Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
05/2016
Prefeitura de Brumado inicia preparativos para aniversário da cidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Através da secretaria municipal de infraestrutura, a prefeitura de Brumado deu início no último final de semana aos preparativos para as celebrações do aniversário de 139 anos de emancipação política do município. Uma grande equipe está espalhada pelos bairros mais centralizados da cidade realizando capina, limpeza e pintura de meios fios em diversas vias públicas. A prefeitura ainda não divulgou a programação de inaugurações e atrações para festa de comemoração, mas já se espera um grande evento na Praça Coronel Zeca Leite e a inauguração de algumas obras em andamento. O aniversário de Brumado é celebrado no dia 11 de junho.

Compre ar-condicionado na Suprema Refrigerações e se proteja contra as causas de doenças graves

Além de tornar o ambiente mais agradável, o ar-condicionado ajudar a manter a sua saúde em dia. O Samsung Vírus Doctor elimina os vírus nocivos que são a causa de graves doenças transportadas pelo ar, como gripe A, sub-tipo H1N1. Muitas organizações de investigação acadêmica comprovaram a eficiência superior até 99,9%. Com um aparelho de ar-condicionado em casa, você vai se sentir seguro relativamente aos minúsculos e invisíveis inimigos no ar. Na Suprema Refrigerações, você encontra ar-condicionado Split 9000 BTU/S Frio 220V Samsung Max Plus por apenas R$ 1.127,60 à vista ou por R$ 1.187,00 em 10 vezes sem juros. A Suprema Refrigerações fica localizada na Rua Teodoro Sampaio, 222, Centro. O telefone é (77) 3441-1786.

Polícia prende ladrão de fazendas da zona rural de Brumado Foto: Divulgação/PC

Em cumprimento a um mandado de prisão preventiva, policiais Civis da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior e policiais militares da Cipe-Sudoeste conseguiram prender na manhã desta segunda-feira (23), no Bairro São Félix, em Brumado, um indivíduo identificado como João Batista de Medeiros Neto, de 20 anos, autor de vários roubos na zona rural de Brumado. 

Polícia prende ladrão de fazendas da zona rural de Brumado Foto: Divulgação/PC

Segundo informou os investigadores ao site Brumado Notícias, o acusado não tem outras passagens pela polícia, mas admitiu sua participação nos delitos. Além deste, foi cumprido mandado de busca e apreensão na residência de um elemento conhecido como Jacaré, onde foi apreendida uma arma de fogo, uma balança de precisão, seis pinos plásticos e um pó branco, provavelmente cocaína.

Taisan Auto lança novo site para praticidade dos consumidores

O novo site da Taisan Auto já está no ar. Moderno, dinâmico e funcional, no www.taisanauto.com.br você terá acesso a todas as informações sobre os veículos disponíveis na loja. O endereço possui layout que permite fácil navegação e é mais uma ferramenta que trará agilidade e praticidade para os usuários e interessados em adquirir um veículo. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

Big Lanches e Ajax saem na frente nas semifinais do campeonato brumadense de futsal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As equipes do Big Lanches e Ajax, que fizeram as melhores campanhas na fase de classificação do Campeonato Brumadense de Futsal, mantiveram o favoritismo e venceram seus adversários na primeira rodada das semifinais da competição. A partida do Big Lanches foi mais acirrada, mas o time conseguiu se impor em quadra e bateu o Pequeno Craque por 5x3. Já o Ajax passou fácil pelo Cavalhada e aplicou 4x0 no primeiro tempo da partida. Na segunda etapa, o time apenas administrou o resultado e fez mais um para arrematar o placar de 5x0. Esta semana as equipes voltam à quadra, no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, para confirmar os duelos das finais.

Homem é preso e nove menores são apreendidos em festa com drogas em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PM

Um homem de 30 anos foi preso por organizar uma festa com álcool e drogas na presença de menores, no sábado (21), em Vitória da Conquista, município da região sudoeste da Bahia. Segundo informações da Polícia Militar, nove adolescentes, com idades entre 14 e 17 anos, estavam na festa e foram levados até a delegacia da cidade. Ainda de acordo com a PM, a prisão aconteceu depois que o pai de um dos adolescentes que estava na festa ligou para fazer a denúncia de que drogas estariam sendo consumidas no local. De acordo com o G1, após abordagem, os policiais encontraram maconha e 17 litros de bebida alcóolica. Os adolescentes foram ouvidos na delegacia e depois liberados em companhia dos responsáveis. Na manhã desta segunda-feira (23), o organizador da festa segue preso e poderá responder pelos crimes de tráfico ilícito de drogas e servir bebida alcoólica a menores de idade.

