Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2015
fechar

Vitória da Conquista tem melhor posição na Bahia em ranking de saneamento Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com Ranking do Saneamento nas 100 Maiores Cidades, Vitória da Conquista é a cidade baiana melhor colocada em saneamento básico. A cidade do sudoeste figura na 14ª posição no ranking. Conquista fica na frente de várias capitais brasileiras, como Belo Horizonte (19ª), Goiânia (28ª), Campo Grande (32ª), São Paulo (34ª) e Brasília (36ª). As outras cidades baianas na lista são Salvador, que ocupa a 37ª posição, e Feira de Santana, que está na 61ª. A pesquisa feita pelo Instituto Trata Brasil, em parceria com a consultoria GO Associados, teve como base os números do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS ano 2013). O estudo averigua o acesso da população aos serviços de água tratada, coleta e tratamento de esgotos nos 100 maiores municípios brasileiros, onde vivem 40% da população.

Funcionários da extinta EBDA são demitidos em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os nove funcionários da extinta Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) em Brumado receberam o aviso de demissão por parte do governo do estado. Esperava-se que as demissões fossem acontecer no dia 04 de maio, após o dia do trabalhador, no entanto, o governador Rui Costa (PT) antecipou a demissão em massa de mais de 400 funcionários do extinto órgão em todo o estado. No município, os demitidos foram informados que deverão ir à cidade de Caetité para assinarem a documentação de dispensa. 

Funcionários da extinta EBDA são demitidos em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o grupo de trabalhadores se reuniu na manhã desta quinta-feira (30), na casa onde antes funcionava o órgão, para debater possíveis providências buscando embasamento com a justiça do trabalho e com o sindicato da categoria. Sem a EBDA, as comunidades rurais e os pequenos produtores ficam desassistidos de um órgão que sirva como ponte de acesso ao governo para viabilizar os programas de linha de créditos e investimentos na lavoura e agropecuária. O governo ainda não informou qual será a destinação dos veículos e da mobília que eram utilizados na repartição local.

Paramirim: Manifestação contra adutora do Zabumbão é realizada Foto: Samuel Rodrigues/O Eco

Moradores da cidade de Paramirim e de municípios circunvizinhos saíram às ruas em protesto contra a construção de uma adutora que levaria água para abastecer mais cinco cidades do Vale. A iniciativa do governo do estado gerou o protesto, que também reuniu representantes de sindicatos, associações, entidades civis e autoridades. De acordo com o Eco, com apitaço, faixas, cartazes e gritos pela união de forças, os manifestantes buscaram sensibilizar representantes das Bacias do Rio Paramirim e Santo Onofre, bem como, representantes da Codevasf, Ministério Público e secretários do governo, que participavam de uma audiência no Centro de Cultura Nabor Caíres de Brito. 

Paramirim: Manifestação contra adutora do Zabumbão é realizada Foto: Samuel Rodrigues/O Eco

Os manifestantes reivindicaram o cancelamento da licitação da adutora, porém, seguindo os trâmites legais, o Comitê de Bacias decidiu sugerir a suspensão imediata da licitação e consequentemente do início das obras, pelo período de 30 dias, até que se chegue a um consenso. Os representantes do Governador acataram a proposta e prometeram o prazo para rever as condições, bem como alternativas como a construção das barragens no Rio da Caixa e Rio dos Remédios, que seriam interligados ao sistema do Zabumbão. Os manifestantes acreditam que a barragem não suportaria abastecer mais 150 mil pessoas. A manifestação ocorreu de forma pacífica.

'Obrigado por terem se esquecido de mim', diz Russo sobre 50 anos da Globo Foto: Divulgação

Fora da Rede Globo há mais de um ano, após 45 anos de serviços prestados, o ex-assistente de palco Russo desabafou na última quarta-feira (29) através de sua conta pessoal no Facebook. Em um vídeo, ele lamentou não ter sido convidado para a festa de 50 anos da Globo, que aconteceu nas últimas quarta (22) e quinta-feira (23), no Rio de Janeiro. O vídeo começa com a vinheta de Plantão da Globo e, logo depois, ele exibe folhas escritas: "Parabéns Globo pelos seus 50 anos"; "lembrando que 45 anos me dedique a vocês, e vivo estou"; "obrigado por mais uma vez terem se esquecido de mim". Por fim, ele assina destacando seus trabalhos na emissora: assistente de Chacrinha, "Os Trapalhões", Xuxa, Luciano Huck, Angélica, entre outros.

Brumado: Novo Jetta chega a Brumauto Foto: Lay Amoirm/Brumado Notícias

A concessionária Brumauto apresenta aos seus clientes o Novo Jetta Comfortline. Equipada com motor 2.0 Flex e câmbio automático, a versão acrescenta ‘borboletas’ para troca de marcha atrás do volante, que é revestido em couro e traz comandos do sistema de som, piloto automático, retrovisores com setas, novo revestimento dos bancos e rodas. Faça uma visita a concessionária. Brumauto, realizando sonhos. Para mais informações, ligue (77) 3441-5000.

Brumado: Novo Jetta chega a Brumauto Foto: Lay Amoirm/Brumado Notícias
Arquivo