista ao Brumado Notícias.

Jovem de Conquista é a primeira com Síndrome de Down a concluir curso de nível superior na Bahia Amanda Amaral Lopes, de 24 anos, vai colar grau na próxima quinta-feira (23) e receberá o diploma do curso de Biologia. (Foto: Divulgação).

A jovem Amanda Amaral Lopes, de 24 anos, portadora da Síndrome de Down, é a primeira pessoa da Bahia com a deficiência a concluir um curso de nível superior. Com o apoio da família, a jovem venceu mais uma etapa e colará grau na próxima quinta-feira (23), em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Amanda, que será diplomada em Biologia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), já faz planos para o futuro. “O que quero é atuar na área de pesquisa científica, me especializar em genética”, disse. A jovem promete alçar voos mais altos. “Sonho em trabalhar com Zan Mustacchi”, revela, referindo-se a um dos médicos geneticistas mais reconhecidos no Brasil e que atende pacientes com Down há mais de 30 anos. No ano passado, o paulista João Vitor, de 26 anos, colou grau no curso de Licenciatura em Educação Física, em Curitiba, e em 2009 ele concluiu o bacharelado na mesma área.

Rio do Pires: Polícia prende vereador que furtou arma de PM Polícia compre mandado de prisão expedido pelo juiz João Lemos Rodrigues e prende o petista Osvaldo Borges do Nascimento. (Foto: Reprodução/TSE).

Cumprindo mandado de prisão expedido pelo Juiz João Lemos Rodrigues, da Comarca de Paramirim, policiais militares da 46ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), de Livramento de Nossa Senhora, detiveram na tarde desta quarta-feira (22) o vereador Osvaldo Borges do Nascimento (PT), o Noga, acusado de ter agredido e furtado uma pistola de um soldado da Polícia Militar no último sábado (18). Noga foi detido em Rio do Pires e encaminhado para a delegacia de Paramirim para prestar os devidos esclarecimentos. Como ainda não devolveu a pistola, o parlamentar poderá ficar detido por porte ilegal de arma de fogo e agressão a servidor público em execução de serviço. Os delitos praticados pelo vereador são afiançáveis.

Brumado: DTTU, PM e PRE realizam blitz e retiram reboques das ruas De acordo a polícia, os reboques devem ser regularizados e licenciados junto a 18ª Ciretran para poder circular nas vias públicas.(Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em uma operação conjunta entre o Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos de Brumado (DTTU), a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e a 2ª CIPRE, carros e motos reboques foram inspecionados em uma blitz realizada na manhã desta quarta-feira (22). Durante a operação, que foi realizada em frente ao Posto Central da Polícia Rodoviária Estadual, muitos veículos ficaram retidos no pátio da unidade, em sua maioria por irregularidades na documentação. O objetivo da blitz é a retirada dos reboques não licenciados da via e inibir a ação de meliantes que utilizam motocicletas para praticarem assaltos na cidade. Segundo disse a polícia ao Brumado Notícias, os reboques devem ser regularizados e licenciados junto a 18ª Ciretran para poder circular nas vias públicas. “Os veículos estão sem licenciamento e sem as placas e, por isso, estão sendo retidos e notificados para serem regularizados frente ao Departamento de Trânsito”, explicou o Aspirante PM Conte. Mesmo com as explicações, muitos comerciantes reclamaram que o DTTU não fez uma campanha educativa antecipada para que os mesmos providenciassem a regularização dos reboques, o que foi rebatido pelo coordenador Janssen Ricardo. “Há mais de sessenta dias que o Departamento vem orientando verbalmente nas vias todos os proprietários de reboque para que fossem a Ciretran regularizar seus veículos; o que não foi feito pelos proprietários dos reboques e é por isso que hoje estão sendo recolhidos. A partir de hoje, o DTTU não irá permitir que nenhum veículo com reboque transite sem estar licenciado”, esclareceu o coordenador. 

Brumado: Obras paradas na Praça João Romão Moradores cobram o retorno das obras que foram paralisadas após o término do pleito municipal em 2012. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os moradores da região da Praça João Romão, em Brumado, estão indignados com a paralisação das obras de reconstrução do local. “Só foi passar as eleições que as obras pararam e estão aí até hoje. Disseram que vão fazer um cala boca para o São João, mas até agora nem uma pá de terra foi arrastada”, disse Manoel Silva, morador da localidade. A reportagem do Brumado Notícias esteve no local e registrou as reclamações dos moradores que estão insatisfeitos com paralisação da obra. “Derrubaram a creche e deixaram o terrão aí pro vento ficar soprando para as nossas casas. Esperamos que essa não seja uma daquelas obras eleitoreiras que começam, ganham votos e depois viram as costas sem concluir o projeto”, cobrou a dona de casa Maria Souza. 

