Achei Sudoeste

BUSCA PELO ARQUIVO "05/2014"

31 Mai 2014 - 15:00h

Em Brumado, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em parceria com a prefeitura municipal, antecipou a ornamentação das principais ruas do comércio brumadense para que a cidade possa vivenciar o clima de São João e Copa do Mundo. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o presidente da entidade, Manoel Messias, ressaltou a importância de os comerciantes também enfeitarem as lojas com a temática, a fim de que todos sejam cercados pelo clima junino e pela expectativa quanto à realização da Copa do Mundo, principalmente, levando-se em consideração que o Brasil é o país sede do mundial neste ano. “Cada um precisa fazer a sua parte, contribuir um pouquinho para que as pessoas sintam-se presenteadas pelo comércio como um todo ao verem as ornamentações em pleno vapor”, resumiu Messias.

31 Mai 2014 - 14:30h

A Praça da Matriz em Lagoa Real está repleta de enfeites que têm chamado a atenção de visitantes de toda a região, que prestigiam a Vaquejada e Missa do Vaqueiro. Neste domingo (01), a comitiva dos vaqueiros passará pelo local carregando os símbolos do evento em direção ao Parque do Vaqueiro. Em razão da realização da Copa do Mundo, a cidade foi toda ornamentada com o tema, principalmente a praça onde o evento está sendo promovido. As bandeirolas suspensas formam um mosaico do principal símbolo da nação, o que cria uma atmosfera de otimismo com relação ao desempenho da seleção no Mundial. “Estamos encaminhado a nossa motivação aos atletas da seleção para que tenham a mesma raça e vibração dos nossos vaqueiros. Queremos que eles nos tragam o hexa. Vamos no peito e na raça, Brasil”, vibrou o prefeito Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, em entrevista ao site Brumado Notícias.

31 Mai 2014 - 14:00h

A médica Fabíola Mansur, vereadora da cidade de Salvador e coordenadora da equipe do Saúde em Movimento, elogiou bastante a estrutura montada no ginásio poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, em Brumado, para atender o programa. Milhares de pacientes já foram passaram pelo local desde a última quarta-feira (28). Em entrevista ao site Brumado Notícias, Mansur declarou que a estrutura está entre as melhores já oferecidas em todo o estado. Além das unidades móveis do programa, o ginásio recebeu dezenas de banheiros químicos, bebedouros e tendas com cadeiras. E ainda conta com todo o apoio externo de organização de trânsito da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos, o que tem garantido o bom fluxo e segurança no entorno do local. O programa Saúde em Movimento continua em Brumado até o dia 06 de junho.

31 Mai 2014 - 13:30h

O juiz Fabio Roque, da 17ª Vara da Justiça Federal na Bahia, determinou a revogação da prisão preventiva de Marco Prisco, líder da última greve dos policiais militares, ocorrida em abril deste ano. Apesar da decisão, Prisco continua sendo réu e aguarda julgamento do pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com a Justiça Federal, que mandou prendê-lo logo após a greve, Prisco vai ter que pagar 30 salários mínimos, vai ser monitorado com tornozeleira eletrônica, e não pode ter contato com diretores das associações, inclusive da Aspra, entidade que preside. O vereador também deve se apresentar à Justiça e ser detido aos fins de semana.

31 Mai 2014 - 13:00h

O primeiro dia da 24ª Vaquejada e Missa do Vaqueiro do município de Lagoa Real atraiu milhares de pessoas ao Parque do Vaqueiro. O local foi reformado e ampliado no intuito de oferecer mais conforto e mobilidade aos visitantes. Além do palco do vaqueiro, neste ano, a praça de eventos também contou com um mega palco para as principais atrações da festa. Na noite da última sexta-feira (30), Mazinho dos Teclados, Rasga Tanga e Max e Léo animaram o público presente. Este também pode visitar vários stands montados no local e experimentar as diversas iguarias vendidas na praça de alimentação, a exemplo da cachaça artesanal, produzida em um moinho. Neste sábado (31), Estakazero, Ademário Coelho e Arreio de Ouro vão promover o arrasta pé dos amantes da vaquejada.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