Umburanas sapeca o Santos e vai decidir o brumadense de futebol contra o Real Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O time do Umburanas sapecou uma bela goleada de 8x0 sobre a equipe do Santos, em jogo válido pela semifinal do Campeonato Brumadense de Futebol, na tarde do último domingo (22). No Estádio Gilberto Cardoso, o time carimbou sua passagem para a grande final da competição. O Umburanas descobriu a fórmula para desarmar o Santos, pois na primeira rodada do campeonato o confronto terminou em 7x0. No histórico da partida de ontem (22), o primeiro tempo foi bastante pegado no meio campo, com poucas chances de gol, porém, já na metade da primeira etapa, com o apoio do montinho artilheiro, o atacante Danilo cobrou falta e venceu o experiente goleiro Debilora, abrindo a cancela para a chuva de gols. No segundo tempo, o show foi de Badú, que fez quatro gols e assumiu a vice artilharia da competição. O atacante Zé Márcio, que assumiu de vez a artilharia do campeonato, fez 2. João Paulo fechou a conta fazendo mais 1. Na final, que acontece no próximo domingo (29), o Umburanas enfrentará o Real São Félix, atual campeão brumadense, que quer o bicampeonato. Já na decisão do sub-20, o Vila Presidente Vargas assegurou a vaga na final contra o Feirense ao bater o São José pelo placar de 2x0. Por decisão da Liga Brumadense de Futebol, atendendo aos apelos dos clubes e prevendo uma possível decisão nos pênaltis, a final do campeonato brumadense de futebol sub-20 acontecerá às 15h do próximo sábado (28).

Prometida há 20 anos, prefeitura de Tanhaçu realiza passagem no Riacho do Bernardo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A prefeitura de Tanhaçu iniciou na última semana mais uma importante obra na zona rural da cidade. De acordo com o prefeito municipal, João Francisco Santos (PT), a passagem molhada no Riacho do Bernardo sai do papel após uma programação orçamentária de seu governo. Ainda de acordo com o gestor, no período de chuvas, os moradores da localidade ficavam isolados por conta da falta de infraestrutura no local. A obra foi prometida desde 1996, há 20 anos, e no atual governo os moradores terão mais uma reivindicação atendida. “Continuaremos trabalhando em defesa de nossos munícipes. A nossa administração continuará pautada na melhoria da qualidade de vida de nossa gente. Até o dia 31 de dezembro iremos desenvolver o nosso papel como gestor e deixar a nossa marca em prol dos tanhaçueenses”, disse o prefeito João Francisco. A obra está sendo executada com recursos próprios.

Guanambi: Manifestantes recebem deputado Lúcio Vieira Lima sob gritos de inimigo da democracia Foto: José Carlos Costa

No último domingo (22), um grupo de jovens do Levante Popular da Juventude de Guanambi, no sudoeste baiano, recebeu o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) no aeroporto da cidade sob gritos de “inimigo da democracia”. Com faixas e cartazes, os manifestantes acusavam o deputado de golpista. Segundo um dos líderes da manifestação, o protesto foi pacífico e visava apenas marcar o posicionamento do movimento contra o golpe, que culminou no afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT). 

Guanambi: Manifestantes recebem deputado Lúcio Vieira Lima sob gritos de inimigo da democracia Foto: José Carlos Costa

Os manifestantes aguardavam a chegada do parlamentar, que foi informado do protesto e atrasou o voo na tentativa de dispersar a ação. Uma viatura da polícia militar foi acionada pela assessoria do deputado e quatro manifestantes teriam sido agredidos durante a confusão. Os jovens foram para a Delegacia de Polícia de Guanambi para prestar queixa e se dirigiram até o Hospital Regional para fazer exame de corpo delito. O grupo vai denunciar as agressões contra a manifestação pacífica.

Ivana Bastos diz que retomada das obras da Fiol e do Porto Sul estão cada vez mais próximas Foto: Camila Queiroz

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) garantiu que a retomada das obras da Fiol e construção do Porto Sul estão cada vez mais próximas. A declaração ocorreu após a parlamentar saber do resultado da reunião entre representantes do Governo do Estado, da Bahia Mineração (Bamin) e técnicos da construtora chinesa Crec 10. Durante a reunião, foram alinhadas todas as informações coletadas entre os dias 9 e 12 maio, durante as visitas dos estrangeiros à mina da Bamin e aos sítios onde serão construídos os empreendimentos da Ferrovia de Integração Oeste-Leste e do Porto Sul. Segundo o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, a previsão é de que no segundo semestre desse ano seja assinado o contrato com os chineses para a execução das obras. “Os empresários estão fazendo todas as análises para verificar a viabilidade financeira dos empreendimentos. Não tenho dúvidas de que esse contrato será assinado logo, pois, além da exploração do porto e da ferrovia, a qualidade dos minerais é ótimo atrativo para os investidores e fonte de crescimento econômico em para toda a região”, pontuou.​