Pilates: Uma revolução em seu corpo na Clínica Maná

Com a certeza de que os músculos devem ser fortes e flexíveis para se manterem bonitos e saudáveis, o Pilates fortalece os músculos fracos, alonga os músculos que estão encurtados e aumenta a mobilidade das articulações. Movimentos fluentes são feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse. O alinhamento postural é importante em cada exercício, ajudando na melhora da postura global do indivíduo. Assim, a força, a tonificação e o alongamento são trabalhados de dentro para fora do corpo, tornando-o forte, bonito, saudável, harmonioso e elegante. É uma modalidade terapêutica que além de cuidar e prevenir doenças tem o poder de melhorar a estética corporal, definindo o abdômen, pernas e braços. Os efeitos do Pilates começam a ser notados desde os primeiros dias e estes se tornam maiores à medida que o paciente vai praticando. Pilates tem exercícios na medida certa para cada pessoa independente de ser homem, mulher, adulto, jovem, criança ou idoso. Agende hoje mesmo sua avaliação e comece a sentir os benefícios em seu corpo e em sua mente.

Brumado: Bueiros danificados são um risco para população A nossa reportagem percorreu várias ruas da cidade e flagrou vários bueiros danificados. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Após várias pessoas terem se acidentado em um bueiro quebrado na Rua São Cristóvão, no Bairro Dr. Juracy, em Brumado, o local foi aterrado. Segundo moradores da localidade, por diversas vezes a prefeitura foi notificada sobre o problema, mas não se posicionou. Depois de uma mulher grávida ter ferido a perna entre as vigas de ferro, o proprietário de um estabelecimento local resolveu fazer uma nova tubulação e aterrar o bueiro por conta própria. Na manhã desta quarta-feira (22), a reportagem do Brumado Notícias percorreu várias ruas da cidade e flagrou vários bueiros danificados,  um deles ao lado da Clínica de Hemodiálise na Avenida João Paulo I; outro próximo à rótula de entroncamento entre as Avenidas João Paulo e Centenário e, mais adiante, na Praça João Romão, no Bairro Dr. Juracy, a laje do canal de esgoto cedeu. 

Brumado: Bueiros danificados são um risco para população População cobra mais atenção do setor de infraestrutura da prefeitura municipal. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Além disso, acerca de cem metros do local, mais dois buracos foram encontrados na mesma rede. Os moradores estão apreensivos temendo serem contaminados por bichos que saem constantemente do esgoto a céu aberto. “O despejo do esgoto já fica bem ali no rio, próximo de nossas casas, e agora pela milésima vez essas lajes cedem. Ratos e baratas saem de lá e vêm para as nossas casas contaminar as nossas famílias. Até parece que a prefeitura está usando suspiro pra consertar essa rede, pois os buracos aparecem sempre nos mesmos lugares”, reclamou a dona de casa Rita de Cássia. A nossa reportagem tentou contato com o setor de Infraestrutura para falar sobre o assunto, mas até o fechamento dessa matéria não obtivemos êxito.

Brumado: Abracadabra no Bairro Olhos D´água neste sábado O evento terá início a partir das 14h na Praça Donatila Meira Lobo.

Dando continuidade ao projeto “Abracadabra nos Bairros”, a partir das 14h do próximo sábado (25), na Praça Donatila Meira Lobo, o evento será iniciado no Bairro Olhos D’água, em Brumado. O dia cultural mobilizará mais de quarenta artistas da cidade e agitará os amantes da arte e da cultura com exposições de Artes Plásticas, Artesanatos, Literatura, shows musicais, apresentações de Dança, Capoeira, Teatro, poesia, entre outras atrações culturais. O Grupo Internacional de Capoeira Topázio, a Cia de Teatro Abracadabra, o Mercado de Artes, os artistas plásticos Robson Trindade e Enilson Meira, escritores, ambientalistas e Zara Risério também farão parte do evento. Além das exposições e apresentações, os artistas do bairro também atuarão no evento e os moradores poderão participar de oficinas gratuitas. O Movimento pela Despoluição e Conservação do Rio do Antônio (Modera) fará uma das oficinas que tem feito muito sucesso nos bairros por onde o projeto já passou. A entrada é franca e todo mundo está convidado a participar. O projeto conta com o apoio da Associação das Indústrias de Brumado (AIBRUM).

Malhada de Pedras: Aluno é finalista em Olimpíada do Ministério da Educação Samuel Brito Fernandes comemorou o resultado com a professora Célia Farias Aguiar Rocha. (Foto: Divulgação).

O Colégio Estadual de Malhada de Pedras (CEMP) recebeu do Ministério da Educação uma placa em homenagem ao aluno Samuel Brito Fernandes e a professora Célia Farias Aguiar Rocha. Ambos foram finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Samuel foi finalista na categoria “Artigo de Opinião” com o texto “Vida ou morte de um rio: o futuro em nossas mãos”, sob a orientação da professora Célia Farias. O texto foi publicado em uma coletânea do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). Esta já é a segunda vez consecutiva que o Colégio Estadual de Malhada de Pedras destaca-se nacionalmente em uma Olimpíada. Em 2010, a professora Célia Farias teve uma estudante semifinalista e em 2012 um finalista. Para a educadora, “essa conquista é motivo para se orgulhar e continuar acreditando que é possível superar desafios e avançar sempre”.