31 Mai 2014 - 12:00h

No Brasil, contrariando as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice de cesarianas é de 52%, chegando a 88% na rede privada. A OMS recomenda que no máximo 15% dos partos sejam desse tipo. Os dados fazem parte da pesquisa Nascer no Brasil: Inquérito Nacional sobre Parto e Nascimento, realizada pela Fundação Oswaldo Cruz e o Ministério da Saúde. A pesquisa acompanhou o pré-natal e o parto de 23.894 mulheres em maternidades públicas, privadas e mistas em 191 municípios em todos os estados. A coleta de dados ocorreu de fevereiro de 2011 a outubro de 2012. Para a coordenadora da pesquisa, Maria do Carmo Leal, os resultados são alarmantes, já que a intervenção cirúrgica expõe a mãe e o bebê a riscos desnecessários. No Brasil, 28% das mulheres começam o pré-natal querendo a cesárea, enquanto a média mundial é de 10%. Segundo Maria do Carmo, nos países desenvolvidos, os índices começaram a diminuir por causa das evidências científicas de riscos para a mulher e para o bebê. Para ela, governo e sociedade precisam se mobilizar para reverter o quadro.

31 Mai 2014 - 11:30h

A prefeitura e a Superintendência de Trânsito e Transportes Urbanos (STTU) de Brumado liberaram uma rua na entrada do Bairro São José para que as autoescolas pudessem realizar os treinamentos de baliza no local. Na mesma rua, a 18ª Ciretran também realiza os testes de baliza para retirada da carteira de habilitação. Um internauta encaminhou à redação do site Brumado Notícias imagens de uma rua no Bairro Santa Tereza, ao lado da antiga Escola Pequeno Príncipe, onde uma autoescola vem realizando treinamento prático utilizando pedras de calçamento. Para o internauta, a situação oferece risco aos alunos e aos pedestres que passam pela via. “O treinamento de baliza de moto está sendo feito com paralelepípedo, onde deveria ser usado cone, pois o cone não põe em risco o aluno”, disse o denunciante. O internauta afirmou ainda que, ao término das aulas, o instrutor não retira as pedras do meio da rua. “Como cidadão brumadense faço esta reclamação cobrando atenção das autoridades competentes, pois percebo que a autoescola está agindo de modo irregular”, reclamou o denunciante.

31 Mai 2014 - 11:00h

A inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-BA) de Brumado mudou de endereço. O órgão passará a funcionar a partir de segunda-feira (02), na Rua Frederico Costa, 61, Centro. O horário de funcionamento é das 08h às 12h e das 13h às 16h. Para outras informações, ligue (77) 3441-3326.

31 Mai 2014 - 10:30h

Na última segunda-feira (25), tiveram início as obras de recuperação do trecho da BA-617, que liga o município de Caculé a Condeúba. As obras serão realizadas pelo Derba - Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia, em parceria com as prefeituras de Caculé, Condeúba e Jacaraci. O acordo de cooperação foi firmado entre os três municípios no dia 09 de maio. De acordo com o Informe Cidade, o trecho de 60 km passará por uma recuperação que prevê o cascalhamento da via e limpeza das margens. Os municípios envolvidos auxiliarão o Derba com o fornecimento de maquinário, como caçamba e caminhões-pipa.

31 Mai 2014 - 10:00h

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado, Manoel Messias, foi entrevistado pela TV Sudoeste. No vídeo, que foi exibido na última sexta-feira (30), Messias falou sobre o aquecimento do comércio neste momento de expectativa para o início da Copa do Mundo, e em função da aproximação do período junino. O presidente ressaltou a importância do São João para todo o nordeste brasileiro. Ele destacou ainda a importância da atuação da entidade, lembrando que, em parceria com a prefeitura, a CDL antecipou a ornamentação característica das comemorações acima citadas, que visa contribuir com a entrada de sucesso da capital do minério neste clima festivo.