Brumado: Se Aguiberto não se viabilizar, PDT deve indicar vice na chapa de Eduardo Vasconcelos

O planejamento de fortalecimento do Partido Democrático Trabalhista (PDT) em Brumado, realizado pelo deputado estadual e atual secretário de Agricultura da Bahia (Seagri), Vitor Bonfim, e por seu irmão, Guilherme Bonfim, que é superintendente de políticas do agronegócio da Seagri, está trilhando novos caminhos para a sigla. Segundo apurou o site Brumado Notícias, caso o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) não consiga viabilidade política para pleitear a sua reeleição, o partido deve mesmo fechar acordo com o ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Fontes ligadas aos Bonfim na capital do estado já sinalizam que o PDT não abrirá mão de indicar o vice na chapa de Vasconcelos. Pelo partido, o médico e ex-prefeito Geraldo Leite Azevedo é o nome com mais ênfase, mas pode surgir uma nova indicação. Azevedo já manifestou interesse e elogiou o ex-prefeito da capital do minério. O PDT apenas aguarda uma decisão de Aguiberto quanto a seu futuro político para poder sacramentar a aliança com o socialista.

Guanambi: Morre o ex-prefeito Jonas Rodrigues

A Prefeitura Municipal de Guanambi emitiu nota de pesar pelo falecimento do ex-prefeito Jonas Rodrigues da Silva, ocorrido no sábado (21), aos 86 anos, e decretou luto oficial na cidade por três dias. O corpo foi sepultado às 16h, no cemitério local. “O ex-prefeito Jonas Rodrigues deu uma imensurável contribuição para o desenvolvimento de Guanambi, tanto pelo seu trabalho, quanto pela sua trajetória de vida. Uma pessoa de personalidade ímpar, honesta e trabalhadora, humilde por sua própria natureza, deixa um legado de vida que servirá de espelho para todos aqueles que tiveram a oportunidade de lhe conhecer”, disse a prefeitura, na nota.

Jovem é detido com arma e munições no anel viário em Brumado Foto: Divulgação/PM

Em ronda realizada pelo anel viário, uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPM) abordou um jovem identificado como Fábio Junior Pereira Silva, de 18 anos, que estava em atitude suspeita no local. Segundo informações da polícia, com ele foram encontrados um tênis Nike, que o mesmo disse ter encontrado no mato, e uma munição de espingarda calibre 12, que estava escondida dentro do calçado. Além disso, o indivíduo portava uma pistola calibre 380 na cintura, com nove munições intactas. O jovem foi detido e conduzido para a delegacia.

13ª Maratoninha será realizada no dia 12 de outubro em Brumado

A 13ª Edição da Maratoninha de Brumado será realizada no dia 12 de outubro, às 7h, na Avenida Otávio Mangabeira. Os corredores mirins, de ambos os sexos, devem se cadastrar e inscrever nas próprias escolas onde estudam. Neste ano, segundo a organização do evento, haverá a participação especial dos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e do Colégio Professora Nice Públio da Silva Leite, que podem competir na categoria Paramaratoninha. Para esse ano, o evento terá um incentivo ainda maior devido as Olimpíadas. É esperado um público estimado em 9 mil pessoas. A maratoninha é um evento esportivo que faz parte do Projeto Criança Feliz, único em Brumado e região voltado para o desenvolvimento sócio-educacional das crianças.

Morre o secretário de Educação do município de Igaporã Foto: Samuel Gonçalves

O secretário de educação de Igaporã, professor Marcos Roberto da Silva, faleceu no último domingo (22), aos 36 anos, no Instituto Brandão de Reabilitação (IBR), em Vitória da Conquista, vítima de complicações cardíacas. O corpo está sendo velado no Espaço Cultural da cidade e será sepultado no Cemitério Municipal. A prefeitura emitiu nota de pesar pelo falecimento do secretário. “É com incomensurável pesar que a Prefeitura de Igaporã recebe a notícia do falecimento do Professor Marcos Roberto da Silva. Nosso amigo natural de São Paulo, escolheu nossa cidade como lar, onde desde o ano de 2005 dedicou sua vida em prol da educação. Desde 2013 até os dias atuais desempenhou com brilhantismo, enorme competência e sensibilidade a função de Secretário Municipal de Educação, sendo admirado por todos os colaboradores da Prefeitura Municipal. Deixamos nossas mais sinceras condolências à família e amigos por esta inestimável perda, ao tempo em que pedimos a Deus que conforte nossos corações”. O secretário deixa filho e esposa.