Malhada de Pedras: Aluno é finalista em Olimpíada do Ministério da Educação Colégio Estadual de Malhada de Pedras também recebeu uma placa em homenagem ao aluno e a professora. (Foto: Divulgação).
Brumado: CDL e Prefeitura fecham parceria para a decoração junina da cidade O presidente da CDL Manoel Messias acertou os últimos detalhes com o secretário de administração Miguel Lima Dias. (Foto: Divulgação).

Em uma reunião ocorrida no gabinete do prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL), foi firmada uma parceria entre a Câmara de Dirigentes Lojistas e a prefeitura de Brumado para ornamentação junina do comércio da cidade. A parceria, que foi fechada logo no início do ano, visa contemplar os comerciantes e os consumidores. Na última semana, o presidente da entidade, Manoel Messias, esteve com o secretário municipal de Administração, Miguel Lima Dias, acertando os últimos detalhes da parceira. Serão ornamentadas por Kezinha Produções, as principais ruas, avenidas e praças do centro comercial de Brumado, cujo tema será os festejos juninos. A ornamentação já foi iniciada e em breve os brumadenses poderão apreciar a decoração junina totalmente finalizada.

Brumado: Presidente da Câmara cobra sinalização nas rótulas do anel viário da BR-030 Alessandro Lôbo (PSL) cobrou dos órgãos responsáveis que o trecho seja melhor iluminado e sinalizado. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Mencionando os constantes acidentes ocorridos nos últimos dias nos trevos do anel viário que interligam as rodovias BR-030 e BA-262 em Brumado, o presidente da Câmara de Vereadores, Alessandro Lôbo (PSL), cobrou dos órgãos responsáveis que o trecho seja melhor iluminado e sinalizado. “O local precisar ser melhor sinalizado, pois durante a noite o condutor não percebe que há uma rótula próximo a Vila Catiboaba, pois não há placas indicativas e os acidentes no local são quase diários. Por isso, esperamos uma atitude urgente”, afirmou o parlamentar. Em sua fala, Lôbo elogiou a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) por estar promovendo a retirada dos animais da rodovia, o que, segundo ele, diminuiu as ocorrências de acidentes nas entradas do município.

Brumado: Modera organiza o Dia Mundial do Meio Ambiente A mobilização acontecerá no próximo dia 05 de junho. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, com empresas privadas e órgãos públicos, a entidade ambientalista Modera está organizando a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, que acontecerá em Brumado a partir do dia 05 de junho. Estão sendo preparadas oficinas, distribuição de mudas de plantas nativas e urbanas e arborização em alguns pontos estratégicos da cidade. “O meio ambiente está esquecido em nossa cidade e precisamos que a população esteja presente conosco nessa luta de conscientização e preservação do nosso lar natural”, destacou Aurino Ferreira, presidente do Modera.

Brumado: Reivindicações dos agentes de endemias causam divergências entre vereadores O fato é que os agentes continuam paralisados buscando melhores salários e condições de trabalho. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

Os agentes de endemias de Brumado continuam paralisados, mas ainda não decretaram greve. Na manhã da última segunda-feira (20), os agentes voltaram a se reunir com o secretário de Saúde Cláudio Feres e com o vereador Agno Meira (PCdoB), que levou a discussão mais uma vez para sessão da Câmara. Durante sua fala, o parlamentou cobrou que Secretaria de Saúde e a Administração Municipal atendam as reivindicações da categoria. O vereador criticou os órgãos por não cumprirem os acordos firmados com os agentes. “Ficaram definidas algumas ações por parte da Secretaria, que até então não foram colocadas em prática. A situação no setor de endemias continua a mesma. O secretário continua pedindo tempo, mais trinta dias, que não acabam nunca”, disparou Agno. Meira disse ainda que o prefeito não está dando atenção ao caso e que tem se furtado de se reunir com os profissionais. “O que me causa estranheza é que já foram encaminhados ofícios para uma nova audiência com o prefeito, e o mesmo não está recebendo os agentes de endemias”, relatou o parlamentar, que em seguida foi rebatido pelo líder do prefeito na Câmara, José Carlos dos Reis (PDT). Este sugeriu que o colega se precipitou em participar da audiência desta segunda-feira, vez que a Câmara já havia designado alguns parlamentares para acompanhar o caso entre os agentes e a Sesau. “Tivemos uma reunião em nome da Câmara de Vereadores e a Comissão dos Agentes com o secretário, durante a qual foram estabelecidas datas com cronogramas para o atendimento, e as datas ainda não venceram. Não entendo a participação do nobre vereador na audiência de hoje como ação isolada, uma vez que a Câmara delegou vereadores para acompanhar o caso. Se vossa excelência tivesse nos procurado estaria sabendo que as questões jurídicas estão agendadas para serem tratadas nessa terça-feira (21)”, refutou Reis. O vereador concluiu sua fala alegando que a reivindicação salarial precisa de uma representação e que os agentes não podem ser tratados isoladamente, mas sim com a representação do sindicato.

Arquivo