31 Mai 2014 - 09:30h

Na noite da última sexta-feira (30) aconteceu o encerramento da 1ª Jornada Jurídica do Sertão Baiano, que foi iniciada na última quarta-feira (28). O evento tem mobilizado alunos e professores da Uneb e conta ainda com a presença e colaboração de várias autoridades da área jurídica regional e nacional. Na última quinta-feira (29), a ex-ministra e pré-candidata ao senado federal, Eliana Calmon, palestrou ao lado da renomada professora Thaís Bandeira. Calmon prendeu a atenção da plateia ao falar sobre a ética e a moral no que tange ao meio político. Ao final, a mesa de palestrantes, que contou ainda com o professor e coordenador do curso de direito da Uneb, Luciano Tourinho, foi aplaudida de pé e recebeu os cumprimentos do público presente. 

Antes de sua passagem pela Uneb, a ministra cumpriu compromisso político com o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos, que lhe apresentou um gráfico do período do seu mandato. Os números causaram boa impressão na ex-ministra, principalmente no que se refere à educação. Já na manhã desta sexta-feira (30), Eliana compareceu ao ginásio poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, onde está montada a estrutura do programa Saúde em Movimento, projeto do governo estadual. Mesmo no momento de pré-campanha que se coloca como oposição ao atual governo, Calmon fez vários elogios à estrutura do programa e demonstrou admiração ao atendimento que está sendo oferecido no município. 

A pré-candidata ainda posou para foto ao lado dos secretários estadual e municipal de saúde, Washington Couto e Cláudio Feres, e do prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD). Além do Saúde em Movimento, Calmon teceu um comentário pessoal ao gestor elogiando o índice de crescimento na educação local.

31 Mai 2014 - 08:50h

Entre 85% e 89% dos brasileiros fumantes dizem ter se arrependido de ter consumido o primeiro cigarro. Os dados fazem parte da Pesquisa Internacional de Tabagismo, que foi apresentado na sexta-feira (30), em razão do Dia Mundial sem Tabaco. De acordo com a pesquisa, 54% dos brasileiros relatam um alto grau de dependência à nicotina. Os dados mostram que mais de dois terços dos brasileiros fumantes têm uma opinião negativa em relação ao tabagismo e que 80% deles já tentou parar de fumar. Ainda de acordo com a pesquisa, a maioria dos fumantes brasileiros não quer fumar, mas está presa pela dependência e apoia o fortalecimento de ações de combate ao tabagismo. O estudo foi coordenado pela Universidade de Waterloo, no Canadá, e desenvolvido em 20 países. No Brasil, foram ouvidas 1.830 pessoas de três capitais: São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

31 Mai 2014 - 08:20h

A polícia do município de Ibicoara, na Chapada Diamantina, apreendeu quantidade não divulgada de maconha no distrito de Cascavel. Na oportunidade, foi conduzido e autuado em flagrante delito pelo delegado Alex Wendel o indivíduo Estenio Foninelle de Souza. O homem está detido acusado de traficar a droga.

31 Mai 2014 - 07:45h

Na última sexta-feira (30), um grave acidente vitimou o brumadense Alex Dias Pereira, que dirigia uma carreta. O motorista morreu após o veículo tombar na BR-116, em uma curva localizada nas proximidades do trevo de acesso ao distrito de Itamuri. O veículo estava carregado com sementes de algodão e seguia sentido a Muriaé, em Minas Gerais. De acordo com a Rádio Miriaé, quando o Samu 192 chegou ao local, Alex já estava morto. A carreta se arrastou pelo acostamento e a cabine colidiu contra a proteção de ferro existente em toda a extensão da curva. O veículo ficou bastante destruído. O corpo do jovem foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Muriaé. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) sinalizou o trecho e controlou o trânsito.

31 Mai 2014 - 07:00h

Um Polo Sedan Comfortiline 1.6 Flex, ano 2010/2011, está sendo vendido em Brumado. O veículo possui air bag, alarme, ar-condicionado digital, banco do motorista com ajuste de altura, CD e MP3 Player, computador de bordo, desembaçador traseiro, direção hidráulica, freio ABS, retrovisores elétricos, rodas de liga leve, travas elétricas, vidros elétricos, e volante com regulagem de altura. Os interessados devem entrar em contato com o proprietário Zelúcio Lima através do número (77) 9988-0219.