Ana Hickmann: 'Tinha certeza que ia morrer' Foto: Reprodução/Rede Record

Ana Hickmann deu sua primeira entrevista à TV, no último domingo (22), após sofrer um atentado no sábado, 21, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Muito emocionada, a apresentadora relembrou os momentos de terror. “É difícil de acreditar que aquela imagem, a cena, as palavras, os tiros, que tudo aquilo aconteceu. Parece cena de filme. Na hora em que ele entrou, a primeira coisa que passou na minha cabeça foi, 'é um assalto, um arrastão'. Só que ele veio para cima de mim e começou a me ofender e a me humilhar. Por uma graça de Deus, meu marido e meu filho não estavam presentes”, disse ela em entrevista ao programa “Domingo Espetacular”, da Record. “Ele ficou o tempo todo com a arma apontada para mim. O tempo todo falando que eu não prestava, que era uma mentirosa. Já passei por outras situações complicadas antes, tentativa de assalto, mas dessa vez, pela primeira vez na vida, eu tive medo e tinha a certeza de que ia morrer”, desabafou ela. De acordo com o Ego, durante a entrevista, Ana contou que o cunhado, Gustavo Corrêa, é o responsável por ainda estar viva. “Se não fosse por ele, meu marido não teria ido me buscar no aeroporto, ele teria ido ao IML (Instituto Médico Legal). A primeira coisa que eu quero é a minha família aqui de volta, na minha casa, com a minha cunhada bem. A única coisa que eu peço e rezo agora para Deus é que todo mundo volte para casa bem”, complementou ela.

Jovem morre em acidente de carro na BA-156 entre Jacaraci a Mortugaba Foto: WhatsApp/Brumado Notícias

Na madrugada do último sábado (21), um jovem de 23 anos morreu em um acidente de carro na BA-156, no trecho que liga Jacaraci a Mortugaba, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, morador de Jacaraci, Marcos Binttencourt não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Mais duas pessoas estavam no veículo, que perdeu o controle e capotou. A identidade do motorista e do outro ocupante não foi divulgada e as informações são de que eles estão internados.

Desempregado ganha R$ 2 mil de recompensa após devolver R$ 11 mil Foto: Fernando Pereira

Um homem de 46 anos encontrou R$ 11 mil dentro de um envelope e decidiu devolvê-lo ao dono, um empresário de Ji-Paraná (RO). Segundo Francisco Claudio, que está desempregado há cinco meses, toda história começou no dia 13 de maio, quando ele ficou sabendo através da TV local que um comerciante havia perdido mais de R$ 10 mil em uma avenida. Ao saber da informação, Francisco foi ao endereço para tentar encontrar o envelope. “Fiquei pensando como o dono estava se sentindo e isso me motivou a procurar o dinheiro para devolver”, afirma. Após encontrar o dinheiro e os documentos pessoais do empresário na Avenida Edson Lima, em Ji-Paraná, Francisco conta que passou a procurar um endereço para devolver os R$ 11 mil. Ao G1, o empresário Denis Ricardo, ele perdeu o dinheiro e a carteira quando saia para trabalhar. “Havia os deixado no teto do carro e não vi. Durante o trajeto, o envelope se deslocou e acabou caindo”, relembra. O comerciante só deu falta dos pertences horas depois, ao retornar para casa. Quando já estava desacreditado de recuperar o dinheiro, o empresário recebeu um telefonema informando que o envelope havia sido encontrado e que todo o valor seria devolvido pela pessoa. “Eu estava desesperado, pensando em outro modo para conseguir esse dinheiro novamente. Foi quando me ligaram para falar que um senhor havia encontrado o dinheiro e me devolveria de maneira integral”, relembrou. 

Clínica Mais Vida oferece moderno serviço de ultrassonografia em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, a Clínica Mais Vida oferece um moderno serviço de ultrassonografia, que conta com instalações confortáveis, profissional altamente capacitado e equipamento de última geração que permite o melhor diagnóstico por imagem. Agora, para maior comodidade e atendimento às necessidades da população, além da realização de segunda a sexta, a clínica também vai realizar aos sábados exames de ultrassonografia em todas as modalidades a seguir: Obstétrica, transvaginal, pélvica, abdômen total e superior, parede abdominal, mama, tireoide, bolsa escrotal com doppler, próstata, doppler obstétrico, rins e vias urinárias, bolsa escrotal, morfológica, doppler de vasos carótidas e vertebrais, joelho, parte moles, região cervical, região inguinal, e rins e artérias renais com doppler. Os exames podem ser marcados diretamente pelos telefones: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755.