30 Mai 2014 - 18:00h

Após meses esburacada, a Rua Tenente Amarílio da Silva Leite, no Bairro das Flores, em Brumado ganhou asfalto novo nesta sexta-feira (30). As obras de recapeamento da via foram iniciadas pela manhã e concluídas no período da tarde. A rapidez na restauração agradou aos moradores e comerciantes da localidade. A rua é uma espécie de eixo que interliga bairros periféricos ao centro comercial e, por isso, no local há grande fluxo de veículos todos os dias. “Demorou, reclamamos, mas a resposta foi melhor do que pensamos, pois esperamos apenas o serviço de tapa buracos, mas ganhamos uma rua novinha. Tomara que as demais ruas de nossa cidade venham a receber a mesma atenção”, comentou ao site Brumado Notícias a dona de casa Laudelina Nunes.

30 Mai 2014 - 17:00h

O secretário de saúde do estado, Washington Couto, esteve na cidade de Brumado acompanhando o andamento do Programa Saúde em Movimento. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Couto falou sobre o evento. Nessa etapa do programa, segundo o secretário, a marca de mais de 140 mil cirurgias de catarata foi superada. Além disso, mais de 400 mil consultas também já foram realizadas. Couto destacou a mobilidade do programa, os profissionais qualificados e os recursos tecnológicos de ponta que estão sendo utilizados durante a iniciativa em prol da saúde da população. 

Em Brumado, o secretário informou que a meta é a realização de 2500 cirurgias e 1000 atendimentos diários. “Os números são grandiosos, mas o que importa são as pessoas. Uma senhora que passou a enxergar, um senhor que passou a andar sozinho na rua...”, disse Couto. O secretário ressaltou que o programa tem sido referência para outros estados, os quais devem implantar o mesmo modelo em suas localidades. Sobre a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que está sendo construída no Hospital Professor Magalhães Neto e a possibilidade de uma parceria estadual para sua manutenção, o secretário sinalizou positivamente, mas lembrou que o país passa por uma crise de financiamento no setor. “O governo do estado vai estar sim investindo na UTI”, garantiu ele.

30 Mai 2014 - 16:30h

Os sistemas de atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estarão indisponíveis em todas as unidades de hoje (30) a domingo (1º). A indisponibilidade se deve à modernização do centro de processamento da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev). Os serviços serão restabelecidos na segunda-feira (02). Segundo nota do INSS, a interrupção afetará ainda os serviços previdenciários disponíveis no portal da Previdência Social e na Central de Teleatendimento 135 - serviços como o agendamento do atendimento, extrato de pagamentos, inscrição na Previdência Social, emissão da Guia da Previdência Social, entre outros, estarão indisponíveis.

30 Mai 2014 - 16:00h

Este é o último final de semana do festival de Taxa 0% Volkswagen. Portanto, esta é a última oportunidade para você adquirir o seu veículo Volkswagen com condições imperdíveis e antes do aumento do IPI. Neste fim de semana, toda a linha Gol e Fox, da Volkswagen, estará com taxa 0% em até 36 meses na concessionária Brumauto. Além de não pagar taxa, também há descontos especiais para produtor rural e empresas. Mas é somente neste final de semana! Não perca esta chance de adquirir o seu automóvel com condições imperdíveis. Veículos da linha Volkswagen com taxa 0%. E você ainda pode realizar um Best Drive. A concessionária Brumauto fica localizada na Avenida Centenário, 893. Para mais informações, ligue (77) 3441-5000.

30 Mai 2014 - 15:40h

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) falou sobre o Centro de Detenção Provisório (CDP). Segundo o gestor, o presídio é uma necessidade antiga do município. Ele destacou que o projeto que versa sobre o terreno do CDP deve ser encaminhado à Câmara de Vereadores ainda hoje (30). O prefeito espera que os parlamentares aprovem o documento dada a sua importância. Se aprovado, o CDP será construído na entrada da empresa Xilolite, próximo à Lagoa Funda. Segundo Aguiberto, o local foi inspecionado e já foi aprovado, pois corresponde as condições exigidas: fácil acesso, água potável e energia elétrica. O projeto deve ser votado na Casa Legislativa na próxima segunda-feira (02).