Conheça o método de emagrecimento 5S na Clínica Luiza Feres

Considerado o melhor tratamento para o sobrepeso e a obesidade, o método 5S vai além de um simples emagrecimento, é um resgate a saúde e autoestima. O tratamento consiste na desinflamação e reprogramação do hipotálamo, enviando para o mesmo a sensação de saciedade. São cinco técnicas associadas e que juntas promovem a perda de peso rápida, saudável e sustentável. Quer saber mais sobre o tratamento? Então, marque uma avaliação gratuita na Clínica Luiza Feres e descubra os benefícios do método 5S. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298/(77) 99962-3010/(77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é Especialista em Fisioterapia Uroginecologica, com formação em Spiral Taping, RPG e Microfisioterapia.

Fã tenta matar Ana Hickmann e acaba morto em Belo Horizonte Foto: Reprodução

A apresentadora Ana Hickmann foi alvo de uma tentativa de homicídio no último sábado (21), dentro de um hotel de luxo, em Belo Horizonte (MG).  Um fã armado invadiu o local e tentou chegar ao apartamento da apresentadora. Ele se envolveu em uma briga com Gustavo Correa, irmão do marido de Hickmann, que conseguiu deter o suspeito. Na confusão, o fã e a assessora Giovana Oliveira, mulher de Gustavo, foram baleados. O homem morreu no local, enquanto a assessora foi socorrida para o Hospital Biocor e passa por cirurgia. O Hotel Ceasar Business confirmou que houve uma briga no local, mas que os detalhes eram confidenciais. Ainda não há informações sobre a identidade do suspeito. Segundo o Estado de Minas, o autor do disparo que matou o suspeito foi o marido da apresentadora. Anna Hickmann iria participar do lançamento de coleção de roupas na tarde desse sábado, em Belo Horizonte. A Polícia Militar teria confirmado que o alvo do atirador era a apresentadora, mas ela não foi atingida pelos disparos. 

Brumado: Redução de pastas poderá ser alternativa para economia administrativa em 2017 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com a crise financeira em todo o país e a dificuldade em ajustar as contas públicas, diversos governadores e prefeitos estão fazendo ajustes e reformas administrativas. Quando assumiu o comando do país, o presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), reduziu o número de ministérios de 32 para 24. Seguindo esta linha, atualmente, a prefeitura de Brumado conta com nove secretarias de governo: Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; Secretaria de Administração; Secretaria de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio-Ambiente; Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano; Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico; Secretaria da Fazenda; Secretaria de Educação; Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania; Secretaria de Saúde. Em 2017, Brumado terá um novo governo municipal e oito pré-candidatos estão no páreo buscando consolidar seus nomes perante o eleitorado brumadense. Segundo apurou o site Brumado Notícias, diversos pré-candidatos já estudam uma redução de secretarias. Para alguns, o número pode chegar a cinco, ao invés das nove atuais. Projeções de nossa reportagem já apontam as possíveis mudanças, que devem ficar na seguinte composição: Infraestrutura, Agricultura e Recursos Hídricos; Administração, Fazenda, Finanças e Planejamento; Educação, Esporte, Cultura e Lazer; Saúde; e Desenvolvimento Social. Com a redução, a economia mensal nos cofres do município pode ultrapassar os R$ 100 mil por mês.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Confira as ofertas do mês de maio da Madeireira Real em Brumado

Nesse mês de maio, a Madeireira Real preparou ofertas especiais para todos os clientes e amigos. Faça uma visita à loja, que fica localizada na Rua Coronel Tibério Meira, 307, Centro, e faça já as suas compras. Para informações sobre outras promoções, ligue (77) 3441-3041. Você também pode conferir o jornal de ofertas completo da Madeireira Real no site www.madeireirareal.com.

Vaga de emprego: Rede de lavanderias contrata auxiliar de lavanderia em Brumado

Uma rede de lavanderias está contratando auxiliar de lavanderia em Brumado. O perfil desejado tem as seguintes exigências: sexo feminino, 2° grau completo, acima de 21 anos, conhecimentos básicos de informática, facilidade de comunicação e predisposição para atendimento ao público em geral. As interessadas devem enviar currículo para o e-mail: [email protected] até o dia 25 de maio.

Arquivo